You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARABA FUNDAO PARQUE TECNOLGICO DA PARABA

CONCURSO PBLICO - UEPB 12 de fevereiro de 2012

Nvel Superior
ANALISTA DE SISTEMA - REDE DE COMPUTADORES

RECOMENDAES IMPORTANTES: 1. Este Caderno contm 50 questes, todas de mltipla escolha (numeradas em algarismos arbicos). Confira a numerao das questes e o nmero de pginas, antes de responder a prova. Em caso de falhas na impresso ou falta de alguma questo, solicite imediata substituio do Caderno. 2. Cada questo de mltipla escolha contm apenas uma alternativa correta. 3. Preencha, na folha de respostas, o espao correspondente alternativa escolhida, utilizando caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. 4. No permitida a utilizao de nenhum material de consulta que no seja o fornecido pelo PaqTc. 5. Durante a prova o candidato no dever comunicar-se com outros candidatos. 6. A durao da prova de quatro horas, j includo o tempo destinado ao preenchimento da Folha de Respostas. 7. O candidato ser avisado de que o tempo de prova estar chegando ao final, quando faltarem 30 minutos. 8. Permanecer na sala onde realiza a prova por, no mnimo, 2 (duas) horas. 9. Deixar o local de prova com o seu gabarito, no mnimo, aps 3 (trs) horas e 30 (trinta) minutos do incio da prova. 10. Deixar o local de aplicao com a prova, aps 4 (quatro) horas, ou seja aps o toque final. 11. A desobedincia a qualquer uma das determinaes constantes nas presentes instrues ou na folha de respostas poder implicar na anulao da prova do candidato.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARABA FUNDAO PARQUE TECNOLGICO DA PARABA

CONCURSO PBLICO - UEPB 12 de fevereiro de 2012

ANALISTA DE SISTEMA - REDE DE COMPUTADORES


GABARITO DO CANDIDATO
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34 35 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50.

CONCURSO PBLICO-UEPB-2012

PORTUGUS
Leia o texto para responder s questes de 01 a 10. A chegada do sculo XXI vem marcada por duas caractersticas: a globalizao e a emergncia de uma nova sociedade que se convencionou chamar de sociedade do conhecimento. Tal cenrio traz inmeras transformaes em todos os setores da vida humana. A importncia dada informao incontestvel e o progresso tecnolgico atua, principalmente, como facilitador no processo comunicacional. Agora possvel processar, armazenar, recuperar e comunicar informao em qualquer formato, sem interferncia de fatores como distncia, tempo ou volume. Para Gonzlez de Gmez (1997), trata-se de uma revoluo que agrega novas capacidades inteligncia humana e muda o modo de trabalharmos juntos e vivermos juntos. O mundo globalizado da sociedade do conhecimento trouxe mudanas significativas ao mundo do trabalho. O conceito de emprego est sendo substitudo pelo de trabalho. A atividade produtiva passa a depender de vrios conhecimentos, e o trabalhador dever ser um sujeito criativo, crtico e pensante, preparado para agir e se adaptar rapidamente s mudanas dessa nova sociedade. O diploma passa a no significar necessariamente uma garantia de emprego. A empregabilidade est relacionada qualificao pessoal; as competncias tcnicas devero estar associadas s capacidades de deciso, de adaptao a novas situaes, de comunicao oral e escrita, de trabalho em equipe. O profissional ser valorizado na medida da sua habilidade para estabelecer relaes e de assumir liderana. Para Drucker (1997), os principais grupos sociais da sociedade do conhecimento sero os trabalhadores do conhecimento, pessoas capazes de alocar conhecimentos para incrementar a produtividade e gerar inovao.
(SILVA, Edna L. da e CUNHA, Miriam V. A formao profissional no sculo XXI: desafios e dilemas. In: Ci. Inf., Braslia, v. 31, n. 3, p. 77-82, set./dez. 2002 - Adaptado)

