You are on page 1of 15

Filosofia da Cincia FILOSOFIA DA RELIGIO

Por Carllus Silva http://www.facebook.com/CarllusSilva csilva547@gmail.com

Filosofia da Religio?
Uma da divises da filosofia Visa atravs de questionamento

Afinal, o que a religio?


Pergunta simples, resposta complexa. RELIGIO deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religao" com o divino. http://www.xr.pro.br/religiao.html

OPA!!!
Divino?
Relativo a Deus, Fig.Sobrenatural, Sublime, Perfeito, Encantador. (http://www.dicionarioweb.com.br/divino.html) Exemplo: Aquele que adorado. Deus ou deusa.

Vamos pensar um pouco?


Religio algo que tem relao com o divino O divino algo relativo a Deus. Ento...

Estudar religio tambm estudar sobre Deus. Mas... Quem Deus?


A pergunta sobre o que religio, nos leva a perguntar sobre que divino, que nos leva a perguntar sobre que Deus... Que nos leva a perguntar sobre..........

Ser que essa recursividade ter um condio de parada?

Deus
Deus muitas vezes expressado como o criador e Senhor do universo (WikiPdia) Deus amor (http://www.vatican.va/holy_father/benedict_ xvi/encyclicals/documents/hf_benxvi_enc_20051225_deus-caritas-est_po.html) Tambm disse Deus: Faamos o homem nossa imagem, conforme a nossa semelhana... (Gnesis 1:26 e 27)

Deus
Al, na tica islmica, nico, a nica Divindade, criador do universo e onipotente Diferentemente do que cristos e judeus, os muulmanos no atribuem atributos humanos a Deus, afirmando sua unidade.
Dentre esses atributos, existem 99 atributos de Allah mencionados no Alcoro, os quais muitos podem ser tambm atribudos a humanos, porm, nota-se que utilizado o artigo "al para afirmar a unicidade de Deus (WikiPdia)

Deus em Outras Religies


Thee Temple ov Psychick Youth (T.O.P.Y.)
Eles se dedicam a manifestaes de conceitos mgicos, misticismo e adorao aos deuses

Deus em Outras Religies


Igreja Movimento de Criatividade
Organizao que defende os brancos, como se fosse uma religio. A utilizao do termo criador, no se refere a uma divindade, como acontece na maioria das religies, referindo apenas para eles mesmos, os brancos.

Deus em Outras Religies


Nao do Senhor
Seus seguidores acreditam que o fundador Yahweh Ben Yahweh o filho de Deus. Eles acreditam que apenas os negros so os verdadeiros e que os brancos so diabos.

Deus em Outras Religies


Religio de Pessoas com Poderes Csmicos de Luz
Os ensinamentos dessa religio, incluem vrios elementos ufolgicos, cristianismo

Deus em Outras Religies


E o mais novo: Atesmo 2.0 (Alain de Botton)
Alain de Botton sugere uma "religio para ateus" - chame-a de Atesmo 2.0 - que incorpora formas religiosas e tradies para satisfazer nossa necessidade humana de conexo, ritual e transcendncia. http://www.ted.com/talks/alain_de_botton_athei sm_2_0.html

Importncia ou insignificncia da Religio


Crimes so evitados
Algumas religies recuperam pessoas de conduta ruim (como criminosos, de acordo com determinadas leis)

Crimes so incentivados
Algumas religies podem matar ou levar a matar. Pessoas apedrejadas, homens bomba, ou crimes culposos na proibio de receber sangue doao, por exemplo.

Importncia ou insignificncia da Religio


Respeito difundido:
Pessoas aprendem e so motivadas a respeitar e perdoar na maioria das religies. Amor, Perdo e F (f nos leva a outros questionamentos na nossa funo recursiva, mas... No questionaremos no momento)

Desrespeito difundido:
Algumas religies tendem a no respeitar quem no concorda com seus ideais religiosos. Ameaas, Afastamento das pessoas, difamao...

??????
Contraditrio?
A filosofia da religio vem a questionar, de forma individual e coletivamente as ditas religies, para tentar compreender essas contradies. O desejo compreender (ou no, caso ainda mantenha-se a contradio) as contradies em cada religio, e as contradies entre as religies. O objetivo fundamentar a existncia da religio e das religies atravs da coerncia.

Obrigado

You might also like