You are on page 1of 21

GESTO DEMOCRTICA E A LEITURA COMO FONTE PRINCIPAL NA AQUISIO DO CONHECIMENTO

MARIA NUNES DE BARROS1

Resumo: A sociedade caracteriza-se pela busca da informao do conhecimento. A educao dos indivduos precisa enfatizar a leitura como via de incluso social e de melhoria para a sua formao. O objetivo principal deste trabalho discutir a importncia da competncia leitora nos alunos, a fim de favorecer o aprendizado e diminuir a reprovao e a evaso escolar. A metodologia utiliza: levantamento de referncias e anlises destas. Neste trabalho de pesquisa foi realizado um diagnstico nas prticas de leitura e a necessria interveno pedaggica nessas prticas nas sries iniciais do ensino fundamental por meio de pesquisas. O tipo de pesquisa ser qualitativa, tendo como abordagem a pesquisa-ao. No tocante aos instrumentos de pesquisa para a coleta de dados, foram selecionados a entrevista individual estruturada e semi-estruturada e questionrios com alunos e professores. Os resultados evidenciam: a necessidade de planejamento da leitura para estabelecimento e implementao de qualquer ao, educao voltada para a transformao com respeito ao universo cultural dos indivduos. A leitura, portanto, promove o resgate da cidadania, devolve a auto-estima ao promover a integrao social, desenvolve um olhar crtico e possibilita formar uma sociedade consciente. Palavras-chave: Leitura. Diagnstico. Interveno.

Abstract: The society is characterized by the pursuit of knowledge information. To education of individuals need to emphasize reading as a means of inclusive social and improvement for its formation. The main objective of this paper to discuss the importance of reading competence in students so that they in order to facilitate learning and reduce evasion reprovaoea school. The methodology used: a survey of references and analyzes them. This research work was carried out in diagnostic practices of reading intervention pedaggica orities and practices in these serials in elementary education through research. The type of research serqualitativa, with the approach to research. As far as research tools for data collection were selected individual interviews structured and semi-structured questionnaires with students and teachers. The results show: the need for planning for the establishment and the reading of any implementations to, education oriented to be transformed with respect to the cultural universe of individuals. The reading, therefore, promotes the recovery of citizenship, return to self-esteem for integration while promoting social critic develops a look and possibilities to form a conscious society. Keywords: Reading. Diagnostics. Intervention.

Graduada em Geografia pela UNITINS UNIVERSIDADE DO TOCANTINS.

INTRODUO A leitura uma das principais atividades da instiuio escolar, por isso a mesma precisa ser trabalhada com dedicao e esforo tanto pelo gestor da escola quanto pelos educadores. Nesta perspectiva, o escopo deste trabalho mostrar a relevncia da leitura na desenvoltura intelectual, cultural, poltica e histrica das pessoas, e ainda a necessidade da gerencia democrtica deste trabalho para que o mesmo no fique entre os muros, mas se expanda e produza frutos na sociedade. A metodologia utiliza levantamento de referncias, a anlise destas e uma melhor adequao dos contedos realidade; a construo do texto baseia-se em autores como: Ludke (1986), Rego ( 1999 ),Ccco (1996) e Ferreiro ( 1992 ) Freire (1989) entre outros. O presente trabalho desenvolveu-se por meio de pesquisa qualitativa, considerando que esta abordagem proporciona resultados significativos na rea educacional, no sentido de oportunizar ao pesquisador uma viso mais ampla no cotidiano escolar, alm de produzir conhecimentos e contribuir para a transformao da realidade estudada. Assim, LUDKE & ANDR (1986), postulam:

A pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento (...). A pesquisa qualitativa supe o contato do pesquisador com o ambiente e a situao que est sendo investigada, via de regra atravs do trabalho intensivo de campo. (p.11)

O campo onde foi desenvolvido o estudo uma escola Municipal, localizada no Bairro Santa Rosa na periferia da cidade de Colinas/TO. O estudo objetiva analisar as dificuldades de aprendizagem na leitura dos alunos e incentivar o hbito da mesma nas sries iniciais do ensino fundamental. Foi coletada informaes sobre o assunto.

