You are on page 1of 97

Maria Encarnao Beltro Sposito

Capitalismo e Urbanizao

Esta obra foi digitalizada pelo grupo Digital Source para proporcionar, de maneira totalmente gratuita, o benefcio de sua leitura queles que no podem compr-la ou queles que necessitam de meios eletrnicos para ler. Dessa forma, a venda deste e-book ou at mesmo a sua troca por qualquer contraprestao totalmente condenvel em qualquer circunstncia. A generosidade e a humildade a marca da distribuio, portanto distribua este livro livremente. Aps sua leitura considere seriamente a possibilidade de adquirir o original, pois assim voc estar incentivando o autor e a publicao de novas obras.

http://groups.google.com.br/group/digitalsource http://groups.google.com/group/viciados-em-livros1

Sumrio
A autora no Contesto ............................................................................ 9 1. 2. 3. 4. A Urbanizao Pr-Capitalista ........................................................... 11 A Urbanizao Sob o Capitalismo ...................................................... 30 Industrializao e Urbanizao.......................................................... 42 Urbanizao e Capitalismo Monopolista ........................................... 61

Sugestes de Leitura ............................................................................. 76 O Leitor no Contexto ............................................................................. 78

A AUTORA NO CONTEXTO
Maria Encarnao Beltro Sposito nasceu em So Paulo, formou-se em Geografia pela UNESP (Presidente Prudente), concluiu doutorado na USP e ps-doutorado na Sorbonne. Trabalhou como professora de 1 e 2 graus em escolas de periferia de So Paulo, experincia que lhe valeu muito amadurecimento. Casada e me de Caio e talo, arrola como fontes de lazer fuar histrias de famlia e fotografias antigas, receber muitas visitas e cozinhar. f de Caetano Veloso e leitora apaixonada de Fernando Pessoa. A seguir, Maria Encarnao responde a trs perguntas: 1. Qual a importncia do estudo histrico das cidades para a Geografia?
R. Parece-me fundamental recuperar a Histria no apenas para a reflexo sobre o urbano, mas para se fazer uma Geografia para alm da paisagem, para alm do que os nossos sentidos podem perceber. O corte no tempo, sem a recuperao histrica, conduz ao estudo de um espao esttico, de uma cidade apenas formal. preciso considerar todas as determinantes econmicas, sociais, polticas e culturais, que no correr do tempo, constroem, transformam e reconstroem a cidade, se queremos entend-la na dinmica de um espao que est em constante estruturao, respondendo e ao mesmo tempo dando sustentao s transformaes engendradas pelo fluir das relaes sociais.

2. Qual o significado da industrializao para a urbanizao?


R. A industrializao d o "tom" da urbanizao contempornea. Embora historicamente tenha resultado dos avanos tcnicos necessrios ao desenvolvimento do capitalismo, a industrializao marca predominantemente as relaes entre a sociedade e a natureza e a forma dominante de produo at mesmo nos pases socialistas. A cidade o territrio-suporte para a atividade industrial, por se constituir num espao de concentrao e por reunir as condies necessrias a esta forma de produo. Contudo, o desenvolvimento da urbanizao no apenas condio para o desenvolvimento industrial, mas tambm este mudou o carter da cidade, ao lhe dar, de forma definitiva, um trao produtivo e transform-la no "centro" de gesto e controle da economia capitalista, subordinando at mesmo a produo agrcola que se d no campo.

3. Qual a relao entre o crescimento das cidades dos pases subdesenvolvidos com a industrializao?
R. H relao entre estes dois processos, embora no haja correspondncia em seus ritmos e no se possa dizer que o primeiro decorra do segundo. De fato, os pases ditos subdesenvolvidos passam, ainda que em nveis diferentes, por processos de industrializao, que do sustentao ao prprio desenvolvimento do capitalismo monopolista. O que no se pode afirmar que esta industrializao responda pelos ritmos acentuados de urbanizao dos pases "subdesenvolvidos", sobretudo depois da Segunda Guerra Mundial. A nossa urbanizao resulta das formas tomadas pelo desenvolvimento do capitalismo, que se traduz na articulao das relaes econmicas, sociais e polticas existentes entre os pases "desenvolvidos" e "subdesenvolvidos". Poderamos dizer, em outras palavras, que a nossa urbanizao resulta do processo de transnacionalizao da indstria ocidental (a do "centro"), abarcando os espaos perifricos e desorganizando e/ou se apropriando das formas de produo tradicionais destes pases.

1 A URBANIZACO PR-CAPITALISTA

A urbanizao como processo, e a cidade, forma concretizada deste processo, marcam to profundamente a civilizao contempornea, que muitas vezes difcil pensar que em algum perodo da Histria as cidades no existiram, ou tiveram um papel insignificante. Entender a cidade de hoje, apreender quais processos do conformao complexidade de sua organizao e explicam a extenso da urbanizao neste sculo, exige uma volta s suas origens e a tentativa de reconstruir, ainda que de forma sinttica, a sua trajetria. Dessa forma, entendemos que o espao histria e nesta perspectiva, a cidade de hoje, o resultado cumulativo de todas as outras cidades de antes, transformadas, destrudas, reconstrudas, enfim produzidas pelas transformaes sociais ocorridas atravs dos tempos, engendradas pelas relaes que promovem estas transformaes. Lewis Mumford em seu livro A cidade na Histria chama ateno para esta necessidade de se voltar ao passado, ao ressaltar o seguinte:
"Se quisermos identificar a cidade, devemos seguir a trilha para trs, partindo das mais completas estruturas e funes urbanas conhecidas, para os seus componentes originrios, por mais remotos que se apresentem no tempo, no espao e na cultura..."

Se as cidades nem sempre tiveram o tamanho e a importncia que tm hoje, se os primeiros aglomerados humanos nem sequer podem ser considerados urbanos, e se em algum perodo da Histria os homens nem sequer viviam aglomerados ou

tinham moradia fixa, como tero surgido as cidades? [pg. 11]

ANTES DAS CIDADES...


O perodo paleoltico marcado pela no fixao do homem, pelo nomadismo enfim. Contudo, as suas primeiras manifestaes de interesse em se relacionar com algum lugar so deste perodo, e podemos reconhec-las por dois fatos. Primeiro, pela respeitosa ateno que o homem paleoltico dispensava a seus mortos, preocupando-se com que eles tivessem um lugar, uma "moradia", apesar do carter itinerante e inquieto dos vivos. Mumford chama ateno para este aspecto, ao dizer que:
" os mortos foram os primeiros a ter uma moradia permanente: uma caverna, uma cova assinalada por um monte de pedras, um tmulo coletivo. (...) A cidade dos mortos antecede a cidade dos vivos".

este mesmo autor quem aponta o segundo fato: a relao do homem paleoltico com a caverna, embora no se constitusse uma moradia fixa para ele, era um abrigo e tinha um significado muito grande. Era o lugar de segurana, para onde ia quando estava com fome, para o acasalamento, ou para a guarda de seus instrumentos. Mais do que isso, a caverna foi o primeiro lugar onde praticavam seus rituais e suas artes, impulsos estes que depois tambm sero motivo de fixao nas cidades. A partir destes fatos, podemos entender que j durante o paleoltico a primeira "semente" para o surgimento das cidades havia sido lanada, pois os homens, embora no tivessem ainda moradia fixa, j se relacionavam com um lugar, um ponto do espao que era ao mesmo tempo de encontro e de prtica cerimonial. Se a "semente" fora lanada durante o paleoltico, efetivamente no perodo seguinte, mesoltico, que se realiza a primeira condio necessria para o surgimento

das cidades: a existncia de um melhor suprimento de alimentos atravs da domesticao dos animais, e da prtica de se reproduzirem os vegetais comestveis por meio de mudas. Isto se deu h cerca de 15 mil anos e todo esse processo foi muito lento, porque somente trs ou quatro mil anos mais tarde essas prticas se sistematizaram, atravs do plantio e da domesticao de outras plantas com sementes, e da criao de animais em rebanhos. Segundo Mumford essa revoluo agrcola no poderia ter ocorrido sem a domesticao do prprio homem, que passou a ter que se ocupar permanentemente de uma rea, e acompanhar todo o ciclo de desenvolvimento natural de animais e produtos agrcolas. Um aspecto muito interessante foi o das mudanas culturais que precederam e [pg. 12] acompanharam o incio do processo de fixao do homem ao lugar. Ele destaca:
"Aquilo a que chamamos revoluo agrcola foi, muito possivelmente, antecedido por uma revoluo sexual, mudana que deu predomnio no ao macho caador, gil, de ps velozes, pronto a matar, impiedoso por necessidade vocacional, porm, fmea, mais passiva, presa aos filhos, reduzida nos seus movimentos ao ritmo de uma criana, guardando e alimentando toda sorte de rebentos, inclusive, ocasionalmente, pequenos mamferos lactantes, se a me destes morria, plantando sementes e vigiando as mudas, talvez primeiro num rito de fertilidade, antes que o crescimento e multiplicao das sementes sugerisse uma nova possibilidade de se aumentar a safra de alimentos. (...) Com a grande ampliao dos suprimentos alimentares, que resultou da domesticao cumulativa de plantas e animais, ficou determinado o lugar central da mulher na nova economia. (...) A casa e a aldeia, e com o tempo a prpria cidade, so obras da mulher".

O neoltico foi, assim, marcado pela vida estvel das aldeias, que se caracterizava por proporcionar condies melhores se comparadas s da vida itinerante de antes , para a fecundidade (a fixao permitiu mais tempo e energia para a sexualidade), a nutrio (a alimentao no dependia mais exclusivamente das atividades predatrias, mas estava garantida pela agricultura e criao) e a proteo (dando ento segurana ao sustento e reproduo da vida).. Na sua configurao, a aldeia j possua muitas das caractersticas que depois

iriam marcar as cidades, pois no o tamanho do aglomerado ou o nmero de casas que permite distinguir a cidade da aldeia. Estruturalmente, a aldeia tem um nvel de complexidade ainda elementar, uma vez que nela no h quase diviso de trabalho, a no ser entre o trabalho feminino e masculino, ou determinado pelas possibilidades e limites da idade e da fora. A aldeia , apenas, um aglomerado de agricultores. Paul Singer em Economia Poltica da Urbanizao destaca que: "Uma comunidade de agricultores, por mais densamente aglomerados que vivam seus habitantes e por maior que ela seja (de fato, ela no pode ser muito grande, devido ao carter extensivo das atividades primrias) no pode ser considerada uma cidade". Queremos destacar, pois, que no neoltico j havia se realizado a primeira condio para o surgimento das cidades, qual seja a fixao do homem terra atravs do desenvolvimento da agricultura e da criao de animais, mas faltava a concretizao da segunda condio, que uma organizao social mais complexa. [pg. 13]

PARA EXISTIREM AS CIDADES...

Pelo que j tratamos at aqui, sabemos que a cidade mais que o aglomerado humano que se formou historicamente num ponto do territrio, cuja razo de ser era o desenvolvimento da agricultura. Mas, sabemos tambm, que o sedentarismo e o prprio desenvolvimento da agricultura, traos da aldeia, so pr-condies indispensveis, mas no suficientes, para as origens das cidades. O que mais foi necessrio acontecer para que as cidades existissem? A aldeia, enquanto aglomerado humano, precede a cidade e no pode ser considerada como urbana, porque a sua existncia est relacionada diretamente com

o que se entende hoje como atividades primrias (agricultura e criao), atividades estas que pela sua prpria natureza exigem territrios extensivos. Ora, se estamos identificando a aldeia, enquanto aglomerado, com as atividades do campo, estamos, por outro lado, contrapondo a cidade ao campo, admitindo a diferenciao urbano x rural. E tambm a necessidade de "acontecer" o urbano, para que esta diferenciao ecolgica aparea. O que h por trs desta diferenciao? Embutida na origem da cidade h uma outra diferenciao, a social: ela exige uma complexidade de organizao social s possvel com a diviso do trabalho. Isto ocorreu da seguinte maneira: em primeiro lugar, o desenvolvimento na seleo de sementes e no cultivo agrcola foi, com o correr do tempo, permitindo que o agricultor produzisse mais que o necessrio para sua manuteno. Comeou a haver um excedente alimentar. Isto permitiu a alguns homens livrarem-se das atividades primrias que garantiam a subsistncia, passando a se dedicar a outras atividades. A produo do excedente alimentar , portanto, condio necessria embora no seja a nica para que efetivamente se d uma diviso social do trabalho, que por sua vez abre a possibilidade de se originarem cidades. Singer quem levanta esta questo, e acrescenta uma segunda condio necessria para a constituio da cidade:
" preciso ainda que se criem instituies sociais, uma relao de dominao e de explorao enfim, que assegure a transferncia do mais-produto do campo cidade. Isto significa que a existncia da cidade pressupe uma participao diferenciada dos homens no processo de produo e de distribuio, ou seja, uma sociedade de classes. Pois, de outro modo, a transferncia de mais produto no seria possvel. Uma sociedade igualitria, em que todos participam do mesmo modo na produo e na

[pg. 14]
apropriao do produto, pode, na verdade, produzir um excedente, mas no haveria como fazer com que uma parte da sociedade apenas se dedicasse sua produo, para que outra parte dele se apropriasse".

Assim, podemos dizer que a diferenciao ecolgica rural x urbano, nada mais

do que a manifestao clara da diviso social do trabalho que se confunde com essa diferenciao, embora a anteceda no tempo. Vamos ver como historicamente isto se deu... A aldeia era um aglomerado de pessoas que viviam da agricultura e da criao de animais, com uma participao igualitria dos homens no processo produtivo. No havia diviso do trabalho que no fosse dada pela idade ou pelos limites da fora. Em suma todos se dedicavam s atividades primrias, e a mulher teve um papel importante neste processo de fixao dos grupos humanos. Ocorre que este processo de aglomerao no se deu simultaneamente em todos os lugares: havia aldees e no aldees. Neste contexto, dentro dos grupos homogneos e auto-suficientes de aldees, uma figura passou a se destacar pela sua condio, pelo menos em tese, de exercer proteo para a aldeia, contra o possvel ataque de grupos nmades (e no aldees), ou de animais ferozes. Era o caador, cujo papel havia sido limitado demasiadamente com a fixao dos grupos, com o desenvolvimento da agricultura e da criao de animais. Aquele "personagem" que havia perdido o seu papel com a formao das aldeias, voltou a ter importncia quando passou a desempenhar a funo de protetor desta aldeia. Isto quer dizer que com o correr do tempo a diferenciao do trabalho foi se delineando. Alguns homens na aldeia, os fortes caadores, ficaram desobrigados de desenvolver atividades de produo alimentar, em troca da proteo que ofereciam aos habitantes. Mumford afirma:
"Com efeito, o caador desempenhou um papel til na economia neoltica. Com o seu domnio das armas, com as suas habilidades na caa, protegeria a aldeia contra seus inimigos mais srios, provavelmente os nicos: o leo, o tigre, o lobo, o aligtor. (...) No decorrer dos sculos, a segurana pode ter feito do aldeo um homem passivo e tmido. (...) Os aldees acuados submetiam-se, no fosse o protetor mostrar dentes mais feios que os animais contra os quais oferecia proteo. Essa evoluo natural de caador, tornando-se chefe poltico, provavelmente abriu caminho para sua ulterior

subida ao poder". [pg. 15]

Esta transformao histrica do caador em chefe poltico e depois em rei ter ocorrido, segundo a documentao, pelo menos no Egito e Mesopotmia. curioso destacar que o prprio smbolo da autoridade real o cetro , nada mais do que a maa, a arma que substituiu o arco e a flecha, e era utilizada pelos caadores para matar ou aleijar homens. Desta maneira, podemos dizer que o elemento superado da economia anterior, que tinha sido o caador, tornou-se figura importante na comunidade agrcola, e passou a desempenhar uma tarefa maior, a de governar os aldees. Por isso Mumford afirma que: "a cidade, pois, se interpreto suas origens corretamente, foi o principal fruto da unio entre a cultura neoltica e uma cultura paleoltica mais arcaica". Esta unio manifestou-se tambm na origem das cidades, numa volta ao papel preponderante do macho, atravs da exaltao da fora do caador. A mulher, que tinha sido uma figura fundamental na aldeia neoltica, pelo seu papel no desenvolvimento da atividade agrcola, volta condio secundria. A relao de dominao criada entre aldees e caador-chefe poltico-rei, criou condies para uma relao de explorao. Os tributos to caractersticos da vida urbana provavelmente originaram-se no respeito ao "caador" traduzidos nas oferendas ao rei. As oferendas, e depois o pagamento sistematizado de tributos, nada mais eram do que a realizao concreta da transferncia do excedente agrcola, do mais-produto, revelando a referida participao diferenciada dos homens no processo de produo, distribuiro e apropriao da riqueza. Ai se originou a sociedade de classes, e se concretizou a ltima condio necessria e indispensvel prpria origem da cidade. claro que a existncia do caador-chefe poltico-rei apenas o incio deste

processo de constituio da sociedade de classes. Concretamente, esta sociedade diferenciada constituiu-se historicamente, quando arteses especializados e outros trabalhadores no agrcolas se concentraram num mesmo territrio. Dentro de uma organizao social emergente, eles se dedicaram ao trabalho em larga escala a construo de muralhas ou sistemas da irrigao por exemplo comandados pela prpria elite governante, a qual era a prpria projeo do caador, menos protetor fsico da comunidade, e mais chefe, muito mais rei, lder poltico e religioso ao mesmo tempo. H controvrsias sobre a prpria origem dessa estrutura de classes: ela tanto poderia ter surgido a partir da diferenciao interna da comunidade, que estava se constituindo em urbana, quanto da dominao do urbano sobre o no urbano. Ou seja, possvel que a constituio da realeza, a partir da transferncia do excedente agrcola, de [pg. 16] mais-produto, tenha se dado tanto em troca da proteo que o rei dava aos moradores desta aldeia transmudando-se em cidade , como pela dominao deste rei sobre outras aldeias ou trabalhadores agrcolas "interessados" tambm na proteo militar-divina do rei. Esta questo importante de ser destacada, porque demonstra que embora muitas cidades tivessem surgido ao redor do mercado, no se pode dizer que tossem ento cidades comerciais. O mercado era apenas o stio no qual se localizava a cidade. Sua origem era poltica e religiosa. Mumford ressalta:
"O que eu sugeriria que o mais importante agente na efetivao da mudana de uma descentralizada economia de aldeia para uma economia urbana altamente organizada foi o rei, ou melhor, a instituio da Realeza. A industrializao e comercializao, que agora associamos ao crescimento urbano, foram, durante sculos, fenmenos subordinados, cujo surgimento se deu provavelmente ainda mais tarde: a prpria palavra mercador no aparece nos documentos escritos da Mesopotmia, at o segundo milnio quando designa o agente de um templo com o privilgio de comerciar no exterior. (...) Na imploso urbana, o rei se coloca no centro: ele o m polarizador que atrai para o

corao da cidade e coloca sob controle do palcio e do templo todas as novas foras de civilizao. Algumas vezes, o rei fundava novas cidades; algumas vezes, transformava antigas cidades do campo que tinham estado em construo por muito tempo, colocando-as sob a autoridade de seus governadores: em ambos os casos, seu domnio representava uma mudana decisiva em sua forma e contedo".

