You are on page 1of 10

O laboratrio didtico no ensino de qumica: uma experiencia no ensino pblico brasileiro

ANNA MARIA CANAVARRO BENITE CLUDIO ROBERTO MACHADO BENITE


Instituto de Qumica, Universidade Federal de Gois, Brasil

Introduo
Ainda que periodicamente desacreditada e em ocasies qualificada como uma perda de tempo a importncia que o trabalho de laboratrio tem dentro da educao em cincias tem permanecido incontestada... (HODSON, D., 1993, p. 85).

Um dos maiores desafios do ensino de Qumica, nas escolas de nvel fundamental e mdio, construir uma ponte entre o conhecimento escolar e o mundo cotidiano dos alunos. Freqentemente, a ausncia deste vnculo responsvel por apatia e distanciamento entre alunos e professores (Valadares, 2001). Ao se restringir o ensino a uma abordagem estritamente formal, acaba-se por no contemplar as vrias possibilidades para tornar a Qumica mais palpvel e perde-se a oportunidade de associ-la com avanos tecnolgicos que afetam diretamente a sociedade (Chassot, 1993). No obstante as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino defendem a necessidade de se contextualizar os contedos de ensino na realidade vivenciada pelos alunos, a fim de atribuir-lhes sentido e, assim, contribuir para a aprendizagem (Brasil, 1999). Sob esta tica o laboratrio didtico 1 tem sido foco de muitos trabalhos de pesquisa em ensino (Hofstein e Lunetta, 2004; Blosser, 1983; Doran et al., 1993; Jimenez-Aleixandre et al., 2000; Van den Berg, et al., 1994). de conhecimento dos professores de cincias o fato de a experimentao despertar um forte interesse entre alunos de diversos nveis de escolarizao. Em seus depoimentos, os alunos costumam atribuir experimentao um carter motivador, ldico, essencialmente vinculado aos sentidos. Por outro lado, no incomum ouvir de professores a afirmativa de que a experimentao aumenta a capacidade de aprendizado, pois funciona como meio de envolver o aluno nos temas de pauta (Giordan, 1999, p. 43). A introduo do laboratrio didtico como parte integrante do ensino de cincias nas escolas de nvel mdio e fundamental tem suas razes no sculo XIX. Este tem sido utilizado para envolver estudantes em experincias concretas com aparatos e conceitos cientficos. Em 1892, Griffin escreveu: O laboratrio
1

O termo laboratrio didtico refere-se neste escopo s aulas que utilizam o recurso da experimentao.

Revista Iberoamericana de Educacin


ISSN: 1681-5653 n. 48/2 10 de enero de 2009 E DITA : Organizacin de Estados Iberoamericanos para la Educacin, la Ciencia y la Cultura (OEI)

Anna Maria Canavarro Benite, Cludio Roberto Machado Benite

conquistou o seu lugar na escola; e sua introduo tem sido um sucesso. Este o perfil de uma educao revolucionria. Os alunos podem agora ir a seus laboratrios aptos a ver e a fazer.
Aulas que utilizam o recurso da experimentao, o laboratrio didtico em questo, so ferramentas poderosas para adquirir e testar conhecimentos, mas por si s no so suficientes para fornecer conhecimentos tericos, no obstante no so sempre necessrias. Uma matriz terica particular sempre conduz a um experimento. Desta forma, um dos maiores e mais danosos mitos da aprendizagem a no interdependncia experimento/teoria. Desta forma a especulao terica o ponto de partida para a experimentao. Porm, isto no quer dizer, que sempre preceda a mesma. Quanto mais desenvolvido o campo conceitual mais provvel que os experimentos sejam dirigidos pela teoria. Do contrrio, a dedicao terica que estimula a conceituao. Assim evidenciamos o relacionamento interativo e interdependente onde os experimentos auxiliam a construo da teoria e a teoria determina os tipos de experimentos que podem ser conduzidos (Hodson, 1988). Desta forma, no desenvolvimento das cincias, o experimento parte integral do processo de tomada de decises. No tocante ao ensino de cincias, comum admitir que os estudantes fazem interferncias e resolvem problemas da mesma forma que os cientistas, e pelos mesmos motivos. Esta notao merece reflexo j que os objetivos da experimentao no ensino de cincias so pedaggicos. Os alunos da escola lidam com cincia normal 2 e embora existam outras funes, primordialmente a utilizao de experimentos em ensino de cincias objetiva: estimular confiana e auto-confiana dos aprendizes e ensinar-lhes sobre a natureza do conhecimento cientfico (Hofstein et al., 2001).