No que diz respeito aos instrumentos utilizamos a observao e a entrevista. Quanto as entrevistas foram registrada, os depoimentos dos sujeitos da pesquisa foram professores e alunos das sries iniciais do ensino fundamental. No primeiro momento, o estudo se desenvolveu a partir da tcnica de observao participante, vez que esta ocupa um lugar privilegiado na pesquisa educacional, permitindo descobrir atravs do contato direto do observador com o objeto estudado, suas particularidades, pois o confronto da realidade possvel compreender o quadro. Isto, porque a experincia direta com aquilo que se quer observar sem dvida o melhor termmetro de verificao de um determinado tema. Bem como, recorrer a conhecimentos e experincias pessoais como auxiliar no processo de compreenso e interpretao do que est estudando. Na medida em que o observador acompanha o local as experincias dos alunos, pode tentar compreender a sua viso de mundo, ou seja, o significado que eles atribuem realidade que os envolve e s suas aes. A observao participante muito til para se descobrir aspectos novos de um problema. Segundo LUDKE & ANDR ( 1986, p.30).

Os focos de observao nas abordagens qualitativa de pesquisa so determinada basicamente pelos propsitos especficos do estudo, que por sua vez derivam de um quadro terico geral, traado pelo pesquisador. Com esses propsitos em mente, o observador inicia a coleta de dados buscando sempre manter uma perspectiva de totalidade, sem se desviar demasiado de seus focos de interesse. Para isso, particularmente til que ele oriente a sua observao em torno de alguns aspectos, de modo que ele nem termine com um amontoado de informaes irrelevantes nem deixe de obter certos dados que vo possibilitar uma anlise mais completa do problema. (1986, p.30)

Como j citamos esta escola organiza a educao em segmentos de formao de alunos, que vem romper com a lgica fragmentada do processo escolar e flexibilizar os tempos de aprender ensinar desenvolver, possibilitando ao professor uma formao global humanizadora, socializadora e
4

facilitadora

da construo

de sua auto-estima

e identidade

cultural.

Considerando-se em sua estratgia para garantir a educao escolar como direito de todos.

VERDADEIRA LEITURA TRANSFORMA A VIDA DO HOMEM

Quando se fala em leitura, especialmente na sociedade brasileira logo se percebe o grande ndice de resistncia, principalmente pelos educandos no mbito escolar, por ser uma tarefa que exige dedicao, esforo, vontade e acima de tudo persistncia na busca do conhecimento. Ressalta-se que ler no se restringe a decodificao de letras ou palavras, mas a apreenso de seus significados, ou seja, preciso se apreender a mensagem transmitida pelo conjunto de palavras que formam frases e textos. Freire (2005, p. 8) o diz que: aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, no uma manipulao mecnica de palavras, mas uma relao dinmica que vincula linguagem e realidade. Porm, para se efetivar numa verdadeira leitura necessrio que o leitor tenha curiosidade em descobrir algo, da ter viso critica. Nas palavras de Freire (1997):
Ler uma operao inteligente, difcil, exigente, mas gratificante. Ningum l ou estuda autenticamente se no assume, diante do texto ou do objeto da curiosidade a forma crtica de ser ou de estar sendo sujeito da curiosidade, sujeito da leitura, sujeito do processo de conhecer em que se acha. Ler procurar ou buscar criar a compreenso do lido; da, entre outros pontos fundamentais, a importncia do ensino correto da leitura e da escrita. que ensinar a ler engajar-se numa experincia criativa em torno da compreenso. Da compreenso e da comunicao. E, a experincia da compreenso ser to mais profunda quanto sejamos nela capazes de associar, jamais dicotomizar, os conceitos emergentes na experincia escolar aos que resultam do mundo da cotidianeidade (p.29-30).

