You are on page 1of 77

Anatomia e Fisiologia Humana

Professora Ana Paula Campos

Cursos Tcnicos de Radiologia e Enfermagem

Anatomia e Fisiologia Humana

Sistema Nervoso

Sistema Nervoso
Sistema Nervoso

Trata-se de um sistema que controla e cooordena a funo

de todos os sistemas do
organismoe gera respostas a estmulos externos

Sistema Nervoso
Nervos

So formados por tecido nervoso e conduzem os


estmulos at o encfalo e a resposta at o rgo efetor.

Sistema Nervoso
Neurologia

rea da cincia que estuda

o sistema nervoso e todos


os seus distrbios funcionais.

Sistema Nervoso - Funes


O sistema nervoso responsvel pelo ajustamento do organismo ao ambiente.

Portanto, apresenta duas funes principais: Perceber e identificar as condies ambientais externas, e elaborar respostas que adaptem a essas condies.
Perceber e identificar as condies reinantes dentro do prprio corpo, e emitir ordens aos sistemas que compem o organismo.

Sistema Nervoso - Funes

Sistema Nervoso - Divises

Sistema

Sistema Nervoso

Nervoso SNC

Central

Sistema

Nervoso Perifrico SNP

Sistema Nervoso - Divises

Sistema Nervoso - Divises

Sistema Nervoso - SNC


O sistema nervoso central aquele localizado dentro do esqueleto axial (cavidade craniana e canal vertebral). O encfalo a parte do sistema nervoso central situado dentro do crnio neural; e a medula localizada dentro do canal vertebral. O encfalo e a medula constituem o neuro-eixo. No encfalo enceflico. temos crebro, cerebelo e tronco

Sistema Nervoso - SNC

SNC - Crebro
o rgo capaz de guardar informaes, gerar pensamentos, determinar reaes que o corpo deve realizar em resposta s sensaes. Pesa, em mdia, 1.200 gramas. No constitudo por massa continua; h, no seu interior, cavidades denominadas ventrculos. dividido por um sulco em dois hemisfrios. Sua superfcie enrugada e so as rugas ou dobras que recebem o nome de circunvolues cerebrais.

SNC - Crebro

SNC - Crebro
Quando cortado, o crebro apresenta duas substancias diferentes: uma branca, que ocupa o centro e outra cinzenta, que forma o crtex.

SNC - Crebro

SNC Telencfalo
O telencfalo compreende os dois hemisfrios cerebrais, direito e esquerdo, e uma pequena linha mediana situada na poro anterior.

SNC Telencfalo

SNC Telencfalo
Sulcos e Giros:
Durante o desenvolvimento embrionrio, quando o tamanho do encfalo aumenta rapidamente, a substncia cinzenta do crtex aumenta com maior rapidez que a substncia branca subjacente.

Como resultado, a regio cortical se enrola e se dobra sobre si mesma.

SNC Telencfalo
Sulcos e Giros:
Portanto, a superfcie do crebro do homem e de vrios animais apresenta depresses denominadas sulcos, que delimitam os giros ou circunvolues cerebrais.

A existncia dos sulcos permite considervel aumento do volume cerebral e sabe-se que cerca de dois teros da rea ocupada pelo crtex cerebral esto escondidos nos sulcos.

SNC Telencfalo
Sulcos e Giros:
Em qualquer hemisfrio, os dois sulcos importantes so o sulco lateral e o sulco central. mais

Sulco Lateral: o sulco que separa o lobo frontal do lobo temporal. Ele subdividido em ascendente, anterior e posterior.

SNC Telencfalo
Sulcos e Giros:
Sulco Central: separa o lobo parietal do frontal. O sulco central ladeado por dois giros paralelos, um anterior, giro pr-central, e outro posterior, giro ps-central.

As reas situadas adiante do sulco central relacionam-se com a MOTRICIDADE, enquanto as situadas atrs deste sulco relacionam-se com a SENSIBILIDADE.

SNC Telencfalo

SNC Telencfalo
Outro sulco importante situado no telencfalo, na face medial, o sulco parieto-occipital, que separa o lobo parietal do occipital.

SNC Telencfalo
Lobos cerebrais:

Os lobos cerebrais recebem o nome de acordo com a sua localizao em relao aos ossos do crnio.

Portanto, temos cinco lobos: frontal, temporal, parietal, occipital e o lobo da nsula, que o nico que no se relaciona com nenhum osso do crnio, pois est situado profundamente no sulco lateral.

