You are on page 1of 37

SUBSTITUIO TRIBUTRIA

PERNAMBUCO
PERGUNTAS
1. O que substituio tributria? 2. Que produtos esto sujeitos substituio tributria a partir de 1 de novembro de 2010? 3. Como o contribuinte-substituto calcula o imposto relativo s operaes subsequentes? (Decreto 19.528/96 e Lei n 11.408/96, art. 18, II, d) 4. Como o contribuinte-substituto inscrito no regime normal de apurao dever escriturar uma venda de mercadorias com substituio tributria? 5. Como o contribuinte-substitudo inscrito no regime normal de apurao do ICMS dever escriturar uma aquisio de mercadorias recebidas com substituio tributria? 6. Para uma empresa industrial optante do Simples Nacional tambm se aplica a sistemtica por substituio tributria do ICMS? 7. Quais so as hipteses de inaplicabilidade da substituio tributria? 8. Qual o prazo para o contribuinte-substitudo que, em 31 de outubro de 2010, possuir estoque das mercadorias, a seguir indicadas, adquiridas sem antecipao, relativamente ao levantamento desse estoque?

Mercadorias: eletrnicos, eletroeletrnicos e eletrodomsticos, colches, inclusive box, suportes elsticos para cama, travesseiros e pillows, bicicletas, brinquedos, , material de construo, acabamento, bricolagem ou adorno, cosmticos, artigos de perfumaria, higiene pessoal ou toucador, material eltrico e autopeas,

9. Como dever proceder o contribuinte-substitudo inscrito no regime normal de apurao do ICMS para clculo do seu estoque? 10. Como dever proceder o contribuinte-substitudo inscrito no Simples Nacional em relao ao seu estoque?

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

11. Em quantas parcelas dever ser recolhido o ICMS relativamente ao estoque, em 31 de outubro de 2010, relativamente s mercadorias que ingressaram no regime de substituio tributria a partir de 1 de novembro de 2010? 12. Como o contribuinte de outra Unidade da Federao signatria de protocolo ou convnio poder obter sua inscrio de substituto tributrio? 13. Um contribuinte de Unidade da Federao no-signatria de protocolo ou convnio poder obter inscrio estadual de substituto tributrio? 14. Como dever ser emitida a Nota Fiscal pelo contribuinte substituto optante pelo Simples Nacional nas operaes com mercadorias sujeitas ao regime de substituio tributria? 15. A empresa industrial optante do Simples Nacional tambm precisa recolher por substituio tributria? 16. Como dever proceder um contribuinte substitudo, comerciante varejista, optante do Simples Nacional que recebeu mercadorias sujeitas a substituio tributria?

17. Quando o contribuinte de Pernambuco recebe mercadoria de outra Unidade da


Federao sujeita substituio tributria sem que tenha havido o recolhimento do ICMS-ST, qual o prazo estabelecido na norma para que o adquirente faa o pagamento? 18. O que deve fazer o contribuinte-substitudo na hiptese da SEFAZ no ter calculado o ICMS antecipado da mercadoria sujeita substituio tributria, ou ter calculado a menor?

19. O contribuinte substitudo, inscrito no regime normal de apurao, que recebeu


mercadoria no ms anterior ao ingresso da mesma no regime de substituio tributria dever recolher o imposto antecipado de que trata a Portaria SF n 147/2008? 20. O contribuinte-substitudo optante do Simples Nacional deve recolher o ICMS antecipado previsto na Portaria SF n 147/2008, relativamente s mercadorias que ingressaram neste Estado durante o ms que antecedeu a sua incluso no regime de substituio? 21. Na hiptese de existir para uma mesma mercadoria mais de uma margem de valor agregado, coincidindo cdigo NBM/SH e descrio, qual a que deve ser aplicada? 22. Qual o prazo de recolhimento do imposto antecipado a ser efetuado por contribuintesubstituto deste Estado no optante do Simples Nacional? 23. Qual o prazo de recolhimento do imposto antecipado a ser efetuado por contribuintesubstituto deste Estado optante do Simples Nacional? 24. Que documento o contribuinte-substituto dever utilizar para efetuar o recolhimento do imposto antecipado? 25. O contribuinte substituto, estabelecido em outra Unidade da Federao, responsvel pelo recolhimento do ICMS referente ao diferencial de alquota, nas aquisies interestaduais de mercadoria para uso, consumo, ou ativo fixo?

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

26. Quando um estabelecimento industrial de Pernambuco adquire o mesmo tipo de mercadoria do de sua produo e esta sujeita ao regime de substituio tributria, cabe reteno do ICMS na entrada? 27. Qual o tratamento tributrio para sabo em tablete de at 500g, exclusive sabonete? 28. Como fao para solicitar restituio do ICMS-ST pago a maior, ou em duplicidade? 29. Como devo fazer para solicitar restituio do ICMS-ST pago a maior ou em duplicidade? 30. Quais so as obrigaes principais e acessrias do contribuinte substituto localizado em outra Unidade da Federao possuidor de Inscrio Estadual em Pernambuco?

