You are on page 1of 10

Revista tica e Filosofia Poltica N 14 Volume 1 Julho de 2011

O Materialismo Eliminativo e o Problema Ontolgico da Psicologia *

Saulo de Freitas Araujo** Resumo: Um dos principais problemas que a psicologia enfrenta diz respeito definio do seu objeto. Como ainda no h uma resposta definitiva a essa questo, a psicologia tem sua autonomia e identidade constantemente ameaadas pelas freqentes propostas de explicao dos fenmenos psicolgicos atravs da neurocincia. Nesse sentido, um dos programas de pesquisa mais influentes no debate contemporneo o materialismo eliminativo, defendido sobretudo pelos Churchlands. Sua tese central afirma que a nossa concepo tradicional dos fenmenos psicolgicos (folk psychology) constitui uma teoria defeituosa e radicalmente falsa, que precisa ser substituda por uma nova teoria baseada na neurocincia. Entretanto, antes que o materialismo eliminativo se imponha como horizonte terico para a psicologia, alguns obstculos metodolgicos precisam ser superados. O objetivo do presente artigo discutir alguns desses obstculos, especialmente o que ns chamamos de o paradoxo da eliminao, que nos parece insupervel. Abstract: One of the main problems of psychology relates to the definition of its subject matter. As there is still no ultimate answer to this question, psychologys autonomy and identity have been constantly threatened by frequent proposals of explaining psychological phenomena through neuroscience. In this sense, one of most influent research programs in contemporary debate is eliminative materialism, defended mainly by the Churchlands. Its central thesis claims that our traditional conception of psychological phenomena (folk psychology) constitutes a defective and radically false theory, which needs to be displaced by a new neuroscience-based theory. However, before eliminative materialism imposes itself as a theoretical perspective on psychology, some methodological obstacles need to be overcome. The aim of this paper is to discuss some of these obstacles, especially what we call the paradox of elimination, which seems insuperable to us.

36

Revista tica e Filosofia Poltica N 14 Volume 1 Julho de 2011

INTRODUO

Desde seu nascimento oficial como cincia, no final do sculo XIX, a psicologia vem enfrentando srias dificuldades em caracterizar unvoca e precisamente seu objeto de estudo, o que tem gerado uma multiplicidade de conceitos e teorias divergentes ao longo de sua histria. Embora tenha sido inicialmente batizada como cincia da vida mental (James, 1890/1978; Wundt, 1896), podemos dizer que os psiclogos nunca entenderam pela palavra mente a mesma coisa. Assim, as dificuldades enfrentadas nessa caracterizao levaram a uma nova proposta de definio de seu objeto, que passou a ser o comportamento (Watson, 1913). Entretanto, tambm aqui no se alcanou o consenso esperado, o que se depreende da fragmentao do movimento behaviorista (Chiesa, 1994; Smith, 1986). Com o surgimento das chamadas cincias cognitivas, a psicologia readquire seu status de cincia da mente, tentando dar uma nova roupagem a velhos conceitos mentalistas, como, por exemplo, o de representao (Gardner, 1985/1995; Stich e Warfield, 1994). Contudo, ao ressuscitar esse vocabulrio mentalista, a psicologia traz de volta velhos problemas conceituais por ele engendrados, especialmente o que diz respeito ao estatuto ontolgico dos fenmenos mentais. Toda e qualquer tentativa de se constituir uma cincia psicolgica, que tenha como objetivo o estudo dos fenmenos mentais, deve apresentar, antes de mais nada, uma resposta a uma questo fundamental: como caracterizar precisamente o seu objeto de estudo, justificando-se como campo distinto de investigao? Na falta de uma ontologia regional bem definida, a psicologia se v constantemente ameaada de perder sua identidade como cincia da mente, na medida em que vo surgindo propostas de explicao dos fenmenos mentais atravs da linguagem da neurocincia (Gazanniga, 1998) e at mesmo da fsica quntica (Penrose, 1996/1998). O objetivo do presente trabalho apresentar e discutir o materialismo eliminativo dos Churchlands, enquanto tentativa de solucionar o problema ontolgico dos fenmenos mentais. Tentaremos mostrar algumas dificuldades presentes nessa proposta, que podem inviabiliz-la. Finalmente, argumentaremos que existe um obstculo aparentemente intransponvel, relativo impossibilidade de se eliminar a folk psychology.

