You are on page 1of 25

FACULDADE JOS LACERDA FILHO DE CINCIAS APLICADAS FAJOLCA CURSO DE CINCIAS CONTBEIS

AUDITORIA INTERNA COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA NO PROCESSO DECISORIO DE UMA ORGANIZAO

IPOJUCA/PE Dez/2011

AUDITORIA INTERNA COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA NO PROCESSO DECISORIO DE UMA ORGANIZAO

Trabalho de concluso do curso, apresentado para obteno do titulo de graduao no curso de bacharelado em Cincias Contbeis da Faculdade Jos Lacerda Filho de Cincias Aplicadas, FAJOLCA.

Orientador. Prof. Jos Pereira

IPOJUCA/PE Dez/2011

AUDITORIA INTERNA COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA NO PROCESSO DECISORIO DE UMA ORGANIZAO

RESUMO

Pesquisa bibliogrfica que tem como foco o estudo da Auditoria Interna, buscando entender como a mesma pode ser utilizada pelas organizaes como uma ferramenta de auxilio nas tomadas de decises. Tem por objetivo compreender a percepo dos gestores das organizaes, visando compreender a forma como os mesmos utilizam estas informaes, afim de, se obter melhores resultados com as decises tomadas. Para alcanar o referido objetivo, utilizou-se da pesquisa bibliogrfica, apoiando-se em conceitos de autores especializados na rea, e tambm em consultas a sites oficiais de rgos envolvidos com a auditoria. Verifica-se a necessidade de que a Auditoria Interna amplie sua viso de procedimentos, a fim de que, em seus trabalhos, no tenha como foco apenas o formalismo e o aspecto legalista, mas tambm e de modo enftico, privilegie os aspectos gerenciais e de avaliao de resultados, sob pena de continuar em desacordo com as novas e modernas demandas da sociedade.

Palavras-Chave: Auditoria Interna. Gesto. Deciso.

INTERNAL AUDIT AS A TOOL FOR IMPROVING THE DECISION-MAKING IN AN ORGANIZATION

ABSTRAT

Bibliographic research that has as its main focus the study of Internal Auditing, seeking to understand how it can be used by organizations as a tool to aid in making decisions. Aims to understand the perception of the managers of organizations, seeking to understand how they use this information, in order to achieve better results with the decisions taken. To achieve this objective, it was used in bibliographic research, supporting on concepts of specialized authors in the area, and also in consultation with the official websites of organs involved with the audit. There is a need for the Internal Audit augments its vision of procedures, in order to that, in their work, does not have the focus only formalism and legalistic aspect, but also, and most emphatic, focusing on aspects of management and evaluation results, under penalty of continue in disagreement with new and modern demands of society.

Keywords: Internal audit. Management. Decision.

SUMRIO CAPTULO 1 INTRODUO CAPTULO 2 REVISO DA LITERATURA 2.1 RESGATE HISTORICO 2.2 CONCEITOS 05 07 07 09

2.3 EMBASAMENTO LEGAL 2.4 RELAO COM A CONTABILIDADE CONCLUSO REFERNCIA

10 18 22 23

CAPITULO 1 - INTRODUO

A auditoria interna uma ferramenta que vm sendo valorizada na atualidade dentro das empresas, pois tm recebido destaque no mundo empresarial por constituir-se num instrumento, o qual oferece mltiplos benefcios aos gestores de empresas, nos mais diversos ramos de negcios. Pois, sendo a Auditoria Interna uma atividade que visa melhoria das operaes da organizao a partir da abordagem sistemtica, a qual busca a eficcia no gerenciamento dos riscos atravs do aperfeioamento dos processos (IIA, 2011). Tendo em vista o atual cenrio, da busca por melhores prticas de governana, do desenvolvimento das ISOs (ISO, 2011), bem como, o processo de padronizao internacional (CPC, 2011; IBGC, 2011), apresenta-se a problemtica desta pesquisa: Qual a importncia da auditoria interna enquanto ferramenta no processo de tomada de decises dentro de uma entidade? O mercado atual em constantes mudanas, tais como, a globalizao, tornam incerto a poltica econmica mundial, at mesmo as naes mais fortes correm riscos. Visando a preveno, as empresas tm investido na qualidade das informaes gerenciais, as quais subsidiam a tomada de deciso. E como, no poderia deixar de ser a classe contbil, e mais especificamente as informaes geradas... Esta pesquisa cientifica tem como principal objetivo, apresentar de forma mais clara e objetiva a importncia e necessidade que as organizaes possuem, de adotarem a auditoria interna, como ferramenta de melhoria de seus controles afim de, se obter maior confiabilidade nas informaes que auxiliam seus gestores a tomarem decises que ditam os rumos da mesma. Para atingir-se o objetivo geral, o estudo pretende:

