You are on page 1of 12

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 016

CONTROLE DE ODORES EM ESTAES DE TRATAMENTO DE ESGOTOS


Maurcio L. Luduvice(1) PhD em Engenharia pela University of Newcastle - Inglaterra (1992), MSc em Engenharia Ambiental pela mesma universidade (1988), Engenheiro Qumico pela Universidade Federal de Sergipe (1982). Possui diversos cursos sobre tratamento de efluentes domsticos, industriais e FOTO gua para abastecimento pblico. Atualmente Gerente de Operaes Norte da CAESB. Marcelo A. Teixeira Pinto MSc em Sade Pblica e Engenharia de Controle Ambiental pela University of Strathclyde - Esccia (1889). Especializao em Engenharia de Controle de Sistemas de Esgotos pela Japan Sewage Works Agency (1982). Atualmente Superintendente de Operao de Unidades Operacionais de Esgotos da CAESB. Klaus D. Neder Especializao em Engenharia Sanitria em Aachem - Alemanha (1988). Engenheiro Civil pela Universidade de Braslia (1978). Possui larga experincia em projetos e obras de unidades de tratamento de esgotos. Atualmente Superintendente de Projetos e Obras de Esgotos da CAESB. Endereo(1): CAESB - Estao de Tratamento de Esgotos Norte (ETE-Norte) - SCEN Trecho 3 s/no - Braslia - DF - CEP: 70800-130 - Brasil - Tel: (061) 340-3138 - Fax: (061) 340-3419.

RESUMO O nmero crescente de Estaes de Tratamento de Esgotos (ETE) e por conseguinte Elevatrias de Esgotos Bruto (EE) que vem sendo projetadas e construdas em nosso pais, em muito contribuir para a melhoria das condies de sade da populao e do nosso to sacrificado meio ambiente. Entretanto a relao entre estas unidades e a populao a ser beneficiada nem sempre harmnica. Esta dificuldade de relacionamento normalmente provocado pelos incmodos que uma ETE ou EE pode vir a provocar em rea residencial, devido a gerao de odores desagradveis, rudo, trfego pesado, etc. Este trabalho aborda os principais compostos qumicos causadores de odores presentes nos esgotos bem como procedimentos a serem adotados durante as fases de projeto, obra e operao de uma ETE ou EE, de forma a otimizar o relacionamento com a comunidade e minimizar possveis reclamaes.

PALAVRAS -CHAVE: Controle de odores, ETE, Efeito NIMBY, compostos ftidos, relao ETE-comunidade.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

107

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 016

INTRODUO As queixas sobre a emisso de odores pelas estaes de tratamento de esgotos tem aumentado significativamente durante os ltimos anos. Maior consientizao da populao sobre os seus direitos de cidado contribuinte, aumento no nmero de estaes de tratamento de esgotos (ETEs) em operao, associados as presses urbanas sobre reas desocupadas que foram a construo de residncias e/ou centros de lazer cada vez mais prximos das ETEs existentes, tem contribudo para colocar as empresas de saneamento em constante conflito com a comunidade. A afirmao tradicionalmente utilizada por alguns profissionais -A ETE estava aqui primeiro-, politicamente incorreta e no mais se justifica. No servindo, portanto, de defesa para possveis inconvenientes provocados por ETEs j existentes. Gerao de odores desagradveis, barulho, trfego pesado e sujeira na pista, so as principais queixas da populao contra unidades de tratamento ou recalque de esgotos Surgido nos chamados pases desenvolvidos, o efeito Nimby - not in my backyard, est cada vez mais presente na sociedade brasileira e dever influenciar sobremaneira as aes do nosso setor nos prximos anos. A comunidade que exige esgotamento sanitrio, no poluio dos corpos dgua, eficincia na prestao do servio, probidade no gerenciamento dos recursos pblicos, emprego etc., a mesma que no admite ter prximo sua residncia uma ETE. Mesmo que todos os estudos tcnicos, econmicos e financeiros indiquem aquele local como o mais adequado para sua localizao. O efeito Nimby sobre ETEs e estaes elevatrias pode ser considerado a defesa do leigo contra algo que ele acredita ser repulsivo e inconveniente, uma fonte eterna de problemas. Cabe a nos, profissionais do setor, modificar esta concepo atravs de uma mudana na nossa cultura de projeto e operao. Porque no projetar estaes que se integrem mais ao meio ambiente? Projetos que no contemplem apenas o processo de tratamento, mas tambm a relao comunidade / ETE. Operadores de ETEs por sua vez devem tentar se ajustar a rotina da populao, evitando, por exemplo, manobras operacionais que provoquem rudo ou odor em determinadas horas do dia, quando as pessoas esto em casa e portanto mais susceptveis a influencias externas. Principais Compostos Qumicos Causadores de Odores em Esgotos Os compostos qumicos orgnicos ou inorgnicos responsveis pela gerao de odores provenientes de ETEs, normalmente so resultado de atividades bacterianas na rede coletora ou na prpria estao. Alguns compostos originrios de atividades industriais, quando lanados na rede de coleta tambm podem dar origem a mau cheiro. A liberao de compostos ftidos para a atmosfera a partir de um lquido depende basicamente de trs fatores: da concentrao destes compostos no lquido, da rea superficial do lquido exposta atmosfera e do grau de turbulncia do fluxo deste lquido.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