Veja tambm a Apresentao em PowerPoint de SUBSTITUIO TRIBUTRIA

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

1. O que substituio tributria?


O regime de substituio tributria caracterizado pelo deslocamento da responsabilidade pelo pagamento do ICMS relativo a determinadas operaes ou prestaes para um sujeito que no pratica o fato gerador do imposto, denominado contribuinte-substituto. O contribuinte-substituto ser sempre definido como tal na norma especfica que dispuser sobre o regime de substituio tributria aplicvel mercadoria ou servio.
VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

2. Que produtos esto sujeitos substituio tributria a partir de 1 de novembro de 2010?


Os Decretos, abaixo indicados, fornecem a listagem das mercadorias e seus cdigos segundo a classificao NBM/SH (Nomenclatura Brasileira de Mercadorias/Sistema Harmonizado), que ingressaram na lista de tratamento por substituio tributria, regime este em que o imposto retido na fonte (industriais e importadores):
PRODUTOS SUJEITOS AO REGIME DE SUBSTITUIO TRIBUTRIA DO ICMS Colches, inclusive box e travesseiros e suportes elsticos para cama Bicicletas Brinquedos Cosmticos e artigos de perfumaria, higiene pessoal ou toucador Material de construo, acabamento, bricolagem ou adorno DECRETO/PROTOCOLO Decreto n 35.655, de 07.10.2010 Protocolo ICMS 135/2010 Decreto n 35.656, de 07.10.2010 Protocolo ICMS 133/2010 Decreto n 35.657, de 07.10.2010 Protocolo ICMS 134/2010 Decreto n 35.677, de 13.10.2010 Protocolo ICMS 130/2010 Decreto n 35.678, de 13.10.2010 Protocolo ICMS 128/2010 ESTADOS SIGNATRIOS So Paulo (mo nica) So Paulo (mo nica) So Paulo (mo nica) So Paulo (mo nica) So Paulo (mo nica) Acre, Alagoas, Amap, Bahia, Maranho, Mato Grosso, Paraba, Paran, Pernambuco, Piau, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe, Tocantins e So Paulo (mo nica) So Paulo (mo nica) So Paulo (mo nica)

Autopeas (veculos)

Decreto n 35.679, de 13.10.2010 Protocolos ICMS 97/2010 e 129/2010

Material eltrico Eletrnicos, eletroeletrnicos e eletrodomsticos. Nota: mo nica

Decreto n 35.680, de 13.10.2010 Protocolo ICMS 132/2010 Decreto n 35.701, de 19.10.2010 Protocolo ICMS 131/2010

Tendo-se que os Protocolos firmados com o Estado de So Paulo foram de mo nica, isto significa que o contribuinte cadastrado de So Paulo responsvel pelo ICMS substituto quando do envio de mercadoria para Pernambuco, o mesmo no ocorrendo em relao aos contribuintes de Pernambuco, no caso de envio de mercadorias para So Paulo.
VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

3. Como o contribuinte-substituto calcula o imposto relativo s operaes subsequentes? (Decreto 19.528/96 e Lei n 11.408/96, art. 18, II, d)
Na substituio tributria relativa s operaes ou prestaes subsequentes a responsabilidade pela reteno e recolhimento do ICMS devido pelo adquirente (contribuinte-substitudo) atribuda ao remetente (contribuinte-substituto). A substituio tributria relativa s operaes ou prestaes subsequentes pode ocorrer com mercadoria procedente deste Estado, de outra Unidade da Federao ou do Exterior. 3.1 A determinao da base de clculo em relao s operaes ou prestaes subsequentes, relativamente mercadoria procedente deste Estado ou de outra Unidade da Federao ser o valor obtido pelo somatrio das seguintes parcelas, conforme a hiptese: 3.1.1 valor da operao ou prestao prpria realizada pelo contribuinte-substituto ou pelo contribuinte-substitudo intermedirio; 3.1.2 montante dos valores de seguro, de frete e de outros encargos cobrados ou transferveis aos adquirentes ou tomadores de servio; 3.1.3 margem de valor agregado (MVA) , inclusive lucro, relativa s operaes ou prestaes subsequentes. 3.2 A alquota a ser aplicada sobre a base de clculo prevista acima ser aquela vigente para as operaes internas relativamente mesma mercadoria; 3.3 O valor do imposto antecipado ser obtido deduzindo-se do resultado previsto anteriormente o valor do imposto de responsabilidade direta do contribuintesubstituto. CLCULO DO IMPOSTO ICMS ST = (Al x BC ST) ICMS responsabilidade direta, observando-se: ICMS ST = imposto a recolher por substituio tributria; Al = alquota interna aplicvel mercadoria; BC ST = base de clculo da substituio tributria; ICMS responsabilidade direta = ICMS incidente sobre a operao praticada pelo prprio remetente. Regra geral, na substituio tributria relativa s operaes ou prestaes subsequentes no so considerados, para clculo do respectivo ICMS, descontos ou abatimentos, ainda que lquidos e certos. Exemplo
SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