Analisar conceitos de autores, para se obter um melhor entendimento do tema pesquisado; Identificar atravs desta pesquisa as vantagens da utilizao da auditoria interna dentro de uma empresa; Mostrar os procedimentos utilizados pela auditoria interna.

O presente trabalho foi elaborado de forma bibliogrfica, mostrando alguns conceitos de autores e estudos realizados a fim de se obter um melhor entendimento sobre auditoria interna e seus benefcios para uma organizao.

CAPITULO 2 - REVISO DA LITERATURA

2.1.

RESGATE HISTRICO

O termo auditor provm da palavra inglesa to audit (examinar, ajustar, corrigir, certificar), em portugus, ela perfeitamente representada pela origem latina (aquele que ouve, o ouvinte). Segundo se tem noticias, o inicio da atividade de auditoria iniciou-se na Inglaterra, a mesma como dominadora dos mares e do comrcio em pocas passadas, teria iniciado a disseminao de investimentos mantidos naqueles locais. (ATTIE, 1998, 27).

A expresso auditor no de uso exclusivo do ramo contbil, pois existe a mesma nomenclatura em outras diferentes atividades, porm exercidas com objetivos similares. A auditoria como um dos diversos ramos da contabilidade vem alcanando um expressivo desenvolvimento, tanto no mbito terico, quanto no pratico. O exerccio do contador como profissional, data do sculo XVIII, mas s chegou a alcanar maiores impulsos, a partir de 1900, com o desenvolvimento do capitalismo.

Em diversos pases da Europa, muitas foram durante a idade mdia, as associaes profissionais que tratavam de executar as funes de auditoria, destacando-se, entre elas, os conselhos londrinos em 1310; O Tribunal de Contas, em 1640, em Paris (ao tempo de Colbert, notabilizado por Bertrand Franois Barme), o Collegio dei Raxonati, em 1581, na cidade de Veneza; e a Academia dei Ragionieri, em 1658, nas cidades de Milo e Bolonha. (S, 2002,)

Durante a Revoluo Industrial, ocorrida na segunda metade do sculo XVIII, surgiram novas diretrizes s tcnicas contbeis e especialmente s de auditoria, visando atender s necessidades criadas com o aparecimento de grandes empresas. Por isso, em 1845, ou seja pouco depois de a Contabilidade penetrar nos domnios cientficos, o Railway Companies Consolidation Act, obrigava a verificao anual dos balanos, que deveria ser feita por auditores.

Na Inglaterra se havia muita confiana nos auditores, mais na poca surgiram diversos profissionais incapazes, que contriburam de forma desastrosa para a imagem de uma rea que se mostrava bastante promissora, com uma carreira de brilho e sucesso.

Surgiu ento necessidade de se proteger a integridade destes profissionais, foram criadas ento, associaes, que visavam garantir essa proteo, por exemplo, em 1850, na Esccia, surgia a primeira entidade que se destinava a moralizar o exerccio de to importante funo, seguindo-a logo depois algumas outras da Inglaterra e em outros pases da Europa.

A medida comeou a alcanar os seus objetivos e desta forma os auditores, voltaram a conquistar carreiras de prosperidade, protegidos como se achavam pela instituio de classe, que controlava o exerccio da profisso e titulava seus associados.