01 A expresso sem interferncia de, no penltimo perodo do 1 pargrafo, introduz um argumento em favor da a) garantia de emprego sem diploma. b) qualificao pessoal e profissional. c) facilitao no processo comunicacional. d) valorizao dos trabalhadores. e) adaptao s mudanas na sociedade. 02 De acordo com o sentido e seu uso no texto, a frase O diploma passa a no significar necessariamente uma garantia de emprego refora a ideia da empregabilidade a) diretamente relacionada qualificao pessoal. b) completamente dependente das competncias tcnicas. c) diretamente relacionada criatividade. d) parcialmente dependente da qualificao pessoal. e) totalmente relacionada liderana. 03 As ideias expressas pelas palavras conhecimento 1 0 e 20 e diploma 30 , conforme seu uso no texto, so a) opostas. b) complementares. c) contraditrias. d) disjuntas. e) excludentes.

04 A palavra, no texto, que contribui para estabelecer a relao entre conhecimento e diploma a) competncias. b) rapidamente. c) capacidades. d) qualificao. e) necessariamente.

05 Os usos de dois pontos, na primeira frase do texto, e de plural em s capacidades, no ltimo pargrafo, encadeiam uma a) concluso. b) explicao. c) gradao. d) enumerao. e) comparao.

06 O advrbio agora, no primeiro pargrafo, indica, em relao ao fato expresso na frase em que ocorre, uma a) negao. b) circunstncia. c) condio. d) explicao. e) oposio.

01

CONCURSO PBLICO-UEPB-2012

07 As duas citaes, apresentadas no texto, funcionam tendo em vista a) se contrapor s opinies das autoras. b) estabelecer uma comparao entre ideias. c) refutar ideias externas ao texto. d) comparar opinies de diferentes autores. e) apoiar as ideias apresentadas pelas autoras. 08 O predomnio, no texto, de formas verbais no tempo presente indica que o texto seja um/uma a) artigo. b) relatrio. c) sinopse. d) resenha. e) editorial.

09 De acordo com o sentido e seu uso no texto, a expresso alocar conhecimentos refere-se a a) fazer uso adequado do diploma. b) ser gil nas decises e escolhas. c) saber se comportar como lder. d) saber utilizar diferentes conhecimentos. e) adaptar-se rapidamente a mudanas. 10 Conforme o sentido com que so empregadas no texto, a expresso atividade produtiva, no segundo pargrafo, adequadamente substituda por a) progresso. b) emprego. c) trabalho. d) conhecimentos. e) inovao.

02

CONCURSO PBLICO-UEPB-2012

LEGISLAO
11 De acordo com a Constituio Federal, assinale a alternativa correta. a) A casa asilo inviolvel do individuo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo para prestar socorro ou por determinao judicial. b) A autoridade competente, no caso de iminente perigo pblico, jamais poder usar da propriedade particular. c) Somente no processo, so admissveis as provas por meios ilcitos. d) O Estado s indenizar o condenado se ficar preso por erro judicial. e) A prtica de racismo constitui crime inafianvel e prescritvel. 12 Todo ato administrativo constitui manifestao de vontade da administrao pblica, que agindo, tem por fim imediato adquirir, resguardar, modificar, extinguir e declarar direitos, ou, impor obrigaes. De acordo com o enunciado, o ato que nasce afetado por vcio insanvel, por ausncia ou defeito substancial em seus elementos constitutivos, chama-se: a) Ato vlido. b) Ato perfeito. c) Ato constitutivo. d) Ato revogvel. e) Ato nulo. 13 Quanto aos Direitos e Garantias Fundamentais estabelecidos pela Constituio Federal de 1988, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: a) Conceder-se- mandado de segurana sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. b) No ser permitida a interposio do mandado de segurana coletivo por partido poltico com representao no Congresso Nacional. c) O mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos dois anos, em defesa dos interesses de seus membros ou associados. d) Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte. e) Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quartos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. 14 Analise as afirmativas abaixo: I - Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles; II - Compete ao Superior Tribunal de Justia processar e julgar as causas e os conflitos entre a Unio e os Estados, a Unio e o Distrito Federal, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administrao indireta; III - Compete ao Superior Tribunal de Justia processar e julgar a concesso de exequatur s cartas rogatrias. Est(o) correta(s): a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas I e III e) I, II e III.