O que podemos destacar que ao contrrio do que se poderia supor numa primeira anlise, que pressupe que a cidade surgiu em volta do mercado, que sua origem no est explicada essencialmente pelo econmico, mas sim pelo social e pelo poltico. Ou seja, a cidade na sua origem no por excelncia o lugar de produo, mas o da dominao. Esta questo bem colocada por Singer:
"A constituio da cidade ao mesmo tempo uma inovao na tcnica de dominao e na organizao da produo. Ambos os aspectos do fato urbano so analiticamente separveis mas, na realidade, soem ser intrinsecamente interligados. A cidade, antes de mais nada, concentra gente num ponto do espao. Parte desta gente constituda por soldados, que representam pondervel potncia militar face populao rural esparsamente distribuda pelo territrio. Alm de poder reunir maior nmero de combatentes, a cidade aumenta sua eficincia profissionalizando-os. Deste modo, a cidade proporciona classe dominante a possibilidade de ampliar territorialmente seu domnio, at encontrar pela frente um poder [pg. 17] armado equivalente, isto , a esfera de dominao de outra cidade. Assim, a cidade o modo de organizao espacial que permite classe dominante maximizar a transformao do excedente alimentar, no diretamente consumido por ele, em poder militar e este em dominao poltica".

As colocaes anteriores, j nos remetem a uma discusso mais ampla, aumentando o mbito da anlise, saindo da discusso em torno da origem do urbano, e passando para as primeiras cidades, enquanto formas concretas, reflexo das relaes sociais estabelecidas num tempo histrico, que se conhece como Antiguidade.

AS CIDADES NA ANTIGUIDADE
H dificuldades de se precisar o momento da origem das primeiras cidades. Contudo, os autores so unnimes em apontar que ter sido provavelmente perto de 3500 a.C, seu aparecimento na Mesopotmia (rea compreendida pelos rios Tigre e

Eufrates), tendo surgido posteriormente no vale do rio Nilo (3100 a.C), no vale do rio Indo (2500 a.C.) e no rio Amarelo (1550 a.C). As discusses que fizemos nas pginas anteriores acerca da origem do urbano, mostraram-nos que a sua explicao est no social e no poltico. Ao observarmos, concretamente, sua proximidade com os rios, podemos nos perguntar que razes explicariam esta coincidncia histrica. Levantamos aqui, uma explicao de ordem "geogrfica", natural. Essas cidades surgiram em regies com predomnio de climas semi-ridos, da a necessidade de se fixarem perto dos rios, repartir a gua, repartir os escassos pastos, e proceder ao aproveitamento das plancies inundveis, ricas de hmus e propcias ao desenvolvimento da agricultura. Assim, embora fossem resultado do social e do poltico enquanto processo, as primeiras cidades tiveram suas localizaes determinadas pelas condies naturais, de um momento histrico, em que o desenvolvimento tcnico da humanidade ainda no permitia a superao destas imposies. As mais antigas cidades tinham em comum, alm da localizao nos vales de grandes rios, uma organizao dominante, de carter teocrtico (o lder era rei e chefe espiritual), e um trao na sua estruturao interna do espao: a elite sempre morava no centro. Isto servia tanto para facilitar o intercmbio das idias (que permitiam o exerccio da [pg. 18] dominao sobre as outras classes sociais), como para elas ficarem menos expostas aos ataques externos, como destaca Gideon Sjoberg em seu texto Origem e evoluo das cidades. O aumento da importncia das cidades da Mesopotmia comeou a partir de 2500 a.C, quando estas cidades comearam a formar Estados independentes. Ur ter atingido provavelmente os cinqenta mil habitantes e a Babilnia, os oitenta mil.

A Mesopotmia foi, ento, o centro da difuso do fato urbano para o Egito Antigo (Mnfis e Tebas), vale do rio Indo (Mohenjo-Daro), Mediterrneo Oriental e interior da China (Pequim e Hang-Chu). Contudo, no continente americano, portanto independente da urbanizao que se desencadeou a partir da Mesopotmia, surgiram cidades, perto de 500 a.C, as quais atingiram o seu apogeu no primeiro milnio d.C, e foram tambm timos exemplos de que o processo de diviso do trabalho, que se traduziu na constituio de uma estrutura de classes, criou as condies necessrias origem urbana. Os maias e os astecas tiveram grandes comunidades urbanas. Tical, cidade maia na Guatemala, teve trs mil construes; Dzibulchaltun, cidade maia em lucato, teve mais de 1500 construes, e Teotihuacn (atualmente cidade do Mxico) chegou a ter cem mil habitantes. Mesmo na Amrica Andina, os incas viveram em habitat concentrado, que podemos considerar como urbano, dada a grande diviso do trabalho que havia a. Alguns autores, no entanto, no consideram estas aglomeraes como urbanas, pelo fato de no possurem escrita, elemento por eles considerado fundamental para existir a cidade. Para que o leitor possa ter uma idia de como eram estas cidades, vamos descrev-las, com base nas informaes dadas por Leonardo Benevolo em Histria da cidade, destacando os principais traos da vida urbana na Mesopotmia. A figura 1 contm a planta do ncleo interno da Babilnia, capital de Hamurabi, uma cidade planejada por volta de 2000 a.C, que um bom exemplo do nvel de complexidade estrutural e funcional que os centros urbanos atingiram na Antiguidade, mesmo antes da formao dos grandes imprios. J ressaltamos que o papel poltico religioso desempenhado por estas cidades era grande. Os governantes tinham um papel preponderante, pois controlavam o excedente produzido no campo, uma vez que eram eles que recebiam o rendimento

obtido na produo das terras comuns. Administravam assim a riqueza e acumulavam provises alimentares para toda a populao. Alm disto, cabia elite dominante a funo de organizar a fabricao e a importao de utenslios de pedra ou de metal para a guerra e registrar as informaes e os nmeros que dirigiam a vida da comunidade. [pg. 19]

As cidades de ento tinham na sua estrutura as marcas desta organizao poltica, social e econmica. Eram construdos canais para distribuir gua em terras semi-ridas e para permitir o transporte de produtos e matrias-primas a reas um pouco mais

distantes. As cidades eram cercadas por muros e algumas tinham fossos, o que individualizava de forma clara o espao urbano, e facilitava a tarefa dos governantes de defender seus governados de um ataque inimigo. As formas predominantes eram de ruas e muros traados retilineamente, formando entre si, ngulos retos. O nosso exemplo Babilnia era formado por um retngulo de 2500 m por 1500 m. A rea da cidade j era dividida em propriedades individuais, em contraposio ao campo onde as terras eram administradas em comum. A parte mais interna era reservada aos reis e sacerdotes (poder poltico e religioso), e a estavam localizados os templos dos deuses, que eram construes grandes e elevadas, geralmente tendendo a [pg. 20] formas piramidais e cercadas por jardins (todo mundo j ouviu falar dos jardins suspensos da Babilnia). O campo administrado em comum era dividido em posses, cada uma delas sob o "controle" de uma divindade, que dava sustento a um templo na cidade. Em cada um dos templos havia um santurio, uma torre-observatrio, armazns e lojas onde viviam e trabalhavam diversas categorias de especialistas, como padeiros, fiandeiras, tecels, ferreiros, escribas e sacerdotes. Todos estes especialistas eram auxiliados em seus trabalhos por escravos. As partes mais externas da cidade eram abertas a todos. A localizavam-se muitas casas, que tentavam reproduzir, em pequena escala, a forma dos templos com ptios internos e muralhas. Estas moradias eram construdas de tijolos e argila, o que explica porque, com o tempo, desmoronaram e se incorporaram novamente ao terreno, de onde atualmente as pesquisas arqueolgicas vo retirando camada por

camada. medida que estas cidades cresciam e se tornavam capitais de imprios, ainda que pequenos a partir do domnio do chefe poltico de uma cidade sobre outra cidade e portanto sobre toda uma regio , ampliavam seus papis, pois se tornavam tambm um centro de trficos de mercadorias da regio. Nestas capitais os templos tomavam-se palcios, e a figura real se institua de forma cada vez mais definitiva. As cidades, ao dominarem reas maiores, tornavam-se receptoras do excedente do campo, fortalecendo a fora poltica de seus governantes, criando as condies para a constituio de imprios.

Os Imprios e a Urbanizao na Europa


A anlise da importncia dos imprios antigos relevante para o estudo da urbanizao, por trs motivos principais: em primeiro lugar, porque eles tiveram um papel fundamental no aumento do nmero de cidades na medida em que era com base nelas que mantinham a supremacia militar sobre as regies conquistadas; em segundo lugar, porque atravs de sua ampliao, sobretudo no caso romano, a urbanizao estendeu-se pela Europa, fincando razes no territrio onde, sculos mais tarde, transformaes econmicas, sociais e polticas aceleraram os processos de urbanizao e estenderam o fato urbano a outros territrios continentais; e, em terceiro lugar, porque a acentuao da diviso social do trabalho e da complexidade da organizao poltica necessrias sustentao do imprio promoveram, por um la- [pg. 21] do a ampliao dos papeis urbanos, e por outro, o aumento do relacionamento entre as cidades. a esta terceira questo que queremos dar um destaque maior. A unificao

poltica de um conjunto de antigas cidades-Estados sob um poder centralizado permitiu e incentivou o relacionamento entre elas. Embora antes da constituio dos imprios, existissem transaes comerciais entre sociedades politicamente independentes, s a partir do momento em que a rede urbana est politicamente integrada, que o relacionamento entre as cidades vai aumentar. Singer diz que:
" a expanso da diviso do trabalho intra-urbana, ensejada pelo crescimento da cidade, desdobra-se a partir de certo momento, na constituio de uma diviso de trabalho entre diferentes ncleos urbanos. Este desdobramento eleva as foras produtivas a um novo patamar, pois permite o surgimento de atividades especializadas que suprem uma demanda muito mais ampla que a do mercado local. (...) a unificao de uma srie de cidades-Estados em imprios que, de fato, cria as condies para o florescimento de uma ampla diviso interurbana do trabalho".

O Imprio Romano sem dvida o melhor exemplo de expanso da urbanizao na Antiguidade, por conta de um poder unificado. A vitria dos romanos sobre os gregos da Itlia e Siclia, e a anexao dos imprios cartagins e helenstico, permitiram a apropriao e o aperfeioamento dos sistemas econmico e administrativo j desenvolvidos por estes povos. Alm disto, o Imprio estendeu-se para a Europa Ocidental, permitindo o desenvolvimento urbano em regies habitadas por "brbaros". No noroeste europeu, ao norte dos Alpes, as primeiras cidades fundadas tanto no vale do Reno (hoje, Alemanha), como na Britnia (hoje, Inglaterra) e Glia (hoje, Frana e Blgica) so romanas. O poder poltico do Imprio Romano permitiu portanto, no apenas que a urbanizao deixasse de ser um processo "espontneo", uma vez que muitas cidades foram fundadas nas reas recm-conquistadas para permitir a hegemonia poltica romana sobre estas reas, como tambm acabou por propiciar uma ampliao imensa da diviso interurbana do trabalho, pois os ofcios exercidos e a produo das maiores cidades do Imprio deixaram de suprir apenas os cidados (habitantes de

uma cidade) e a populao rural de seus arrabaldes, para suprirem tambm a populao de outras reas do Imprio e os povos brbaros alm fronteira, incentivando o papel comercial urbano. Acrescente-se a isto, o fato de que a manuteno do poder poltico central (o que quer dizer de suas instituies, inclusive o Exrcito) era possvel atravs do recolhimento de tributos em todo o Imprio, e para [pg. 22] tal a rede de cidades serviu de suporte origem e desenvolvimento de um aparato burocrtico-administrativo. A figura 2 mostra o plano da Roma imperial, que nos permite avaliar uma estruturao urbana mais complexa, se a comparamos com a Babilnia da figura 1. Em Roma, j h um grande nmero de construes, que do sustentao ao poder centralizado, como templos, fruns e o capitlio, alm de outras construes para o uso pblico, como termas, mercado e circos, e ainda construes para glorificar o poder central, como os mausolus. Segundo Benevolo, no seu apogeu, Roma atingiu mais ou menos dois mil hectares, abrigando at o sculo III d.C. de setecentos mil a 'um milho de habitantes. Viviam em domus casas individuais de dois andares, ou em insulae construes coletivas de muitos andares; os trreos eram destinados a lojas ou habitaes de nobres, e os superiores para as classes mdias e inferiores. O conjunto de ruas de Roma era deficiente, por serem elas estreitas e tortuosas. No havia iluminao pblica nem coleta de lixo, apesar do contingente populacional ali concentrado. Os aquedutos forneciam gua para os usos pblicos, inclusive para as grandes termas (nas casas no havia condies para a higiene). A rede de esgotos comeou a ser implementada no sculo IV a.C, mas s recolhia as descargas dos edifcios pblicos e das de alguns domus; o restante dos refugos era descarregado em poos negros, ou diretamente das janelas dos andares superiores dos insulae.

O Estado tinha grande presena em Roma, inclusive por alimentar 150 mil pessoas e oferecer festas pblicas em cerca de 180 dias do ano. A partir do sculo V d.C, com a queda do Imprio Romano, houve um declnio expressivo no processo de urbanizao. Ocorreram, ento, uma desestruturao da rede urbana que havia se desenvolvido sob a hegemonia do poder poltico centralizado, uma diminuio da importncia e portanto do tamanho das grandes cidades, e o desaparecimento de muitas pequenas cidades do Imprio. Este processo no se deu de forma homognea por todo o territrio sob o domnio romano, como veremos logo adiante, mas o fato que houve um declnio muito forte da urbanizao, e isto tem a ver com transformaes econmicas, sociais e polticas que vo se dar no territrio europeu, a partir da queda do poder poltico centralizado em Roma e da invaso rabe. Antes de tratar das cidades durante a Idade Mdia; vamos reforar alguns pontos que marcaram a organizao social e a urbanizao durante a Antiguidade: 1) especializao do trabalho, e conseqente [pg. 23] [pg. 24] figura 2

diviso social e territorial do trabalho, que se manifestou numa estrutura de classes cada vez mais complexa; 2) as cidades eram o espao de dominao poltica, o lugar da elite e das instituies sociais que garantiam a passagem do excedente alimentar dos produtores que moravam no campo para as elites sociais urbanas; 3) houve um aumento crescente da capacidade de produo e de distribuio alimentares. Isto significou possibilidade de aumento do tamanho das cidades e de ampliao das reas sob seu domnio, pelo desenvolvimento tcnico alcanado com a disponibilidade da metalurgia, do arado e da roda, muito embora as fontes de energia no fossem muito alm da braal (apenas um pouco de aproveitamento do vento e da gua como energia); 4) a escrita, tornou-se muito importante, tanto porque permitia o registro dos avanos tcnicos, dos fatos histricos, mas sobretudo por ter sido um instrumento de manuteno do poder poltico, pois era limitada elite ociosa, e fundamental para o registro de leis e para o uso religioso, bases de apoio para a dominao social que se exercia das cidades; 5) a organizao interna do espao urbano passou a refletir a estrutura social e poltica daquelas sociedades, pois o centro era o lugar das instituies sociais, do poder poltico e das elites ociosas, em volta do qual estavam os artesos e nos arrabaldes os produtores agrcolas. Como vimos, durante a Antiguidade muitos foram os avanos alcanados em relao complexidade da organizao social e ao nvel da urbanizao; assim tomando-se estes pontos como referenciais, aparentemente o que vamos observar durante a Idade Mdia, um movimento de retrocesso. Vamos ver porque isto se deu...

