You are on page 1of 20

Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil Escola Bsica e Secundria do Vale de Ovil

COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCRITO, ACADMICO E CIENTFICO: NORMAS PARA A SUA ESTRUTURAO E ESCRITA
Biblioteca do Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil

Baio outubro de 2012

ndice

1. Introduo ...................................................................................................................................... 3 2. Estrutura do trabalho ..................................................................................................................... 4 2.1 Capa .......................................................................................................................................... 5 2.2 Folha de rosto........................................................................................................................... 6 2.3 Dedicatria, agradecimentos e epgrafe .................................................................................. 7 2.4 Resumo e palavras-chave ......................................................................................................... 8 2.5 ndices ...................................................................................................................................... 9 2.6 Introduo .............................................................................................................................. 10 2.7 Desenvolvimento ................................................................................................................... 11 2.8 Concluso ............................................................................................................................... 13 2.9 Bibliografia ............................................................................................................................. 14 2.10 Anexos .................................................................................................................................. 15 3. Recomendaes gerais para a escrita do trabalho ...................................................................... 16 3.1 Margens.................................................................................................................................. 16 3.2 Tipo de letra ........................................................................................................................... 17 3.3 Espaamento .......................................................................................................................... 17 3.4 Paginao ............................................................................................................................... 18 3.5 Transcries/citaes ............................................................................................................. 19 4. Bibliografia ................................................................................................................................... 20

1. Introduo

Ao longo do ano letivo, os alunos so solicitados para a realizao de diversos trabalhos para as diferentes disciplinas. O problema que nem sempre sabem como faz-los. E assim surgem trabalhos de meia dzia de pginas, ou nem isso, em que a qualidade e o rigor esto ausentes e o plgio o fator dominante. Como minorar estes problemas? Este guia pretende servir de orientao e exemplo das normas de elaborao/orientao dos trabalhos, sem com isso se retirar a criatividade do aluno nos aspetos ligados ao contedo. Com ele definem-se alguns critrios metodolgicos que ajudem os estudantes na realizao dos trabalhos acadmicos, bem como os docentes na sua orientao e avaliao. Trata-se de apresentar um modelo de uniformizao das regras para a elaborao de trabalhos escritos, individuais ou de grupo, a ser utilizado no Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil. Apesar de ter como principal objetivo a convergncia de critrios que norteiem os procedimentos a nvel da realizao de trabalhos, evitando-se discrepncias de atuao, no se pretende criar normas rgidas que no possam ser adaptadas a situaes particulares. Para alm desta introduo e de uma parte final onde se apresenta alguma da bibliografia consultada para a elaborao deste guia, organizou-se o documento em dois captulos principais. No primeiro, optou-se por identificar a estrutura a que deve obedecer a execuo do trabalho, identificando os elementos e informaes que devem constar em cada uma dessas partes. No captulo seguinte exps-se algumas recomendaes gerais para a escrita do trabalho, nomeadamente no que respeita s margens, tipo de letra, espaamento, paginao e referncias e citaes. Em anexo surgem-nos exemplos clarificadores das regras apresentadas nestas normas, como o caso dos modelos de capa e folha de rosto de um trabalho e da explicitao das regras mais comuns de citao e referncia bibliogrfica para diferentes suportes de informao. Este documento est longe de ser completo e definitivo. Assim, espera-se que, no futuro, possa vir a ser aperfeioado e, no presente, atenda minimamente ao objetivo proposto. nosso desejo que os alunos formados por este Agrupamento possam contribuir para o aumento do Saber, atravs de uma produo cientfica relevante e de qualidade. Bons trabalhos!

2. Estrutura do trabalho

Em regra, um trabalho cientfico e de investigao deve apresentar a seguinte estrutura: Capa Folha de Rosto Dedicatria (facultativo) Agradecimentos (facultativo) Epgrafe (facultativo) Resumo e Palavras-chave (facultativo em trabalhos de dimenso reduzida; obrigatrio para trabalhos com um desenvolvimento com mais de seis pginas) ndice ndice de quadros, figuras, abreviaturas (facultativo) Introduo Desenvolvimento Concluso Bibliografia Anexos (facultativo).