108

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 016

A liberao depende tambm do pH do meio: em condies cidas sulfetos e cidos orgnicos so facilmente liberados, em pH alcalino amnia e aminas so favorecidas. Abaixo esto listados os principais compostos responsveis pela liberao de odores ftidos pelos esgotos Gs Sulfdrico: O H2S formado partir da ao de microorganismos sobre sulfatos e outros compostos de enxofre em condies anaerbias. Pode ser encontrado nos esgotos afluente a ETE, quando o tempo de reteno no sistema coletor for elevado (ex.: regies metropolitanas) ou existir forte contribuio de efluente industrial. Em ETEs o H2S produzido nos decantadores primrios, adensadores por gravidade, tanques de estabilizao e reas de manejo de lodo. facilmente liberado para a atmosfera, principalmente em locais de fluxo turbulento. Possui odor desagradvel (ovo podre) sendo detectado pela maioria dos indivduos em concentraes extremamente baixas, 2-4 ppb. letal em concentraes acima de 300 ppm. Ataca o concreto, ferro, alm de outros metais. Amnia: Amnia (NH3) normalmente encontrada nos esgotos em concentraes relativamente baixas de at 100 mg/l. Concentraes acima deste valor normalmente esto associadas ao lanamento de efluentes industriais com alta concentrao de protenas. Amnia tambm produzida partir da quebra dos compostos orgnicos nitrogenados durante o tratamento anaerbio de lodos. A concentrao de deteco a mesma da concentrao limite de exposio ocupacional, 5 ppm, o que significa que quando presente em concentraes perceptveis a amnia representa tambm um risco potencial a sade do operador. O uso de cloro gasoso para oxidar sulfetos em presena de amnia favorece a formao de cloraminas, de odor caracterstico, o mesmo no acontecendo na mesma proporo quando hipoclorito de sdio utilizado. Aminas: Compostos orgnicos que contem o grupo amina (R-NH2) , sendo o mais conhecido a trietilamina(CH3CH2)3N detectvel em concentraes de 0,2 ppb e responsvel pelo cheiro de peixe muitas vezes observado. Mercaptans : Compostos orgnicos de enxofre (tiols) com cheiro desagradvel e detectveis em baixas concentraes. cidos Orgnicos, Aldedos, Cetonas, e Esteres: larga variedade de compostos qumicos todos com odor desagradvel e baixa concentrao de deteco. Indol: compostos organo-nitrogenados complexos presentes em esgotos domsticos e detectvel a baixas concentraes.