Contribuinte industrial inscrito no regime normal de apurao do ICMS deste Estado vende mercadoria sujeita substituio tributria para empresa situada em Pernambuco, por R$ 2.500,00, com IPI no valor de R$ 250,00. A mercadoria est sujeita ao regime de substituio tributria. A margem de valor agregado relativa s operaes subsequentes de 40%. A alquota incidente na operao interna de 17%. Clculo do ICMS devido por substituio:
CLCULO DO ICMS SUBSTITUTO Valor da mercadoria ( + ) Valor do IPI

2.500,00 250,00

(=) (+) (=) (x) (=) (-) (=)

Valor de partida MVA interna de 40% BASE DE CLCULO DA SUBSTITUIO Alquota (17%) ICMS total ICMS do remetente (2.500,00 x 17%) ICMS SUBSTITUIO

2.750,00 1.100,00 3.850,00 654,50 425,00 229,50

EMISSO DA NOTA FISCAL PELO CONTRIBUINTE-SUBSTITUTO


CLCULO DO IMPOSTO Base Clculo do ICMS 2.500,00 Valor do Frete Valor do ICMS 425,00 Valor do Seguro B. Clculo Valor ICMS ICMS Substituio Substituio 3.850,00 Outras Despesas Acessrias 229,50 Valor Total do IPI 250,00 Valor Total dos Produtos 2.500,00 Valor Total da Nota 2.979,50

VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

4. Como o contribuinte-substituto inscrito no regime normal de apurao dever escriturar uma venda de mercadorias com substituio tributria?
A escriturao das operaes praticadas pelo contribuinte-substituto obedecer as normas gerais de escriturao, observando-se que o ICMS retido dever ser escriturado no livro Registro de Sadas, no quadro ICMS-Substituio. Exemplo ESCRITURAO DO REGISTRO DE SADAS PELO CONTRIBUINTE-SUBSTITUTO
REGISTRO DE CONTRIBUINTE: CNPJ/MF: SADAS INSCRIO ESTADUAL: ICMS Valores Fiscais Valor ICMS-Substituio Base de Alquota ICMS Isentas/ Contbil Outras OBS. Outra Clculo % Debitado Estado Tributadas UF ICMS2.750,00 2.500,00 17 425,00 229,50 fonte: 229,50
VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

5. Como o contribuinte-substitudo inscrito no regime normal de apurao do ICMS dever escriturar uma aquisio de mercadorias recebidas com substituio tributria e posterior sada subsequente?
O contribuinte-substitudo, relativamente escriturao das operaes sujeita ao regime de substituio, dever observar, alm das normas gerais de escriturao, o seguinte: -Registro de Entradas sero escrituradas as colunas Documento Fiscal, Valor Contbil e Observaes; Exemplo ESCRITURAO DO REGISTRO DE ENTRADAS PELO CONTRIBUINTE-SUBSTITUDO
REGISTRO DE ENTRADAS Valor Contbil 2.750,00 CONTRIBUINTE: INSCRIO ESTADUAL ICMS Valores Fiscais Base de Clculo Alq. % ICMS Creditado ICMS-Substituio Fonte Entrada CNPJ/MF

Isentas/No Tributadas

Outras

OBS. ICMS-fonte: 229,50

-Registro de Sadas: sadas para outro Estado, com recolhimento antecipado do imposto sero escrituradas as colunas Valor Contbil e ICMS-Substituio Outra UF, relativamente Unidade da Federao signatria do Protocolo ou Convnio; sada no sujeita antecipao o imposto devido na operao e destacado no documento fiscal ser meramente indicativo, escriturando-se o valor da operao na coluna Valor Contbil; sada para consumidor final - o imposto devido na operao e destacado no documento fiscal ser meramente indicativo, escriturando-se o valor da operao na coluna Valor Contbil.
VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