SNC Telencfalo
Lobos cerebrais:

A diviso dos lobos no corresponde muito a uma diviso funcional, exceto pelo lobo occipital que parece estar relacionado somente com a viso.

SNC Telencfalo

SNC Telencfalo

SNC Telencfalo

Lobo Frontal

Lobo da nsula

Lobo Occiptal

SNC Telencfalo

Lobo Temporal Lobo Parietal

SNC Telencfalo

Como dito anteriormente, a diviso por lobos e sulcos apenas didtica, pois o crebro funciona como um todo independente dos lobos. Porm algumas reas so especficas e bem localizadas, tais como as indicadas na figura abaixo:

SNC Telencfalo

SNC Diencfalo
O diencfalo uma estrutura mpar que s vista na poro mais inferior de crebro.

SNC Diencfalo
O diencfalo compreendem as seguintes partes: Tlamo: Sensibilidade, motricidade, comportamento emocional, papel no mecanismo de viglia, ou estado de alerta.

SNC Diencfalo
O diencfalo compreendem as seguintes partes: Hipotlamo: Controle do SNA, regulao da temperatura corporal, regulao do comportamento emocional, regulao do sono e da viglia, regulao da ingesto de alimentos e gua; regulao da diurese; regulao do sistema endcrino.

SNC Diencfalo
Epitlamo: Regulao do comportamento emocional, alm de funo endcrina.

SNC Diencfalo
Corpo Pineal: uma estrutura semelhante a uma glndula, de aproximadamente 8mm de comprimento, que se situa entre os colculos superiores.

Embora seu papel fisiolgico ainda no esteja completamente esclarecido, a glndula pineal secreta o hormnio melatonina, sendo assim, uma glndula endcrina. A melatonina considerada a promotora do sono e tambm parece contribuir para o ajuste do relgio biolgico do corpo.

SNC Diencfalo

SNC Diencfalo
Subtlamo: Verifica-se que ele se localiza abaixo do tlamo, sendo limitado lateralmente pela cpsula interna e medialmente pelo hipotlamo. O subtlamo apresenta formaes de substncia branca e cinzenta, sendo a mais importante o ncleo subtalmico.

Leses no ncleo subtalmico provocam uma sndrome conhecida como hemibalismo, caracterizada por movimentos anormais das extremidades. Controla movimentos anormais das extremidades.

SNC Diencfalo

SNC Diencfalo

SNC - Cerebelo
localizado logo abaixo do crebro, o cerebelo dividido em duas pores:

Uma externa formada de substancia cinzenta. Outra interna, formada de substancia branca e cheia de ramificaes, lembrando uma rvore o cerebelo tambm conhecido por arvore da vida.
O cerebelo influi na manuteno do equilbrio do corpo e por ele se efetua a coordenao dos movimentos voluntrios.

SNC - Cerebelo

SNC - Cerebelo

SNC - Cerebelo

Cerebelo - Seco no Plano do Pednculo Cerebelar Superior

SNC Tronco Enceflico


O tronco enceflico se divide em: bulbo, situado caudalmente, mesencfalo, e a ponte situada entre ambos.

Ponte

Bulbo

Mesencfalo

SNC - Mesencfalo
Esta localizado entre o diencfalo e a ponte. A funo do mesencfalo estar envolvido na recepo e coordenao de informaes sobre a postura corporal.

SNC - Mesencfalo

SNC - Ponte
Esta localizada entre o mesencfalo e o bulbo. A funo da ponte transmitir as informaes da medula e do bulbo at o crtex cerebral. Faz conexo com centros hierarquicamente superiores. O crtex sensorial coordena os estmulos vindos de vrias partes do sistema nervoso.

O crtex motor responsvel pelas aes voluntrias e o crtex de associao est relacionado com o armazenamento da memria.

SNC - Ponte

SNC - Bulbo
Localiza-se abaixo da ponte, nesta parte do encfalo esto localizados dois dos mais importantes centros nervosos O centro respiratrio e o centro cardiovascular.

Estes centros localizam-se na regio do bulbo chamada centro ou n vital.


Uma agulha ou estilete, atingindo o n vital, determina morte instantnea.

SNC - Bulbo

SNC - Bulbo
Em razo de sua importncia com relao s funes vitais, o bulbo muitas vezes chamado de centro vital. Pelo fato de essas estruturas serem fundamentais para o organismo, possvel compreender a seriedade de uma fratura na base do crnio. O bulbo tambm extremamente sensvel a certas drogas, especialmente os narcticos.

