You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

Resumo e Resenha da Obra A Era dos Direitos, Norberto Bobbio

Disciplina: Cincia Poltica e TGE Norte da Ilha Alunos: Luiz H. Cauper, Srgio Medina, Samuel *****

Florianpolis Novembro de 2010 Resumo e resenha da obra A era dos direitos, de Norberto Bobbio

Resumo por captulos


Introduo

Por sugesto de Luigi Bonanate e Michelangelo Bovero, o autor rene alguns de seus artigos considerado por ele principais, a temtica de seus trabalhos direitos dos homens. destacado aqui a importncia da Democracia, paz e diretos do homen. A democracia protege e reconhece os direitos dos homens. A paz um pressuposto necessrio para o reconhecimento e proteo dos direitos dos homens em cada estado e sistema internacional. E o direito do homem dever ser sobreposto a qualquer estado. O autor afirma que a coletnea A era dos direitos, foi resultado de uma pesquisa filosfico-histrico apartir da inverso, caracterstica na formao do estado moderno ocorrida na relao entre estado e cidado. Onde a os deveres do sdito deixa de ser prioridade do estado, passando o direito do cidado algo que o estado deve conservar. So apresentadas aqui os artigos que fazem parte da obra. explicado tambm a forma de explicao dos problemas Histricas e Tericas. Para compreenso da sociedade, preciso partir de baixo, ou seja, dos indivduos que a compem, em oposio concepo orgnica tradicional, segundo a qual a sociedade como um todo vem antes dos indivduos. Os direitos dos homens, por mais fundamentais que sejam, so direitos histricos, nascido em circunstancias , caracterizadas por lutas em defesa de novas liberdades contra velhos poderes, e nascidos de modo gradual, no todos de uma vez e nem de uma vez por todas O autor menciona os direitos de primeira, segunda, terceira e quarta gerao. Novos carecimentos nascem em funo da mudana das condies sociais e quando o desenvolvimento tcnico permite satisfaz-los orientado pelo autor, a comparao entre direito moral e direito natural , e entre direito legal e direito positivopor parte do leitor.Na distino entre moral rights e legal rights, o critrio o fundamento. Na distino entredireitos naturais e direitos positivos, a origem.

Sobre os Fundamentos dos Direitos do Homem

1 Temas abordados: a) Qual o sentido do problema que nos pusemos acerca do fundamento absoluto dos direitos do homem; b) Se um fundamento possvel; c) Se, caso seja possvel, tambm desejvel.

2 O problema do fundamento de direito apresenta-se quando discutidos um direito que se tem ou de um direito que se gostaria de ter. Essa questo no uma problemtica de direito positivo, mas de direito racional ou crtica (direito natural). 3 A idia de encontrar um fundamento irresistvel torna-se uma iluso devido ao fato da prpria natureza humana revelar-se frgil e carente de uma definio universalmente vlida e imutvel. 4 A busca do fundamento absoluto de direito do homem infundada. H 4 dificuldades que comprovam essa afirmao: 1) A definio imprecisa e genrica de direito do homem. 2) O relativismo do direito criado pela alterao em sua semntica no decorrer da histria. 3) Heterogeneidade do direito. 4) Contraste entre o direito fundamental de uma categoria de pessoas e o direito igualmente fundamental de uma outra categoria de pessoas. 8 Alm destas 4 dificuldades mencionadas anteriormente, mais um problemtica surge devido dogmtica tico: Os valores no s podem ser demonstrados como teoremas, mas de que basta demonstr-los (ou seja, torn-los em certo sentido inquestionveis e irresistveis) parq que seja assegurada sua realizao. Esse segundo dogma do racionalismo tico desmentido pela experincia histrica. Ser exposto 3 argumentos: 1) No se pode dizer que os direitos do homem tenham sido respeitados nas pocas em que os eruditos afirmavam ter encontrado seu fundamento absoluto. 2 ) Aps os governos aderirem Declarao Universal dos Direitos Humanos, a problemtica dos direitos fundamentais perdeu seu interesse. 3) Fato de ser inexeqvel. 9 O maior interesse hoje no encontrar um conceito do direito fundamental do homem, mas sim defend-los buscando vrios fundamentos possveis devido a crise de fundamentos.