A pessoa que l tem a oportunidade de resgatar a cidadania; adquirir auto-estima; de desenvolver o olhar crtico e as competncias; ampliar os horizontes; integrar-se socialmente e de aprender diferentes profisses. Nestes termos, pode se afirmar que muitos dos saberes existentes esto registrados e para coloc-los em prtica imprescindvel ter esforo, dedicao e persistncia na construo da prxis, atravs da investigao ou leituras das vrias experincias repassadas pela comunicao escrita. Destarte, a cultura da leitura somente pode crescer se houver boas estratgias para formar leitores, os quais devem ser convocados por meio de sugestes significativas, em outras palavras os sujeitos precisam ser chamados ateno para algo de seu interesse, como por exemplo, o educador como mediador do conhecimento em sala de aula deve ser dinmico ao ensinar, pois o contedo deve estar contextualizado com a situao atual, a globalizao. Para discutir a ao do professor em sala de aula, vivel mostrar a reflexo descrita por Cavalcanti (2007), o qual mostra a insatisfao dos educandos pelo estudo de geografia:
[...] eu nunca fui boa pra memorizar e a gente tinha de memorizar, n? Ento eu acho que naquilo ali, s voc decorar e voc no saber o que est fazendo, eu acho que isso faz a gente no gostar das coisas [...], dependendo do professor, o aluno gosta de Geografia, porque eles tm mania de decorar, isso depresso, decorar o que depresso [...] (p.131).

Diante desta afirmao, os educadores puderam refletir sobre os possveis problemas, que esta disciplina traz e que causa insatisfao ou exausto a quem estuda sem um direcionamento eficaz, como enfatiza Cavalcanti (2007):

O aluno, em geral, no quer decorar fatos, nomes da Geografia, no porque ele no quer decorar nenhuma informao, mas porque ele no mobilizado para as informaes da Geografia. claro que o ensino de nenhuma matria pode se pautar apenas pela memorizao. Ensino 6

um processo de conhecimento, mudana de qualidade no pensamento e a memorizao enquanto tal no conhecimento, nem provoca mudana na qualidade do pensamento (p.133).

Na escola, o papel do professor o de agir intelectualmente delimitando a trajetria da leitura escolar, visto que sem seu comportamento leitor e habilidades diversificadas a Unidade Escolar fica impossibilitada de produzir os benefcios esperados e desejados pela sociedade, que de ter leitores assduos, experientes e ousados. Freire (1997) afirma que:
Se estudar para ns no fosse quase sempre um fardo, se ler no fosse uma obrigao amarga a cumprir, se, pelo contrrio, estudar e ler fossem fontes de alegria e de prazer, de que resulta tambm o indispensvel conhecimento com que nos movemos melhor no mundo, teramos ndices melhor reveladores da qualidade de nossa educao (p.37).

Nesta perspectiva, o educador imprescindvel na formao de leitores, por meio de elaborao de metas e estratgias que estimulam a necessidade de aprender a aprender ou de buscar saberes e competncias. Segundo Vera Miranda (2008, p.12). O Professor um elemento chave na organizao das situaes de aprendizagem, sendo o responsvel por dar condies para que o aluno aprenda a aprender desenvolvendo situaes de aprendizagem diferenciadas, a fim de estimular a articulao entre saberes e competncias. Deste modo, o educador tem a funo de mostrar ao educando os passos para a verdadeira leitura, visto que a mesma compreende em trs partes bsicas, as quais so: antes (conhecer o autor, anlise da capa e etc); durante (identificar as palavras desconhecidas, utilizar o dicionrio e realizar duas ou trs leituras do texto ou obra para a verdadeira apreenso) e por fim o depois (reflexo e discusso sobre a obra lida). Ler verdadeiramente ter a capacidade de assimilar a mensagem transmitida pelo autor.

DISTRBIOS DE APRENDIZAGEM: UM DESAFIO NO APRENDIZADO DA LEITURA

Para Martin & manches, Apud Coll ET ( 1995), os distrbios de aprendizagem:


Abrangem qualquer dificuldade observvel pelo aluno para acompanhar o ritmo de aprendizagem de seus colegas, da mesma faixa etria seja qual for o determinante desse atraso. Certamente, a populao assim definida de uma grande heterogeneidade, no sendo simples encontrar critrio que delimite maior preciso. (p.24)

