You are on page 1of 2

Conciso e clareza na redao cientfica moderna

A conciso qualidade em qualquer texto e em todos costuma ser negligenciada. O texto conciso consegue transmitir a informao necessria com o mnimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, fundamental que se tenha, alm de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessrio tempo para revisar o texto depois de pronto. na reviso do texto que se percebem eventuais redundncias ou repeties desnecessrias de ideias. Isso se aplica ao texto acadmico e quase sempre negligenciado. O esforo da conciso atende ao princpio de economia lingustica, empregar o mnimo de palavras para informar. No se deve ser entendida economia de pensamento, no se devem eliminar passagens para reduzir o texto para encurt-lo. Trata-se de cortar palavras inteis, redundncias, passagens que nada acrescentem ao que j foi dito. Perceba a hierarquia de ideias do texto: umas fundamentais e outras secundrias. As ltimas podem esclarecer o sentido das primeiras, detalh-las, exemplific-las; mas existem tambm ideias secundrias que no acrescentam informao alguma ao texto, nem tm maior relao com as fundamentais, podem ser dispensadas. A clareza deveria ser a qualidade bsica de todo texto acadmico, mas muitos ainda se enganam ao tentar enfeitar o produto com gongorismos e outros equvocos do mesmo gnero. Podese definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreenso pelo leitor. No entanto a clareza no algo que se atinja automaticamente: ela depende estritamente das demais caractersticas do texto cientfico. Para ela concorrem: a) a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretaes que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto; b) o uso do padro culto de linguagem, em princpio, de entendimento geral e por definio avesso a vocbulos de circulao restrita, como a gria e o jargo; c) a formalidade e a padronizao, que possibilitam a imprescindvel uniformidade dos textos; d) a conciso, que faz desaparecer do texto os excessos lingusticos que nada lhe acrescentam. pela correta observao dessas caractersticas que se redige com clareza. Contribuir, ainda, a indispensvel reviso de todo texto redigido. A ocorrncia, em textos cientficos, de trechos obscuros e de erros gramaticais provm principalmente da falta reviso profissional.

A reviso do texto avalia se ele de compreenso inequvoca por seu destinatrio. O que nos parece bvio pode ser desconhecido por terceiros. O domnio que adquirimos sobre certos assuntos em decorrncia de nossa experincia profissional faz que os tomemos como de conhecimento geral, o que nem sempre verdade. Explicite, desenvolva, esclarea, precise os termos tcnicos, o significado das siglas e abreviaes e os conceitos especficos que no possam ser dispensados. A reviso profissional exige, necessariamente, tempo. A pressa com que so elaboradas certas comunicaes quase sempre compromete sua clareza. No se deve proceder redao de um texto cientfico que no seja seguida por sua reviso. "No h textos urgentes, h textos atrasados", diz a mxima. Evite-se o atraso com sua indesejvel repercusso na qualidade. Como exemplo de texto obscuro, a ser evitado em todo tipo de texto acadmico, segue o conhecido quadro a partir do qual podem ser feitas inmeras frases, combinando-se as expresses das vrias colunas em qualquer ordem, com uma caracterstica comum, mas sem nenhum sentido! O quadro tem aqui a funo de sublinhar a maneira de como no se deve escrever, trata-se do cmico gerador de lero-lero. Como no se deve escrever:
A necessidade emergente O quadro normativo se caracteriza por prefigura reconduz a snteses incrementa correta relao entre estrutura e superestrutura a superao de cada obstculo e/ou resistncia passiva a pontual correspondncia entre objetivos e recursos o redirecionamento das linhas de tendncias em ato a incorporao das funes e a descentralizao decisional o reconhecimento da demanda no satisfeita uma coligao orgnica interdisciplinar para uma prxis de trabalho de grupo, no interesse primrio da populao sem prejudicar o atual nvel das contribuies com critrios nodirigsticos, para alm das contradies e dificuldades iniciais, numa viso orgnica e no totalizante, mediante mecanismos da participao, segundo um mdulo de interdependncia horizontal, substanciando e vitalizando, no assumindo nunca como implcito, potenciando e incrementando, evidenciando e explicitando ativando e implementando, no omitindo ou calando, mas antes particularizando, recuperando, ou antes revalorizando, numa tica preventiva e no mais curativa, no contexto de um sistema integrado, na medida em que isso seja factvel, em termos de eficcia e eficincia, a cavaleiro da situao contingente, com as devidas e imprescindveis enfatizaes, como sua premissa indispensvel e condicionante, a transparncia metodolgica. um indispensvel salto de qualidade. o aplanamento de discrepncias e discrasias existentes. a adoo de uma metodologia diferenciada. a redefinio de uma nova figura profissional. o coenvolvimento ativo de operadores e utentes. uma congruente flexibilidade das estruturas.

O critrio metodolgico O modelo de desenvolvimento O novo tema social

propicia

O mtodo participativo

propese a

A utilizao potencial

privilegia

... ou no! Adaptado do Manual de Redao da Presidncia da Repblica.

http://www.keimelion.com.br

You might also like