O Presente e Futuro dos Direitos do Homem

Hoje o maior interesse dos juristas de dos filsofos no deve ser a procura de uma nova formulao do conceito do direito fundamental do homem, e sim a defesa dos direitos at ento identificados e formulados. Ou seja, deve-se encorajar e a ampliar o respeito aos direitos humanos e s liberdades fundamentais. Pois, a Declara Universal dos Direitos Humanos deixa claro a adoo de certos valores como direitos fundamentais, passando a ser desnecessrio a apresentao de um conceito absoluto. Existem 3 modos de fundar os valores: 1) Deduzindo-os a um dado objetivo constante, levando em considerao natureza humana. 2) apelo evidncia, a qual se recusa qualquer argumentao racional. 3) Mostrar valores que so apoiados no consenso. Com a Declarao Universal dos Direitos Humanos, um sistema de valores universais foram adotados por 48 estados nacionais, como fonte de inspirao e orientao de seu crescimento, criando no s uma comunidade de estados, mas de indivduos livres e iguais. A Declarao Universal contm em germe a sntese de um movimento dialtico, que comea pela universalidade abstrata dos direitos naturais, transfigura-se na particularidade concreta dos direitos positivos, e termina na universalidade no mais abstrata, mas tambm ela concreta, dos direitos positivos universais. A maior problema ao defender a Declarao, so as medidas imaginadas e imaginveis para a efetiva proteo desses direitos.Tais problemas podem ser de duas naturezas. Jurdica-poltica e substancial. As formas de controle social adotada pela comunidade internacional pode ser, a influncia e o poder. As atividades aqui implementadas pelos organismos internacionais tendo em vista a tutela dos direitos do homem, pode ser considerados sob trs aspectos: promoo (conjuntos de aes que so orientadas para induzir os Estados que no tm uma disciplina especfica para a tutela de direitos do homem a introduzi-la ou induzir os que j tm a aperfeio-la), controle ( conjunto de medidas para verificar se e que grau as recomendaes foram

acolhidas, podendo ser os comunicados ou relatrios) e a garantia (criando uma nova jurisdio mais alta, substituindo a jurisdio nacional, por uma internacional). Poder e liberdade, no se complementam, pelo contrrio, so incompatveis, pois com o aumento do poder diminui-se a liberdade.

A Era dos Direitos

O Autor, ao ser questionado se em meio tantos problemas surgindo, como o aumento da desenfreado da populao, a intensa degradao do meioambiente e o desenvolvimento de armas cada vez mais destrutivas, ele simplesmente responde que sim, pois alm da temtico dos direitos do homem est se tornando cada vez mais freqente em fruns e congressos, assumindo assim uma importncia no mais nacional, e sim internacional. O processo de evoluo dos direitos do homem, pode ser dividido em trs fases: converso em direito positivo, generalizao e internacionalizao. So vrias as perspectivas que se podem tratar os direitos do homem, uma delas a filosofia da histria. Infelizmente esse mtodo est morto devido a obra de Karl Jasper, na qual combate tal mtodo. Esse mtodo ao utilizado, no apresenta qualquer prova, baseada somente em sinais ou fatos significativos na histria. Direito e dever so caractersticas que definem a tica. O indivduo singular essencialmente um objeto do poder ou, no mximo, um sujeito passivo.mais do que de seus direitos, a tratadstica poltica fala dos seus deveres, entre os quais ressalta, como principal, o de obedecer s leis. Ao tema do poder de comando, corresponde do outro lado da relao- o tema da obrigao poltica, que precisamente a obrigao, considerada primria para o cidado, de observar as leis. Se se reconhece um sujeito ativo nessa relao, ele no um indivduo singular com seus direitos originrios, vlidos tambm contra o poder de governo, mas o povo em sua totalidade, na qual o indivduo singular desaparece enquanto sujeito de direitos. A doutrina filosfica que fez do indivduo, e no mais a sociedade, o ponto de partida para a construo de um doutrina da moral e do direito foi o jusnaturalismo, que pode ser considerado, sob muitos aspectos ( e o foi certamente nas intenes de seus criadores), a secularizao da tica crist.