Uma dose excessiva de narctico causa depresso do bulbo e morte porque a pessoa pra de respirar.

SNC Medula Espinhal


a continuao do bulbo, apresenta-se como um cilndrico achatado que desce pelo interior da coluna vertebral.

SNC Meninges
O sistema nervoso envolto por membranas conjuntivas denominadas meninges que so classificadas como trs:

Dura-mter Aracnide
Pia-mter

SNC Meninges

SNC Dura-Mter
a meninge mais superficial, espessa e resistente, formada por tecido conjuntivo muito rico em fibras colgenas, contendo nervos e vasos. formada por dois folhetos: um externo e um interno. O folheto externo adere intimamente aos ossos do crnio e se comporta como um peristeo destes ossos, mas sem capacidade osteognica (nas fraturas cranianas dificulta a formao de um calo sseo). No encfalo, a principal artria que irriga a dura-mter a artria menngea mdia, ramo da artria maxilar.

SNC Dura-Mter
A dura-mter, ao contrrio das outras meninges, ricamente inervada.

Como o encfalo no possui terminaes nervosas sensitivas, toda ou qualquer sensibilidade intracraniana se localiza na dura-mter, que responsvel pela maioria das dores de cabea.

SNC Dura-Mter

SNC Dura-Mter

SNC Aracnide
uma membrana muito delgada, justaposta duramter, da qual se separa por um espao virtual, o espao subdural, contendo uma pequena quantidade de lquido necessrio lubrificao das superfcies de contato das membranas.

A aracnide separa-se da pia-mter pelo espao subaracnideo que contem lquor, havendo grande comunicao entre os espaos subaracnideos do encfalo e da medula.

SNC Aracnide

Considera-se tambm como pertencendo aracnide, as delicadas trabculas que atravessam o espao para ligar pia-mter, e que so denominados de trabculas aracnides.
Estas trabculas lembram, um aspecto de teias de aranha donde vem o nome aracnide.

SNC Aracnide

SNC Aracnide

SNC Pia-Mter
a mais interna das meninges, aderindo intimamente superfcie do encfalo e da medula, cujos relevos e depresses acompanham at o fundo dos sulcos cerebrais. Sua poro mais profunda recebe numerosos prolongamentos dos astrcitos do tecido nervoso, constituindo assim a membrana pio-glial. A pia-mter d resistncia aos rgos nervosos, pois o tecido nervoso de consistncia muito mole.

SNC Pia-Mter

A pia-mter acompanha os vasos que penetram no tecido nervoso a partir do espao subaracnideo, formando a parede externa dos espaos perivasculares. Neste espao existem prolongamentos do espao subaracnideo, contendo lquor, que forma um manguito protetor em torno dos vasos, muito importante para amortecer o efeito da pulsao das artrias sobre o tecido circunvizinho.

SNC Pia-Mter

Verificou-se que os espaos perivasculares acompanham os vasos mais calibrosos at uma pequena distncia.

SNC Pia-Mter

SNC Lquor
um fluido aquoso e incolor que ocupa o espao subaracnideo e as cavidades ventriculares.
A so funo primordial proteo mecnica do sistema nervoso central. Produo - 0,3 - 0,4 ml/min ou 400 - 500 ml/dia. Volume total estimado de 100 a 150 ml.

SNC Lquor

SNC Lquor

SNC Meningite
Meningite a inflamao das membranas que revestem o encfalo e a medula espinhal, conhecidas coletivamente como meninges. A inflamao pode ser causada por infeces por vrus, bactrias ou outros microrganismos, e, menos comumente, por certas drogas. A meningite pode pr em risco a vida em funo da proximidade da inflamao com rgos nobres do sistema nervoso central; por isso essa condio classificada como uma emergncia mdica.

SNC Meningite

Os sintomas mais comuns de meningite so dor de cabea e rigidez de nuca associados febre, confuso mental, alterao do nvel de conscincia, vmitos e a intolerncia luz (fotofobia) ou a sons altos (fonofobia). Algumas vezes, especialmente em crianas pequenas, somente sintomas inespecficos podem estar presentes, como irritabilidade e sonolncia.

SNC Meningite
A presena de uma erupo cutnea pode indicar um caso particular de meningite; a causada por bactrias do tipo meningococos. Uma puno lombar pode ser usada para diagnosticar ou excluir um quadro de meningite.

SNC Meningite

Obrigada!!!

You might also like