You are on page 1of 7

A POSSE Noes Iniciais: Posse a deteno de uma coisa em nome prprio.

. H duas grandes teorias que procuram definir juridicamente a posse:


1) Teoria Subjetiva (Savigny): A posse o poder de uma pessoa de dispor fisicamente sobre uma coisa (corpus), com a inteno de t-la para si (animus rem sibi habendi) e defende-la contra quem quer que seja. 2) Teoria Objetiva (Ihering): Tem a posse aquele que age, em relao coisa como se fosse proprietrio, mesmo que no o seja, independentemente da inteno. O nico elemento constitutivo desta teoria o elemento corpus, onde o animus est implcito, no sendo elemento constitutivo

O Cdigo Civil, conforme o art. 1.196, segue a teoria objetiva, com ressalva no que diz respeito ao usucapio, em que a teoria adotada a subjetiva de Savigny.
Possuidor: Art. 1.196 Observe-se que o Cdigo no definiu o que posse, mas sim o que possuidor. Essa definio deve ser completada com o que diz o art. 1.198, que diferencia o possuidor do mero detentor da coisa (ex.: um mdico que usa os instrumentos do hospital). Art. 1.198. Objeto da Posse: Podem ser objeto da posse: a) as coisas corpreas, salvo as que estiverem fora do comrcio, ainda que gravadas com clusula de inalienabilidade; b) as coisas acessrias se puderem ser destacadas da principal sem alterao de sua substncia; c) as coisas coletivas; d) os direitos reais de fruio: uso, usufruto, habitao e servido (h dvidas quanto enfiteuse); e) os direitos reais de garantia: penhor, anticrese, excluda a hipoteca; f) os direitos pessoais patrimoniais ou de crdito; Natureza Jurdica: A natureza jurdica da posse objeto de muita controvrsia. H trs correntes a este respeito: a) a posse um mero estado de fato, que a lei protege em ateno propriedade, de que ela a manifestao exterior; b) a posse tanto fato como um direito (Savigny): se for considerada em si mesma um fato, considerada nos efeitos que gera, isto , usucapio e interditos, ela se apresenta como um direito; c) a posse um direito real (Ihering): direito real devido ao seu exerccio direto, sua oponibilidade erga omnes e sua incidncia em objeto obrigatoriamente determinado.

O Cdigo Civil adota a tese de que a posse um direito real.


Distino entre Posse e Propriedade: A propriedade a relao entre a pessoa e a coisa, que assenta na vontade objetiva da lei, implicando um poder jurdico e criando uma relao de direito, enquanto que a posse consiste numa relao de pessoa e coisa, fundada na vontade do possuidor, criando mera relao de fato. Classificao da Posse 1) Posse Direta ou Posse Indireta: Quanto ao campo de seu exerccio a posse pode ser direta ou indireta. A posse direta a exercida diretamente pelo possuidor sobre a coisa. A posse indireta a que o proprietrio conserva, por fico legal, quando o exerccio da posse direta conferido a outrem, em virtude de contrato ou direito real limitado (por exemplo, numa locao o locatrio tem a posse direta e o locador a posse indireta). Art. 1.197. 2) Composse: Art. 1.199. Quanto simultaneidade do exerccio da posse, o legislador permite a existncia da composse que ocorre quando h mais de um possuidor da coisa toda. Neste caso, todos agem com atos possessrios, sendo que um possuidor no pode praticar ato que exclua o outro. Cada um dos possuidores tem a posse plena sobre a coisa e qualquer um tem legitimidade para defender a posse como um todo.

A composse pode ser pro indiviso, quando cabe aos compossuidores uma parte ideal do bem, ou pro diviso, quando existe uma repartio de fato, tendo cada compossuidor uma parte delimitada.
3) Posse Justa ou Injusta: Art. 1.200. justa a posse que no for violenta, clandestina ou precria (nec clam, nec vi, nec precario) e injusta a que assim for. Violenta a posse conseguida pela fora, clandestina a posse obtida s escondidas e precria a cedida a ttulo provisrio e que aps o prazo no lhe devolvida. 4) Posse de Boa F ou de M F: Art. 1.201. Art. 1.202.

