You are on page 1of 7

Sumario 1.INTRODUO 2.O FUTEBOL 3. O PERFIL DO ATLETA 4.TESTES A SEREM REALIZADOS 4.1Frequncia Cardaca 4.2Vo2 Maximo 4.3Agilidade 4.

4Fora Explosiva De Membros Inferiores 4.5Fora Explosiva De Membros Superiores 5.CONCLUSO 6.REFERENCIAS 2 3 4 4 5 5 6 6 6 7 8

1.INTRODUO Os profissionais que trabalham no mbito de treinamento esportivo buscam elevar ao mximo as capacidades fsicas, tcnicas e tticas dos seus atletas, para competirem em igualdade com atletas de primeiro mundo. Ao longo deste trabalho, procuraremos descrever alguns testes que sero aplicados em alunos de 14 a 16 na escola de futebol Dutra/Guarulhos, e evidenciar alguns aspectos que nos parecem pertinentes no contexto atual do treino desportivo e especificamente no treino do futebol. No existe um consenso quanto qual dieta, avaliao e programa de treinamento devem ser utilizados para obter os melhores resultados. Porm, quando se trata de desempenho esportivo, todas as informaes cientficas disponveis quanto modalidade em questo devem ser analisadas. Tudo depende do equilbrio entre conhecimento e infraestrutura, no adianta uma equipe ter disponvel a melhor tecnologia se no possui mo de obra capacitada para utiliz-la, o contrrio tambm verdadeiro, aquele treinador que obtm sucesso apenas com equipamentos sofisticados no interessar a uma equipe com infraestrutura inferior. Nesse contexto, usaremos testes simples que no requerem aparelhos sofisticados, porem mostram-se eficazes ao propsito de avaliar as condies fsicas dos alunos que se preparam para disputar competies de pequeno porte. O futebol uma modalidade com caractersticas muito especficas e especiais que o transformam num desporto cujo treino deve ser cuidadosamente programado e analisado. Existe uma srie de etapas que um treinador deve percorrer para preparar a sua equipe para a competio da melhor forma possvel. A aplicao de um treinamento individualizado se torna importante tanto para os esportes coletivos como para os individuais, na medida em que existem diferenas particulares em resposta a um mesmo treinamento.

SOBRE O FUTEBOL
2

O futebol um jogo que envolve duas equipes de 11 jogadores cada, sendo 10 atletas de linha e 1 goleiro. Mesmo nos nveis mais bsicos, as posies so de defensores, de meiocampistas e de atacantes. Dependendo do sistema de jogo, o numero de atletas em cada linha pode sofrer combinaes. Em competies oficiais o tempo de jogo de 90 minutos de durao divididos em dois perodos de 45 minutos com 15 de intervalo, o que exige muito fisiologicamente dos atletas por causa dos padres das atividades executadas nesse perodo que, podem ser expressos em perfis de trabalho fsico, que determinados por mtodos de anlises dos movimentos do indicaes teis dos estresses fisiolgicos impostos pelo jogo. Nos ltimos tempos, foram realizadas muitas alteraes e inovaes com relao ao desenvolvimento de ferramentas para o treinamento, visando estabelecer condies favorveis busca de melhores performances tcnicas e tticas ao longo de uma determinada competio. Buscando melhores resultados, as equipes de futebol, inovam e priorizam seu preparo fsico, com o intuito de elevar o seu nvel esportivo. O planejamento desportivo um processo que analisa, define e sistematiza as diferentes operaes inerentes construo e desenvolvimento dos praticantes ou das equipes. Por outro lado, organiza essas operaes em funo das finalidades, objetivos e previses (a curto, mdio ou longo prazo), escolhendo-se as decises que visem o mximo de eficincia e funcionalidade das mesmas.

PERFIL DO ATLETA

Quando comparados com a populao normal, os atletas de futebol apresentam um perfil fisiolgico acima do normal, porm, quando comparados com a populao de atletas de outras modalidades, eles esto na mdia. No futebol, no existe uma caracterstica padro como em outros esportes. O corpo humano uma mquina complexa e o treinamento fsico um processo pelo qual se melhora o rendimento e reduz o risco de possveis danos causados por aes musculares descoordenadas ou sem habilidades. Todo profissional da rea de Educao Fsica deve ter conscincia das estruturas corporais, das potencialidades dos indivduos submetidos a treinamento sob o seu controle, alm de conhecer os mtodos mais adequados para desenvolv-las. Assim, o futebol torna-se interessante pela necessidade do uso da aptido fsica durante o jogo para realizar as atividades, aptido a qual podem ser aprimoradas ao longo do treinamento, ficando sob-responsabilidade do treinador e/ou preparador fsico, desempenhar com excelncia sua funo para alcanar o objetivo proposto do jogo: vencer.