Em trabalhos de maior dimenso, como livros e teses, entre a capa e a folha de rosto pode existir a folha de guarda (uma folha em branco que liga o livro capa) e a folha de anterrosto (geralmente apenas com o ttulo, mas que pode incluir outra informao, como os direitos de autor ou copyright).

2.1 Capa

Na capa do trabalho devem constar os seguintes elementos, pela ordem que se indica: Logotipo do Agrupamento Nome do Agrupamento Nome da Escola onde realizado o trabalho Identificao do curso (informao a incluir apenas nos trabalhos dos alunos do ensino secundrio, cursos profissionais e de educao e formao) Ttulo do trabalho Identificao do(s) autor(es), devendo constar o nome, ano, turma e nmero(s) dos alunos que elaboraram o trabalho Local de realizao do trabalho Data ou ano letivo em que o trabalho foi feito

Para alm desta informao, a capa pode conter uma imagem ou outro elemento grfico. Neste caso, os principais critrios a ter em conta para a seleo das ilustraes devero ser a criatividade e adequao ao tema do trabalho. O ttulo deve ser simples e sucinto, apelativo e pensado de forma cuidada, tendo em conta que deve refletir o contedo do trabalho. Ao terminar o trabalho, importante uma reviso do ttulo para se verificar a sua adequao. Por vezes, para que o ttulo no fique demasiado genrico, pode-se acrescentar um subttulo. Nesse caso, o ttulo separado do subttulo com o sinal de pontuao dois pontos. Esse ttulo apareceria com o seguinte aspeto: Como elaborar um trabalho escrito, acadmico e cientfico: Normas para a sua estruturao e escrita. O modelo de capa de um trabalho, anexo ao presente guio, pode servir de orientao para a realizao da referida capa.

2.2 Folha de rosto

A folha de rosto a pgina que apresenta maior quantidade de dados identificativos do trabalho e do(s) seu(s) autor(es). Essas informaes devero ser apresentadas pela seguinte ordem: Nome do Agrupamento Nome da Escola onde realizado o trabalho Identificao do curso (informao a incluir apenas nos trabalhos dos alunos do ensino secundrio, cursos profissionais e de educao e formao) Ttulo do trabalho, podendo incluir subttulo (neste caso, o ttulo separado do subttulo com o sinal dois pontos) Identificao do(s) autor(es), devendo constar o nome, ano, turma e nmero(s) dos alunos que elaboraram o trabalho Tipo de trabalho, nome da disciplina e professor orientador Local de realizao do trabalho Data ou ano letivo em que o trabalho foi feito

Note-se que a folha de rosto no deve conter imagens ou outros elementos grficos. Para a sua elaborao, o modelo de folha de rosto, anexo ao presente guio, pode servir de orientao.

2.3 Dedicatria, agradecimentos e epgrafe

Em trabalhos mais desenvolvidos, o ndice pode ser precedido pela epgrafe, dedicatria, agradecimentos e resumo. Se forem includos no trabalho, estes elementos devem ser apresentados em folhas separadas. Conforme o ttulo indica, a folha da dedicatria permite prestar homenagem ou dedicar o trabalho a algum. Nos agradecimentos o(s) autor(es) do trabalho regista(m) o reconhecimento s pessoas ou instituies que contriburam, de forma relevante, para a sua elaborao. Deve utilizar-se a primeira pessoa do singular (exemplo: Agradeo ao professor). A epgrafe um pensamento ou frase pertinente, com a identificao do autor, que pode surgir no incio do trabalho e, por vezes, tambm aparece no princpio dos captulos ou seces. Deve ser transcrita sem aspas, com o mesmo espaamento que usado no resto do trabalho (1,5), embora o tamanho e estilo da letra possam ser diferentes. Recomenda-se que a epgrafe se situe direita, na parte inferior da folha (Figura 1).