Portanto, tais dificuldades so presenciadas pelos educadores. O aluno muitas vezes, no se d conta, o que exige uma orientao e apoio, objetivando inserir o aluno no contexto educacional, utilizando a aprendizagem em todas as suas dimenses, o que se configura atravs de etapas. Conforme afirma a teoria de Piaget, o qual diz que o ser Humano aprende de acordo com os estgios, contudo, alguns no conseguem ter desenvoltura eficaz, pois apresentam dificuldades na apreenso da leitura e da escrita, as quais derivam de diversos fatores, dentre eles destacam-se os textos descontextualizados, enfadonhos ou complexo para o nvel aplicado, o que por sua vez dificulta a efetivao da verdadeira leitura. Lembra, que a maioria dos entraves no ensino da leitura e escrita est na ausncia desta prtica nos lares, em outras palavras a maioria dos educandos apresentam dificuldade no ato de ler e escrever, pois este no uma vivncia diria em seus lares, o que traz atraso no aprendizado. Diante disso, vivel que o professor proporcione um trabalho de sensibilizao junto famlia ou aos responsveis no aumento de material escrito e ainda um eficiente acompanhamento nas tarefas dirias de seus filhos. Especialmente em sries iniciais quando as crianas tem dificuldades em interpretar textos, ditado, cpias e enfim em produo textual. Neste contexto, o professor precisa estar atento a essa dificuldades, a fim de criar mecanismo para seu enfrentamento, reconhecendo que na fase

inicial, a criana absorve o que lhe repassado e incorpora valores que no decorrer da vida escolar, se contemporizem com outros, podendo gerar conflito ou dificuldades. Porm, a principal causa da dificuldade em ler e escrever baseia-se na falta de cultura na leitura e escrita do povo brasileiro, da a relevncia da discusso no mbito escolar e na sociedade, no que diz respeito formao de leitores atravs da demonstrao do comportamento leitor, ou seja, o verdadeiro leitor capaz de transmitir entusiasmo por meio de atitudes, como por exemplo, falando sobre pontos importantes do assunto lido. Mas, graas ao esforo dos estudiosos e tericos, e ainda dos educadores no mbito escolar tem trazido a sociedade uma busca maior pela informao, pelo conhecimento, o qual tem sido um processo contnuo, seja pela percepo de que sem ele o indivduo fica excludo socialmente e que o saber faz com o sujeito no permanea no estado de ignorncia neste novo contexto informacional, o qual marcado visivelmente pelo uso intensivo das tecnologias de informao e de comunicao. A leitura se constitui como um dos avanos busca do conhecimento sistemtico e aprofundado. Contudo, tem-se que em virtude de no se desenvolver o hbito da leitura, encontra-se algumas dificuldades nesse contexto, o que causa preocupaes, pelo fato da leitura assumir certo destaque no processo de aprendizagem. atravs desta que o aluno desperta para interpretao dos fatos e ainda sente-se estimulado para desenvolver a aprendizagem, posto que a leitura se encarrega de amadurecer o intelecto. Ao se fazer uma retrospectiva da histria, encontra-se elementos preponderantes que se associam ao fato do indivduo desenvolver uma leitura que transcende os livros, documentos ou registros e se insere no contexto vivido. bem verdade as dificuldades apresentadas pela aprendizagem ganham outra conotao, a partir do momento em que identifica-se bloqueios

referentes a leitura, o que evidencia uma certa deficincia no desenvolvimento da leitura como prtica escolar.

GESTO: CONCEPO, PRTICA E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA PARASO

Para maior seriedade deste artigo foi feito uma pesquisa de campo atravs de observaes das prticas do professores em sala de aula na Escola Municipal Paraso, onde se percebe que para a efetivao da verdadeira leitura no mbito escolar preciso que haja gesto democrtica do gestor como lder da administrao escolar e do professor como gestor de sala de aula. Visto que o primeiro deve oferecer materiais pedaggicos e livros para a desenvoltura da leitura na escola e os professores devem ser bons estrategistas na insero de metodologias para a eficcia da leitura no que diz respeito ao hbito e compreenso da mesma. Na perspectiva de perceber a situao da prtica da leitura nesta escola que a investigao se inicia com a anlise da viso de educadores e educandos sobre o assunto. Deste modo, observe abaixo: Professora 1 - relata que a leitura e a escrita so processos que a criana adquire em contato com diversos tipos de textos. Esse processo se desenvolve a partir da dimenso intelectual, e vai construindo suas hipteses com o que pode ou no ser lido. Professora 2 - diz que a leitura e a escrita entendimento que o ser humano tem a respeito da vida para tirar suas concluses. Professora 3 - fala da leitura e a escrita como as primeiras significaes que a criana necessita para conhecer e dar significado as coisas e objetos, pois atravs destas que ela vai se inserir no mundo para conhec-lo melhor.

