You are on page 1of 8

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.

br

EXERCCIOS RESOLVIDOS DE GEOGRAFIA V


01) Assinale a alternativa que identifica, corretamente, a localizao e as caractersticas de um tipo de clima que abrange grandes reas do Globo. CLIMA a) Desrtico b) Temperado Ocenico c) Subtropical d) Frio e) Mediterrneo LOCALIZAO Regies tropicais CARACTERSTICAS Fracas amplitudes trmicas; freqentes tornados Golfo do Mxico / Chuvas o ano todo; Caribe veres quentes Centro-sul da sia Veres chuvosos; elevadas amplitudes trmicas Oeste da Amrica e Fracas amplitudes trmicas; alta frica umidade relativa do ar Sul da Europa Chuvas no inverno; veres quentes

Alternativa E O clima do tipo mediterrneo localiza-se principalmente no sul da Europa, litoral da Califrnia, do Chile e at o Nordeste brasileiro na sua faixa litornea (Salvador). Verifica-se a maior incidncia de chuvas no inverno e veres quentes com menor umidade. 02) A regionalizao do planeta apoiada em classificaes horizontais ou temporais ficou relativamente obsoleta. Outros arranjos espaciais esto sendo preparados para uma insero mais competitiva na ordem global.
(Adapt. de J. Oliva e R. Giansanti, Espao e Modernidade. S.P., Atual 1999, p.16)

De acordo com o texto, podem ser considerados exemplos de classificaes obsoletas (I) e de novos arranjos espaciais (II): a) (I) Blocos comerciais como o Mercosul, Apec e (II) Fluxos Econmicos e Informacionais. Unio Europia.

b) (I) Centro-Periferia do sistema Econmico Global. (II) Pases de Economia de Mercado e de Economia Planificada. c) (I) Fluxos Econmicos e Informacionais. (II) Conurbao e Metropolizao. d) (I) Pases de Economia de Mercado e de Economia Planificada. (II) Blocos Comerciais como Nafta, Mercosul, Apec e Unio Europia.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


e) (I) Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo. (II) Centro-Periferia do Sistema Econmico Global. Alternativa D O colapso do socialismo tornou obsoleta a expresso "Economia Planificada", comum ao conjunto de naes que adotavam aquele sistema. Da mesma forma um novo arranjo e uma das novas formas de transformao do espao est ocorrendo em torno dos blocos econmicos como o NAFTA, MERCOSUL, U.E. e APEC.

03) Leia com ateno as caractersticas das empresas agrcolas para assinalar a alternativa correta: I. Produtividade mdia para baixa, em decorrncia de gastos com a seleo de sementes. II. Elevado ndice de mecanizao no preparo do solo, mdio ndice no plantio e muito baixo na colheita. III. Tendncia concentrao de terras pela venda de propriedades dos agricultores que no conseguem acompanhar os altos ndices de produtividade. IV. Sistema predominante nos EUA, Canad, Austrlia, pores da Argentina e do Brasil, especialmente nas monoculturas de soja e laranja. V. Sistema predominante em vrias regies do Brasil, Colmbia, Amrica Central, Gana, Costa do Marfim, ndia e Malsia. So caractersticas das empresas agrcolas SOMENTE a) I e II. d) IV e V. b) II c) III e III. e IV. e) V e I.

Alternativa C As empresas agrcolas tendem a ganhar uma dimenso cada vez maior, no atual estgio do Capitalismo pois envolve altos ndices de produtividade, qualidade, etc. Nos pases como EUA, temos o exemplo dos grandes cintures agrcolas (BELTS) onde os ndices de produtividade so espantosos, tornando o pas como o grande fornecedor de alimentos no mundo. O Centro Oeste vem ganhando projeo e se caracteriza como a nova fronteira agrcola brasileira com elevados ndices de mecanizao, uso de tcnicas modernas e portanto com resultados excelentes, elevando a produo de gro do pas.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


04) Considere a tabela para responder questo. Taxa de crescimento urbano (1999) frica sia Amrica Latina e Caribe Oceania Amrica do Norte Europa Mundo

