You are on page 1of 10

Eventos

Ento, enquanto temos tempo, faamos bem a todos, mas principalmente aos domsticos da f. Glatas 6:10 Toda a atividade realizada dentro do reino de Deus deve conter 3 elementos importantes: - Orao Entrar na intimidade de Deus, em arrependimento e contrio torna o corao sensvel voz do Senhor. - Planejamento Nada deve ser executado ao acaso. Tudo deve ter um propsito e para alcan-lo necessrio um plano de ao, com datas, tempos, funes e pessoas. - Dedicao Dificuldades e obstculos inesperados sempre surgiro na vida dos que esto prontos aviver a realidade ativa do reino de Deus. Confiar na capacitao do Soberano e no medir esforos nos coloca dentro de um resultado positivo. Proposta do Curso: Apresentar planos para a realizao de eventos ligados ao ministrio com Jovens. Eventos: 1 Formao de Equipe 2 Eventos para Recreao e Comunho 2.1 Acampamento 2.2 Retiro 2.3 Day Camp 2.4 Gincana Esportiva 3 Eventos para Estudos 3.1 Congresso 3.2 Simpsio 3.3 Conferncia 3.4 Concurso Bblico 4 Celebraes 4.1 - Cultos Especiais 4.2 - Almoos e Jantares Temticos. 1 - Formao de Equipe. - A formao da Equipe est vinculada diretamente ao tamanho do corpo local a ser servido. A Equipe ser o instrumento de realizao para todos os eventos programados. A reas de atuao da Equipe: - Administrao Escolher o local adequado ao grupo para a realizao da atividade.

Capacitar a Equipe. Responsabilizar-se por todos os materiais de apoio para a correta orientao decada rea. Elaborar a programao e horrio. Coordenar reunies de acompanhamento de cada rea dentro da atividade. Manter o correto funcionamento de todas as atividades. Liderar os principais momentos do evento. Esportes Organizar e realizar as atividades esportivas e sociais do Acampamento. Selecionar e manter os materiais a serem aplicados nas atividades. Conservar a disciplina dentro das atividades. Preparar os locais com antecedncia, instalando equipamentos e marcaes. Msica Preparar toda a programao musical do evento. Responder pela montagem de todo o material a ser utilizado. Organizar a letra dos cnticos em livretos ou por meio de projeo. Ter a seleo das msicas a serem entoadas em cada evento. Ensaiar com a equipe de louvor, com grupos ou solistas, distribuindo suas apresentaes dentro das atividades. Aconselhamento Ser um agente de transformao de vidas. Ser responsvel pelos acampantes que estiverem em seu quarto por todo o perodo do evento, dentro de todas as atividades propostas. Saber a localizao contnua de seus acampantes. Aproveitar cada oportunidade para uma aproximao com os acampantes. Manter a ordem do quarto, sua higiene e horrios. Cantina ou Barzinho Comprar e organizar todos os alimentos, bebidas e materiais a serem vendidos. Manter o funcionamento da cantina dentro dos horrios programados. Responder pela organizao e bom atendimento. Organizar o consumo individual e realizar a cobrana dentro do mtodo adotado. Decorao e Atividades Especiais Planejar a decorao dos ambientes dentro das atividades programadas. Manter a organizao de cada local para as atividades do programa. Realizar a compra dos materiais necessrios. Trabalhar dentro de horrios que no afetem o desempenho de outras atividades. Logstica e Compras Responsabilizar-se pelo transporte dos acampantes (nibus) e pelos materiais a serem levados para o Acampamento. Auxiliar em todos os processos de aquisio antecipada de produtos. Realizar as compras e sadas durante a temporada. - Limpeza Manter a limpeza de cada local com materiais e produtos. Programar e comprar os materiais necessrios, dentro da necessidade do local. Atuar dentro de horrios alternativos para no impedir a circulao e o bom desempenho das atividades. Suprir cada local com os materiais de higiene necessrios.

