You are on page 1of 32

Sabe aquelas perguntas que voc gostaria de fazer ao seu padre, pastor, professor de teologia, mas no se sentia confortvel?

Pois , elas esto todas aqui... Estas aes foram de autoria de Deus na Bblia? Foi Deus quem castigou? Deus aprovou o assassinato de homens, mulheres, recm nascidos? Deus ordenou que matassem o rei Ogue? Deus ordenou a Moiss o enforcamento de todos os cabeas do povo? Deus ordenou que no tivessem piedade das naes vizinhas da poca? Deus mandou matar os que desobedeceram Josu? Deus permitiu que Sat ferisse o seu servo? Deus tambm causou doena mortal ao povo? Deus enviou pragas aos egpcios? Responda se for capaz: Deus pode ou no pode ser visto? Deus ou no bom para todos? Deus tenta seus filhos? Deus no d preferncia a pessoas nem a presentes? Deus exige o despojo dos medianitas? Deus muda ou no de opinio? Deus fez planos para castigar seu povo? Deus faz o bem e o mal? Deus interfere no livre arbtrio das pessoas? Deus pode ou no mentir? Deus usa um esprito para praticar ao mentirosa? Deus aprova ou no sacrifcios de animais e ofertas queimadas? Deus habita na luz e nas trevas?

Deus descansa ou no? Deus est ou no em todo lugar vendo e sabendo das coisas? Deus conhece ou no o corao do homem? Deus ou no Todo-Poderoso? Deus est ou no satisfeito com as suas obras? Deus endureceu ou no o corao do fara? H promessas divinas no cumpridas na Bblia? Servos de Deus mataram na Bblia? Filhos de Jac, Levi e Simeo mataram? Moiss matou e mandou matar? Josu matou? Israelitas mataram Benjamitas? Samuel matou? Davi e Salomo mataram? A lei mosaica uma revelao de Deus ou cpia de leis anteriores? Dores de parto como punio? Prmio pela trapaa? Escravo tratado como mercadoria? A mulher mais impura? Josu orou e o sol parou? Sanso coloca fogo nas plantaes dos filisteus? Voto a Deus ou ao diabo? Moiss falou com Deus na escurido? Estrela da manh: quem primeiro recebeu este ttulo? Deus falava atravs de orculos ao seu povo? Autor do Eclesiastes era agnstico? Moiss extraiu gua da Rocha? Quem foi criado primeiro: o homem ou animais? Onde Jac foi sepultado? Moiss no conheceu o Deus dos seus antepassados?
2

A serpente na Bblia: smbolo positivo ou negativo? Anos de fome sobre Israel: sete ou trs? Elias subiu ao cu atmosfrico ou ao cu espiritual? Saul matou-se ou foi assassinado? Deus inspirou o rei Davi a fazer o censo em Israel? Os chefes dos oficiais de Salomo eram quantos? Filhos pagam pelos pecados dos pais? Moiss falava ou no falava bem? Davi Matou Golias? A mentira ou no proibida? O uso de cabelos compridos j foi sinal de santidade? Devemos guardar ou no o sbado? Por que o sbado santo? Abrao partiu sem saber aonde iria? Abrao teve quantos filhos mesmo? Ketura era esposa ou concubina de Abrao? Qual o nome do sogro de Moiss? Proibido fazer imagens de escultura para venerao? Prticas sexuais ilcitas so ou no proibidas na Bblia? Casamento com a irm ou no proibido? Afinal, bom ou ruim possuir sabedoria? Quem foi o pai de Jos? Jesus: descendncia de Davi ou do Esprito Santo? Quem comprou o campo do oleiro: Judas ou os sacerdotes? Onde o sermo das bem-aventuranas foi proferido? Quais foram as ltimas palavras de Jesus na cruz? Quem profetizou sobre as trinta moedas? Qual foi a predio de Jesus sobre a negao de Pedro? Quantas vezes o galo cantou? Quem as mulheres viram na sepultura?
3

As boas obras devem ser vistas pelos homens? Jesus demonstrou temor em perder a sua vida? Jesus quando beb foi levado ao Egito? Em que hora Jesus foi crucificado? Jesus ficou trs dias e trs noites na sepultura? Testemunhar ou no de si mesmo? Maria Madalena foi s ou acompanhada ao sepulcro? Jesus igual ou menor que o pai? Os dois ladres o insultaram? Onde Jesus ascendeu aos cus? Quem foi o av de Jesus? H uma citao errada no livro de Mateus?

Parte Integrante do Livro PARADOXOS DA BBLIA 2012

Paradoxos da Bblia

Wanderley Xavier

Curitiba-Pr - 2012 Todos os direitos reservados ao autor da obra.