Experimentao de baixo custo: uma alternativa


A reproduo de modelos para o entendimento dos fenmenos qumicos na natureza pode ser feita sempre que se rena uma srie de condies favorveis e, por isso mesmo, essa reproduo nem sempre possvel. Desta forma, por exemplo, podemos ver a disperso da luz branca quando vemos um arco-ris no cu, mas isso no muito freqente nem muito fcil de ser programado de forma que coincida com uma aula sobre o espectro de linhas. justamente em virtude das dificuldades de observarem muitos dos fenmenos in loco que as escolas dispem ou, pelo menos, deveriam dispor de laboratrios para o ensino de Qumica. Por sua vez, os laboratrios so construes caras, equipados com instrumentos sofisticados, exigem tcnicos para mant-los funcionando, os alunos precisam se deslocar at l, as turmas no podem ser grandes, os materiais tm que ser freqentemente substitudos e renovados, etc. Talvez, seja em face destes motivos, que os laboratrios e as aulas experimentais de Qumica tm se tornado cada vez mais escassos. Apesar da dificuldade de se construir e manter um laboratrio de Qumica do consenso geral de muitos representantes da comunidade cientifica (Hodson, 1998) que ele uma ferramenta fundamental ao ensino.

Cabe aqui ressaltar que na escola est presente o saber, que tem relao com a cincia normal, mas uma verso didatizada desta, assumindo uma nova forma de textualizao.

Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

O laboratrio didtico o no ensino de qumica: uma experincia no ensino pblico brasileiro

Uma forma intermediria entre ter e no ter um laboratrio a proposta da realizao de experimentos com material de baixo custo ou sucata (por exemplo, para medir-se o tempo, basta um relgio digital de pulso de marca popular, que garante a preciso da medida). Sobre a questo da utilizao de materiais de baixo custo ou sucata, vale lembrar que, ela tem sido sinnimo de lixo, na qual experimentos so improvisados com resultados muitas vezes pfios e que no revelam nada de substancial 3 (Silva e Zanon, 2000). A experimentao de baixo custo representa uma alternativa cuja importncia reside no fato de diminuir o custo operacional dos laboratrios e gerar menor quantidade de lixo qumico (alm de permitir que mais experincias sejam realizadas durante o ano letivo) (Vieira et al., 2007). Nessa proposta cabe ao professor arrumar o material necessrio para os experimentos, ou instruir a classe sobre como obt-los. A maior desvantagem desta opo que os experimentos so quase sempre qualitativos e mesmo assim nem sempre obtm xito, pois difcil realizar um experimento que preconizem variveis controladas com materiais que no proporcionam esse tipo de controle.

Sobre a opo metodolgica


Alicercemo-nos sobre o enfoque epistemolgico materialista histrico-dialtico para a realizao deste trabalho. O materialismo histrico-dialtico como possibilidade terica, isto , como instrumento lgico de interpretao da realidade, contm, em sua essencialidade lgica, a dialtica e neste sentido, aponta um caminho epistemolgico para a referida interpretao. Concordamos com Kosik, que:
A dialtica trata da coisa em si. Mas a coisa em si no se manifesta imediatamente ao homem. Para chegar a sua compreenso, necessrio fazer no s certo esforo, mas tambm um dtour. Por este motivo o pensamento dialtico distingue entre a representao e conceito da coisa, com isso no pretendemos distinguir apenas duas formas e dois graus de conhecimento da realidade, mas especialmente e, sobretudo, duas qualidades da prxis humana. (Kosik, 1969, p. 9).

Portanto, o mtodo aqui proposto se define pelo movimento do pensamento atravs da materialidade histrica do pensamento. Neste contexto este estudo prope uma anlise do movimento contraditrio da utilizao de experimentao de baixo custo no Ensino de Qumica partindo do emprico, a realidade dada, por meio de anlise da lgica formal. Tendo em vista o pressuposto epistemolgico aqui adotado e, em consonncia com o mesmo, apoiamo-nos no referencial sciointeracionista (Vygotski, 2000), onde so centrais as relaes sociais estabelecidas ao redor da produo de significados.
Desde os primeiros dias do desenvolvimento da criana, suas atividades adquirem um significado prprio num sistema de comportamento social, e sendo dirigidas a objetivos definidos, so refratadas atravs do prisma do ambiente da criana. O caminho do objeto at a criana e desta at o objeto passa atravs de outra pessoa.