- Cozinha Preparar o Cardpio das refeies. Preparar a lista de compras e realiz-las. Certificar-se das instalaes e disponibilidades do local, para estoque e refrigerao dos alimentos. Preparar e servir as refeies dentro do horrio programado. Manter a higiene e limpeza dos materiais, refeitrio e cozinha. Som e Vdeo Instalao e operao de equipamentos de som e vdeo durante as atividades. Gravao e reproduo. Montagem da rdio local. Enfermagem Preparao do kit de medicamentos e materiais. Atendimento dos Acampantes. - Crianas Preparar atividades especiais dentro da programao.- Cultinho.- Jogos e brincadeiras.Filmes. Administrar/Comprar os materiais necessrios. - Preleo e Estudos Estabelecer o tema do Acampamento. Convidar o preletor/preletores dentro da necessidade do programa. Responsabilizar-se pelas acomodaes dos preletores. Preparar/Comprar os materiais necessrios. reas de Apoio Inscries Realizao das inscries e recebimento. Tesouraria Contabilizao das inscries e despesas. Secretaria Elaborao de todo o material impresso (apoio s reas), e manuteno da correspondncia com os acampantes. B Orientaes gerais para a Equipe A posio da equipe deve ser nica, sem divises, mesmo com opinies diferentes, na hora da execuo o trabalho deve atingir o objetivo do grupo. Todas as reas de atuao da equipe tm igual importncia. Todos os membros da equipe devem respeitar o trabalho de seu parceiro. Todos devem estar prontos a colaborar com atividades que exijam um esforo coletivo, mesmo fora de sua rea. 2. Eventos de Recreao e Comunho 2.1 Acampamentos Dentro da elaborao do evento importante decidir o objetivo a ser alcanado, isto definir o tipo de atividade a ser programada. - O Local Deve atender as necessidades do grupo e da programao. Deve estar em local de fcil acesso igreja. Podemos optar por locais com quartos para pequenos grupos (10 pessoas) Alojamentos para grandes grupos (50/100 pessoas) Observe a necessidade da realizao de grupos de estudo e as condies do local para este fim.

A estrutura esportiva est intimamente ligada programao e a proposta da atividade. A necessidade de um local com boa estrutura para a realizao dos cultos tambm est ligada ao tipo de programao. Proposta para seleo de local a partir das instalaes necessrias: Refeitrio (Observe a quantidade de pessoas) Lugar para orao (Observe a quantidade de pessoas) Cantina Sala de Atividades (Para crianas e Gincanas) Salas ou locais para grupos de estudos Sala para a administrao Sala para estudos dos preletores Dormitrios Apartamentos (hospedagem dos preletores e pastores) Esportes o- Sala de jogos (mesa de ping pong e mesa de pebolim) o- Piscinas (adulto e infantil) o- Quadra poliesportiva o- Campo de Futebol Playground Lago Bosque Estacionamento Horrio: Proposta de um horrio para um acampamento de quatro dias: Horrio Especial para o dia da sada: 21:30 - Sada da Igreja 22:30 - Chegada no Acampamento 23:00 Lanche 24:00 Dormir HORRIO 07:30 08:00 09:00 10:30 11:00 12:30 13:30 14:00 15:00 18:00 18:30 19:30 21:00 23:00 24:00 SEXTA Despertar Caf Orao Hora Silenciosa Esporte Almoo Reunio Social Compartilhamento Esporte Banho Jantar Orao Caa ao Tesouro Lanche Dormir SBADO Despertar Caf Orao Hora Silenciosa Esporte Almoo Reunio Social Compartilhamento Esporte Banho Jantar Especial Orao Noite de Esquetes Lanche Dormir DOMINGO Despertar Caf Orao Hora Silenciosa Esporte Almoo Reunio Social Compartilhamento Esporte Banho Jantar Especial Culto da Fogueira Lanche Dormir SEGUNDA Despertar Caf Orao Hora Silenciosa Esporte Almoo Reunio Social Compartilhamento Esporte Banho Lanche Encerramento -

- Competio Ser estabelecida pela equipe de esportes a diviso dos acampantes em 2 ou 4 equipes. Proposta para atividades que somam pontos durante a temporada: Esportes Gincanas Quartos (melhores) Atividades Sociais (Caa ao Tesouro/Noite de Esquetes) Noites Especiais (Os melhores) Melhores da Temporada (esportistas/acampantes) - Normas e Regras. A criao de algumas normas e regras ficar a critrio de cada igreja. Algumas dicas de normas e regras bsicas: No ser permitido o acesso ao alojamento de pessoas do sexo oposto. No ser permitida a permanncia de pessoas fora dos alojamentos aps o horrio limite. Os horrios devem ser cumpridos: alimentao Orao grupos de estudo. As instalaes do acampamento devem ser conservadas. As vestimentas devem ser apropriadas a ocasio: capela, piscina, esportes, refeitrio. Respeito aos lderes das atividades esportivas garante a sua permanncia em quadra - Hora Silenciosa. Perodo de extrema importncia em um acampamento/retiro. Estabelece o tempo a ss com Deus. - O que levar para um Acampamento/Retiro? Bblia caneta e bloco Lanterna para caa ao tesouro Mquina fotogrfica Produtos para Higiene Pessoal (sabonete, xampu, pente e escova, desodorante, pasta e escova dental, protetor solar, repelente, toalhas de rosto e de banho) Roupas para esporte (bermudas e camisetas, meias, tnis e chuteira, mais e shorts de banho) Roupas de Cama (Travesseiro, lenol e cobertor) Roupas para uso dirio Calados (tnis sapato sandlia - chinelo) Roupa especial para as noites temticas

- Noites Temticas. Jantares os momentos especiais com um objetivo. Algumas dicas: Volta ao Mundo: Imagine voc na First Class com gente do mundo inteiro. Pense em um pas legal e capriche no traje tpico nfase em Misses. Noite dos Piratas: Uma noite de aventuras, saques inteligentes e grandes tesouros, que tal uma camisa branca, um tapa olho e muita criatividade Conquista do maior Tesouro: A Palavra de Deus.

