You are on page 1of 10

Guia para Implantao da CIPA

Informaes Importantes: Nesta pgina, voc ter um guia prtico para auxlio no dimensionamento, implantao e administrao da CIPA na sua empresa. Este guia ter utilidade igualada tanto para o profissional que implantar a primeira CIPA na empresa, quanto para manter a estrutura legal da CIPA numa empresa onde existe a CIPA j algum tempo.

Guia Prtico-Contedo
1 Constituio da CIPA, base legal na NR - 05. 2 Dimensionando a CIPA na sua empresa. 3 Roteiro de Implantao - Introduo. 4 Etapa numero 1 - Comunicado ao Sindicato da Categoria. 5 Etapa numero 2 - Reunio Ordinria ou Extraordinria para criao da C.E. 6 Etapa numero 3 - Preparao da Ficha de Inscrio e Edital de Inscrio. 7 Etapa numero 4 - Inscrio dos Candidatos. 8 Etapa numero 5 - Preparar e Divulgar o Edital de Convocao de Eleies. 9 Etapa numero 6 - Preparar Listagem Funcionrios, Cdula, Definir Presidente e Secretrio. 10 Etapa numero 7 - Eleio 11 Etapa numero 8 - Apurao dos Votos. 12 Etapa numero 9 - Confeco da ata de eleio dos representantes dos empregados. 13 Etapa numero 10 - Designar Representantes do Empregador. 14 Etapa numero 11 - Realizar Treinamento para Membros da nova CIPA. 15 Etapa numero 12 - Reunio para Instalao e Posse da nova CIPA. 16 Etapa numero 13 - Indicao do Secretrio e Substituto e Confeco do Calendrio Anual de Reunies Ordinrias. 17 Etapa numero 14 - Protocolar junto ao MTE, cpia das Atas de Eleio, Reunio e do Calendrio Anual de Reunies Ordinrias. 18 Cronograma do Processo Eleitoral

1 - Constituio da CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes Segundo o texto da NR 05 a constituio da CIPA fica definida dessa forma:

A CIPA Comisso Interna de Preveno de Acidentes deve ser constituda por estabelecimento, definido como cada uma das unidades da empresa funcionando em locais diferentes como: fbrica, refinaria, oficina, escritrio, etc. H situaes que essa definio complexa, portanto sempre o rgo regional do MTE deve ser consultado; So obrigadas a constituir CIPA e manter em funcionamento as empresas privadas, pblicas, sociedades de economia mista, rgos da administrao direta e indireta, instituies beneficentes, associaes recreativas, cooperativas, bem como outras instituies que admitam trabalhadores como empregados; A empresa que possuir no mesmo municpio dois ou mais estabelecimentos, dever garantir a integrao das CIPA e dos designados, conforme o caso, com o objetivo de harmonizar as polticas de segurana e sade no trabalho; Com o objetivo de promover as aes preventivas para evitar acidentes e doenas relacionadas ao trabalho as empresas instaladas em centros comerciais ou industriais, estabelecero, atravs das CIPA ou designados mecanismos de integrao; Outras informaes sobre a constituio da CIPA: A NR-05 foi criada para regulamentar os artigos 163, 164 e 165 da CLT, isto significa que os estatutrios e as cooperativas que no possuir empregados regidos pela CLT, esto isentas de constituir CIPA. A obrigatoriedade da constituio da CIPA e de mant-la cabe s empresas onde tiverem empregados regidos pela CLT; Nos rgos pblicos, onde trabalhem funcionrios estatutrios e funcionrios regidos pela CLT, a CIPA dever ser constituda e dimensionada de acordo com o numero de funcionrios regidos pela CLT e somente esses que podero votar e serem candidatos. Quando se tratar de empreiteiras ou empresas prestadoras de servios devese considerar o local ou estabelecimento onde o funcionrio atuar e no onde o mesmo esteja registrado. Deve-se observar ainda os itens 5.47, 5.48, 5.49 e 5.50 da NR 05; Observando-se o item 5.3 da NR 05 fato que os trabalhadores avulso so em sua maioria ligados ao carregamento de mercadorias, sendo a maioria em portos e dessa forma considera-se como empresa o sindicato ou o rgo gestor de mo-de-obra, A CIPA, para as atividades porturias, deve observar o que estabelece a NR-29; Importante:

Em algumas situaes a constituio da CIPA torna-se um tanto quanto complexa e sendo assim o rgo regional do ministrio do Ministrio do Trabalho dever ser consultado, pois cabe a ele dirimir todas as dvidas referente constituio da CIPA assim como a aplicao da NR 05 e demais Normas Regulamentadoras de Segurana e Medicina do Trabalho Participe: Se voc possui alguma dvida sobre a constituio da CIPA na sua empresa, envie em detalhes para o e-mail tecnico@segurancanotrabalho.eng.br. Nossa equipe estar contatando o MTE e/ou o Centro Tcnico Nacional da Fundacentro visando esclarecer sua dvida e atualizar esse material.

