You are on page 1of 24

PDF Creator - PDF4Free v2.

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica Corel Draw

NDICE
Introduo Ferramentas do Corel Draw Trabalhando com cores Trabalhando com objetos Transformando objetos desenhados Clonagem de objetos Formatando objetos Preenchimentos e Contornos Preenchimento Gradiente Preenchimento Padro Preenchimento Interativo Preenchimento de malha interativo Combinando objetos Soldando objetos Criando interseo com objetos Aparando objetos Alinhando e distribuindo objetos Outras ferramentas de desenhos Ferramenta Faca Ferramenta Borracha Formas Perfeitas Ferramentas de Texto Texto Pargrafo Ajustar texto no caminho Efeitos Interativos Mistura Interativa Contorno Interativo Distoro Interativa Envelope Interativo Extruso Interativa Sombra Interativa Transparncia Interativa Importando e Exportando arquivos Aplicando Efeitos de Bitmap Exportando um arquivo Criando mais efeitos Efeito Mdia Artstica Efeito Mistura Efeito Lente Adicionar Perspectiva Power Clip Copiando Efeito Corel Draw e a Web

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica Corel Draw

Introduo ao Corel Draw


O Corel Draw uma das ferramentas de design mais poderosas do mercado. O Corel Draw um aplicativo de design grfico intuitivo que proporciona aos designers uma experincia de trabalho mais agradvel. Ele foi desenvolvido e projetado para atender s demandas do designer profissional que deseja criar anncios ou trabalhos para impresso ou para a Web. Para iniciar o Corel Draw, clique no boto Iniciar/Programas/Sute de Aplicativos Grficos Corel Draw/ . Ao iniciar o Corel Draw, a caixa abaixo ser aberta:

Voc pode escolher entre as opes: - Novo grfico: Inicia um novo desenho, habilitando todas as ferramentas do Corel Draw; - Abrir ltimo editado: Abre o ltimo desenho feito no Corel Draw; - Abrir grfico: Abre a janela para escolher com qual grfico do Corel Draw ir trabalhar; - Modelo: Abre a caixa de modelos de grficos criados por profissionais do Corel Draw; - CorelTUTOR: Fornece instrues passo-a-passo para executar tarefas de criao de objetos e edio de trabalho; - O que h de novo? : Uma ajuda interativa mostrando todas as funes e ferramentas da verso do Corel Draw em questo. Caso voc no queira visualizar esta mensagem ao abri o Corel Draw, desmarque a opo Mostrar esta tela de boas vindas ao iniciar.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica Corel Draw

Barra de Menu

Barra Padro

Barra Propriedades

Barra de Ferramentas Padro

rea de Trabalho

Caixa de cores

Navegador de documentos Padro

Ferramentas do Corel Draw O Corel Draw possui uma enorme quantidade de ferramentas, facilitando todo o trabalho envolvido em se criar grfico e desenhos. Padro: So as ferramentas mais usadas para abrir, salvar, recortar, copiar, colar, etc. Barra de propriedades: A barra de propriedades exibe as funes utilizadas com mais freqncia que so relevantes para a ferramenta ativa ou para a tarefa que voc est executando. Embora seja semelhante a uma barra de ferramentas, a barra de propriedades muda em funo da ferramenta ou tarefa. Por exemplo, quando voc clica na ferramenta Texto na caixa de ferramentas, a barra de propriedades exibe somente comandos relacionados a texto, como ferramentas de edio, alinhamento, formatao e texto. Caixa de Ferramentas: Menus desdobrveis so abertos para exibir um conjunto de ferramentas relacionadas do Corel Draw. Uma pequena seta no canto inferior direito de um boto da caixa de ferramentas indica um menu desdobrvel. Segue abaixo a relao de todas as ferramentas do Corel Draw: A ferramenta Seleo permite selecionar e dimensionar, inclinar e girar objetos. A ferramenta Forma permite editar a forma dos objetos. A ferramenta Faca permite cortar objetos. A ferramenta Borracha permite remover reas do desenho. A ferramenta Pincel borrar permite distorcer um objeto vetorial arrastando ao longo do seu contorno. A ferramenta Pincel spero permite distorcer o contorno de um objeto vetorial arrastando ao longo do contorno.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica Corel Draw