AS CIDADES NA IDADE MDIA


O longo perodo conhecido como Idade Mdia, o qual se estende do sculo V ao XV, embora seja marcado por uma nova organizao econmica, social e poltica, o

modo de produo feudal viveu momentos diferentes, como alis outros perodos da histria e outros modos de produo. Em outras palavras, podemos dizer que mesmo que alguns perodos perpassem efetivamente um largo tempo na histria, h no bojo de todo modo de produo um processo de desenvolvimento, decorrente de transformaes econmicas, sociais e polticas historicamente datadas. Didaticamente, o incio do perodo medieval marcado pela queda do Imprio Romano, que se deu no sculo V (ano 476), e constituiu- [pg. 25] se concretamente na quebra da hegemonia poltica romana sobre a bacia do Mediterrneo grande parte da Europa, norte da frica e Oriente Mdio. Do ponto de vista da urbanizao, este esfacelamento do poder central teve conseqncias muito marcantes. Na poro leste do Imprio Romano, anteriormente chamada Imprio Romano do Oriente (Mediterrneo Oriental), pelo menos as cidades maiores continuaram a ter mltiplos papis e conseguiram sobreviver. Bizncio (depois chamada Constantinopla, e atualmente Istambul) e Alexandria so bons exemplos da fora do Imprio Bizantino. Na poro ocidental do Imprio, o processo de urbanizao refluiu mais marcadamente a noroeste dos Alpes, onde as cidades eram menores, mais recentes, e tinham papis mais estreitamente associados manuteno do poder poltico central. Grande parte destas cidades havia sido fundada para garantir a manuteno do poder imperial sobre territrios e povos recm-conquistados. Na poro ocidental mediterrnica, a urbanizao havia se iniciado com os gregos, e fora reforada aps a vitria dos romanos sobre os gregos da Itlia e com o desenvolvimento do sistema econmico e administrativo que marcou a expanso romana na Antiguidade. O papel econmico das cidades se consubstanciava com um comrcio desenvolvido atravs do Mediterrneo e propagado continente adentro,

com a mercantilizao de vinhos orientais, especiarias, papiro, azeite, etc. Mesmo depois da queda do imprio, algumas cidades, como Veneza, mantiveram algum vigor econmico, baseado no comrcio Oriente-Ocidente, muito embora tenham tido sua importncia diminuda e perdido populao aps a invaso rabe no sculo VII. A conseqncia mais marcante da queda do Imprio Romano, porm, foi, sem dvida, a desarticulao da rede urbana. Na medida em que no havia mais um poder poltico central, as relaes interurbanas enfraqueceram-se e em certas reas desapareceram, pois caram por terra as leis que davam proteo ao comrcio em todo o Imprio (sobretudo da produo artesanal, inclusive mercadorias de luxo a produo alimentar no podia ser transportada a distncias maiores), e foram suspensos os recursos para a manuteno de estradas e portos, anteriormente construdos e conservados para dar sustentao ao poder imperial. Este processo de desagregao da rede urbana europia, diminuio de cidades e desaparecimento de outras, que se deu a partir do sculo V, acentuou-se sobremaneira, quando, no sculo VII, a expanso islmica interrompeu o comrcio dos cristos atravs do Mediterrneo. Henri Pirenne, em Histria Econmica e Social da Idade Mdia [pg. 26] aponta o controle dos rabes sobre o Mediterrneo como definitivo para a regresso das atividades econmicas das cidades que ainda tinham conseguido manter sua importncia aps a queda do Imprio Romano do Oriente. O bloqueio da navegao mediterrnica determinou o fim da atividade comercial e, portanto, dos mercadores, provocando o declnio deste papel econmico das cidades europias, e imprimindo, de vez, o carter agrcola Europa Ocidental, permitindo a definio, de fato, do modo de produo feudal.

O Feudal e o Urbano
A principal caracterstica do modo de produo feudal sua base econmica quase que exclusivamente agrcola. A nvel do econmico, esse modo de produo tinha sustentao em dois "pilares": a mudana do carter dos latifndios e a instituio da servido. Os latifndios remontam Antiguidade; existiam grandes proprietrios na Glia (desde antes da conquista de Csar), assim como na Germnia, ainda antes da penetrao do Cristianismo. O que efetivamente se deu foi uma mudana nos objetivos da explorao dos latifndios, pois privados do mercado, perderam a possibilidade de demanda para sua produo, a qual esteve assegurada durante a vigncia do poder centralizado romano, e que subsistiu do sculo V ao VII, enquanto o comrcio mediterrneo manteve o vigor comercial urbano. Quando os mercadores desapareceram e portanto a populao municipal deixou de existir, no houve mais compradores, e segundo Pirenne
" o latifndio se dedicou a essa espcie de economia que se designa, com pouca exatido, como em estado de economia latifundiria fechada e que unicamente, a bem dizer, uma economia sem mercados externos".

Assim, a terra passa a ser a nica fonte de subsistncia e de condio de riqueza. A produo artesanal, antes localizada na cidade, volta a se fazer no campo, nos limites do feudo, garantindo que toda organizao social do novo modo de produo esteja assentada na posse da terra. Nesta perspectiva, a nova economia quase exclusivamente agrcola, e assentada territorialmente no feudo, tem sua produo realizada com base na instituio social da servido, facilitada pela condio de no-proprietrios, e portanto de servos, da maior parte da populao camponesa.[pg. 27] Os latifndios e a servido, pilares da economia do perodo feudal, no precisam,

de fato, da soberania poltica do chefe de Estado. Por isso, no que se refere instncia poltica, o modo de produo feudal foi caracterizado pela passagem do poder poltico para as mos dos detentores de terra senhores feudais a despeito da permanncia da figura do rei ou do prncipe. Foi dentre os servos de cada feudo, que se recrutou o exrcito e, eventualmente, funcionrios para a manuteno de estradas ou construo de burgos. A nvel do ideolgico, a Igreja garantiu a sustentao do modo de produo, ao defender os ideais de pobreza e da terra como ddiva de Deus para o trabalho, e ao proibir a usura (cobrana de juros sobre emprstimos em dinheiro). O modo de produo feudal assim organizado, estruturalmente, criou e reproduziu as condies necessrias economia quase exclusivamente agrcola e intrafeudo, e em contrapartida esvaziou definitivamente o urbano de seu papel econmico e poltico, reduzindo as cidades europias a funes muito pouco expressivas. Para Pirenne, podemos reconhecer a sobrevivncia de dois tipos de aglomerados na Idade Mdia: as "cidades" episcopais e os burgos. As primeiras reduziam-se a centros de administrao eclesistica, com papel econmico praticamente nulo, pois o pequeno mercado de abrangncia apenas local, no poderia ser considerado como manifestao de um comrcio efetivo. Tais cidades subsistiam s custas dos tributos recolhidos nos latifndios pertencentes ao bispo e abades ali residentes. Os burgos, pontos fortificados, cercados por muralhas e rodeados por fossos, eram construdos sob as ordens dos senhores ou prncipes feudais, com o objetivo de servir de refgio a eles e seus servos, e armazenamento de animais e alimentos, em caso de perigo. Abrigavam tambm, geralmente, uma igreja. Tanto num tipo como no outro (e muitas vezes, os tipos se misturavam)

podemos questionar o carter urbano, uma vez que no se constituam, de fato, local de moradia permanente (a no ser de religiosos e alguns agregados) e do ponto de vista econmico haviam perdido o comrcio e a pequena produo artesanal. Alm disto, as cidades durante o feudalismo propriamente dito, perderam o papel poltico que tiveram durante a Antiguidade. As "cidades" medievais, de acordo com Mumford, tendiam forma arredondada, eram limitadas, concreta e psicologicamente pela muralha, marcadas por planos irregulares, cujas vias principais apontadas para o ncleo central, dificilmente chegavam at ele. O ncleo central onde se encontravam as praas abertas (usadas para os mer- [pg. 28] cados eventuais) e as construes religiosas e pblicas era alcanado por caminhos estreitos e tortuosos. Esta caracterizao das "cidades" medievais prpria do perodo de ntida predominncia do modo de produo feudal. Senlis, cidade gaulesa do sculo III, cuja planta est na figura 3, um bom exemplo de fortificao construda em torno da catedral e do castelo. O traado das ruas denota o crescimento espontneo destes aglomerados quase sem funes durante a Idade Mdia.

No prximo captulo vamos ver como as contradies existentes no interior desse modo de produo vo permitindo a sua desagregao e como as cidades retomam, aos poucos, seus papis, dando sustentao organizao de um novo modo de produo o capitalista que se inicia nos ltimos sculos do perodo medieval. [pg. 29]

2 A URBANIZAO SOB O CAPITALISMO

Esboamos no captulo anterior uma retrospectiva do processo de urbanizao do sculo IV a.C. at os sculos X e XI dC., resgatando as condies econmicas, sociais e polticas necessrias sua origem e evoluo. notria a expressividade do fato urbano pr-capitalista. So bons exemplos disto, tanto as cidades antigas localizadas na bacia do Mediterrneo, quanto as orientais, todas essencialmente polticas. Podemos destacar inclusive o papel das "cidades" feudais, pois ainda que fossem pequenas e tivessem muitas vezes um carter urbano discutvel, pelo seu papel pouco poltico e muito mais religioso, estavam inseridas na economia feudal, e ao mesmo tempo em luta contra ela. Esta retrospectiva tem razo de ser, se quisermos distinguir a magnitude do processo de urbanizao a partir do desenvolvimento do capitalismo, tanto no que se refere a sua intensidade, quanto ao carter mais amplo e diversificado das cidades. As transformaes, que historicamente se deram, permitindo a estruturao do modo de produo capitalista, constituem conseqncias contundentes do prprio processo de urbanizao. A cidade nunca fora um espao to importante, e nem a urbanizao um processo to expressivo e extenso a nvel mundial, como a partir do capitalismo.

O RENASCIMENTO URBANO
Discutimos no captulo anterior, a pertinncia de se considerar como urbanos, os

aglomerados ("cidades" episcopais e burgos) que [pg. 30] existiam durante o predomnio feudal na Europa. Procuramos verificar porque econmica e politicamente no poderamos consider-las aglomerados urbanos porque no se distinguiam do campo, como as cidades antigas fornecedoras de servios polticos e religiosos, reais ou imaginrios, em troca do excedente alimentar produzido pelo campo , mas se constituam acessrios da economia feudal. As primeiras cidades mercantis resultaram da transformao do carter destas aglomeraes medievais sem funes urbanas. O processo de absoro da atividade mercantil e sua transformao deu-se paulatinamente nesses aglomerados e decorreu do fato de que mesmo durante o perodo de predomnio do modo de produo feudal os mercadores e, portanto, o comrcio, subsistiram, ainda que eventuais e restritos, j que o feudo necessitava de muito poucos produtos. Alm disto, no decorrer dos sculos X e XI houve a reabertura dos postos europeus, antes sob o controle rabe. Contraditoriamente essa absoro/transformao foi possvel graas ao carter protetor dessas aglomeraes, carter do qual nem mesmo os mercadores (apesar da natureza de sua atividade) podiam prescindir naquela organizao econmica, poltica e social. Em outras palavras, o carter itinerante dos mercadores e os riscos a que estavam expostos numa poca em que a ausncia de um poder poltico central apenas dava garantias de proteo intrafeudo, exigiam um abrigo. A proteo daqueles homens e sobretudo de suas mercadorias, estava dentro da muralha. Desde a segunda metade do sculo X, os mercadores buscavam os burgos localizados ao longo dos caminhos e dos rios. O reatamento com o comrcio do Oriente reforou o fluxo comercial e a procura de proteo por parte dos mercadores tornou-se to freqente que logo algumas dessas aglomeraes muradas no

puderam mais cont-los, gerando uma ocupao extramuros. Da resultou a expresso foris-burgus, queria dizer burgo dos arredores, ou arrabaldes. Muitas cidades surgiram nos arrabaldes das fortalezas. Assim, podemos dizer que o renascimento urbano, que marca o ltimo perodo da Idade Mdia, teve base territorial no prprio aglomerado medieval, que no possua carter urbano. No , porm, apenas a partir da transformao do carter dos aglomerados feudais que a urbanizao retomada, pois tambm h registros de reconstruo de cidades nos stios urbanos (espaos topogrficos ocupados pelas cidades, o "cho" das cidades) de alguns aglomerados romanos. Alm disso, j no sculo XII, cidades novas tinham sido fundadas em lugares nunca antes ocupados, o que permitira o estabelecimento de muitas cidades na Europa central e oriental. [pg. 31] Desta forma, por volta de 1400, as terras habitadas da Europa central e ocidental achavam-se marcadas por uma malha relativamente densa de cidades, cuja base econmica era o comrcio e o artesanato. Essas cidades eram caracterizadas por instituies que davam proteo legal aos direitos dos cidados, outorgando-lhes a funo de pequenos ncleos administrativos. Benevolo ressalta que:
"Para compreender a cidade antiga, suficiente uma descrio completa de poucas cidades dominantes: Atenas, Roma, Constantinopla. Ao contrrio, na Idade Mdia no existe nenhuma supercidade, mas um grande nmero de cidades mdias, entre as quais uma dzia nos sculos XIII e XIV alcanam mais ou menos o mesmo tamanho: dos 300 aos 600 hectares de superfcie e dos 50.000 a 150.000 habitantes".

Assim, podemos dizer que, predominantemente, a urbanizao do fim do perodo feudal foi marcada pela proliferao do nmero de cidades. Muitas delas atingiram tamanhos expressivos para a poca, sobretudo na Itlia e Holanda, onde a atividade comercial j era maior alguns sculos antes. A figura 4 contm um

mapa da Europa, onde localizamos algumas cidades dentre as mais importantes da ltima fase do perodo medieval. A planta da cidade de Milo, em meados do sculo XIV (figura 5) ilustra o estgio de crescimento e complexidade de estruturao urbana que as cidades europias atingiram com o renascimento comercial. Observa-se que a cidade mantinha o plano "medieval" tpico estruturado ainda na fase de predomnio do modo de produo feudal, de que os muros e as portas so testemunhos. Contudo, podemos notar que houve um adensamento de ruas e construes, sobretudo na parte central, onde moravam os mais abastados, e que a cidade j cresceu alm dos muros. Este processo de retomada da urbanizao, de renascimento das cidades, foi possvel pela reativao do comrcio, enquanto atividade econmica urbana. Ao se desenvolver, esse comrcio foi criando as condies para a estruturao do modo de produo capitalista e, simultaneamente, a destruio dos pilares da economia feudal (o latifndio sua economia "fechada" e a servido).

SOBRE O MODO DE PRODUO CAPITALISTA


Maurice Dobb, em Evoluo do capitalismo, destaca que o processo de desenvolvimento do capitalismo foi lento e complexo, atravs de importantes transformaes polticas (no interior das classes e na [pg. 32]

poltica do Estado), e a partir da sociedade de classes sobre a qual se estruturava o feudalismo. A ao da burguesia comercial (de burgo, porque a moravam os comerciantes) para se constituir como classe social espao que no lhe era dado na organizao social vigente , foi muito importante para a desestruturao do modo de produo feudal. Singer destaca: "Neste processo, a capacidade associativa da cidade medieval, ou melhor, de sua classe dominante a burguesia no sentido de se unir dentro da cidade contra as demais classes e de se associar a outras cidades num sistema cada vez mais amplo de diviso do trabalho, ou seja, de se constituir como classe,

desempenha um papel essencial". Podemos dizer que a cidade teve o seu papel neste processo, na medida em que ali se reuniam os comerciantes e a riqueza por eles acumulada, ali se concentravam os artesos ocupados com a produo necessria atividade comercial, e nesta medida ali se dava a [pg. 33]

ruptura da economia feudal. Tanto assim que a servido ia aos poucos sendo minada pela comercializao do excedente alimentar e pelo surgimento dos arrendatrios capitalistas (a partir do sculo XIV), apontando para a transformao da terra em mercadoria. Com o fortalecimento da burguesia comercial proporcional ao crescimento de sua riqueza, de seu capital acumulado, muitas cidades obtiveram sua autonomia e passaram a ser o destino dos servos que fugiam dos feudos, estimulados pela

burguesia. Uma expresso demonstra o esprito da poca:


"O ar da cidade o ar da liberdade".

A partir do processo de constituio de uma classe social a burguesia , com base na atividade comercial, a produo no visava apenas satisfazer as necessidades humanas, mas por seu carter de mercadoria, propiciar o lucro e, por conseguinte, a acumulao atravs do comrcio. O escambo (comrcio eventual, realizado durante a Idade Mdia, no predomnio do modo de produo feudal), realizava-se para satisfazer as necessidades dos indivduos de possuir mercadorias que no [pg. 34] podiam produzir. A moeda, o dinheiro era apenas, o equivalente geral, que facilitava estas "trocas", e que permitia que cada uma das partes interessadas na troca no se visse obrigada a consumir as mercadorias da outra. Ao invs de se trocar mercadorias entre si (M M), podia-se vender a mercadoria, e com o dinheiro adquirir o que conviesse (M -D-M). O que o comrcio regular, que comea a se desenvolver plenamente durante a Idade Mdia fez, foi mudar o carter desta troca, pois o comerciante comprava mercadorias (D M) e as revendia por uma quantidade de dinheiro maior do que a inicial (M D'), modificando a operao (D-M D). importante entender esta mudana porque foi com base nela que a circulao foi transformada. Antes o objetivo era obter as mercadorias necessrias (valores de uso) , enquanto no segundo caso o fim da circulao era o dinheiro; assim a mercadoria passava a valer enquanto valor de troca (no qual estava tambm embutido o seu valor de uso). Karl Marx em sua obra O Capital afirma que o dinheiro que circulava desta maneira, tornava-se capital. Portanto, aqueles que dele se beneficiavam desde o fim do perodo medieval a burguesia eram os capitalistas,

e nesta primeira fase do desenvolvimento do novo modo de produo ocorreu a acumulao primitiva do capital. O processo era muito complexo, e os comerciantes no eram seus nicos agentes. Como expusemos acima, a prpria comercializao do excedente feudal, nela embutida a possibilidade da ruptura da instituio servil , tornava os prprios servos tambm agentes do processo. Isto ocorria na medida em que migram para as cidades espao fora do domnio feudal, espao aonde, aos poucos, iam se estabelecendo princpios e direitos que davam sustentao ao capitalista e, portanto, ao exerccio da cidadania (os direitos dos que moravam na cidade, fora da esfera do domnio econmico, poltico e social do modo de produo feudal). Da Singer afirmar que: "Pode-se interpretar deste modo o surgimento do capitalismo no seio da sociedade feudal, sua longa luta para se desenvolver e o seu triunfo final como uma etapa histrica do desenvolvimento das foras produtivas urbanas. O capitalismo surge na cidade, no centro dinmico de uma economia urbana, que lentamente se reconstitui na Europa, a partir do sculo XIII" (destaque nosso). O processo lento, e ao mesmo tempo em que vo ocorrendo estas transformaes ao nvel do econmico e do social, as idias, o ideolgico, vo tambm se "modernizando" comea a se organizar o iderio que marcar a Idade Moderna. Nas cidades territrio do capitalismo vo se instituindo novas "ordens". Novas leis do legitimi- [pg. 35] dade e apoio ao capitalista. A usura passa a ser largamente praticada, embora oficialmente a Igreja continue a conden-la. H um relaxamento do controle desta prtica, cuja evidncia mais clara a existncia de muitos banqueiros. Alm disso, os ideais de pobreza e da terra como ddiva de Deus para o trabalho vo se deteriorando, ocorrendo um processo de abandono dos feudos pelos servos e uma crise econmico-social no incio dos Tempos Modernos que facilitar a centralizao

monrquica. O desenvolvimento de um modo de produo como totalidade sempre compreende contradies. Neste momento da histria, uma dessas contradies foi a organizao corporativista dos artesos, e outra o monoplio sobre o excedente alimentar pela aristocracia feudal.