Finalmente, vale lembrar que o uso de materiais de baixo custo ou sucata no ensino de cincias um tema muito controverso. Pois, enquanto a cincia feita em laboratrios com custos da ordem de bilhes de dlares (veja-se os aceleradores), em nossas escolas se est usando sucata. Isso no invalida a atividade, ao contrrio, mas h que se discutir qual imagem de cincia se pretende transmitir.

Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

Anna Maria Canavarro Benite, Cludio Roberto Machado Benite

Essa estrutura humana complexa o produto de um processo de desenvolvimento profundamente enraizado nas ligaes entre histria individual e histria social. (Vygotski, 2000).

Desta forma, propomos nesta abordagem, o desenvolvimento de uma rota alternativa para articular teoria e experimentao. Assim, desenvolvemos experimentos envolvendo materiais reaproveitados (que tambm podem ser reciclados) e de baixo custo que possibilitam uma metodologia do ensino de uma qumica simples, factvel e com a participao efetiva dos alunos no processo de aprendizado de Qumica em Ensino Mdio. No obstante, este trabalho se caracteriza como uma pesquisa-ao (Elliot, 1997; Pereira em Geraldi, 1998; Stenhouse, 2004), pois consiste em compreender o que est ocorrendo a partir da perspectiva dos implicados no processo: professor e aluno (Stenhouse, 2004). A pesquisa-ao o estudo de uma situao social para tratar de melhorar a qualidade da ao que nela intervm (Carr e Kemmis, 1998). Portanto, a abordagem aqui investigada, pretende, enquanto pesquisa-ao, promover a interveno numa realidade social especfica, composta de trs segmentos constitutivos de prticas pedaggicas em diferentes nveis: professores do ensino bsico, professor em formao (continuada) e professores formadores de professores. Para os primeiros e segundos ser uma atividade curricular de introduo pesquisa em Educao em Cincias, para os terceiros ser a prpria fonte de construo dos dados da pesquisa. Para uns e outros o projeto poder significar um espao de ampliao de idias sobre a prtica docente, sobre a formao profissional, sobre a relao dialtica entre teoria e experimentao. As atividades experimentais foram desenvolvidas, com oito turmas de 3. ano e 13 professores de Qumica (oito licenciados em Qumica e cinco em biologia) do Ensino Mdio de sete escolas pblicas da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro, durante os anos de 2004 e 2005. Os professores foram entrevistados utilizando-se entrevistas semi-estruturadas para a coleta e a anlise de dados. A escolha desse instrumento de coleta de dados visou privilegiar as prticas sociais em seu ambiente, exigindo-se do pesquisador um contato direto com o contexto no qual ocorre o fenmeno educacional que se pretende estudar. A entrevista semi-estruturada se apresenta como uma alternativa vivel para a coleta e a anlise de dados, pois possibilita aos entrevistados a condio de sujeitos da pesquisa e d a eles a liberdade para expressarem suas opinies e reflexes dentro de temas propostos pelo investigador (Richardson, 2007). A seguir apresentamos o roteiro que norteou a realizao da entrevista semi-estruturada. Questes norteadoras: 1) Dados gerais sobre a formao do entrevistado, tempo de atuao no magistrio, motivao pela escolha da carreira e carga horria de trabalho. Voc utiliza o laboratrio didtico em suas aulas de Qumica? Justifique. Na opinio do entrevistado, qual o principal papel da utilizao do laboratrio didtico no ensino de Qumica?
Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

2) 3)

O laboratrio didtico o no ensino de qumica: uma experincia no ensino pblico brasileiro

Ainda, trezentos e vinte alunos responderam um questionrio aps o processo de utilizao do laboratrio didtico. O questionrio constava de cinco questes das quais, neste trabalho, por razes de espao abordaremos uma. Esta questo procurou identificar a opinio dos estudantes a respeito do ambiente social do laboratrio didtico. Todos os pesquisados (professores e alunos) pertenciam a sete escolas pblicas da cidade de Duque de Caxias, o segundo maior municpio da Baixada Fluminense no Estado do Rio de Janeiro. Com esta proposta objetivamos promover, alm da articulao ente teoria e prtica, a integrao social e cooperativa entre os diferentes nveis de ensino. A organizao metodolgica desta investigao se deu em etapas tpicas:
1)