No estado desptico, os indivduos singulares s tm deveres e no direito. No Estado absoluto, os indivduos possuem, em relao ao soberano, direitos privados.No Estado de direito, o indivduo tem, em face do Estado, no s direitos privados, mas tambm direitos pblicos. O Estado de direito o Estados dos cidados.

Direitos do Homem e da Sociedade

Infelizmente, a prtica e a teoria dos direitos do homem andam em velocidades desiguais. Pois muito se discute sobre tais direitos, pouco se pes em prtica ou defende-se os direitos. Como a efetivao dos direitos do homem ocorreu depois da segunda guerra, h muitos aspectos inerentes ao direito que devem ser abordados em duas direes, a universalizao do direito e sua multiplicao.Porm ser dado importncia a sua multiplicao ( ou sua proliferao).Tal multiplicao ocorreu em trs modos: a) Aumento da quantidade de bens considerados merecedores de tutela; b) extenso da tutela de alguns direitos tpicos a diversos sujeitos do homem; c) O homem no mais considerado como ente genrico, ou homem abstrato, mas visto em sua especificidade ou na concreticidade. Em sntese, mais bens, mais sujeitos, mais status do indivduo. Essa universalidade (ou distino, ou no-distino) na atribuio e no eventual gozo dos direitos de liberdade no vale para os direitos sociais, e nem mesmo para os direitos polticos, diante dos quais os indivduos so iguais s genericamente, mas no especificamente.Com relao aos direitos polticos e sociais, existem diferenas de indivduo para indivduo, ou melhor, de grupos de indivduos para grupos de indivduos, diferenas que so at agora ( e o so intrinsecamente) relevantes. Isso quer dizer que, na afirmao e no reconhecimento dos direitos polticos, no se podem deixar de levar em conta determinadas diferenas, que justificam um tratamento no igual. A doutrina dos direitos do home nasceu da filosofia jusnaturalista, a qual para justificar a existncia de direitos pertencentes ao home enquanto tal, independentemente do Estado partiria da hiptese de um estado de natureza , onde os direitos dos homens so poucos e essenciais: o direito

vida e a sobrevivncia, que inclui tambm o direito propriedade; e o direito liberdade, que compreende algumas liberdades essenciais e negativas. A conexo entre mudana social e mudana na teoria e na pratica dos direitos fundamentais sempre existiu; o nascimento dos direitos sociais apenas tornou essa conexo mais evidente, to evidente que agora j no pode ser negligenciada.

A Revoluo Francesa e os Direitos do Homem

A declarao dos Direitos do Homem e do Cidado foi aprovada pela Assemblia Nacional, em 26 de Agosto de 1789. Os testemunhos da poca e os historiadores esto de acordo em considerar que esse ato representou um daqueles momentos decisivos, pelo menos simbolicamente, que assinalam o fim de uma poca e o incio de outra. Para Kant, o entusiasmo como a participao no bem com paixo, explicava logo aps o verdadeiro entusiasmo se refere s, e sempre ao que ideal, ao que puramente moral, e que a causa moral desse entusiasmo era o direito que tem um povo de no ser impedido por outras foras de dar a si mesmo uma constituio civil que ele cr boa. Kant considera que a liberdade jurdica a faculdade de s obedecer as leis externas s quais pude dar meu consentimento. Para Burke, se baseando no processo da Revoluo Francesa, afirma que So direitos naturais os que cabem ao homem em virtude de sua existncia. A esse gnero pertencem todos os direitos intelectuais, ou direitos da mente, e tambm todos os direitos de agir como indivduo para o prprio bem-estar e para a prpria felicidade que no sejam lesivos aos direitos naturais dos outros. Distinguia trs formas de governo: o fundado na superstio, o fundado na fora e um terceiro, fundado no interesse comum, que ele chamava de governo da razo.