de boa f a posse se o possuidor ignora o vcio ou o obstculo impeditivo do seu exerccio. Possui boa f, por exemplo, quem adquire coisa furtada, desconhecendo esse detalhe. A m f ocorre quando o vcio no ignorado. 5) Posse Titulada ou No Titulada: Posse titulada a amparada por justo ttulo, ou seja, amparada por um ato jurdico que, em tese , seria hbil a conferir direito de propriedade, se no contivesse, porm, um determinado defeito. O defeito pode ser alguma nulidade relativa, ou a outorga por quem no era dono da coisa (compra a non domino). Nulidades absolutas, como o desatendimento forma prescrita em lei, impedem que se atribua ao ato o valor de justo ttulo. Presume-se de boa f quem tem justo ttulo (art. 1.201, pargrafo nico). 6) Posse Ad Interdicta e Ad Usucapionem. Posse ad interdicta a posse no sentido tcnico, que permite ao seu possuidor invocar a seu favor os interditos possessrios, como uma ao de reintegrao de posse no caso de comodatrio que se recusa a devolver a coisa. Posse ad usucapionem a posse que, alm de permitir que o possuidor invoque os interditos possessrios, permite a aquisio do direito de propriedade. a posse em que o possuidor adquire o direito a usucapio. 7) Posse Nova e Posse Velha. Quanto idade, a posse pode ser nova ou velha. A distino tem relao com as aes possessrias, ou meios de defesa da posse. Se a posse tiver mais de um ano e dia (posse velha), o possuidor ter melhores condies para ser mantido na sua posse pela Justia, at que se esclarea completamente a questo, atravs de processo regular. Aquisio e Perda da Posse Os modos de aquisio da posse podem ser classificados em originrios e derivados. 1) Modo Originrio de Aquisio da Posse: Realiza-se a aquisio independentemente de translatividade, efetivando-se unicamente por ato do adquirente (ato unilateral). So modos originrios de aquisio: a) a apropriao do bem; b) o exerccio de direito.

A apropriao pode ser de: a) coisa sem dono (res derelicta); b) coisa de ningum (res nullius); c) coisa prpria de terceiro (violenta ou clandestina), desde que cessados a mais de ano e dia. 2) Modo Derivado de Aquisio da Posse: A aquisio pelo modo derivado requer a existncia de uma posse anterior, que transmitida ao adquirente (ato bilateral). So modos derivados: a) a tradio; b) o constituto possessrio; c) a acesso.
Modos de Aquisio da Posse: Art. 1.204. Quem Pode Adquirir a Posse: Art. 1.205. Perda da Posse: Perda da posse a cessao do desfrute da posse. Perde-se a posse da coisa: 1) Pelo abandono, ou seja, ato voluntrio pelo qual o possuidor manifesta a vontade de se desfazer da coisa. A simples ausncia temporria no caracteriza o abandono. 2) Pela tradio. 3) Pela perda da prpria coisa quando for impossvel encontr-la. 4) Pela destruio da coisa decorrente de evento natural ou fortuito, de ato do prprio possuidor ou de terceiro. A destruio deve inutilizar definitivamente o bem, a simples danificao no implicar perda da posse. 5) Pela sua inalienabilidade, por ter sido colocada fora do comrcio. 6) Pela posse de outrem, ainda que contra a vontade do possuidor se este no di manutenido ou reintegrado em tempo competente. 7) O constituto possessrio uma espcie de tradio ficta em que o proprietrio aliena a coisa, mas continua na posse direta da mesma, agora em nome do adquirente e a outro ttulo. O possuidor em nome prprio passa a possu-lo em nome alheio.

