You are on page 1of 28

INFORMAO PARA UTENTES E FAMILIAS

Reviso em: Maro 2015

Queremos ajud-lo a conhecer melhor este Centro

BEM-VINDO
Os Hospitais de So Jos, Santo Antnio dos Capuchos, Santa Marta e Dona Estefnia constituem, desde 2007, os quatro plos do Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE (CHLC). Prestamos cuidados de sade diferenciados, em articulao com as demais unidades integradas no Servio Nacional de Sade. Como entidade prestadora de cuidados queremos acolh-lho a si e sua famlia com respeito e dignidade. Os quatro plos tm uma tradio de relao prxima com o utente e famlia/pessoa significativa, centrando-se no vosso bem-estar. A famlia/pessoa significativa fundamental no apoio afectivo que pode dar ao utente, pelo que incentivamos a sua participao nos cuidados.

Desejamos que o seu contacto/estadia seja o mais agradvel e breve possvel. Solicite toda a ajuda e esclarecimentos que necessitar

INFORMAES GERAIS

Reconhecemos o direito informao sobre a sua situao clnica e de ser envolvido no seu processo de cuidados. Na realizao de procedimentos clnicos solicite a informao especifica dos mesmos. Esteja atento, os profissionais iro solicitar que lhes d o seu consentimento por escrito. Existem procedimentos que respeitam a confidencialidade da informao clnica do utente. O CHLC participa na formao de profissionais de sade, atravs de protocolos com as Universidades e Institutos Universitrios da rea da Sade. Na prestao de cuidados podem estar envolvidos estudantes e/ou estagirios, devidamente identificados, sempre sob orientao de um profissional qualificado.

A informao contida neste guia encontra-se disponvel em ingls e Braille, no Gabinete do Utente ou Servio Social. Solicite-a sempre que necessrio.

COMO CHEGAR Os plos usufruem da rede de transportes pblicos. Consulte Como Chegar para facilitar o seu acesso. Se optar por utilizar viatura prpria, saiba que os plos se situam numa zona de estacionamento problemtico, com parqumetros, existindo nas proximidades alguns parques de estacionamento. TELEFONES Existem vrias cabines de telefone pblico devidamente identificadas. A utilizao de telemveis est condicionada em algumas reas. Sempre que possvel mantenha-o em silncio e siga as instrues sobre a sua utilizao. ASSISTNCIA ESPIRITUAL E RELIGIOSA Pode solicitar apoio espiritual junto da Equipa de Enfermagem, independentemente do culto religioso que professe.

CONSULTA EXTERNA
Marcao de consulta de 1 vez sempre feita por indicao do seu mdico assistente, com apresentao do relatrio clnico. As consultas podem ser solicitadas:
Atravs

dos pedidos efectuados, electronicamente, pelo seu mdico assistente, no Centro de Sade, onde se encontra a ser assistido; junto do Secretariado da respectiva consulta; correio:

Presencialmente Por

1. Consultas Externas do Hospital de So Jos Rua Jos Antnio Serrano 1150-199, Lisboa 2. Consultas Externas do Hospital de St Ant dos Capuchos Alameda de Santo Antnio dos Capuchos 1169-050, Lisboa 3. Consultas Externas do Hospital de Santa Marta Rua de Santa Marta 1169-024, Lisboa 4. Consultas Externas do Hospital de Dona Estefnia Rua Jacinta Marto 1169-045, Lisboa Por Fax: 1. 21 884 10 35 2. 21 315 57 65 3. 21 315 70 80

No dia da Consulta/ Exame deve chegar apenas 20 minutos antes da hora marcada Dirija-se mquina para retirar senha de atendimento

CONSULTA EXTERNA
E-mail:

1. consulta.hsj@chlc.min-saude.pt 2. consulta.hsac@chlc.min-saude.pt 3. consulta.hsm@chlc.min-saude.pt 4. consulta.hde@chlc.min-saude.pt

Deve trazer:
Relatrio Bilhete Carto No

do mdico assistente ou pedido de consulta (no caso de se tratar de uma 1 consulta); de Identidade/Carto do Cidado/Passaporte/Carto de Contribuinte; de Utente vlido e carto de subsistema de sade (nos casos aplicveis); caso de ser um cidado estrangeiro o Carto Europeu de Sade (se residir na Europa) ou Seguro de Sade vlido; anlises, exames relacionados com a doena e/ou guias de tratamento; dos medicamentos que est a tomar e outra informao clnica importante.

ltimas Lista

Se utilizar o correio, fax ou e-mail envie apenas o Relatrio, cpia do documento de identificao e do carto de utente No dia da consulta traga consigo os restantes documentos. Junte sempre a sua morada completa e telefone de contacto

CONSULTA EXTERNA

Aviso da marcao da consulta: Com antecedncia ir receber um aviso de marcao de consulta. Este aviso poder ser por convocatria, telefone ou email. Alguns dias antes da consulta ser relembrado da data da mesma atravs de SMS, no seu telemvel. Se no for isento ter que pagar uma taxa moderadora. Se for isento dever apresentar declarao de iseno vlida.