Paine, que teria participado da Revoluo Americana e da Revoluo Francesa, com isso ele pode notar que tinha princpios parecidos, bem como seu fundamento,o direito natural; idntico era o desfecho, o governo fundado no contrato social, a repblica como governo que rechaa para sempre a lei da hereditariedade, a democracia como governo de todos. Duas diferenas bsicas entre as constituies Francesa e Americana, 1) O dever do estado na constituio America prover a felicidade aos sditos, enquanto a Francesa, no deixa claro essa funo do estado, passando a se tornar uma entidade que deve apenas defender e dar condies mnimas de igualdade e liberdade para que os sditos alcancem a felicidade. 2) A declarao Francesa mais individualista que a Americana. Apesar da influncia at mesmo imediata que a revoluo das treze colnias teve na Europa, bem como da rpida formao no Velho Continente do mito americano, o fato que foi a Revoluo Francesa que constituiu, por cerca de dois sculos, o modelo ideal para todos os que combateram pela prpria emancipao e pela libertao do prprio povo. Forma os princpios de 1789 que constituram, no bem como no mal, um ponto de referncia obrigatrio para os amigos e para os inimigos da liberdade, princpios invocados pelos primeiros e execrados pelos segundos. O ncleo doutrinrio da Declarao est contido nos trs artigos iniciais: o primeiro refere-se condio natural dos indivduos que precede a formao da sociedade civil; o segundo, finalidade da sociedade poltica, que vem depois (no cronologicamente, pelo menos axiologicamente) do estado de natureza; o terceiro, ao princpio de legitimidade do poder que cabe nao. A Herana da Grande Revoluo

Com a Revoluo Francesa, criou-se uma imagem de um evento poltico extraordinrio que, rompendo a continuidade do curso histrico assinala o fim ultimo de uma poca e o princpio de uma outra. Alguns anos antes, di feita a declarao de direitos, pelos Bill of Rights, de algumas colnias norteamericanas em luta contra a metrpole. A comparao entre as duas revolues e as respectivas enunciaes de direitos um tema ritual, que compreende tanto um juzo de fato sobre a relao entre os dois eventos, quanto um juzo de valor sobre a superioridade moral e poltica de um em relao ao outro.Estudos recentes afirmam que a Revoluo Francesa foi influenciada pela revoluo francesa. Mas alguns pesquisadores contrrios a esta nova tese, afirmam dizendo que, enquanto um povo novo ( como o americano),estava disposto a receber a liberdade em toda a sua energia, um povo como o francs, composto por uma multido imensa de sditos sem propriedade, esperava do governo mais a segurana do trabalho, que os torna independentes, do que a liberdade.No se pode deixar de reconhecer que ambos tm sua origem comum na tradio do direito natural.

A relao poltica pode ser dividida em direes: relao de poder recproco, primeiro sujeito ao segundo ou, segundo sujeito ao primeiro. O reconhecimento gradual da liberdades civis, para no falar da liberdade poltica, uma conquista posterior proteo da liberdade pessoal. Quando muito, pode-se dizer que a proteo da liberdade pessoal veio depois do direito de propriedade. A esfera da propriedade foi sempre mais protegida do que a esfera da pessoa. Para o positivismo jurdico, os supostos direitos naturais no mais do que direitos pblicos subjetivos, direitos reflexos do poder do Estado, que no constituem um limite ao poder do estado, anterior ao nascimento do prprio Estado, mas so uma conseqncia da limitao que o estado impe a si mesmo. Apesar da crtica antijusnaturalista, as proclamaes dos direitos do homem e do cidado no s no desaparecem, mesmo na era do positivismo jurdico, como ainda continuaram a se enriquecer com exigncias sempre novas, at chegarem a englobar os direitos sociais e a fragmentar o homem abstrato em todas as possveis especificaes, de homem e mulher, criana e velho, sadio e doente, dando lugar a uma proliferao de cartas de direito que fazem parecer estreita e inteiramente inadequada a afirmao dos quatro direitos da Declarao de 1789.