Efeitos da Posse So efeitos da posse: 1) A Presuno de Propriedade. 2) O Direito Proteo da Posse: O possuidor pode proteger a posse pela legtima defesa ou invocando os interditos possessrios. 3) A Possibilidade de Gerar o Usucapio: A posse mansa e pacfica, por um espao de tempo fixado na lei, defere ao possuidor a prerrogativa de obter uma sentena, atribuindo-lhe a propriedade. 4) Direito Percepo dos Frutos Os frutos so as utilidades que a coisa periodicamente produz, cuja percepo se d sem detrimento de sua substncia. O possuidor de boa-f tem direito aos frutos percebidos, no tendo direito, porm, aos frutos pendentes. O possuidor de ma-f deve responder por todos os prejuzos que causou pelos frutos colhidos e

percebidos, bem como pelos que, por culpa sua, deixou de perceber. Tem direito, porm, s despesas de produo e custeio. Art. 1.214. Art. 1.215. Art. 1.216. 5) Responsabilidade pelas Deterioraes: Art. 1.217. Art. 1.218. 6) Indenizao das Benfeitorias: Art. 1.219. Art. 1.220. Art. 1.221. Art. 1.222. Percepo dos frutos Indenizao pelas benfeitorias Direito de reteno Possuidor de Boa F tem direito aos frutos percebidos direito de ser indenizado pelas benfeitorias necessrias e teis tem direito de reteno pelo valor das benfeitorias necessrias ou teis benf. tem direito Possuidor de M F no tem direito aos frutos percebidos direito de ser indenizado somente pelas benfeitorias necessrias no tem direito de reteno

Levantamento das no tem direito volupturias Responsabilidade pela no responde se no tiver dado responde pela perda e deteriorao deteriorao e perda da coisa causa A Proteo Possessria Perturbao da Posse: Art. 1.210. A posse pode ser perturbada de trs formas: a) esbulho: tomada da posse por violncia, clandestinamente ou por abuso de confiana; b) turbao: todo ato que embaraa o livre exerccio da posse; c) ameaa de agresso iminente. A Proteo da Posse: A proteo da posse pode se dar por duas maneiras: a) a legtima defesa; b) os interditos possessrios. Legtima Defesa da Posse: O pargrafo nico do art. 1.210 diz que o possuidor turbado, poder manter-se, ou restituir-se por sua prpria fora , contanto que o faa logo. Esse dispositivo diz respeito autotutela, que uma medida excepcional no direito, pois a regra socorrer-se do Poder Judicirio. O possuidor usa a fora prpria, mas com limitaes expressas como a imediatidade do desforo e que as medidas sejam estritamente necessrias repulsa da agresso. Art. 1.210 1o Vias Judiciais: Excluda a autotutela, o possuidor tem o poder de invocar os interditos possessrios, ou seja, de propor aes possessrias, quando for ameaado, molestado ou esbulhado em sua posse. So as seguintes aes para defesa da relao possessria: a) ao de manuteno de posse: quando o possuidor, sem haver sido privado de sua posse, sofre turbao em seu exerccio; b) ao de reintegrao de posse: concedida ao possuidor que foi esbulhado; c) interdito proibitrio: quando o possuidor, temeroso de ser molestado ou esbulhado em sua posse, pretende ser assegurado contra a violncia iminente; d) ao de imisso de posse: aquela que tem como objetivo a aquisio da posse pela via judicial; e) embargos de terceiro senhor e possuidor: cabem a quem, no sendo parte no processo, sofrer penhora, arresto, arrecadao ou outros tipos de apreenso judicial da coisa; f) ao de nunciao de obra nova: a ao de nunciao de obra nova a que compete ao proprietrio ou possuidor, para impedir que a edificao de obra nova em imvel vizinho lhe prejudique o prdio. Ao de Dano Infecto: uma medida preventiva contra vizinhos, no caso de runa ou de mau uso da propriedade que possa causar prejuzos. Liminar: Cabe medida liminar provisria no esbulho e na turbao, se o fato tiver menos de um ano e um dia. No interdito proibitrio no h medida liminar.

