You are on page 1of 48

Anatomia e Fisiologia Humana

Professora Ana Paula Campos

Cursos Tcnicos de Radiologia Enfermagem

Anatomia e Fisiologia Humana

Sistema
Endcrino

Sistema Endcrino
Sistema Endcrino

O sistema endcrino formado

pelo conjunto de glndulas


endcrinas, as quais so responsveis pela secreo de substncia denominadas hormnios.

Sistema Endcrino
Glndulas Endcrinas e Hormnios

As glndulas endcrinas so assim chamados por que lanam sua secreo (hormnios) diretamente no sangue, por onde eles atingem todas as clulas

do corpo. Cada hormnio atua apenas sobre alguns


tipos de clulas, denominadas clulas-alvo.

Sistema Endcrino
As clulas alvo de determinado hormnio possuem, na membrana ou no citoplasma, protenas denominadas receptores hormonais, capazes de se combinar especificamente com as molculas do hormnio.

apenas quando a combinao correta ocorre que as clulas-alvo exibem as respostas caractersticas da ao hormonal.
A espcie humana possui diversas glndulas endcrinas, algumas delas responsveis pela produo de mais de um tipo de hormnio.

Sistema Endcrino
Frequentemente o sistema nervoso interage com o endcrino, formando mecanismos reguladores bastante precisos.
O sistema nervoso pode fornecer ao endcrino a informao sobre o meio externo, ao passo que o sistema endcrino regula a resposta interna do organismo a esta informao. Alguns hormnios, denominados trpicos atuam sobre outras glndulas endcrinas, comandando a secreo de outros hormnios.

Sistema Endcrino - Funes


Secrees de substncias (hormnios) que atuam sobre clula alvo. Regulao do organismo (homeostase). Influenciam praticamente todas as funes dos demais sistemas.

Tipos de Hormnios
Hormnios locais atuam em clulas da vizinhana) Exemplo acetilcolina; histamina.

Hormnios gerais atuam em diversas partes do corpo. Lanados por glndulas endcrinas especficas. Exemplo hormnio do crescimento; tiroxina.

Sistema Endcrino Componentes

Hipotlamo
Se localiza na base do encfalo, sob uma regio enceflica denominada tlamo.

A funo endcrina do hipotlamo est a cargo das clulas neurossecretoras, que so neurnios especializados na produo e na liberao de hormnios.

Hipfise
A hipfise (ou glndula Pituitria) dividida em trs partes, denominadas lobos anterior, posterior e intermdio, esse ltimo pouco desenvolvido no homem. O lobo anterior (maior) designado adeno-hipfise e o lobo posterior, neuro-hipfise.

Hipfise
Hormnios secretados no lobo anterior da hipfise: Somatotrofina (GH) - Hormnio do crescimento. Hormnio tireotrfico (TSH) - Estimula a glndula tireide. Hormnio adrenocorticotrfico (ACTH) - Age sobre o crtex das glndulas supra-renais. Hormnio folculo-estimulante (FSH) - Age sobre a maturao dos folculos ovarianos e dos espermatozides.

Hipfise
Hormnios secretados no lobo anterior da hipfise: Hormnio luteinizante (LH) - Estimulante das clulas intersticiais do ovrio e do testculo; provoca a ovulao e formao do corpo amarelo. Hormnio lactognico (LTH) ou prolactina - Interfere no desenvolvimento das mamas, na mulher e na produo de leite.

Os hormnios designados pelas siglas FSH e LH podem ser reunidos sob a designao geral de gonadotrofinas.

Hipfise
Hormnios secretados no lobo posterior da hipfise: Hormnio antidiurtico (ADH) ou vasopressina Constitui-se em um mecanismo importante para a regulao do equilbrio hdrico do organismo.

Hipfise
Hormnios secretados no lobo posterior da hipfise: Oxitocina Age particularmente na musculatura lisa da parede do tero, facilitando, assim, a expulso do feto e da placenta.