% 4,3 3,2 2,3 1,4 1,2 0,5 2,5

Fonte: Fnuap (apud Almanaque Abril, 2000, p.75) A partir da tabela acima e de seus conhecimentos sobre o tema, pode-se afirmar que a taxa de crescimento urbano registrado, em relao mdia mundial, foi a) equivalente na Amrica Latina e no Caribe, em razo de a concentrao de renda urbana gerar mais empregos, favorecendo o homem do campo. b) pequena na Oceania, porque esse continente apresenta a menor populao absoluta do globo. c) baixa na Amrica do Norte, em decorrncia do vazio populacional nas reas geladas do Canad, Alasca e Groelndia. d) superior na frica e na sia, uma vez que esses continentes apresentam os menores ndices de populao urbana do globo. e) mais baixa na Europa devido s mortes registradas nos conflitos tnicos ocorridos aps o trmino da guerra fria. Alternativa D A mdia de crescimento urbano nos pases africanos e asiticos em sua grande maioria maior que a mdia mundial pois o nvel de urbanizao bastante baixo. Algumas cidades vem se destacando como Calcut, Bombaim, Pequim, Cairo, Lagos, apresentando populaes numerosas.

05) Nas ltimas dcadas do sculo XX, o comrcio mundial apresentou um ritmo de crescimento significativo. Esse fato mostra que: a) com a abertura econmica promovida pela globalizao, as economias nacionais tornaram-se mais interdependentes.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


b) foram reduzidas as diferenas econmicas entre os pases, possibilitando uma melhor distribuio de renda para a populao. c) com a modernizao tecnolgica e a agilizao dos meios de transporte, poucos so os pases que apresentam balanas comerciais deficitrias. d) a nova diviso internacional do trabalho, mais democrtica, permitiu que as trocas comerciais fossem mais equilibradas entre os pases. e) a valorizao crescente das matrias-primas produzidas pelos pases em desenvolvimento aumentou o poder de compra das populaes pobres.

Alternativa A A globalizao em seu estgio atual torna as economias nacionais cada vez mais interdependentes, sobretudo pelos avanos nas telecomunicaes que diminuem as distncias e estimula os fluxos comerciais.

06)

A respeito dos impactos ambientais est correta a seguinte afirmao:

a) impossvel regenerar e recuperar os ecossistemas contra impactos ambientais, mesmo que eles sejam eventuais, localizados e descontnuos. b) apenas a ao humana capaz de provocar impacto ambiental, considerandose que no h registro de catstrofe provocada pelas foras da natureza. c) a biodiversidade das florestas tropicais vem sendo destruda pela explorao madeireira clandestina, no ocorrendo o mesmo quando a extrao para fins comerciais ou instalao de projetos agropecurios. d) a extino das nascentes, devida ao rebaixamento do lenol fretico, uma decorrncia de processos erosivos causados pela retirada predatria da cobertura vegetal, que expe o solo ao impacto das chuvas. e) a eroso o solo causada pela agricultura constitui impacto ambiental de proporo mdia, considerando-se que relativamente rpido o processo de formao de novos solos pelo processo de intemperismo.

Alternativa D

As nascentes dos rios vem sendo prejudicadas pelo processo de ocupao desordenada a que vem sendo submetidas tais reas, o que em grande parte explica as dificuldades que enfrentamos na atualidade em relao falta de gua quer seja para abastecimento ou para a produo de energia eltrica.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


07) A questo est relacionada ao mapa apresentado abaixo.

Fonte: Demtrio Magnoli & Regina Arajo. Projeto de Ensino de Geografia. So Paulo: Moderna, p. 153. Assinale a alternativa que apresenta o ttulo mais adequado ao mapa. a) b) c) d) e) Localizao de megacidades. reas de disperso de capitais transnacionais. Focos de conflitos tnicos. Plos de pobreza no mundo. Principais cidades globais.

Alternativa A O mapa identifica a localizao das megacidades, assim classificadas por terem alcanado a cifra de 10 milhes de habitantes, critrio puramente quantitativo.

08) Em numerosas reas do territrio brasileiro pode-se encontrar o processo de laterizao do solo, isto , a) o aumento da acidez do solo que afeta sua fertilidade. b) a formao de crostas ferruginosas que impossibilita o uso do solo para a agricultura. c) a retirada dos nutrientes orgnicos do solo devido a grande volume de chuvas. d) a contaminao do solo pelo uso indiscriminado de fertilizantes qumicos. e) a formao de sulcos provocados pela eroso em reas de forte declividade. Alternativa B O processo de laterizao do solo ocorre quando a camada superficial (crosta) umidecida pela chuva e em seguida ressecada pelo calor intenso das reas tropicais. A "canga" crosta formada em terrenos de grande concentrao de ferro e alumnio, impede sua utilizao para a agricultura, comum no Quadriltero de MG e em Carajs, no PA.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


09) Considere o mapa e os itens apresentados abaixo para responder questo.
Centro econmico 1 2 3
0 1000 km

