You are on page 1of 2

A Gramtica do Vdeo

Algumas pessoas afirmam que, ao contrrio da lngua escrita, vdeo e cinema no tm uma gramtica convenes ou estrutura - prpria. Embora vdeo tenha abandonado muito da gramtica estabelecida pelo cinema, mesmo nesta era da MTV, ainda podemos usar vrias tcnicas para estruturar nossas produes. Em produes dramticas, efeitos tais como fuso (duas imagens se superpem, momentaneamente, durante a transio de uma para outra) so freqentemente um sinal de mudana de tempo ou local. Fade-ins e fadeouts se aplicam tanto para o udio quanto para o vdeo, e podem ser comparados ao incio e final dos captulos de um livro. O fade-out um tipo de transio que consiste de dois ou trs segundos de uma imagem escurecendo at que tudo fique preto e em silncio. O fade-in o inverso. Fade-ins e fade-outs freqentemente indicam uma diviso no programa ou uma mudana maior, como por exemplo, uma passagem maior de tempo. (Devemos lembrar, no entanto, que "freqentemente" no "sempre"). Tradicionalmente, teleplays (roteiros de produes dramticas para TV) e screenplays (roteiros de filmes) comeam com fade-ins e terminam com fade-outs.

Termos e Abreviaes Usados em Roteiros Existem vrios termos e abreviaes que so freqentemente usados num roteiro. Primeiro, existem aqueles
que descrevem os movimentos de cmera. Quando a cmera movida para frente ou para trs, se aproximando ou se afastando fisicamente do objeto filmado, chamamos o movimento de dolly . Quando o movimento lateral utilizamos o termo truck ou travelling. o zoom uma verso tica do movimento de dolly, e tem um efeito visual parecido. Uma anotao no roteiro pode sugerir "cmera zoom-in para um close-up de John," ou " cmera zoom-out para mostrar que John no est sozinho." Cortes ou takes (tomadas) so transies instantneas de uma imagem para outra. Existem, tambm, termos especficos para designar os Planos. Em termos gramaticais, poderamos comparar os planos com as sentenas - na medida em que cada plano uma declarao visual.

c over shot (Plano de conjunto), establishing shot , ou master shot (Plano seqncia) so designaes do
Plano Geral . Este tipo de plano d audincia uma orientao bsica sobre a geografia da cena - quem est na cena, onde a cena se passa, etc. - aps o que, podemos cortar para planos mais prximos. O Plano Geral - WS (wide shot) ou LS (long shot) - no tem impacto visual, na televiso. Devido resoluo, relativamente baixa do sistema NTSC (sistema americano de transmisso de TV a cores) os detalhes importantes ficam difceis de ver. Filme e HDTV (High Definition TV) ou DTV (Digital TV) no apresentam este tipo de problema. Este tipo de plano deve durar apenas o tempo necessrio para orientar os espectadores sobre as relaes espaciais dos elementos importantes em cena. Depois disso, no decorrer do programa usado, momentaneamente, como lembrete ou para informar audincia sobre mudanas na cena. As designaes dos planos so encontradas de forma abreviada, na coluna de vdeo dos roteiros de televiso. A abreviao LS usada para designar Long Shot (Plano Geral). Ocasionalmente, utilizam-se as abreviaes XLS (Extreme Long Shot) ou VLS (Very Long Shot).

Outras designaes de planos que voc poder encontrar em roteiros incluem: MLS - Medium Long Shot ou FS (Full Shot). Enquadra pessoas da cabea aos ps. O MS corta na cintura. O MCU (Medium Close Up) corta entre os ombros e a cintura. O Close Up perfeito para entrevistas. As mudanas de expresso facial, to importantes para se compreender uma conversa, so vistas facilmente. Os Close-Ups tambm so utilizados como takes de apoio para mostrar detalhes importantes de objetos. XCUs so Extreme Close Ups. O XCU pode mostrar, por exemplo, somente os olhos ou boca de um indivduo. Com relao a pessoas, este tipo de plano reservado para as cenas de impacto dramtico. Com relao a objetos, o XCU freqentemente necessrio para revelar detalhes importantes. Two-shot (tomada de dois) ou three-shot (tomada de trs) tambm abreviados como 2-S e 3-S, designam planos, respectivamente, de duas e trs pessoas. O termo plano subjetivo indica que a audincia (cmera) ir ver o que o personagem v. Freqentemente, este tipo de plano feito com a cmera na mo. A cmera se move - andando ou correndo - seguindo um personagem. Planos de cmera subjetiva adicionam drama e adrenalina s cenas de perseguio. Os ngulos de cmera tambm so indicados no roteiro. Incluindo desde a vista area (bird's eye view), ngulo alto, nvel do olhar e ngulo baixo. O ngulo oblquo ou ngulo holands tem uma inclinao lateral de 25 a 45 graus, o que faz com que as linhas horizontais apaream diagonais, na tela. Embora um roteirista, ocasionalmente, sinta necessidade de indicar os planos e ngulos de cmera no roteiro, estas so decises que competem ao diretor. Ainda assim, em roteiros de produes dramticas, voc pode encontar os termos cmera mostra para indicar que a cmera percorre uma determinada rea na cena; cmera segue que indica que a cmera acompanha uma pessoa ou objeto; contraplano para indicar uma mudana de ngulo de cmera, de quase 180 graus com relao posio anterior; e cmera abre para indicar um zoom-out ou dolly-out.

You might also like