You are on page 1of 2

Tipos de pesquisas

Entende-se como pesquisa a maneira de se defender uma idia utilizando de bibliografias. Pode-se tambm consultar atravs de questionrios pessoas relacionadas e mostrar atravs de grficos as anlises e resultados obtidos. Alguns requisitos so fundamentais para qualquer pesquisa, so eles: - Formulao de um problema de pesquisa. - Determinao das informaes necessrias. - Seleo das fontes a serem pesquisadas. Os tipos de pesquisas obedecem a uma seguinte classificao: Pesquisa exploratria. Pesquisa descritiva. Pesquisa explicativa.

Esta classificao acima til para possibilitar uma aproximao conceitual. necessrio traar um modelo conceitual e operativo da pesquisa. Para isso utiliza-se a seguinte classificao: Pesquisa bibliogrfica e Documental Pesquisa experimental Pesquisa Ex-post facto Estudo de corte e levantamento Estudo de campo e de caso Pesquisa Participante

Aprofundarei meu trabalho na explicao de um determinado tipo de pesquisa sendo ela, a pesquisa ou estudo de campo. A pesquisa de campo tem como objetivo compreender os diversos aspectos da sociedade, conseguir informaes ou conheci mento acerca de um problema alm de descobrir novos fenmenos e suas relaes. Esse tipo de pesquisa dividido em trs fases sendo a primeira a pesquisa bibliogrfica a segunda fase a determinao de acordo com a natureza da pesquisa, das tcnicas que sero empregadas na coleta de dados e na seleo da amostra, e por fim a terceira fase a definio das tcnicas de registros destes dados e das tcnicas que sero utilizadas em sua anlise. Os mtodos de coletas podem ser divididos em dois grupos, qualitativos e quantitativos. O mtodo qualitativo tem como objetivo a observao direta e intensiva, individual ou em equipe em laboratrio ou na realidade. J a quantitativa tem como objetivo a observao direta extensiva, atravs de aplicao de questionrios ou formulrios.

Um exemplo de pesquisa de campo a qual muito utilizada em cursos de cincias biolgicas o estudo da qualidade ambiental urbana nesse semestre foi feito este estudo no curso de cincias ambientais. Onde samos para a rua para observar e utilizamos uma tabela com os principais focos a serem analisado como, por exemplo, as condies gerais que so a poluio sonora, ar e visual, alem da anlise da impermeabilizao do solo, das condies sanitrias, fauna e flora e condies estticas. Onde atribumos notas para cada foco a ser analisado, aps isso foi feito fizemos um clculo para obter uma nota geral do local analisado. Assim vemos que o uso da pesquisa de campo se distingue dos outro estudo por escolher um nico grupo ou comunidade e aprofundar no estudo, podendo at mesmo sofrer alteraes durante o estudo.

You might also like