You are on page 1of 4

QUESTIONRIO PARA ESTUDOS O objetivo deste questionrio auxiliar nos estudos para a nossa avaliao individual.

. Leia as questes e escolha a letra que melhor responda a cada uma, algumas questes podem ter mais de uma resposta correta: 1) Os sarcmeros so divididos entre si por: a. linhas Z. X b. bandas A. c. bandas I. d. zonas H. 2) As fibras musculares contraem encurtando: a. as miofibrilas. b. a distncia entre as linhas Z. c. as bandas A. d. as alternativas a e b so corretas. X 3) A energia para a contrao muscular oriunda: a. da liberao de acetilcolina. b. do deslizamento da actina sobre a molcula de miosina. c. da degradao da ATP pela miosina ATPase. X d. nenhuma das alternativas. 4) As fibras tipo IIb possuem: a. um grande nmero de mitocndrias. b. uma capacidade limitada de metabolismo aerbico. X c. uma capacidade glicoltica limitada. d. nenhuma das alternativas. 5) O dbito cardaco pode ser aumentado com o aumento: a. da frequncia cardaca. b. do volume de ejeo. c. do segmento ST do ECG. d. as alternativas a e b so corretas. X 6) A liberao de oxignio ao msculo esqueltico em exerccio aumenta em decorrncia da: a. diminuio do dbito cardaco, b. redistribuio do fluxo sanguneo a rgos inativos. c. diminuio da presso arterial. d. nenhuma das alternativas. X 7) O volume de ejeo no aumenta alm de uma carga de cerca de ______ do VO2 mx. a. 60% b. 40% X c. 20% d. 80% 8) medida que o exerccio progride, a vasodilatao mantida: a. pela autorregulao intrnseca. X b. pelo centro de controle cardiovascular.

c. pela temperatura corporal. d. nenhuma das alternativas. 9) A ventilao aumenta como uma funo linear da captao do O2 at um ponto conhecido como: a. ponto de inflexo da PCO. b. ponto de inflexo do estado estvel. c. limiar ventilatrio. X d. as alternativas b e c so corretas. 10) A hipoxemia induzida pelo exerccio resultante: a. do desvio da curva de dissociao da oxiemoglobina. b. da diminuio do VO2 mx. c. da depresso dos receptores de O2 e de CO2. d. do desequilbrio na razo Ventilao-Perfuso. X 11) O estmulo inicial para os msculos respiratrios aumentarem a ventilao durante o exerccio submximo oriundo de neurnios localizados: a. no bulbo. X b. nos centros cerebrais superiores. c. na medula adrenal. d. no crtex cerebral. 12) Explique o que um estado de ligao fraca e um estado de ligao forte no interior do sarcmero, a sequncia de eventos que provocam este estado de ligao forte e como ocorre o retorno ao estado de ligao fraca. R.: Estado de ligao fraca quando as pontes de miosina tem uma ligao fraca com os filamentos de actina, isso se deve pelo bloqueio que tropomiosina exerce para que no haja uma ligao forte. Estado ligao forte acontece quando as pontes cruzadas de miosina se ligam actina de maneira mais forte, gerando uma contrao muscular. A ligao forte ocorre quando o potencial de ao atinge o retculo sarcoplasmtico, o clcio liberado e se difunde no msculo para se unir a troponina. O retorno acontece com a ligao de uma nova ATP s pontes cruzadas da miosina, rompendo o estado de ligao forte da ponte cruzada da miosina ligada actina e acarreta um estado de ligao fraca. 13) Quais so as duas principais caractersticas bioqumicas do msculo e as suas influncias sobre a funo muscular? R.: Capacidade oxidativa e tipo de isoforma da ATPase. Na primeira, Coletivamente, a importncia dessas caractersticas bioqumicas que uma fibra muscular com alta concentrao de mioglobina aliada a um n elevado de mitocndrias e capilares possuir alta capacidade aerbica e, portanto, ser resistente fadiga; Na segunda , a velocidade com que elas degradam a ATP 14) Quais as diferenas entre as fibras do tipo I, IIa e IIb? R.: As fibras Tipo I (tambm denominadas oxidativas lentas ou fibras de contrao lenta) contm muitas enzimas oxidativas (isto , um grande volume de mitocndrias) e so envolvidas por mais capilares do que qualquer outro tipo de fibra. Alm disso, tm concentraes de mioglobina mais elevadas do que as fibras rpidas. As fibras Tipo IIb (algumas vezes chamadas fibras de contrao rpida ou fibras glicolticas rpidas) apresentam um n relativamente pequeno de mitocndrias, capacidade limitada de metabolismo aerbico e so menos resistentes fadiga do que as fibras lentas. No entanto, so ricas em enzimas glicolticas, as quais lhes provem uma grande capacidade anaerbica. Tipo IIa (tambm denominada fibra intermediria ou fibra glicoltica oxidativa rpida). Essas fibras