As Corporaes de Ofcio e as Manufaturas


Para Pirenne
" poder-se-ia definir a corporao medieval como uma corporao industrial que gozava do privilgio de exercer exclusivamente determinada profisso, de acordo com os regulamentos sancionados pela autoridade pblica".

Era, na prtica, o monoplio concedido, na maior parte das vezes pelo poder municipal, ao grupo de artesos que se dedicava a uma determinada profisso. Havia tantas corporaes de ofcios quanto profisses, e as bases da instituio corporativa eram o exclusivismo e o protecionismo, uma vez que regulavam as condies de trabalho, a quantidade e a qualidade da produo, determinavam os preos e esforavam-se para excluir a concorrncia de artesos de outras cidades e regies. Este mecanismo restritivo limitava a capacidade de produo e, portanto, a quantidade de mercadorias disposio dos comerciantes. Neste sentido, a produo artesanal organizada corporativamente, um dos pilares do desenvolvimento da burguesia comercial, passou contraditoriamente a se opor aos interesses de expanso das foras produtivas, que o comrcio ia requerendo. Singer afirma que:
"Encontrava-se, assim a burguesia comercial entre duas barreiras: o monoplio sobre o excedente alimentar exercido pela aristocracia feudal e o monoplio sobre a produo manufatureira, exercido pela elite corporativa".

J ressaltamos que a organizao feudal (e portanto "o monoplio sobre o excedente alimentar") estava se desestruturando, paralelamente ao fortalecimento da burguesia, uma vez que esta submetia ao regime comercial a circulao do excedente produzido pelo campo, [pg. 36] abrindo espao "desobedincia" servil. A primeira barreira estava assim mais traa, e em diluio. A burguesia encontrou a a possibilidade de fazer frente segunda barreira a do monoplio sobre a produo artesanal, exercido pelas corporaes. Ou seja, tendo a sua ao limitada pelas restries impostas pelas corporaes, os comerciantes comearam a organizar no campo ( margem da regulamentao corporativa, restrita rea urbana) outra produo artesanal, denominada "sistema de trabalho a domiclio". Os comerciantes passaram a fornecer matrias-primas e s vezes ferramentas, s famlias camponesas "liberadas". Na medida em que isto acontecia a instituio da servido se corroa e se desenvolvia a troca atravs do dinheiro, visando o aumento em escala cada vez maior. Em suma, se as corporaes impediam a expanso das foras produtivas que os comerciantes estavam exigindo para se desenvolver, eles prprios, organizaram outra produo fora das cidades, submetendo esta produo paulatinamente ao domnio do capital comercial. Estavam lanadas as bases da manufatura. Enquanto a indstria domstica dava sustentao a uma produo organizada em estgios sucessivos, cada um deles realizado por um arteso em sua casa, a manufatura reunia artesos num mesmo espao de trabalho, aproximando estas etapas e, portanto, tornando mais rpido o ciclo produtivo. parte estas diferenas no que se refere forma de articular as fases do processo produtivo, o importante ressaltar como Dobb que " a subordinao da produo ao capital era caracterstica tanto do novo sistema

domstico quanto da manufatura" e que aqui esto as bases da emergncia do trabalho assalariado. Para Singer as imposies colocadas pelo sistema corporativo criaram as condies para o surgimento de novas formas de organizao do processo produtivo. " a revoluo da manufatura, que se d fora da cidade e contra a cidade". A concorrncia estava estabelecida. E aconteceu uma expanso da manufatura, estimulada pelo fato de que o ciclo da produo de uma mercadoria no estava restrito capacidade e domnio tcnico de um arteso especializado sob os regulamentos de monoplio separativista, mas estava compartimentado, na medida em que os novos artesos, sem especializao maior e sob o controle do capital comercial, ocupavam-se de partes da produo. Resumindo, o que se deu a partir da manufatura foi a especializao e o aprofundamento da diviso do trabalho, e os primeiros passos para a emergncia do trabalho assalariado. Paralelamente a este processo e decorrente da fora econmica que a burguesia foi ganhando, comeou a se estabelecer, politicamen- [pg. 37] te, uma aliana que paulatinamente suprimiu os privilgios da aristocracia feudal e a autoproteo corporativa dos artesos. Tratava-se da aliana entre o capital comercial e a aristocracia real, entre a burguesia e o rei, que alm de permitir a superao de barreiras inicialmente impostas expanso dos interesses capitalistas, abriu espao para esta expanso criando as condies para os grandes descobrimentos martimos.

A URBANIZAO MODERNA
O capitalismo, enquanto modo de produo, encontra terreno firme" para sua formao a nvel poltico, atravs da aliana estabelecida entre o capital comercial e

a realeza, e a nvel do ideolgico, atravs das doutrinas mercantilistas. o processo da acumulao primitivista. A aliana da burguesia comercial com o rei permitiu a formao dos ESTADOS NACIONAIS ABSOLUTISTAS. A ao poltica desta aliana desenvolveu-se em pelo menos duas frentes. Em primeiro lugar, em termos de territrio europeu espao de constituio deste modo de produo houve um grande reforo do processo de urbanizao. Este reforo decorreu do fim do monoplio feudal sobre a produo alimentar. A ordem capitalista, ao se impor ordem feudal, transformou a terra em mercadoria e levou a aristocracia feudal sem capital acumulado, a arrendar ou vender parcelas de suas terras. Paralelamente, novas leis foram se impondo aos interesses de monoplio das corporaes. O movimento capitalista precisava expandir a capacidade produtiva e desencadeou um processo de ampliao estimulando as manufaturas, que paulatinamente, com o fim das leis que protegiam as corporaes, tomaram a cidade e transformaram o carter da produo artesanal urbana. Enfim, a manufatura urbana foi reforar a capacidade produtiva que a cidade havia adquirido a partir da produo artesanal organizada. Ainda a nvel das cidades europias, a formao dos Estados Nacionais Absolutistas permitiu o adensamento populacional na medida em, que o aparato poltico-administrativo que dava amparo ao Estado propiciou o aparecimento de uma burocracia numerosa e a formao de exrcitos permanentes. Alm disto, o fortalecimento do rei em detrimento da aristocracia provocou a formao da corte e de outras instituies de grande prestgio social, o que foi um estmulo muito grande ao desenvolvimento do artesanato de luxo e das artes. No perodo feudal, a arquitetura e os costumes, por exemplo, denotavam a singularidade de uma sociedade [pg. 38]

ideologicamente comprometida com a pobreza e a frugalidade tidas do agrado divino. As cidades modernas, ao contrrio, constituram-se em depositrias da riqueza monetria, originada com o comrcio e a usura. Henri Lefbvre em seu livro O direito cidade assim define as cidades modernas:
"Nesses centros, prospera o artesanato, produo bem distinta da agricultura. As cidades apiam as comunidades camponesas e a libertao dos camponeses, no sem se aproveitarem disso em seu prprio benefcio. Em suma, so centros de vida social e poltica onde se acumulam no apenas as riquezas como tambm os conhecimentos, as tcnicas e as obras (obras de arte, monumentos). A prpria cidade uma obra, e esta caracterstica contrasta com a orientao irreversvel na direo do dinheiro, na direo do comrcio, na direo das trocas, na direo dos produtos. Com efeito, a obra valor de uso e o produto o valor de troca".

Os Estados Nacionais Absolutistas desenvolveram sua ao poltica numa segunda frente, muito importante para o processo de urbanizao. A necessidade de ampliar as condies para o desenvolvimento do capitalismo impulsionou o empreendimento de grandes navegaes martimas. Promovia-se com isso a expanso colonial e a criao de novos monoplios comerciais. Este processo de reforo economia mercantil permitiu a extenso da urbanizao ao mundo colonial, a partir do sculo XV. Ainda que as primeiras cidades coloniais no tenham sido mais do que portos construdos para escoar as riquezas coloniais em explorao, ou fortes para proteger os colonizadores, a extenso do fato urbano a novas reas foi importante, porque se constituiu no embrio de um processo de ampliao espacial da urbanizao e no suporte de articulao destas novas reas ao capitalismo mercantil europeu. medida que o prprio capitalismo se desenvolvia, esta urbanizao no mundo colonial como veremos adiante, foi se ampliando e tomando um carter de mutiplicidade funcional. Em algumas colnias, como as inglesas da Amrica do Norte, o carter das cidades foi se tomando mltiplo, a partir do sculo XVI, medida que colonos se fixavam de forma permanente e se implantava uma economia mais estvel. Johnson

faz referncia fundao de Williamsburg (Virgnia, Estados Unidos), em 1633, cujo aspecto era de uma aldeia rural inglesa, sem nenhum carter urbano e alguns anos depois, nos fins desse sculo, j se tornara capital da colnia de Virgnia e tinha ampliado suas funes. [pg. 39] No Brasil, durante o sculo XVI, foram fundadas 18 cidades, segundo os dados levantados por Nestor Goulart Reis Filho em seu livro Evoluo urbana no Brasil, tendo esse nmero aumentado para 28 no sculo XVII. Para citar um exemplo, podemos destacar a cidade de Salvador da Bahia de Todos os Santos (atualmente, apenas Salvador), a qual foi fundada em 1549, e em 1583, quando Ferno Cardim percorria a costa brasileira, j tinha uma populao considervel para a poca: trs mil portugueses, oito mil ndios cristos e trs ou quatro mil escravos. As cidades coloniais tinham apenas um carter poltico-administrativo, militar-defensivo e de recepo e escoamento de mercadorias. Recapitulemos alguns pontos:
A cidade assumiu, com o capitalismo, uma capacidade de produo, que a diferenciava totalmente do processo da urbanizao ocorrido na Antiguidade. A cidade romana, para nos referirmos organizao poltica que permitiu maior urbanizao no perodo antigo, era o locus da gesto poltico-administrativa, de exerccio do poder, de moradia das elites dominantes. Manjei Castells, em seu livro A questo urbana define a cidade romana assim: "A cidade portanto no um local de produo, mas de gesto e de domnio, ligado primazia social do aparelho poltico-administrativo".

A cidade mercantil era tambm o espao de dominao e gesto do modo de produo, de exerccio de poder, e fornecedora de servios, tanto quanto as cidades antigas. No entanto diferenciava-se delas por seu carter produtivo, ou seja, por passar a ser, de forma mais marcante, o lugar da produo de mercadorias. Outro ponto a ser ressaltado o desenvolvimento da especializao funcional e portanto da diviso social do trabalho que se deu nas cidades mercantis; num primeiro momento atravs da organizao da produo artesanal nas corporaes, e

num segundo momento, de forma mais acentuada, com o desenvolvimento da manufatura. As cidades europias modernas eram a manifestao destas transformaes que estavam se dando no processo produtivo, para atender aos interesses de maior acumulao de capital. Elas eram tambm o meio que permitia e dava sustentao a estas transformaes, na medida em que se constituam em pontos de concentrao populacional, isto , da fora de trabalho e de consumidores. Um terceiro ponto a ser destacado que as cidades, j na primeira fase do capitalismo perodo mercantil tornaram-se centros da vida social e poltica da Europa, pois a produo agrcola e a propriedade fundiria deixaram de ser os pontos de apoio da economia, assim como a aristocracia perdeu para a burguesia seu papel prepon- [pg. 40] derante na gesto do processo social. A fora das cidades, como espao de sustentao da nova ordem econmica, social e poltica pode ser observada pela riqueza monetria, cientfica e artstica que se acumulou nas cidades modernas nesse perodo tambm denominado Renascimento (a retomada e ampliao dos mltiplos papis que se desenvolveram nas cidades antigas). Com base nestes trs pontos reforados aqui, podemos entender a expressividade da urbanizao europia nos sculos XIV, XV, XVI e XVII, e a importncia que muitas destas cidades atingiram. Lefbvre refora a dimenso e importncia destas cidades, onde contraditoriamente comerciantes e banqueiros investiam "improdutivamente" parte de suas riquezas, e aponta, inclusive, para a constituio na Europa, de uma rede urbana (conjunto de cidades que mantinham relaes econmicas entre si). A constituio da rede manifestava j uma certa diviso interurbana do trabalho, tornada possvel pelas ligaes existentes entre as cidades (estradas, vias fluviais e martimas) e por relaes comerciais e bancrias

estabelecidas entre elas. Esta infra-estrutura e estas relaes estabeleceram-se com o apoio do poder centralizado do Estado Moderno. Segundo o mesmo autor, fundamental ressaltar que apesar desta diviso social do trabalho interurbana j estar embrionariamente estabelecida naquele perodo, a cidade mercantil ainda se constitua num sistema relativamente fechado, pois conservava seu carter orgnico de comunidade, estabelecido a partir das corporaes de ofcio. Um quarto ponto a ser destacado o da extenso urbana ao mundo colonial. Se no fosse a necessidade de ampliao dos espaos sob o domnio do capital comercial, provavelmente a urbanizao no teria se estendido quela poca, Amrica por exemplo. A peculiaridade deste processo expansivo est no fato de que h um determinado tipo de urbanizao que est sendo levado s novas reas a urbanizao europia, sob o domnio capitalista e a ele dando sustentao. Esta urbanizao difere da urbanizao antiga, que inclusive se manifestou na Amrica, frica e sia. Durante a Antiguidade, as cidades floresceram em diferentes territrios e diferentes tempos, sob organizaes econmicas, sociais e polticas que tambm apresentavam diferenas entre si. O processo que observamos a partir do sculo XV o de exportao do modelo urbano europeu, aquele das cidades-suportes para o desenvolvimento capitalista. [pg. 41]

3 INDUSTRIALIZAO E URBANIZAO

Industrializao e urbanizao tm aparecido sempre associadas, como se se tratasse de um duplo processo, ou de um processo com duas facetas. A identidade entre estes dois "fenmenos" to forte, que no podemos fugir de sua anlise, se queremos refletir sobre a sociedade contempornea. J vimos que a urbanizao um processo que remonta Antiguidade, e que a cidade um fato desde que determinadas condies histricas, o permitiram h cerca de 5.500 anos atrs na Mesopotmia. Isto foi visto no primeiro captulo. A expresso indstria traduz, no seu sentido mais amplo, o conjunto de atividades humanas que tm por objeto a produo de mercadorias, atravs da transformao dos produtos da natureza. Portanto, a prpria produo artesanal domstica, a corporativa e a manufatureira representaram formas de produo industrial, ou seja, um primeiro passo no sentido de transformar a cidade efetivamente num espao de produo. O sistema fabril j havia comeado a se constituir quando o capital comercial deu incio organizao da produo manufatureira. Da ao advento da maquinofatura foram alguns passos. Ser que a expresso industrializao traduz bem este processo de transformao de matrias-primas em mercadorias, desde as suas primeiras fases? Ou ser que a expresso tem um significado mais amplo, e se refere a transformaes mais radicais tanto de ordem social, quanto econmica e poltica?

[pg. 42] Ainda que a indstria seja a forma atravs da qual a sociedade apropria-se da natureza e transforma-a, a industrializao um processo mais amplo, que marca a chamada Idade Contempornea, e que se caracteriza pelo predomnio da atividade industrial sobre as outras atividades econmicas. Dado o carter urbano da produo industrial (produo essa totalmente diferenciada das atividades produtivas que se desenvolvem de forma extensiva no campo, como a agricultura e a pecuria) as cidades se tornaram sua base territorial, j que nelas se concentram capital e fora de trabalho. Esta concentrao decorrncia direta da forma como se estruturou a partir do mercantilismo, o prprio modo de produo capitalista. Decorrentes desse processo, as cidades deram ao mesmo tempo suporte a ele. Nesta perspectiva, entender a urbanizao a partir do desenvolvimento industrial, procurar entender o prprio desenvolvimento do capitalismo.

SOBRE O CAPITALISMO INDUSTRIAL...


No captulo anterior, de forma mais especfica no item O Renascimento Urbano, procuramos destacar algumas transformaes importantes ocorridas no fim do perodo de predomnio da economia feudal, que interessam ao entendimento da estruturao do modo de produo capitalista. Destacamos como muda o carter da circulao das mercadorias, antes realizada com a finalidade de se obter valores de uso, e a partir da emergncia de um segmento social os comerciantes cuja ocupao especfica a realizao desta circulao, passa a se dar com finalidade de se obter capital. Ressaltamos como a constituio dos comerciantes em classe social a burguesia a partir do fortalecimento da atividade comercial e da acumulao de

capital dela decorrentes, refora sobremaneira as condies necessrias ao prprio desenvolvimento capitalista. Isto porque de um lado "mina" a organizao feudal, e do outro cria, atravs da ao poltica (possvel pela aliana com a realeza), condies infra-estruturais (por exemplo, melhoria das estradas e do transporte martimo) e superestruturais (por exemplo, desenvolvimento de instituies legais que passam a proteger o comrcio, em detrimento dos interesses da aristocracia feudal e das corporaes) para este desenvolvimento. Procuramos mostrar como estas transformaes traduziram-se concretamente numa ampliao expressiva da ao capitalista, quer [pg. 43] atravs do fim dos monoplios feudais sobre a produo alimentar, quer atravs do fim dos monoplios corporativistas sobre a produo artesanal, quer atravs da ampliao do territrio de atuao deste capital comercial, via monoplios coloniais, estabelecidos pelos "descobrimentos" martimos. Em sua obra O Capital, Marx ressalta que condies concretas concorreram para este processo:
"A descoberta de ouro e prata na Amrica, a extirpao, escravizao e sepultamento nas minas, da produo nativa, o incio da conquista e saque das ndias Orientais, a transformao da frica num campo para a caa comercial aos negros, assinalaram a aurora da produo capitalista. Esses antecedentes idlicos constituem o principal impulso da acumulao primitiva".