Luau Havaiano: Uma camisa florida, um colar para dar um toque especial e a lua por testemunha Momento de Louvor em volta da Piscina ou do Lago.

2.2 Retiro Os retiros se caracterizam por serem pequenos acampamentos voltados para estudos mais intensos da Palavra de Deus e maiores perodos de orao.Em um retiro a atividade recreativa torna-se um pequeno complemento da programao.No existe competio entre times.Os lugares para retiro no precisam ter a mesma infraestrutura de um acampamento, no entanto, as instalaes de alojamentos, lugar para ministrao e refeitrio devem ser satisfatrias Alguns alvos para retiros: nfase no conhecimento de uma verdade da Palavra de Deus. Orao. Estreitamento da comunho pro reas de atividade da igreja. -Jovens - Adolescentes - Casais Louvor e Adorao. Ministrao de cursos especficos visando o crescimento da igreja local. - Preparao de professores para a Escola Dominical. - Capacitao da Liderana. - Msica. 2.3 Day Camp O Day Camp a experincia de passar um dia em um Acampamento. A programao deve ser leve, porm com uma equipe, com toda sua estrutura, muito bem entrosada, j que o nmero de pessoas participantes tende a ser muito maior do que em um acampamento.Proposta de horrio para um Day Camp: HORRIO 06:30 07:30 08:00 09:00 10:30 12:30 14:00 18:00 19:00 ATIVIDADE Sada da igreja Chegada no Acampamento Caf da manh Ministrao . Atividades esportivas + piscina Almoo Gincanas Esportivas visando entrosamento Lanche e Encerramento Chegada na Igreja

2.4 Gincanas Esportivas . Atividade de um dia desenvolvida em um acampamento ou clube de Campo que oferea uma boa estrutura esportiva para diversas atividades. A Gincana pode ser feita entre os jovens de uma mesma igreja, se o nmero for maior que 100, ou entre duas ou mais igrejas. As competies podero ser com times mistos entre todas as igrejas participantes ou entre os grupos de jovens.Uma idia interessante atribuir a cada time uma cor antecipadamente a fim de que todos possam chegar uniformizados e com bandeiras.Cabe a cada time a distribuio de seus jovens dentro das diversas atividades propostas para o dia, para cada Grupo deve haver um lder geral e um lder por atividade.Proposta de horrio e atividades para uma Gincana Esportiva.

HORRIO 08:00 08:30 09:00

ATIVIDADE Chegada dos Participantes Abertura das Atividades Competies de Quadra - Eliminatrias

MODALIDADES

11:00

Competies de Piscina - Eliminatrias e Finais

Futebol de Campo Masculino Futebol de Salo Masculino Futebol de Salo Feminino Voleibol Masculino Voleibol Feminino Basquete Masculino Basquete Feminino 100 m nado livre Masculino 100 m nado livre Feminino Revezamento 4x100 Masculino Revezamento 4x100 Feminino

12:30 14:30

Almoo Gincana por Pistas : - Competies de Quadra - Finais

Futebol de Campo Masculino Futebol de Salo Masculino Futebol de Salo Feminino Voleibol Masculino Voleibol Feminino Basquete Masculino Basquete Feminino

17:30 18:30 19:00

Culto Premiao aos vencedores. Sada

__

3 Eventos para Estudos 3.1 Congresso Encontro de especialistas em determinada rea do conhecimento Bblico, para a apresentao de estudos. Geralmente de manh e noite so realizadas conferncias, debates ou simpsios com preletores convidados e tarde h apresentaes de atividades relacionadas ao tema do congresso. A realizao de um evento desta grandeza exige uma equipe entrosada. Obstculos a serem vencidos para a realizao: 1. Fase Definio de data e tema. Definio de preletores e confirmao de presena. Definio de msicos. Definio dos valores a serem pagos para os preletores e msicos. Definio dos grupos (misses, ONGs, editoras... ) a serem convidadas paraexposio.