15 De acordo com a Constituio Federal da Repblica Federativa do Brasil, no de competncia privativa da Unio, legislar sobre: a) direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrrio, martimo, aeronutico, espacial e do trabalho; b) requisies civis e militares, em caso de iminente perigo e em tempo de guerra; c) guas, energia, informtica, telecomunicaes e radiodifuso; d) organizao judiciria, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica do Distrito Federal e dos Territrios, bem como organizao administrativa deste; e) florestas, caa, pesca, fauna, conservao da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteo do meio ambiente e controle da poluio.

03

CONCURSO PBLICO-UEPB-2012

POLTICAS PBLICAS DE EDUCAO


16 Em relao obrigatoriedade do ensino no Brasil, analise as proposies abaixo: I - O ensino fundamental no Brasil obrigatrio e gratuito inclusive para os que a ele no tiveram acesso na idade prpria. II - O ensino fundamental obrigatrio e gratuito na escola pblica, com durao de 9 (nove) anos. III - A oferta de educao especial um dever constitucional do Estado Est(o) correta(s): a) I, II e III. b) Apenas I e III. c) Apenas I e II. d) Apenas II. e) Apenas II e III.

17 As proposies abaixo so relacionadas aos princpios e fins da Educao Nacional. Marque a alternativa INCORRETA: a) O ensino no Brasil deve ser ministrado respeitando o pluralismo de idias e de concepes pedaggicas. b) A educao brasileira deve garantir a coexistncia de instituies pblicas e privadas nas redes de ensino fundamental e mdio. c) A educao bsica deve estar vinculada as prticas sociais e ao trabalho. d) O acesso e a permanncia na escola so preferencialmente voltados para os alunos que no so reprovados. e) A experincia extra-escolar deve ser valorizada na Educao Nacional. 18 Em relao estrutura e organizao da Educao Bsica no Brasil, analise as proposies abaixo: I - A carga horria mnima anual nos nveis fundamental e mdio de oitocentas horas II - O nvel fundamental e mdio dever cumprir a carga horria exigida por Lei, distribuda por um mnimo de duzentos dias letivos de efetivo trabalho escolar. III - A frequncia mnima de oitenta e cinco por cento do total de horas letivas uma exigncia para a aprovao do aluno. Est(o) correta(s): a) I, II e III. b) Apenas I e II. c) Apenas II e III. d) Apenas I e III. e) Apenas II.

19 A Educao Fsica componente curricular da educao bsica. No entanto h casos especficos em que sua prtica facultativa ao aluno. Analise as proposies abaixo: I - A Educao Fsica facultativa ao aluno que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas. II - Ao aluno que possua mais de vinte anos de idade facultado o direito de no cursar Educao Fsica. III - A Educao Fsica facultada ao aluno que possui prole. Est(o) correta(s): a) Apenas I e II. b) Apenas II e III. c) Apenas I e III. d) Apenas III. e) Apenas I, II e III.

20 Sobre a base nacional comum dos currculos do ensino fundamental e mdio, analise as proposies abaixo e marque a alternativa INCORRETA : a) O ensino da arte se constitui um componente curricular obrigatrio nos diversos nveis de educao bsica, enfatizando principalmente suas expresses regionais. b) A msica deve ser um contedo obrigatrio, mas no exclusivo do ensino da arte, enquanto componente curricular. c) O ensino de pelo menos uma lngua estrangeira obrigatrio a partir da terceira srie do ensino fundamental. d) A cultura indgena contedo obrigatrio dos currculos dos estabelecimentos de ensino fundamental e mdios, pblicos e privados. e) O estudo da histria da frica e dos africanos, bem como da luta dos negros no Brasil contedo programtico obrigatrio pertinente a Histria do Brasil.