Nesta primeira etapa do desenvolvimento capitalista que denomina-se capitalismo comercial, fase que permitiu a acumulao primitiva, ainda no havia se desenvolvido plenamente o novo modo de produo, porque o trabalho assalariado no havia se estabelecido de forma predominante. Para entender como o capitalismo se desenvolve, conformando a etapa capitalista industrial, fundamental apreender como se d a emergncia do trabalho

assalariado. Leo Huberman, em seu livro Histria da Riqueza do Homem afirma que:
"A histria da criao de uma oferta necessria produo capitalista deve, portanto, ser a histria de como os trabalhadores foram privados dos meios de produo".

O modo de produo capitalista desenvolveu-se plenamente a princpio na Inglaterra, pois a se concretizaram primeiramente as condies para tal, e mais cedo criou-se uma classe trabalhadora livre da condio servil e sem propriedades.

A Emergncia do Trabalho Assalariado


A sociedade feudal era esttica, com base na relao entre senhor e servo. A ampliao expressiva do comrcio, o desenvolvimento de uma economia monetria que transformou o carter da vinculao das mercadorias e o prprio crescimento das cidades com tudo que este crescimento significava, sobretudo o fortalecimento de um espao fora do domnio feudal foram "acontecimentos" histricos que proporcionaram as condies necessrias corroso da instituio servil, pois permitiam aos camponeses o rompimento das amarras que os prendiam economia feudal. [pg. 44] Com o crescimento das cidades retomava-se, de forma acentuada, a diviso do trabalho entre a cidade e o campo. Para uma populao urbana crescente, havia necessidade de um aumento da produo agrcola. Isto se deu atravs do aumento da produtividade, com o desenvolvimento intensivo da agricultura, e atravs da extenso das reas cultivadas. Na Europa havia muitas terras ainda inaproveitadas. A partir do sculo XII desenvolveu-se um processo de mobilidade da fronteira agrcola europia, pela transformao de terras improdutivas em reas agricultveis. Esta ampliao da rea cultivada foi feita pelos camponeses, atravs de pedidos de concesso de terras e

significou a possibilidade de ficarem livres das obrigaes a que estavam sujeitos na ordem feudal. As terras cultivadas se estenderam tanto atravs da concesso de terras, como atravs do arrendamento de parcelas das terras dos senhores feudais. Os servos conquistavam sua liberdade, e a terra fonte de renda tornava-se uma mercadoria valiosa para a aristocracia j em decadncia com a desestruturao da economia feudal. Paralelamente ao processo de libertao do servo das obrigaes feudais, a indstria artesanal se modificou. Como vimos no captulo anterior, medida que as cidades cresciam, o mercado se ampliava e o uso do dinheiro se generalizava, os camponeses responsveis pela produo artesanal tinham oportunidade de abandonar o campo e viver exclusivamente de um ofcio. No era necessrio muito capital, porque a produo era feita em um dos cmodos da prpria casa, ou seja, a oficina era domstica. O aumento do nmero de artesos, e a necessidade de proteo de seus interesses fez surgirem as corporaes de ofcio, contra os quais se colocavam os interesses da burguesia comercial, de ampliao da capacidade produtiva. O surgimento da manufatura foi a reao a este processo, e muito contribuiu para a emergncia do trabalho assalariado. A manufatura cresceu, dominou a cidade e transformou o prprio carter da produo artesanal urbana. Ainda no sculo XVI, quando muitos aperfeioamentos tcnicos j haviam ocorrido (como a produo do papel e da plvora com energia hidrulica), e a produo industrial ainda era predominantemente artesanal do ponto de vista tcnico, o domnio do arteso sobre o processo produtivo j diminua. Afrnio Mendes Catani destaca:
"A forma de produo mais corrente, em particular na rea txtil, tinha ainda por base

o artesanato. Assim, podia ainda ser realizada em pequenas oficinas ou at em casa, por pessoas que continuavam a conservar [pg. 45] uma pequena poro de terreno e continuavam a cultura em pequena escala com o artesanato como atividade secundria. Portanto era necessrio capital para a aquisio de matrias-primas para a organizao da venda (e, s vezes, para o acabamento do produto), o que era assegurado por um mercador-fabricante, que deslocava o trabalho a ser realizado pelos artesos nas aldeias ou nos subrbios de cidades mercantis, organizava a diviso do trabalho em fases de produo (por exemplo, fiao, tecelagem, acabamento) e tratava da venda do produto acabado. A partir da, as expresses 'indstria caseira ou domstica' e, tambm, 'sistema de deslocao' tm sido usadas indiferentemente para definir aquela que foi a forma de produo mais caracterstica na fase inicial, na pr-revoluo industrial do capitalismo, que Marx chamou a fase da 'manufatura' por contraste com a da 'maquinofatura' introduzida pela revoluo industrial" (destaques nossos).

Desta forma, o trabalho assalariado entrou em processo de "gestao". Embora os artesos ainda fossem donos de seus meios de produo, e muitas vezes ainda possussem um pedao de terra, o capitalista (ainda de fato, um comerciante) comeou a subordinar a produo ao capital. Este processo de decomposio da produo em fases, cabendo a cada arteso a responsabilidade por uma destas etapas, significava a sua perda de controle sobre o preo do produto, direito este que passou ao comerciante, responsvel pela venda da mercadoria. Nesta relao, o pagamento recebido pelo arteso j comeava a se assemelhar a um salrio. O processo acentuou-se medida que os artesos, perdendo o controle sobre o preo do produto, entraram em dificuldades financeiras, permitindo que tanto os comerciantes como os artesos que conseguiram acumular algum capital se tornassem seus patres. Simultaneamente, a partir da segunda metade do sculo XVII, aperfeioaram-se os instrumentos de produo. As ferramentas e algumas mquinas (ainda que movidas pela energia humana) melhoraram e tomaram-se mais caras, o que acabou por fortalecer o controle da produo, por parte daqueles que tinham capital acumulado e podiam fazer frente a estes investimentos.

Paulatinamente a produo industrial passa a ser realizada na fbrica, onde atravs dos investimentos realizados pelos capitalistas, concentram-se instrumentos de produo mais modernos, que permitem uma produo mais rpida e de custo menor. A concorrncia torna-se inexorvel para a produo artesanal, e a emergncia e predominncia do trabalho assalariado, um fato consumado. [pg. 46] O reforo deste processo deu-se pelas transformaes que ocorriam no campo: fim das terras comuns para pastagens, elevao das taxas de arrendamento em decorrncia da transformao definitiva da terra em mercadoria, o que quer dizer, em fonte de renda. O aumento das taxas de crescimento populacional tambm permitiu a ampliao do contingente de expropriados, que portadores apenas de sua fora de trabalho, constituam-se mo-de-obra abundante para a produo fabril, e reforavam a instituio do trabalho assalariado como forma predominante, j a partir do sculo XVI.

A Revoluo Industrial
A expresso indstria, entendida em seu sentido mais restrito, diz respeito s formas tomadas pela produo de mercadorias, a partir da maquinofatura, e especialmente com a Revoluo Industrial. De fato, o que se denomina como Revoluo Industrial, ocorrida na segunda metade do sculo XVIII, foi muito mais do que a decorrncia da simples descoberta da mquina a vapor (1769), dos teares mecnicos de fiao (1767, 1768 e 1801), da locomotiva e da estrada de ferro (1829), como alguns livros didticos afirmam. Muito pelo contrrio, estas invenes no se constituem a causa da Revoluo Industrial, mas decorrem de processos de transformao pelos quais estava passando o prprio processo de produo industrial desde o sculo XVI. A predominncia do trabalho assalariado, e por outro lado o controle, cada vez

mais definitivo, da produo pelo capital, do ao desenvolvimento capitalista um novo rumo, atravs da ampliao do espectro de acumulao e reproduo do capital. Antes era possvel acumular-se a partir do comrcio de todo o tipo que a economia mercantil permitia (inclua-se a os saques e a pirataria, por exemplo). Agora, era possvel reproduzir este capital acumulado, investindo-o na produo, atravs da compra dos meios de produo necessrios: matria-prima, ferramentas, mquinas e tora de trabalho. Embutido no preo do produto, agora sob a determinao do capitalista, estava o "lucro", aquilo que a economia liberal considera a remunerao do capital investido, e que, na verdade, constitui-se na apropriao de parte da riqueza produzida pelo trabalhador que o seu salrio no remunera a mais-valia. Para esta apropriao de mais-valia ampliar-se e permitir a prpria ampliao do capital era preciso incentivar o aumento dos ritmos [pg. 47] e produo, o aumento da produtividade. Segundo Marx, este aumento de extrao da mais-valia deu-se de duas formas diferentes. A reproduo do capital intensificou-se atravs do aumento da mais-valia absoluta, isto , aumento da jornada de trabalho dos assalariados, em face de uma diminuio progressiva dos salrios pagos. H registros referentes primeira metade do sculo XIX, que apontam para jornadas de trabalho de at 16 horas dirias na Inglaterra, incluindo-se o trabalho de mulheres e crianas, que precisavam tambm vender sua fora de trabalho para garantir a sobrevivncia familiar. O grande contingente de fora de trabalho disponvel j havia permitido o achatamento dos salrios a um nvel de aviltamento tal, que o chefe de famlia jamais conseguia nessa poca, prover o sustenta de sua famlia. Ainda que a fora de trabalho viesse sendo explorada ao mximo, o capital

procurava outras formas de se reproduzir, para realizar mais rapidamente a apropriao da mais-valia. O incentivo ao desenvolvimento tcnico e cientfico foi grande neste perodo, no por acaso. Era preciso implementar-se melhorias tcnicas e descobrir novas formas que permitissem mais rapidez para a realizao do capital. A mquina a vapor apareceu neste contexto, permitindo o aumento da mais-valia a realizao da mais-valia relativa. inegvel a importncia para o desenvolvimento capitalista, da descoberta de mquinas que no dependiam mais exclusivamente da fora humana ou de uma energia sobre a qual no se tinha controle total como a do vento. Mas preciso inverter a tica de anlise mais corrente: a Revoluo Industrial no aconteceu porque se descobriu a mquina a vapor, mas a mquina a vapor foi. descoberta porque se precisava promover uma revoluo nos moldes da produo industrial, de sorte a ampliar as possibilidades de realizao do capital. Este processo foi de fato to transformador que mereceu o nome de revoluo, e reduziu a expresso indstria a um sentido mais restrito, ao da existncia de um sistema fabril de larga escala de produo, para o qual concorreu a utilizao de uma energia no humana, permitindo a produo em srie. O incio da industrializao entendida aqui como trao da sociedade contempornea, como principal atividade econmica e principal forma atravs da qual a sociedade se apropriava da natureza e a transformava marcou de forma profunda e revolucionou o prprio processo de urbanizao. [pg. 48]

3 URBANIZAO VIA INDUSTRIALIZAO

Industrializao e Crescimento Populacional Urbano


Foi grande o impulso tomado pela urbanizao a partir do pleno desenvolvimento da industrializao. Tomamos aqui o uso do termo urbanizao no sentido de aumento da populao que vive em cidades em relao populao total. Logo, este sentido pressupe a diminuio relativa da populao rural. Ainda que tenhamos ressaltado a importncia do crescimento urbano a partir do reflorescimento comercial na Europa, e ainda que algumas cidades tenham atingido a faixa dos duzentos mil habitantes no decorrer do sculo XVII, de fato a Europa ainda era predominantemente agrria. As populaes que viviam em cidades com mais de cem mil habitantes, constituam 1,6% da populao europia em 1600, e em 1800, somavam apenas 2,2%. A partir da intensificao da produo industrial, tornada vivel tanto graas ao capital acumulado, como pelo desenvolvimento tcnico-cientfico a que se denomina Revoluo Industrial, a urbanizao tomou ritmos muito acentuados. Esta relao direta entre os dois processos, no se deu da mesma forma nem com a mesma intensidade por todo o territrio europeu, embora seja comum se falar da urbanizao europia do sculo XIX como algo uniforme. O melhor exemplo da urbanizao foi, sem dvida, o da Inglaterra, primeiro espao de desenvolvimento pleno do capitalismo industrial. No comeo do sculo XIX

a proporo de pessoas nas cidades de mais de cem mil habitantes era da ordem de 10%, sendo que quarenta anos depois era de 20% aumento grande se comparado ao crescimento observado no sculo anterior para a Europa. Devemos acrescentar um dado importante anlise. Os ndices de mortalidade eram altssimos na Europa. Milton Santos, em A urbanizao desigual, apresenta alguns dados ilustrativos deste processo. As taxas de mortalidade na Europa Ocidental eram da ordem de 30% no comeo do sculo XIX, e ainda de 18% em 1900. A tabela 1 rene ndices de alguns pases, permitindo-nos verificar que eram altos tanto na Inglaterra, que j iniciara sua industrializao, quanto na Espanha, que ainda no vivia este processo. Os ndices acentuam-se medida que tomamos dados para as grandes cidades: a taxa de mortalidade [pg. 49] em Paris era de 29,8% entre 1851 e 1855 e de 24,4% entre 1881 e 85. Ainda h que se considerar que a mortalidade infantil era alta, e que na Inglaterra, por exemplo, na metade do sculo XIX, a mortalidade no meio urbano era 25% maior que no meio rural.

TABELA I
ndices de Mortalidade em Alguns Pases Europeus

Perodo

Inglaterra Pas de Gales

Alemanha Frana

Holanda

Espanha

1871 1901-1910

21,4% 15,4%

27,2% 18,7%

23,7% 19,5%

24.3% 15,2%

30,8% 25,1%

Fonte: Milton Santos A urbanizao desigual

A partir do que foi exposto anteriormente, podemos avaliar a expresso daquela urbanizao que seria ainda maior no fosse a elevada taxe de mortalidade. Certamente essa urbanizao correspondeu a movimentos migratrios

campo-cidade, decorrentes de mudanas estruturais no campo nos sculos anteriores, face ao desenvolvimento capitalista, que deu s cidades uma capacidade produtiva maior.

As Cidades Depois da Revoluo Industrial


A expresso da urbanizao via industrializao no deve ser tomada apenas pelo elevado nmero de pessoas que passaram a viver em cidades, mas sobretudo porque o desenvolvimento do capitalismo industrial provocou fortes transformaes nos moldes da urbanizao, no que se refere ao papel desempenhado pelas cidades, e na estrutura interna destas cidades. Castells sugere que ao invs de se falar de urbanizao, que se fale de produo social das formas espaciais, na perspectiva de apreender "as relaes entre o espao construdo e as transformaes estruturais de uma sociedade". Assim, no devemos apenas enxergar na urbanizao que se d via industrializao, uma acentuao da proporo de pessoas vivendo em cidades. Devemos analis-la no contexto da passagem da predominncia da produo artesanal para a predominncia da produo industrial (entendida aqui, no seu sentido mais restrito, ps-Revoluo Industrial), ou seja, da passagem do capitalismo comercial e bancrio para o capitalismo industrial ou concorrencial. [pg. 50]

As

cidades,

como

formas

espaciais

produzidas

socialmente,

mudam

efetivamente, recebendo reflexos e dando sustentao a essas transformaes estruturais que estavam ocorrendo a nvel do modo de produo capitalista. A indstria provoca um impacto sobre o urbano. Poderamos pensar, primeira vista,

que o desenvolvimento industrial a partir da Revoluo Industrial constitui-se apenas no reforo do papel produtivo assumido pela cidade com o capitalismo comercial, que permitiu as produes artesanal e manufatureira. Em parte o processo este, mas ao mesmo tempo ele contraditrio, porque ao acentuar o papel produtivo das cidades, transforma a prpria cidade. As cidades comerciais europias eram o lugar da riqueza acumulada na primeira fase do capitalismo. J se constituam espaos de concentrao de capitais disponveis acumulados com o mercantilismo, eram o espao do poder econmico e poltico (lugar de moradia dos capitalistas e sede dos Estados Modernos), e nelas tambm se concentrava uma grande reserva de fora de trabalho. Alm disto, o capitalismo comercial ajudou a criar nas cidades uma infra-estrutura muito, importante para o desenvolvimento industrial. Houve um grande avano tcnico e cientfico, formou-se uma rede bancria e um mercado urbano, pois na medida em que, afastados de suas condies de produo no campo e impedidos de continuar a realizar sua produo artesanal, os trabalhadores tornaram-se consumidores dos elementos necessrios sua sobrevivncia. As cidades comerciais j eram, de fato, o "bom" lugar para o desenvolvimento industrial. E assim se deu. Lefbvre afirma que, rapidamente, as indstrias, aproximaram-se destas cidades, transformaram o seu carter, adaptando-o s novas necessidades. Este movimento de absoro foi se dando medida que estas cidades encontravam-se em territrios/pases que estavam se industrializando, o que possvel ser observado at nossos dias. De fato a indstria apropriou-se at mesmo dos smbolos urbanos pr-industriais, como Atenas e Veneza, criando espaos dicotmicos: a Atenas antiga em acrpole e a Atenas moderna industrial junto ao porto; a Veneza, smbolo do renascimento urbano mercantil e a Veneza continental rea de concentrao de suas indstrias atualmente.

A indstria absorve os centros urbanos j importantes nos fins do sculo XVIII e durante o sculo XIX, predominantemente em alguns setores, como, por exemplo, os da indstria grfica e de papel, ambas j desenvolvidas de forma artesanal nas grandes cidades comerciais. Contudo, houve, no mesmo perodo, uma tendncia localizao industrial fora das cidades, principalmente em setores como o da metalurgia, cujo interesse era grande em estar prximo a fontes de ener- [pg. 51] gia, (nesta poca, principalmente, o carvo), meios de transporte (rios e depois estradas de ferro), de matrias-primas (por exemplo, minerais), sem prescindir importantes reservas de fora de trabalho que o artesanato campons fornecia. Quando isto ocorreu, a indstria gerou a cidade. Este quadro um bom exemplo do que se deu na Inglaterra, onde a acumulao primitiva fora possvel, sobretudo pelo destacado comrcio ultramarino desenvolvido pelos ingleses, mas onde no se desenvolveram grandes centros urbanos, como na Europa mediterrnica ocidental, exceo feita a Londres, que j possua em 1700, cerca de setecentos mil habitantes. Inmeras cidades surgiram e/ou se desenvolveram durante o sculo XIX, prximas a regies carbonferas, no somente na Inglaterra, como na bacia do Ruhr (Alemanha), do Donetz (Rssia) e na Silsia (Polnia). [pg. 52] A figura 6 apresenta um grfico que rene curvas descritas pelo crescimento populacional de algumas cidades europias, cujo crescimento industrial provocou forte aumento da populao. Birmingham e Manchester (Inglaterra) destacam-se como exemplos muito ilustrativos.