O Materialismo Eliminativo
37

Revista tica e Filosofia Poltica N 14 Volume 1 Julho de 2011

O materialismo eliminativo consiste na aplicao, filosofia da mente, de um amplo programa terico, de natureza interdisciplinar, baseado sobretudo em princpios oriundos da filosofia da cincia e da filosofia da linguagem. Seu ponto de partida pode ser buscado nos trs princpios fundamentais daquilo que Paul Churchland (1979, cap. 1) chamou de realismo cientfico: 1) no existe linguagem neutra, ou seja, o ideal de uma linguagem de observao pura, distinta de uma linguagem terica, ilusrio; 2) todos os juzos de percepo baseiamse numa teoria e so falveis; 3) as disputas ontolgicas devem ser resolvidas com base no sucesso das teorias. Se os princpios do realismo cientfico de Churchland levantam a possibilidade de estarmos enganados em relao concepo que temos do mundo e, consequentemente, de ns mesmos, seu materialismo eliminativo caracteriza-se sobretudo como uma aposta nessa possibilidade, isto , como uma afirmao da inadequao do nosso vocabulrio psicolgico popular (crenas, desejos, etc.). De acordo com o prprio Churchland:

O materialismo eliminativo a tese de que a nossa concepo de senso comum dos fenmenos psicolgicos constitui uma teoria radicalmente falsa, uma teoria fundamentalmente to defeituosa, que tanto seus princpios quanto sua ontologia sero eventualmente substitudos, ao invs de homogeneamente reduzidos, pela neurocincia amadurecida. Nosso entendimento recproco e mesmo nossa introspeco podero ento ser reconstitudos dentro da estrutura conceitual da neurocincia amadurecida, uma teoria que seguramente ser muito mais poderosa que a psicologia de senso comum que ela substitui e muito mais substancialmente integrada com a cincia fsica em geral. (Churchland, 1981/1990, p. 206)

Para que se tenha uma compreenso mais adequada da proposta eliminativista dos Churchlands, preciso esclarecer a diferena entre eliminao e reduo. O termo reduo vem sendo utilizado em vrios sentidos na literatura cientfica e filosfica, de forma que necessrio especificar seu sentido no presente contexto, para que possamos posteriormente discuti-lo. De acordo com Nagel (1961/1995, cap. 11), existem dois tipos de reduo: a reduo homognea e a reduo heterognea. No primeiro caso, uma velha teoria (T1) absorvida por uma teoria mais abrangente (T2), e os eventos antes explicados por T1 passam a ser explicados por T2. Alm disso, T2 preserva os conceitos de T1, praticamente sem alterar seu sentido. Assim, temos um caso exemplar na histria da cincia, em que as leis do movimento dos corpos terrestres, de Galileu, foram incorporadas fsica newtoniana, que explicava tambm o movimento dos corpos celestes.
38