10

As definies dadas pelas professoras entrevistadas so coerentes, pois estas afirmam que o ato de ler e escrever so aquisies derivadas de experincias ou vivncias do cotidiano. Segundo FREIRE (1993):

A leitura do mundo precede a leitura da palavra, da que a posterior leitura desta no possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreenso do texto a ser alcanado por sua leitura crtica implica percepo das relaes entre o texto e o contexto. (p.11)

Freire tambm destaca a importncia da primeira experincia existencial, a leitura do mundo, do pequeno mundo, na compreenso do ato de ler o mundo particular que move a criana. De fato, a primeira leitura que a criana aprende a fazer a das relaes familiares, onde l uma gratificao, a promessa e a ameaa. A leitura atribui um valor positivo absoluto, como detentora de benefcio bvio e indiscutvel ao indivduo e sociedade. Alm de ser, uma forma de lazer e de prazer, de aquisio de conhecimento, de enriquecimento cultural, de ampliao das condies de convvio social e de interao. Assim a aprendizagem da leitura e escrita se inicia desde o nascimento com a imitao de sons articulados, at a fase adulta, em que h um verdadeiro aperfeioamento tcnico. A linguagem oral e escrita revela-se imprescindvel ao processo de comunicao. Trata-se de uma questo que deve ser especialmente trabalhada na fase infantil, durante seu processo de construo de conhecimento. Agora, ser apresentado o olhar dos educandos sobre o ato de ler, onde cada um diz o seguinte: Aluno A1 - diz que ler e escrever conhecer coisas novas, ficar por dentro de tudo que est ao seu redor. Fala da importncia deste ato de ler e escrever para no ser um Z ningum. Aluno A2 - comenta que, escrever entender o que est dentro da sua cabea, saber o que estar a sua volta no seu cotidiano.
11

Aluno A3 - diz que ler e escrever estar preparado para seguir os estudos, e ainda ressalta que a pessoa ignorante ou que no sabe ler e escrever tem e ter muitas dificuldades, passar muita vergonha, no poder locomover-se na cidade, andar de um lugar para o outro, so saber ler as placas dos nibus e ficar mais difcil a vida. Aluno A4 - ler e escrever conhecer primeiro a letra para depois formar palavras. Os alunos entrevistados possuem um olhar relevante sobre o que ler e escrever, mas vejamos o que MORAIS (1996, p.20 ), fala sobre a leitura e a escrita:

A leitura envolve primeiramente a identificao dos smbolos impressos letras, palavras e o relacionamento destes smbolos com os sons que ela representa. No incio do processo a criana tem que diferenciar visualmente cada letra impressa e, perceber que cada smbolo grfico tem um correspondente sonoro. Este processo inicial da leitura, que envolve a discriminao visual dos smbolos impressos e a associao entre PALAVRA IMPRESSA E SOM, chamado de decodificao e essencial, para que a criana aprenda a ler.

Morais (1996, p. 21) continua dizendo que escrita um ato inverso da leitura. Se a leitura se estabelece uma relao entre PALAVRA IMPRESSA SOM SIGNIFICADO, na escrita a relao estabelecida entre SOM SIGNIFICADO PALAVRA IMPRESSA (que o que se escreve). Diante das respostas dos alunos entende-se que a aprendizagem da leitura e da escrita de grande importncia para a vida do aluno, para que este adquira conhecimentos posteriores mais significativos. Cabe escola propiciar um ambiente alfabetizador que favorea esse processo. na alfabetizao que a criana adquire a base para aprender a ler e escrever. A aquisio da escrita e da leitura algo mais complexo do que um simples processos mecnico de memorizao e treino. Ccco e Hailler

12

(1996.p.7 ) elucidam que: aprender a ler e escrever apropriar-se do cdigo lingstico, torna-se um usurio da leitura e da escrita. Nestes termos, pode-se afirmar que a leitura um processo continuo que depende de vrias metodologias e estratgias, as quais devem estar de acordo com a idade ou estgio cognitivo. Lembra que o ato de ler e de escrever proporciona aos alunos a possibilidade de construir seu prprio conhecimento e com este crescer em vrios aspectos, como intelectual, cultural, poltico e histrico.