Kant e a Revoluo Francesa

medida que nossos conhecimentos se ampliaram (e continuam a se ampliar) com velocidade vertiginosa, a compreenso de quem somos e para onde vamos tornou-se cada vez mais difcil.Contudo, ao mesmo tempo, pela inslita magnitude das ameaas que pesam sobre ns, essa compreenso cada vez mais necessria. Diante de tantos problemas, a crescente dificuldade de encontrarmos solues para nossos problemas de forma pacfica e feliz, acaba se tornando um paradoxo do nosso tempo. A ambigidade tem se tornado um grande problema para a cincia.sendo que duas interpretaes opostas tomaram dominaram o sculo passado: Interpretao hegeliana e nietzchiana. Ao se considerar um movimento histrico, necessrio buscar um projeto preestabelecido, a ser atribudo a um sujeito coletivo. Seja ele a providncia, a razo, a natureza, o esprito universal.

Mas fazer uma histria completamente conjetural, derivada inteiramente de indcios e no de fatos comprovados, equivaleria a traar a trama de um romance ou de um simples jogo de imaginao.Diversa da histria conjetural , para Kant, a histria proftica, que tem talvez um fim mais ambicioso ( o de descobrir a tendncia de desenvolvimento da histria humana) , mas no tem a menor pretenso de verdade, ao contrrio, do que ocorre com a histria conjetural. Somente a histria proftica (ou filosfica), no a histria emprica (mesmo que enriquecida pela histria conjetural), pode desafiar a ambigidade do movimento histrico, dando uma resposta questo de se a humanidade est ou no em constante progresso para o melhor. O ponto central da tese Kantiana para o qual eu gostaria de chamar a ateno que tal disposio moral se manifesta na afirmao do direito (direito natural) que tem um povo a no ser impedido por outras foras de se dar a constituio civil creia ser boa.Para Kant, essa constituio s pode ser republicana, ou seja, uma constituio cuja bondade consiste em ser ela a nica capaz de evitar por princpio a guerra. Kant sabia muito bem que a mola do progresso no a calmaria, mas o conflito.Todavia compreendera que existe um limite para alm do qual o antagonismo se faz demasiadamente destrutivo, tornando-se necessrio um autodisciplinamento do conflito, que possa chegar at a constituio de um ordenamento civil universal. Kant, julga necessrio considerar mais um elemento em sua filosofia, o direito cosmopolita, ou seja, alm de considerar as relaes, indivduoestado e estado-estado, Kant tambm considera a relao indduo-estado (no sendo o dele). Estas relaes so bases para obteno da paz.

A Resistncia Opresso, Hoje

1 O problema da teoria poltica o poder: como o poder adquirido, como conservado e perdido, como exercido, como defendido e como possvel defender-se contra ele.Toda a histria do pensamento poltico pode ser distinguida conforme se tenha posto o acento, como os primeiros, no dever da obedincia, ou, como os segundos,no direito resistncia ( ou revoluo). O Importante que se podem verificar os dois casos-limites, o de uma resistncia sem contestao (a ocupao de terras por camponeses famintos) e o de uma contestao que no se faz acompanhar por ato

