You are on page 1of 52

AERDROMOS

(LUZES AERONUTICAS DE SUPERFCIE)

REGULAMENTOS DE TRFEGO AREO

LUZES AERONUTICAS DE SUPERFCIE

LUZES AERONUTICAS DE SUPERFCIE


As luzes de superfcie compreendem a iluminao de aproximao, iluminao de pista de pouso e iluminao de pista de txi. As luzes aeronuticas de superfcie sero ligadas:
- continuamente durante o perodo compreendido entre o pr e o nascer do sol; e - em todo outro momento em que, baseando-se nas condies meteorolgicas, se considere conveniente para a segurana do trfego areo.

LUZES AERONUTICAS DE SUPERFCIE


As luzes instaladas nos aerdromos e em suas vizinhanas podero ser desligadas, se no houver desligadas probabilidade de que se efetuem operaes regulares ou de emergncia, contanto que possam ser ligadas de novo, pelo menos, 15minutos antes da chegada 15minutos prevista de uma aeronave aeronave. Nos aerdromos equipados com luzes de intensidade varivel, dever haver uma tabela de regulagem de intensidade, baseada em condies de visibilidade e de luz ambiente, para que sirva de guia aos controladores de trfego areo, ao fazerem os ajustes dessas luzes para adapt-las s condies predominantes. Quando for solicitado pelas aeronaves e, sempre que possvel, poder ser feito um novo ajuste de intensidade.

ILUMINAO DE APROXIMAO

ILUMINAO DE APROXIMAO
A iluminao de aproximao tem por finalidade permitir ao piloto manter a aeronave no rumo e trajetria corretos na fase de transio entre o uso dos equipamentos de navegao e o contato visual com a pista de pouso. Inclui luzes, tais como:
sistema de luzes de aproximao (ALS), sistema visual indicador de rampa de aproximao (VASIS), indicador de trajetria de aproximao de preciso (PAPI).

A iluminao de aproximao tambm dever ser ligada:


- durante o dia, quando solicitado por uma aeronave que se aproxima; ou - quando estiver funcionando a iluminao de pista correspondente.

ILUMINAO DE APROXIMAO
As luzes do sistema visual indicador de rampa de aproximao (VASIS) e do indicador de trajetria de aproximao de preciso (PAPI) sero ligadas tanto durante o dia como durante a noite, independente das condies de visibilidade, quando estiver sendo usada a pista correspondente. Sempre que for possvel, dever haver um sistema simples de luzes de aproximao instalado nos extremos de aproximao das pistas que no sejam de vo por instrumentos, mas que operem noite, e das pistas de aproximao por instrumentos. Nas pistas de aproximao de preciso, h a necessidade de ser instalado um sistema de luzes de aproximao de preciso.

SISTEMAS DE LUZES DE APROXIMAO ALS (Aproach Lighting System)


Sistema simples de luzes de aproximao Sistema de luzes de aproximao de preciso
Categoria I, Categoria II, e Categoria III.

SISTEMA SIMPLES DE LUZES DE APROXIMAO


Consiste de um conjunto de luzes brancas que formam uma linha central no sentido do prolongamento do eixo da pista, at uma distncia mnima de 420 metros da cabeceira, com uma barra transversal de luzes brancas de comprimento entre 18 e 30 metros e situada a 300 metros da cabeceira, mostrando ao piloto o rumo correto na aproximao para a pista de pouso. As luzes do ALS simples podem ser de fonte nica ou barretes de no mnimo 3 metros de comprimento. Em localidades onde a identificao do ALS simples difcil durante a noite devido a outras luzes nas vizinhanas, dever se instalar luzes estroboscpicas seqenciais de modo a facilitar seu avistamento.

SISTEMA DE LUZES DE APROXIMAO DE PRECISO


Categoria I: Consiste num conjunto de luzes brancas que formam uma linha central no sentido do prolongamento do eixo da pista, at uma distncia prefervel de 900 metros da cabeceira, com barras transversais de luzes brancas a cada 150 metros da cabeceira. Tanto a linha central como as barras alargam-se medida que se afastam da cabeceira; Junto s luzes da linha central so instaladas luzes estroboscpicas que funcionam intermitente e consecutivamente, dando a impresso de ondas que se deslocam no sentido da aproximao da cabeceira, o que orienta o piloto.

ALS CAT I

SISTEMA DE LUZES DE APROXIMAO DE PRECISO


Categoria II e III: O sistema dessas categorias quase o mesmo da Categoria I, acrescentando-se duas filas de luzes vermelhas, uma em cada lado da linha central, no alinhamento das luzes de zona de contato; Essas filas prolongam-se at 300 metros da cabeceira, no sentido de aproximao.

