You are on page 1of 12

FACULDADE PITGORAS

Convergncia em Vdeo

Prof.: Anderson Paulo

Carlos Alberto Teles Hilton Messias Pablo Lcio

BELO HORIZONTE 2012

FACULDADE PITGORAS

Convergncia em Vdeo Vdeo Sob Demanda

Prof.: Anderson Paulo

Carlos Alberto Teles Hilton Messias Pablo Lcio

BELO HORIZONTE 2012

Resumo.

Este trabalho tem por objetivo sintetizar os conceitos sobre a TV sob demanda do ingls video on-demand, iremos mostrar funcionalidades e demonstrar a utilizao em situaes comuns de utilizao e interao. Mostraremos ainda como funciona esta interao em vdeo que ainda est em fase de crescimento, principalmente no Brasil, e tem muito a evoluir e se tornar em breve algo comum no nosso dia-a-dia. Apresentamos agora a revoluo de assistir o que quiser, na hora que quiser na sua TV ou em qualquer lugar que voc esteja, bastando para isso possuir qualquer aparelho multimdia com conexo a um servidor de vdeos sob demanda.

Sumrio
1. Introduo ...................................................................................................... 1 2. Motivao ....................................................................................................... 2 3. Como funciona ............................................................................................... 2 4. Rede On Demand .......................................................................................... 2 5. O Protocolo RTCP .......................................................................................... 3 6. Near vdeo-on-demand .................................................................................. 3 7. True Video-on-Demand .................................................................................. 3 8. Servidores de Vdeo ....................................................................................... 4 9. SET-TOP Boxes ............................................................................................. 4 10. Codificao e compresso de udio e vdeo ................................................ 5 11. Servios on Demand .................................................................................... 6 12. Problemas .................................................................................................... 7 Bibliografia.......................................................................................................... 8

1. Introduo

Graas aos grandes avanos da tecnologia e a exigncia de melhores servios por parte dos consumidores, os servios de multimdia so cada vez melhores e mais utilizados e o vdeo sob demanda, tambm conhecido como VOD um desses servios que vem sendo muito difundido e usado em larga escala muitas vezes at sem o conhecimento dos consumidores, pois podemos encontrar o uso VOD sendo aplicado amplamente na rea comercial, na rea de entreterimento e tambm na rea educacional. Contudo sempre devemos lembrar que um dado multimdia, em especial o vdeo, necessita de boa qualidade de servio e a infraestrutura baixa ainda o maior complicador da melhoria da qualidade dos servios prestados. O VOD funciona muito bem em infra-estruturas proprietrias que so desenvolvidas dando prioridade a este tipo de servio, um exemplo a SKY que usa sua prpria infraestrutura dando assim melhor qualidade ao servio. O Youtube tambm exemplifica bem o conceito de como funciona a transmisso de vdeos sob demanda, h muito pouco tempo atrs para assistir a um vdeo na internet, era necessrio fazer o download do arquivo ou esperar que ele carregasse por completo, hoje em dia com o streaming (transmisso), voc pode assistir ao filme na mesma proporo que ele carregado e, podendo ainda, parar, retroceder, avanar e assisti-lo quantas vezes quiser. Isso s possvel porque os arquivos ficam armazenados em servidores e quando clicamos para assistir ele parcialmente carregado e continua o carregamento quando estamos assistindo, porm ainda no temos a interao plena do servio, apenas os similares ao Video K7.

2. Motivao

O enorme crescimento do uso de aplicaes multimdia atravs da rede de computadores desperta o interesse pelo assunto. A comodidade em poder reservar filmes e seriados para assistir em casa e na hora desejada. Alm do potencial que este servio poder alcanar futuramente.

3. Como funciona

O Vdeo sob demanda, comparado a uma loja eletrnica para a locao de vdeos, o usurio (cliente) seleciona qualquer um dos vdeos disponveis e o leva para assistir em casa, a nica diferena que com o vdeo sob demanda a seleo feita em casa, com o controle remoto do aparelho de TV e o vdeo apresentado diretamente na TV, No sendo necessrio ir at a loja fsica.

4. Rede On Demand

A rede um dos fatores mais importantes do cenrio VoD, no adianta ter os melhores servidores, vdeos, equipamentos de ponta se no tivermos a conexo que suporte tudo isso. Podemos ento dizer que rede sob demanda toda estrutura de cabos de cobre, fibras, equipamentos de rdio freqncia, switches, roteadores, etc, que tm a funo de interligar o usurio at onde estejam armazenados os vdeos. Basicamente a rede de distribuio o conjunto de multiplicadores e linhas entre a origem e o destino.

5. O Protocolo RTCP

O protocolo RTCP muito utilizado em paralelo ao RTP contribuindo para que a distribuio dos dados ocorra de uma maneira escalvel ao ponto de permitir grandes transmisses com vrios destinos e o controle e identificao dos usurios conectados.

6. Near vdeo-on-demand

Um mesmo vdeo transmitido em vrios canais, separados por intervalos de tempo iguais, o usurio no tem a interatividade total, podendo avanar ou retroceder em intervalos discretos, oferecendo um custo muito menor em potencial, pois a mesma imagem do servidor de vdeo pode ir para vrios usurios ao mesmo tempo.

7. True Video-on-Demand

Cada usurio tem controle total sobre a apresentao do vdeo, podendo iniciar a apresentao quando quiser e tambm executar todas as operaes que existem como no controle de um videocassete.