04

CONCURSO PBLICO-UEPB-2012

21 As polticas de valorizao de profissionais de educao no Brasil esto necessariamente vinculadas ao conjunto de reformas educacionais empreendidas pelo governo brasileiro, principalmente a partir dos anos 90. Em relao a esse tema, analise as proposies abaixo. I - Os planos de carreira para o magistrio pblico, o piso salarial so princpios de valorizao dos profissionais de ensino, garantidos na Constituio Federal de 1988. II - O incentivo formao inicial dos professores est previsto no Plano Nacional de Educao, pela Lei 10.172, de janeiro de 2001. III - Os recursos do Fundeb destinados aos Municpios devem ser integralmente voltados para a remunerao dos profissionais da educao bsica pblica Est(o) correta(s): a) Apenas I e II. b) Apenas II e III. c) Apenas I e III. d) Apenas III. e) I, II e III.

22 Sobre as estratgias de subordinao dos processos educativos ao capital, analise as proposies abaixo: I - Um dos grandes desafios da sociedade neoliberal atualmente atingir nveis de qualificao profissional compatveis com as demandas de mercado. II - Na perspectiva neoliberal as razes dos problemas educacionais podem ser encontradas nos prprios indivduos e no no contexto das polticas pblicas institudas pelo Estado. III - O modelo neoliberal defende uma lgica competitiva e enfatiza a necessidade de estabelecer mecanismos de controle e avaliao do sistema educacional, permanentemente. Est(o) correta(s): a) Apenas I e III. b) Apenas I e II. c) Apenas II e III. d) I, II e III. e) Apenas II.

23 As alternativas abaixo so metas do Plano Nacional de Educao no Brasil, EXCETO: a) Reduo das taxas de repetncia e evaso escolar no ensino fundamental, por meio de programas de acelerao de aprendizagem e de recuperao paralela ao longo do curso. b) Elaborao de Projetos Pedaggicos em todas as escolas pblicas, de acordo com as Diretrizes Curriculares e com os Parmetros Curriculares Nacionais. c) Participao da comunidade na gesto da escola, atravs dos conselhos escolares ou rgos equivalentes. d) Prover de transporte escolar as zonais rurais. e) Ampliar a oferta de livros didticos apenas para os alunos das sries iniciais do ensino fundamental. 24 Analise as proposies abaixo referentes a medidas de avaliao que visam concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e reduo das desigualdades, em consonncia com as metas e polticas estabelecidas pelas diretrizes da educao nacional: I - A Provinha Brasil um dos recursos de avaliao diagnstica do nvel de alfabetizao das crianas matriculadas no terceiro ano de escolarizao das escolas pblicas brasileiras, atendendo a meta de melhoria de qualidade do ensino fundamental. II - A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica (SAEB) tm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionrios socioeconmicos, visando a erradicao do analfabetismo. III - O ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (IDEB) foi criado para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino, a cada dois anos, com o objetivo de que o pas tenha nota 6 em 2022 correspondente qualidade do ensino em pases desenvolvidos. Est(o) correta(s): a) Apenas I e II. b) Apenas II e III. c) Apenas I e III. d) Apenas III. e) I, II e III.

25 Sobre a valorizao dos profissionais de educao no Brasil, analise as proposies abaixo: I - Os profissionais do magistrio pblico da educao bsica possuem um piso salarial profissional institudo pela Lei 11.738, em 2008. II - Uma das metas do Plano Nacional de Educao o incentivo formao continuada dos professores. III - O Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica (FUNDEB) atende prioritariamente ao ensino mdio e dispe de recursos destinados especificamente para a Valorizao dos Profissionais da Educao. Est(o) correta(s): a) Apenas I e III. b) I, II e III. c) Apenas II e III. d) Apenas I e II. e) Apenas II.

05

Concurso Pblico-UEPB-2012

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
26 Qualquer rede que transmita pacotes segundo endereos de sistemas finais de destino denominada rede de datagramas. Um exemplo de rede de datagramas : a) X.25. b) Frame Relay. c) ATM. d) FDDN. e) Internet.

27 O sistema de intruso baseado em host (HIDS) faz o monitoramento do sistema com base em informaes de arquivos de logs ou de agentes de auditoria. Quanto ao HIDS, podemos afirmar que: a) independente do sistema operacional. b) Ataques que ocorrem fisicamente no servidor no podem ser detectados pelo HIDS. c) capaz de detectar ataques de rede. d) independente da topologia de rede. e) Necessita de hardware adicional. 28 O PGP (Pretty Good Privacy) um esquema de criptografia para e-mail que se tornou um padro de fato. Dependendo da verso, o software do PGP usa, para processar o resumo de mensagem, os algoritmos: a) MD5 ou SHA. d) MD4 ou SSH. b) CAST, DES triplo ou IDEA. e) DES ou AES. c) RSA ou AES.