SISTEMAS VISUAIS INDICADORES DE NGULO DE APROXIMAO

SISTEMAS VISUAIS INDICADORES DE NGULO DE APROXIMAO


So luzes aeronuticas de superfcie, dispostas de tal modo que indiquem a conveniente trajetria de aproximao para a aeronave. Deve ser instalados em pistas de pouso onde, entre outros, um ou mais das seguintes condies existir:
A pista usada por turbojatos ou outros avies com similares requisitos de guia de aproximao; O piloto de qualquer tipo de aeronave tiver dificuldades em julgar a aproximao devido a guias visuais de aproximao inadequados, como os experimentados durante uma aproximao sobre a gua; A presena de objetos na rea de aproximao causar srios perigos se a aeronave descer abaixo da trajetria normal; O terreno ou as condies meteorolgicas predominantes so tais que a aeronave pode ficar sujeita a turbulncia durante a aproximao.

SISTEMAS VISUAIS INDICADORES DE NGULO DE APROXIMAO


No Brasil, esses sistemas tm as seguintes classificaes mais usuais:

VASIS e AVASIS; e PAPI e APAPI

VASIS e AVASIS
O VASIS consiste de 12 elementos luminosos (12 caixas) dispostos em posies anterior e posterior (no sentido da aproximao) e colocados simetricamente em relao ao eixo da pista, em forma de dois pares de barra, sendo que cada barra tem 3 (trs) elementos luminosos (3 caixas). O AVASIS consiste de elementos luminosos dispostos em posies anterior e posterior (no sentido da aproximao) e colocados da seguinte maneira:
Simetricamente em relao ao eixo da pista, seja com um ou com dois elementos luminosos em cada barra; ou Em um dos lados da pista com um, dois ou trs elementos luminosos em cada barra.

VASIS e AVASIS
Durante a aproximao, o piloto de um avio ver:
Em cor branca todas as luzes, quando estiver voando acima da trajetria de aproximao; Em cor branca as luzes anteriores e em vermelho as luzes posteriores, quando estiver voando dentro da trajetria de aproximao; Em cor vermelha todas as luzes, quando estiver voando abaixo da trajetria de aproximao.

Normalmente a trajetria de aproximao (rampa) ajustada para um ngulo de 3. Quando diferente de 3, o ngulo de rampa ser indicado nas cartas e ROTAER.

PAPI e APAPI
(Precision Aproach Path Indicator)
constitudo de uma barra lateral, com quatro caixas, normalmente do lado esquerdo da pista, a menos que seja fisicamente impraticvel. Em localidades onde a pista for utilizada por aeronaves que requeiram orientao para nivelamento das asas, poder ser instalada uma barra com quatro caixas em cada lado da pista. No Brasil, os sistemas PAPI instalados possuem, em sua grande maioria, uma nica barra lateral instalada do lado esquerdo.

PAPI e APAPI
(Precision Aproach Path Indicator)
Os elementos luminosos so instalados de tal forma que um piloto efetuando uma aproximao, dever:
Visualizar todas as caixas em cor branca quando voando muito acima da rampa de aproximao; Visualizar a caixa mais prxima da pista em cor vermelha e as trs mais afastadas em cor branca, quando voando ligeiramente acima da rampa de aproximao; Visualizar as duas caixas mais prximas da pista em cor vermelha e as duas mais afastadas em cor branca, quando voando na rampa ou em suas proximidades; Visualizar as trs caixas mais prximas da pista em cor vermelha e a mais afastada em cor branca, quando voando ligeiramente abaixo da rampa; e Visualizar todas as caixas em cor vermelha quando voando muito abaixo da rampa de aproximao.

ACIMA DA RAMPA

NA RAMPA

ABAIXO DA RAMPA

ILUMINAO DE PISTA DE POUSO

ILUMINAO DE PISTA DE POUSO


A iluminao da pista inclui luzes, como:
luzes de cabeceira, luzes laterais, luzes de eixo de pista, e luzes de zona de contato.

No se ligar a iluminao da pista se tal pista no estiver em uso para fins de pouso, decolagem ou txi. Todas as pistas destinadas ao uso noturno e todas as pistas para operaes por instrumentos devem ter iluminao adequada.

ILUMINAO DE PISTA DE POUSO


Se a iluminao da pista no funcionar continuamente, a iluminao ser proporcionada como se segue:
- nos aerdromos em que se presta o servio de controle de aerdromo e nos em que as luzes funcionem com um comando central, as luzes de pista permanecero ligadas durante o tempo que se considere necessrio, aps a decolagem, para o retorno da aeronave, devido a uma possvel emergncia ; e - nos aerdromos sem servio de controle de aerdromo ou naqueles em que as luzes no dependam de um comando central, as luzes de pista permanecero ligadas o tempo que normalmente for necessrio para reativ-las, ante a possibilidade de que a aeronave que decolou tenha que regressar.

Em qualquer caso, a iluminao da pista dever permanecer ligada durante 15 minutos, pelo menos, aps a decolagem. decolagem.