Aps realizao da consulta, dirija-se ao Secretariado para: Marcao da prxima consulta (se necessrio);
Pedido

de justificao de presena (se necessrio); de meios complementares de diagnstico

Marcao

Se no puder comparecer no dia marcado avise sempre o Secretariado com antecedncia. Esta vaga pode ser aproveitada para outro utente em espera

MEIOS COMPLEMENTARES DE DIAGNSTICO E TERAPUTICA


No CHLC poder realizar vrios tipos de exames complementares de diagnstico e teraputica na rea da Cardiologia, Dermatologia, Gastrenterologia, Ginecologia, Medicina Fsica e Reabilitao, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Patologia Clnica, Pneumologia, Radiologia e Urologia. Na sua maioria os exames e anlises, que realiza dentro do CHLC, j so prescritos e requisitados pelo seu Mdico por via electrnica, encontrando-se os respectivos resultados tambm acessveis por esta via. No entanto, sempre que necessrio, poder aceder ao resultado dos mesmos devendo solicit-lo. Estes podero ser entregues ao prprio ou a terceira pessoa, desde que munida da respectiva autorizao do utente e identificao do prprio. Se o seu exame e ou anlise foi prescrito por um mdico externo ao CHLC tambm o poder realizar aqui. Dever informar-se previamente, junto da especialidade responsvel pela realizao do mesmo, dado que o CHLC tem alguns protocolos para a realizao de exames para utentes externos que no uniforme para todas as reas. Caso o seu exame e ou anlise possa ser realizado pelo CHLC, o utente ter que trazer um documento que responsabiliza financeiramente a entidade prescritora

Poder estar acompanhado por um familiar/pessoa significativa, durante a realizao dos seus exames

INTERNAMENTO
Dirija-se ao Secretariado de Admisso da Unidade (dias teis - 8h s 16h)
Esta a informao transversal a todos os internamentos. Sobre as especificidades de cada um deles ser devidamente informado, no dia do internamento. O que trazer?
Documentos

pessoais (BI, Carto Utente/Carto de Cidado/Carto Subsistema); anlises ou outro tipo de informao clnica;

Exames, Lista

dos medicamentos que est a tomar. No traga medicamentos para o Hospital, a no ser que lho solicitem. Informe sempre a Equipa de Enfermagem e o seu Mdico Assistente; pessoa significativa (familiar ou amigo) e mdico de famlia.

Contactos:

chegada ser-lhe- colocada uma pulseira de identificao de forma a prevenir o risco de incidente de identificao. Por favor, assegure-se que a possui ao longo de todo o internamento

INTERNAMENTO
E ainda Se usa culos, lentes de contacto, prteses dentrias, auditivas ou outras, por favor traga-os consigo. No momento do acolhimento referencie-os ao enfermeiro, de modo a que a sua existncia fique registada.
Artigos

de higiene e vesturio pessoal (o hospital poder disponibilizar roupo, camisa e/ou pijama e chinelos); livros e revistas;

Telemvel, Se

desejar trazer rdio, computador ou televiso, contacte a/o Enfermeiro Chefe solicitando autorizao. A sua utilizao est sujeita s regras de cada Unidade, devendo respeitar os outros utentes.

Quem vai cuidar de si Os cuidados de que necessita sero prestados por uma Equipa Multidisciplinar que, em colaborao consigo, trabalhar para o seu restabelecimento. Deve comunicar ao mdico ou ao enfermeiro, todo e qualquer sintoma que sinta, assim como alergias conhecidas a medicamentos, alimentos ou outras (ex: latex ).

No consuma qualquer alimento trazido do exterior que no se enquadre no seu regime

INTERNAMENTO
Alimentao O regime alimentar faz parte do seu tratamento. Respeite as indicaes dos profissionais, devendo inform-los dos seus hbitos alimentares, de modo a tornar possvel o planeamento da sua dieta. Se no necessitar de regime alimentar especifico, poder escolher as suas refeies principais, dentro das opes disponveis. Recomendaes Gerais

proibido fumar dentro das instalaes;

No

dever ausentar-se da Unidade sem conhecimento do enfermeiro; falar alto e aconselhe as suas visitas a fazer o mes-

Evite

mo;
De

modo a controlar as infeces cruzadas, siga as orientaes fornecidas pelos profissionais de sade; dever trazer objectos pessoais de valor ou dinheiro.