Definio dos equipamentos necessrios.- Oramentos de aluguis. Definio da decorao a ser aplicada em cada ambiente.- Oramento de matrias ou empresas. Definio do custo de manuteno da equipe pelo perodo do evento. Definio do valor da inscrio para os participantes. Definio de pblico pretendido. Definio de local com capacidade para:- Salo de reunio para as palestras gerais.- Sales menores para as palestras por grupo de interesse.- Espao para exposies de Grupos convidados.- Hospedagem, local ou prxima, para os participantes.- Refeies, locais ou prximas para os participantes.- Acesso facilitado para os participantes. 2. Fase Criao de material para divulgao do evento. -Folder -Site - Cartas convite Criao ou disponibilizao de uma conta bancria para o evento. Divulgao - Insero em mdias (escrita e virtual) - Contatos pessoais com outras lideranas - Envio de correspondncia e e-mails. 3. Fase Realizao de inscries com confirmao de pagamentos. - Pessoalmente - Pelo nsite - Por e-mail. 4. Fase Preparao do local para recepo dos congressistas e preletores. Preparao do local para a realizao de todas as atividades propostas. Distribuio dos crachs de identificao e programa aos congressistas. Realizao 5. Fase Contabilizao. Avaliao dos resultados. 3.2 Simpsio Reunio para a discusso de um determinado tema. Vrios oradores debatem o tema na mesa, muitas vezes com a participao do auditrio. Este evento exige uma organizao menor e pode ser realizado na igreja local e data especfica. No entanto, todas as fases relacionadas ao congresso se aplicam a ele, exceto uma prvia inscrio, caso isto no implique em custo de participao.

3.3 Conferncia Os preletores podem discorrer sobre um assunto previamente escolhido e de seu amplo conhecimento. Ao final deste perodo, respondem a perguntas formuladas pelos jovens. A conferncia voltada para o grupo de jovens conscientes do assunto abordado. Este evento exige uma organizao menor e pode ser realizado na igreja local e datas especficas. No

entanto, todas as fases relacionadas ao congresso se aplicam a ele, exceto uma prvia inscrio, caso isto no implique em custo de participao.

3.4 Concursos Bblicos. Objetivo: Estudo de um Livro da Bblia por duas equipes ou mais. Esta simples atividade pode gerar uma divulgao das verdades bblicas aos jovens e favorecer a participao de jovens descomprometidos com o grupo.O Concurso composto de: Definio do livro bblico a ser estudado (total ou parcial). Definio do nmero estimado de participantes. - Uma equipe no deve ter mais que 30 jovens, objetivando a participao e entrosamento de todos. Perodo de durao do concurso. - Aplicao em um ou mais dias. - tima opo para as frias de julho, podendo ser realizado todos os dias de uma semana ou em todos os sbados do ms. Cada encontro apresenta seus desafios. - Perguntas sobre o trecho estudado. - Gincanas Bblicas - Tarefas que podero ser cumpridas no local ou apresentadas no prximo encontro. - Estudo sobre o texto estudado. - Apurao dos pontos de cada equipe. - Encerramento com um tempo de lanche e comunho. 4 Celebraes 4.1 Cultos Especiais A realizao de eventos comemorativos exige uma prvia elaborao.Sua equipe poder ser solicitada para as reas necessrias.Pontos importantes do evento: Data, hora e local. Tema. Preletor. Msica. Dirigente. Divulgao (Folder Correspondncia/Email) Decorao. Introduo. Lembranas (Marcadores, flores, presentes sorteados) Festas - Salgados - Doces - Bebidas Entrega do Local limpo e organizado. 4.2 Almoos e Jantares Temticos O alimento sempre um ponto importante na comunho. Os almoos e jantares temticos podem ser um grande desafio para os jovens.Tornar o jovem participante de sua realizao ser um gostoso desafio.

Desafios de sua elaborao: Definir local e hora e data. Definir o tema. Definir o preletor. Definir a msica. Definir o cardpio. Definir a decorao. Definir os materiais necessrios. Definir o valor por pessoa. Elaborar os convites. Fazer a venda dos convites. Contabilizar. Preparar a lista de compras. Realizar as compras. Elaborar a cozinha com a participao dos jovens interessados. Decorar o ambiente. Estabelecer o servio a ser adotado. Realizar o perodo Devocional. Servir o Jantar. Criar brincadeiras que possam fechar a noite em clima de festa. Entregar o local limpo e organizado.

"Acampamentos e retiros transformam vidas porque oferecem s pessoas uma oportunidade de se afastarem de tudo que lhes demanda a ateno e ajud-las a concentrar o pensamento em Deus, na comunho com os outros e no prpio crescimento espiritual. Acampamentos e retiros do s pessoas uma chance de parar e pensar sobre a vida que esto levando e decidir que rumo tomar a partir de ento." - Vamos acampar. Se voc no vibra com o propsito de seu ministrio, est no lugar errado. Quando entenderem seu propsito e concordarem com ele, os lderes, os pais e os participantes ficaro entusiasmados com ele. Doug Field

You might also like