subversivo que possa ser chamado de resistncia ( a ocupao de salas de aula na universidade, que certamente um ato de resistncia, nem sempre caracterizou necessariamente a contestao do movimento estudantil). Extinta a eficcia da literatura poltica suscitada pela Revoluo Francesa, o problema do direito de resistncia perdeu grande parte do seu interesse.Podem se indicar duas razes para esse declnio, uma ideolgica (falta de crena no fenecimento natural do estado), outra institucional. Haviam se iniciado dois processos paralelos de desconcentrao do poder, com a conseqente desmonopolizao do poder ideolgico-religioso, que encontraria sua garantia jurdica na proclamao da liberdade religiosa e liberdade de pensamento. O Estado liberal e democrtico, que se instaurou progressivamente ao longo de todo o arco do sculo passado, foi caracterizado por um processo de acolhimento e regulamentao das vrias exigncias da burguesia em ascenso, no sentido de conter e delimitar o poder tradicional. importante ressaltar que: a) o desenvolvimento da sociedade industrial no diminuiu as funes do Estado, como acreditavam os liberais que juravam sobre a validade absoluta das leis da evoluo, mas aumentou-as desmesuradamente; b) nos pases onde ocorreu a revoluo social, a idia do desaparecimento do Estado foi por enquanto posta de lado. C) as idias libertrias continuam a alimentar pequenos grupos de utopistas scias, no se transformando num real movimento poltico. Entre as velhas teorias sobre o direito de resistncia e as novas, h diferenas que merecem ser destacadas, ainda que por enquanto apenas com algumas anotaes, que deveriam ser aprofundadas: a) O problema da resistncia visto hoje como fenmeno coletivo e no individual, em relao tanto ao sujeito ativo quanto ao sujeito passivo do ato ou atos de resistncias. b) Inverso radical da frmula de Hobbes (para Hobbes, todos os estados so bons). C) Motivaes e consequentes argumentaes.

Contra a Pena de Morte

O tema de pena de morte recente, durante sculos, o problema de se era ou no justo condenar um culpado morte sequer foi colocado. Plato reconhece a pena de morte quando afirma que a pena deve ter a finalidade de tornar melhor, mas se o delinqente se mostrar incurvel, a morte ser para ele o menor dos males.

preciso dizer, desde j, que o ponto de partida usado por Beccaria em sua argumentao a funo exclusivamente intimidatria da pena. A finalidade da pena no seno impedir o ru de causar novos danos aos seus concidados e demover os demais de fazerem o mesmo. Os dois maiores filsofos da poca da Revoluo Francesa, Kant e Hegel, defendem uma rigorosa teoria retributiva da pena e chegam concluso de que a pena de morte at mesmo um dever.Kant afirma que o dever da pena de morte cabe ao Estado e um imperativo categrico, no um imperativo hipottico, fundado na relao meio-fim. Enquanto os maiores filsofos da poca continuavam a defender a legitimidade da pena de morte, um dos maiores defensores de sua abolio tivesse sido ,Robespierre, num famoso discurso constituinte de maio de 1701, o mesmo que iria passar histria, como o maior responsvel pelo terror revolucionrio, pelo assassinato indiscriminado . Esse discurso de Robespierre deve ser recordado porque contm uma das condenaes mais convincentes, do ponto de vista da argumentao, da pena de morte. Apesar da persistncia e da predominncia das teorias antibolicionistas, no se pode dizer que o debate sobre a pena de morte, levantado por Beccaria, tenha deixado de produzir efeitos. A contraposio entre abolicionistas e antibolicionistas demasiadamente simplista e no representa exatemente a realidade. Muitos estados no abolicionistas buscaram no apenas eliminar suplcios, mas tornar a a pena de morte o indolor possvel.De qualquer modo, a execuo no se realiza a vista do pblico, ainda que o eco de uma execuo capital na imprensa substitua a antiga presena do pblico na praa, diante do patbulo. No h dvida de que, a partir de Beccao da fora, o argumento fundamental dos abolicionistas foi o da fora de intimidao. Mas a afirmao de que a pena de morte teria menos fora intimidatria do que a pena de trabalhos forados era, na poca, uma afirmao fundada em opinies pessoais, derivadas, por sua vez de avaliao psicolgica do estado de esprito do criminoso, no sufragada por nenhuma comprovao factual.

You might also like