29 Analise as seguintes afirmaes sobre gerenciamento de redes. I - H trs componentes principais em uma arquitetura de gerenciamento de rede: uma entidade gerenciadora, os dispositivos gerenciados e um protocolo de gerenciamento de rede. II - O modelo de gerenciamento de rede criado pela ISO til para situar os cenrios apresentados em um quadro mais estruturado . Esse modelo composto por cinco reas de gerenciamento de rede: Gerenciamento de desempenho, gerenciamento de falhas, gerenciamento de configurao, gerenciamento de contabilizao e gerenciamento de segurana. III - Os padres de gerenciamento de rede comearam a amadurecer no final da dcada de 1980, sendo que o OSI CMISE/CMIP e o SNMP da Internet emergiram como os dois padres mais importantes. Est(ao) correta(s): a) Apenas I. d) Apenas I e III. b) Apenas I e II. e) I, II e III. c) Apenas II e III.

30 Smurf, Fraggle e SYN Flood so exemplos de ataque do tipo: a) DoS. d) Cross-site Request Forgery. b) Cross-site Scripting. e) Drive-by download. c) Buffer overflow.

31 Analise as seguintes afirmaes sobre alguns comandos do sistema operacional Linux. I - Alm de exibir, em tempo real, informaes sobre processos em atividade, o utilitrio top tambm pode ser usado para finalizar ou reiniciar um processo. II A sintaxe do comando ps utilizada para listar informaes de todos os processos com prioridade 1 : ps p 1. III - O comando chage pode ser usado para modificar a data de expirao de uma senha de usurio. Est(ao) correta(s): a) Apenas I e II. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas III. e) I, II e III.

32 Analise as seguintes afirmaes sobre transmisso de informao. I - A largura de banda uma propriedade fsica do meio de transmisso, e em geral depende da construo e da espessura do meio. II - Os pulsos de luz enviados atravs de uma fibra se expandem medida que se propagam. Essa expanso chamada disperso cromtica. III - Como a transmisso ptica basicamente unidirecional, a comunicao bidirecional exige duas fibras ou duas bandas de freqncia em uma nica fibra. Est(ao) correta(s): a) Apenas I e III. b) Apenas I e II. c) Apenas II. d) I, II e III. e) Apenas II e III.

06

Concurso Pblico-UEPB-2012

33 Se voc est usando um ambiente grfico para ter acesso a sua conta no sistema operacional Linux, o nvel de execuo normalmente configurado no sistema : a) 2. b) 3. c) 4. d) 5. e) 6.

34 O comando shutdown uma maneira segura, poderosa e completa para iniciar uma suspenso, uma reinicializao ou para retornar ao modo monousurio. Para cancelar a execuo de um comando shutdown, o comando : a) shutdown -c. d) shutdown -s. b) init 6. c) kill -9 0. e) no possvel cancelar o comando shutdown.

35 O planejamento um dos passos mais importantes para instalar qualquer sistema operacional, incluindo o Linux. Qual das atividades listadas a seguir recomendada para ser feita antes de iniciar-se a instalao do sistema operacional Linux em um PC? a) Atualizar a memria do computador para no mnimo 64 MB. b) Criar as parties ext3 e swap no HD. c) Verificar o hardware do PC na lista de compatibilidade de hardware do Linux. d) Desfragmentar o HD usando o sistema operacional corrente no computador. e) Criar um backup da mdia de instalao do sistema operacional. 36 O IPsec pode ser usado para a segurana da comunicao entre dois pontos, sendo possvel garantir o sigilo e a integridade da comunicao, alm de possibilitar a autenticao das conexes. As duas maneiras como o IPsec trabalha so: a) Modo seguro e modo tnel. d) Modo agressivo e modo seguro. b) Modo tnel e modo transporte. e) Modo principal e modo tnel. c) Modo principal e modo rpido.