Principais Unidades Geradoras de Odores Em uma ETE os problemas com gerao de odores tendem a ser concentrar nas unidades de entrada, tratamento preliminar e primrio, diminuindo a medida que se acompanha o fluxo de tratamento. Exceo feita as diversas unidades de tratamento de lodo e recirculaes internas que se caracterizam por elevadas cargas orgnicas. Em situaes onde os esgotos j chegam as
19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

109

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 016

ETEs em estado sptico, torna -se necessrio medidas a montante da ETE para prevenir a liberao/ lanamento de sulfetos e outros compostos.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

110

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 016

Tratamento Preliminar As unidades de tratamento preliminar so fontes geradoras de odores em potencial, devido a grande concentrao de material putrecvel e slidos grosseiros. O acumulo de material orgnico em canais, grades, esteiras transportadoras etc. deve ser evitada atravs da limpeza e lavagem regular destas unidades e equipamentos. Caixas de areia e desarenadores tambm so passveis de liberao de mau cheiro devido a presena de matria orgnica adsorvida na paredes da areia a ser removida. Isto facilmente observvel em pequenas ETEs e estaes elevatrias, onde a areia retirada estocada por longos perodos antes da remoo. O material retirado destas unidades no deve ser estocado ou depositado na rea da ETE, devendo ser encaminhado diariamente a um aterro sanitrio. Durante o perodo em que o material permanecer na estao, recomenda-se a aplicao regular de cal como forma de evitar a liberao de mau-cheiro e a proliferao de moscas. Decantadores Primrios Decantadores primrios so importantes fontes de odores, estudos nos Estados Unidos indicam que estas unidades chegam a ser responsvel por at 25% das reclamaes com relao a gerao de odores desagradveis. Normalmente so projetados com uma margem de segurana elevada o que pode ocasionar um tempo de deteno maior que o recomendado em determinados perodos do dia. A remoo inadequada de escumas provoca acumulo seguido de putrefao das mesmas com forte liberao de odor. Retiradas irregulares e insuficientes do lodo decantado podem leva -lo septicidade, resultando na formao de sulfetos e a conseqente liberao de odores. Este fato facilmente evidenciado pela presena de bolhas e slidos em suspenso no decantador, ou em casos extremos, pela colorao escura exibida pelo efluente primrio. A recirculao do excesso de lodo ativado para o decantador primrio com o objetivo de aumentar o concentrao de slidos no lodo, prtica comum em ETEs de pequeno porte, uma das principais causas observadas para o comprometimento do funcionamento dos decantadores primrios. Nestes casos, o decantador passa a desempenhar a funo de adensador de lodo, em razo da diminuio do volume de lodo descartado e o conseqente aumento no tempo de deteno do lodo no decantador. A passagem do efluente primrio, atravs dos vertedores do decantador, at o canal de recepo pode levar a liberao de gases dissolvidos na massa lquida. Recomenda-se que a altura de queda entre o vertedor e o nvel dgua no canal no seja superior a 10 cm, de forma a diminuir a turbulncia e minimizar a liberao de gases dissolvidos. Esta medida pode ser obtida atravs da elevao do nvel dgua no canal com o estrangulamento de comporta/registro normalmente existente na entrada do reator biolgico.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

111

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 016

Em casos extremos onde a ETE se encontra muito prximo a residncias, recomenda-se a cobertura do canal de recolhimento em volta do decantador e instalao sistema de exausto e filtrao do ar retirado, semelhante aos adotados em EEs. Esta medida permite o confinamento dos gases e a liberao para atmosfera do ar aps a remoo dos compostos ftidos Reatores Biolgicos Os reatores biolgicos necessitam de ar para funcionarem de maneira eficiente. A manuteno destas unidades em condies aerbias tambm a principal medida de controle de odores. O lodo ativado, quando em atividade aerbia, libera um odor pouco ofensivo sendo raramente objeto de reclamaes. Em estaes com remoo biolgica de nutrientes (RBN) existe a possibilidade da formao de camadas de lodo flotado nas cmaras anaerbias e anxicas. Este material aps algumas horas entra em septicidade adquirindo uma colorao escura e gerando odor desagradvel. recomendvel que esta camada de lodo seja retirada diariamente, podendo ser incorporada a massa de slidos do reator. Quando retirado de operao para manuteno, o reator biolgico dever ser limpo o mais breve possvel com toda o lodo ativado sendo removido em um perodo inferior a 24 horas. Este tipo de operao dever ser precedida de planejamento cuidadoso de forma a no sobrecarregar as unidades de processamento de lodo. Decantadores Secundrios As causas de gerao de odores nos decantadores secundrios so semelhantes as citadas para os decantadores primrios. Em situaes normais estas unid ades no geram odores ofensivos. Entretanto a presena de lodo ativado em suspenso na superfcie do decantador, comum em ETEs que operam com idade de lodo elevada com vistas a remoo biolgica de nitrognio, pode vir a causar problemas semelhantes aqueles descritos anteriormente para reatores biolgicos. Manejo e Tratamento de Lodo Estima-se que cerca de 50% das reclamaes contra ETEs sejam oriundas dos processos de manejo e tratamento de lodo. Os processos de adensamento, digesto, desidratao, secagem e estocagem so fontes em potencial para gerao de odores desagradveis. Adensamento de Lodo Adensadores por gravidade so unidades particularmente susceptveis a gerao de odores desagradveis. O acumulo de lodo no fundo dos adensadores favorece a decomposio anaerbia e a conseqente produo de H S e outros compostos de enxofre. A presena de 2 material flotado na superfcie do adensador deve ser limitada ao mnimo. Recomenda-se que os adensadores por gravidade sejam cobertos, e que quando localizados em reas muito sensveis,
19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