2 - Dimensionando a CIPA na sua empresa A CIPA ser composta de representantes do empregador e representantes dos empregados em igual numero de membros titulares e membros suplentes. O dimensionamento ser feito com base no Quadro I da NR 05, ressalvadas as alteraes disciplinares em atos normativos para setores econmicos especficos, cuja legislao especfica deve prevalecer sobre a NR 05 devendo portanto no haver conflito, como por exemplo o que ocorre com as NR 18, NR 22 e NR 29. A CIPA no mais dimensionada com base na graduao de risco da empresa, porm o grau de risco continua sendo usado para outras normas, como o dimensionamento do SESMET na NR 04. O dimensionamento da CIPA Comisso Interna de Preveno de Acidentes feito com base em: Numero de empregados do estabelecimento dentro do prazo legal estabelecido para o processo eleitoral; Numero do CNAE Cdigo Nacional de Atividade Econmica; De posse dessas informaes voc deve consultar os Quadros 2 e 3 da NR 05 para verificar em qual agrupamento sua empresa est enquadrada. Depois consulte o Quadro I da NR 05 (com o cdigo de agrupamento) para verificar qual o dimensionamento correto e legal para sua empresa. Dessa forma voc obter a quantidade de membros titulares e membros suplentes para compor a CIPA da sua empresa.

Exemplo: Sua empresa produz mveis com predominncia em madeira e possui 54 funcionrios. Consultando as tabelas II e III da NR 05 voc obter o cdigo CNAE e o agrupamento do CNAE referente atividade de sua empresa (o cdigo CNAE tambm fornecido pela Receita Federal) que nesse caso 3611-0 e o agrupamento C-6. De posse desses dados e verificando o Quadro I da NR 05 voc obter que para essa empresa de exemplo a CIPA dever ser composta de 02 membros titulares e 02 membros suplentes tanto do empregador quanto dos empregados. Temos ento uma CIPA composta por 04 membros titulares e 04 membros suplentes. Importante: Quando o estabelecimento no se enquadrar no Quadro I da NR 05, a empresa dever designar um responsvel pelo cumprimento dos objetivos da NR 05, podendo ser adotados mecanismos de participao dos empregados, atravs de negociao coletiva (Item 5.6.4 da NR 05). O Quadro I da NR 05 estabelece a obrigatoriedade da CIPA para empresas que possuam 20 ou mais empregados. A empresa que possuir numero inferior de empregados deve designar um responsvel para cumprimento dos objetivos da NR 05 conforme estabelece o item 5.6.4 da NR 05). Introduo ao Roteiro de Implantao da CIPA Conhecendo a quantidade necessria e legal de integrantes para a formao da CIPA da sua empresa, teremos abaixo o roteiro de implantao da CIPA com toda a documentao necessria, incluindo os modelos de documentos prontos em formato DOC para que voc possa utilizar. Visando mais objetividade, o roteiro de implantao foi subdividido em etapas, considerando todos os aspectos legais e estruturais para a Implantao da CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes. Etapa 01: Comunicado ao Sindicato da Categoria O processo eleitoral para escolha dos representantes dos empregados deve ser iniciado com prazo mnimo de 60 dias antes do trmino da gesto. Esse prazo poder ser ampliado, mas nunca reduzido, dependendo da vontade do empregador, que o responsvel pela convocao das eleies para a CIPA. Protocole junto ao sindicato da categoria majoritria de sua empresa um comunicado informando o processo de eleio para a CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidente. (Mnimo de 60 dias)