PROPRIEDADE Conceito: A propriedade (proprietas o que pertence algum) um direito real consistindo em toda relao jurdica de apropriao de um certo bem corpreo ou incorpreo. o direito de gozar e dispor da coisa, bem como de reivindic-la de quem quer que injustamente a possua ou detenha. Art. 1.228. 1) Direito de usar: a possibilidade de exigir da coisa os servios que ela possa prestar sem o comprometimento de sua substncia. 2) Direito de gozar (jus fruendi): o direito percepo dos frutos e a utilizao dos produtos da coisa. 3) Direito de dispor (jus abutendi): consiste no poder de consumir, alienar, gravar de nus, colocar a servio de terceiro, dar o destino que melhor lhe aprouver coisa. No pode, porm, o proprietrio abusar da coisa de forma ilimitada. 4) Direito de Reivindicar: Para obter ou reaver a posse de coisa de sua propriedade, tem o proprietrio a ao reivindicatria como medida defensiva da propriedade. Limites Gerais ao Uso da Propriedade: 1o 2o Privao da Propriedade: 3o 4o 5o Os pargrafos 4 e 5 do artigo 1.228 do Cdigo Civil fazem referncia ao novo tipo de usucapio especial. De acordo com o texto, o proprietrio ser privado da coisa se o imvel reivindicado consistir em extensa rea, ocupada por mais de cinco anos - de boa f e ininterruptamente - por considervel nmero de pessoas que nela realizaram - em conjunto ou separadamente - obras e servios considerados pelo juiz de interesse social e econmico relevante, fazendo o proprietrio jus indenizao. As regras esculpidas nestes pargrafos mantm relao com o artigo 10 e seus pargrafos da Lei n. 10.257 de 10 de julho de 2001, conhecida como o Estatuto da Cidade. Caractersticas da Propriedade: So caractersticas da propriedade: a) um direito absoluto: oponvel erga omnes, sendo que o proprietrio pode desfrutar e dispor do bem como quiser; b) a exclusividade: o direito sobre um bem exclui o direito de outro sobre o mesmo bem; c) a perpetuidade: o domnio subsiste independentemente de exerccio, enquanto no sobrevier causa extintiva legal ou pela prpria vontade do titular. O condomnio no anula a caracterstica da exclusividade, pois os condminos so, conjuntamente, titulares do direito.
Objeto da Propriedade: Pode ser objeto da propriedade tudo aquilo que dela no for excludo por fora de lei. Podem ser bens mveis e imveis. Extenso da Propriedade do Solo: Art. 1.229. Art. 1.230. Propriedade Plena e Limitada: A propriedade plena quando todos os seus direitos elementares se acham reunidos na mo do proprietrio: o uso, o gozo, a disposio e o direito de reivindicao. A propriedade limitada quando um desses elementos entregue a um outro titular (enfiteuse, servido predial, superfcie, usufruto, uso, habitao, penhor, hipoteca, anticrese, compromisso de compra e venda). Art. 1.231. Os Frutos e Produtos da Coisa: Art. 1.232.

A Descoberta Art. 1.233. Art. 1.234. Art. 1.235. Art. 1.236. Art. 1.237. Aquisio e Perda da Propriedade Imvel Aquisio Originria e Derivada: A aquisio originria quando a coisa no tem dono anterior, como na ocupao ou na acesso. derivada quando houver a transmissibilidade do domnio, por ato causa mortis ou inter vivos. Aquisio a Ttulo Singular e Universal: A aquisio tambm pode ser a ttulo singular, quando se refere a um bem especfico ou a ttulo universal, na herana, quando se transmitem todos os bens de uma pessoa. Pressupostos Para a Aquisio da Propriedade: So pressupostos para a aquisio da propriedade ser agente capaz, o objeto ser lcito e a observncia dos procedimentos legais. 4