A mais antiga referncia a atividades qualificadas como de auditoria interna da Worshipful Pewters Co. quando a mesma, em 1854, nomeou quatro de seus membros para examinar suas contas (logo, auditoria interna contbil) e o desempenho dos demais na extrao, transporte e venda de minrio (logo, auditoria interna operacional). (CREPALDI, 2004, 100)

Nos Estados Unidos em 1941, a auditoria interna, como um controle administrativo, cuja funo medir e avaliar a eficcia de outros controles, passou a ser utilizada de forma efetiva. No mesmo ano, 24 auditores internos se uniram e fundaram, em Nova York o conceituado, The Institute of Internal Auditors, motivados pelo fato, de que a profisso de auditor interno constitua-se em um trabalho a parte e diferente, e que uma organizao formal serviria para promover uma aplicao mais efetiva da auditoria interna aos problemas de administrao de negcios. Esses determinados batalhadores escolheram como lema do Institute a frase: progress through sharing (progresso pelo intercambio). Aplicando efetivamente este lema no dia-a-dia de suas atividades profissionais, os membros

10

fundadores do institute, e muitos outros mais, que logo aderiram a organizao, entre os quais destacou-se Brad Cadmus, seu primeiro diretor gerente (cargo que ocupou com grande destaque durante 15 anos), levaram a ento nova organizao a um desenvolvimento invejvel, no s nos Estados Unidos, mas tambm internacionalmente, com a constituio de captulos pelo mundo afora. (CREPALDI, 2004, 100-101).

Apenas em 1972, comearam a surgir no Brasil s primeiras normas de auditoria, baseadas em experincias de pases mais desenvolvidos, a exemplo dos Estados Unidos. O Instituto de Auditores Independentes do Brasil, foi criada e reconhecida pela Resoluo 317, do Conselho Federal de Contabilidade, e pela Resoluo 220, do Banco Central do Brasil, no mesmo ano. Segundo (ATTIE, 1998, 29), as principais influncias do desenvolvimento da auditoria no Brasil foram: I. O surgimento de filiais e subsidiarias de empresas estrangeiras; II. O financiamento de empresas brasileiras por meio de entes governamentais; III. O crescimento das empresas brasileiras e, consequentemente, a necessidade de descentralizao e diversificao de suas atividades econmicas; IV. A evoluo do mercado de capitais;

V. A criao de normas de auditoria, em 1972, pelo Banco Central do Brasil; e VI. A criao da Comisso de Valores Mobilirios e a Lei das Sociedades por Aes, em 1976.

2.2.

CONCEITOS

(ATTIE, William, 1998, p. 25)

11

A auditoria uma especializao contbil voltada a testar a eficincia e eficcia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinio sobre determinado dado.

(CREPALDI, Silvio Aparecido, 2004, p. 41)


Constitui o conjunto de procedimentos que tem por objetivo examinar a integridade, adequao e eficcia dos controles internos e das informaes fsicas, contbeis, financeiras e operacionais da entidade.

Observa-se, com os conceitos acima mencionados, que a Auditoria Interna pode ser definida como uma atividade que busca avaliar e assessorar de forma independente a administrao, tendo como foco avaliar a eficincia, e eficcia dos sistemas de controle, inclusive no que tange a qualidade do desempenho em relao s polticas, objetivos e metas a serem alcanadas. A execuo da Auditoria Interna nas organizaes deve-lhe permitir que desempenhe suas incumbncias e responsabilidades de forma abrangente e independente, sendo que, para isto, deve estar vinculado ao mais alto nvel gerencial da organizao.

2.3.

