You are on page 1of 6

CONCEITO DE PARLAMENTARISMO: Regime poltico em que o gabinete constitudo pelos ministros de Estado, responsvel perante o parlamento, que atravs

s dele governa o estado.

2. SISTEMA PARLAMENTAR E SURGIMENTO Parlamentarismo o sistema de governo onde o parlamento (Poder Legislativo), oferece apoio direto ou indireto ao Poder Executivo, este depende do Parlamento para a sua formao e governo. No governo Parlamentarista, o Executivo exercido por um Chanceler ou Primeiro Ministro. O Parlamentarismo pode ser destitudo e o Primeiro Ministro pode ser trocado, ao contrario do sistema de Presidencialismo, aonde o Presidente cumpri seu mandato ate o fim, mesmo em tempo de crise. O sistema Parlamentar pode funcionar de duas formas: na assemblia ou de gabinete, no primeiro caso no possvel conquistar uma maioria no parlamento e assim o governo que sair da assemblia encontra pouco apoio no parlamento, necessita constantemente de negociar com a oposio, vive com a ameaa da moo de censura sobre a cabea, v desta maneira o seu poder diminudo face ao parlamento. Mas se no mesmo pas, nas eleies seguintes, um partido conquistar a maioria absoluta, ou formar uma coligao forte de gabinete, o governo que exerce efetivamente o poder poltico, o parlamento interfere constantemente a ao do governo e este j no ameaado pelo perigo da moo de censura quando for a favor dos parlamentares.

3. SISTEMA PARLAMENTAR E SUA FASE HISTRICA O sistema parlamentar surgiu no sc. XIII como fenmeno poltico, que por foras da unio de poder do rei com seus representantes indiretos da aristocracia sentiu necessrio, criar um poder representativo que se apresentavam na figura do rei sobre a sociedade, a monarquia que reinava na Inglaterra estava pressionada pelo sistema representativo liberal que por sua vez defendia o fim do poder nas mos de uma s pessoa ou um s grupo que com o decorrer desses conflitos com o poder real, deu inicio ento a uma pequena parceria entre o poder representativo liberal com o rei, mas com a deciso final nas mos dos aliados da monarquia estes modelos representativos deram inicio ao sistema parlamentar que at ento era chamado de representantes do rei diante a sociedade para segurar de forma indireta o poder monarca e dos senhores feudais que faziam parte da grande burguesia. Este primeiro modelo de parlamentarismo aconteceu realmente de forma clara no sc. XIV, na Inglaterra tinha como base a monarquia reinando ainda, mas com a ajuda j existente do sistema parlamentar e seus representantes burgueses em favor do rei e da alta aristocracia contra os soberanos, j havia pequenos grupos em favor da sociedade proletria e camponesa que eram chamados de comuns, e com a luta dos comuns foi crescendo a opinio da

sociedade sobre o modelo de governo monarca e o sistema parlamentar, comeou a ganhar novos rumos. Com a chegada da cmara dos comuns, fortemente apoiada pela maioria fez com que o poder monarca se enfraquecesse cada vez mais, onde os deputados da burguesia eram bastante influentes, porm minoria, quando o poder dos comuns comea a ganhar fora a alta aristocracia vai desabando e dando o verdadeiro inicio ao sistema parlamentar, com a chegada da cmara dos comuns que lutavam em detrimento da sociedade justa, e deixando o sistema representativo da burguesia somente na historia a alta burguesia e o poder real se enfraqueceu dando lugar ao sistema parlamentar verdadeiro. No ano de 1688, o sistema parlamentar torna-se oficial e apresenta sobre o rei com o propsito de garantir os direitos fundamentais da sociedade inglesa, com meta principal a arrecadao de impostos de forma justa e de uma nica forma de governo para todos, estes conflitos se arrastou ainda mais, quando os representantes do rei, e da alta burguesia queria impor condies em que a cmara dos comuns ficava sujeita a cmara dos lordes que pertenciam alta aristocracia. Porm, quando o parlamento votou contra o projeto tributrio do rei comeou a seguir novos rumos e caminhava para um parlamento ideal e capaz de ir contra as propostas do poder monarca e da burguesia dando inicio a um feito histrico de modelo a ser seguido para conduzir uma sociedade, deixando poder real sujeito ao voto do parlamento, para os povos ingleses se iniciava uma dualidade de poderes em que o rei e seus seguidores eram absolutistas, e o parlamento democrtico que tinha como fiis aliados a grande massa social que era formada pelos camponeses, proletrios e esquerdistas, contrrio ao poder monarca absolutista, este foi um momento em que marcou o sc. XVII. Os grandes doutrinadores e cientistas polticos dizem que o sistema parlamentarista no foi um grande projeto de algum sbio, mas sim a revoluo histrica em que a sociedade mudou um sistema de governo.