Modelo de documento para comunicao ao sindicato. (02 vias) Etapa 02: Criao da CE - Comisso Eleitoral Nessa etapa, a CIPA com gesto em curso e atravs do presidente e vicepresidente em conjunto com os demais membros titulares devero constituir a CE Comisso Eleitoral. Dever haver consenso entre os membros da CIPA e presidente e vice-presidente para a escolha dos integrantes da CE, cuja quantidade ser definida a critrio do presidente e vice-presidente. Geralmente o presidente e vice-presidente da CIPA integram a CE. Inclua na pauta da prxima reunio ordinria ou convoque uma reunio extraordinria para a constituio da CE - Comisso Eleitoral. (A partir de 55 dias) Importante: Nos estabelecimentos onde no houver CIPA, isto , onde a CIPA for implantada pela 1 vez, a CE dever ser indicada pelo empregador. Depois de formada a CE, caber a esta toda a autoridade em se tratando de eleio, ficando sobre sua responsabilidade as seguintes atribuies: Datas para inicio e fim das inscries dos candidatos, rubrica nas cdulas, data e horrio da votao, divulgao dos inscritos, resultados, resoluo de qualquer problema atrelado ao processo eleitoral, guarda das cdulas, etc. Etapa 03: Preparao da Ficha de Inscrio e Edital de Inscrio Nessa etapa voc dever preparar a ficha de inscrio e o edital de inscrio comunicando que esto abertas as inscries aos interessados em se candidatar para uma vaga na CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes da sua empresa. A publicao e divulgao do Edital de Inscrio dever ocorrer no prazo mnimo de 45 dias antes do trmino da gesto em curso ou do inicio da primeira CIPA (se for o caso) e dever ser feita de modo a possibilitar que todos os interessados possam participar. Prepare as fichas para inscrio dos candidatos e o edital de inscrio aos interessados.

Etapa 04: Inscrio dos Candidatos Conforme estabelece a NR-05, as inscries para candidatos CIPA devem ficar abertas pelo perodo mnimo de 15 dias, visando dessa forma garantir a oportunidade de participao de todos os interessados. Os empregados que se candidatarem CIPA devero receber um comprovante de inscrio, pois obrigatrio, e nele dever conter a data da efetivao do ato e a assinatura de quem a recebeu. Pelo perodo mnimo de 15 dias, os interessados devero se inscrever como candidatos CIPA. Importante: O emprego dever ser garantido a todos os inscritos at o fim do processo eleitoral, pois segundo o artigo 10 do ADCT determina a garantia de emprego aos cipeiros desde sua inscrio at um ano aps o mandato e como at o fim do processo eleitoral no sabemos quem sero os eleitos, todos devem ter essa garantia. Etapa 05: Preparar e Divulgar o Edital de Convocao de Eleio Nessa etapa voc dever preparar e divulgar o edital de convocao de eleio, com no mnimo 45 dias antes do trmino da gesto em curso. O referido edital dever ser fixado em local de fcil acesso e visvel a todos os empregados da empresa, pois a participao, depende dessa divulgao. Preparar e divulgar o Edital de Convocao de Eleio da CIPA. (Mnimo de 45 dias) Etapa 06: Preparar Listagem de Empregados, Cdula, Urna e definir o Secretrio e Presidente da Mesa Dando continuidade ao processo de implantao da CIPA, nessa etapa, voc dever preparar a listagem dos empregados para assinatura, a cdula de votao e urna, definir quem ser o presidente e o secretrio da mesa. Preparar a Listagem dos Empregados, Cdulas para Votao, Definir o presidente e o secretrio da mesa.

Etapa 07: Eleio A eleio dever ser realizada no prazo mnimo de 30 dias antes do trmino da gesto em curso. A eleio dever ocorrer em dia normal de trabalho na empresa, respeitando os horrios de turnos e em horrio que possibilite a participao do maior numero de empregados da empresa. O voto secreto. Procure ambientalizar o local das eleies, colocando faixas, cartazes, etc. Estimule a participao de todos.