As Mudanas Estruturais no Papel das Cidades


O novo ritmo da produo, imprimido pela industrializao maquinofatureira exigia e provocava mudanas estruturais, do que o crescimento populacional era apenas decorrncia. A grande ampliao das trocas e da economia monetria que o capitalismo mercantil proporcionou, no chegou a significar uma expanso muito grande do mercado das cidades comerciais. J dissemos que durante a Idade Moderna as cidades mantiveram-se quase que como organismos autnomos, com forte base no mercado local e regional, ainda que houvesse um comrcio abrangendo territrios mais amplos, inclusive ultramarinos, que tornava estas cidades depositrias de muita riqueza acumulada.

A fbrica e todos os investimentos necessrios para que o capital desenvolvesse plenamente a capacidade produtiva das unidades industriais, exigiam a ampliao dos mercados, o que quer dizer o fortalecimento das relaes entre os lugares. A especializao funcional que vimos comear com a manufatura manifestou-se numa diviso social do trabalho cada vez mais complexa medida que o capitalista fazia mais investimentos na unidade industrial, com o objetivo de ampliar sua capacidade produtiva. Esta ampliao pressupunha a expanso do prprio mercado. produo artesanal corporativa bastava quase que apenas o mercado local; produo industrial em larga escala era necessrio que este mercado se ampliasse a nvel regional, nacional e at internacional. Isto significou o fim da cidade como sistema institucional e social quase autnomo e provocou, de forma definitiva, a constituio de redes urbanas, dada a ampliao crescente da articulao entre os lugares. Pelo princpio capitalista da acumulao e reproduo do capital, interessava ao proprietrio de uma indstria txtil de Lancashire (Inglaterra) que sua produo fosse consumida em todo o Reino Unido, e se possvel, na Europa continental, e que ele pudesse um dia estender seu mercado a outros continentes. Assim tambm pensava por exemplo, o proprietrio de uma metalrgica localizada na bacia do Ruhr. A crescente especializao funcional que a industrializao provocou, e a ampliao dos mercados que a sua produo em srie exigiu, ao fortalecer a articulao entre os lugares, e principalmente entre as cidades, reforou a diviso social do trabalho, que se manifestou a nvel espacial a diviso territorial do trabalho. Ou seja, os lugares tambm se especializaram funcionalmente, medida que transformaes estruturais foram se dando a nvel da sociedade; o espao foi [pg. 53]

sendo produzido socialmente para atender esta nova realidade a de uma economia com forte base no desenvolvimento industrial. Esta diviso territorial do trabalho tornou-se mais efetiva e possvel a partir do desenvolvimento das comunicaes e dos transportes. No conjunto de inovaes a que se denomina Revoluo Industrial, est includa a prpria revoluo dos transportes, para o que a construo de estradas de ferro na Europa do sculo XIX foi o primeiro passo-Nos dias atuais, esta rede de comunicaes e transportes que permite a circulao das pessoas, das mercadorias, das informaes, e suporte para o desenvolvimento capitalista, to densa, que parece at difcil conceber que h um sculo atrs esta rede ainda estivesse se formando. Um dos resultados concretos da articulao entre os lugares, que permitiu a constituio da rede urbana, foi a interdependncia entre as cidades, que provocou, ao longo do tempo, a subordinao de umas s outras, ao que se deu o nome de hierarquia urbanas. Entre as cidades comerciais modernas, por conta do nvel de autonomia de que gozavam, no se observava interdependncia, ainda que mantivessem relaes entre si. Havia cidades de tamanhos e importncias diferentes, o que no decorria especificamente das relaes entre elas, mas da magnitude de seus mercados, e da fora poltica e econmica de sua classe dominante. As cidades ps-Revoluo Industrial desempenharam cada vez mais seus papis a partir da posio que ocupavam na rede urbana, da magnitude de suas relaes econmicas, da quantidade de capital ali acumulado (o que quer dizer, inclusive, da infra-estrutura ali existente para dar sustentao reproduo deste capital), da sua condio ou no de centro de decises numa economia que no tinha mais por base o espao local ou regional, mas, ao contrrio, propunha como meta romper as barreiras das fronteiras nacionais.

Com o modo de produo capitalista assim se desenvolvendo, a rede urbana foi se constituindo hierarquizadamente, tendendo formao de grandes aglomerados urbanos as metrpoles espaos de concentrao de capital, de meios de produo, e locus da gesto do prprio modo de produo. Estas aglomeraes subordinavam outras de porte mdio, que por sua vez exerciam o papel de elo de ligao com os pequenos centros. Veremos adiante que atualmente, esta tendncia hierarquizao da rede tem se manifestado de forma mais evidente, dada a fase do capitalismo monopolista que predominou, a nvel mundial, depois da Segunda Guerra Mundial. [pg. 54] O aumento das relaes econmicas entre as cidades e a subordinao de umas s outras, foi anulando as diferenas essenciais entre elas e esta outra mudana estrutural a ser ressaltada. A indstria maquinofatureira que permitiu a produo em larga escala, foi provocando a constituio de uma sociedade de consumo de massa. Este processo promoveu, a partir do sculo XIX e principalmente no decorrer do sculo XX, uma homogeneizao dos valores culturais sob a esfera do domnio capitalista. Atuando ideologicamente sobre a sociedade, a propaganda cria necessidades de consumo cada vez mais uniformes, e anula paulatinamente as diferenas culturais. Este processo reflete-se na paisagem urbana. No h dvidas sobre as enormes diferenas que existem entre os valores culturais e a histria das sociedades estadunidense e japonesa. Mas andando pelas principais vias do centro financeiro de Nova Iorque ou de Tquio, no vamos notar diferenas marcantes: edifcios de concreto e vidro, avenidas, viadutos, modernos automveis, out-doors da Coca-Cola e yuppies vestidos ao estilo de Yves Saint Laurent ou de qualquer costureiro internacional. Estes mesmos elementos podem ser observados na Avenida Paulista, s 9 horas da manh de uma segunda-feira, ainda que So Paulo seja uma metrpole

de pas dito subdesenvolvido.

Os "Problemas" Urbanos
A cidade recebeu diretamente as conseqncias do rpido crescimento populacional imprimido pela Revoluo Industrial, e sofreu, a nvel de estruturao de seu espao interno, muitas transformaes. O rpido crescimento populacional gerava uma procura por espao, e por outro lado o crescimento territorial das cidades no sculo XVIII e primeira metade do sculo XIX estava restrito a um determinado nvel, alm do que ficava impossvel percorrer a p as distncias entre os locais de moradia e trabalho. Ou seja, o crescimento populacional no podia ser acompanhado em seu ritmo pelo crescimento territorial. Paralelamente, o desenvolvimento do modo de produo capitalista j tornara a terra tambm uma mercadoria, o que significava que o acesso a uma parcela do espao destas cidades estava mediado, pela compra ou aluguel de terrenos, com construes ou no. Como conseqncia disto, houve um adensamento habitacional muito grande. Os livros de Leonardo Benevolo (Histria da cidade) e Friedrich Engels (A situao da classe trabalhadora na Inglaterra) apresentam muitos relatos que nos permitem avaliar as transformaes ocorridas. [pg. 55] O crescimento das cidades tornou centro a rea antes compreendida por todo o ncleo urbano, formando-se ao seu redor uma faixa nova, considerada a periferia. Cem anos aps a Revoluo Industrial, o chamado centro guardava a sua estrutura original, com seus monumentos, suas ruas estreitas, algumas casas pequenas e compactas, jardins e ptios anexos s residncias dos mais ricos. Estes foram abandonando, aos poucos, o centro, onde se amontoavam trabalhadores

pobres e recn-migrados do campo. Nos ptios e jardins eram feitas novas construes casas, indstrias, barraces tornando a densidade elevadssima. A periferia era entendida como uma espcie de territrio livre da iniciativa privada, onde, de forma independente, surgiram bairros de luxo (para abrigar os ricos emigrados do centro), bairros pobres (onde moravam mais assalariados e recm-emigrados do campo), unidades industriais maiores, depsitos. Estes novos setores da cidade foram, com o correr do tempo, fundindo-se num tecido urbano mais compacto. Contribuiu para este crescimento das cidades, que denotava uma desordem muito grande na paisagem e na malha urbana, o fato de que houve um abandono das formas de controle pblico sobre o espao construdo. O Estado no elaborava mais planos, nem regulamentos, e nem fiscalizava as formas pelas quais a cidade vinha sendo produzida. Ele prprio passou a ser um especulador, vendendo muitos terrenos pblicos para pagar suas dvidas. A classe dominante aproveitou para realizar seus investimentos imobilirios. A cidade, o bairro, a casa iam sendo assim determinados pelos interesses do lucro. Benevolo chama de cidade liberal " este ambiente desordenado e inabitvel que o resultado da superposio de muitas iniciativas pblicas e particulares, no-reguladas e no-coordenadas". As ruas eram estreitas demais, principalmente no centro, e insuficientes para a circulao das pessoas, dos veculos puxados por animais, para o escoamento do esgoto, criao de porcos, e ainda local de brincadeiras das crianas. As casas eram muito pequenas. Muitas continham as mesmas acomodaes de moradias de campo, mas a falta de espao ao redor delas se constitua em sria dificuldade para a eliminao do lixo, para a ventilao, insolao, para a realizao de alguns trabalhos domsticos. Os ptios, quando havia, eram reduzidos e estavam

cercados por construes de todos os lados. Alm disto, a maioria destas casas localizava-se prximo das indstrias e estradas de ferro, fontes de fumaa, barulho e poluio dos rios. A figura 7 permite-nos imaginar o quanto era densa a ocupao urbana nestas reas de moradias de trabalhadores, e a figura 8 d uma indicao de como eles viviam no in- [pg. 56]

terior destas casas. Engels descreve assim um bairro perifrico de Manchester:


"Numa depresso bastante profunda, circundada por altas fbricas, por altas margens cobertas de construes e de aterros, se juntam em dois grupos cerca de 200 casas em sua maioria com a parede posterior comum duas a duas, onde moram, no total, cerca de 4000 pessoas, quase todas irlandesas. As casas so velhas, sujas e do tipo menor, as ruas so desiguais, cheias de buracos e em parte no caladas e destitudas de canalizao. Lixo, refugos e lodo nauseante so esparsos por toda arte em enormes quantidades, no meio de poas permanentes, a atmosfera est empestada por suas exalaes e turvada e poluda por uma dzia de chamins; uma massa de mulheres e

de crianas esfarrapadas vagueia pelos arredores, sujas como os porcos que se deleitam sobre os montes de cinzas e nas poas".

A cidade era a prpria desordem, e j na primeira metade do sculo XIX percebia-se a quebra de uma certa homogeneidade do seu padro arquitetnico, e o fim da cidade como ambiente comum. O de- [pg. 57]

senvolvimento capitalista e os inmeros "problemas" urbanos advindos da rpida industrializao incentivaram o comportamento individual e a separao espacial das classes sociais dentro da cidade: os bairros de pobres, os bairros de ricos Ter uma residncia individualizada cercada de espaos era sinal de prestgio social, s possvel para os mais ricos.

Podemos agora discutir um pouco estes "problemas" urbanos. A falta de coleta de lixo, de rede de gua e esgoto, as ruas estreitas para a circulao, a poluio de toda ordem, moradias apertadas, falta de espao para o lazer, enfim, insalubridade e feira eram problemas urbanos, na medida em que se manifestavam de forma acentuada nas cidades, palco de transformaes econmicas, sociais e polticas. Contudo, fundamental observar que estes problemas constituam manifestaes claras da etapa pela qual o desenvolvimento do modo de produo capitalista estava passando. O liberalismo, como referencial ideolgico, a livre concorrncia e a iniciativa privada sem interveno do poder pblico, como princpios de conduta, e a busca de reproduo do capital a todo custo, transformaram, especialmente as cidades inglesas do sculo XIX, em espaos [pg. 58] caticos. A figura 9 permite avaliar a desordem da Londres desse sculo, onde monumentos histricos, casas, oficinas e indstrias misturavam-se. Estes problemas no eram portanto da cidade, eram do prprio modo de produo e se manifestavam na cidade.

Esta desordem no pde perdurar por muito tempo, porque comeou a incomodar at mesmo os mais ricos. A falta de condies sanitrias permitiu o alastramento de um surto de clera pela Europa em 183Q. As carruagens burguesas j no podiam circular imunes pelas ruas com a lama e o cheiro que emanava destas passagens de terra, onde o esgoto e o lixo se misturavam aos porcos e s crianas. A poluio atingiu at os bairros ricos, e a falta de gua limpa era problema para todos. A dcada de 1840 foi marcada por uma srie de sindicncias sobre as condies de vida nas maiores cidades. Por outro lado, como aponta Benevolo, houve o fim dos regimes liberais, com a ascenso de Napoleo III na Frana, Bismarck na Alemanha e os conservadores na Inglaterra, pondo fim tese de no interveno do Estado. A segunda metade do sculo XIX foi marcada pela aprovao de leis sanitrias,

implantao de redes de gua e esgoto (e depois, de gs, eletrici- [pg. 59] dade e telefone) e melhorias nos percursos (ruas, praas, estradas de erro).. O poder pblico estabeleceu regulamentos e executou obras: a administrao passou a gerir/planejar os espaos urbanos. Paralelamente, desenvolveu-se o transporte coletivo urbano, cujo primeiro veculo foi o bonde a cavalos, possibilitando percorrer distncias intra-urbanas um pouco maiores. Estas medidas permitiram a reorganizao das cidades europias, e refletiam a preocupao dos capitalistas em melhorar as condies de vida dos trabalhadores. Em algumas cidades industriais inglesas, a durao mdia de vida havia baixado para menos de 30 anos, na primeira metade do sculo XIX. Comendo mal, dormindo pouco, morando mal, os trabalhadores produziam relativamente pouco, apesar das longas jornadas de trabalho. Esta interveno administrativa, da qual a atuao do prefeito Haussmann em Paris a partir de 1851 um bom exemplo, provocou mais modificaes na estrutura interna das cidades. O centro foi totalmente remodelado para a abertura de corredores de trnsito. A densidade continuou a ser a marca principal, pois os novos edifcios ainda eram construdos na linha da rua. Havia uma ntida sobreposio da cidade ps-liberal sobre a cidade anterior, pois muitas das construes antigas foram derrubadas em nome do melhor aproveitamento dos espaos e da uniformidade da arquitetura, onde se construram edificaes com mais andares. As reas residenciais ricas afastaram-se do centro procura de ares mais limpos, e as famlias de maior poder aquisitivo passaram a construir suas casas distanciadas da linha da rua. Em nome do melhor aproveitamento do espao, mas no fundo objetivando maiores lucros, foram planejados imensos bairros operrios, marcados por alta

densidade e por uniformidade. A cidade estendeu-se ainda mais, com o surgimento de muitos subrbios, onde se instalavam novas indstrias atendendo s exigncias das leis sanitrias e novas reas de moradias de trabalhadores. Como o leitor j deve ter observado, guardadas as diferenas como as de padro arquitetnico, a esto as bases da estrutura urbana das cidades de hoje. Podemos reconhecer estes traos em muitas cidades contemporneas, pois a especializao funcional do uso do solo urbano comeou a partir da separao social no interior do espao urbano. As cidades estadunidenses exemplos do desenvolvimento capitalista do sculo XX do mostras deste tipo de estruturao urbana. [pg. 60]

4 URBANIZAO E CAPITALISMO MONOPOLISTA

O mercantilismo, ao propiciar a acumulao primitiva nos pases europeus e, portanto, a constituio do capital, precisou da acentuao da urbanizao europia e da extenso desta urbanizao s reas recm-conquistadas. Sustentava, assim, atravs do pacto colonial, o comrcio exterior que a Europa desenvolvia para criar demanda sua indstria manufatureira. A industrializao, ao ampliar o nvel das foras produtivas, acentuou a capacidade de produo dos pases "centrais", reforando a diferena entre os nveis de produtividade destes pases e dos "perifricos". O pacto colonial rompeu-se, diminuindo o domnio/subordinao poltica e reforando o domnio/subordinao econmica. As relaes econmicas entre pases, e no mais entre metrpole e colnias, traduziram-se numa troca desigual no sentido amplo. Os pases j plenamente industrializados passaram a trocar com os pases no industrializados ou em incio de industrializao, seus produtos de maior valor, predominantemente produtos industriais, por outros de menor valor predominantemente produtos primrios. A desigualdade desta troca estava na prpria diferena entre os valores alcanados no mercado por produtos diferentes, e isto era possvel porque a produo industrial estava concentrada nos pases "centrais", e se realizava, em escala ainda reduzida, nos outros pases. Em outras palavras, era uma troca entre pases de nveis de desenvolvimento capitalista diferentes. Na Inglaterra, na Frana

ou nos Estados Unidos por exemplo, o capitalismo j estava dominando todas as formas de produo e subordinando as relaes sociais que sustentavam [pg. 61] o seu desenvolvimento. Por outro lado, na Amrica Latina ou em Portugal (para citar um exemplo europeu e no se cair na confuso ideolgica de identificar nvel de desenvolvimento com reas geogrficas e reforar nos dias de hoje o determinismo geogrfico), a economia ainda se apoiava em ramos fracamente capitalizados, como por exemplo a agricultura, no tendo ainda ocorrido uma subordinao de todas as relaes de trabalho ao capital. Esta troca desigual dificultou a acumulao e reproduo do capital nos pases "perifricos" e reforou as condies para esta reproduo nos pases centrais. Em relao aos pases "perifricos", Alain Lipietz em seu livro O capital e seu espao, denomina este processo de o "desenvolvimento do subdesenvolvimento". Foi grande a urbanizao desta fase do capitalismo concorrencial ou industrial, como mencionamos no captulo anterior, ao menos no que diz respeito s mudanas estruturais ocorridas com o papel das cidades na Europa industrial. Antes de discutir como este processo se manifesta, em termos de urbanizao, nos pases ditos subdesenvolvidos, vamos tratar da terceira fase do desenvolvimento capitalista.

