You are on page 1of 38

INTRODUO, PLANEJAMENTO E NOES ASSISTENCIAIS DE UTI

Prof. Enf. Fagner Alfredo Ardisson Cirino Campos, campo de atuao e domnio em clnica mdica, nutrio em enfermagem, gerenciamento e SAE, diagnsticos de enfermagem.

ESTRUTURA E ORGANIZAO
A organizao funcionamento:
Depender de uma equipe multidisciplinar de sade. (mdicos, enfermeiros, tcnicos de enfermagem, nutricionistas, etc). PLANEJAMENTO DEPENDER:

Dos critrios de admisso, fluxo humano, reas de apoio.


(JNIOR, LASELVA, GUASTELLI, 2006)

FUNES DA UTI
Proporcionar condio de internao de pacientes graves em ambiente coletivo ou individual, (grau de risco, faixa etria, doena e privacidade.).
Executar assistncia mdica e de enfermagem intensiva e continua. Apoio laboratorial, imagem e teraputico nas 24h.

(LASELVA, JNIOR, GUASTELLI, 2006)

Manter condio de monitoramento e assistncia respiratria continua.


LOCALIZAO
rea distinta e acesso controlado.

Fcil acesso a outros setores (emergncia, centro cirrgico, hemodilise, laboratrio, radiologia, etc).
(JUNIOR, LASELVE, GUASTELLI, 2006)

NMERO DE LEITOS
Depende do servio, numero de cirurgias, de mdicos, enfermeiros e dos recursos institucionais.
Um hospital geral destina 10% dos seus leitos para a UTI. Mnimo 5 leitos para funcionamento, ideal 8 a 10 leitos.
(JNIOR, LASELVA, GUASTELLI, 2006)

TIPO DE UNIDADE
Pct devem ser alocados de forma a serem visualizado diretamente e rpido.

Os leitos podem ser distribudos em rea comum ou privado (quartos fechados). rea comum separar os leitos por divisrias lavveis. rea privada: separado por painis de vidros.
Central de enfermagem. monitoramento no posto de

(JNIOR, LASELVA, GUASTELLI, 2006)

Sala de isolamento (presso negativa).

RUDOS
Vrios fatores equipamentos, fluxo profissional.

Estrutura a diminuir a acstica: Piso, paredes materiais que absoro de acstica, atenuadores no teto. Senso dos profissionais, no conversar perto do paciente, etc....
(JNIOR, LASELVA, GUASTELLI, 2006)

POSTO DE ENFERMAGEM
Ser confortvel, visualizar os leitos.
Conter rea distinta para o preparo da medicao.

Iluminao adequada, sistema de energia, lavabo.


Estocagem de medicao, soluo e materiais. Armazenamento dos pronturios e fcil acesso.
(JNIOR, LASELVA, GUASTELLI, 2006)

SALA DE UTENSLIOS LIMPO E SUJO


Sala limpa (armazenar roupas)...
Materiais sujos, fora da rea de circulao da unidade. Hoje envia-se ao CME, atentar para o transporte do material contaminado dentro de saco plstico lacrado, rumpe fechados, utenslios fechados.

(JNIOR, LASELVA, GUASTELLI, 2006)

Toaletes, copa de paciente, sala de servios gerais, Sala de procedimentos especiais, armazenamento de equipamentos, laboratrio, sala de reunies, reas destinadas aos funcionrios (colorao, descontradas, microondas, geladeiras, mais deve estar ligada a UTI).
Conforto mdico, sala de estudos (educao permanente), Recepo da UTI, sala de espera dos visitantes,
(JNIOR, LASELVA, GUASTELLI, 2006)

Rota de transporte do paciente (corredores separados dos visitantes). Corredor de suprimento e servio.

Secretaria administrativa.

(JNIOR, LASELVA, GUASTELLI, 2006)

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
Ver as diretrizes

Mdulo de pacientes:
rea coletiva distncia de 1 m paredes e 2 dos leitos.

Quarto privativo/isolamento.
Cada mdulo de UTI tem um alarme de emergncia, ligado ao posto de enfermagem, sala de reunio, sala de descanso do funcionrios e demais sala. Iluminao, janela, relgios, tv, conforto do pct e visitantes.
(JNIOR, LASELVA, GUASTELLI, 2006)

ATENO!!!
Energia eltrica, iluminao, abastecimento de gua, sistema de gases e vcuo, renovao de ar em reas crticas.