112

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 016

as manobras para retirada de lodo sejam feitas fora dos horrios crticos (hora das refeies, inicio de noite,...). Os adensadores por flotao so unidades com reduzido potencial gerao de mau-cheiro devido ao ambiente oxidante mantido no tanque e a retirada constante do material flotado. indicado para o adensamento do excesso de lodos ativados oriundo dos reatores biolgicos. Digesto de Lodo Aps digesto o lodo tem um odor menos ofensivo, j que a maior parte dos slidos orgnicos volteis foram convertidos a metano e CO 2 (digesto anaerbia) ou gua e CO2 (digesto aerbia). Na digesto anaerbia o potencial para produo de odores est associado ao gs liberado para a atmosfera ou as bolhas de gs retidas no lodo digerido. Nestes casos o controle de odores dever estar concentrado no biogs produzido, que dever ser queimado em queimadores e no liberados diretamente para a atmosfera. A concentrao de sulfetos no biogs est relacionada com a presena de sulfatos nos esgotos bruto, originrios da prpria gua, contribuio industrial ou infiltrao de gua salobra na rede coletora. Os digestores aerbios normalmente no apresentam problemas com odores desde que o ambiente oxidante do meio seja preservado. Nestas condies a concentrao de slidos no reator de fundamental importncia, devendo ser mantida abaixo de 3% quando ar comprimido for utilizado e 3,5% para digestores que utilizem oxignio puro. Concentraes de slidos acima destes valores no permitem a dissoluo do oxignio no meio, impedindo a manuteno do ambiente oxidante (aerbio) e favorecendo a digesto anaerbia em ambiente redutor. O constante monitoramento do digestor aerbio atravs da instalao de medidores de potencial de oxi-reduo permite prevenir tais situaes. Desaguamento, Secagem e Incinerao de Lodo No processo de desaguamento, o lodo est sujeito a considervel turbulncia e dependendo do mtodo escolhido, longos perodos em contato com a atmosfera. O desaguamento mecnico normalmente realizado em prdios isolados (casas de desidratao), onde uma ventilao adequada recomendada para preservao do ambiente de trabalho. A liberao de odores nestas unidades est relacionada com o tipo de lodo a ser desaguado e do condicionador de lodo a ser utilizado. O desaguamento de lodo no digerido (primrio ou ativado) est normalmente associado a liberao de odor caracterstico e repulsivo, especialmente o primeiro. Uma das formas de minimizao de odores em casas de desidratao trabalhar apenas com lodo digerido. O uso da cal como condicionador eleva o pH do lodo e favorece a liberao de compostos amoniacais. J a utilizao de polieletrlitos provoca a liberao de sulfetos e cidos graxos volteis. Estes ltimos detectveis em concentraes menores que a da amnia.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