No

No armazene alimentos que se deteriorem com facilidade

INTERNAMENTO
O hospital no se responsabiliza pelo seu extravio e/ou dano. Em caso de necessidade, de um destes bens, favor comunic-la ao Enfermeiro Chefe;
Se

desejar receber e enviar correspondncia, dirija-se ao Secretariado da Unidade; caso de incndio ou catstrofe siga rigorosamente as instrues que receber.

Em

Prepare o seu regresso a casa A sua alta comea a ser programada desde o 1 dia de internamento. Poder necessitar de cuidados domicilirios ou comunitrios, por isso importante que nos informe da sua condio social e familiar. S assim se pode programar a alta de forma eficaz. Planeie com antecedncia a sua sada do hospital, combine com um familiar e/ou amigo para que o venham buscar.

Respeite os seus Direitos e Deveres

INTERNAMENTO
Antes de sair no se esquea de confirmar com o mdico e/ou enfermeiro:
Se

tem alguma consulta/exame marcado ou para marcar;

Onde

recorrer se houver alguma alterao na sua recuperao.

Dever levar:
Nota

de Alta Clnica e Carta de Alta de Enfermagem; realizados; mdicas, caso existam;

Exames

Receitas Se

trabalhar no se esquea de pedir os documentos de Certificado de Incapacidade Temporria e/ou declarao de internamento; os seus objectos pessoais.

Todos

OUTRAS INFORMAES

Para doentes com necessidades especiais, disponibilizamos:


Cadeira

de rodas;

Apoio

de Voluntrio, nos dias teis, nas deslocaes dentro do Centro para pessoas com deficincias sensriomotoras ( excepo do Hospital de Santo Antnio dos Capuchos); intrprete para lnguas estrangeiras e lngua gestual portuguesa, desde que nos informa desta necessidade atempadamente; de estacionamento para pessoas com deficincia motora.

Tradutor

Lugar

Plo Hospital So Jos


Situa-se na Rua Jos Antnio Serrano, junto ao Martim Moniz, no centro de Lisboa. Contactos Telefone Geral: 21 884 10 00 Mail: sec.ca@chlc.min-saude.pt Fax Geral: 21 884 10 23 Caixa Multibanco Existe no r/cho do edifcio do Conselho de Administrao, no 2 andar do edifcio principal junto entrada da Unidade de Queimados e no hall de acesso Urgncia Geral. Jornais e Revistas Poder adquiri-los no quiosque que se situa nos claustros do Hospital. Capela Na entrada do edifcio principal, aberta entre as 9 e as 17 horas, onde se celebra missa s Segundas, Quartas e Sextasfeiras s 17 horas e Domingos s 12 horas. Pode contactar com o capelo do Hospital atravs do e-mail: capelaosjose@gmail.com

Desejamos que o seu contacto/estadia seja o mais agradvel e breve possvel Solicite toda a ajuda e esclarecimentos que necessitar

Plo Hospital So Jos

URGNCIA POLIVALENTE Antes de vir Urgncia deve:


Ir

ao seu Centro de Sade ou ao respectivo Servio de Atendimento Permanente;

Ligar

para a linha Sade 24, n 808242424, que funciona todos os dias do ano, 24 horas por dia e, seguir as orientaes dos profissionais de sade; Urgncia apenas na percepo de situaes ur-

Recorrer

gentes. Circuito do Utente A Urgncia Geral Polivalente dispe de um sistema de triagem Protocolo de Manchester que atribui ao utente uma cor, conceito este centrado na separao dos utentes de acordo com a gravidade da sua situao de sade, baseado num protocolo clnico, aceite pelo Ministrio da Sade, Ordem dos Mdicos e Ordem dos Enfermeiros.