8. Servidores de Vdeo

Para se ter um recurso de interao, precisamos de servidores de vdeo com capacidade de armazenar e enviar um grande nmero de vdeos simultaneamente. A forma mais barata de armazenar grandes volumes de informaes em fitas magnticas, este mtodo no novo, foi criado no inicio da dcada de 50 e provavelmente continuar por muito tempo ainda, pois uma nica fita DAT pode armazenar oito GB em mdia dois filmes, a um custo de cerca de nove Reais por gigabyte. J existem no mercado servidores mecnicos que guardam milhares de fitas e que tm um brao rob para pegar uma fita e inseri-la na unidade correspondente, o grande problema com esses sistemas o tempo de acesso, especialmente para o segundo filme da fita, a taxa de transferncia e o nmero limitado de unidades de fita para transmitir um grande nmero de vdeos ao mesmo tempo, seriam necessrias N unidades de fita.

9. SET-TOP Boxes

Todos os mtodos de distribuio levam um ou mais fluxos codificados para dentro das casas e para decodifica-los e v-los so necessrios uma interface de rede, um decodificador MPEG e outros componentes eletrnicos e chamamos essa caixa com todos estes componentes de set-bottom-box. O custo dessa estratgia utilizando o computador ligado ao set-bottom-box o mais baixo, utiliza-se um monitor de alta resoluo no-entrelaado e tem uma sofisticada interface com o usurio que se baseia no uso do mouse e pode ser facilmente integrada internet e a outras fontes de informao e entretenimento voltadas para o computador.

O hardware basicamente possui uma CPU, memria ROM, RAM e E/S, em um decodificador de MPEG e uma interface de rede. Opcionalmente, ainda possvel acrescentar um chip de segurana para a criptografia dos vdeos recebidos e das mensagens enviadas como nmeros de cartes de crdito para telecompras, etc.

10. Codificao e compresso de udio e vdeo

A compresso de udio e vdeo essencial para a distribuio de mdias digitais, sendo efetuada no processo de codificao do vdeo. Para escolher o padro de codificao e decodificao, devemos considerar a relao entre o tempo de compresso e taxa da compresso, e ainda se o padro aberto ou proprietrio. Uma das mais importantes atividades no processamento de mdias digitais a compresso que basicamente diminui o tamanho dos vdeos. A necessidade de compactao de suma importancia, quando imaginamos o cenrio de vrios usurios solicitando vdeos ao mesmo tempo, sendo assim quando menor for o vdeo mais rpido ser o termino do envio, alm de que quanto menor for o vdeo maior ser o espao de armazenamento.

11. Servios on Demand

Existem varias empresas que possuem este tipo de servio disponvel aos usurios assinantes com qualidade de som e imagem, entre elas podemos destacar as:

SKy Saraiva Blopix Fox NetMovies BlockBuster

O SKY on Demand exclusivo para os clientes do SKY HDTV, o servio de TV por assinatura em alta definio da SKY e so oferecidos contedos em vdeo no equipamento HD do cliente, esses eventos permanecem gravados no receptor SKY HDTV sem ocupar o espao para as demais gravaes do usurio, e podem ser acessados pela tela da TV, atravs do Menu SKY. O assinante tem 24 horas para assisti-los a partir do momento da compra, o SKY on Demand tem ainda tambm lanamentos do cinema no mesmo dia em que so lanados nas locadoras e o cliente pode utilizar todas as funcionalidades existentes no receptor SKY HDTV (Live Pause, Replay, Tarja de informaes, etc). As empresas, Saraiva Digital, Blopix, FOX on Demand, NetMovies Live, tambm possuem servios que permitem assistir seus filmes preferidos sem sair de casa, pois basta acessar o site, escolher um filme e assistir na hora pelo computador. Alm do Live, o NetMovies oferece um servio de aluguel de vdeos por delivery, ou seja, voc acessa o site da empresa, escolhe um filme e recebe a mdia em casa.

A BlockBuster tambm oferece um servio muito semelhante, desta forma voc no precisa enfrentar filas ou pagar multas por devolues fora do prazo, todos estes servios exigem a assinatura de um pacote que na NetMovies varia de R$15,90 at R$79,80 com filmes em DVD ou Blu-ray e cobertura em algumas cidades de So Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paran. J a BlockBuster oferece pacotes mensais a partir de R$34,90 at R$79,90 (DVD e Blu-ray), mas cobrem apenas algumas cidades de So Paulo e Rio de janeiro por enquanto. A novidade que o sistema Live da NetMovies estreou no Brasil inteiro e conta com mais uma opo de servio de streaming on demand e a diferena do NetMovies Live, para o Blopix ou saraiva Digital, no conceito no tem nenhuma diferena, pois todas oferecem vdeos diretamente pela internet, mas o que chama a ateno no NetMovies a qualidade do servio e o tamanho do acervo, tendo em vista que assim que o servio foi lanado j contava com cem ttulos em 2009 e a previso de que o nmero cresa dois mil ttulos a cada ano.

12. Problemas

Os

maiores

problemas

encontrados

at

agora

so

referentes

implementao, que so o custo financeiro da infraestrutura e falta de interoperabilidade entre os vrios dispositivos existentes no mercado.

Bibliografia

Globo.com
http://migre.me/b5Lx1

Acessado em 14 de Setembro de 2012

Felipe Denis M. de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN DEPARTAMENTO DE INFORMTICA E MATEMTICA APLICADA DIMAP

Olhar Digital
http://migre.me/b5LyJ

Acessado em 14 de Setembro de 2012

Site Tecmundo Camila Camargo em 17 de Agosto de 2009


http://migre.me/b5LAv

Acessado em 31 de Agosto de 2012

Revista On line Home theater 26/10/2011, por Eduardo Bonjoch e Ricardo Marques
http://migre.me/b5LBi

Acessado em 27 Agosto de 2012

Sky
http://migre.me/b5LBW

Acessado em 24 Agosto de 2012

You might also like