113

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 016

O fluxo de ar proveniente de equipamentos de desaguamento tipo centrfugas, prensas desaguadoras ou filtro prensas contem elevada concentrao de compostos orgnicos e inorgnicos com alto potencial odorfico. Nas centrfugas o fato do equipamento ser totalmente fechado facilita a retirada do ar e seu encaminhamento a um desodorizador quando necessrio. Para as prensas desaguadoras, onde o contato do material a ser desaguado com a atmosfera prolongado, uma alternativa pode ser a colocao de coifas sobre as mesma de forma a confinar o ar e sprays produzido pela gua de lavagem das telas. A secagem de lodo envolve um contato intenso com ar quente, onde a maioria dos compostos geradores de odores desagradveis so volatilizados e passam a fazer parte da corrente de ar. A condensao do vapor produzido gera um liquido de odor caracterstico forte com elevada concentrao de cidos orgnicos volteis, que no deve ser exposto ao ar livre ou sofrer turbulncia quando conduzido. aconselhvel o tratamento dos vapores no condensveis antes do lanamento na atmosfera por chamin. A incinerao de lodo ocorre a temperaturas superiores a 800?C, o que normalmente assegura a completa destruio dos compostos odorficos. Atualmente as leis ambientais esto se tornando extremamente exigentes exigindo a instalao de filtros de ar que minimizem a liberao de poeira, metais pesados, xidos de enxofre e nitrognio para a atmosfera, estes filtros acabam reduzindo tambm uma possvel emisso de odores atravs da chamin dos incineradores. Independente do tratamento escolhido para o lodo, todos exceo da incinerao tem em comum a produo de lquido com elevada carga orgnica que necessita sofrer tratamento antes do lanamento no corpo receptor. Normalmente este lquido recirculado para a entrada da ETE onde se junta ao esgoto bruto afluente. Nestes casos o ponto de lanamento destes lquidos deve se cuidadosamente estudado de forma a no favorecer a volatilizao dos compostos orgnicos presentes. Tratamento de Odores O tratamento de odores pode ser realizado atravs de processos de tratamento qumico e biolgico depender das necessidades e localizao da fonte geradora de odor. O tratamento pode ser na ETE ou ainda na rede coletora. Colunas de Lavagem (Scrubbers) O ar contaminado, extrado atravs de exaustores, encaminhado a uma coluna de lavagem onde encontra-se com o lquido ( ex.: efluente final) adicionado em contra corrente. A colocao de meio inerte aumenta a superfcie de contato entre o ar e o lquido e aumenta a eficincia da unidade. A medida que o gs sobe atravs do meio mido dissolvido e oxidado pelos produtos qumicos eventualmente adicionados ao efluente. Este sistema pode ser de mltiplo estgio com diversas colunas em srie cada uma com a funo de remover um tipo de odor, conforme tabela abaixo:

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

114

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 016

Tabela 1: Sistema de Colunas Mltiplas para Remoo de Odores Coluna 1 Coluna 2


Lavagem em contracorrente com jato de spray utilizando gua ou efluente final. Lavagem cida com cido sulfrico em coluna com meio de contato inerte, para remoo de amnia e aminas,

Coluna 3

Oxidao de sulfetos e compostos orgnicos com hipoclorito de sdio em condies alcalinas (pH 9-11)