Plo Hospital So Jos

As cores atribudas tm a seguinte designao:


Vermelho - emergente Laranja - muito urgente Amarelo - urgente Verde - pouco urgente Azul - no urgente Branco - situao sem critrio de triagem

Ao chegar Urgncia deve dirigir-se ao balco de atendimento, onde um assistente administrativo ir criar a sua ficha de admisso. Feita a admisso, ser chamado para a triagem, realizada por um enfermeiro onde lhe ser atribuda uma cor em funo da gravidade clnica Uma vez realizada a triagem, aguarda atendimento na sala de espera. O atendimento mdico efectuado segundo a prioridade atribuda na triagem e no segundo a ordem de chegada. O que trazer quando vem Urgncia:
Carto

de Utente do SNS ou de outro subsistema; Bilhete de Identidade/carto do cidado ou cdula pessoal;

Plo Hospital So Jos

Taxas Moderadoras De acordo com a legislao em vigor os cuidados de sade so tendencialmente gratuitos, havendo uma comparticipao da parte dos utentes de acordo com a sua condio social e econmica. Toda a admisso Urgncia implica o pagamento de uma Taxa Moderadora, salvo se fizer prova de iseno desse pagamento. Uma vez admitido na Urgncia se optar por se ir embora sem ser observado no +e justificao legal para a devoluo do valor pago. Contactos e Informaes Poder obter informaes atravs dos telefones:

21 884 14 08/ 21 884 15 17

No traga jias, relgios ou outros objectos de valor O hospital no se responsabiliza pelo seu desaparecimento

Plo Hospital St Antnio dos Capuchos


Situa-se na Alameda de Santo Antnio dos Capuchos, junto ao Jardim dos Campos Mrtires da Ptria.

Contactos Telefone Geral: 21 313 63 00 Mail: sec.adm.capuchos@chlc.min-saude.pt Fax: Geral: 21 356 22 08

Caixa Multibanco Existe entrada do hospital, no exterior. Jornais e Revistas Poder adquiri-los no quiosque entrada do Hospital. Capela Situa-se na entrada junto palmeira. Celebra-se Missa s Quintas-feiras e Domingos, s 16 horas e 15 min. Existem, ainda, reunies semanais dedicadas aos familiares dos utentes internados, denominadas o Aconchego, que se realizam s Teras-feiras s 16 h e 15 min.

Desejamos que o seu contacto/estadia seja o mais agradvel e breve possvel Solicite toda a ajuda e esclarecimentos que necessitar

Plo Hospital St Antnio dos Capuchos


Consulta Externa Funciona no Piso 0 de um pavilho esquerda da entrada principal do Hospital. Possui quiosques electrnicos que permitem retirar a senha de atendimento, efectivar consulta e pedir justificao de presena, para a pessoa consultada. A Consulta de Dermatologia funciona no piso 1 desse mesmo pavilho. A Consulta de Oftalmologia funciona no piso 0 de um pavilho localizado no final da segunda rampa esquerda da entrada principal.

Solicite toda a ajuda e esclarecimentos que necessitar

Plo Hospital Santa Marta


Situa-se na Rua de Santa Marta, prximo do Marqus de Pombal. Contactos Telefone Geral: 21 359 40 00 Mail: Fax Geral: 21 356 03 68 Caixa Multibanco Existem duas caixas automticas de Multibanco, uma no exterior do Hospital e outra junto ao Claustro. Jornais e Revistas Local de venda situado no Claustro do Hospital. Capela Acesso pelo Claustro do Hospital. Consulta Externa Piso 5 Consulta de Medicina Consulta de Medicina Fsica e Reabilitao (Fisioterapia) Consulta de Psicologia

Desejamos que o seu contacto/estadia seja o mais agradvel e breve possvel

Plo Hospital Santa Marta


Piso 4 Laboratrio de Patologia Clnica (Anlises). As taxas moderadoras das anlises podem ser pagas aqui.Piso 3 Laboratrio de Funo Respiratria Consulta de Cardiologia Peditrica Consulta de Pneumologia e de Cardiologia Consulta de Hipocoagulao Piso 2 Centro de Endoscopia/Unidade Tcnicas Pneumolgicas Consulta de Cirurgia Vascular Consulta de Pace-Maker Cirurgia Torcica Consulta de Anestesia Laboratrio de Doppler Piso 1 - Entrada Secretaria (pagamento de taxas moderadoras) Edifcio do Corao Piso 3 - Consulta de Cirurgia Cardaca Piso 2 - (junto UCI de Cardiologia) -Exames complementares como Ecocardiograma, Provas de Esforo e Cateterismo Cardaco (Hemodinmica) Junto Enfermaria de Cardiologia Outros Exames Comple-

