You are on page 1of 3

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/PA CUESO TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO DISCIPLINA: HIGIENE E MEDICINA DO TRABALHO PROFESSOR: NELSON

N ABRAHO HIGIENE DO TRABALHO Riscos Ambientais: Efeitos e Medidas Preventivas Higiene do Trabalho: a cincia que estuda os riscos existentes nos ambientes do trabalho, antecipando, identificando, reconhecendo, avaliando e adotando medidas de controle dos agentes agressivos a sade dos trabalhadores, tornando os ambientes de trabalho saudveis/salubres. Riscos Ambientais: Todo agente e/ou situao existentes nos ambientes de trabalho que venha a comprometer a sade e a integridade fsica do trabalhador. Estes riscos podem afetar o trabalhador a curto, mdia e longo prazo, provocando leses imediatas e/ou doenas chamadas profissionais ou do trabalho. Os riscos ambientais se apresentam, basicamente, sob trs formas; Fsicos; Qumicos; Biolgicos; Riscos Fsicos: So riscos ambientais onde as grandezas fsicas naturais representam potenciais de alterao a sade dos trabalhadores. Podemos citar: Rudo: Vibraes: Temperaturas Extremas: Radiaes no Ionizantes: Radiaes Ionizantes: Presses Anormais: Umidade:

O rudo pode ser expresso atravs de mquinas e equipamentos industriais provocando a curto, mdio e longo srios prejuzos a sade do trabalhador. Fatores Determinantes: Tempo de exposio; Nvel de presso sonora acima do limite; Sensibilidade individual; Efeitos sobre o trabalhador: Sistema Nervoso Central:

Pode causar fadiga nervosa, perda de memria, irritabilidade, dificuldade para coordenar as idias. Aparelho Cardiovascular:

Hipertenso, modificao do ritmo cardaco, modificao do calibre dos vasos sanguneos. Outros Efeitos:

Stress, modificao do ritmo respiratrio, perturbaes gastrintestinais, diminuio da viso noturna, dificuldade na percepo de cores, perda temporria ou permanente da capacidade auditiva. As vibraes podem se apresentar de duas formas: Localizadas: em um segmento corporal. Causadas por ferramentas manuais, eltricas e pneumticas. Generalizadas: envolvem o corpo como um todo do trabalhador. Afetam os operadores de grandes mquinas, provocando dores lombares e leses na coluna vertebral. Ex.: motoristas e tratoristas. As temperaturas podem ser representadas tanto pelo calor como pelo frio. Calor: trabalhos em altas temperaturas podem causar:

- Catarata; - Insolao; - Desidratao; - Cibras; - Distrbios psicoemocionais; - Erupo de doenas da pele; - Problemas cardiocirculatrios; Frio: trabalhos em baixas temperaturas podem causar:

- Feridas;

- Rachaduras e necrose da pele; - Enregelamento; - Gangrena e at amputao do membro lesado; Radiaes no Ionizantes: caracterizadas pelo aquecimento do ambiente, como, radiaes infravermelhas, aquelas presentes em operaes de fornos e solda oxiacetilnica, raios ultravioletas, produzidas pela slida eltrica. A exposio a esse agente pode causar: - Queimaduras; - Cataratas; - Conjuntivite; As Radiaes Ionizantes caracterizam-se pela alterao do organismo atravs da interrupo temporria dos processos celulares, acometem os operadores de Raio-X, estes frequentemente so expostos a esse tipo de radiao. Esse risco pode afetar o organismo ou se manifestar mos descendentes. As presses anormais so representadas por atividades exercidas em locais de presses extremas (altas e baixas), estas, requerem equipamentos especiais alm de um rigoroso treinamento. Ex.: mergulhadores que trabalham em obras submarinas. Atividade e operaes executadas em locais alagados, encharcados, com umidade excessiva so capazes de produzir danos a sade dos trabalhadores como por exemplo o romaneio de madeira.

You might also like