O Usucapio Conceito: No direito romano, o usucapio significava a captao ou aquisio pelo uso prolongado (usus capere). O usucapio forma originria de aquisio da propriedade mvel ou imvel por um transcurso de um lapso temporal e obedecendo certos requisitos legais: 1) Coisa Hbil: a coisa usucapvel, no podem ser usucapidas as coisas fora do comrcio, como as insuscetveis de apropriao (ar, luz do sol, gua, etc.). Os imveis pblicos tambm no podem ser usucapidos. 2) Posse: A posse deve ser mansa e pacfica (sem contestao), com nimo de dono (animus domini). A posse clandestina (oculta, no praticada vista de todos), a posse violenta ou a posse precria no se prestam para a concesso de usucapio. 3) Tempo: A posse deve ser contnua, exercida sem intermitncia ou intervalos. Aps o tempo previsto em lei, pode o possuidor, trazendo as suas provas, pedir em juzo que lhe reconhea a aquisio da propriedade por usucapio. 4) Justo Ttulo: o ato jurdico que preenche os requisitos formais para a transmisso da propriedade, mas que no valido por ser anulvel (nulidade relativa), ou porque quem vendeu no era dono. 5) Boa F: Tem aquele que pensava correta a sua aquisio, ou seja, que pensava ser dono. Objetivos do Usucapio: O usucapio tem como objetivos a) garantir a estabilidade e segurana da propriedade; b) estimular a funo social da propriedade; c) desestimular o no uso da propriedade. Usucapio Extraordinrio: Art. 1.238. Usucapio Especial: Art. 1.239. Art. 1.240. Usucapio Ordinrio: Art. 1.242. Ordinrio ART. 1.242 Coisa hbil Posse ininterrupta nimo de dono Sem oposio Justo ttulo e boa f Imvel urbano ou rural particular Qualquer rea Usucapio de Imveis Extraordinrio Especial Urbano ART. 1.238 ART. 1.240 Coisa hbil Coisa hbil Posse ininterrupta Posse ininterrupta nimo de dono nimo de dono Sem oposio Sem oposio Sem Justo ttulo e sem Sem justo ttulo e sem boa f boa f Imvel urbano ou rural Imvel urbano particular particular Qualquer rea At 250 m2 - moradia prpria ou da famlia (S pode ser pleiteado uma vez) 15 anos. 5 anos 10 anos, se for moradia habitual ou se realizado obras de carter produtivo Especial Rural ART. 1.239 Coisa hbil Posse ininterrupta nimo de dono Sem oposio Sem justo ttulo e sem boa f Imvel rural particular At 50 hectares - moradia prpria ou da famlia Produtividade agrcola prpria ou da famlia 5 anos

10 anos. 5 anos, se houver sido adquirido com base em registro cancelado.

Declarao Judicial: Art. 1.241. Contagem do Tempo do Antecessor: Art. 1.243. Causas que Obstam, Suspendem ou Interrompem o Usucapio: Art. 1.244. A Aquisio pelo Registro de Ttulo

Sistema de Aquisio da Propriedade Imvel: a) sistema franco-italiano: a transmisso se d por qualquer maneira; b) sistema germnico: a transmisso da propriedade se d sempre pelo registro - as duas partes comparecem ao registro e a presuno absoluta jures et de jures, no admitindo anulao; c) sistema brasileiro: assemelha-se ao sistema germnico, porm apenas uma parte comparece ao registro e a presuno relativa. Art. 1.245. Art. 1.246. Art. 1.247.
A Aquisio por Acesso Conceito: A acesso refere-se a acrscimos acontecidos em relao a um imvel, pela mo do homem ou por causas naturais. A acesso pode ser natural ou artificial. Acesso Artificial: A acesso artificial, resultado do trabalho do homem, d-se pela construo de obras ou pelas plantaes. Acesso Natural: Art. 1.248. A acesso natural pode ocorrer pela formao de ilhas, por aluvio, por avulso ou por abandono de lveo. O Cdigo Civil e o Cdigo de guas regulam de modo minucioso a atribuio da propriedade desses acrscimos naturais. Em regra, ficam pertencendo ao dono do imvel ao qual aderiram, ou aos donos dos imveis mais prximos, no caso da formao de ilhas, em proporo s suas testadas. 1) Formao de Ilhas. A formaes de ilhas pode ser devido ao depsito de materiais, rebaixamento das guas ou movimentao da terra. Art. 1.249. 2) Aluvio: Art. 1.250. Aluvio o acrscimo de terras devido ao depsito de material trazido pelas guas, que vo se acumulando junto a imveis lindeiros, de modo contnuo e quase imperceptvel. Aluvio imprprio so as partes descoberta de reas de guas dormentes (lagos e represas que recuam e deixam um aumento na orla). 3) Avulso: Art. 1.251. Avulso o deslocamento de uma poro considervel de terra, pela fora das guas e o seu conseqente arremesso de encontro a terras de outrem. O dono das terras assim acrescidas pode ficar com o acrscimo, pagando indenizao ao reclamante ou consentir na remoo do mesmo. 4) Abandono de lveo: Art. 1.252. lveo ou leito abandonado do rio pblico ou particular se observa quando um rio seca ou se desvia de seu curso naturalmente. Pertence aos proprietrios ribeirinhos das duas margens com divisa no meio. 5) Acesses Artificiais: Art. 1.253. Art. 1.254. Art. 1.255. Art. 1.256. Art. 1.257. Art. 1.258. Art. 1.259 So aquelas que derivam de um comportamento ativo do homem, dentre elas, as plantaes e construes de obras. A Perda da Propriedade Imvel Art. 1.275. Conforme a perpetuidade do domnio, este remanescer na pessoa do seu titular ou de seus sucessores causa mortis de modo indefinido ou at que por um meio legal seja afastado do seu patrimnio. So estes meios descritos no art. 1.275: Alienao: a forma de extino da propriedade em que o titular transmite a outrem seu direito sobre a coisa. Pode ser a ttulo gratuito ou oneroso. Renncia: O proprietrio declara o seu intuito de abrir mo de seu direito sobre a coisa, em favor de terceira pessoa que no precisa manifestar sua aceitao. Abandono: Art. 1.276. O proprietrio se desfaz voluntariamente do imvel com o propsito de no mais t-lo em seu patrimnio. Perecimento do Imvel: A propriedade se extingue com o perecimento do imvel. Desapropriao: o procedimento administrativo pelo qual o Poder Pblico, despoja algum de uma propriedade e adquire para si, mediante indenizao, fundada em um interesse pblico.