Solicite toda a ajuda e esclarecimentos que necessitar

Plo Hospital Santa Marta


mentares de Diagnstico Edifcio da Santa Piso 1 e 2 - Unidade de Medicina Fsica e de Reabilitao (tratamentos de fisioterapia) Piso 0 - Radioterapia Edifcio dos Claustros Piso 3 - Hospital de Dia (Unidade de Pneumologia) INTERNAMENTO Edifcio do Corao Piso 3 - Cirurgia Cardiotorcica - UCI e Enfermaria Piso 2 - Cardiologia - UCI e Enfermaria Piso 2 - Cardiologia Peditrica Edifcio da Santa Piso 3 - Angiologia e Cirurgia Vascular Edifcio dos Claustros Piso 3 - Medicina Interna Piso 3 - UCIP Piso 2 - Pneumologia

Plo Hospital Dona Estefnia


Situa-se na Rua Jacinta Marto, perto do Saldanha e da Avenida Almirante Reis, no centro de Lisboa. Contactos: Telefone Geral: 21 312 66 00 Mail: sec.adm.hde@chlc.min-saude.pt Fax Geral: 21 312 66 67 Caixa Multibanco Localizada na entrada principal (Rua Jacinto Marto), junto da Portaria. Jornais e Revistas Poder adquiri-los junto do Hospital, no Largo Dona Estefnia, ou junto da Policia Judiciria. Capela No edifcio principal, aberta entre as 9 e as 17 h, onde se celebra missa de Tera a Sexta-feira, pelas 16h e 30min e aos Sbados pelas 17h. Pode contactar com o capelo do Hospital atravs do e-mail: pcarlosazevedo@gmail.com

Desejamos que o seu contacto/estadia seja o mais agradvel e breve possvel

Plo Hospital Dona Estefnia


Consulta Externa A Consulta Externa Geral funciona num pavilho direita da entrada principal. ESPECIALIDADES 1 - Pavilho Consultas Externas Pediatria Mdica; Pneumologia; Fibrose Quistica; Infecciologia; Nefrologia; Adolescente; Consulta do PICO; Neonatologia; Reumatologia; Pediatria Cirrgica; Ortopedia; Neurocirurgia; Urologia; Cirurgia Plstica;; Queimados; Estomatologia; Oftalmologia; Anestesia; Traumatologia; Escoliose; Viajante. 2 - Pavilho Otorrinolaringologia/Alergologia Otorrinolaringologia; Voz; Implantes Cocleares; Imunoalergologia; Broncologia. 3 - Pavilho Rua Dona Estefnia Neurologia; Endocrinologia; Hematologia; Metablicas; Desenvolvimento 4 - Edifcio Amarelo Gentica

Solicite toda a ajuda e esclarecimentos que necessitar

Plo Hospital Dona Estefnia


5 - Edifcio Central Gastrenterologia; Medicina Fsica e Reabilitao; Diettica URGNCIA PEDITRICA Antes de vir Urgncia deve: ao seu Centro de Sade ou ao respectivo SAP (Servio de Atendimento Permanente); para a linha Sade 24, nmero 808 24 24 24, que funciona todos os dias do ano, 24 horas por dia e, seguir as orientaes dos profissionais de sade;
Recorrer Ligar Ir

Urgncia apenas na percepo de situaes ur-

gentes. Circuito do Utente Ao chegar Urgncia deve dirigir-se ao balco de atendimento, onde um assistente administrativo ir criar a sua ficha de admisso. Feita a admisso, ser chamado para a triagem, realizada por um enfermeiro. Uma vez realizada a triagem, aguarda atendimento na sala de espera. O atendimento mdico efectuado

Plo Hospital Dona Estefnia


segundo a prioridade atribuda na triagem (Muito Urgente, Pouco Urgente), salvo a excepo existente para bebs at 5 meses que tm prioridade sobre todos, no atendimento. O que trazer quando vm Urgncia
Bilhete

de Identidade/Carto do Cidado/Boletim de Nasci-

mento; Carto de Utente e carto do sub-sistema de sade; Boletim Individual de Sade e Boletim de Vacinas; Informaes relevantes da sua situao de sade; Lista de medicamentos que esteja a tomar.

Taxas Moderadoras De acordo com a legislao em vigor os cuidados de sade so tendencialmente gratuitos, estando isentas todas as crianas at aos 12 anos e parturientes. Atingindo os 13 anos, e no estando grvida, haver uma comparticipao da parte dos utentes de acordo com a sua condio social, econmica e de sade (Doenas Crnicas). Contactos e Informaes Poder obter informaes atravs do telefone 21 312 66 80

NOTAS:

Contactos: Hospital de S. Jos: 218841000

Elaborado por: Grupo de trabalho do

Hospital St Ant Capuchos: 213136300 Portal do CHLC Hospital St Marta: 213594000 Hospital D. Estefnia: 213126600 Data: Maro 2012

You might also like