Revista tica e Filosofia Poltica N 14 Volume 1 Julho de 2011

As redues heterogneas acontecem de maneira diferente. O conjunto de fenmenos explicados por T1 passam a ser explicados por T2, que tinha sido inicialmente concebida para lidar com fenmenos qualitativamente distintos dos de T1 e que no inclui os mesmos conceitos de T1. necessrio, nesse caso, introduzirmos regras de correspondncia ou leis de ligao (bridge laws) que estabelecem coneces entre os termos caractersticos de T1 e certos termos ou expresses correspondentes em T2 para que a reduo possa ser efetuada. H tambm na histria da fsica um caso exemplar, que a reduo da termodinmica mecnica estatstica. Todos os fenmenos trmicos passaram a ser explicados por regularidades estatsticas de fenmenos mecnicos e introduziu-se um postulado ligando o conceito de temperatura energia cintica mdia das molculas. importante estarmos atentos para o fato de que, em ambos os casos de reduo, trata-se de uma relao lgica entre enunciados pertencentes a teorias e no entre fenmenos, entidades ou propriedades especficas (Nagel, 1970/1979, p. 97). O objetivo ltimo do ideal reducionista a unificao explicativa, que pode, consequentemente, acarretar uma simplificao ontolgica, embora essa ltima nem sempre seja pretendida. Entretanto, no caso dos fenmenos mentais, encontramos freqentemente a tentativa de efetuar essa reduo ontolgica, na afirmao de que eles so idnticos a eventos cerebrais. Alis, foi por representar esse ideal que a teoria da identidade inspirou a busca de correlatos neurais para todo estado mental e produziu a esperana de que no futuro a neurocincia nos proporcionar uma taxonomia que garanta uma correspondncia estrita com a taxonomia de nosso senso comum, para que a reduo seja bem sucedida. Tendo em vista essa breve caracterizao da reduo interterica, legtimo agora perguntarmos pela relao entre eliminao e reduo. Como os eliminativistas se posicionam frente ao ideal reducionista? Os Churchlands procuram compatibilizar o conceito de reduo com a idia de eliminao, ou seja, eles no abandonam o ideal reducionista. O que eles recusam apenas a necessidade de uma reduo (homognea ou heterognea) de uma teoria qualquer a uma outra mais abrangente. Segundo eles, possvel que a velha teoria seja eliminada devido sua falsidade ao invs de ser reduzida (Churchland & Churchland, 1990/1998, p. 73). Sob essa tica, reduo e eliminao passam a ser encaradas como dois extremos de um mesmo espectro, que diz respeito relao entre teorias (pp. 71-72). Um outro aspecto importante da relao entre eliminao e reduo a nfase dada pelos Churchlands na questo ontolgica. Embora reconheam que a reduo de uma teoria a outra uma relao lgica, eles apoiam explicitamente tanto a identificao quando a
39

Revista tica e Filosofia Poltica N 14 Volume 1 Julho de 2011

reduo feita com sucesso quanto a eliminao ontolgica, nos casos em que a reduo no possvel. De qualquer modo, poder-se-ia falar, em ambas as situaes, de uma simplificao ontolgica, ou seja, de uma economia de entidades (P.S. Churchland, 1986/1993, p. 280). No intuito de desacreditar nossa linguagem psicolgica de senso comum e conden-la ao desaparecimento, os defensores do materialismo eliminativo tambm recorrem histria da cincia, como no caso da reduo interterica, apontando casos de eliminao categorial e ontolgica, em que h o abandono de velhas teorias em favor de outras mais superiores (P.M. Churchland, 1988, p. 44). Nesse sentido, um dos exemplos frequentemente citados a teoria do flogisto, utilizada para explicar fenmenos como a combusto e a ferrugem. Acreditava-se que quando um pedao de madeira queima ou uma barra de metal enferruja, isso acontece pelo fato de haver a liberao de uma substncia inerente aos corpos chamada flogisto. Mais tarde descobriu-se que ambos os processos ocorrem no devido perda de alguma coisa, mas sim porque os corpos ganham uma substncia advinda da atmosfera, a saber, o oxignio. Desta forma, o termo flogisto no foi identificado ou reduzido a nenhum outro termo da nova teoria do oxignio, mas foi simplesmente eliminado da cincia, em funo de se referir a algo que no existe. Um outro exemplo mencionado por Churchland, j mais prximo psicologia, o da possesso demonaca. Em sculos passados, casos de psicose e de epilepsia eram considerados uma manifestao do esprito do demnio, que se incorporava nas pessoas. Da mesma forma, considerava-se seriamente a existncia de bruxas por toda a parte, responsveis por comportamentos socialmente indesejveis. Entretanto, com o avano de pesquisas e de novas teorias sobre a disfuno mental, ambas as entidades foram eliminadas da ontologia cientfica, devido sua inadequao terica. Alm desses paralelos histricos, que sozinhos constituiriam uma base muito frgil para a tese eliminativista, os defensores do materialismo eliminativo apontam ainda outras razes para o abandono dos princpios e conceitos pertencentes folk psychology - desejo, crena, inteno, medo, esperana, sensao, etc. Em primeiro lugar, h uma incapacidade de explicar vrios fenmenos da vida mental que nos so familiares, como, por exemplo, o sono, as doenas mentais, a memria e a aprendizagem. Em segundo lugar, trata-se de uma teoria estagnada, que tem sobrevivido apenas por falta de uma outra melhor. Mas to logo a neurocincia se desenvolva e alcance um alto grau de maturidade, a inadequao de nossas concepes atuais tornar-se- visvel e seremos ento capazes de desenvolver um modelo
40