Etapa 08: Apurao dos Votos A apurao dos votos dever ocorrer em dia normal de trabalho com acompanhamento de representantes do empregador e dos empregados, em numero que dever ser definido pela CE - Comisso Eleitoral. Havendo participao inferior a 50% dos empregados na votao, a apurao no dever ser feita. Ao se detectar essa possvel situao a comisso eleitoral dever providenciar nova eleio para no mximo dez dias contados partir da eleio cancelada. Dessa forma os empregados devero ser comunicados e providencias devem ser tomadas para que os empregados deixem de votar novamente. No havendo possibilidade de apurao dos votos no mesmo dia das eleies, a CE dever providenciar sua guarda segura e inviolvel. Etapa 09: Confeco da Ata de Eleio dos Representantes dos Empregados Nessa etapa, voc dever elaborar a ata de eleio dos representantes dos empregados da CIPA contendo o resultado das votaes e possveis ocorrncias durante o processo de votao. O resultado da eleio dever ser fixado em local visvel a todos os empregados da empresa de modo que todos possam tomar conhecimento dos resultados e dos eleitos. Elaborar a Ata de Eleio dos Representantes dos Empregados. Etapa 10: Designar Representantes do Empregador. Agora voc (empregador) dever designar (escolher) os representantes (titulares e suplentes) do empregador para compor a CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes. Vale lembrar que os membros que representam o

empregador devero ser escolhidos ,em igual quantidade dos membros que representam os empregados. Os designados pelo empregador para compor a CIPA podero ocupar essa funo por vrios mandatos consecutivos, inclusive o presidente. Designar os Representantes do Empregador. Etapa 11: Realizar Treinamento para Membros da Nova CIPA. Chegamos a uma importante etapa, o treinamento para a nova CIPA da empresa. Conforme estabelece o item 5.32 da NR-05, a empresa dever promover treinamento para os membros da CIPA, titulares e suplentes, antes da posse. O treinamento dever ser repetido quando o trabalhador for novamente membro eleito ou indicado ou ainda quando o mesmo j tiver participado e concludo o treinamento.

Etapa 12: Reunio para Instalao e Posse da nova CIPA. Nessa etapa, dever ocorrer a reunio para instalao e posse da nova ou da primeira Comisso Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho da empresa. A nova comisso ter mandato de 01 anos a contar da data da posse em questo. Reunio para Instalao e Posse da CIPA.

Etapa 13: Indicao do Secretrio e Substituto e Confeco do Calendrio Anual de Reunies Ordinrias. Instalada e devidamente empossada a CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes, dever ser indicado o Secretrio e Substituto, preferencialmente no membro da comisso, e criado o Calendrio Anual das Reunies Ordinrias. As RO - Reunies Ordinrias da CIPA devero ocorrer em horrio de funcionamento normal da empresa e de trabalho dos membros titulares de modo que seja observado o melhor horrio comum, visando facilitar a presena dos membros da CIPA sem alterao brusca de suas funes na empresa, garantindo dessa forma a qualidade de sua participao. As datas e horrios das reunies mensais da CIPA devero ser estabelecidas e cumpridas a rigor.

Indicar Secretrio e Substituto e Confeccionar o Calendrio Anual de Reunies Ordinrias. Etapa 14: Protocolar na DRT, cpia das Atas de Reunio e Posse e Calendrio Anual de Reunies Ordinrias Conforme o estabelecido no item 5.14 da NR-05 e aps empossados os membros da CIPA a empresa dever protocolizar, em at 10 dias, na unidade descentralizada do Ministrio do Trabalho, cpias das atas de eleio e de posse alm do calendrio anual das Reunies Ordinrias da CIPA. Protocolar junto DRT, cpia das Atas de Eleio, Posse e do Calendrio Anual das Reunies Ordinrias. Importante: A CIPA deixa de possuir um registro e consequente numero; No h mais a obrigatoriedade de se manter um livro de atas, porm, a obrigatoriedade de lavrar as atas da CIPA permanece. A novidade que elas podero ser datilografadas, digitadas e impressas e posteriormente assinadas no havendo mais a necessidade de serem manuscritas; A empresa que preferir manter os livros de atas, podero faz-lo sem problemas; Aps cada posse da CIPA, a empresa levar at s DRT's ou postos da DRT cpia das atas de eleio, posse e do Calendrio Anual das Reunies Ordinrias. Os originais recebero um carimbo de protocolizao e as cpias arquivadas no rgo; Toda a documentao relacionada CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes dever ser guardada em arquivo prprio pelo perodo de 05 anos e ficar disposio da fiscalizao do Ministrio do Trabalho.

4 - Cronograma do Processo Eleitoral da CIPA. Dias Ao 60 Dias Convocao das Eleies (5.38) 55 Dias Constituio da Comisso Eleitoral (5.39) 45 Dias Publicao e Divulgao do Edital (5.40 "a") 15 Dias Inscrio de Candidatos (5.40 "b")

30 Dias Inicio da Eleio (5.40 "e") 00 Dias Trmino do Mandato Anterior

You might also like