Aquisio e Perda da Propriedade Mvel

Formas de Aquisio: So formas de aquisio da propriedade mvel: Modos Originrios de Aquisio Ocupao Usucapio
O Usucapio Usucapio de Coisa Mvel: Art. 1.260. Art. 1.261. Art. 1.262. Para coisas mveis o usucapio de cinco anos, independentemente de justo ttulo ou boa f, ou de trs anos, com justo ttulo e boa f, no importando se entre presentes ou ausentes. Na prtica no comum o usucapio de coisas mveis. A Ocupao Conceito: A ocupao o assenhoramento da coisa sem dono (res nullius) ou abandonada (res derelicta). Art. 1.263. No se confunde a coisa sem dono ou abandonada com a coisa perdida, esta deve ser restituda ao dono ou entregue autoridade. O Tesouro Conceito: O tesouro o depsito antigo de coisas preciosas, oculto, de cujo dono no haja memria. Art. 1.264. Art. 1.265. Art. 1.266. A Tradio Conceito: Tradio o meio pelo qual se transfere a propriedade da coisa mvel, com a sua entrega ao adquirente, em cumprimento a um contrato. Forma: Geralmente a entrega efetiva ou real. Mas em certos casos poder ser simblica ou ficta, com a entrega de algo que represente a coisa, ou at mediante simples declarao do transmitente. s vezes necessrio que a tradio seja registrada, para valer contra terceiros. Assim ocorre, por exemplo, na alienao fiduciria ou na compra e venda de automveis. Art. 1.267. Constituto Possessrio: Art. 1.268. uma forma de tradio ficta, operada pelo prprio contrato, em que o proprietrio aliena a coisa, mas continua da posse direta da mesma, agora em nome do adquirente e a outro ttulo. A Especificao Conceito: A especificao a transformao de matria pertencente a uma pessoa por trabalho feito por outra. Art. 1.269. Art. 1.270. Art. 1.271. A Confuso, a Comisto e a Adjuno 1) Confuso: Segundo os romanos, era a unio de lquidos, quer homogneos, como vinhos de dois proprietrios, quer heterogneos, como vinho e mel. Art. 1.272. 2) Comisto: Unio de gneros secos, como cereais ou legumes. Art. 1.273. 3) Adjuno: a unio de uma coisas alheias, de modo a no se poder separ-las sem detrimento do todo assim formado (ex.: reparaes na casa de A com madeira pertencente a B). Art. 1.274. A Propriedade Resolvel Conceito: A propriedade resolvel quando se limita no tempo, extinguindo-se com o advento de uma condio ou termo. Art. 1.359. Art. 1.360.

Modos Derivados de Aquisio Especificao Confuso Comisto Adjuno Tradio Sucesso Hereditria

You might also like