EMBASAMENTO LEGAL

RESOLUO CFC N 986/03 Aprova a NBC TI 01 Da Auditoria Interna. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exerccio de suas atribuies legais e regimentais, CONSIDERANDO que as Normas Brasileiras de Contabilidade e suas Interpretaes Tcnicas constituem corpo de doutrina contbil que estabelece regras de procedimentos tcnicos a serem observadas quando da realizao de trabalhos;

12

CONSIDERANDO que a forma adotada de fazer uso de trabalhos de instituies com as quais o Conselho Federal de Contabilidade mantm relaes regulares e oficiais est de acordo com as diretrizes constantes dessas relaes; CONSIDERANDO que o Grupo de Trabalho das Normas Brasileiras de Contabilidade, institudo pelo Conselho Federal de Contabilidade, atendendo ao que est disposto no art. 3 da Resoluo CFC n 751, de 29 de dezembro de 1993, que recebeu nova redao pela Resoluo CFC n 980, de 24 de outubro de 2003, elaborou a NBC TI 01 Da Auditoria Interna; CONSIDERANDO que por se tratar de atribuio que, para o adequado desempenho, deve ser empreendida pelo Conselho Federal de Contabilidade, em regime de franca, real e aberta cooperao com o Banco Central do Brasil, a Comisso de Valores Mobilirios, o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, o Instituto Nacional de Seguro Social, o Ministrio da Educao e do Desporto, a Secretaria Federal de Controle, a Secretaria da Receita Federal, a Secretaria do Tesouro Nacional e a Superintendncia de Seguros Privados,

RESOLVE: Art. 1 Aprovar a NBC TI 01 Da Auditoria Interna.

Art. 2 Esta Resoluo entra em vigor a partir do dia 1 de janeiro de 2004, revogando a Resoluo CFC n 780, de 24 de maro de 1995. Braslia, 21 de novembro de 2003. Contador ALCEDINO GOMES BARBOSA Presidente Ata CFC n 850 Procs. CFC nos 40/03 e 42/03

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC TI 01 DA AUDITORIA INTERNA 12.1 CONCEITUAO E DISPOSIES GERAIS 12.1.1 Conceituao e Objetivos da Auditoria Interna

13

12.1.1.1 Esta norma trata da atividade e dos procedimentos de Auditoria Interna Contbil, doravante denominada Auditoria Interna. 12.1.1.2 A Auditoria Interna exercida nas pessoas jurdicas de direito pblico, interno ou externo, e de direito privado. 12.1.1.3 A Auditoria Interna compreende os exames, anlises, avaliaes, levantamentos e comprovaes, metodologicamente estruturados para a avaliao da integridade, adequao, eficcia, eficincia e economicidade dos processos, dos sistemas de informaes e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir administrao da entidade no cumprimento de seus objetivos. 12.1.1.4 A atividade da Auditoria Interna est estruturada em procedimentos, com enfoque tcnico, objetivo, sistemtico e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organizao, apresentando subsdios para o aperfeioamento dos processos, da gesto e dos controles internos, por meio da recomendao de solues para as no-conformidades apontadas nos relatrios. 12.1.2 Papis de Trabalho 12.1.2.1 A Auditoria Interna deve ser documentada por meio de papis de trabalho, elaborados em meio fsico ou eletrnico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemtica e racional. 12.1.2.2 Os papis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informaes e provas, obtido no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte sua opinio, crticas, sugestes e recomendaes. 12.1.2.3 Os papis de trabalho devem ter abrangncia e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreenso do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extenso dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das concluses alcanadas.

14

12.1.2.4

Anlises, demonstraes ou quaisquer outros documentos devem ter sua integridade verificada sempre que forem anexados aos papis de trabalho.

12.1.3 Fraude e Erro 12.1.3.1 A Auditoria Interna deve assessorar a administrao da entidade no trabalho de preveno de fraudes e erros, obrigando-se a inform-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indcios ou confirmaes de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. 12.1.3.2 O termo fraude aplica-se a ato intencional de omisso e/ou manipulao de transaes e operaes, adulterao de documentos, registros, relatrios, informaes e demonstraes contbeis, tanto em termos fsicos quanto monetrios. 12.1.3.3 O termo erro aplica-se a ato no-intencional de omisso, desateno, desconhecimento ou m interpretao de fatos na elaborao de registros, informaes e demonstraes contbeis, bem como de transaes e operaes da entidade, tanto em termos fsicos quanto monetrios. 12.2 NORMAS DE EXECUO DOS TRABALHOS 12.2.1 Planejamento da Auditoria Interna 12.2.1.1 O planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os exames preliminares das reas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a poca do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administrao da entidade. 12.2.1.2 O planejamento deve considerar os fatores relevantes na execuo dos trabalhos, especialmente os seguintes: a) O conhecimento detalhado da poltica instrumentos de gesto de riscos da entidade; e dos

b) O conhecimento detalhado das atividades operacionais e dos sistemas contbil e de controles internos e seu grau de confiabilidade da entidade; c) A natureza, a oportunidade e a extenso dos procedimentos de auditoria interna a serem aplicados,