possuem caractersticas bioqumicas e de fadiga que se encontram entre as das fibras Tipo IIb e Tipo I. Por isso, conceitualmente, podem ser vistas como uma mistura das caractersticas das outras duas. No entanto, as fibras Tipo IIa so extremamente adaptveis. 15) Quais os trs fatores principais que regulam a quantidade de fora exercida durante a contrao muscular? R.: A quantidade e os tipos de unidade motora recrutada, O comprimento inicial do msculo no momento da contrao e A natureza da estimulao nervosa das unidades motoras. 16) Quais so os receptores musculares e as funes que os mesmos exercem? R.: Os quimiorreceptores, os fusos musculares e os rgo tendinosos de Golgi. Os quimiorreceptores so terminaes nervosas livres especializadas que enviam informaes ao sistema nervoso central em resposta s alteraes do pH muscular, s concentraes do potssio extracelular e s alteraes das tenses de O2e de CO2. Eles podem ter um papel na regulao cardiopulmonar durante o exerccio e sero discutidos posteriormente. Fuso Muscular: como foi dito, o fuso muscular funciona como um detector do comprimento. Os fusos musculares so encontrados em grande quantidade na maioria dos msculos locomotores humanos. Os rgos tendinosos de Golgi fornecem uma retroalimentao ao sistema nervoso central sobre a tenso desenvolvida pelo msculo, enquanto o fuso muscular fornece informaes sensoriais sobre o comprimento relativo do msculo. 17) Compare as respostas da frequncia cardaca e da presso arterial no trabalho de brao e de perna com a mesma captao de oxignio. Que fatores explicam as diferenas observadas? R.: Num determinado nvel de consumo de oxignio, tanto a frequncia cardaca quanto a presso arterial so mais elevadas durante o trabalho de brao em comparao com o trabalho de perna. A explicao para a frequncia cardaca mais elevada parece estar ligada a um maior fluxo simptico ao corao durante o trabalho de brao em comparao com o exerccio de perna. O exerccio isomtrico tambm aumenta a frequncia cardaca alm do valor esperado baseado no consumo relativo de oxignio. O aumento grande da presso arterial do trabalho de brao se deve vasoconstrico nos grupos musculares inativos. Por exemplo, quanto maior for o grupo muscular (por exemplo, das pernas) envolvido na realizao do exerccio, maior a quantidade de vasos de resistncia (arterolas) dilatados. Conseqentemente, essa menor resistncia perifrica se reflete numa menor presso arterial (dbito cardaco x resistncia = presso).

18) Quais alteraes cardiovasculares ocorrem na transio do repouso ao exerccio e como as mesmas se comportam com a manuteno de um trabalho constante e abaixo do limiar de lactato? R.: Imediatamente aps o incio do exerccio ocorre um rpido aumento da freqncia cardaca, do volume de ejeo e conseqentemente do dbito cardaco. Com a manuteno de uma taxa de trabalho constante e abaixo do limiar de lactato, a freqncia cardaca, o volume de ejeo e o dbito cardaco iro atingir um patamar em dois ou trs minutos, permanecendo estveis at o final do exerccio.

19) Discuta se os pulmes podem ou no limitar a performance. R.: Intensidade baixa a moderada de exerccio: Sistema pulmonar no parece ser uma limitao. Exerccio mximo: No parece ser uma limitao para indivduos saudveis ao nvel do mar; Pode ser limitante em atletas de elite; Atuais evidncias de que pode ocorrer uma fadiga no msculo respiratrio durante altas intensidades de exerccio. 20) Cite as adaptaes respiratrias causadas pelo treino aerbico. R.: O sistema respiratrio normalmente no limita o rendimento porque a ventilao pode aumentar em maior grau que o sistema cardiovascular; Pequeno aumento na Capacidade vital; Pequena diminuio do Volume Residual; Aumento do volume corrente durante exerccio mximo; Diminuio da freqncia respiratria e leve reduo da ventilao pulmonar em repouso e exerccio submximo; Aumento da freqncia respiratria e ventilao pulmonar durante exerccio mximo.

You might also like