(JNIOR, LASELVA, GUASTELLI, 2006)

CRITRIOS DE ADMISSO E ALTA


Competncia mdica.
A)Admisso considera-se evitar o uso de recursos com pacientes que deles no necessitam ou se encontram em fase final, risco inerente na UTI.

B)Deve-se haver expectativa de recuperao.


C) diagnsticos ruim limita a teraputica.
(BORGES, KNOBEL, LIVIANU , ORLANDO, 2002)

Segundo o IV Forum de defesa do exercicio profissional da AMIB-1994, admisso:


A) Paciente instvel com drogas vasoativas e necessitando de ventilao mecnica. B) Paciente em ps-operatrio de cirurgia de grande porte.

(BORGES, KNOBEL, LIVIANU , ORLANDO, 2002)

C)Paciente com neoplasias, insuficincia cardaca, respiratria... D) Pct terminais com indicao de melhora ao sistema cardiorrespiratrio.

(BORGES, KNOBEL, LIVIANU , ORLANDO, 2002)

E) Doadores de rgos:

ALTA NA UTI
Considerar os interesses do pct. Basear em critrios que garantem a segurana do pct. Pesa-se a opinio da equipe de sade.

(BORGES, KNOBEL, LIVIANU , ORLANDO, 2002)

Comunicar a deciso de alta. Certificar-se das condies do pct, transporte, destino, etc... Passar as informaes do pct.

(BORGES, KNOBEL, LIVIANU , ORLANDO, 2002)

REGISTRO DE ENFERMAGEM NA ADMISSO


Conferir pronturio. Receber o paciente cordialmente, o enfermeiro apresenta-se como responsvel e apresenta o paciente aos funcionrios. Informa as principais rotinas da unidade. Acompanhar o paciente ao leito, auxiliando-o a deitar e dando-lhe todo o conforto possvel. Apresent-lo aos demais pacientes do seu quarto. Os pertences do paciente devem ser entregues famlia no ato da admisso, se no for possvel, coloc-los em um saco e grampear, identificando com um impresso prprio e encaminhar para a sala de pertences.

(MOTTA, 2008)

Preparar o paciente em relao aos exames a que ser submetido. Montar o pronturio do paciente. Verificar temperatura, presso arterial, pulso e respirao, proceder ao exame fsico. Anotar no relatrio de enfermagem a admisso (data, horrio, motivo da internao, sinais vitais, estado geral, alegias, medicao, etc.) Registrar no censo dirio. Comunicar a farmcia e ao servio de nutrio.

(MOTTA, 2008)

REGISTRO DE ENFERMAGEM NA ALTA


Certificar-se da alta no pronturio do paciente, que deve estar assinada pelo mdico (data e horrio). Registrar a baixa no livro de alta. Comunicar ao servio de nutrio e a farmcia. Verificar no pronturio as medicaes ou outros tratamentos a serem feitos antes da sada do paciente. Retirar os dispositivos invasivos. Informar ao paciente sobre a alta, hora e de como ser transportado.
(MOTTA, 2008)

Entregar ao paciente a receita mdica e orient-lo devidamente. Auxiliar o paciente a vestir-se, reunir as roupas e objetos pessoais e coloc-los na mala ou sacola. Devolver objetos e medicamentos ao paciente, que foram guardados no hospital. Providenciar cadeira de rodas ou maca para transportar o paciente at o veculo. Transportar o paciente (sempre acompanhado pela enfermagem). Registrar data, horrio, condies do paciente, como se dirigiu a recepo, acompanhante e orientao. Arquivar o pronturio no SAME. Limpeza terminal do leito.

(MOTTA, 2008)

BITO
O medico atesta o bito. O mdico preenche a declarao de bito. Entregar a 2 via ao paciente. O enfermeiro confirma o bito (palpao das cartidas). Avisar a famlia e solicitar se quer que ele vista uma roupa de sua escolha. Avisar o servio de nutrio e farmcia.

(MOTTA, 2008)

Preparar o corpo (remover acessos venosos e sondas, tamponamento, banho, etc). Colocar o paciente em posio anatmica. Encaminhar a o necrotrio. Registrar a baixa no livro admisso, alta e bito. Registrar hora, data, causa do bito, preparo do corpo, integridade anatmica presente.