15

alinhados com a poltica de gesto de riscos da entidade; d) A existncia de entidades associadas, filiais e partes relacionadas que estejam no mbito dos trabalhos da Auditoria Interna; e) O uso do trabalho de especialistas; f) Os riscos de auditoria, quer pelo volume ou pela complexidade das transaes e operaes; g) o conhecimento do resultado e das providncias tomadas em relao a trabalhos anteriores, semelhantes ou relacionados; h) as orientaes e as expectativas externadas pela administrao aos auditores internos; e i) o conhecimento da misso e objetivos estratgicos da entidade. 12.2.1.3 O planejamento deve ser documentado e os programas de trabalho formalmente preparados, detalhando-se o que for necessrio compreenso dos procedimentos que sero aplicados, em termos de natureza, oportunidade, extenso, equipe tcnica e uso de especialistas. 12.2.1.4 Os programas de trabalho devem ser estruturados de forma a servir como guia e meio de controle de execuo do trabalho, devendo ser revisados e atualizados sempre que as circunstncias o exigirem. 12.2.2 Riscos da Auditoria Interna 12.2.2.1 A anlise dos riscos da Auditoria Interna deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos; esto relacionados possibilidade de no se atingir, de forma satisfatria, o objetivo dos trabalhos. Nesse sentido, devem ser considerados, principalmente, os seguintes aspectos: a) A verificao e a comunicao de eventuais limitaes ao alcance dos procedimentos da Auditoria Interna, a serem aplicados, considerando o volume ou a complexidade das transaes e das operaes; b) A extenso da responsabilidade do auditor interno no uso dos trabalhos de especialistas. 12.2.3 Procedimentos da Auditoria Interna

16

12.2.3.1 Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigaes, incluindo testes de observncia e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsdios suficientes para fundamentar suas concluses e recomendaes administrao da entidade. 12.2.3.2 Os testes de observncia visam obteno de razovel segurana de que os controles internos estabelecidos pela administrao esto em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionrios e administradores da entidade. Na sua aplicao, devem ser considerados os seguintes procedimentos: a) Inspeo verificao de registros, documentos e ativos tangveis; b) Observao acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execuo; e c) Investigao e confirmao obteno de informaes perante pessoas fsicas ou jurdicas conhecedoras das transaes e das operaes, dentro ou fora da entidade. 12.2.3.3 Os testes substantivos visam obteno de evidncia quanto suficincia, exatido e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informao da entidade. 12.2.3.4 As informaes que fundamentam os resultados da Auditoria Interna so denominadas de evidncias, que devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e teis, de modo a fornecer base slida para as concluses e recomendaes administrao da entidade. 12.2.3.5 O processo de obteno e avaliao das informaes compreende: I A obteno de informaes sobre os assuntos relacionados aos objetivos e ao alcance da Auditoria Interna, devendo ser observado que: a) A informao suficiente aquela que factual e convincente, de tal forma que uma pessoa prudente e informada possa entend-la da mesma forma que o auditor interno; b) A informao adequada aquela que, sendo confivel, propicia a melhor evidncia alcanvel,