SOBRE O CAPITALISMO MONOPOLISTA


A concentrao do capital a base do processo produtivo desenvolvido na indstria fabril. O grande progresso tcnico ocorrido a partir da Revoluo Industrial acentuou fortemente este trao, permitindo uma acumulao grande nos pases "centrais", e tornando o capitalismo cada vez menos concorrencial. Ou seja, medida que o desenvolvimento tcnico e o capital investido em um determinado setor industrial tornavam-se maiores, permitiam que os capitalistas e/ou pases que

contavam com largas fatias do mercado reforassem suas posies e inviabilizassem a entrada de outros capitalistas e/ou pases nesta concorrncia. Nos ramos onde havia maior reproduo do capital, criaram-se condies reais de expanso, permitindo o desenvolvimento pleno do capitalismo em outros setores ou territrios. Tais condies, tanto capital-dinheiro como domnio tecnolgico (tambm uma forma de capital) permitiam ao capitalismo "central" se deslocalizar, usando a expresso de Lipietz, ou seja, desdobrar-se em termos mundiais, integrando diretamente outras economias nacionais. Esta integrao significava que o capitalismo dos pases "perifricos" subordinava-se amplamente ao capitalismo mundial, num processo que se denomina internacionalizao do capital. [pg. 62] A deslocalizao-desdobramento-intemacionalizao do capital vem se

realizando com a multinacionalizao das empresas, e a articulao entre os lugares (da produo e do consumo) no apenas ao nvel regional ou nacional, mas agora transnacional. A esta fase do capitalismo corresponde uma nova diviso internacional do trabalho. A troca desigual no corresponde mais, apenas, a um comrcio internacional que permite produes de diferentes valores (produtos industriais por produtos primrios). Ao se "exportar" o capital (dinheiro e tecnologia) do "centro", desencadeia-se ou se promove novas etapas no processo de industrializao da "periferia", e transforma-se as bases sobre as quais passa a se dar a troca desigual. Assim possvel realizar, na "periferia", uma produo do mesmo tipo que a do "centro", promovendo a integrao de diferentes territrios em diferentes continentes numa economia mundial. A troca desigual no capitalismo monopolista internacional tem um sentido mais restrito e decorre para Lipietz da capacidade do trabalhador da periferia de criar

produtos/valores ao nvel internacional -"fragmentos do valor internacional" , mas de ter definido o valor de sua fora de trabalho pelo padro de vida de sua rea de origem. Este diferencial amplia as possibilidades de reproduo do capital, tanto mais porque ele pode se deslocar para outros setores e/ou territrios, encontrando outros momentos e/ou lugares para se realizar. Este processo pode se tornar mais fcil de ser compreendido, se nos perguntarmos por que ser que a unidade territorial da Volkswagen do Brasil, localizada em So Bernardo do Campo (estado de So Paulo), produz Passats, que vo ser consumidos na Alemanha; ou por que a Mitsubishi do Brasil ainda produz transistores necessrios sua linha de produo, com forte apoio na mo-de-obra feminina, enquanto no Japo os mesmos componentes so produzidos com menos trabalhadores graas ao desenvolvimento tecnolgico j alcanado por esta empresa. Ser que estas multinacionais esto preocupadas em ampliar o mercado de trabalho e contribuir para solucionar o problema do desemprego no Brasil? Parece-nos no ser preciso responder estas perguntas. Basta reforar que no que concerne troca desigual no sentido amplo, e no sentido restrito, o que se tem concretamente atravs das produes, diferentes entre as regies/pases, um desenvolvimento desigual entre estes lugares, mas que esto articulados entre si, o que se manifesta numa urbanizao com estes mesmos traos. Que urbanizao esta? [pg. 63]

A URBANIZAO DE HOJE...
Ao trabalharmos o impacto da industrializao sobre a urbanizao destacamos algumas mudanas estruturais no papel e na estruturao do espao interno das cidades. Esta produo social das formas espaciais, ao mesmo tempo manifestao e condio do estgio de desenvolvimento das foras produtivas sob o capitalismo.

Nesta perspectiva, estamos falando do espao corno concretizao-materializao do modo de produo determinante no caso o capitalista, e a cidade como uma manifestao desta concretizao. Os espaos no so apenas urbanos; existe a cidade e o campo. O modo de produo no produz cidades de um lado e campo do outro, mas ao contrrio, esta produo compreende uma totalidade, com uma articulao intensa entre estes dois espaos. Quando tratamos da origem das cidades no primeiro captulo, reforamos o aspecto da necessidade da produo do excedente agrcola para que historicamente a cidade se conformasse, e mostramos como, atravs do exerccio do poder poltico e religioso, o urbano e o rural articulavam-se. Mostramos tambm como esta relao entre a cidade e o campo mudou no decorrer dos tempos, a partir de transformaes sociais, econmicas e polticas. Como est hoje esta articulao? Ou, em outras palavras, qual o papel das cidades no contexto do capitalismo monopolista? A cidade , particularmente, o lugar onde se renem as melhores condies para o desenvolvimento do capitalismo. O seu carter de concentrao, de densidade, viabiliza a realizao com maior rapidez do ciclo do capital, ou seja, diminui o tempo entre o primeiro investimento necessrio realizao de uma determinada produo e o consumo do produto. A cidade rene qualitativa e quantitativamente as condies necessrias ao desenvolvimento do capitalismo, e por isso ocupa o papel de comando na diviso social do trabalho. No vamos cair na confuso de identificar a cidade com o capitalismo porque este modo de produo tambm est no campo e s possvel de se reproduzir atravs do aumento da articulao entre a cidade e o campo A cidade o lugar onde se concentra a fora de trabalho e os meios necessrios produo em larga escala a industrial , e, portanto, o lugar da gesto, das decises que orientam o

desenvolvimento do prprio modo de produo, comandando a diviso territorial do trabalho e articula a ligao entre as cidades da rede urbana e entre as cidades e o campo. Determina o papel do campo neste processo, e estimula a constituio da rede urbana. [pg. 64] No que se refere determinao pela cidade, do papel do campo na economia capitalista, h que se destacar a eliminao da produo de subsistncia no campo, atravs da especializao das unidades produtivas. A acentuao da especializao funcional que a indstria provocou, estendeu-se para o campo. Quando viajamos observando a paisagem rural, marcante a monotonia imposta por quilmetros e quilmetros de soja em determinadas reas e quilmetros e quilmetros de cana ou de espaos para criao de gado em outras reas. As grandes propriedades monocultoras, sem espaos disponveis para a produo alimentar nem mesmo dos que trabalham nesta produo, refletem os interesses do capitalismo. Neste contexto, a cidade deixou de ser apenas o lugar onde se concentra o excedente agrcola produzido no campo (lembram-se de sua origem?), mas passou a ser o lugar de toda a produo agrcola da sua transformao industrial, da sua comercializao, e portanto da sua redistribuio para o campo. A dona de casa de uma cidade do interior paulista talvez nem se d conta de que ao escolher uma lata de massa de tomate ou um melo na prateleira do supermercado, est pagando por algo produzido, muitas vezes, a vinte quilmetros dali, mas que j circulou at a Grande So Paulo, para passar por um processo de industrializao ou para receber o selo da distribuio do CEAGESP. At mesmo os trabalhadores do campo, algumas vezes bias-frias moradores da cidade, esto sujeitos a este esquema para satisfazerem suas necessidades de alimentao. Esta industrializao do campo possvel justamente pelo aumento da produtividade, pela ampliao da capacidade de produo agrcola, atravs da

absoro de formas de produo da indstria pelo campo concentrao dos meios de produo (neste caso, especialmente a da propriedade da terra), especializao da produo e mecanizao. Estes mecanismos acentuam a articulao entre a cidade e o campo, transformando o rural em espao altamente dependente do urbano, inclusive porque h um aumento do consumo da produo e do servios da cidade pelos moradores do campo. Esta articulao acentuada coloca em dvida a prpria distino entre a cidade e o campo. Em relao constituio da rede e da hierarquia urbanas, temos que distinguir a aparncia da essncia. Referimo-nos, no captulo anterior, ao fato de que o capitalismo acaba por anular todas as diferenas essenciais entre as cidades, provocando uma espcie de fuso dos diferentes tipos culturais. Vamos lembrar do exemplo de Nova Iorque parecida com Tquio ou So Paulo, ou observar que a garotinha de sete anos de Quixeramobim no Cear quer comprar uma Melissinha, tanto [pg. 65] quanto a que mora em Ipanema no Rio de Janeiro, ou que tanto um garoto de dez anos da rea metropolitana de Los Angeles como o da rea metropolitana de So Paulo gostariam de ter uma camiseta com a estampa do He-Man. Esta homogeneizao das paisagens e dos hbitos que o capitalismo desenvolve (a aparncia) no pode ser confundida com uma homogeneizao dos papis dos lugares (a essncia). A ampliao do processo de urbanizao (aumento do nmero de cidades e formao de grandes reas metropolitanas) determina a articulao entre os lugares e acentua a diviso social do trabalho que o capitalismo provoca e de que necessita para se reproduzir.

A Produo das Cidades


Castells afirma que a produo espacial como manifestao clara do capitalismo

avanado, traduz-se em pelo menos trs formas diferentes. Em primeiro lugar, clara a existncia de grandes unidades de produo e consumo (a grande unidade industrial integrada ou o hipermercado, por exemplo). O resultado concreto o aumento das reas metropolitanas e a descentralizao espacial das unidades produtivas, de consumo e de deciso no interior destes grandes aglomerados. Isto ajuda a entender porque o centro de So Paulo "envelhece" funcionalmente e perde em parte o seu papel catalisador em favor da criao de outros espaos como a Avenida Paulista ou as Marginais; ou porque entre 1960 e 1980, a populao mundial vivendo no campo e nas pequenas cidades cresceu em 30%, enquanto a populao que vive em grandes cidades aumentou em 107%. A megalpole do nordeste dos Estados Unidos talvez o melhor exemplo deste processo. Trata-se de uma grande regio urbanizada de mais de 40 milhes de habitantes, com cerca de 600 quilmetros de comprimento, que articula vrias reas metropolitanas (Boston, Nova Iorque, Filadlfia, Daltimore e Washington) atravs de imensas relaes estabelecidas entre zonas rurais (para fornecimento de produtos primrios perecveis), lugares de lazer (que o turismo se encarrega de consumir), pontos de concentrao industrial, reas de forte concentrao residencial (a populao ocupa cerca de 20% do espao total) o pontos de concentrao de atividades tercirias e de negcios (s em Manhattan, centro nevrlgico de Nova Iorque, trabalham diariamente 1,6 milho de pessoas). [pg. 66] Um segundo ponto a ser destacado o da ampliao da massa de assalariados, acompanhada segundo Castells de uma "diversificao de nveis de hierarquizao no prprio interior da categoria social". Como o capitalismo monopolista em relao ao concorrencial diminui proporcionalmente o nmero de capitalistas em comparao ao de assalariados, e ao mesmo tempo precisa do aumento do nmero de

especialistas, dado o desenvolvimento tecnolgico alcanado, o que se d um aumento na diferena entre o maior e o menor salrio. Basta pensar em qual o piso salarial nacional (e muitos no recebem nem este mnimo) e compar-lo ao salrio do grande executivo industrial, mais de cinqenta vezes maior. A nvel do urbano esta diferenciao se concretiza em reas residenciais diversificadas em termos de padro habitacional, infra-estrutura, equipamentos e servios urbanos. Quando passeamos pela ruas do Morumbi em So Paulo, distinguimo-lo rapidamente de So Miguel Paulista ou da Freguesia do , e nos damos conta da segregao social tambm claramente manifesta nas formas espaciais. As diferenas entre as fotos so to grandes, que parece difcil admitir que so paisagens do mesmo espao. Em terceiro lugar, o capitalismo precisa de uma concentrao do poder poltico, e cria condies para a formao de uma tecnocracia, apoiada na "competncia" dos especialistas, que a nvel das cidades produz uma planificao urbana sem particularismos os programas nacionais. No captulo anterior, destacamos a origem dos bairros operrios ingleses e chamamos a ateno para a homogeneidade das construes. Hoje, quando olhamos para a periferia das cidades brasileiras (as de 5 mil ou as de 5 milhes de habitantes) deparamo-nos com a repetio dos grandes conjuntos habitacionais, que as COHABs da vida produzem em srie, do mesmo jeito que a Brahma faz cervejas. As solues so consumidas em larga escala, apesar de condies histricas muitas vezes diferentes. Que cidade brasileira hoje no quer se orgulhar de possuir um calado? O leitor j deve ter percebido que para tentar concretizar as idias aqui discutidas, temos lanado mo de exemplos de pases ditos desenvolvidos e de pases ditos subdesenvolvidos, o que mostra o trao globalizante do processo. Mas ser que a urbanizao no chamado Terceiro Mundo no tem a sua especificidade?

[pg. 67]

DESENVOLVIMENTO DESIGUAL
A industrializao como traduo maior do desenvolvimento das foras produtivas do nosso tempo tornou-se sinnimo de desenvolvimento. Sob esta tica, segundo Singer, os pases que no controlavam amplas fatias do mercado mundial, e o capital (financeiro e tecnolgico) necessrio a esta industrializao, no se desenvolveriam permanecendo subdesenvolvidos. Os livros didticos reforaram esta viso ao associar industrializao e urbanizao, e classificar como pases desenvolvidos, aqueles cuja populao ativa ocupada no secundrio fosse expressiva. Ao tratar deste grande conjunto dos "subdesenvolvidos" as diferenas eram marcantes. Como, de fato, muitos destes pases viviam processos de industrializao (no caso do Brasil timidamente a partir da dcada de 30, e mais definitivamente a partir da dcada de 60), a dificuldade de classificao binria (desenvolvimento ou subdesenvolvimento) foi solucionada ideologicamente nos livros didticos atravs da criao de mais uma categoria de classificao, a dos pases em desenvolvimento, Esta "soluo", que resolvia as dificuldades apresentadas pela estatstica cada vez mais questionadora da identidade do trinmio desenvolvimento industrializao urbanizao, tinha sustentao terica na teoria do desenvolvimento por etapas. Mas para o senso comum e os alunos da 7 srie, atravs dos livros de Geografia, a impresso era de que ns do Terceiro Mundo estvamos apenas passando por etapas pelas quais os pases desenvolvidos j passaram. E a classificao do Brasil, na "gavetinha" de pases em desenvolvimento, sugeria o comeo da nossa sada da condio de

subdesenvolvimento, a partir da nossa industrializao crescente. Nesse raciocnio, estaramos vivendo uma etapa atrasada do desenvolvimento industrial, e os "problemas" urbanos do chamado Terceiro Mundo seriam superados

pelas mesmas vias de superao encontradas pelo capitalismo industrial para as cidades europias do sculo passado. Esta explicao, aparentemente lgica, vai sendo questionada pelo dia a dia dos pases classificados como em desenvolvimento, pois embora estejam se industrializando, abrigam o desemprego, a fome e a falta de moradias. Esta anlise se assenta na idia de que o subdesenvolvimento isolado, tendo o desenvolvimento como modelo para se superar. Isto significaria a no articulao entre desenvolvimento e subdesenvolvimento, e apenas a comparao entre nveis de desenvolvimento diferentes. [pg. 68]

E fcil questionar esta anlise quando nos lembramos de que a industrializao (sinnimo de desenvolvimento) tem sua origem na acumulao de capital, decorrente do renascimento comercial e da indstria manufatureira, "fenmenos" para os quais o pacto colonial era necessrio. Alm disso, esta indstria dos pases "centrais" pde se desenvolver atravs da descolonizao (lembram-se como a Inglaterra apoiou este processo?), com vistas formao e ampliao dos mercados consumidores necessrios produo em larga escala. Isto quer dizer que h uma articulao desenvolvimento-subdesenvolvimento, e no apenas seqncias ou fases de um desenvolvimento nico, engendradas pelo capitalismo avanado, e concretizadas em diferentes escalas do territrio (partindo da cidade, passando pela regio e atingindo o nvel nacional). A evidncia da articulao entre as economias nacionais sob o capitalismo, e de sua integrao numa economia global o fato de que apesar de haver um

desenvolvimento/industrializao a nvel mundial, ele seja diferenciado, embora combinado.

Nesta articulao entre os pases "desenvolvidos" e "subdesenvolvidos" est a base do desenvolvimento do capitalismo monopolista, e neste movimento os "desenvolvidos" subordinam os "subdesenvolvidos", estabelecendo o que Castells denomina de desenvolvimento dependente. A partir deste eixo terico poder-se-ia explicar a classificao, num mesmo grupo, de pases que compreendem nveis diferentes de desenvolvimento tcnico, social e econmico, e culturas diferenciadas. A ndia, por exemplo, com sua organizao secular, apresenta nveis de "subdesenvolvimento" semelhantes aos dos pases recm-criados na frica Central, com organizao ainda tribal. O que se tem o desenvolvimento do modo de produo capitalista (historicamente formado nos pases ocidentais) e a expanso em outros territrios, subordinando suas economias nacionais ao capitalismo "central", a partir da industrializao, ocasionando uma relao de dependncia especfica. Histrica e espacialmente, os ndices de urbanizao so diferenciados, e determinados pelo tipo de dominao/subordinao estabelecido entre os pases industriais e os dependentes. Esta relao de dependncia especfica e, portanto, diferenciada histrica e espacialmente em relao a cada uma das economias dependentes, decorre do tipo e do grau de dominao-subordinao estabelecidos, e promove nveis de urbanizao diferentes. Neste sentido, no podemos explicar a urbanizao destes pases dependentes a partir de um processo de industrializao, como o [pg. 69] vivido no sculo passado por alguns pases europeus, ainda que o ritmo de crescimento urbano assemelhe-se e seja at mais acelerado que o daqueles pases. O tipo de dominao dado pelo grau de integrao economia capitalista.