LUZES DE PISTA
So luzes dispostas lateralmente ao longo da pista de pouso e eqidistantes de seu eixo, indicando sua direo e limites. Devem ser colocadas em pistas destinadas ao uso noturno e em pistas de aproximao de preciso de uso diurno e noturno. Essas luzes so fixas (contnuas), instaladas a intervalos no maiores que 100 metros, de cor branca varivel, exceto na seo dos 600 metros finais ou na metade final da pista (o que for menor), que passa a ter cor amarela varivel. Se a cabeceira estiver deslocada, as luzes situadas entre o comeo da pista e a cabeceira deslocada so de cor vermelha, vistas na direo da aproximao.

LUZES DE CABECEIRA E FINAL DE PISTA


So luzes distribudas de modo a indicar os limites longitudinais da pista ou a trajetria de pouso utilizvel. Essas luzes , em nmero de seis pelo menos, so instaladas na cabeceira e no fim da pista, em sentido transversal ao seu eixo, as de cor verde indicando o incio e as de cor vermelha o final. Quando a cabeceira est deslocada do extremo da pista, as luzes de cabeceira situam-se sobre uma linha perpendicular ao eixo da pista, coincidindo com a cabeceira deslocada.

LUZES DE EIXO DE PISTA


So luzes distribudas ao longo do eixo da pista, desde a cabeceira at o final, com intervalos longitudinais uniformes no superiores a 30 metros. Essas luzes so fixas, de cor branca varivel, desde a cabeceira at o ponto situado a 900 metros do extremo da pista, alternando a cor branca varivel com a vermelha desde 900 metros at 300 metros do outro extremo da pista, quando passa a ser vermelha at o final da pista. Esse tipo de luzes utilizado somente para pistas categoria II e III.

LUZES DE ZONA DE CONTATO


So luzes de cor branca varivel, encravadas em barretes transversais, dispostas simetricamente em duas fileiras, uma em cada lado do eixo da pista, estendendo-se desde a cabeceira at uma distncia longitudinal de 900 metros, exceto nas pistas de comprimento menor que 1800 metros, nas quais o sistema encurtado de modo a no ultrapassar o ponto mdio da pista. Esse tipo de luzes utilizado somente nas pistas de aproximao de preciso categoria II e III.

LUZES DE ZONA DE PARADA


So luzes fixas, de cor vermelha, instaladas ao longo das laterais de zona de parada, em linhas eqidistantes do seu eixo, coincidindo com o prolongamento das fileiras das luzes laterais de pista, como tambm no extremo dessa zona, perpendicularmente ao seu eixo. Devem ser instaladas luzes em todas as zonas de parada previstas para uso noturno. Essas luzes devem ser obscurecidas para o lado oposto ao de pista, para que no sejam visveis pelos pilotos ao passarem sobre uma zona de parada durante a aproximao par pouso. As luzes de zona de parada sero ligadas, quando estiverem acesas as luzes de pista correspondentes.

SISTEMA SIMPLES DE LUZES DE APROXIMAO

ILUMINAO DE PISTA DE TXI

ILUMINAO DE PISTA DE TXI


A iluminao de pista de txi ser em tal ordem que d aeronave, taxiando, uma indicao contnua do trajeto que deve seguir. A iluminao de pista de txi ou qualquer parte dela poder ser desligada quando a aeronave que estiver efetuando o txi no mais necessitar.

ILUMINAO DE PISTA DE TXI


Luzes de eixo de pista de txi So luzes fixas, unidirecionais, de cor verde, embutidas no solo e dispostas ao longo do eixo de todo o percurso do txi da aeronave, nas pistas de txi, pistas de sada e ptios. Esse tipo de luzes deve ser usado em pistas de txi onde seja comum a ocorrncia de RVR menor que 350 metros.

ILUMINAO DE PISTA DE TXI


Luzes de pista de txi Luzes fixas, de cor azul, distribudas ao longo das laterais de pistas de txi. Luzes de barra de parada Luzes de cor vermelha, semi-embutidas no solo, unidirecionais, no sentido da aproximao da interseo da pista de txi com a pista de pouso, colocadas transversalmente em pista de txi e distribudas de modo simtrico em relao ao seu eixo, com intervalos de 3 metros entre as luzes, no ponto em que se deseja deter o trfego.

ILUMINAO DE PISTA DE TXI


Luzes de interseo de pistas de txi Consistem, no mnimo, em trs luzes de cor amarela semi-embutidas no solo, unidirecionais, no sentido de aproximao da interseo das pistas de txi, colocadas transversalmente em pista de txi e distribudas de modo simtrico em relao ao eixo, com intervalos de 1,5 metros entre as luzes. Devem ser instaladas entre 30 e 60 metros do ponto de interseo das pistas de txi.

You might also like