Dedicatria Ao frei Domnico Zapata, professor de teologia na Universidade de Salamanca, Espanha, no ano 1629. Que foi condenado pelo tribunal da inquisio catlica e queimado vivo em 1631 em Valladolid por ter feito as perguntas abaixo: Com quais argumentos provarei que os livros atribudos a Moiss foram escritos por ele no deserto? Poderei afirmar que ele os escreveu para l do Jordo quando ele nunca o atravessou? O livro do Gnesis literal ou alegrico? E a histria dos anjos que se tornaram amantes das filhas dos homens e conceberam gigantes, me apoiarei no livro de Enoque para explic-la, j que Gnesis 6 foi extrado do captulo 7 deste mesmo livro? O que comeram os animais colocados na arca de No durante um ano, sem contar o perodo em que a terra nada podia produzir? Como poderei justificar as mentiras feitas por Abrao, que fez sua mulher fingir que era sua irm no Egito e em Gerar, permitindo que fossse amante daqueles reis, e no final ainda aceitar seus presentes? Por que ordenou Deus a Abrao que toda a sua descendncia fosse circuncidada e no deu a mesma ordem Moiss? Como direi que a aliana de Deus com o patriarca da f teve como sinal exterior o corte do prepcio do pnis? O que direi quando for necessrio justificar as bnos lanadas sobre Jac que trapaceou a seu pai? Como pde o fara perseguir os judeus com a sua cavalaria, uma vez que na quinta praga Deus fez perecer os seus cavalos?

Que direi de Jeft que sacrificou sua filha e foi responsvel pela morte de 42 mil efraimitas s porque no sabiam pronunciar a palavra shibolet? Eu vos imploro, dizei-me como Sanso conseguiu prender trezentas raposas, atear fogo em suas caudas e lan-las contra as plantaes dos filisteus? Como pode Jonas sobreviver trs dias no ventre de um peixe e, alm disso, Jope vomitado? O pobre frei teve sua vida ceifada porque fez as perguntas que ningum ousava responder na poca, mas at nos dias de hoje tambm. Por que ser? (onde pegou o navio) cidade martima, mas Nnive onde deveria chegar, no! Onde o dito peixe o teria

Livro do profeta Jeremias 8:8; (640 a.C.) Como podeis dizer: ns somos sbios e a lei do Senhor est

conosco, quando em vo tem trabalhado a falsa pena dos escribas? Quo modo dicitis: Sapientes nos sumus, et lex Domini nobiscum est? vere mendacium operatus est stylus mendax scribarum!
Verso em Latim Vulgar de Jernimo, Sc. III d.C.

.
Septuaginta Verso grega do II Sc. a.C.

Deus apresentado na Bblia sob aspectos mltiplos e contraditrios. Atribuem-lhe a onipotncia, a infinita bondade, a soberana justia, e rebaixam-no at ao nvel das paixes humanas, mostrando-o terrvel, parcial e implacvel. Fazem-no criador de tudo o que existe, do-lhe a prescincia, oniscincia e, depois, apresentam-no como arrependido da sua obra. Filsofo Lon Denis Eu formo a luz e crio as trevas; fao a paz e crio o mal; eu o Senhor fao todas as coisas. Is 45:7;

Sumrio Prefcio Introduo Captulo I Um Deus Furioso Captulo II Servos Furiosos Captulo III Controvrsias Bblicas Sobre Deus Captulo IV Controvrsias do Gnesis Captulo V Promessas No Cumpridas Captulo VI Inconsistncias do Antigo Testamento Captulo VII Contradies do Antigo Testamento Captulo VIII Inconsistncias do Novo Testamento Captulo IX Contradies do Novo Testamento Captulo X Sacrifcios de Sangue Captulo XI Face Sangrenta da Bblia Captulo XII Afinal, Qual o Destino dos Mortos? Captulo XIII Palavras de Deus?
10

Captulo XIV Pontos da Minha Viso Captulo XV Concluso Apndice Etimologia de algumas palavras crists Maniquesmo Monotesmo Reforma da Religio Hebraica Quando Jesus Virou Deus Quando Maria Virou Deusa A Origem do Mito Natalino Elementos Duvidosos do Nascimento de Jesus Divindades Antigas e Os Astros Evangelhos Apcrifo