UM OLHAR SOBRE A PRTICA PEDAGGICA E ALTERNATIVAS METODOLGICAS PARA O ENSINO A PRTICA PEDAGGICA A prtica pedaggica centra-se em um carter contextualizador e histrico. A teoria em consonncia com o cotidiano, num constante processo de discusso e reflexo crtica. A aprendizagem, nesta tica, torna-se plena de significados. O compromisso do professor comprometido com a desmistificao das relaes sociais torna-se premente a partir do momento em que o professor deve no s ter clareza terica, mas entender a sala de aula como espao que permite, favorece e estimula presena da discusso, da pesquisa, do debate, de oficinas, de palestras, de atividades prticas, avaliao e enfim o enfrentamento de tudo que se constitui o ser, a existncia, as evolues, o dinamismo e a fora da sociedade humana. Mas para isso preciso que o professor esteja consciente que ensinar j no significa transferir saberes ou repassar o saber, mas proporcionar reflexes sobre os mesmos junto aos alunos. Porm, existem muitos educadores que ignoram esta dinmica e continuam na mesmice. Segundo Queluz, (1992, p.26):

13

A realidade das escolas mostra o contrrio, no assim que o trabalho do professor se d na escola. O professor ainda est arraigado ao mundo de sua formao e poucos percebem que muitos dos problemas que surgem na sala de aula e na escola esto em funo da prpria ao docente diante do conhecimento. Todas as dificuldades que se apresenta no trabalho docente dos alunos, como: desinteresse da famlia, repetncia, condies econmica precria e procura-se atribuir a responsabilidade a causas externas. Esses condicionamentos so influentes, preciso ser levado em conta para que seja feito alguma coisa para entender tais dificuldades. (1992, p. 26)

preciso trabalhar o professor, h necessidade de construo de uma nova competncia pedaggica, de aperfeioamento de recursos humanos, de capacitao em servio. Nas palavras de Pereira (1992), educao em servio entende-se por:

Todas as atividades nas quais os profissionais se envolvam quando esto em servio e que so estruturados para contribuir para a melhoria do seu desempenho. (...) uma atividade que possui objetivos definidos e est comprometida com mudanas em indivduos ou sistemas organizacionais. Isto alcanado atravs de mudanas nas pessoas e no em regras, estruturas. Funes ou ambientes fsico (embora tudo isso possa estar relacionado a essas mudanas) e levado a efeito atravs de seu aperfeioamento contnuo. (p.23)

Nessa viso possvel entendermos que uma nova competncia pedaggica se origina na prpria prtica, no debruar-se sobre ela, no movimento dialtico ao-reflexo-ao, buscar-se escapar da dicotomia entre teoria e prtica, evitando a simples justaposio ou associao que encaminharia para uma atividade apenas funcional, operativo. De acordo com Queluz (1992):

Tanto a teoria quanto a prtica tem papel assegurado nesse processo, porque as teorias so como mapas que ajuda a viajar em busca da realidade sem a qual no se faz sem histria. Na verdade busca-se a construo de uma prtica pedaggica que seja reflexiva, crtica e criativa. Para isso preciso considerar que o planejamento de programas de

14

formao em servio exige a definio do professor e a respectiva competncia exigida da abordagem de currculo mais moderno dos conhecimentos exigidos atualmente e interesses de profissionais envolvidos. importante a participao direta dos profissionais na elaborao e reelaborao do saber e do acelerado desenvolvimento tecnolgico por que passa a sociedade. A melhor maneira de construir a competncia pedaggica possuir instrumentao para viver, conviver com mudanas nos contextos educacional e social. ( p. 28)

A prtica reflexiva do professor deve refletir sobre o seu prprio trabalho e as condies sociais em que o seu exerccio profissional est situado. Entende-se que a prtica pedaggica hoje tem de ser mais do que a transmisso de contedos sistematizados do saber. Com certeza deve incluir a aquisio de hbitos e habilidades e a formao de uma atitude correta frente ao prprio conhecimento, uma vez que, o aluno dever ser capaz de ampli-lo e de reconstruir-lo quando necessrio, alm de aplic-lo em situaes prpria do seu contexto de vida.