10

6. Para uma empresa industrial optante do Simples Nacional tambm se aplica a sistemtica por substituio tributria do ICMS?
Sim. As empresas optantes do Simples Nacional que realizem operaes com mercadorias sujeitas ao regime de substituio tributria so contribuintessubstitutos em relao s operaes internas, e, ainda, nas operaes interestaduais para Unidades da Federao com as quais haja acordo firmado por convnio ou protocolo. Uma empresa optante do Simples Nacional, nos termos da Resoluo CGSN n 51/2008, alterada pela Resoluo CGSN n 61/2009, na condio de contribuintesubstituto dever recolher: -o ICMS de responsabilidade prpria dentro do Simples Nacional mediante clculo no PGDAS; -o ICMS devido na condio de contribuinte-substituto ser calculado nas mesmas condies das empresas inscritas no regime normal de apurao, podendo deduzir o valor resultante da aplicao da alquota interna ou interestadual sobre o valor da operao ou prestao prpria do substituto tributrio. Exemplo Indstria do Simples Nacional deste Estado vende 1.000 unidades de sabonete, por R$ 750,00, a contribuinte neste Estado, sob o regime de substituio tributria, com liberao das operaes subsequentes. Qual o valor do ICMS substituto, sabendo-se que margem de valor agregado interna prevista para o produto de 20%, e a alquota de 17% ? Operao prpria: A receita prpria de R$ 750,00 decorrente da operao de venda da mercadoria compor a base de clculo do Simples Nacional, a ser tributada observando os percentuais determinados nos termos do Anexo II da Lei Complementar n 123/06. CLCULO DO ICMS SUBSTITUTO
(=) (+) (=) (x) (=) (-) (=) Valor da mercadoria Valor de partida MVA interna de 20% BASE DE CLCULO DA SUBSTITUIO Alquota (17%) ICMS total ICMS do remetente (750,00 x 17%) (1) ICMS SUBSTITUIO 750,00 750,00 150,00 900,00 153,00 127,50 25,50

(1) O crdito fiscal ser admitido integralmente pela operao prpria, independente do valor a ser recolhido dentro do Simples Nacional. VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

11

7. Quais so as hipteses de inaplicabilidade da substituio tributria?


A substituio tributria no se aplica: (Decreto 19.528/96, art. 3) I -quando o estabelecimento destinatrio for contribuinte-substituto em relao mesma mercadoria;

II -quando se tratar de transferncia para outro estabelecimento, exceto varejista, do respectivo contribuinte-substituto, hiptese em que o adquirente assumir a condio contribuinte-substituto quando promover a sada da mercadoria para contribuinte no dispensado da substituio. Cabe destacar que no h dispensa da substituio quando o remetente contribuintesubstitudo que assume a condio de contribuinte-substituto na operao interestadual. Exemplo

A condio de transferncia no est condicionada ao fato de ter sido a mercadoria produzida pelo estabelecimento remetente. Sendo assim, no haver substituio mesmo quando a mercadoria transferida pelo contribuintesubstituto houver sido adquirida de terceiros.

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

12

III -nas remessas em que a mercadoria deva retornar ao estabelecimento remetente e no respectivo retorno; Exemplo

IV -quando a mercadoria destinar-se industrializao, ressalvados os casos expressamente indicados na legislao. Exemplo
FIG.4 VENDA NO H SUBSTITUIO TRIBUTRIA

FBRICA DE AUTOPEAS

FBRICA DE VECULOS AUTOMOTORES


Nessa hiptese, as peas sero utilizadas como produtos intermedirios na fabricao de veculos automotores.

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

13

V -operaes interestaduais destinadas a contribuinte detentor de regime especial de tributao que lhe atribua a responsabilidade pela reteno e recolhimento do ICMS devido por substituio tributria pelas sadas de mercadorias que promover. Exemplo
FIG.5

INDSTRIA

COMRCIO ATACADISTA

Detentor de Regime Especial de Tributao

VENDA NO H SUBSTITUIO TRIBUTRIA

A condio de detentor do regime especial de tributao pode ser atribuda ao contribuinte inscrito no Cadastro de Contribuintes do Estado de Pernambuco CACEPE sob o regime normal de apurao do imposto, devendo a referida condio ser reconhecida, relativamente: a) -a determinados segmentos comerciais, por meio de decreto especfico do Poder Executivo; b)-ao distribuidor, atacadista, armazm geral ou central de distribuio, mediante credenciamento da Diretoria Geral de Planejamento da Ao Fiscal - DPC, nos termos estabelecidos na Portaria SF n 175, de 28.10.2010, da Secretaria da Fazenda. Nota: Alm das hipteses mencionadas, devero ser observadas as regras de inaplicabilidade previstas nas normas especficas relativas a cada regime de substituio tributria.

VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

14

8. Qual o prazo para o contribuinte-substitudo que, em 31 de outubro de 2010, possuir estoque das mercadorias, a seguir indicadas, adquiridas sem antecipao, relativamente ao levantamento desse estoque?
Mercadorias: eletrnicos, eletroeletrnicos e eletrodomsticos, colches, inclusive box, suportes elsticos para cama, travesseiros e pillows, bicicletas, brinquedos, , material de construo, acabamento, bricolagem ou adorno, cosmticos, artigos de perfumaria, higiene pessoal ou toucador, material eltrico e autopeas, O levantamento de estoque dever ser efetuado no dia imediatamente anterior ao incio da vigncia do regime de substituio tributria para essas mercadorias, ou seja no dia 31 de outubro de 2010.
VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