Pedidos: e-mail: ethel.editora@gmail.com Cel.: 42-99326191

11

Prefcio Ol, se voc chegou at aqui porque no mnimo curioso! Tanto ontem como hoje, tudo vale para a expanso do reino de Deus. Quantas perseguies, mortes e flagelos causados no s pelo tribunal da inquisio na idade-mdia, bem como pelas campanhas sangrentas empreendidas pelo exrcito da igreja contra os islmicos e outros grupos minoritrios protestantes, tudo em nome de uma religio que se baseia na Bblia e no Deus ali revelado. Quantas rivalidades e mortes entre grupos religiosos de mesma nacionalidade, como no caso da guerra entre protestantes e catlicos na Irlanda. Afinal, de quem a culpa por tantos desatinos em nome de Deus? Nosso objetivo responder esta pergunta, usando os prprios textos bblicos, organizados de tal forma que far qualquer leitor, usando o seu senso crtico, chegar a um denominador comum. Este material no um ataque raivoso a nenhum grupo religioso que venera a Bblia Sagrada, mas uma crtica honesta que resultou de anos de investigao dos textos bblicos nas mais antigas verses existentes: Septuaginta, Vulgata Latina de Jernimo, e na inglesa King James. Os versos bblicos citados resultaram de uma traduo fiel feitas pelo autor, e por uma junta de especialistas em lnguas antigas. Talvez j se tenha perguntado: Afinal, podemos confiar 100% na Bblia? infalvel como tantos dizem? de fato a santa palavra de Deus? Quem explica as suas interminveis contradies? Tanto derramamento de sangue, no s atravs de sacrifcios de animais e at de humanos, inmeros assassinatos banais de mulheres, velhos e crianas recm nascidas, eram em nome de que Deus? A
12

exposio a base da Bblia pela Bblia, e no haver nenhuma tentativa de falsificao, dizendo o que as escrituras hebraicas e gregas no querem dizer. No final todos podero dar o seu veredicto. Vivemos um tempo de comercializao da f, por isso fao questo questionar toda indstria da picaretagem religiosa que a usam como alicerce para erigir seus templos capitalistas. a Bblia o resultado de uma revelao sobrenatural e ininterrupta atravs dos tempos? O Deus apresentado pelo Antigo Testamento o mesmo do Novo? A inteno do autor ao elaborar este material tambm alcanar os curiosos, claro, mas principalmente aqueles que levam a sua religio crist a srio e por falta de tempo ou at mesmo de maior interesse, ainda no percorreram a Bblia toda com um olhar crtico. Organizamos um contedo que lhe mostrar uma Bblia que voc no conhece e nem imaginava que existia. Quantas vezes j ouvimos este ou aquele lder religioso nos falando que tal coisa da vontade de Deus e em seguida abre a sua Bblia. Se voc no obedecer, diz o tal, estar agindo contra o Deus Criador que inspirou aquele ensinamento bblico. Baseados em um versculo bblico criam-se dogmas, doutrinas, campanhas e as mais criativas artimanhas para fazer o povo acreditar que tal artifcio chamar a ateno e o favor divino. O ser humano movido por impulsos emocionais, h os que necessitam mesmo das mais mirabolantes fantasias para viver e a mesma do passado primitivo do homem. a procisso dos incautos s aumenta. Temos que admitir que a mesmice de hoje

13

Quando o tema religio, facilmente percebe-se o denso vu de ignorncia que ainda cobre a humanidade. Em muitos aspectos o ser humano continua extremamente infantil, preso vcios, crendices e supersties que no tm o mnimo sentido, e o mais grave que em nome da f vale tudo, sempre foi assim e ainda . A indstria da f usa como matria prima principal a ignorncia das pessoas, as quais em nome da sua divindade esto dispostas a qualquer peripcia para alcanar o reino dos cus.

14

Introduo O livro The Bible Unearthed: Archeology's New Vision of Israel and the Origin of Its Sacred Texts (A Bblia Desenterrada: Nova Viso Arqueolgica de Israel e a Origem dos Textos Sagrados) de Israel Finkelstein e Neil Asher Silberman so obras notveis. Seus autores so arquelogos de reputao internacional, Finkelstein o diretor do Instituto Arqueolgico de Tel Aviv e coordenador das escavaes feitas em Meggido (Armagedon), Silberman o diretor do The Ename Center for Public Archaeology na Blgica. Ambos escrevem para muitas revistas e peridicos arqueolgicos e autores de vrios livros no campo da arqueologia Siro-Palestina. Desse livro, que um sumrio atualizado (2002) de pesquisas amplamente aceitas entre os mais famosos arquelogos modernos, extra seguinte afirmao: a

As

novas

percepes da

antiga Jerusalm

as

circunstncias histricas que deram origem a Bblia se tornam cada vez mais claras com as novas descobertas. O que podemos afirmar que estas descobertas tm lanado muitas dvidas sobre algumas narraes bblicas como o xodo, a conquista de Cana e o glorioso imprio de Davi e Salomo. Muito daquilo que tido pelos fundamentalistas como verdades garantidas, parece ser uma viso distorcida de algum que est fazendo uma leitura do momento histrico do seu povo do ponto de vista da religio.
Na cultura pag muito anterior ao cristianismo deuses salvadores tambm so propagados sob o argumento de terem ressuscitado. A ressurreio de semi-deuses era lugar comum em religies pags antes do cristianismo ter florescido. Estou falando
15