4. O PARLAMENTARISMO DUALISTA Como vimos anteriormente, havia duas formas de parlamento o clssico e o parlamento monista democrtico dos comuns, a forma que nos deparamos nos dias atuais. A verdadeira obrigao do parlamento era que tivesse por meio de representantes do rei os ministros e primeiro ministro cargo que foi criado no tratado de Berlim em que esse ficava responsvel por obter os votos da maioria no parlamento e tratar os interesses da sociedade diretamente com o rei ou chefe de estado. Neste momento o sistema ganhou forma histrica e revoluo nos pases da Europa, porm ainda o rei tinha grande influencia sobre os ministros do parlamento, o rei tinha o poder de abster ou renunciar a favor ou contra um ministro, desta forma os ministros de certa forma eram sujeitos ao poder do rei, pois sabiam que o rei poderia lhe salvar ou derrubar diante de acusaes severas. Com este poder o rei ainda acabava tendo a grande maioria de votos no parlamento ao seu favor, por ser ele quem dava a carta final, pois neste perodo as acusaes polticas eram respondidas na esfera penal, o que se tornava ainda mais severas as penas aos ministros. No

decorrer do tempo, aproximando do sec. XVIII houve uma grande mudana nas leis e os ministros comearam a responder pelos atos, por responsabilidades polticas puras, onde passou a ficar de forma indireta subordinados ao poder do rei ou chefe de estado e as decises finais do parlamento no pertenciam mais ao rei. A partir desta liberdade, a fora do voto j estava se tornando independente ao parlamento, pois o rei no obtinha total autonomia sobre a carta final aos ministros, o rei e o parlamento tinham somente o voto de deciso. Os parlamentares a favor da sociedade foram alm, e iniciou se a batalha para que os representantes do povo fossem escolhidos pelo povo o que defendia o partido dos comuns democrtico, foi ento que ganhou fora da sociedade ate se tornar uma proposta e que viria a se tornar um projeto democrtico no parlamento. Dando inicio a o contrapeso essencial aos excessos do parlamento e graas dissoluo que se afirma o carter democrtico de nossa instituio. O parlamento democrtico deu inicio no sec. XX, onde por grandes conflitos dos sculos anteriores alcanou o modelo ideal de parlamentarismo, com fora da nao no sculo XX, com a igualdade poltica em que todos podem opinar contra do poder monarca absolutista em que o rei e a alta burguesia aristotlica eram que ditava as leis e as ordens. Com o inicio legitimo de governo e poltica com este modelo contemporneo de parlamentarismo, que se iniciou com a cmara dos comuns no sc. XII e XIV, que se estendeu por longos perodos e serviu de base para a criao do modelo presidencialista.

5. A PASSAGEM PARLAMENTAR NO BRASIL No Brasil o parlamentarismo surgiu na fase final do imprio, ou seja, (1847-1889), por um curto perodo na histria, (Setembro de 1961 a Janeiro de 1963). O parlamentarismo voltou a ser adotado para a pacificao dos conflitos existentes durante a crise poltica, como foi o caso da renncia do presidente Jnio Quadros. Em 1993 no Brasil tivemos um plebiscito nacional, como exemplo, a exigncia da Constituio de 1988, em que os cidados brasileiros dirigiram-se as urnas para escolher a forma de governo, momento este que venceu presidencialismo como forma de governo, que se encontra vigente at os tempos contemporneos.

6. COMO FUNCIONA O SISTEMA PARLAMENTAR I- O sistema pode ser usado em Monarquias ou Repblicas. II- O rei ou presidente (Chefe de Estado), no o chefe do governo, portanto no possui responsabilidade poltica, ou seja, suas funes so restritas.

III- O chefe de governo o premi ou primeiro ministro, na qual indicado pelo chefe de Estado, e escolhido pelos representantes do povo, e continua em seu cargo enquanto possuir a confiana do Parlamento. IV- O poder Executivo exercido pelo gabinete dos ministros, assim os ministros de Estado so indicados pelo premi e so aprovados pelo parlamento. Porm se um sair todos os outros devem sair em tese, pois, suas responsabilidades so solidrias. V- Assim o caso: Alemanha, Frana e Inglaterra. Os trs elementos formadores do Estado so: Populao, Territrio e Governo.

7. PASES QUE ADOTAM O PARLAMENTARISMO Pases parlamentares na atualidade: Canad, Inglaterra, Sucia, Itlia, Alemanha, Portugal, Holanda, Noruega, Finlndia, Islndia, Blgica, Armnia, Espanha, Japo, Austrlia, ndia, Tailndia, Repblica Popular da China, Grcia, Estnia, Egito, Israel, Polnia, srvia, e Turquia. Em muitos pases parlamentaristas, os ministros so vistos como coletivamente responsveis pelas polticas do governo, a depender do pas, o consenso pode ser obrigatrio para as decises no seio do gabinete.

8. CONCEITO DE PRESIDENCIALISMO O Presidencialismo um sistema de representao em que as funes de Chefe de Estado e de Chefe de Governo so unificadas na pessoa do Presidente.