INTEGRAO DA EQUIPE: O objetivo aqui permitir que os professores possam trocar informaes e experincias. Foram propostos encontros quinzenais entre a equipe de professores. Nessas reunies, coordenadas pelo professor formador, foram apresentadas as idias e os contedos cientficos. Os professores de educao bsica tm uma alta vivncia com a prtica pedaggica com alunos do Ensino Mdio e isso permitiu um real dimensionamento das abordagens dos contedos no planejamento e elaborao das atividades experimentais a serem desenvolvidas nas escolas. ELABORAO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAO: A avaliao do trabalho foi realizada atravs de: a) Entrevistas individuais e reunies coletivas gravadas em udio e vdeo para registrar o planejamento das atividades na escola, assim como as possveis dificuldades manifestadas pelos professores; b) Registro da participao dos professores na reorganizao curricular das atividades experimentais propostas; c) Apresentao do planejamento das atividades a serem desenvolvidas, envolvendo contedos de qumica; d) Avaliao da construo coletiva de conhecimento pedaggico e de contedos especficos por meio da anlise de discurso na perspectiva bakhtiniana (Bakhtin, 2000).

2)

Situamo-nos do lado daqueles que se preocupam em apontar possibilidades para o desenvolvimento de atividades experimentais. Procuramos contribuir para uma valorizao crtica do laboratrio didtico de qumica, utilizando-o como estratgia de problematizao dos conceitos qumicos (Benite e Benite, 2005, 2007).

Resultados e discusso
No contexto pesquisado (sete escolas pblicas da Baixada Fluminense), a utilizao do laboratrio didtico, quando existe, na maior parte das vezes precria e inadequada. Devido s exigncias legais algumas escolas chegam a possuir laboratrios dotados de aparelhagem tcnica o que privilgio s do Ensino Mdio. Porm, ainda existe a preferncia por atividades demonstrativas, velhas conhecidas dos livros didticos, que as repetem num vicioso ciclo. Os professores de Qumica, de modo geral, mostram-se pouco satisfeitos com as condies infraestruturais de suas escolas. Com freqncia, justificaram a no utilizao do laboratrio didtico devido falta destas condies. No obstante, pouco problematizaram o modo de realizar experimentos, o que pode

Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

Anna Maria Canavarro Benite, Cludio Roberto Machado Benite

ser explicado, em parte, por suas crenas na promoo incondicional da aprendizagem por meio de experimentao. Quando os professores da educao bsica so perguntados sobre qual o principal papel da utilizao do laboratrio didtico de Qumica: 48,3% dos entrevistados disseram que o utilizavam para ilustrar material ensinado nas aulas tericas, 28,7% defende que para ensinar alguma teoria no includa nas aulas, 15,8% justifica a utilizao para treinar a interpretao de dados experimentais e 7,2% para incentivar os alunos a fazerem pesquisa. Estes resultados demonstram que preciso superar as vises empiristas da experimentao, que vista como simples possibilidade de teorizao a partir da prtica. Ainda que os entrevistados parecem aceitar o pressuposto: o papel dos experimentos na Cincia e no ensino de Cincias idntico. Na espiral da pesquisa-ao as reflexes sobre estes resultados proporcionaram novas aes para a integrao da equipe, aes estas que intencionaram no apenas domnio de certo contedo, mas, criar primordialmente oportunidades para que o coletivo de professores refletisse sobre: suas prticas pedaggicas, o processo de constituio de sua autonomia e ainda a aproximao de culturas diferentes, como ocorre na sala de aula, onde a polifonia fator determinante para a elaborao de significados. Tendo em vista o grande valor que a teoria sciointeracionista d ao processo de interao, em nosso caso especfico, como educadores, s intervenes pedaggicas. Adotamos, nesta abordagem, a utilizao da experimentao de baixo custo para gerar um ambiente favorvel ao trabalho em equipe, criando integrao e promovendo manifestao da criatividade atravs da realizao das atividades em pequenos grupos. Nesta perspectiva, o laboratrio didtico funcionou como uma ferramenta para promover o embate de idias e a explicitao das pr-idias ou pr-conceitos sobre o conceito cientfico em questo, tambm a promoo de mais e melhores dilogos em sala de aula. As falas transcritas a seguir exemplificam este resultado.