15

9. Como dever proceder o contribuinte-substitudo inscrito no regime normal de apurao do ICMS para clculo do seu estoque?
Quando estabelecido o regime de substituio tributria para determinada mercadoria, o contribuinte-substitudo que dela tiver estoque deve fazer o seu levantamento e recolher o imposto antecipado. O levantamento deve ser feito relativamente s mercadorias em estoque na data imediatamente anterior vigncia do regime de substituio tributria. Clculo do ICMS sobre o estoque O valor do ICMS relativo ao estoque dever ser obtido da seguinte forma: - calcular o valor total do estoque do produto, considerando o custo de aquisio mdia ponderada!; - adicionar ao valor do estoque o resultado da aplicao do percentual (MVA interna) estabelecido no decreto especfico que instituiu a substituio para o produto; - aplicar sobre o valor obtido no item anterior a alquota prevista para as operaes internas com o produto, deduzindo-se do resultado o valor do crdito fiscal disponvel, se houver. Exemplo Comerciante inscrito no regime normal de apurao do ICMS deste Estado adquire, no ms de outubro, em outro Estado, por R$ 1.000,00, 100 unidades do produto X, com Crdito fiscal disponvel no valor de R$ 70,00. No ms seguinte, a cobrana do ICMS relativo ao produto X passa a ser efetuada atravs do regime de substituio tributria com liberao das operaes subsequentes. A margem de valor agregado prevista para o produto de 30%. Clculo do ICMS relativo ao estoque, considerando que o contribuinte possua, em 31.10.2010, 50 unidades do produto X:
CLCULO DO ICMS SOBRE O ESTOQUE (x) (=) (+) (=) (x) (=) (-) (=) Quantidade de mercadoria em estoque Custo unitrio mdia ponderada (R$ 10,00) Valor do estoque Margem de valor agregado de 30% (MVA interna) Base de clculo da antecipao Alquota interna de 17% ICMS total Saldo credor disponvel Imposto antecipado 50 500,00 650,00 110,50 70,00 40,50

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

16

Obs. O contribuinte dever estornar o crdito fiscal disponvel, no valor de R$ 70,00. O estorno ser efetuado mediante lanamento do valor respectivo no RAICMS, no quadro Detalhamento Estorno de Crdito.
VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

17

10. O que deve fazer o contribuinte optante do Simples Nacional em relao ao seu estoque?
O contribuinte optante do Simples Nacional est dispensado de recolher o ICMS relativo ao estoque, conforme Decretos especficos abaixo relacionados, e conseqentemente dispensado de fazer seu levantamento e informar no Livro Registro de Inventrio. Produtos sujeitos a sistemtica de substituio tributrias: 1. cosmticos, artigos de perfumaria, higiene pessoal ou toucador (Dec. 35.677/10) 2. eletrnicos, eletroeletrnicos e eletrodomsticos (Decreto n 35.701/10) 3. colches, inclusive box, suportes elsticos para cama, travesseiros e pillows (Dec. 35.655/10) 4. bicicletas (35.656/10) 5. brinquedos (Dec. 35.657/10) 6. material de construo, acabamento, bricolagem ou adorno (Dec. 35.678/10) 7. material eltrico (Dec. 35.678/10) 8. autopeas (Dec. 35.679/10)
VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

18

11. Em quantas parcelas dever ser recolhido o ICMS relativamente ao estoque, em 31 de outubro de 2010, relativamente s mercadorias que ingressaram no regime de substituio tributria a partir de 1 de novembro de 2010?
O contribuinte-substitudo depois de apurar o dbito do ICMS-ST relativo ao seu estoque, conforme Decreto n 19.528/96 e atualizaes, deve recolher o valor do respectivo imposto em at 12 (doze) parcelas mensais e sucessivas, mediante Documento de Arrecadao Estadual DAE 10, sob o cdigo de receita 043-4, vencendo-se a primeira em 30 de dezembro 2010 e as demais at o ltimo dia til de cada ms subsequente. O valor a ser recolhido mensalmente no pode ser inferior a R$ 400,00 (quatrocentos reais) e a primeira e segunda parcela correspondero a 15% do total do dbito, ficando o restante (70%) a ser pago em at 10 meses;
VOLTAR

(Decreto 35.931/2010)

