You are on page 1of 2

AVANO PARA ROSCAR NO CNC

Mtodo prtico para o clculo

da

velocidade de corte para roscamento em um centro de usinagem a CNC.


Uma das operaes mais difcil e perigosa em um centro de usinagem a CNC abrir rosca com o uso de um macho. Embora exista uma funo prpria para fazer descer o macho, parar o mandril e retornar ao incio (ciclo fixo), os parmetros a serem programados: rotao e o avano de descida ficam a cargo do programador. Neste artigo iremos ver, de maneira bem prtica os clculos destas variveis.

Ezio Zerbone
Prof. de Automao do CEFET-RJ

abertura de rosca na bancada feita com um jogo de macho, fornecido em um estojo com

3 peas (macho desbastador, intermedirio e acabador). Nesta operao, o controle da descida do macho com movimento horrio e a quebra do cavaco com movimento anti-horrio feito pelo profissional que est executando a abertura da rosca. No centro de usinagem usamos apenas um macho e este desce at a coordenada final programada, para o mandril e retorna com a rotao invertida at a cota programada de incio do roscamento. Este movimento de descida ( o avano) deve ser sincronizado com o passo do macho e a rpm usada, caso contrrio, teremos a possibilidade de quebra da ferramenta, pois: Se o macho desce com avano exagerado, pode quebrar, pois no consegue abrir a rosca; Se o macho desce com avano muito lento, pode quebrar, pois no consegue abrir a rosca j que tentar fresar o material ao invs de roscar.

Para calcular este avano de descida, usamos uma frmula bastante conhecida no setor de usinagem a CNC: .

Agora vamos em busca das variveis necessrias para usar na frmula apresentada. O valor do passo e o dimetro da broca ser encontrado em tabelas de rosca de fabricantes de machos. O valor da rpm encontrado usando a frmula da velocidade de corte.

Considerando que a maioria dos machos usados ainda de ao rpido, a velocidade de corte para roscamento baixa e dada pela tabela a seguir:

Dimetro do Macho at 12mm de 13 a 25mm de 25mm a ......

Velocidade de corte 6 a 10m/min 4 a 7mm/min 2 a 3m/min

Vamos resolver uma questo de prova para demonstrar como achar a velocidade de corte para um dimetro de macho dado. Este procedimento poder ser usado para qualquer dimetro usado. Questo 5 - Determine o dimetro da broca e o avano de um macho de M8 (mtrica normal) para ser usado em um centro de usinagem a CNC (Consulte tabela de fabricantes para resolver esta questo). Consultando a tabela de um fabricante de machos (rosca mtrica normal), verificamos que a broca a ser usada de e que o passo do macho de 1.25mm.

Pela tabela anterior de velocidade de corte para roscamento encontramos 6m/min para um dimetro de 12mm. Pegando a mdia aritmtica entre 6 e 10m/min encontraremos uma velocidade de corte de 8m/min para um macho de 6mm de dimetro. Dividindo o intervalo de 6mm (de 6 a 12mm) por 12, encontraremos o valor de 0,5mm para cada intervalo. Dividindo o intervalo de 2m/min (6 a 8m/min) por 12 encontraremos um valor de 0.167m/min para cada intervalo. dimetro de 6mm Vc de 8m/min dimetro de 12mm Vc de 6m/min

O macho de 8mm est 4 intervalos direta de 8m/min, ento teremos uma velocidade de corte de : Vc = 8m/min - (4x 0.167m/min) ento Vc=7,33m/min. Verificamos ainda que o macho de 8mm est 8 intervalos esquerda de 6m/min, ento teremos um velocidade de corte de: Vc = 6m/min + (8x 0.167m/min), ento Vc=7,33m/min. Em resumo: caminhando para direita subtramos e caminhando para esquerda somamos. Encontraremos sempre os mesmos valores. Usando a frmula da velocidade teremos: Voltando para a frmula

, a encontraremos 292rpm.
, substituindo os valores do passo e

da rpm obtemos uma velocidade de avanamento de F=328mm/min e S=292rpm. O valor da velocidade de corte pode tambm ser obtido atravs das frmulas: at 12mm temos: Vc= 10 de 13 a 25mm temos: Vc= (Santos, Ronald, 20111) (Deus, Matheus, 20112)

de 25 at 50mm temos : Vc = (-d+100)/25 (Deus, Matheus, 2011

1 2

Ronald Eduardo Silva dos Santos aluno da turma 6B-Mec do CEFET-RJ Matheus Lima de Deus aluno da turma 6A-Mec do CEFET-RJ

You might also like