Episdio I: Sobre propriedades da matria


O professor convida os alunos a adicionarem gros de feijo num copo transparente e incolor completamente cheio dgua.
1) 2) 3) 4) 5) 6)

Prof.: Muito bem pessoal. O que vocs podem dizer a respeito? Aluno 1: A gua est absorvendo os feijes. Prof: E voc, aluno 2? O que voc pensou? Aluno 2: Absorvendo no, t solubilizando. Aluno 1: Nossa! No pra de caber feijo. Prof.: Olhem mais de perto, com mais ateno. Precisamos pensar luz do conhecimento
qumico estudado at agora.

Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

O laboratrio didtico o no ensino de qumica: uma experincia no ensino pblico brasileiro

7)

Prof.: Olha s, pessoal, o aluno 4 comeou a conversar e perdeu um pouco da nossa aula .
Quem quer ajudar o aluno 4?

Os alunos ficam alguns minutos em silncio


8) 9) 10) 11) 12)

Aluno 3: , t saindo umas bolinhas de ar. Aluno 4: No, t desprendendo oxignio. Prof.: Agora parece que estamos caminhando. E o que isso quer dizer, quimicamente? Aluno 1: O feijo t ocupando o lugar do oxignio. Prof.: Muito bem! Vocs trouxeram uma questo pra gente pensar: O feijo substitui o
oxignio da molcula de gua ou ocupa o lugar do oxignio dissolvido?

13) 14) 15)

Aluno5: Ah! J sei do que estamos falando da estrutura molecular das substncias. Aluno 6: Eh, Eh lembrei, cara. da geometria da molcula de gua. Prof.: Viram? Se a gente se esfora para participar vamos recuperando o que j foi
aprendido! E qual a relao da estrutura molecular e da geometria das substncias com o fato do feijo afundar na gua? Algum mais quer participar?

16)

Aluno 7: por causa da geometria da molcula de gua que cabe oxignio dissolvido nela.
No ?

17) 18) 19) 20)

Aluno 8: por isso que os peixes respiram? Prof.: Isso mesmo! Aluno 8: AAAhhhh. por isso tambm que vivem poucos peixes l na Baa de Guanabara. Prof.: Mas qual a relao entre a geometria da molcula da gua e a dissoluo do
oxignio? No caso da Baa de Guanabara vejamos: a presena de materiais na superfcie da gua tais como lixo, conduz diminuio da entrada da luz do sol, que imprescindvel para que ocorram os processos fotossintticos, os quais geram o oxignio dissolvido presente na gua do mar.

21)

Aluno 4: Porque tem muito lixo no lugar do oxignio dissolvido e a no podem respirar, no
? Esse lixo impede a transferncia do oxignio para a gua.

22)

Aluno 5: Poluio Ambiental esse o nome. Coitada da Baa.

Consideraes variadas sobre lixo e poluio da Baa de Guanabara.


23)

Prof.: O lixo diminui a entrada de luz na gua e tambm provoca a proliferao de microorganismos que se alimentam dele.

Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

Anna Maria Canavarro Benite, Cludio Roberto Machado Benite

24) 25)

Aluno 4: Ah! estamos falando da estrutura tetradrica da molcula de gua no fessor? Prof: Exatamente. Parabns para vocs todos. Estamos falando aqui da estrutura tetradrica para gua no estado fsico lquido. Todos: EEEEEEEhhhhhhhhhh!

26)