9. ORIGENS DO PRESIDENCIALISMO Esse sistema foi idealizado nos Estados Unidos durante a Conveno da Filadlfia e tomou forma na Constituio Federal de 1787. O pas era formado por treze colnias que conquistaram a independncia em 1776 e em 1781 formaram a Confederao dos Estados Unidos da Amrica do Norte, porm essa forma confederativa no correspondia com o ideal de formao de um todo homogneo e forte, capaz de lutar contra a reao da Inglaterra e garantir o estado de independncia conquistado. Assim os treze Estados se reuniram na chamada Federao. Em relao Monarquia o Presidencialismo, em seu incio, se diferenciava principalmente por substituir os princpios de vitaliciedade e hereditariedade pelos princpios da temporariedade e eletividade.

O Presidencialismo chegou a Amrica Latina na primeira metade do sculo XIX, tendo Constituio Brasileira de 1981 incluindo em seu texto, o presidencialismo como forma de governo do pas, em que o Presidente exercia o Poder (Executivo) como chefe eletivo do estado.

10. CARACTERSTICAS Genericamente o presidencialismo se caracteriza pela separao entre as funes legislativas e executivas. O presidente escolhe livremente seus auxiliares diretos, ministros e secretrios, porm esses no so responsveis pelo Poder Legislativo, no havendo tambm nenhuma sujeio poltica do ministrio ao ramo de representao popular. Assim, o presidencialismo constitui num sistema representativo em que esto presentes alguns aspectos como: A eletividade do Chefe do Poder Executivo. No presidencialismo a soberania duplamente representada por dois rgos independentes. O Poder Executivo unipessoal, o Presidente coordena de forma soberana, com exclusividade, a soma total das funes que a Constituio atribui a esse Poder. O Poder Executivo tem efetiva participao na elaborao das leis: tem direito de iniciativa de projeto de lei; de ordens administrativas, econmico-financeiras, militar. Possui competncia para praticar atos conclusivos e integrativos da lei, tais como promulgao, sano, publicao, alm do poderoso direito de veto. O Presidente, uma vez eleito e empossado passa a governar com autoridade prpria por todo o perodo previsto na Constituio. Todo o governo ser reflexo de sua individualidade. Ele no depende do voto de confiana do Congresso. No presidencialismo h a supremacia da lei constitucional rgida, ou seja, assegura a autonomia do Judicirio, para que afirme o imprio superior do Direito contra os abusos do Legislativo e as violncias do Executivo.

11. MODALIDADES DE PRESIDENCIALISMO Presidencialismo Puro: No admite a comunicao entre os Poderes Executivo e Legislativos do Estado, sendo estes portanto autnomos e independentes. Neste tipo de Presidencialismo os Ministros do Poder Executivo no podem comparecer ao Congresso, assim como os membros do Congresso no podem aceitar funes ministeriais. Presidencialismo Atenuado: Admite o comparecimento dos Ministros do Poder Executivo perante as Casas do Poder Legislativo tanto para obterem informaes quanto para prestarem informaes. o modelo adotado pela Constituio Federal Brasileira de 1988.

Presidencialismo Temperado: Admite a fiscalizao efetiva do Poder Legislativo sobre o Poder Executivo, inclusive com a utilizao do voto de censura. Venezuela e Bolvia adotam essa forma presidencialista. Presidencialismo Ecltico: Os Ministros do Poder Executivo so livremente nomeados pelo Chefe do Poder Executivo so livremente nomeados pelo Chefe deste Poder, mas os atos praticados por tais Ministros se submetem a aprovao do Poder Legislativo.

12. CONCLUSO Esse trabalho buscou os preceitos histricos dos temas Parlamentarismo e Presidencialismo, assim ressaltando a relevante passagem histrica e formas de governo. Citados os poderes do Estado, como Executivo e Legislativo, suas principais caractersticas e requisitos correspondentes, ressaltamos ainda a passagem Parlamentar no Brasil, e o Presidencialismo como forma de governo na qual vigorou no pas. Por este breve estudo notamos que o Parlamentarismo o poder exercido pelo primeiro-ministro, assim responsvel perante o parlamento, que atravs dele governa o pas, j o Presidencialismo como forma de governo adotada no Brasil um sistema onde uma separao entre as funes executivas e legislativas, onde o Presidente da Repblica aps ser eleito por votao pelos cidados, e esse tem o dever de representar o povo com imparcialidade e idoneidade. O presidencialismo diferente do parlamentarismo detm autonomia para escolher livremente os ministros para assim os auxiliarem durante seu mandato, busquei ainda mostrar os atenuantes na qual fizeram o Parlamentarismo perder sua fora e assim vigorar o Presidencialismo no Brasil. O conceito de Poder possui mltiplas definies, assim retirei a idia de que o poder constitui-se basicamente de facilidade ou potncia para se fazer algo, ou seja, o mais forte ou mais astuto impor seu poder perante o mais fraco, na qual possuir liderana e poder para governar uma nao. Deste modo, ressaltamos a importncia do relevante tema, pois ao longo da histria a disputa pelo poder, j se mostrava como uma das maiores conquistas do homem. Por fim, pode-se afirmar para tanto que o Parlamentarismo como o Presidencialismo como formas de governo definem as caractersticas de cada pas, e independentemente de qual seja a forma de governo adotada, ambos buscam a pacificao de conflitos e a igualdade e satisfao da sociedade.

You might also like