Revista tica e Filosofia Poltica N 14 Volume 1 Julho de 2011

conceitual compatvel com o conhecimento neurocientfico, que nos permita explicar adequadamente nossa atividade cognitiva (pp. 44-45). Para finalizarmos essa caracterizao da relao entre reduo e eliminao, que central para o entendimento do programa eliminativista, resta ainda ressaltar o segundo passo do programa, que consiste em uma aposta no desenvolvimento de uma futura teoria psicolgica substancialmente diferente da folk psychology, que evolua conjuntamente com a neurocincia. isso que Patricia Churchland (1986/1998, pp. 284-285; 1997, pp. 128-129) chama de coevoluo de teorias em nveis distintos (macro e micro). No entanto, como ainda no dispomos de um candidato para substituir a folk psychology, no sabemos ainda o quanto da folk psychology sobreviver. possvel que a nova teoria preserve uma parte de nossas atribuies de senso comum. Nesse sentido, seria mais adequado falarmos de um materialismo revisionista ao invs de materialismo eliminativo (P.M. Churchland, 1988, p. 49; P.S. Churchland, 1997, p. 138).

Obstculos Proposta Eliminativista

Uma das crticas mais importantes s pretenses eliminativistas e/ou reducionistas dos Churchlands foi formulada por Robinson (1995). Segundo ele, existe uma grande diferena entre a reduo nomolgica e a reduo ontolgica. As redues nomolgicas que possuem um grande valor e desempenham um papel fundamental na histria da cincia dizem respeito somente ao nmero ou natureza das explicaes necessrias para certos fenmenos empricos (p. 3). Trata-se de relaes funcionais, expressas por leis como, por exemplo, a lei psicofsica que procura descrever a relao entre o brilho percebido e a intensidade da luz incidente. Essa reduo da experincia sensorial a uma lei expressa numa equao no afeta, porm, o plano ontolgico, pois a sensao apenas determinada pela intensidade da luz, mas no reduzida a ela (p. 4). Dizer que uma experincia sensorial um evento cerebral significa passar do plano explicativo para o plano ontolgico. E pelas evidncias atualmente disponveis, o mximo que podemos postular uma relao funcional do tipo acima descrito, onde uma sensao uma funo de certos eventos neurais (p. 5). Todas as tentativas de reduo, at o presente momento, fracassaram. Ao propor ento uma reduo ontolgica, Paul Churchland (1986/1992) estaria dando um passo injustificado. Isso no significa, no entanto, que no haja redues e eliminaes ontolgicas na cincia. Robinson admite sua existncia como no caso da identidade ontolgica entre matria e energia e da eliminao do ter e das
41