Os resultados dispostos na transcrio do desenvolvimento da atividade experimental acima demonstram o que definimos como habilidade de atitudes, que envolvem a aptido para desenvolver aprendizagem colaborativa (Trumper, 2003). Estes resultados demonstram que os alunos foram capazes de trabalhar em cooperao, participar da distribuio e conjugao de tarefas, compartilhar resultados com outros, respeitar e comparar as idias opostas. Neste episdio, interessante observar que em nenhum momento o professor revela aos alunos o tema que ser debatido em aula, motiva-os a extrapolar o aspecto fenomenolgico do conhecimento qumico embutido na experimentao e resgatar relaes conceituais j apropriadas em outras sries contemplando assim o aspecto terico. As intervenes pedaggicas feitas pelo professor em sala reforam as interaes sujeito e objeto (mundo), que permitem ao sujeito ultrapassar a impresso inicial das idias que lhe chegam e buscar o que est alm delas, mais profundo e sistematizado, de forma a instrumentaliz-lo para o exame da realidade. O professor motiva os alunos a socializarem suas idias, envolve a sua ateno de modo que no se dispersem, valoriza as participaes, comemora as conquistas e no permite a finalizao do dilogo. Desta maneira atuou como mediador entre os alunos e o conhecimento cientfico, no reproduzindo mecanismos de reproduo de conhecimento, mas, orientando no desenvolvimento de habilidades intelectuais de seus alunos. Adicionalmente, observou-se o envolvimento da capacidade reflexiva dos alunos, atravs da promoo de dilogos e discusses constantes assim como comunicaes orais e escritas acerca da construo dos experimentos. De acordo com os questionrios aplicados aos alunos, quando estes so perguntados sobre qual sua opinio a respeito do ambiente social do laboratrio didtico: 52,3% das respostas revelam que os alunos, nesta abordagem, consideraram o professor como incentivador, capaz de promover a interdisciplinaridade e a reflexo terica; 29,1% das respostas relatam que este espao permite identificar e considerar suas vivncias em relao ao aprendizado dos conceitos e 18,6% das respostas revela que o ambiente social do laboratrio didtico os estimulou a adotar atitudes produtivas diante do conhecimento apresentado. Assim podemos considerar que a utilizao do laboratrio didtico em sala de aula torna o ambiente de ensino-aprendizagem menos formal, oferecendo assim, aulas mais atraentes ao promover a integrao cooperativa entre aluno-professor e aluno-aluno.

Exemplo de um experimento de baixo custo utilizado


Este experimento pode ser utilizado no s objetivando reproduzir o fenmeno da sublimao, mas para testar o grau de pureza de uma substncia, no caso a naftalina, e expressar isso em um grfico.

Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

O laboratrio didtico o no ensino de qumica: uma experincia no ensino pblico brasileiro

Material: Palitos de fsforo, bolinhas de naftalina, pote de maionese, funil de plstico, coador de papel, alfinetes, lamparina ou vela. Como fazer: Coloque duas bolinhas de naftalina no
frasco de vidro. Fure o coador de papel em vrios pontos com o alfinete. Emborque-o sobre a boca do frasco e cubra o filtro de papel com o funil. Acenda a lamparina ou vela e deixe o frasco no fogo por 3 minutos. Retire o frasco do aquecimento e retire o coador observando seu interior. Observe tambm as paredes internas do funil. Este experimento permite visualizar o fenmeno fsico da sublimao.

Precaues: Cuidados devem ser tomados nesta manipulao pela fragilidade dos frascos
comerciais, como os de maionese, quando expostos ao calor direto da chama.

Consideraes finais
O trabalho prtico adquiriu um status elevado no ensino de cincias. Pelos experimentos serem largamente utilizados na Qumica, os professores e elaboradores dos currculos de Qumica tendem a consider-los como parte necessria e integral do ensino de cincias. A utilizao do laboratrio didtico como estratgia de problematizao dos conceitos qumicos permitiu aos alunos e professores desenvolverem novas habilidades (criatividade, atitudes cooperativas) e capacidade de buscar solues alternativas e mais baratas, que base de grande parte da pesquisa e desenvolvimento realizados nos laboratrios tecnolgicos. Tambm a alternativa da experimentao de baixo custo foi um fator decisivo para estimular os alunos a adotarem uma atitude mais empreendedora e a romperem com a passividade que, em geral, se lhes impem nos esquemas tradicionais de ensino. A utilizao de sucatas pode ser definidora de aes cognitivas extremamente poderosas desde que bem planejadas e inseridas numa leitura qualitativa da natureza, sintetizada num espao criador de atividades experimentais que se articulem com a teoria. Esta abordagem permitiu valorizar as trocas entre os parceiros em sala de aula, e foi nestas interaes que tanto o conceito cientfico pode ser mais detalhado pelo professor, pois passou a ser mais discutido em um processo descendente, quanto os conceitos mais populares dos alunos passaram a ser enriquecidos e tomaram um caminho mais ascendente, j que foram ampliados pelo conhecimento cientfico, elaborado historicamente.