A CONTRIBUIO DA ESCOLA E DA FAMLIA NO PROCESSO DO APRENDIZADO DA LEITURA

Vygotsky evidencia essa funo da escola para o desenvolvimento dos indivduos atravs do ensino aprendizagem, e mostrando que em seu interior, que sero substanciados os saberes cotidianos em saberes cientficos, sendo que aqueles correspondem ao saberes construdos no mbito extra-escolar e estes referem-se aos saberes construdos no interior das escolas , o saber sistematizado, bem elaborado o saber socialmente aceitvel, que sofrem modificaes no mbito escolar e posteriormente se tornam instrumentos de interao e mudana social. REGO (1999) confirma essa inter-relao de saberes ao afirmar que:

15

Ao interagir com esses conhecimentos, o ser humano se transforma: aprende a ler e escrever, obter o domnio de formas complexas de clculos, construir significados a partir das informaes descontextualizadas, ampliar seus conhecimentos, lidar com conceitos hierarquicamente relacionados so atividades extremamente importantes e complexas, que possibilitam novas formas de pensamento, de insero e atuao em seu meio. Isso quer dizer que as atividades desenvolvidas e os conceitos aprendidos na escola (que Vygotky chama de cientfico) introduzem novos modos de operao intelectual: absores e generalizaes mais amplas acerca da realidade (que opo sua vez transformam os modos de utilizao da linguagem). A consequncia, na medida na medida em que a criana expande seus conhecimentos, modifica sua relao congnitiva com o mundo (...) (p.104).

Percebe-se nas falas das crianas indagadas que apesar da escola apresentar um aspecto importante no seu aprendizado, na maioria dos casos ela no o nico local em que ela aprende. Assim eles revelam que o ambiente escolar apresenta limites que no consegue atender na localidade o processo educativo humano. Porm alunos ressaltam o quanto a presena do adulto, do outro, relevante na apreenso do conhecimento. Nessa perspectiva REGO (1998) aponta que o desenvolvimento do aprendizado do aluno incide na participao do adulto, seja ele o professor, os pais, ou outros adultos que convivem com os alunos. Diante desses aspectos revelados, a criana constri seus

conhecimentos numa relao dialtica com o mundo em que vive. Assim no apenas a escola que contribui nesse aprendizado, mas uma somatria de atividades que a criana vivencia permitindo apropriar-se do conhecimento. Portanto, a Unidade escolar assume papel destacado no processo educativo atravs da elaborao do conhecimento sistematizado que favorece o desenvolvimento do aluno, diante da sociedade. a partir do domnio da leitura e escrita que o homem constri a sua sobrevivncia.

A IMPORTNCIA DE PAIS LEITORES

16

A participao dos pais junto aos filhos a primeira associao possvel entre o mundo da famlia e o da escola para que a criana inicie sua escolarizao, aquela entre socializao primria e socializao secundria.

Ao serem indagados a respeito da presena do hbito de leitura em domiclio, observa-se que o contexto familiar dos alunos pertencentes s classes menos favorecidas, os nveis de aprendizado da famlia em alguns momentos impedem-nas de progredir na leitura e na escrita, pois as mesmas so apropriadas pelos alunos tambm no convvio com outras pessoas. O ambiente familiar representa um papel importante no desenvolvimento do ser humano, especialmente na formao de atitudes e hbitos. Segundo Rgo (1999) a imitao desempenha aspecto relevante na formao da personalidade da criana e o contato com o adulto possibilita o aprendizado em dimenses significativas. Visto que vivemos numa sociedade letrada, onde se revela a valorizao da leitura e essa competncia na criana pode ser aprendida no ambiente familiar quando os pais so bons leitores. Portanto, diante do exposto foram realizadas aes sobre a de leitura e escrita na Escola Paraso, destacando-se a leitura no quintal, sendo realizadas quatro sadas de campo a cada semestre, onde professor, coordenador, bibliotecrio e alunos, de posse de uma vasta variedade de obras literrias conduzidas no ba da leitura se dirigem para casa de um aluno, desenvolvendo vrias atividades de leitura com a participao da famlia e comunidade local. O objetivo principal a aproximao da escola com a famlia como meio de despertar a motivao para a prtica da leitura de modo que, a formao dos envolvidos possa lhe trazer uma viso de mundo, pois o indivduo que l est contribuindo para o enriquecimento pessoal e para a sua compreenso do mundo: paralelamente o crescimento econmico e social de uma nao depende em grande parte do grau de instruo de seu povo. a

17

partir de uma boa leitura que se expressa, se escreve bem e se adquire novos conhecimentos. Os resultados foram satisfatrios, evidenciaram grande avano dos alunos pelo gosto da leitura e maior participao dos pais nesse processo.