(MOTTA, 2008)

TRANSFERNCIA DO PCT
Aps confirmao da vaga pela chefia, orientar o paciente. Checar na prescrio toda a medicao que foi administrada e cuidados prestados. Realizar um relatrio sucintos, sobre o estado geral do paciente, medicaes a administrar, exames a realizar, alegias,etc. Separar medicamentos para encaminh-los junto com o paciente. Proceder as anotaes de enfermagem no plano assistencial. Fazer rol de roupas e pertences do paciente, entregando-os famlia ou encaminhando junto ao paciente.

(MOTTA, 2008)

Proceder o transporte do paciente, com auxlio. Levar o pronturio completo, medicamentos e pertences.(Se para outro hospital, enviar a xrox do pronturio). Auxiliar na acomodao do paciente. Retornar ao setor levando a maca ou cadeira de rodas. Limpeza terminal do leito. Registrar data, horrio, condies do paciente na transferncia, como foi transferido, quem acompanhou e intecorrncias.

(MOTTA, 2008)

ROTINA DE ENCAMINHAMENTO PARA EXAMES



Conferir a solicitao na prescrio mdica. Protocolar no setor responsvel ou ao assistente social. Preparar o paciente para a realizao do exame. Encaminhar o paciente ao setor de realizao do exame na hora marcada ou a recepo para ir na ambulncia. Acompanhar o paciente durante esse procedimento. Acomodar o paciente de volta na unidade. Registrar data, hora, exame solicitado, estado geral e intecorrncias. Obs: nunca deixar o paciente ir sozinho ao realizar o exame (na unidade), pode ser perigoso e acarretar prejuzos a sua segurana.
(MOTTA, 2008)

NDICE DE APACHE II
http://riscocirurgico.com.br/preoperatorio/apache-ii-ndice-gravidadepacientes-unidade-terapia-intensiva http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v41n3/02.p df

LEGISLAO PARA ENFEMAGEM


Resoluo do COFEN n. 293/2004. Paciente de cuidados mnimos, intermedirios, semiintensivo e intensivo. RDC ANVISA N. 26. 1 ENFERMEIRO para cada 10 leitos e 1 tcnico de enfermagem para cada dois leitos. http://www.amib.org.br/fileadmin/user_upload/ami b/rdc26_01.pdf RDC Anvisa N. 7. Est imunizado ttano, hepatite B, difteria e outros...

HUMANIZAO NA UTI
Humanizar cuidar biopsicossocioespiritual. Comunicao com pct e no v-lo como um equipamento Atender as necessidades bsicas do pct. E respeitar sua cultura, valores, religio... Respeitar suas historicidades e produo social (o pct e familiares que sabem...) Proporcionar conforto ao pct.
Flexibilidade. Explicar, orientar, mostrar interesse com o pct, famliar.
(ALMEIDA, VELOSO, BLAYA, 2006)

Garantir a privacidade e autonomia do pct qndo possvel Identificar os agentes estressores que prejudicam o pct. Manter a privacidade e dignidade do pct Importante se coloque no lugar do pct (empatia). Lembre-se vc tambm precisa de cuidados...
(ALMEIDA, VELOSO, BLAYA, 2006)

Aliviar a dor e sofrimento do pct, diminuir o estresse e ansiedade. Pense: no conseguir dormir, est entubado, restrito no leito, sobre vigilncia... Medicao S/N para dor prescrio...

(ALMEIDA, VELOSO, BLAYA, 2006)

REFERNCIAS

Jnior DFM, Laselva CR, Guastelli LR. Estrutura e organizao. In: Knobel E. Terapia Intensiva: enfermagem. So Paulo (SP): Atheneu, 2006.
Almeida FP, Veloso JWN, Blaya RP. Humanizao em UTI. . In: Knobel E. Terapia Intensiva: enfermagem. So Paulo (SP): Atheneu, 2006 Borges LA, Knibel M, Liviano J, Orlando JMC. Critrios de admisso e alta: ...Mas com flexibilidade. In: Orlando JMC. UTI muito alm da tcnica... a humanizao e a arte do intensivismo (e muitas outras dicas teis para o dia-a-dia). So Paulo (SP): Atheneu, 2002. S enfermagem, Admisso e pronturio. Anotaes de enfermagem. Disponvel: http://www.soenfermagem.net/admissao/ Motta ALC. Normas, rotinas e tcnicas de enfermagem. So Paulo (SP): Itria, 2008. Resoluo Cofen n. 293/2004. Fixa e estabelece parmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem...

ANEXOS

You might also like