Figura 1. Exemplo de epgrafe

2.4 Resumo e palavras-chave

Como o nome indica, o resumo sumaria, de uma forma breve mas abrangente, o caminho seguido durante a investigao. Atravs da sua leitura deve ser possvel perceber-se rapidamente o essencial do contedo do trabalho, sem ser preciso consultar o resto do trabalho. Muitas vezes, o resumo serve para divulgar o trabalho, por exemplo a nvel da Internet. Em trabalhos de menor dimenso, a escrita do resumo facultativa, mas dever ser usado em trabalhos cujo desenvolvimento seja superior a seis pginas. O resumo deve incluir a metodologia seguida, os resultados e concluses. Em termos de extenso, geralmente no excede as 200 palavras (por exemplo, nas monografias e artigos), mas h situaes, como os relatrios e as teses, que pode chegar s 500 palavras. A seguir ao resumo, na mesma folha, aparecem as palavras-chave, ou seja, de trs a seis termos, ligados ao tema do trabalho e que no estejam presentes no ttulo. As palavras-chave devem ser antecedidas da expresso Palavras-chave: e esto separadas por ponto e vrgula. Em trabalhos de maior dimenso ou importncia, como por exemplo nas provas de aptido profissional, o resumo e as palavras-chave so traduzidos para uma outra lngua, geralmente ingls (Abstract e Keywords) ou francs (Rsum e Mot-cl). Tem como objetivo a divulgao internacional do trabalho. Os resumos e as palavras-chave em lngua estrangeira so escritos em folhas separadas.

2.5 ndices

O ndice situa-se no incio do trabalho e tem como objetivo oferecer ao leitor um mapa inicial que ajudar a organizar os contedos (Azevedo, 2009). Trata-se de apresentar os ttulos das partes que compem o trabalho, pela ordem em que surgem no documento, indicando-se o nmero de pgina em que comea cada uma dessas partes. No ndice esto referidos os assuntos que o seguem, no se incluindo os que esto antes. Deve-se ter em conta os vrios nveis dos captulos e seces. Quando se incluem ndices de quadros ou tabelas, figuras e/ou abreviaturas, estes devem iniciar uma nova pgina, aps o ndice geral e, por isso, j aparecem indicados no ndice geral. O primeiro a surgir ser o ndice de quadros. No caso do processador de texto Word 2007, depois de se definirem os ttulos, poder ser gerado um ttulo de forma automtica, atravs do menu Referncias e submenu ndice. A atualizao do ndice ser a ltima coisa a fazer antes da entrega/impresso do trabalho.

2.6 Introduo

A Introduo uma das partes importantes do trabalho. Tem como finalidade introduzir o leitor no tema, apresentar o problema que ser tratado (o porqu do trabalho e a metodologia usada) e os objetivos ou propsitos que se pretende atingir. Pela ordem que se julgar mais conveniente, na Introduo devero estar presentes as seguintes informaes: interesse do tema (porqu pesquisar e escrever sobre o assunto do trabalho, qual a sua utilidade e razes da escolha); enquadramento terico dos assuntos tratados (faz-se uma breve resenha sobre os conhecimentos atuais acerca do tema); objetivos ou propsitos gerais do trabalho (habitualmente utiliza-se o infinitivo: Conhecer Divulgar Construir); questes ou problemas a tratar e razes da sua escolha (as questes colocadas na Introduo devem ter correspondncia na Concluso); tipo de estudo e mtodo seguido (pesquisa bibliogrfica, entrevista); estrutura geral do trabalho (o modo como est dividido o trabalho e um pequeno resumo de cada uma das partes). Em termos de espao, a Introduo preenche 10% a 20% do trabalho, ou seja, se o desenvolvimento tiver dez pginas, a Introduo ocupar uma ou duas pginas. Caso a dimenso do trabalho e da Introduo o justifique, esta parte do texto pode ser dividida em seces ou subcaptulos. Lembra-se que a ateno do leitor deve ficar presa desde o incio do trabalho. Por isso, o pargrafo inicial da Introduo muito importante e a sua escrita deve merecer especial cuidado. Apesar de aparecer no princpio do trabalho, a Introduo , regra geral, redigida depois do trabalho concludo, pois s a o autor tem conhecimento da globalidade da investigao efetuada.