37 Considere o fragmento abaixo de um arquivo de configurao de um sistema Bind: @ IN SOA dominioexemplo.com. hostmaster.dominioexemplo.com. ( 2011100101 7200 ; 2 horas 1800 ; 30 minutos 604800 ; 2 semanas 7200 ; 2 horas )

Analise as seguintes afirmaes: I - O intervalo de 2 horas o tempo que os servidores escravos devem fazer uma verificao no mestre para ver se o nmero de srie da zona foi alterado. II - O intervalo de 30 minutos o tempo de armazenamento de respostas negativas no Cache. III - O intervalo de 2 semanas define o tempo que os servidores escravos continuaro a servir de forma autorizada os dados do domnio, na ausncia de um mestre. Est(ao) correta(s): a) Apenas I. b) Apenas I e II. c) I, II e III. d) Apenas II. e) Apenas I e III.

38 Analise as seguintes afirmaes sobre topologias de rede. I - Uma topologia hub-and-spoke consiste de uma rede central e um conjunto de redes remotas conectadas diretamente entre si. II - Uma topologia mesh consiste em dispositivos organizados com muitas interconexes, frequentemente redundantes, postas entre os ns da rede. III - Em uma topologia em anel os dispositivos so organizados de forma que estejam conectados em um loop fechado, onde cada dispositivo est ligado diretamente a dois outros. Est(ao) correta(s): a) Apenas I. b) Apenas I e II. c) I, II e III. d) Apenas II e III. e) Apenas III.

07

Concurso Pblico-UEPB-2012

39 O Postfix um servidor de email popular, conhecido por seu excelente desempenho e segurana. Este aplicativo possui diversos parmetros de configurao. Considerando uma instalao padro do aplicativo, qual o arquivo de configurao que contm o parmetro smtpd_helo_restrictions? a) /etc/postfix/master.cf d) /opt/postfix/postfix.conf b) /etc/postfix/main.cf e) /opt/postfix/mail.conf c) /etc/postfix.conf

40 Considere um servidor DHCP para IPv4 devidamente configurado e um cliente que est chegando para utilizar a rede deste servidor. O cliente no possui endereo IP atribudo e solicita um atravs da infraestrutura de rede. Qual a correta ordem de etapas corresponde ao processo realizado com sucesso para solicitao e fornecimento de endereo IP? a) DHCPREQUEST, DHCPOFFER, DHCPACCEPT, DHCPOK. b) DHCPDISCOVER, DHCPOFFER, DHCPREQUEST, DHCPACK. c) DHCPREQUEST, DHCPRESPOND, DHCPOFFER, DHCPACK. d) DHCPDISCOVER, DHCPREQUEST, DHCPOFFER, DHCPACK. e) DHCPNAK, DHCPREQUEST, DHCPACK, DHCPOK.

41 O protocolo de segurana IP, mais conhecido como IPsec, um conjunto de protocolos que oferece segurana na rede. No conjunto de protocolos IPsec h dois protocolos principais: a) RTS e CTS. b) GSM e GPRS. c) SIP e RTP. d) AH e ESP. e) SIP e AH.

42 Analise as seguintes afirmaes sobre tecnologias de firewall. I - A tecnologia de filtro de pacotes funciona na camada de rede e de transporte da pilha TCP/IP. II - O Proxy pode trabalhar tanto na camada de sesso ou de transporte quanto na camada de aplicao. III - Uma desvantagem do filtro de pacotes baseado em estado que aceita quase todos os tipos de servios. Est(ao) correta(s): a) Apenas I. b) Apenas I e II. c) I, II e III. d) Apenas II e III. e) Apenas III.

43 Analise as seguintes afirmaes sobre arquiteturas de firewall. I - A arquitetura formada por um filtro de pacotes e um bastion host chamada screened subnet. II - Dual-homed host a arquitetura formada por um equipamento que tem duas interfaces de rede e funciona como um separador entre as duas redes. III - A arquitetura screened host aumenta o nvel de segurana com relao arquitetura screened subnet ao adicionar a rede DMZ. Est(ao) correta(s): a) Apenas II. b) Apenas I. c) Apenas I e II. d) Apenas III. e) I, II e III.

