You are on page 1of 6

O princpio bsico da necessidade de integrao curricular sem dvida um dos fundamentos das orientaes curriculares.

. Existe assim a necessidade de uma construo articulada do saber o que implica que as diferentes reas a contemplar no devero ser vistas como compartimentos estanques, mas abordadas de uma forma globalizante e integrada.

(ME/DEB/NEP, 1997:14).

Ol a todos. O outono uma estao cheia de cores. Neste mbito nas nossas conversas falamos sobre esta estao do ano. As folhas mudam de cor, ficam amarelas, castanhas, vermelhas e caem das rvores. O cho fica cheio de folhas muito coloridas.

Aprendemos a cano Sol de outono, outono, outono; Sol dourado, dourado, dourado; Folhas que caem, caem, caem; Leva-as o vento, o vento, o vento.

Tambm memorizamos a poesia: Amarelo um pinto; Amarelo um limo; Amarelo a cor do sol Que brilha no vero.

O outono h uma grande variedade de frutos: uvas, figos, nozes, castanhas, marmelos, diospiros, roms, peras. Neste contexto desenvolveram-se atividades globalizantes e integradoras do interesse do grupo. Primeiro elaboramos vrios frutos. No s frutos do outono mas tambm outros frutos. Estes frutos serviram de motivao para o desenvolvimento da atividade na rea do conhecimento do mundo.

Desta forma todas as crianas manipularam e brincaram com o seu fantoche de fruto. No final comeamos o jogo. Cada criana apresentou o seu fruto, dizendo o nome do fruto, a rvore onde nasceu e cresceu e a sua cor. Claro que os pequeninos tiveram ajuda e participaram com muito interesse. Depois selecionamos os frutos do outono e formamos conjuntos de frutos: o conjunto das mas, dos diospiros, das peras, das castanhas, dos figos, das uvas, das roms, dos kiwis, dos figos e contamos o nmero de elementos de cada conjunto.

No domnio da expresso plstica um grupo de crianas executou colagem com massinhas. Que bonitas ficaram as nossas peras e maas.

Outro grupo de crianas construiu um cacho de uvas com tampinhas de garrafas. De seguida cada criana contou os bagos de uvas de cada fila e registou o nmero.

No domnio da linguagem oral e abordagem escrita exploramos a escrita da palavra UVAS. Identificao das letras, contagem das mesmas, diviso silbica.

Com o objetivo de alargar o vocabulrio, na categoria dos alimentos, a educadora desenvolveu a histria A senhora roda dos alimentos. Depois da explorao da histria e em conversa informal falamos sobre a alimentao: O que so alimentos? Exemplo de alimentos. H alimentos que fazem mal sade, outros alimentos so saudveis. O que uma alimentao saudvel? Esta conversa levou-nos a explorao da roda dos alimentos.

Em grande grupo selecionamos e fizemos recorte e colagem de alimentos saudveis. Depois exploramos os alimentos da casinha com muito interesse. Primeiro tiramos os alimentos dos armrios e em seguida houve a necessidade de os selecionar por grupos, tal como na roda dos alimentos.

Alguns frutos da nossa casinha tm tamanhos diferentes. Esta questo levou-nos descoberta dos tamanhos: grande/pequeno/mdio; grande/pequeno.

Em conversa informal surgiu o tema pequeno-almoo. Neste sentido falamos sobre o pequeno-almoo e descobrimos que muito variado. Por esta razo elaboramos o registo para verificao do nmero de crianas que tomam: leite ou leite com cereais ou leite com bolachas ou leite com po ou iogurte.

Para uma melhor interiorizao dos nomes das refeies e dos alimentos, todos os dias, antes do almoo, a educadora l a ementa do dia e por vezes recordamos a cano: Eu sou pequenino, mas j sei escolher. Os bons alimentos, para bem viver. Para ter sade, eu quero comer. Carne, peixe e ovos e leite beber. Eu quero crescer, ser um valento. Como hortalia, fruta, queijo e po. Antes de comer as mos vou lavar. E os meus dentinhos antes de deitar.

You might also like