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

19

12. Como o contribuinte de outra Unidade da Federao signatria de protocolo ou convnio poder obter sua inscrio de substituto tributrio?
O contribuinte localizado em outra Unidade da Federao dever solicitar a inscrio no Cadastro de Contribuintes do Estado de Pernambuco - CACEPE por meio do servio de atendimento ao contribuinte denominado ARE Virtual, disponvel na internet no endereo eletrnico www.sefaz.pe.gov.br. Na ARE Virtual, em "acesso rpido aos servios mais utilizados", na opo "solicitao de inscrio estadual", clicar em "incluir" ou ainda, na ARE Virtual, em "Gesto de Cadastro de Contribuintes do ICMS- GCC", na opo "solicitaes de manuteno cadastral", clicar em "Incluso/Alterao Cadastral de Contribuintes do ICMS" Dever remeter Secretaria da Fazenda cpia autenticada do instrumento constitutivo da empresa, devidamente atualizado e, quando se tratar de sociedade por aes, da Ata da ltima assemblia de designao ou eleio da diretoria para o seguinte endereo: Av. Dantas Barreto,n 1186, 19 andar, Edf. San Rafael,So Jos, RecifePE,CEP 50.020-904
VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

20

13. Um contribuinte de Unidade da Federao no-signatria de protocolo ou convnio poder obter inscrio estadual de substituto tributrio?
Sim, entretanto, para ser atribuda a condio de contribuinte-substituto, o remetente situado em Unidade da Federao no-signatria de protocolo ou convnio dever solicitar autorizao Diretoria Geral de Planejamento da Ao Fiscal - DPC, atendendo s seguintes condies: -inscrio no CACEPE na condio de contribuinte-substituto localizado em outra Unidade da Federao, que dever ser obtida por meio do servio de atendimento ao contribuinte denominado ARE Virtual, disponvel na internet no endereo eletrnico www.sefaz.pe.gov.br. Na ARE Virtual, em acesso rpido aos servios mais utilizados, na opo solicitao de inscrio estadual, clicar em incluir ou ainda, na ARE Virtual, em Gesto de Cadastro de Contribuintes do ICMS- GCC, na opo solicitaes de manuteno cadastral, clicar em Incluso/Alterao Cadastral de Contribuintes do ICMS,devendo ainda remeter Secretaria da Fazenda cpia autenticada do instrumento constitutivo da empresa, devidamente atualizado e, quando se tratar de sociedade por aes, da Ata da ltima assemblia de designao ou eleio da diretoria para o seguinte endereo: Av. Dantas Barreto,n 1186, 19 andar, Edf. San Rafael,So Jos, RecifePE,CEP 50.020-904 -regularidade quanto s obrigaes tributrias, principal e acessrias; -autorizao da Unidade da Federao em que se localizar, para efeito de fiscalizao pela Secretaria da Fazenda deste Estado; -apresentao de termo de compromisso relativo assuno da obrigao pelo recolhimento do imposto devido na condio de contribuinte-substituto, conforme modelo previsto no Anexo 2 do Dec. 19.528/96, alterado pelo Dec .
35.787/2010.
VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

21

14. Como dever ser emitida a Nota Fiscal pelo contribuinte substituto optante pelo Simples Nacional nas operaes com mercadorias sujeitas ao regime de substituio tributria?
A Nota Fiscal dever ser emitida, sem destaque para os campos relativos base de clculo e ICMS da operao prpria, na forma indicada pela legislao que trata do Simples Nacional, conforme Resoluo CGSN n 10/2007. Por sua vez, nos campos prprios da Nota Fiscal, devero ser registrados os valores relativamente, a "Base de Clculo ICMS Substituio" e o "Valor ICMS substituio" . Dever ainda ser observado que o valor total da Nota Fiscal ser acrescido do "Valor ICMS substituio".
VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

22

15. A empresa industrial optante do Simples Nacional tambm precisa recolher por substituio tributria?
Sim. As empresas optantes do Simples Nacional que realizem operaes com mercadorias sujeitas ao regime de substituio tributria, so contribuintes substitutos em relao as operaes internas, e ainda nas operaes interestaduais para Unidades da Federao com as quais haja acordo firmado por convnio ou protocolo.

VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

23

16. Como dever proceder um contribuinte substitudo, comerciante varejista, optante do Simples Nacional que recebeu mercadorias sujeitas a substituio tributria?
Quando da efetiva venda de mercadorias sujeitas substituio tributria, por contribuinte substitudo, as receitas correspondentes devero ser segregadas no PGDAS, no havendo valor a recolher referente a ICMS prprio no Simples Nacional, considerando o disposto no art. 3, II da Resoluo CGSN n 51/2008.
VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