17

por meio do uso apropriado das tcnicas de Auditoria Interna; c) A informao relevante a que d suporte s concluses e s recomendaes da Auditoria Interna; d) A informao til a que auxilia a entidade a atingir suas metas. II a avaliao da efetividade das informaes obtidas, mediante a aplicao de procedimentos da Auditoria Interna, incluindo testes substantivos, se as circunstncias assim o exigirem. 12.2.3.6 O processo deve ser supervisionado para alcanar razovel segurana de que o objetivo do trabalho da Auditoria Interna est sendo atingido. 12.2.3.7 Devem ser adotados procedimentos adequados para assegurar que as contingncias ativas e passivas relevantes - decorrentes de processos judiciais e extrajudiciais, reivindicaes e reclamaes, bem como de lanamentos de tributos e de contribuies em disputa, - foram identificadas e so do conhecimento da administrao da entidade. 12.2.3.8 No trabalho da Auditoria Interna, quando aplicvel, deve ser examinada a observncia dos Princpios Fundamentais de Contabilidade, das Normas Brasileiras de Contabilidade e da legislao tributria, trabalhista e societria, bem como o cumprimento das normas reguladoras a que estiver sujeita a entidade. 12.2.4 Amostragem 12.2.4.1 Ao determinar a extenso de um teste de auditoria ou um mtodo de seleo de itens a serem testados, podem ser empregadas tcnicas de amostragem. 12.2.4.2 Ao usar mtodo de amostragem, estatstica ou no, deve ser projetada e selecionada uma amostra que possa proporcionar evidncia de auditoria suficiente e apropriada.

12.2.5

Processamento Eletrnico de Dados PED

18

12.2.5.1 A utilizao de processamento eletrnico de dados pela entidade requer que exista, na equipe da Auditoria Interna, profissional com conhecimento suficiente sobre a tecnologia da informao e os sistemas de informao utilizados. 12.2.5.2 O uso de tcnicas de Auditoria Interna, que demandem o emprego de recursos tecnolgicos de processamento de informaes, requer que exista na equipe da Auditoria Interna profissional com conhecimento suficiente de forma a implementar os prprios procedimentos ou, se for o caso, orientar, supervisionar e revisar os trabalhos de especialistas.

12.3 NORMAS RELATIVAS AO RELATRIO DA AUDITORIA INTERNA 12.3.1 O relatrio o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas concluses, recomendaes e providncias a serem tomadas pela administrao da entidade. 12.3.2 O relatrio da Auditoria Interna deve abordar, no mnimo, os seguintes aspectos: a)O objetivo e a extenso dos trabalhos; b)A metodologia adotada; Os principais procedimentos de auditoria aplicados e sua extenso; c) Eventuais limitaes ao alcance dos procedimentos de auditoria; d) A descrio dos fatos constatados e as evidncias encontradas;

e)Os riscos associados aos fatos constatados; e As concluses constatados. e as recomendaes resultantes dos fatos

12.3.3 O relatrio da Auditoria Interna deve ser apresentado a quem tenha solicitado o trabalho ou a quem este autorizar, devendo ser preservada a confidencialidade do seu contedo. 12.3.4 A Auditoria Interna deve avaliar a necessidade de emisso de relatrio parcial, na hiptese de constatar

19

impropriedades/irregularidades/ ilegalidades que necessitem providncias imediatas da administrao da entidade, e que no possam aguardar o final dos exames, considerando o disposto no item 12.1.3.1.

2.4.

RELAO COM A CONTABILIDADE Da mesma forma que a contabilidade a auditoria interna desenvolve um