44 Os hackers que resolveram compartilhar seus conhecimentos ministrando cursos, escrevendo livros ou proferindo palestras e seminrios so conhecidos como: a) White hat. b) Black hat. c) Coders. d) Script Kiddies. e) Insiders.

45 Quanto aos fundamentos da VPN. INCORRETO afirmar que: a) Alm do tunelamento e da criptografia, outras caractersticas fundamentais que devem ser consideradas na implementao de uma VPN so o gerenciamento e o controle de trfego. b) Pode-se considerar que uma VPN formada pelo conjunto do tunelamento, o qual permite o trfego em uma rede pblica, e da criptografia, que visa garantir a segurana dessa conexo. c) O Layer 2 Tunneling Protocol (L2TP) e o Point-to-Point Tunneling Protocol (PPTP) fazem uso apenas da criptografia. d) Trabalhando na Camada 3 do modelo ISO/OSI, a criptografia independente da rede e da aplicao, podendo ser aplicada em qualquer forma de comunicao possvel de ser roteada. e) O IP Security (IPSec) pode fazer uso da autenticao, da integridade e do sigilo dos pacotes.

08

Concurso Pblico-UEPB-2012

46 De acordo com os tipos de ataques comuns, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. 1 coluna ( 1. Exploits ( ( ( ( 2 coluna ) So uma forma de invadir de dentro pra fora, fazendo com que o prprio usurio execute um programa, ou acesse uma pgina web que se aproveite de vulnerabilidades do navegador. ) So feitos no com o objetivo de invadir o sistema, mas sim com o propsito de torn-lo indisponvel. ) Utilizam engenharia social para tentar levar o usurio a revelar informaes confidenciais. ) possvel que um atacante consiga capturar os dados transmitidos atravs da rede caso tenha cesso mdia de transmisso. ) um termo genrico para descrever pequenos utilitrios ou exemplos de cdigo que podem ser usados para explorar vulnerabilidades especficas.

2. Trojans 3. Eavesdropping 4. Phishing 5. DoS A sequncia correta : a) 2, 5, 1, 4, 3.

b) 2, 5, 4, 3, 1.

c) 5, 1, 4, 3, 2.

d) 2, 5, 1, 3, 4.

e) 5, 2, 4, 3, 1.

47 Dadas as opes seguintes, assinale aquela IMPROCEDENTE quanto aos meios de transmisso. a) Embora as caractersticas de largura de banda da fita magntica sejam ruins, as caractersticas de retardo so excelentes. b) A construo e a blindagem do cabo coaxial proporcionam a ele uma boa combinao de alta largura de banda e excelente imunidade a rudo. c) As fibras pticas podem ser usadas em LANs e nas transmisses de longa distncia. d) Um sistema de transmisso ptica tem trs componentes fundamentais: a fonte de luz, o meio de transmisso e o detector. e) Uma topologia em anel no a nica forma de se construir uma LAN usando fibras pticas. 48 Unidade bsica de um sistema Bluetooth que consiste em um n mestre e at sete ns escravos ativos, situados dentro de uma distncia de 10 metros. Qual opo abaixo corresponde descrio anterior? a) Piconet. b) Bluenet. c) Scatternet. d) Bluetoothnet. e) Hostnet.

49 Dadas as proposies, sobre segurana em redes de computadores: I - No modo tnel, o cabealho IPsec inserido logo depois de cabealho IP. II - Uma organizao que certifica chaves pblicas chamada CA (Certification Authority). III - A propriedade segundo a qual nenhuma parte de um contrato pode negar mais tarde t-lo assinado chamada no-repdio. Est(o) correta(s). a) Apenas I. b) Apenas I e II. c) Apenas II e III. d) Apenas I e III. e) I, II e III.

50 Os pulsos de luz enviados atravs de uma fibra se expandem medida que se propagam. Essa expanso chamada a) solitons. b) disperso cromtica. c) difuso regenerada. d) difuso ativa. e) disperso ptica.

09

CONCURSO PBLICO-UEPB-2012

RA S

CU

NH

You might also like