24

17. Quando o contribuinte de Pernambuco recebe mercadoria de outra Unidade da Federao sujeita substituio tributria sem que tenha havido o recolhimento do ICMS-ST, qual o prazo estabelecido na norma para que o adquirente faa o pagamento?
Na hiptese em que o adquirente deste Estado estiver credenciado na SEFAZ, conforme Portaria SF n 089/2009, este dever recolher o ICMS-ST at o ltimo dia do ms subseqente ao da entrada da mercadoria em Pernambuco, atravs do DAE 10, sob o cdigo de recolhimento 058-2. Entretanto, se o contribuinte estiver estabelecido em municpio da Microrregio de Petrolina - Afrnio, Cabrob. Dormentes, Lagoa Grande, Oroc, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Terra Nova - o ICMS-ST dever ser recolhido at o ltimo dia do segundo ms subsequente ao da entrada da mercadoria neste Estado (Art. 6, II do Decreto n 19.528/96). Na hiptese em que o contribuinte de Pernambuco no estiver credenciado na SEFAZ, este dever recolher o ICMS-ST por ocasio da passagem da mercadoria pela primeira unidade Fiscal deste Estado, ou, caso no passe por este local, no prazo de oito dias, contados da data da sada da mercadoria ou, na falta desta, da data da emisso do respectivo documento fiscal, devendo o adquirente notificar, este fato, ao contribuinte-substituto (Art. 6, II, III e IV do Decreto n 19.528/96 e alteraes).
VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

25

18. O que deve fazer o contribuinte-substitudo na hiptese da SEFAZ no ter calculado o ICMS antecipado da mercadoria sujeita substituio tributria, ou ter calculado a menor?
O contribuinte-substitudo dever calcular o ICMS antecipado devido, total ou complementar, este ltimo na hiptese da SEFAZ ter informado, no DAE fronteira, um valor a menor, e recolher o total do imposto antecipado, ou o complemento do mesmo, conforme hiptese, atravs do DAE-10, sob o cdigo de receita 058-2, at o ltimo dia do ms subsequente quele em que ocorrer a entrada da mercadoria neste Estado. Na hiptese do destinatrio da mercadoria ser um contribuinte localizado em municpio da Microrregio de Petrolina (Afrnio, Cabrob. Dormentes, Lagoa Grande, Oroc, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Terra Nova), o ICMS-ST dever ser recolhido at o ltimo dia do segundo ms subsequente ao da entrada da mercadoria em Pernambuco (Art. 6, II do Decreto n 19.528/96).

VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

26

19. O contribuinte substitudo, inscrito no regime normal de apurao, que recebeu mercadoria no ms anterior ao ingresso da mesma no regime de substituio tributria dever recolher o imposto antecipado de que trata a Portaria SF n 147/2008?
No, pois as mercadorias sero objeto de clculo do ICMS antecipado quando do levantamento de estoque. Dever o contribuinte abater o valor do DAE fronteira, e protocolizar requerimento junto a SEFAZ, informando o respectivo abatimento.

VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

27

20. O contribuinte-substitudo optante do Simples Nacional deve recolher o ICMS antecipado previsto na Portaria SF n 147/2008, relativamente s mercadorias que ingressaram neste Estado durante o ms que antecedeu a sua incluso no regime de substituio?
Sim, pois o clculo sobre o estoque j observaria o pagamento do diferencial de alquota. Resta ainda, a dispensa do recolhimento sobre o estoque para o contribuinte optante do Simples Nacional.
VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

28

21. Na hiptese de existir para uma mesma mercadoria mais de uma margem de valor agregado, coincidindo cdigo NBM/SH e descrio, qual a que deve ser aplicada?
Na hiptese de estar prevista, em convnio ou protocolo ICMS, mais de uma margem de valor agregado para o mesmo produto, prevalecer quela que for inferior, independentemente de alterao da respectiva norma especfica, observado, relativamente s operaes interestaduais, o respectivo ajuste da Margem de Valor Agregado - MVA. (art. 4, 1, VII do Decreto n 19.528/96)
VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

29

22. Qual o prazo de recolhimento do imposto antecipado a ser efetuado por contribuinte-substituto deste Estado no optante do Simples Nacional?
O contribuinte-substituto dever recolher o ICMS_ST at o 9 dia do ms subseqente quele em que ocorrer a sada da mercadoria, do referido estabelecimento, salvo quando norma especfica dispuser de forma diversa. (Art. 5, do Decreto n 19.528/96)
VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

30

23. Qual o prazo de recolhimento do imposto antecipado a ser efetuado por contribuinte-substituto deste Estado optante do Simples Nacional?
O contribuinte-substituto deste Estado optante do Simples Nacional dever recolher o ICMS-ST at o 9 (nono) dia do 2 (segundo) ms subseqente quele em que ocorrer a sada da mercadoria do referido estabelecimento, salvo quando norma especfica dispuser de forma diversa. (Art. 5, do Decreto n 19.528/96)
VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

31

24. Que documento o contribuinte-substituto dever utilizar para efetuar o recolhimento do imposto antecipado?
O contribuinte-substituto dever utilizar, para efetuar o recolhimento do imposto antecipado, os seguintes documentos: nas operaes internas, utilizar o Documento de Arrecadao Estadual - DAE 10, sob o cdigo de arrecadao 011- 6;
nas

operaes interestaduais, estando o contribuinte-substituto localizado em outra Unidade da Federao, o imposto retido dever ser recolhido, por meio da Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais GNRE, em instituio financeira oficial ou privada, signatria de contrato especfico de prestao de servio de arrecadao com a Secretaria da Fazenda de PE, nos termos do Manuel Tcnico de Procedimentos para Captura Eletrnica da GNRE, ou conforme definido no padro da Federao Brasileira das Associaes de Bancos FEBRABAN para cdigos de barras, em conta especial, a crdito do Governo do Estado de Pernambuco (Ajuste SINIEF 11/97, Convnios Arrecadao 01/98 e 01/99) (Art. 5, do Decreto19.528/96)
VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