de Hrus, Dionisius, Tammuz e

Krishna, todos estes tiveram

milhares de seguidores antes de Jesus aparecer e todos estes tm a fama de tambm terem ressuscitado. As escolas de mistrios, seitas ocultistas e bibliotecas contendo obras esotricas foram destrudas pelo cristianismo institucionalizado, e aqueles que tentaram provar que os cristos adotaram os mitos, ritos e cerimnias pags literalizando tudo, foram banidos e assassinados. Mas a maioria das igrejas catlicas da Europa esto assentadas nos mesmos lugares considerados santos pelos pagos antigos, como explicar isso? A maioria dos cristos e de outras religies tambm no tm a mnima idia da origem da sua religio e muitos estudiosos cristos no tm a inteno de compartilhar estas coisas com os leigos. O que observamos que uma gerao vai repetindo o que a outra disse como verdadeiros papagaios. O que estou fazendo neste simples volume uma tentativa de mostrar que h na Bblia elementos contraditrios que podem ser facilmente demonstrados. Muitas afirmaes feitas aqui iro, talvez, desapont-lo, no creia ou descreia sem antes fazer um exame detalhado de tudo que ser mencionado. As observaes registradas aqui seguem uma constatao de registros histricos incontestveis. Faa a sua prpria busca e julgue se aquilo que esta a confere cem por cento com a verdade. Como os especialistas sabem, h dezenas de verses das assim chamadas escrituras originais. As mais importantes so a Septuaginta, primeira verso grega da Tor (Antigo Testamento) feita em Alexandria a pedido de Ptolomeu Lagos (367-282 a. C.), e a Vulgata, que a traduo para o latim das Escrituras Hebraicas por So Jernimo, ele viveu entre os anos de 342 e 420 d.C., era um grande sbio e padre de Belm e Cesaria, conhecedor
16

profundo do latim, grego e hebraico. O papa Dmaso o convocou para traduzir uma enorme quantidade de manuscritos destoantes, o qual assim desabafou ao terminar a obra em uma carta ao Papa:

De velha obra me obrigais a fazer obra nova. Quereis que de alguma sorte eu me coloque como rbitro entre os exemplares das Escrituras que esto dispersos pelo mundo? Como diferem entre si para que faa distino com os que esto de acordo com o verdadeiro texto grego. um piedoso trabalho, mas um perigoso arrojo da parte de quem deve ser julgado por todos.
Veja um exemplo das dificuldades que o tal tradutor enfrentou:

No me toques, pois ainda no subi ao Pai(Joo 20:17;).


O que teria acontecido se Maria no tivesse obedecido Jesus? Teria Jesus sido maculado pelo seu toque a tal ponto dele no poder ir ao Pai? Os mais renomados exegetas hoje em dia traduziriam assim:

No me detenha, pois ainda no subi ao Pai ou ainda No me impea de ir ao Pai.


Esta s para demonstrar as dificuldades de uma traduo. Imagine quantas existem, principalmente no hebraico antigo que j nos tempos de Cristo era uma lngua morta. Boa leitura!

17

Captulo I Um Deus Furioso Depois de lermos tantas passagens bblicas violentas como as que seguem, surge uma pergunta inevitvel: por que o Deus que revelou os dez mandamentos, entre eles o quarto, No matars (Ex 20:13;), aparece, juntamente com os seus servos, matando indiscriminadamente no Antigo Testamento? O Deus bblico era guerreiro, no fazia nenhuma cerimnia para destruir quem quer que fosse e assim procederam os seus servos, tocando a mesma nota, matando e expandindo territrio. Velhos, mulheres e crianas eram os primeiros a pereceram na ponta da espada. A ordem vinha mais ou menos nesse tom: Vo em frente que eu garanto! E l estava Moiss, depois Josu; todo mundo escrevendo o seu nome com sangue inocente. Tantas aes animalescas eram da vontade de Deus? Os textos que viro podem nos responder de forma cabal a esta inquietante pergunta.

O Senhor um guerreiro (Ex 15:3).


Ao ver isto o Senhor se irritou, provocado ira pelos seus filhos e

suas filhas, e disse: Esconderei deles o meu rosto e verei qual ser o seu fim; pois so uma gerao perversa, filhos sem lealdade [...] com seus dolos me provocaram ira [...] tambm os provocarei. Pois um fogo se acendeu na minha ira setas esgotarei contra eles. e arder at o mais profundo do inferno. Males amontoarei sobre eles e as minhas Consumidos sero pela fome e devorados pela febre e peste violenta; enviarei contra eles o dente das feras e o veneno ardente das serpentes que se arrastam no p. Por fora devastar a espada e por dentro com pavor, tanto ao jovem