Revista tica e Filosofia Poltica N 14 Volume 1 Julho de 2011

bruxas e demnios mas as considera raras, ainda mais em se tratando da psicologia (p. 7). Em suma, o argumento de Robinson uma defesa do dualismo de propriedades, segundo o qual os eventos psicolgicos podem ser correlacionados mas no reduzidos a eventos cerebrais. Tambm relacionado s pretenses ontolgicas dos Churchlands, encontramos um obstculo metodolgico, que pode inviabilizar o programa eliminativista. Trata-se do problema das neuroimagens, que se tornaram, ao lado dos estudos de patologias e leses cerebrais, o principal instrumento de investigao na neurocincia cognitiva. Contudo, apesar do progresso tecnolgico vir propiciando aos neurocientistas um monitoramento cada vez mais acurado da atividade cerebral durante certas operaes cognitivas o que tem levado a descobertas de grande importncia as inferncias que procuram atribuir funo a certas estruturas revelam-se ainda extremamente problemticas e podem gerar, se feitas de maneira leviana, um perigoso localizacionismo mentalista (Sarter, Berntson & Cacioppo, 1996). Como o estabelecimento de relaes entre estrutura e funo depende tanto de estudos top-down quanto de estudos bottom-up, preciso haver uma maior integrao conceitual de ambos os nveis de anlise, para que as evidncias possam ser interpretadas de uma maneira mais consistente. Os neurocientistas precisam superar ainda um obstculo de natureza emprica, tambm relacionado s neuroimagens. Consideremos, por exemplo, um grupo de pessoas submetidas a sesses de neuroimagem para a identificao de padres de atividade cerebral relacionados a tarefas matemticas. Suponhamos que, ao final das sesses, os resultados sejam apresentados a todos os participantes, sem que lhes seja dito qual a neuroimagem relacionada a cada um. Podem essas pessoas identificar, sem a ajuda do neurocientista, seu prprio crebro? Caso contrrio, quais seriam as evidncias que nos permitiriam defender a possibilidade futura de uma introspeco direta de nossos prprios estados cerebrais, como fazem os eliminativistas? Por outro lado, o que essas neuroimagens indicam a respeito dos contedos das operaes matemticas de cada uma das pessoas? Seria possvel alcanarmos os contedos particulares da experincia subjetiva alheia, a partir de neuroimagens e de quaisquer outros instrumentos neurocientficos? A lio a ser extrada desse exemplo que a neurocincia precisa superar esse obstculo emprico, se quiser explicar aspectos fundamentais de nossa vida mental. Alis, a reduo do mental ao cerebral s pode ser consistentemente defendida caso a neurocincia consiga fornecer uma equivalncia satisfatria entre as perspectivas subjetiva e objetiva. Isso no nos permite concluir, como j havia afirmado Nagel, pela falsidade do fisicalismo. No
42

Revista tica e Filosofia Poltica N 14 Volume 1 Julho de 2011

entanto, um indicador slido da incapacidade atual da neurocincia de explicar uma das principais caractersticas de nossa experincia. Ao buscarmos, porm, uma soluo para esse problema emprico, defrontamo-nos novamente com um obstculo metodolgico. Na medida em que a complexidade das investigaes vai aumentando, os pesquisadores passam a necessitar cada vez mais dos relatos introspectivos dos prprios sujeitos experimentais. Ora, considerando que ainda no h uma outra linguagem que possa substituir a folk psychology e corrigir sua vagueza, essas pessoas sero obrigadas a utiliz-la em seus relatos, o que certamente vai ter influncia na interpretao dos resultados da neuroimagens. fcil perceber, portanto, que o eliminativismo nos conduz a um grande paradoxo, que chamaremos aqui de o paradoxo da eliminao, isto , para eliminarmos a folk psychology de nossa futura teoria cientfica da mente, seria necessrio utilizarmos a prpria folk psychology para que os resultados das neuroimagens possam ser interpretados e a nova teoria ser construda. Alm disso, ainda que se elaborasse uma outra teoria, ela herdaria a vagueza da folk psychology que os Churchlands pretendiam eliminar. A nosso ver, impossvel escapar desse paradoxo, enquanto a eliminao se basear nos mtodos atuais de investigao na neurocincia, como o caso dos Churchlands.

CONCLUSO

guisa de concluso, gostaramos de enfatizar a ambigidade presente na posio dos Churchlands em relao ao futuro do materialismo eliminativo/revisionista. Em primeiro lugar, a falta de deciso entre a eliminao total e a reviso acaba se constituindo numa estratgia de defesa contra qualquer argumento dirigido especificamente a uma das duas opes, tendo em vista o apelo constante a um futuro indeterminado. Com o passar do tempo, porm, essa estratgia torna-se problemtica. J se passaram vinte anos desde a implantao do programa eliminativista, sem que tenha havido um caso sequer de eliminao ou reduo bem sucedida. At quando devemos esperar? Em segundo lugar, essa ambigidade no nos impede de demonstrar que, independente da deciso que eles venham a tomar, eles enfrentaro srias dificuldades. Se eles optarem pela eliminao, tero que superar todos os obstculos acima referidos, incluindo o paradoxo da eliminao, que pode se tornar um obstculo intransponvel. No entanto, se eles abandonarem a tese eliminativista em favor de uma reviso reducionista, eles passam a enfrentar os velhos problemas da teoria da identidade,
43

Revista tica e Filosofia Poltica N 14 Volume 1 Julho de 2011

dos quais eles pretendiam se livrar. Deste modo, os Churchlands parecem encontrar-se numa situao muito embaraosa: para que sua proposta seja inovadora, preciso defender a eliminao, que, como vimos, envolve inmeros obstculos. Contudo, se recuam para o revisionismo, que envolve a reduo parcial de alguns conceitos, ento sua proposta deixa de representar uma ruptura radical com a teoria da identidade e passa a conviver tambm com as dificuldades enfrentadas por ela, sobretudo no que concerne amplitude e vagueza da folk psychology.