CONSIDERAES FINAIS:

Sabe-se que os desafios so variados no enfrentamento das dificuldades de leitura na sala de aula, porm preciso traar diretrizes, desenvolver projetos que envolvam aes coletivas, integradoras; acreditando que numa perspectiva de pesquisa-ao, onde os envolvidos tm papis a desenvolver, no mais permanecendo na condio de expectador, preciso reverter o atual quadro da educao brasileira, onde segundo o SAEB (2008), os alunos esto cada vez menos habilidosos no ato de ler, pois entre outras questes, o hbito de ler ainda no est constitudo no dia-a-dia do aluno. De forma mais restrita, atendo-se ao ambiente escolar de sala de aula, v-se que o professor est sempre buscando idias, caminhos, atividades que o ajudem a desenvolver, a estimular em seus alunos o tal hbito ou gosto de ler, porm, o processo na verdade, complexo; no bastam algumas aes, mas um conjunto de aes, que de forma integradora, como j foi dito, permitiro um maior domnio de conhecimentos a nvel de interveno docente na produo de leitura de seus alunos. Desta forma acredita-se que o professor possa atingir o alvo certo, ou seja, as dificuldades do aluno no processamento da leitura. A leitura um dos meios mais importantes para a consecuo de novas aprendizagens; possibilita a construo e o fortalecimento de idias e aes. Um detalhe merece destaque, a leitura pode ser expandida pelo exemplo dado pelos adultos atravs da relao dos mesmos com os livros e com o mundo da escrita de um modo geral, ou seja, o comportamento leitor demonstrado pelos adultos s crianas que podem fazer uma sociedade leitora ou desmotivada ao ato de ler. E na escola a mesma s tem eficcia se gestor, professor, aluno e famlia se unirem num mesmo objetivo.
18

REFERNCIAS: BRASIL. Diretrizes e bases da educacao nacional: promulgada em 20 de dezembro de 1996. So Paulo: Editora do Brasil, 1998. CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construo de conhecimentos. 8.ed. So Paulo: Papirus, 2007. FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler. So Paulo: Cortez, 1993. _____________. A importancia do ato de ler: em trs artigos que se completam. 46 ed. So Paulo: Cortez, 2005. _____________. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. 29 ed. So Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleo Leitura). _____________. Professora sim tia nao: cartas a quem ousa ensinar. 8.ed. So Paulo: Olho dgua, 1997.

FERREIRO, Emlia. Com todas as letras. 9.ed.So Paulo: Cortez 1992 _________ Os Processos de Leitura e Escrita. Porto Alegre: Artes mdicas, 1991 _________Psicognese da lngua escrita. 4 ed. Porto Alegre: Artes mdicas, 1991 NUNES, Terezinha. Dificuldade na aprendizagem da leitura. Cortez Editora _________Dificuldade na aprendizagem da leitura. Teoria e prtica. 2 edio. So Paulo: 1997. REGO, Teresa Cristina. Uma perspectiva Histrica. Cultural da Educao. 10 Ed. So Paulo: Editora Vozes, 1999. MORAIS, Antnio Manuel Paplona. Uma Abordagem Psicopedaggica. 7 ed. So Paulo: Edicon, 1996. QUELUZ, Ana G. A pr-escola centrada na criana. So Paulo: Pioneira. 1992.

19

GADOTTI, Moacir. Uma s Escola para todos. Petrpolis, RJ: Vozes, 1990. LUDKE, Mengue e Andr, Marli. Pesquisa em educao: Abordagens educativas. So Paulo: Epu, 1986. MIRANDA, Vera. Aprendendo a aprender. Atividades e experincias. Curitiba: Editora Positivo, ano 9, n. 2, maio 2008.

PANDU, Pandi. Dicionrio da lngua Portuguesa. RJ. Renovada, 1981. CCCO, Maria Fernandes e HAILER, Marcos Antnio. Didtica da Alfabetizao. So Paulo: FTD, 1996. KRIEGL, Maria de Lourdes de Souza. Leitura: Um desafio sempre atual. Revista PEC, Curitiba, 2002. FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler. So Paulo: Cortez, 1993.

20

21

22

You might also like