importantssimo papel de controle para os administradores, pois atravs de seus papeis de trabalho e posteriormente relatrio que podemos identificar se todos os processos internos e polticas pr definidas pela empresa esto sendo executados em conformidade com as normas e sistemas contbeis. Conforme o Portal de Contabilidade (2011) A auditoria interna uma das mais importantes ferramentas para o controle administrativo. A ausncia de controles adequados para empresas de estrutura complexa a expe a inmeros riscos, freqentes erros e desperdcios. Havendo necessidades de investimentos para um melhor desenvolvimento em seu processo tecnolgico e produtivo, as empresas procuram investirem no seu controle interno seguindo as orientaes constante no relatrio da Auditoria, objetivando solucionar possveis falhas no processo produtivo e assim reduzir custos, tornando a empresa mais competitiva no mercado. Com a expanso das organizaes para novos mercados, seus administradores precisam captar recursos de fora, necessitando da auditoria interna para que seja confeccionado um relatrio com a situao patrimonial e financeira da empresa, e assim ela possa junto a investidores externo e instituies financeiras captar os recursos desejveis a ser investido na empresa. Tendo necessidade de confrontao e confirmao dos dados apresentados nos relatrios contbeis apresentados pelas empresas, os proprietrios e investidores de criar um departamento responsvel para avaliar se as normas e diretrizes esto sendo seguido segundo determinado anteriormente, assim surgiu a auditoria, que hoje responsvel por emitir relatrio econmico-financeiro e esta presente nas grandes empresas no mundo inteiro. Segundo o Portal de Contabilidade (2011). Dessa especializao surgiu uma ramificao que foi chamada de auditoria interna. A auditoria interna a tarefa

20

designada a avaliar de forma independente, dentro de uma entidade, os controles contbeis, financeiros e de outros tipos, no sentido de auxiliar a administrao. Conforme Almeida (2007), com a expanso dos negcios sentiu a necessidade de dar maior ateno s normas ou aos procedimentos internos. Isso decorreu do fato de que o administrador e, em alguns casos, o proprietrio da empresa, no poderia supervisionar pessoalmente todas as suas atividades. No entanto, da nada valeria a implantao de quaisquer procedimentos internos sem que houvesse um acompanhamento para verificar se os mesmos eram seguidos pelos empregados da empresa. Para atender administrao da empresa, foi necessria uma auditoria mais peridica, com maior grau de profundidade, e que visasse, tambm, s outras reas no-relacionadas com a contabilidade, como sistema de controle interno, administrao de pessoal, etc. A partir das necessidades mencionadas surgiu o auditor interno como uma ramificao da profisso de auditor externo, e conseqentemente, do contador. O auditor interno um empregado da empresa e, dentro de uma organizao, ele no deve estar subordinado queles cujos trabalhos examinam. Alm disso, o auditor interno no deve desenvolver atividades que possa um dia examinar, como, por exemplo, desenvolver lanamentos contbeis, para que no interfira em sua independncia. Segundo Attie (1998), a funo da auditoria interna repousa em atividades detalhadas da empresa, relacionadas, de maneira intensa, com o andamento de cada funo, rea, departamento, setor e operao. A auditoria interna, por orientao gerencial da alta administrao da empresa, tem de examinar cada ramificao e os segmentos, em perodos regulares de tempo, para observar a aderncia s polticas, legislao, eficincia operacional e aos aspectos tradicionais de controle e salvaguarda da empresa. Apesar de ambas as funes de auditoria cobrir algumas atividades similares, a nfase e a forma de abord-las variam, a auditoria externa tem como objetivo a reviso global das atividades, de maneira menos detalhada. A auditoria externa no elimina a necessidade da auditoria interna, porque a auditoria interna da organizao auditada possibilita maior segurana ao auditor independente, evitando a duplicidade de trabalho e reduzindo os custos de ambas

21

as partes, uma vez que a qualidade dos trabalhos praticados assim indique, e permite a identificao e resoluo antecipada de problemas que s so solucionados no ltimo instante.

CONTROLE INTERNO
Para o AICPA (Instituto Americano de certificados pblicos de contadores), apud ATTIE; WILLIAM (1998, p.111): O controle interno compreende o plano de organizao e o conjunto coordenado dos mtodos e medidas, adotados pela empresa, para proteger seu patrimnio, verificar a exatido e a fidedignidade de seus dados contbeis, promover a eficincia operacional e encorajar a adeso poltica traada pela administrao.