Notas
* Trabalho apresentado na XXXI Reunio Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, realizada entre 24 e 27 de outubro de 2001, na cidade do Rio de Janeiro. ** Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Chiesa, M. (1994). Radical Behaviorism: The Philosophy and the Science. Boston: Authors Cooperative. Churchland, P. M. (1979). Scientific Realism and the Plasticity of Mind. Cambridge: Cambridge University Press. Churchland, P. M. (1988). Matter and Consciousness. Rev. ed. Cambridge, Mass.: The MIT Press. Churchland, P. M. (1990). Eliminative materialism and the propositional attitudes. Em W. Lycan (org.), Mind and Cognition (pp. 206-223). Oxford: Blackwell (Trabalho original publicado em 1981). Churchland, P. M. (1991). Folk psychology and the explanation of human behavior. Em J.D. Greenwood (org.), The Future of Folk Psychology: Intentionality and Cognitive Science (pp. 51-69). Cambridge: Cambridge University Press. Churchland, P. M. (1992). Some reductive strategies in cognitive neurobiology. Em A Neurocomputational Perspective (pp. 77-110). Cambridge, Mass.: The MIT Press (Trabalho original publicado em 1986). Churchland, P. M. (1997). Folk psychology. Em S. Guttenplan (org.), A Companion to the Philosophy of Mind (pp. 308-316). New York: Oxford University Press. Churchland, P. M. e Churchland, P. S. (1998). Intertheoretic reduction: a neuroscientists field guide. Em On the Contrary: Critical Essays, 1987-1997 (pp. 65-79). Cambridge, Mass.: The MIT Press (Trabalho original publicado em 1990). 44

Revista tica e Filosofia Poltica N 14 Volume 1 Julho de 2011

Churchland, P. S. (1997). Can neurobiology teach us anything about consciousness?. Em N. Block, O. Flanagan e G. Gzeldere (orgs.), The Nature of Consciousness (pp. 231-254). Cambridge, Mass.: The MIT Press. Churchland, P. S. (1998). Neurophilosophy. Cambridge, Mass.: The MIT Press (Originalmente publicado em 1986). Gazanniga, M. (1998). The Minds Past. Berkeley: University of California Press. James, W. (1978). Principles of Psychology. Chicago: Enciclopedia Britannica (Originalmente publicado em 1890). Nagel, E. (1995). The Structure of Science. 5th ed. Indiana: Hacket (Originalmente publicado em 1961). Nagel, E. (1979). Issues in the logic of reductive explanations. Em Teleology Revisited and Other Essays in the Philosophy of Science (pp. 95-117). New York: Columbia University Press (Trabalho original publicado em 1970). Penrose, R. (1998). A fsica e a mente. Em M. Longair (org.), O grande, o pequeno e a mente humana (R. L. Ferreira, Trad.) (pp. 105-152). So Paulo: EDUNESP (Trabalho original publicado em 1996). Robinson, D. (1995). The logic of reductionistic models. New Ideas in Psychology, 13 (1), 1-8. Sarter, M., Berntson, G. e Cacioppo, J. (1996). Brain imaging and cognitive neuroscience. American Psychologist, 51 (1), 13-21. Smith, L.D. (1986). Behaviorism and Logical Positivism: A Reassessment of the Alliance. Stanford: Stanford University Press. Stich, S.P. e Warfield, T.D. (orgs.) (1994). Mental Representation: A Reader. Oxford: Blackwell. Watson, J.B. (1966). Psychology as the behaviorist views it. Em R.J. Herrnstein e E.G. Boring (orgs.), A source book in the history of psychology (pp. 507-515). Cambridge, Mass.: Harvard University Press (Trabalho original publicado em 1913). Wundt, W. (1896). Grundriss der Psychologie. Leipzig: Wilhelm Engelmann.

45

You might also like