18

como a virgem, assim a criana de peito como o homem grisalho (Dt 32: 19-25;). Dirs a terra de Israel, isto diz o Senhor Deus: Eis que venho contra ti, tirarei a minha espada da sua bainha e matarei no meio de ti o justo e o mpio (Ez 21:3-4;). Desafogarei contra ti o meu zelo [] cortar-te-o o nariz e as orelhas; e o que restar, o retalharo a espada (Ez 23:25;). Pelo que farei estremecer o cu, e a terra se movera do seu lugar, por causa do furor do Senhor dos exrcitos, e por causa do dia da sua ardente ira. E como a cora quando perseguida, e como a ovelha que ningum recolhe, assim cada um voltar para o seu povo, e cada um fugir para a sua terra. Todo o que for achado ser traspassado; e todo o que for apanhado, cair espada (Is 13:1315;).
Deus matou:

O Senhor ouviu o clamor de Israel entregou-lhes os cananeus, que ele matou, destruiu suas cidades e ps aquele lugar o nome de Horma, isto , maldito (Nm 21:3). Mas feriu o Senhor os homens de Bete-Semes, porque olharam para dentro da arca do Senhor; feriu do povo setenta homens. O povo se entristeceu, porque o Senhor fizera to grande morticnio entre eles (1 Sm. 6:19;). Assim diz o Senhor dos exrcitos: Castigue a Amaleque pelo que fez a Israel quando se lhe ops no caminho, quando este subia do Egito. Vai agora e fere a Amaleque e destri totalmente a tudo o que tiver. Nada lhe poupes; matars a homens e mulheres, meninos
19

e crianas de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos (I Sm 15:2,3;).


Portanto, toda a congregao o levou para fora do acampamento

e o apedrejaram at que morreu como o Senhor ordenara a Moiss (Nm 15:36;).


"Eu tambm enviarei as bestas entre vs que mataro suas

crianas (Lv 26:22;).


"O que fazia era mau aos olhos do Senhor pelo que o matou (Gn 38:9;).

Aconteceu, pois que meia-noite, o Senhor feriu todos os primognitos da terra do Egito (Ex 12:29;). Ento o Esprito do Senhor se apossou dele (Sanso), de modo que desceu a Asquelom e matou trinta dos seus homens (Jz 14:19;). "Ora, Er, o primognito de Jud, era mau aos olhos do Senhor, pelo que o Senhor o matou" (Gn 38:7;). "E o que ele fazia era mau aos olhos do Senhor, pelo que o matou tambm a ele" (Gn 38;10;). [...] Uzzah colocou sua mo na arca e a pegou; pois o boi havia tropeado. E a ira do Senhor se voltou contra Uzzah; e Deus o matou pelo seu erro e l ele morreu prximo a arca do Senhor (I Sm 6:6,7;).

20

Deus castigou: Tambm eu convosco andarei contrariamente em furor e vos

castigarei sete vezes mais por causa dos vossos pecados. Porque comereis a carne de vossos filhos e a carne de vossas filhas comereis (Lv 26:28-29;).
E lhes farei comer a carne de seus filhos e a carne de suas

filhas e comer cada um a carne do seu prximo, no cerco e no aperto em que os apertaro os seus inimigos (Jr 19:9;).
E farei em ti o que nunca fiz e o que jamais farei, por causa de

todas as suas abominaes. Portanto os pais comero a seus filhos no meio de ti e os filhos comero a seus pais e executarei em ti juzos, espalharei todo remanescente a todos os ventos (Ez 5:8-10;).
Quando a carne estava entre os seus dentes, antes que fosse

mastigada, se acendeu a ira do Senhor contra o povo com uma praga muito grande (Nm 11:33;).
Vendo isso Finias, filho de Eleazar, o filho de Aro sacerdote, se

levantou do meio da congregao e tomou uma lana em sua mo; e foi ao encontro do israelita e os atravessou, o israelita e a mulher, pela sua barriga. Ento cessou a praga sobre os filhos de Israel. Assim o Senhor falou a Moiss, dizendo: Finias [] desviou a minha ira dos filhos de Israel, pois foi tomado de zelo por mim no meio deles (Nm 25:8-13;).
Deus aprovou o assassinato de homens, mulheres, recm nascidos, crianas, jovens e velhos:

Agora, pois, matai

de entre as crianas todas as do sexo


21

masculino; e matai toda a mulher que coabitou com algum homem,

deitando-se com ele. Porm todas as jovens que no coabitaram com algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vs (Nm 31: 17-18;). O Senhor nosso Deus os entregou e ns os derrotamos, seus filhos e todo o seu povo, no combate em Jaza. Naquele tempo tomamos todas as suas cidades e condenamos ao extermnio todos os seus habitantes, homens, mulheres e crianas sem deixar um s sobrevivente (Dt 2:33-34;).
Quando o Senhor a entregar nas tuas mos, passars todos os