4 5

I. reas de agropecuria tradicional, mas com algumas grandes cidades. II. rea pouco povoada, com economia mais ou menos estagnada. No mapa, as reas I e II so encontradas, respectivamente, em a) 3 d) 1 2 e b) 1 5 e e) 2 4 e c) 3 5 e 4 e

Alternativa A Na rea I, sobretudo no Centro Oeste ainda verifica-se a agropecuria tradicional, embora a regio esteja passando por processo de expanso da soja (mecanizao). Em especial a Zona da Mata do Nordeste apresenta cultivos comerciais (cana e cacau). Na rea II, ao longo do Vale do So Francisco e Serto do Nordeste, encontramos uma economia estagnada, com vazios populacionais, exceto nas reas de irrigao para produo de frutas, entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

10) A expanso das relaes capitalistas no campo est ocorrendo de forma conservadora e desigual no Brasil. Pode-se dizer que, apesar da modernizao, a) no houve a diversificao de profisses e ocupaes que produzisse o aumento de rendimentos e oportunidades aos trabalhadores. b) a antiga estrutura fundiria mantida, pois a base do mundo rural continua sendo a concentrao de terras. c) os ciclos naturais continuam ditando os ritmos do processo produtivo nas principais reas de produo agropecuria. d) o morador da zona rural relaciona-se com um pequeno nmero de pessoas, limitando-se comunidade rural e vizinhana. e) o processo de transformao do produto agropecurio est restrito ao centrosul, a exemplo da agroindstria da cana-de-acar.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


Alternativa B As relaes capitalistas no campo vem se modernizando com a introduo de novas tcnicas, processos de produo etc, porm em termos de estrutura fundiria as alteraes no foram suficientes para alterar o quadro de grande concentrao de terras, fruto ainda do processo de colonizao. Embora esteja em curso uma Reforma Agrria, no houve alterao significativa nesse quadro.

11)

A partir da dcada de 1980, o processo de industrializao no Brasil

a) acelerou-se no Sudeste mas diminuiu no resto do pas, especialmente nas outras regies. b) estabilizou-se, passando a crescer menos de 1% ao ano devido concorrncia com os outros pases do Mercosul. c) reduziu de modo significativo o trabalho informal nas reas mais urbanizadas. d) sofreu os efeitos da crise econmica, diminuindo no Norte e Nordeste pela ausncia de recursos destinados aos incentivos fiscais. e) tornou-se menos intenso na metrpole paulistana, expandindo-se pelo interior e por outros estados. Alternativa E A partir dos anos 80 a industrializao brasileira, em especial a regio metropolitana de So Paulo, sofre grande transformao, reorientando-se na direo do interior do estado e at mesmo para outros estados, devido chamada "Guerra Fiscal" onde verifica-se grande estmulo (iseno fiscal, terrenos, etc.) por parte de Estados e Municpios para a localizao e implantao de novos investimentos industriais. Vale ressaltar que a regio do ABC teve um aspecto complementar relacionado forte estrutura sindical sobretudo o setor automobilstico (Sind. Metalrgicos) que passa atualmente por grande desconcentrao, dirigindo-se para a regio de Campinas, Paran, Rio Grande do Sul e at Bahia. 12) A questo est relacionada ao grfico e s afirmaes abaixo.

Fonte: IBGE

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


I. A diminuio da taxa de fecundidade representou modificaes na distribuio da populao por faixas etrias. II. sobretudo a populao da zona rural a responsvel pela diminuio da taxa de fecundidade. III. O aumento das atividades ligadas aos setores secundrio e tercirio est relacionado reduo das taxas de fecundidade e natalidade. IV. A diminuio do nmero de filhos por mulher coincide com a ampliao do processo de urbanizao. A leitura do grfico e seus conhecimentos sobre a realidade socioeconmica brasileira permitem afirmar que esto corretas SOMENTE as afirmaes a) II. d) III. I e b) III. II e e) IV. I e c) IV. III e I e

Alternativa C A diminuio quanto ao nmero de filhos por mulher (taxa de fecundidade) implica na modificao da estrutura etria pois verifica-se diminuio no ritmo de crescimento da populao. A diminuio quanto ao nmero de filhos por mulher ocorre ao mesmo tempo em que se observa um forte processo de urbanizao no pas, devido s dificuldades para a manuteno de famlias numerosas e tambm pelo Planejamento Familiar que orienta as pessoas sobre os mtodos anticoncepcionais.

Fonte: uni-tcnico

You might also like