You are on page 1of 2

ALGUMAS PALAVRAS SOBRE O SISTEMA DE COTAS SOCIAIS E RACIAIS

Com a Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012, e o Decreto n. 7.824, de 11 de outubro de 2012, comea a vigorar no Brasil o chamado sistema de cotas sociais e raciais para ingresso nas instituies pblicas federais de ensino superior e de ensino tcnico de nvel mdio. A implantao do sistema dever ser totalmente realizada no prazo de quatro anos, em etapas anuais de 25% (vinte e cinco por cento) no mnimo. A prescrio contida na lei prev que as instituies federais de educao superior devero reservar, em cada concurso seletivo para os cursos de graduao, por curso e por turno, um mnimo de 50% (cinquenta por cento) das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino mdio em escolas pblicas (art. 1). Dessas vagas, 50% (cinquenta por cento) sero destinadas a estudantes provenientes de famlias de baixa renda, ou seja, com renda no superior a um salrio mnimo e meio por cabea (art. 1, pargrafo nico). A inteno do legislador clara: aumentar nas instituies federais de ensino superior a participao dos estudantes egressos de escolas pblicas e dos estudantes de baixa renda, compensando por essa forma a severa desvantagem que ordinariamente tm em face de estudantes da rede particular de ensino, muito mais preparados no geral para o exame vestibular. No. No o momento de falarmos sobre a ineficincia do ensino pblico de nvel fundamental e mdio. Voltemos lei. Em seguida, o legislador estabelece que a distribuio dessas mesmas vagas dever atender proporo de pretos, pardos e indgenas integrantes da populao do Estado em que situada a instituio de ensino superior, conforme o ltimo censo do Instituto Brasileiro de Geografia Estatstica (art. 3). Caso essas vagas no sejam ocupadas com base nesse critrio, devero ser preenchidas exclusivamente por estudantes que tenham cursado o ensino mdio integralmente em escolas pblicas (art. 3, pargrafo nico).

Novamente, clara a inteno do legislador: ampliar o acesso dos estudantes integrantes das chamadas minorias tnicas, referidos na lei como pretos, pardos e indgenas, s instituies federais de ensino superior. Para evitar o perigosssimo problema da adoo de qualquer critrio

pretensamente biolgico para a identificao dos destinatrios da chamada cota racial, o legislador estabeleceu que se considerar como tal aquele que se autodeclarar como tal, ou seja, como preto, pardo ou indgena. Vale, portanto, a convico e a palavra do estudante como critrio de identidade tnica ou racial e, pois, como forma de identificao dos destinatrios do programa. Toda essa disciplina normativa simetricamente adotada para o acesso s instituies de ensino tcnico de nvel mdio, como eram as chamadas Escolas Tcnicas Federais, conforme os artigos 4 e 5 da Lei n. 12.711/2012. Alguns esclarecimentos. Essa disciplina se dirige exclusivamente s instituies pblicas federais de ensino superior e de ensino tcnico de nvel mdio, no se aplicando s instituies pblicas estaduais ou s instituies privadas de ensino superior. Por outro lado, nada impede a no ser uma eventual declarao de inconstitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal em relao ao sistema federal que esse sistema venha a ser adotado por essas instituies num futuro prximo. De acordo com o art. 7, caber ao poder executivo, no prazo de 10 (dez) anos a contar da publicao da lei, promover a reviso de todo o programa. Isso significa que o sistema de cotas sociais e raciais foi criado para ser um instrumento de transio e, portanto, provisrio. A reviso do sistema dever basear-se, entre outros fatores, nos resultados obtidos pelo programa em termos de acesso educao e ao trabalho pelos grupos beneficiados, seja para ampli-lo, seja para reduzi-lo, seja para extingui-lo. No me aventuro, nesse momento, a escrever sobre o que podemos esperar do programa: seja como resultados, seja como problemas. Por agora, possvel dizer que, no grupo dos resultados, veremos um aumento de matrculas de integrantes dos grupos beneficiados pela lei, o que matematicamente lgico; no grupo dos problemas, creio que uma poltica pblica de ao afirmativa como essa no tem como voar placidamente em cu de brigadeiro sem alguma tempestade crtica de vis jurdico ou poltico. Ao debate.

You might also like