O controle interno representa o conjunto de procedimentos, mtodos ou rotinas com os objetivos de proteger os ativos, para produzir dados confiveis e ajudar a administrao na conduo ordenada dos negcios da empresa.
A atividade do controle interno est interligada com todas as funes envolvida no processo administrativo. Onde o planejamento, a organizao e a direo repercutem de forma direta e intensa nas atividades de controle das aes empresariais, propiciando aos administradores mensurar e a avaliar os resultados obtidos nas aes que foram desenvolvidas atravs do planejamento e organizao da direo. Para Attie (1998, p. 111). A palavra controle tem muitas conotaes, e seu significado depende da funo especfica em que aplicada. Desse modo ela pode ser entendida como a funo administrativa que compe ou faz parte do processo administrativo, e que antecede como meio de regulao que um controller aplica em uma empresa para acompanhar e balizar o seu desempenho e orientar decises, como a funo restritiva de um sistema para manter os participantes dentro dos padres desejados e evitar qualquer desvio, pode ainda apresentar vrias conotaes como: conferir ou verificar, regular, comparar com um padro, exercer atividade sobre algum.

22

CONCLUSO Controle interno representa em sua estrutura, elementos que contribui de forma significativa no processo construtivo e na continuidade da empresa. Adotando procedimento e polticas definidas pela administrao para direcionar no cumprimento dos objetivos traados, a fim de assegurar na medida do possvel a execuo de forma eficiente e ordenada as atividades da empresa. imprescindvel ressaltar-mos que se as pessoas envolvidas no processo no se comprometerem e integrasse com as finalidades da empresa de nada adianta possuir um controle interno. essencial para o controle na sua implantao escolhemos membros eficientes que possam passar as informaes solicitadas de forma gio e de fcil compreenso, ajudando assim a tomarmos decises corretas.

23

REFERNCIA LIVROS: ATTIE, William. Auditoria: Conceitos e Aplicaes. 3 Ed. So Paulo: Atlas, 1998. ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: Um Curso Moderno e completo. 6 ed. So Paulo: Atlas, 2007. CREPALDI, Silvio Aparecido. Auditoria Contbil: Teoria e Prtica. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2004. FRANCO, Hilrio. Auditoria Contbil: Normas de Auditoria, Procedimentos e papis de trabalho, Programas de auditoria e Relatrios de auditoria. 4 ed. So Paulo: Atlas, 2001. S, Antnio Lopes de. Curso de Auditoria. 10 Ed. So Paulo: Atlas, 2002.

SITES: ARTIGOS: Um Pouco de Histria da Auditoria Interna. Site Portal UNB.Disponvel em: http://portal.unb.br/administracao/auditoria_interna/controle_interno/historia.php. Acesso em: 0020/11/2011.

24

Auditoria interna e sua importncia para as organizaes. Disponvel em: < http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/auditoriainterna.htm>. Acesso em: 15/10/2011. CPC Comit de Pronunciamentos Contbeis. Site oficial do CPC. Disponvel em: http://www.cpc.org.br/index.php. Acesso em: 17/11/2011. CFC Conselho Federal de Contabilidade. Site oficial do CFC. Disponvel em: http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/Confirmacao.aspx. Acesso em: 20/11/2011. IBGC Instituto Brasileiro de Governana. Site oficial do IBGC. Disponvel em: http://www.ibgc.org.br/English.aspx. Acesso em: 17/11/2011.

IIA Instituto dos Auditores Internos. Site oficial do IIA Brasil. Disponvel em: http://www.iiabrasil.org.br/new/IPPF.html. Acesso em: 17/11/2011. ISO International Organization for Padronizao. Site oficial da ISO. Disponvel em: http://www.iso.org/iso/home.html. Disponvel em: 17/11/2011. Leandra de Jesus Lima, Robernei Aparecido Lima Disponvel em:

http://www.portaldecontabilidade.com.br acesso em: 14/12/2011 Manual de auditoria. Disponvel em: < http://peritomed.files.wordpre

ss.com/2010/12/manual_de_auditoria_interna.pdf>. Acesso em: 15/10/2011 Manual de auditoria interna. Disponvel em: < http://www.conab.gov.br/downloads /regulamentos/ManualdeAuditoriaInterna.pdf>. Acesso em: 15/10/2011. Portal de Contabilidade. Disponvel em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br /tematicas/auditoria-interna-organizacoes.htm >acesso em 17/11/2011.

25

You might also like