10

2.7 Desenvolvimento

O corpo do trabalho ou desenvolvimento a parte mais extensa, ocupando cerca de 70% do trabalho. A sua estrutura depende da abordagem do tema, do mtodo e do tipo de trabalho que se realiza. Se for um trabalho de pesquisa bibliogrfica, ou seja, de procura de livros, sites da Internet e outras fontes sobre um determinado tema, o desenvolvimento dever estar dividido no nmero de captulos que se considere necessrio abordagem dos vrios assuntos. Para cada captulo ser dado um ttulo apropriado. Neste caso, cada captulo deve comear com o enquadramento terico sobre o tema, ou seja, a recolha de todas as informaes credveis relacionadas com o assunto. Para a escrita deve recorrer-se a citaes ou interpretaes de leituras e todas as fontes utilizadas devem ser devidamente referenciadas. Por outro lado, quando um trabalho com recolha de dados (por exemplo utilizando questionrios ou entrevistas), como o caso dos relatrios para as provas de aptido profissional, a estrutura do desenvolvimento deve ser a seguinte: Enquadramento terico ou reviso da literatura, que inclui os seguintes elementos: o fundamentao do projeto (escolha do tema, identificao dos critrios usados para essa seleo e respetiva justificao); o o identificao e descrio dos principais conceitos relevantes para o estudo; identificao dos vrios estudos e investigaes que existem no presente sobre o assunto que est a ser tratado; o sntese da metodologia e dos resultados a que chegaram os autores consultados.

Metodologia, ou seja, os mtodos, procedimentos e tcnicas usadas para se estudar o problema inicialmente mencionado na Introduo. Neste item, o aluno deve descrever as atividades previstas e efetuadas durante o projeto de investigao. Pela ordem que se entender, esta parte do trabalho deve incluir: o o o o questes de investigao (os problemas que iro ser abordados); objetivos do estudo; caracterizao da amostra ou participantes no estudo; descrio e justificao da metodologia seguida no trabalho

(quantitativa/qualitativa/mista, estudo de caso, investigao-ao, ); 11

o o

procedimentos usados na recolha dos dados; descrio dos instrumentos de recolha de dados utilizados (como entrevistas, testes, grelhas de observao, dirios de campo, questionrios, ) e reflexo sobre a sua validade e fiabilidade.

Resultados, onde se informa o leitor sobre as respostas obtidas para as questes que se investigou. Entre outros elementos, pode-se incluir a seguinte informao: o descrio dos dados/resultados obtido e que poder ser ilustrada com figuras, grficos e quadros ou tabelas considerados relevantes; o o descrio dos mtodos utilizados no tratamento dos dados; informao sobre a confirmao ou no confirmao das previses iniciais.

Discusso dos resultados, espao onde se reflete sobre os resultados encontrados e se procede ao balano do projeto de investigao. Retomam-se as questes referidas no enquadramento terico, cruzando-se os dados recolhidos na investigao do aluno com os dos estudos mencionados na reviso de literatura efetuada.

12

2.8 Concluso

Esta parte do trabalho deve dar ao leitor uma viso do conjunto do trabalho e dos seus aspetos mais relevantes, atravs da apresentao das principais concluses. Pela ordem que se entender, a Concluso deve conter: a sntese do trabalho; os resultados e resposta s questes levantadas na Introduo e desenvolvidas no corpo do trabalho; ligao dos resultados reviso de literatura realizada e ao estado atual dos conhecimentos sobre o assunto tratado; uma opinio pessoal sobre o assunto, referindo o interesse e novidade dos resultados obtidos, bem como os pontos fortes do trabalho; os pontos fracos ou limitaes do trabalho; pistas/sugestes para a realizao de outros trabalhos, relacionados com o tema.

Em termos de espao, a Concluso ocupa cerca de um dcimo do trabalho, quer dizer, se o desenvolvimento tiver dez pginas, a Concluso ser de uma pgina.