Bibliografia
BAKHTIN, M. (2000): Os gneros do discurso. In: Esttica da criao verbal [trad. francs: Maria Ermantina Galvo; reviso : Marina Appenzeller]. 3.A ed. So Paulo: Martins Fontes. BENITE A. M. C., e BENITE C. R. M. (2007): O laboratrio didtico de qumica: uma experincia em escolas pblicas da Baixada Fluminense. 30. RASBQ, Ed - 087. (2005): Utilizao de Experimentos de Baixo Custo Propostos Para o Ensino de Qumica em Nvel Fundamental e Mdio. 28. RASBQ, Ed - 073. BLOSSER, P. (1983): The role of the laboratory in science teaching, in: School Science and Mathematics, 83, pp.165-169. BRASIL. MEC. SEMTEC. (1999): Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Braslia: Secretaria de Educao Mdia e Tecnologia.

Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

Anna Maria Canavarro Benite, Cludio Roberto Machado Benite

CARR, W., e KEMMIS, S.(1998): Teora crtica de la enseaza. Barcelona: Ediciones Martinez Roca. CHASSOT, A. I. (1993): Catalisando transformaes na educao. Iju: Uniju. DORAN, R. L.; BOORMAN, J.; CHAN, F., e HEJAILY, N.(1993): Alternative assessment of high school laboratory skills, in: Journal of Research in Science Teaching, 30, pp. 1121-1131. ELLIOTT, J.(1997): La investigacin-accin en educacin. 3 ed. Madrid: Morata. GIORDAN, M.(1999): O Papel da Experimentao no Ensino de Cincias, in: Qumica Nova na Escola, n. 10, pp. 43-49. GRIFFIN, H., e ROSEN, S. A. (1954): History of the physics laboratory in the American public shools (to 1910), in: American Journal of Physics, vol. 22, pp. 194-204. HODSON, D. (1988): Experiments in science teaching, in: Educational Philosophy & Theory, 20, pp. 53-66. (1993): Re-thinking old ways: Towards a more critical approach to pratical work in school science, in: Studies in Science Education, 22, pp. 85-142. HOFSTEIN, A., e LUNETTA, V. N. (2004): The Laboartory in Science Education: Foundations for the Twenty-First Century, in: Science Education. 88, 1, pp. 28-54. HOFSTEIN. A.; LEVI-NAHUM, T., e SHORE, R. (2001): Assessment of the learning environment of inquiry-type laboratories in high school chemistry, in: Learning Environments Research, 4, pp.193-207. JIMENEZ-ALEIXANDRE, M. P.; RODRIGUEZ, A. B., e DUSCHL, R. A.(2000): Doing the lesson or Doing science: Arguments in high school genetics, in: Science Education, 84, 6, pp. 757-792. KOSIK, K.(1976): Dialtica do concreto. Trad. Clia Neves e Alderico Torbio, Rio de Janeiro: Paz e Terra. PEREIRA, E. M. A.(1998): Professor como pesquisador: o enfoque da pesquisa-ao na prtica docente, in: GERALDI, Corinta M. G.; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete M. de A. (Orgs.): Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado de Letras: Associao de Leitura do Brasil, pp. 153-181. RICHARDSON, R. J.(2007): Pesquisa Social: Mtodos e Tcnicas. So Paulo: Atlas. SILVA, H. A. L., e ZANON, B. L.(2000): A Experimentao no Ensino de Cincias. Porto Alegre, ARTMED. STENHOUSE, L.(2004): La investigacin como base de la enseanza. 5 ed. Madrid: Morata. TRUMPER, R.(2003): The physics laboratory a historical overview and future perspectives, in: Science & Education, 12, pp. 645-670. VALADARES, E. C.(2001): Propostas de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na comunidade, in: Qumica Nova na Escola, n. 13, pp. 38-40. VAN DEN BERG, E.; KATU, N., e LUNETTA, V. N. (1994): The role of experiments, conceptual change, in: Paper Presented at the Annual Meeting of the National Association for Research in Science Teaching, Anaheim, CA. VIEIRA, H. J.; FIGUEIREDO-FILHO, L. C. S., e FATIBELLO-FILHO, O. (2007): Um Experimento Simples e de Baixo Custo para Compreender a Osmose, in: Qumica Nova na Escola, n. 26, pp.37-39. VYGOTSKI , L. S.(2000): A construo do pensamento e da linguagem. So Paulo: Martins Fontes.

Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

10

You might also like