OS TESTES

No entanto, para se falar de treinamento, necessrio ressaltar importantes aspectos fisiolgicos, cujo eles so: Frequncia Cardaca, VO2 Mx., Agilidade, Fora explosiva de membros inferiores e superiores,Limiar Ltico ou Limiar Anaerbio e Limiar Ventilatrio. Todos os testes foram pesquisados e so aptos a avaliar jovens adultos, como so nossos atletas de 14 a 16 anos. Os testes de limiares muito importantes para a concluso do processo de avaliao no podero ser feitos. No conseguimos as autorizaes necessrias, a escolinha no apresenta um ambulatrio, fato que dificulta o calculo de limiares, pois os atletas tm que colher as amostras sanguneas logo aps o exerccio, e todos os laboratrios que contatamos se negaram a fazer os testes no local.

Frequncia Cardaca

O corao proporciona o impulso para o fluxo sanguneo, atravs do sistema cardiovascular, ele responsvel por integrar o corpo como uma unidade, proporcionando aos msculos ativos, uma corrente contnua de nutrientes e oxignio, com a finalidade de manter um alto nvel de transferncia de energia e remover as sobras do metabolismo. A frequncia cardaca exatamente o nmero de vezes que o corao bate, ocasionando assim esse impulso. Os limites da frequncia cardaca durante o treinamento devem ser planejados de acordo com o clculo Frequncia Cardaca Mxima. (FCM) = 220 idade da pessoa.

VO2 Mximo

o volume mximo de oxignio que o corpo consegue captar do ar que est dentro dos pulmes, levar at os tecidos atravs do sistema cardiovascular e usar na produo de energia, numa unidade de tempo. Este valor pode ser obtido indireta (atravs de diferentes testes, cada qual com seu protocolo e suas frmulas) ou diretamente (pelo teste ergoespiromtrico). O Vo2mximo usado para medir o condicionamento e o quo condicionvel o indivduo. Costuma ser o melhor ndice fisiolgico para classificao e triagem de atletas. E mais, normalmente gentico, no podendo ser melhorado muito acima de 20 ou 30%. Em nosso caso utilizaremos o teste de Cooper que apresenta eficcia para o proposto, fcil aplicao no necessitando de aparelhos especficos, utilizaremos uma pista de corrida plana, onde os atletas deveram correr durante 12 minutos, e calcularemos a distancia por eles percorrida, e para converso de distancia em vo2 Maximo Cooper prope a seguinte formula: VOmax (kg.min)-1= 22.351 x distncia em km) 11.288.

Agilidade

Fator importante para o bom desempenho em momentos decisivos a agilidade, e a capacidade de pensar antes de agir. A partir desse ponto de vista aplicaremos o teste do
5

quadrado que mostra-se eficaz para calcularmos a agilidade de nossos atletas. Durante o teste os alunos deveram locomover-se na diagonal em um espao demarcado, exigindo assim agilidade e senso de direo.

Fora explosiva de membros inferiores

No futebol alm de velocidade, agilidade a impulso um fator que pode ser um diferencial, seja no momento de cobrar uma falta ou numa bola area. Para a avaliao do goleiro de extrema importncia sabermos sua impulso na vertical e horizontal. Para os demais jogadores aplicaremos apenas o teste de impulso vertical. Dessa maneira poderemos mensurar a fora explosiva de membros inferiores em duas ocasies diferentes (com e sem auxilio dos membros superiores) Fora explosiva de membros superiores

Como os jogadores de futebol no podem utilizar as mos durante o jogo esse teste somente ser aplicado no goleiro. O teste ser realizado a partir do arremesso de uma medicineball de 2 quilos, sendo que a atleta dever lana-la o mais longe possvel.

CONCLUSO

Pretendemos que com essa avaliao contribuir para um bom rendimento durante as competies que o grupo participa. Alguns cuidados deveram ser tomados para que a avaliao
6

tenha sua eficcia pretendida, sistematizao e bom senso deveram ser os parmetros para o bom desempenho e resultado procurado. Durante a aplicao dos testes, se nos parecer pertinentes aplicaremos testes similares. .

BIBLIOGRAFIA MARINS, J. C. B.; GIANNICHI, R. S. Avaliao e prescrio de atividade fsica: guia prtico. 2 ed. Rio de Janeiro: Shape, 1998. GAYA A.C.A.Proesp/BR. Projeto esporte Brasil: medidas e testes, normas e critrios de avaliao. Ministrio dos esportes,2009.Disponvel em URL: http://www.esef.ufrgs.br acesso em 09 de set de 2012.
7

You might also like