Tireide
Situada na poro anterior do pescoo, a tireide consta dos lobos direito, esquerdo e piramidal. Os lobos direito e esquerdo so unidos na linha mediana por uma poro estreitada - o istmo. A tireide regulada pelo hormnio tireotrfico (TSH) da adeno-hipfise. Seus hormnios tiroxina, triiodotironina calcitonina - requerem iodo para sua elaborao. e

Tireide
Tiroxina

Aumenta velocidade de quase todas as reaes qumicas nas clulas. Mecanismo desconhecido. Aumento de mitocndrias. Controle pelo hipotlamo e hipfise anterior TSH.

Tireide

Tireide

Tireide

Tireide
Hipotireoidismo diminuio ou ausncia de tiroxina. Diminuio da atividade celular at cerca da metade Hipertireoidismo aumento de tiroxina. Aumento da atividade celular at cerca do dobro do normal

Tireide

Hipotireoidismo

Hipertireoidismo

Paratireide
Constitudas geralmente por quatro massas celulares, as paratireides medem, em mdia, cerca de 6 mm de altura por 3 a 4 mm de largura e apresentam o aspecto de discos ovais achatados. Localizam-se junto tireide. Seu hormnio - o paratormnio - necessrio para o metabolismo do clcio.

Paratireide

Paratireide

Paratireide

Supra - Renais
Em cada glndula supra-renal h duas partes distintas; o crtex e a medula. Cada parte tem funo diferente. Os vrios hormnios produzidos pelo crtex - as corticosteronas.

Controlam o metabolismo do sdio e do potssio e o aproveitamento dos acares, lipdios, sais e guas, entre outras funes.

Supra - Renais
A medula produz adrenalina noradrenalina (norepinefrina). (epinefrina) e

Esses hormnios so importantes na ativao dos mecanismos de defesa do organismo diante de condies de emergncia, tais como emoes fortes, "stress", choque entre outros; preparam o organismo para a fuga ou luta.

Supra - Renais

Pncreas
Hormnios so produzidos nas Ilhotas Langerhans:

Insulina - Facilita a penetrao da glicose, presente no sangue circulante, nas clulas, em particular nas do fgado, onde convertida em glicognio (reserva de glicose).
Glucagon - Responsvel pelo desdobramento do glicognio em glicose e pela elevao de taxa desse acar no sangue circulante.

Pncreas

Pncreas

Pncreas

Pncreas

Pncreas

Ovrios
Na puberdade, a adeno-hipfise passa a produzir quantidades crescentes do hormnio folculoestimulante (FSH). Sob a ao do FSH, os folculos imaturos do ovrio continuam seu desenvolvimento, o mesmo acontecendo com os vulos neles contidos. O folculo em desenvolvimento secreta hormnios denominados estrgenos, responsveis pelo aparecimento das caractersticas sexuais secundrias femininas.

Ovrios
Outro hormnio produzido pela adeno-hipfise hormnio luteinizante (LH) - atua sobre o ovrio, determinando o rompimento do folculo maduro, com a expulso do vulo (ovulao).

O corpo amarelo (corpo lteo) continua a produzir estrgenos e inicia a produo de outro hormnio - a progesterona - que atuar sobre o tero, preparando-o para receber o embrio caso tenha ocorrido a fecundao.

Ovrios

Ovrios

Testculos
Entre os tbulos seminferos encontra-se um tecido intersticial, constitudo principalmente pelas clulas de Leydig, onde se d a formao dos hormnios andrgenos (hormnios sexuais masculinos), em especial a testosterona. Os hormnios andrgenos desenvolvem e mantm os caracteres sexuais masculinos.

Testculos

Sistema endcrino e os ps
Unhas Diabetes: grossas, avermelhadas e com pequenas veias no dedo, ao redor das unhas. Podem apresentar micoses frequentes, engrossamento e endurecimento das pontas dos dedos; Hipertireoidismo: afinamento e enfraquecimento das unhas;

Hipotireoidismo: unhas opacas e grossas;


Problemas na glndula supra-renal: as unhas ficam escuras;

Obrigada!!!

You might also like