You are on page 1of 2

Existncia de generais fantasmas em Angola aumenta revolta de ex-combatentes que j andam descontentes com o governo por outros motivos.

Segundo eles os generais so prximos ou familiares de gente ligada ao poder. Antigos combatentes da provncia angolana da Hula continuam a manifestar o seu descontentamento pela forma como a direo das Foras Armadas Angolanas (FAA) tem promovido algumas figuras, entre empresrios e polticos, ao generalato.os polticos tm memria curta esquecem-se facilmente daquilo que no lhes convm, tudo e todos para eles descartvel quando no lhes serve, falta de polticas concretas de reinsero social, queixam-se da falta de apoio do governo, questionam as vrias promessas falhadas de reinsero social e exigem agora que sejam inseridos na caixa de segurana social das Foras Armadas Angolanas,alegando que foram desmobilizados em 1992 e que at agora continuam sem receber qualquer subsdio.Est mais que na hora do Governo resolver isto para evitar queos ex-militares saiam rua novamente e sem aviso?(Comentrio CAI) O coronel Nunes Manuel, presidente do Frum Independente dos Desmobilizados de Guerra, explica: As promoes so polmicas, porque as pessoas em causa tm se beneficiado por via partidria. Tambm no h uma vontade do governo em aliar-se a pessoas e organizaes que procuram fazer um acordo de denncias e sabemos que determinadas pessoas esto colocadas como generais quando na verdade no o so, afirma. Generais fantasma com salrios reais Na perspetiva do coronel Nunes Manuel essas promoes no tm sentido de existir, e somente acontecem porque a corrupo e a impunidade so a base que garantem a prevalncia dessas situaes. At pela idade os generais no deveriam ocupar o cargo. O general que l est, pertence elite, vai tirando cinco ou seis mil dlares sem ter direito, constata. Para o presidente do Frum dos ex-militares, tambm as lideranas militares cometeram erros na promoo de pessoas que nada tinham a ver com o exrcito: Promoveram parentes, sobrinhos. Mesmo estando este em casa os seus nomes estavam nas folhas de salrio. Mas queremos pedir ao governo que chame a razo as pessoas que esto nessa situao., acusa. Manuel Nunes defende por isso a sua despromoo, embora no publicamente, porque eles no esto no ativo. Mas de acordo com o responsvel do Frum dos Desmobilizados, isso passa pela vontade do prprio partido. Nunes toma as dores dos ex-militares que deviam estar a beneficiar de uma boa renda justamente. Na sua ptica os generais da polmica so fantasmas permitidos. Ex-militares adormeceram com as eleies? Recorde-se que pouco antes das eleies gerais de 31.08 no pas, os ex-militares faziam manifestaes exigindo o pagamento das suas penses atrasadas, aumento das mesmas, e outras regalias. A mais marcante foi a 07.07 quando centenas deles concentraram-se nas imediaes do Ministrio da Defesa. A maioria deles eram antigos militares das Foras Armadas Populares de Libertao de Angola (FAPLA), brao armado do MPLA durante a guerra civil angolana, mas havia tambm ex-militares da UNITA, agora a maior fora da oposio. Mas depois das eleies de 31.08 as suas aes esmoreceram.

Manuel Nunes justifica que tal se deve a uma auto-apreciao da sua atuao e esto tambm a traar estratgias. Por outro lado, o representante dos ex-militares explica que o governo falhou nas comisses de pagamento de subsdios em todo o pas, e que por detrs disso h ainda outros problemas.

Entretanto, os militares, ao que tudo indica, tm ideias para melhorar as suas vidas. O responsvel do Frum: O governo deve aceitar que de cada ex-militar seja ensinado a conceber um programa de negcios e cada um ser responsvel por si, diz. Mas caso esta e outras exigncias dos ex-militares no forem respondidas satisfatoriamente, estes tem j previsto um momento para reagir, como garante Manuel Nunes: A nossa postura ofensiva de exigncia, segundo as nossas apreciaes, s vai acontecer no prximo ano.

O titular da pasta da Defesa Nacional, que falava aos efectivos militares que vivem no Centro de Deficientes Fsicos Militares da Funda, garantiu que o Executivo angolano "sabiamente orientado pelo Comandante-em-Chefe das Foras Armadas Angolanas, Jos Eduardo dos Santos, est atento situao dos deficientes, e tudo far para se inverter o quadro". Como todos sabemos, disse, o conflito armado gerou situaes que levaram muitos angolanos a viver em condies sociais particularmente difceis, como o caso dos militares que vivem neste Centro. Entretanto, o titular da pasta da Defesa Nacional garantiu que a solidariedade institucional e a assistncia social vo continuar a ser uma das prioridades do Executivo, que est consciente e sensibilizado em atender as inmeras preocupaes dos angolanos que, por diversas razes, no podem resolver por, si s, os problemas que os afectam. Segundo o ministro, o Executivo vai redobrar esforos no sentido de continuar a desencadear projectos e aces que viabilizem o acesso aos servios sociais bsicos, tais como sade, educao, gua potvel e energia. O General Cndido Van-Dnem garantiu ainda que o Ministrio da Defesa Nacional e as Foras Armadas Angolanas tudo esto a fazer para garantir aos militares deficientes uma reintegrao condigna na sociedade civil logo que tal seja possvel, conscientes de que o cidado que tudo de si deu ptria, merece um emprego condigno ou seja, a medida das suas aptides, pois, em nada se diferem dos outros cidados nacionais. Com emprego e condies sociais garantidos, disse o ministro Cndido Van-Dnem, os militares deficientes continuaro certamente a merecer o carinho e o respeito dos angolanos.

Na sua deslocao Funda, o ministro Cndido Van-Dnem fez-se acompanhar do director nacional adjunto da Caixa de Segurana Social das FAA, general Massano Jnior, altas patentes das FAA e da Polcia Nacional. O ministro da Defesa Nacional aproveitou a sua visita para entregar ao referido Centro duas carrinhas e um caminho cisterna, para ajudar a minimizar os problemas de gua.

You might also like