Castells reconhece trs tipos, que no so exclusivos, podendo coexistir sempre com o predomnio de um deles: dominao colonial, dominao capitalista comercial e dominao imperialista industrial e financeira. No Brasil e no Mxico, por exemplo, h, atualmente, um predomnio deste terceiro tipo de dominao, pois grande o grau dos investimentos realizados; h o desenvolvimento de uma indstria local, controle do movimento de substituio de importaes e estratgias estabelecidas para a remessa de lucros pelos grupos internacionais. H, de fato, um crescimento urbano acelerado, devido ao aumento das taxas de crescimento natural (pela diminuio do ndice de mortalidade) e migrao rural-urbana (pelas questes estruturais vividas no campo, como o processo de concentrao fundiria). Contudo, este crescimento manifesta-se na formao de uma rede urbana, marcada por uma superconcentrao populacional e de investimentos capitalistas nos maiores aglomerados urbanos destes pases, gerando a constituio de grandes metrpoles e uma distncia entre estes aglomerados e o resto do pas. A tabela 2 permite-nos verificar o grau de supremacia populacional de algumas metrpoles do chamado Terceiro Mundo. Os ritmos acentuados de crescimento populacional urbano e a

superconcentrao de capital nacional e internacional nas metrpoles para a criao da infra-estrutura necessria reproduo capitalista, promoveram um aumento crescente de populao no empregada que se "aloja", e no "habita" nos maiores centros urbanos. Este processo de "inchao", manifesta-se numa srie de "problemas" urbanos.

DE NOVO OS "PROBLEMAS" URBANOS


No captulo 3 discutimos como o desenvolvimento do capitalismo industrial

repercutiu sobre o espao, causando impactos sobre as cidades, gerando uma srie de problemas que ns entendemos como problemas no urbano, por considerarmos que no so causados pela cidade, mas que decorrem da forma como o modo de produo capitalista se desenvolveu. A segunda metade do sculo XX marcada por uma urbanizao acelerada nos pases de economia dependente, e suas cidades mani- [pg. 70]

TABELA II
reas Metropolitanas Porcentagem da pop. metropolitana sobre a pop. total 1950 1980-85 n de vezes maior que o 2 aglomerado urbano do pas 1950 1980-85

Montevidu 32,7 41.7 17,0 17.3(*) Assuno 15.4 13,1 12,9 6.8 Buenos Aires 29,7 32,1 8.9 9.8 Guatemala 10.6 9.2 8.2 10,0 Havana 21.4 19.9 7.4 5.6 Lima 12.4 21.2 7.3 8,9 Mxico 11,5 21.9 7.2 8.4 Santiago 22.4 35.6 4.4 13.7 La Paz 11.5 14,4 4.1 2,3 Mangua 13.3 21.5 3.9 2.8 Santo Domingo 11.2 21.5 3.7 4.7 Panam 23.9 18.2 3.1 6.2 Caracas 15.7 17.5 2.9 3.3 Bogot 6.2 21.3 2.0 2.9 Rio de Janeiro 5.9 1.2 So Paulo (**) 10.8 1.5 Fonte para 1950 HARLEY L. BROWNING. "Recent trends in Latin-American urbanization". The Annals, maro/1958. Fonte pura 1980-85 Almanaque Abril-1987. (*) Os dados para Montevidu so de 1975. (**) Nos casos do Rio de Janeiro e So Paulo, em 1950 a primazia era a da primeira, sendo depois da segunda.

festam todo tipo de problemas, relacionados ao "inchao" populacional que vivem. Numa anlise, a nosso ver ideologicamente comprometida, muitos compararam estes problemas aos vividos pelas cidades inglesas no sculo XIX, reforando aquela

interpretao de que estaramos vivendo etapas que os pases industrializados j tinham vivido. Esta viso passa a mensagem de que esta desordem urbana e todos os problemas dela decorrentes so conjunturais, e derivam de um crescimento populacional muito rpido dos grandes centros urbanos, isto porque o crescimento vegetativo seria alto, e a migrao intensa. A cidade, segundo esta interpretao, seria muito atraente para o homem do campo. Para os que fazem esta leitura da realidade, as solues (ainda que no explicitadas claramente) so o controle da natalidade e a fixao do homem no campo como se a migrao no tivesse sido a [pg. 71] a nica opo para aqueles que j enfrentaram todos os tipos de problemas na rea rural. Transferiram-se os problemas esto espacialmente concentrados na cidade, mas continuam a existir no campo. Que problemas so estes? Os jornais encarregam-se de nos trazer diariamente um esboo deles. Nas grandes cidades, a falta de habitaes, de gua encanada, de esgotos, de creches, escolas, hospitais, transportes coletivos e at de reas de lazer do uma mostra ampliada das dificuldades que podem ser detectadas, ainda que em escala menor, at mesmo nas cidades de cinqenta mil habitantes dos pases de economia dependente. Em Belo Horizonte havia, em 1982, cerca de quinhentas favelas. Apenas 36% da regio metropolitana de Recife servida de gua encanada, e mais da metade da populao vive em mocambos reas de ocupao clandestina, genericamente denominadas favelas. S 5% da populao de Belm e 15% da de Fortaleza tm esgotos, e em So Paulo, a maior rea industrial do pas, este ndice de 33%. Em Adis-Abeba, principal cidade da Etipia, dezenas de crianas morrem

diariamente pela desnutrio. O ndice de favelizao em So Paulo menor do que o do Rio de Janeiro (cerca de 10%), mas a proporo de pessoas que moram em cortios da ordem de 25%. Em Caracas (Venezuela) 30% das pessoas moram em favelas, e em Lima (Peru) esta proporo de 75%. Nas caladas de Bombaim (ndia) "moram" milhares de pessoas, que durante o dia tm que perambular pelas ruas, espera da noite para procurar novo abrigo. Pela manh, o caminho da prefeitura passa para recolher os cadveres. Da populao que est em idade de trabalhar, apenas 45% est empregada em Recife. Na favela de Helipolis (a maior de So Paulo) moram sessenta mil pessoas. O governo do estado est construindo duzentas moradias, para promover a desfavelizaco da rea: a faixa salarial exigida para a aquisio de uma destas casas de quatro pisos salariais. Quem poder compr-las? Mais de 30% da populao de Salvador mora em Alagados. Nas cidades de Bangladesh, a renda per capita 13 vezes menor que a do Brasil, que por sua vez dez vezes menor que a dos Estados Unidos. No Chile, a taxa de desemprego de 19%, fortemente concentrado em Santiago, onde moram 35% da populao do pas. [pg. 72]

Poderamos preencher pginas e pginas com dados deste tipo, e reforar a evidncia de que h muitos problemas nos pases de economia dependente, que se traduzem em dificuldades concretas para o dia-a-dia dos habitantes das cidades. Mas de todos os habitantes? E s os das cidades? Vamos refletir sobre as duas perguntas ao mesmo tempo. O acesso a uma moradia decente no depende de se dar tempo para a construo de mais casas, mas de se poder pagar por elas. Alguns podem faz-lo; para a maioria isto se apresenta como um problema. A possibilidade de acesso moradia, por exemplo, est subordinada ao nvel salarial. Ao discutirmos o desenvolvimento do capitalismo monopolista, vimos como a troca desigual apia-se no fato de que os trabalhadores de todo o mundo capitalista recebem salrios diferentes para produzir riquezas de mesmo valor. De

fato, ns sabemos que o trabalhador que recebe o piso salarial nacional, no consegue sequer alimentar devidamente sua famlia, o que dizer de ter acesso a uma moradia, pela compra ou aluguel do imvel. [pg. 73] A segunda faceta da questo est embutida na primeira. Na economia capitalista, tudo se torna mercadoria at mesmo a terra. O preo do aluguel ou da compra do imvel determinado pelo fato de ser um bem indispensvel vida, de ser propriedade de alguns homens e no ser de outros, e de que nas cidades o seu valor se eleva pelo alto nvel de concentrao populacional e de atividades. Uma terceira questo a acentuada diviso social do trabalho imposta pelo capitalismo avanado e de forma ainda mais definitiva no urbano. Isto quer dizer que os trabalhadores da cidade tm que comprar muito mais bens e servios necessrios sua vida do que o homem do campo. Alm disso, devido alta densidade populacional, a vida na cidade no pode prescindir de infra-estrutura, equipamentos e servios urbanos que a vida no campo dispensa. D para imaginar uma cidade de cinco milhes de habitantes, onde mais da metade da populao no servida por coleta de lixo? Ela existe, por a, em muitos cantos do chamado Terceiro Mundo. E o esgoto dispensvel? Ele falta em muitas cidades. O que acontece com o descanso de um trabalhador se ele gasta quatro horas por dia para se deslocar de casa para o trabalho e de volta para casa? Estes problemas poderiam ser amenizados ainda que os salrios no fossem altos, porque a soluo deles no precisava passar peia compra individual de um caminho de lixo para recolher o lixo da minha porta, ou pelo pagamento tambm individual dos custos de abertura de canaletas para implantar o esgoto no meu bairro, ou pela aquisio de um veculo para cada membro da famlia o que o trnsito da cidade nem suportaria. Estes bens e servios so coletivos e devem ser implantados pelo Estado, que numa economia dependente no dispe de recursos

para todas estas necessidades muito embora alguns como a ndia e o Brasil, apliquem enormes verbas para o desenvolvimento nuclear. E como o Estado (com a tutela do FMI) investe estes poucos recursos? A nvel intra-urbano, o poder pblico escolhe para seus investimentos em bens e servios coletivos, exatamente os lugares da cidade onde esto os segmentos populacionais de maior poder aquisitivo; ou que podero ser vendidos e ocupados por estes segmentos pois preciso valorizar as reas. Os lugares da pobreza, os mais afastados, os mais densamente ocupados vo ficando no abandono [pg. 74] Ser que a cidade cresce desordenadamente, porque ela no est sob planejamento? Ser que o Estado (subjugado pelas classes dominantes) neutro ao planejar seus investimentos? Um passeio pelas ruas de So Paulo permite-nos verificar que a escolha dos lugares dos investimentos pblicos no imparcial (e existe a imparcialidade?). H inmeros terrenos desocupados na cidade paulistana, mas o tecido urbano cresce desmesuradamente na periferia. As contradies sociais impostas pelo

desenvolvimento capitalista esto impressas na estrutura e na paisagem urbana. A opo do Estado parece clara [pg. 75]

SUGESTES DE LEITURA
Muitos textos colaboraram direta ou indiretamente para a organizao das idias contidas neste livro. Alguns autores foram citados medida que expressamos suas idias. A bibliografia sobre o tema "Capitalismo e Urbanizao" grande e vamos nos referir aqui a algumas obras bsicas. Se o leitor pretende "mergulhar" um pouco mais na histria da urbanizao, pode consultar MUNFORD, Lewis A cidade na histria, Itatiaia, Belo Horizonte, 1965; SJOBERG, Gideon "Origem e evoluo as cidades". In: DAVIS, K. et alii. Cidades: a urbanizao da humanidade, Zahar, Rio de Janeiro, 1972; JOHNSON, James "El origen de las primeras ciudades", In: Geografia urbana, Oikostau, Barcelona, 1974; PIRENNE, Henri Histria Econmica e Social da Idade Mdia, Mestre Jou, So Paulo, 1965; MANTOUX, Paul -A revoluo industrial no sculo XVIII, UNESP e Hucitec, So Paulo, 1988. Uma obra destaca-se pela riqueza das ilustraes que permite ao leitor conceber como eram as cidades do passado, comparando-as com as de hoje o livro de BENEVOLO, Leonardo Histria da cidade. Perspectiva, So Paulo, sem data de publicao. Outros autores podem ser indicados, se a inteno aprofundar as anlises tericas sobre a temtica. No que se refere ao desenvolvimento do capitalismo, podemos citar: MARX, Karl O Capital, Civilizao Brasileira, So Paulo, 1974; DOBB, Maurice Evoluo do capitalismo, Zahar, Rio de Janeiro, 1965; LIPIETZ, Alain O capital e seu espao, Nobel, So Paulo, 1988. Para quem quer se iniciar no assunto, pode escolher a publicao da Coleo Primeiros Passos: CATANI, [pg. 76] Afrnio Mendes O que capitalismo, Brasiliense, So Paulo, 1981. Se interesse maior aprofundar-se na anlise da urbanizao, pelo menos trs obras devem servir de base: LEFBVRE, Henri O direito cidade, Documentos, So

Paulo, 1969; CASTELLS, Manuel - A questo urbana, Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1983; SINGER, Paul - Economia Poltica da urbanizao, Brasiliense e CEBRAP, So Paulo, 1977 (destaque para a introduo). Sobre os "problemas" urbanos desde a Revoluo Industrial, uma srie de textos so interessantes. Sobre a questo no sculo XIX, destacam-se os trabalhos de ENGELS, Friedrich A situao da classe trabalhadora na Inglaterra, Presena, Portugal, 1975 e A questo da habitao, Aldeia Global, So Paulo, 1979. Sobre esta questo na realidade brasileira, sugerimos para leitura: GONALVES, Carlos Walter Porto. "Um passeio pela ordem do caos urbano". In: Paixo da Terra, Rocco e SOCII, Rio de Janeiro, 1984: 63-79; KOWARICK, Lcio A espoliao urbana, Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1980; SANTOS, Milton A urbanizao desigual, Vozes, Petrpolis, 1980 (este ltimo, tratando da especificidade do fenmeno urbano* em pases subdesenvolvidos). Para trabalhar a questo da habitao, sugerimos outro texto desta mesma coleo Repensando a Geografia, que o de RODRIGUES, Arete Moyss. Moradia nas cidades brasileiras, Contexto, So Paulo, 1988. [pg. 77]

O LEITOR NO CONTEXTO
Se o leitor mora numa grande cidade, deve ter de uma forma ou de outra reconhecido no texto alguma faceta da problemtica do urbano contemporneo, identificando-a com o seu dia-a-dia. Se mora numa cidade menor, talvez os "problemas" no transpaream claramente na paisagem urbana. Uma observao mais acurada pode levar identificao e reflexo sobre as condies de vida nas cidades capitalistas, sejam elas grandes ou pequenas. Sugerimos para tal, um conjunto de atividades que podem criar as condies para esta reflexo, sejam elas objeto de trabalho junto aos alunos de 1 2 graus, junto associao do bairro, ao seu partido, a sua comunidade religiosa, ou em qualquer outro nvel de atuao. Esperamos que a leitura deste livro tenha permitido ao leitor, em primeiro lugar, uma mudana de atitude frente ao urbano, isto , no entend-lo por ele mesmo, mas no contexto histrico do capitalismo monopolista. A partir desta postura, propomos uma pequena excurso pela sua cidade, ou pelo setor da cidade que se constitui o espao da sua vida de relaes, onde; mais do que olhar a paisagem urbana, preciso ver como est sendo utilizado este espao urbano. Tente observar onde esto localizadas as atividades econmicas o espao da produo e como esto sendo distribudas as reas residenciais e de lazer o espao da nossa reproduo. Nesta atividade importante verificar de [pg. 78] que forma esto distribudos os equipamentos, a infra-estrutura e os servios urbanos, para constatar se eles esto concentrados nas reas onde moram mais pessoas. A questo ambiental vai comparecer como algo a ser estudado, porque a degradao de que tanto se fala nas reas urbanas, tem a ver com a forma como o

espao produzido e consumido no capitalismo. Ainda que o leitor more numa cidade pequena, procure se informar se j h reas de ocupao clandestina (favelas) e de que maneira se formaram. A melhor forma de se recuperar esta histria, uma boa conversa com os prprios favelados, pois eles sentem necessidade de falar sobre este problema que aflige o seu cotidiano, e conseguem avaliar como a questo da propriedade privada da terra coloca-se como o empecilho para que os segmentos sociais de baixos salrios possam ter sua moradia. preciso fazer um esforo para ver a favela desvinculada da imagem de degradao da paisagem que deve ser extirpada da cidade, para alm da sua aparncia. Esta pequena excurso, acompanhada de entrevistas, conversas, anotaes, pode ser precedida por um levantamento do que h escrito sobre a sua cidade, ou sobre a rea que pretende que seja analisada. Livros, revistas, jornais, atas da Cmara Municipal so boas fontes. A memria do processo de estruturao do urbano est registrada de forma muito clara na cabea dos mais velhos. Quantas vezes mesa do jantar, nossos pais fazem timos relatos de como era o centro da cidade, ou o nosso bairro, quando eles foram habitar ali. A recuperao do histrico fundamental para entender a cidade de hoje e avaliar como houve algumas transformaes radicais nos ltimos anos. O mapeamento destas informaes e das observaes feitas permite uma viso de como est sendo utilizado o nosso espao urbano, tanto no que diz respeito a diferentes formas de uso do solo, como, sobretudo, a maneira como os seus habitantes, de acordo com suas condies de classe social, utilizam este espao e tm acesso s benfeitorias construdas pelo trabalho social acumulado durante anos. A reflexo pode tornar-se mais profunda, se este trabalho de campo for acompanhado por leituras que permitam a discusso sobre a urbanizao e seus

"problemas" a nvel mais amplo (as sugestes bibliogrficas contidas neste livro podem ser o primeiro passo nesta perspectiva). Se possvel, estas leituras devem ser debatidas no grupo (com alunos, ou com companheiros de associao, partido ou comunidade). Muitas vezes possvel convidar para este debate, algum que tenha estudado algum tema relevante para o entendimento do urbano, ou tenha experincia de atuao deste nvel, ou apenas (o que muito) tenha boas histrias de vida para relatar. [pg. 79] Este rol de atividades, este olhar a cidade para v-la, dever permitir ao leitor uma reflexo mais profunda sobre as formas como o espao urbano produzido e apropriado no capitalismo, e concluir que o crescimento desordenado e catico das nossas cidades no resultado da falta de planejamento, no ser superado dentro do contexto econmico, social e poltico que vivemos, e no resulta de uma ao sem agentes. A constatao do porqu e no interesse de que classes sociais, o Estado e os proprietrios urbanos produzem a cidade apenas a primeira etapa do processo de reflexo. Comear a atuar, atravs da conscientizao dos alunos e atravs da participao mais efetiva em diferentes nveis de organizao, significa passar da constatao para a transformao. [pg. 80]

http://groups.google.com.br/group/digitalsource http://groups.google.com/group/viciados-em-livros1

You might also like