homens ao fio da espada. Quanto s mulheres, s crianas, aos animais e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, tomars para ti. E comers o despojo dos teus inimigos, que o Senhor teu Deus te d (Dt 20:13-14;). "Assim o Senhor diz: agora v e assassine amaleque, e destrua tudo que eles possuem; mate tanto homens como mulheres e crianas recm nascidas, boi e ovelhas, camelo e asno [...] e Saul destruiu todas as pessoas com fio da espada" (I Sm 15:3,7-8;) E disse-lhes o Senhor: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalm e marca com um sinal as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominaes que se cometem no meio dela. E aos outros disse, ouvindo eu: Passai pela cidade [...] e feri; no sejam compassivos os vossos olhos, no tenhais compaixo. Matai velhos, jovens,e virgens, meninos e mulheres, at extermin-los (Ez 9:5-7;). E suas crianas sero despedaadas perante os seus olhos; as suas casas sero saqueadas, e as suas mulheres violadas. Eis que suscitarei contra eles os medos, que no faro caso da prata, nem
22

tampouco no ouro tero prazer. E os seus arcos despedaaro aos mancebos; e no se compadecero do fruto do ventre; os seus olhos no pouparo as crianas (Is 13:16-18;). Porm os filhos dos assassinos no matou, segundo o que est escrito no livro da lei de Moiss, conforme o Senhor deu ordem, dizendo: No sero mortos os pais por causa dos filhos, nem os filhos por causa dos pais; mas cada um ser morto pelo seu prprio pecado (II Rs 14:6;).
Nota: Depois de tantas citaes bblicas lamentveis e horrendas que falam do assassinato de crianas, jovens, mulheres e velhos; finalizamos com uma citao enfatizando que pela Lei de Moiss, por ordem de Deus, crianas no seriam mortas pelos pecados dos pais e vice-versa. Mas porque o prprio Moiss e Josu no davam mnima para esta lei? Que coisa hein! Deus mandou matar quem estivesse pela frente: Quando o Senhor a entregar nas tuas mos, passars todos os

homens ao fio da espada. Quanto s mulheres, s crianas, aos animais e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, tomars para ti. E comers o despojo dos teus inimigos, que o Senhor teu Deus te d (Dt 20:13-14;).
Porm, das cidades destas naes, que o Senhor teu Deus te d

em herana, nenhuma coisa que tem flego deixars com vida, antes destrui-las-s totalmente (Dt 20:16-17;). "Pois o Senhor endurecia seus coraes para que eles sassem contra Israel em batalha para que fossem destrudos totalmente, e que no recebessem nenhuma piedade, mas que ele pudesse destru-los, como o Senhor ordenara Moiss (Js 11:20;).
23

Assim diz o Senhor Deus de Israel, coloque cada um a espada

do seu lado. Passai e tornai pelo arraial de porta em porta e mate cada um a seu irmo e cada um a seu amigo e cada um a seu vizinho (Ex 32:27;).
Vinga os filhos de Israel dos midianistas (Nm 31:2;).

Assim feriu toda aquela terra [...] nada deixou de resto; mas tudo que tinha flego destruiu, como ordenara o Senhor Deus de Israel
(Js 10:40;).

Perseguireis os vossos inimigos, que cairo espada diante de vs (Lv 26:7-8;).


Deus ordenou que os israelitas matassem Ogue, o rei de Bas, filhos e todo seu povo:

O Senhor disse a Moiss: no tenhas medo dele, porque em tua mo o entreguei, todo seu povo e seu pas [...] feriram, pois, tambm a este com seus filhos e todo seu povo at ao extermnio e conquistaram o seu pas (Nm 21:34-35;).
Deus ordenou a Moiss o enforcamento de todos os cabeas do povo:

Ento, irado o Senhor, disse a Moiss: Toma todos os prncipes do povo e pendura-os em forcas diante do sol, para que o meu furor se afaste de Israel (Nm 25:4;).

24

Deus ordenou que no tivessem piedade das naes vizinhas da poca:

No fars aliana com elas, nem ters piedade delas (Dt 7:2;).
Deus manda matar os que desobedeceram Josu:

Todo homem que for rebelde tua boca, e no ouvir as tuas palavras em tudo o que lhe ordenares, ser morto (Js 1:1-9,18;).
Deus permitiu que Sat ferisse o seu servo:

Satans, pois tendo sado da presena do Senhor, feriu J com uma praga horrvel (J 2:7;).
Deus tambm causou doena mortal ao povo:

Ainda as carnes estavam em seus dentes e ainda no haviam acabado de comer, quando a ira do Senhor se acendeu contra o povo e o feriu com uma grande praga (Nm 11:33;).
Deus enviou pragas aos egpcios pelas seguintes razes: (Ex 7:1; 9:14-16;10:1-2; 11:7;) 1- Mostrar que ele era o Senhor. 2- Mostrar que no h outro como Ele na Terra. 3- Mostrar seu grande poder. 4- Para que o seu nome fosse declarado em toda Terra. 5- Para dar aos israelitas motivos para falarem aos seus descendentes. 6-Mostrar que Ele faz distino entre Israel e o Egito.