32

25. O contribuinte substituto, estabelecido em outra Unidade da Federao, responsvel pelo recolhimento do ICMS referente ao diferencial de alquota, nas aquisies interestaduais de mercadoria para uso, consumo, ou ativo fixo?
Sim, desde que o remetente esteja estabelecido em Unidade da Federao signatria de Convnio ou Protocolo de mercadorias sujeitas substituio tributria neste Estado.

VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

33

26. Quando um estabelecimento industrial de Pernambuco adquire o mesmo tipo de mercadoria do de sua produo e esta sujeita ao regime de substituio tributria, cabe reteno do ICMS na entrada?
No. Nesta hiptese o industrial ser contribuinte-substituto em relao mercadoria que adquiriu, por ser fabricante da mesma mercadoria. Podemos ter como exemplo uma indstria que produz colches e adquire colches para vender. Resta claro que se a mesma adquirir travesseiros e no for fabricante deste produto ele ter que recolher o ICMS pela entrada.

VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

34

27. Qual o tratamento tributrio para sabo em tablete de at 500g, exclusive sabonete?
A carga tributria relativamente a sabo em tablete de at 500 g permanecer a mesma prevista no sistema especial de tributao relativo a produtos da cesta bsica considerando o disposto no inciso I, do art. 31-A, do Decreto n 19.528/96e alteraes.

VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

35

28. Como fao para solicitar restituio do ICMS-ST pago a maior, ou em duplicidade?
O pedido de restituio dever ser efetuado por escrito, e dever conter os dados da empresa requerente (razo social, inscrio estadual, CNPJ e endereo), assim como os dados bancrios da mesma (nmero do banco, agncia e conta corrente), alm da informao detalhada dos motivos da solicitao. E assinatura do responsvel pela empresa, ou contador cadastrado. O requerimento deve vir acompanhado de cpia do DAE (ou GNRE) pago , cpia da Nota Fiscal e/ou cpia do documento que comprove a informao constante no requerimento
VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

36

29. Como devo fazer para solicitar restituio do ICMS-ST pago a maior ou em duplicidade?
O pedido de restituio ser feito por escrito, com identificao dos dados da empresa (razo social, inscrio Estadual, CNPJ e endereo) e dos dados bancrios (nmero do Banco, da Agncia, e da conta corrente), para fins de restituio em espcie, devendo ser informado, detalhadamente, o motivo da solicitao. O requerimento ter a assinatura do responsvel pela empresa, ou contador cadastrado, e deve estar acompanhado da cpia do comprovante de pagamento (DAE ou GNRE), conferida pela SEFAZ, da Nota Fiscal, e de outros documentos que confirmem as alegaes constantes na petio inicial. O pedido de restituio dever ser entregue em qualquer ARE deste Estado, ou poder ser enviado pelos Correios Diretoria Geral da Receita Tributria DRT, Unidade de Anlise de Processos UNAP, Av. Dantas Barreto, 1186, 17 andar, Edf. San Rafael, Recife, PE, CEP: 50.020-904 (Normas consultadas: Lei 10.654/91, artigos 45 a 54; Decreto 19.528/96 e alteraes e Port.324/98)
VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

37

30. Quais so as obrigaes principais e acessrias do contribuinte substituto localizado em outra Unidade da Federao possuidor de Inscrio Estadual em Pernambuco?
O contribuinte-substituto localizado em outra Unidade da Federao quando promover sada da mercadoria sujeita substituio tributria dever destacar o ICMS-ST na Nota Fiscal e recolher este tributo atravs de GNRE, at o 9 dia do ms subseqente quele em que ocorrer a sada da mercadoria do seu estabelecimento. Quando o mesmo operar com mercadorias sujeitas ao regime de substituio tributria regido por normas diversas, o pagamento ser feito atravs de GNRE especfica para cada convnio ou protocolo. Ele tambm est obrigado a encaminhar, mensalmente, SEFAZ de Pernambuco, a GIA-ST, por transmisso via Internet, no seguinte endereo WWW.sefaz.pe.gov.br, at o 10 dia do ms subsequente ao referido perodo fiscal, mesmo que no tenham ocorrido operaes naquele espao de tempo. (Normas consultadas: Decreto 19.528/96, Captulo VII, e alteraes; Portaria SF 142/02)
VOLTAR

SUBSTITUIO TRIBUTRIA
PERNAMBUCO

You might also like