13

2.9 Bibliografia

A Bibliografia1 aparece na folha seguinte Concluso e contm a lista de obras sugeridas e/ou consultadas pelo aluno. Est organizada e apresentada por ordem alfabtica (do apelido do autor) e, quando aparece mais do que uma obra do mesmo autor, surge tambm por data de publicao (do mais recente para o mais antigo). So dezenas as normas utilizadas para as citaes, referncias bibliogrficas e bibliografias, e que so reconhecidas pela comunidade cientfica portuguesa e/ou internacional. No caso do nosso Agrupamento, os alunos devero privilegiar a Norma Portuguesa (NP 405-1 respeitante a documentos impressos, como livros e publicaes em srie; NP405-2, referente ao material no livro, como CD, CD-ROM, DVD, entre outros; NP405-3, para os documentos no publicados; e NP405-4 para documentos eletrnicos, como o caso das pginas da Internet) ou as normas da APA (American Psychological Association). importante ter em conta que nunca se devem misturar duas normas no mesmo trabalho. Para a elaborao da Bibliografia dever ser consultado o anexo Normas para a elaborao de uma referncia bibliogrfica Norma Portuguesa.

A Bibliografia distingue-se das Referncias Bibliogrficas pelo facto de, na primeira, no ser obrigatrio citar todas as obras no desenvolvimento, enquanto na segunda todos os documentos tm que estar citados no corpo do trabalho.

14

2.10 Anexos

O trabalho pode conter anexos (quando os instrumentos no foram construdos pelo autor do trabalho) ou apndices (se os instrumentos so um prolongamento da obra, realizados pelo autor do trabalho). So elementos que completam ou fundamentam o que aparece referido ao longo do texto e contribuem para uma melhor compreenso do trabalho. Podem constituir volumes independentes ou ainda ser apresentados em formato digital, por exemplo em suporte CD ou DVD. Exemplos de anexos ou apndices podem ser questionrios, entrevistas, autorizaes, grficos, mapas, quadros e imagens, os quais devem ser organizados de acordo com a ordem que aparecem no texto. Cada anexo surge em sua folha, tendo no incio o ttulo e o respetivo nmero do anexo (em numerao rabe ou romana). Os anexos aparecem no ndice, continuam a paginao do texto principal e so referenciados ao longo do corpo do trabalho.

15

3. Recomendaes gerais para a escrita do trabalho

A forma de apresentao do trabalho escrito muito importante e um aspeto a ser considerado quando se faz a sua avaliao global. Algumas regras e cuidados devem ser tidos em conta: quando impressos, os trabalhos devem ser apresentados em folhas brancas e lisas, tamanho A4; o texto deve estar escrito a preto; o trabalho no pode estar rasurado, manchado ou ser usado o corretor; cada captulo ou parte do trabalho deve ser iniciado numa nova pgina; quando entregue em suporte papel, o trabalho deve estar encadernado ou apresentado num dossi; todas as imagens, grficos ou tabelas devem possuir uma legenda e, quando forem retirados de uma fonte (livros, Internet ou outra fonte), esta deve estar devidamente identificada.

3.1 Margens

As margens do texto devem permitir a encadernao e fcil leitura. Para a sua formatao recomenda-se que se deixe 2,5 cm nas margens superior, inferior e direita, e 3 cm na margem esquerda. No processador de texto Word 2007 configuram-se as margens do documento no menu Esquema de Pgina, Configurar Pgina, preenchendo-se depois o tamanho das margens de acordo com o apresentado na Figura 2.

16

Figura 2. Configurar margens da pgina no Word 2007 No caso de existirem folhas apresentadas na horizontal, as margens do lado esquerdo, direito e inferior podero ser de 2,5 cm e a margem superior (correspondente lombada) de 3 cm.