25

Outras aes furiosas de Deus:

Os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moiss e a Aro e a toda congregao. Ento disse o Senhor a Moiss: Tal homem ser morto; toda a congregao o apedrejar fora do arraial [...] e ele morreu como o Senhor ordenara a Moiss (Nm 15:33,3536b;).
Deus faz Miriam ficar leprosa s por ter falado contra Moiss (Nm 12:1-10;). Deus faz com que a terra se abra para engolir homens e suas famlias por terem causado rebelio (Nm 16:27-33;). Fogo vindo do Senhor consumiu 250 homens (Nm 16:35;). Uma praga vinda do Senhor mata 14 mil e setecentas pessoas (Nm 16:49;). Deus enviou serpentes para matar os israelitas (Nm 21:6;). 24 mil pessoas morreram devido uma praga vinda do Senhor (Nm 25:9;). Deus ensinou a Davi guerrear:

"E Davi consultou ao Senhor, que respondeu: No subirs; mas rodeia-os por detrs, e virs sobre eles por defronte dos balsameiros. E h de ser que, ouvindo tu o rudo de marcha pelas copas dos balsameiros, ento te apressars, porque o Senhor que sai diante de ti, a ferir o arraial dos filisteus. Fez, pois, Davi como o Senhor lhe havia ordenado; e assassinou os filisteus desde Geba, at chegar a Gezer" ( II Sm 5:25;).

26

Captulo II Servos Furiosos Filhos de Jac, Levi e Simeo mataram: Mataram tambm ao fio da espada a Hamor e a seu filho Siqum e

tomaram a Din da casa de Siqum e saram [...] porquanto haviam contaminado a sua irm (Gn 34:13-29;).
Moiss matou e mandou matar: Se o Deus hebreu foi responsvel pelos atos que voc acabou de ler, no se espante com o que fizeram seus servos. Estes registros esto entre os mais apavorantes de toda a Bblia: Moiss assassina um egpcio (Ex 2:12;). Os Israelitas capturaram as mulheres medianitas, mas Moiss se indignou pelo fato de seus homens terem poupado suas vidas: Por que deixastes com vida todas as mulheres? (Nm 31:15;)

Agora pois, matai de entre as crianas todas as do sexo masculino; e matai toda a mulher que coabitou com algum homem, deitando-se com ele. Porm todas as jovens que no coabitaram com algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vs (Nm 31: 1718;).
Nota: E assim foi feito, s deixaram as virgens para delas usufrurem. A propsito, quem fez o exame para saber se as meninas eram virgens? Foi a olho ou ao toque? Ou foi por revelao divina? Quantas foram estupradas neste episdio? S Deus sabe no mesmo!

27

Josu matou:

E assim Josu desfez a Amaleque e a seu povo ao fio da espada (Ex 17:13;). Tudo o que havia na cidade destruram totalmente ao fio da espada, homem, mulher, menino e velho, bois, ovelhas e jumentos (Js 6:2127;). [...] e havendo todos cado ao fio da espada at todos serem consumidos, ento todo o Israel voltou a Ai e a passaram ao fio da espada. Os que caram aquele dia, assim homens como mulheres foram doze mil, todos os moradores de Ai (Js 8:24;).
Nesse mesmo dia tomou Josu a Maqued. Feriu-a espada, bem

como a seu rei. Destruiu-os totalmente, com todos os que nela havia, sem deixar ali nem sequer um (Js 10:28;).
E o Senhor a entregou (Libna) na mo de Israel, a ela e a seu rei e a

feriu espada, com todos os que nela havia, sem deixar ali nem sequer um (Js 10: 30;).
Mas a tudo o que tinha flego destruiu, como ordenara o Senhor, o

Deus de Israel (Js 10:33-40;).


Israelitas mataram Benjamitas, irmos de uma das doze tribos:

"[...] Ide, e passai ao fio da espada os habitantes de Jabes-Gileade, juntamente com as mulheres e os pequeninos. Mas isto o que haveis de fazer: A todo homem e a toda mulher que tiver conhecido homem, totalmente destruireis. E acharam entre os moradores de Jabes-Gileade quatrocentas moas virgens, que no tinham
28

conhecido homem, e as trouxeram ao arraial em Sil, que est na terra de Cana" (Jz 21:10-12;).
Samuel matou:

Disse Samuel: Assim como tua espada desfilhou mulheres, assim desfilhada ficar tua me entre as mulheres. E Samuel despedaou a Agague perante o Senhor em Gilgal (I Sm 15:33;).
Davi e Salomo mataram:

Ora, tu sabes o que me fez Joabe [...] faze com ele segundo a tua sabedoria e no permitas que suas cs (cabelos brancos) desam a sepultura em paz. Lembra-te, contigo est Simei [...] no o tenhas por inocente [...] sabers o que lhes hs de fazer para que suas cs (cabelos brancos) desam a sepultura com sangue (I Reis 2:5-9;). Respondeu o rei Salomo a sua me: Por que pedes Abisague, a sunamita, para Adonias? E agora to certo como vive o Senhor, que me estabeleceu e me fez assentar no trono de Davi, meu pai [...]. Adonias morrer hoje. Enviou o rei Salomo a Benaia, filho de Joiada, o qual feriu Adonias, de modo que morreu (I Reis 2:22-25;). Foi dito ao rei Salomo que Joabe tinha fugido para o tabernculo do Senhor e estava junto ao altar. Ento Salomo enviou Benaias dizendo: Vai, arremete contra ele! Subiu Benaia, arremeteu contra ele, matou-o e foi sepultado em sua casa, no deserto. Depois o rei mandou chamar a Simei e disse: Edifica-te uma casa em Jerusalm e habita a e da no saias, nem para uma nem para outra parte. No dia em que sares [...] certamente sers morto [...] o rei deu ordem a Banaia, o qual saiu e arremeteu contra ele, de modo que morreu. Assim foi confirmado o reino nas mos de Salomo (I Reis 2: 29-46;).

29

Bibliografia
Taxil,Leo La Bible Amusante 1903/1904. J.T. Sunderland The Origin and Character of Bible (1947- Beacon Press) Boston, Mass. USA. Voltaire Dictionaire Philosophique, ed. 1860 tomo 13, p. 459. Vigoroux La Bible et les Descouvertes Modernes, Vol. III. Pritchard, James B. Ancient Near Texts Relating to the Old Testament. Princeton University Press. Louis Jacolliot La Genese de Lhumanit, ed. 1879, cap. IV, p.73 Brown, Lewis A Sabedoria de Israel, Ed. Brasileira 1947, p. 14 Cavalcanti, Mario de Mello Da Bblia aos Nossos Dias Curitiba 1954. Bellamy In The Beginning, Londres 1947. Blavatsky, H.P., Glossrio Teosfico, Edit. Ground, 2a. edio 1991. Gita O Evangelho de Krishna, Edit. Ediouro, 1987. Grayson. Assyrian and Babylonian Chronicles, p. 196 S. Smith, G. Chaldean Account of Genesis, p. 299-300. Palmer, R. Biblical Beginnings in Canaan. www.marlowe.winsey.com/canaan.html Cross, F.M., O Texto Por Trs do Texto da Bblia Hebraica - Rio Janeiro, Edit. Imago, 1993, p. 156-157. Armstrong, Karen. In the Beginning: A New Interpretation of Gnesis. Randon House. Ingersoll, Robert - www.truthbeknown.com *P.S. Todas as citaes bblicas que aparecem neste livro foram extradas da verso King James inglesa, traduo livre do autor. Robert Graves; Raphael Patai: Hebrew Miths The Book of Genesis John Gray: Near Eastern Mithology Michael Wise; Martin Abegg; Edward Cook: The Dead Sea Scrolls: A New Translation Raymond E. Fowler The Watchers 30

Robert Eisman; Michael Wise: The Dead Sea Scrolls Uncovered ria, Juan; Jesus, Esse Desconhecido. Ed. Objetiva, 2001. Pagels, Elaine; Os Evangelhos Gnsticos. Ed. Cultrix, 1995. Tricca, Maria Helena; Brany, Jlia; Os Proscritos da Bblia. Ed. Mercuryo, 2002. Pinero, Antonio; O Outro Jesus. Ed. Mercuryo, 2002. Crossan, John Dominic; O Jesus Histrico. Ed. Imago, 1995. Zuurmond, Rochus; Procurais o Jesus Histrico? Ed. Loyola, 1988. Dundes, Alan; In Quest of the Hero. Princeton University Press, 2001. Dowley; Eerdmans Handbook to the History of Christianity. Wm. B. Eerdmans Publishing Company. Grand Rapids, Michigan USA. W. Bromley, Geofrey. International Bible Encyclopedia. Idem. Kittel, Gerhard; Theological Dictionary of the New Testament. Idem. G. Hall, Stuart; Doctrine and Practice in the Early Church. Idem. Sellin, Ernst; Fohrer, G. Introduo ao Antigo Testamento. Ed. Paulinas, 1977. Arenhoevel, Diego. Assim se Formou a Bblia. Ed. Paulinas, 1978. Charpentier, Etiene; Para Ler o Antigo Testamento. (Edio francesa) Editions Du Cerf, Paris -1980.

31

Outros livros e estudos do Prof. Wanderley Xavier:

BLOGS: Mistrios do Mundo Antigo http://enigma-mundi.blogspot.com/ Ceticismo http://paradoxosbiblicos.blogspot.com/ Meio Ambiente http://visaoplanetaria.blogspot.com/ Sade Mental http://visao-alternativa.blogspot.com/ 32

You might also like