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

115

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 016

Colunas de Adsoro Uma desodorizao eficiente pode ser obtida atravs da passagem de ar contaminado por um meio adsorvente impregnado com compostos qumicos responsveis pela oxidao ou inativao das substancias odorferas. Carvo ativado o principal meio adsorvente utilizado devido a sua alta eficincia e relativo baixo custo. O sucesso deste processo depende da manuteno do ambiente livre de umidade e poeira e da troca regular do meio adsorvente. Biofiltros Microorganismos so capazes de oxidarem diversos compostos orgnicos odorficos em compostos simples no agressivos como CO2. O bom funcionamento dos biofiltros exige um meio de contato (turfa) para o crescimento da biomassa bacteriana e suficiente suprimento de ar. O biofiltro de fcil manuteno, sendo indicado para tratamento de baixas vazes de ar contaminado (ex.: EEs). Oxidao Trmica A oxidao de compostos odorficos por combusto a temperaturas superiores a 800?C comum em industrias ou ETEs que possuem incineradores. O ar utilizado na combusto misturado com gases oriundos de unidades geradoras de odores. O alto custo deste processo inviabiliza sua implantao apenas para tratamento de odores. Aplicao de Produto Qumico na Rede Coletora Mtodo indicado para rea metropolitanas onde o tempo de deteno dos esgotos na rede coletora elevado, fazendo que este chegue em estado sptico ETE. Os principais produtos qumicos utilizados so: oxignio puro, nitrato, perxido de hidrognio, cloro, permanganato de potssio, sais met licos, etc. A adio de nitrato para controle de odores e produo de H2S est relacionado ao fato das bactrias redutoras de sulfato, preferirem o nitrato - quando presente - ao sulfato como fonte de oxignio. A baixa reatividade e periculosidade do nitrato alm da sua capacidade de reduzir a concentrao de sulfetos a zero, so suas principais vantagens para uso em redes coletoras. Metais reagem quimicamente com o sulfeto dissolvido no esgoto formando sulfetos metlicos insolveis. Atualmente devido a restrio ao uso de metais pesados, os sais ferrosos so os mais utilizados para estes casos. A reao dos sais ferrosos com sulfeto so idnticas para todos os compostos ferrosos, pois os ons aninicos (ex. sulfato, cloreto) no participam da reao (Eq.1). Fe ++ + HS - ? FeS + H+ Eq. 1

A relao estequiomtrica da reao acima de 1,64 kg Fe ++ / kg de S-, existindo ligeira variao para dosagens de campo. A p rincipal vantagem da aplicao de sais ferrosos o controle no s do odor mas tambm da corroso de coroa provocado pela ao do H2S. O
19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

116

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 016

controle do sulfeto de hidrognio com sais ferrosos est limitado a concentraes entre 0,05 a 0,1 mg/l , devido a solubilidade do sulfeto ferroso. Em pontos de lanamento de descargas industriais onde o pH atinge valores inferiores a 6.5 em condies anaerbias pode haver dissociao de sais ferrosos e a conseqente liberao de sulfeto na massa lquida.

CONCLUSO A mudana na Cultura de Projeto e Operao em muito contribuir para o controle na liberao de odores pelas ETEs e EEs, tendo como conseqncia a melhoria do relacionamento entre a comunidade e as empresas de saneamento. O plantio de rvores ao longo da cerca das ETEs, formando uma barreira verde entre estas unidades e a comunidade local, deve estar previsto no oramento inicial da obra. A adio de nitrato ou sais ferrosos em redes coletoras com longo tempo de deteno, deve ser incentivada como forma de minimizar os efeitos da corroso bem como da gerao de odores desagradveis. Os padres de lanamento de efluentes industriais nas redes coletoras pblicas devero levar em considerao os inconvenientes produzidos pela gerao de odores em unidades de esgotos. Os efluentes industriais devero ser monitorados constantemente de forma a se adequarem aos padres de lanamento. Uma Estao de Tratamento de Esgotos por Lodos Ativados basicamente uma unidade industrial, que ao ser localizada em rea residencial necessita observar padres de construo que no agridam visualmente a vizinhana. O relacionamento entre a comunidade e os responsveis pela operao da ETE deve ser o mais estreito possvel, visitas regulares a ETE deve ser facilitado e incentivado. Estaes de Tratamento de Esgotos so unidades passveis de gerarem odores desagradveis a qualquer momento, entretanto a adoo de certos procedimentos operacionais ajudam a minimizar este risco.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. 2. CIWEM, Sewage Slugde - Introducing Treatment and Managment, 1995 Luduvice, M.L. Uso e Disposio Final de Lodos Orgnicos - Bioslidos, Anais do Seminrio Internacional de Tratamento e Disposio de Esgotos Sanitrios Tecnologias e Perspectivas para o Futuro, Braslia - D.F., 1996, p.85-96. 3. Montenegro, M.H.F., Teixeira Pinto, M.A., Luduvice, M.L. Nova Proposta de Relacionamento entre o Setor e a Comunidade, Anais do Seminrio Internacional de Tratamento e Disposio de Esgotos Sanitrios Tecnologias e Perspectivas para o Futuro, Braslia - D.F., 1996, p.07-12.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

117

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 016

4.

WEF, Odor Control in Wastewater Treatment Plants, 1995

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

118

You might also like