3.2 Tipo de letra

A escolha do tipo de letra e do seu tamanho deve ter em conta a legibilidade e facilidade de leitura. habitual o uso do Times New Roman (tamanho 12), Arial (tamanho 11) e Calibri (tamanho 11), entre outros tipos de letra. No caso do presente documento, utilizou-se a letra Calibri. Os ttulos e subttulos dos captulos/partes devem ter um tamanho de letra superior ao do corpo do trabalho (por exemplo, tamanho 14). Em contrapartida, nas notas de rodap e no interior dos quadros/tabelas dever ser utilizado um tamanho de letra inferior (tamanho 10).

3.3 Espaamento

Para o espaamento entre as linhas aconselha-se 1,5 de espao. Pode-se deixar um espao maior entre os pargrafos e/ou comea-los um pouco mais frente em relao ao resto do texto (como o caso do presente documento) para que a leitura seja mais fcil. O espao entre as linhas no interior dos quadros dever ser simples (1 espao). No Word 2007, possvel mudar o espaamento no menu Base, submenu pargrafo, selecionando 1,5 linhas no Espaamento entre linhas (Figura 3). 17

Figura 3. Avanos e espaamento no Word 2007.

3.4 Paginao

a partir da Introduo que se comea a paginar o trabalho, ou seja, s a partir da Introduo aparecem os nmeros de pginas nas folhas. Porm, as pginas que esto entre a folha de rosto e a Introduo so contadas, mas no paginadas. Assim, se um trabalho escolar tiver a capa, a folha de rosto e uma folha com o ndice, a Introduo aparecer com o nmero de pgina 4. Em trabalhos mais elaborados como as teses, as pginas iniciais que precedem a Introduo2 esto numeradas em romano (I, II, III, IV,) e da Introduo Bibliografia em algarismos rabes. Neste caso, a Introduo passaria a ser a pgina 1. Os relatrios de aptido profissional podero seguir este tipo de paginao. A paginao dos anexos continua a efetuada no resto do trabalho, respeitando as mesmas regras. Se os anexos forem apresentados num volume parte, inicia-se a paginao. Quando um trabalho tiver mais do que um volume, em cada volume ser reiniciada a paginao. O nmero de pgina deve ser colocado em rodap, no canto inferior direito (como o exemplo do presente guia) ou centro inferior.

A capa no apresenta nmero de pgina, mas conta em termos de paginao.

18

3.5 Transcries/citaes

Autores como Azevedo (2009) distinguem as citaes das transcries. Assim, consideram que na transcrio se utilizam as ideias e palavras de outrem, enquanto na citao apenas esto a ser usadas as ideias e as palavras que so do prprio autor do trabalho. Como fazer a transcrio? Se a transcrio for curta (com menos de 40 palavras) insere-se no texto, entre aspas, com indicao da pgina (Azevedo, 2009, p. 136), conforme o exemplo que acabamos de apresentar. Quando a transcrio longa fica situada num bloco separado do texto, com espaamento simples (1 espao), sem aspas, do modo que a seguir se apresenta: Os quadros e figuras que no so do autor devem ser acompanhados pela indicao da fonte e da pgina onde originalmente aparecem. Imediatamente depois dos contedos do quadro e suas explicaes integrantes ou logo depois do ttulo da figura, escreve-se, em nota, se se trata de transcrio ou adaptao. (Azevedo, 2009, p. 138)

19

4. Bibliografia

AZEVEDO, Carlos A. Moreira; AZEVEDO, Ana Gonalves Metodologia Cientfica: Contributos prticos para a elaborao de trabalhos acadmicos. 9 ed. Lisboa: Universidade Catlica Portuguesa, 2008. AZEVEDO, Mrio Teses, relatrios e trabalhos escolares. Lisboa: Universidade Catlica Editora, 2009. ECO, Umberto - Como se faz uma tese em cincias humanas. 13 ed. Lisboa: Presena, 2007. GOMES, Isabel; MARCELINO, Isabel; FRANKLIN, Agostinho Eu vou fazer um trabalho. Porto: Porto Editora, 1995. PARDAL, Lus; CORREIA, Eugnia Mtodos e tcnicas de investigao social. Porto: Areal Editores, 1995. SOUSA, Alberto B. Investigao em Educao. 2 ed. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.

20

You might also like