You are on page 1of 6

Essa imagem deve ser colocada na pagina 57 do tpico de dinmica

Colocar antes do item 2.4 em dilatao na pgina 187

IMPORTANTE SABER... Aplicao da Dilatao Trmica na Engenharia


Junta de dilatao pode ser definida como sendo uma separao entre duas partes de uma estrutura para que estas partes possam movimentar-se, uma em relao outra, sem que haja qualquer transmisso de esforo entre elas. Normalmente visualizamos como junta de dilatao, uma separao entre dois blocos de um prdio ou entre lances de uma ponte. Entretanto, so tambm juntas aquelas que separam placas de pavimentao, panos de de revestimento de elementos pr-moldados, etc. As juntas diferenciam-se pela amplitude do movimento, e o tratamento que recebem para ved-las em funo da ordem de amplitude desses movimentos. um assunto importante que merece total ateno durante todo o processo de construo. A falta ou falha em uma junta de dilatao pode ocasionar srios danos a construo.

DILATAO TMICA DE CAVIDADES

Observando um slido que possui uma cavidade (um buraco ou uma parte oca), submetido a uma variao de temperatura, vemos que a cavidade do slido se dilata como se dilataria um objeto do mesmo tamanho, feito do mesmo material do slido, ou seja, a cavidade se dilata como se possusse o mesmo coeficiente de dilatao do material de que se constitui o slido .

Em outras palavras, se aquecermos esse slido, a cavidade se dilata e, se resfriarmos, a cavidade se contrai. Em ambos os casos, as variaes observadas para as dimenses da cavidade obedecem exatamente s leis de dilatao trmica dos slidos. Vamos tomar como exemplo uma chapa metlica com um furo, sendo submetida a um aquecimento de temperatura, observamos que

Neste exemplo a chapa metlica inicialmente estava a uma temperatura o e a rea de seu orifcio era Ao , quando sofreu um aquecimento e sua temperatura passou a ser ; a rea de seu orifcio passou a ser A, de tal forma que: A = S So = So.. onde o coeficiente de dilatao trmica superficial do material da chapa. O mesmo raciocnio pode ser aplicado para a dilatao volumtrica de partes ocas de um slido como, por exemplo, a parte interna de uma lata de alumnio, onde ao ser aquecida, sua capacidade interna aumenta.
Na ilustrao abaixo, vamos imaginar que o eixo encaixe perfeitamente no orifcio. Caso o eixo seja aquecido ou o orifcio seja resfriado, no conseguiremos mais encaixar o eixo no orifcio.

Outro aspecto a considerar que como o lato possui maior coeficiente de dilatao trmica se dilata ou contrai mais que o ao ao sofrer a mesma variao de temperatura. Assim se as duas peas sofrerem uma mesma dilatao de temperatura o eixo ficar folgado em caso de aquecimento ou no mais entrar em caso de resfriamento .

Pagina 187 Figura 1

Figura 2

VASO DE DEWAR

Como a energia trmica pode ser trocada por conduo, conveco e radiao, foram usados os seguintes artifcios: 1) Para evitar a sada ou entrada de calor por conduo, o lquido foi envolvido por vcuo. Por isso a garrafa trmica possui parede dupla de vidro (pssimo condutor) entre as quais se faz o vcuo. 2) Para evitar a conveco (processo que exige trocas de partculas), deve-se manter sempre bem fechada a tampa da garrafa. 3) Para evitar a radiao, as paredes so espelhadas, assim os raios infravermelhos e as demais radiaes refletem-se no espelho, retornando ao meio de origem. bom observar que este sistema no perfeito; assim, depois de algumas horas, o lquido interno acaba atingindo o equilbrio trmico com o meio ambiente.

Gabarito do exerccio de dinmica

Acho que 135: a)

b) N = mg/cos

c) = 60o

BRAO DE UMA FORA

L
Prolongamento da fora

b
Brao da fora

You might also like