A ferramenta Transformao livre permite transformar o objeto utilizando as ferramentas Rotao livre, Rotao de ngulo, Escala e Inclinar. A ferramenta Zoom permite alterar o nvel de ampliao na janela de desenho. A ferramenta Mo permite controlar qual parte do desenho ficar visvel na janela de desenho. A ferramenta Caneta permite desenhar curvas, um segmento de cada vez. A ferramenta Polilinha permite desenhar linhas e curvas no modo de visualizao. A ferramenta Mo livre permite desenhar segmentos de linha nica e curvas. A ferramenta Bzier permite desenhar curvas, um segmento de cada vez. A ferramenta Curva com 3 pontos permite desenhar uma curva definindo os pontos inicial, final e central. A ferramenta Mdia artstica oferece acesso s ferramentas Pincel, Espalhador, Caligrfica e Presso. A ferramenta Dimenso permite desenhar linhas de dimenso verticais, horizontais, inclinadas ou em ngulo. A ferramenta Conector interativo permite unir dois objetos com uma linha. A ferramenta Retngulo permite desenhar quadrados e retngulos. A ferramenta Retngulo com 3 pontos permite desenhar um retngulo arrastando para criar a sua linha de base, e clicando para definir a sua altura. A ferramenta Elipse permite desenhar elipses e crculos. A ferramenta Elipse com 3 pontos permite desenhar uma elipse arrastando para criar a sua linha central, e clicando para definir a sua altura. A ferramenta Polgono permite desenhar estrelas e polgonos simtricos. A ferramenta Espiral permite desenhar espirais simtricas e logartmicas. A ferramenta Papel grfico permite desenhar uma grade de linhas similar de um papel quadriculado. A ferramenta Formas bsicas permite escolher entre um conjunto de formas, incluindo hexagrama, um rosto sorridente e um tringulo retngulo. A ferramenta Formas de seta permite desenhar setas com diversas formas, direes e nmero de pontas. A ferramenta Formas de fluxograma permite desenhar smbolos de fluxograma. A ferramenta Formas de estrela permite desenhar fitas e formas de exploso. A ferramenta Formas de legenda permite desenhar legendas e etiquetas. A ferramenta Texto permite digitar palavras diretamente na tela como texto artstico ou de pargrafo. A ferramenta Mistura interativa permite misturar dois objetos. A ferramenta Contorno interativo permite aplicar um contorno a um objeto. A ferramenta Distoro interativa permite aplicar a um objeto uma distoro do tipo Empurrar ou Puxar, de Zper ou de Torcer. A ferramenta Envelope interativo permite distorcer um objeto arrastando os ns do envelope. A ferramenta Extruso interativa permite aplicar a iluso de profundidade a objetos. A ferramenta Sombreamento interativo permite aplicar um sombreamento a um objeto. A ferramenta Transparncia interativa permite aplicar transparncias aos objetos.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica Corel Draw


A ferramenta Conta-gotas permite selecionar um preenchimento em um objeto na janela de desenho. A ferramenta Lata de tinta permite preencher um objeto na janela de desenho aps selecionar um preenchimento com a ferramenta Conta-gotas. A ferramenta Preenchimento interativo permite aplicar vrios preenchimentos. A ferramenta Preenchimento interativo de malha permite aplicar uma grade de malha a um objeto. A ferramenta Preenchimento permite definir as propriedades de preenchimento. Trabalhando com cores O Corel Draw permite escolher e criar cores com a utilizao de uma ampla variedade de paletas, misturadores de cores e modelos de cor padro da indstria. Crie e edite paletas de cores personalizadas para armazenar as cores utilizadas com mais freqncia para uso no futuro. Para personalizar a forma de exibio das paletas na tela, altere o tamanho de amostras, o nmero de fileiras em paletas e outras propriedades. Uma paleta uma coleo de amostras de cor. Para escolher cores de preenchimento e contorno, utilize a paleta padro, que contm 99 cores. Para exibir todas as cores da paleta, clique na seta localizada abaixo da paleta, como mostra a figura abaixo: Clique aqui para exibir todas as cores Para escolhe uma cor para um desenho selecionado, clique sobre a cor desejada na paleta de cores. Para escolher uma cor para o contorno do desenho selecionado, clique sobre a cor com o boto direito do mouse. Mantenha o boto pressionado sobre a cor para escolher cores personalizadas. Para escolher outras paletas, clique no menu Janela/Paleta de cores e escolha a paleta desejada.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica Corel Draw


Trabalhando com objetos Para desenhar um objeto basta selecionar a ferramenta correspondente ao objeto que deseja criar, clicar e arrastar na pgina para que ele se forme: Clique sobre a ferramenta Retngulo, ou pressione a tecla F6. Clique sobre a rea de trabalho e arraste at obter o tamanho desejado. Segure a tecla CTRL enquanto arrasta para desenhar um quadrado. Note que ao soltar o boto do mouse o desenho j est selecionado. Clique sobre a cor com o boto esquerdo para mudar a cor do preenchimento e com o boto direito para mudar a cor do trao (linha). Faa alguns desenhos na tela, como mostrado abaixo:

Para selecionar outro objeto, clique na ferramenta Seleo ou pressione a barra de espao e clique sobre o desenho. Transformando objetos desenhados Clique sobre o desenho com a ferramenta seleo. Ao aparecer s alas, podemos aumentar ou diminuir o objeto:

Mais um clique e aparecero as alas para girar e inclinar o objeto na posio desejada:

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica Corel Draw


Para selecionar vrios objetos, pressione a tecla SHIFT enquanto clica nos objetos que deseja selecionar. Voc pode tambm arrastar o mouse, com a ferramenta Seleo selecionada sobre vrios objetos para selecion-los.

Para mudar a sobreposio dos objetos desenhados, selecione o objeto desejado, clique no menu Organizar/Ordenar: - Para frente: Trs o objeto frente de todos os objetos na pgina; - Para trs: Envia o objeto para trs de todos os objetos na pgina; - Avanar um: Avana o objeto sobre um objeto na pgina; - Recuar um: Recua o objeto sobre um objeto na pgina; - Na frente: Voc pode escolher sobre qual objeto da pgina o objeto selecionado deve ficar; - Atrs: Voc pode escolher sob qual objeto da pgina o objeto selecionado deve ficar. Clonagem de objetos Ao clonar um objeto no Corel Draw, todas as mudanas feitas no original tambm sero feitas no clone. Para clonar um objeto, primeiro voc deve selecion-lo. Depois clique no menu Editar/Clonar. Um outro objeto ser criado. Se voc mudar as propriedades do clone, nada acontecer ao original e o vnculo entre os dois ser quebrado. Para visualizar as mudanas tanto no objeto original quanto no clone, modifique as propriedades do objeto original. Formatando objetos A ferramenta Forma (F10) permite mudar a forma dos objetos. Para isso ser feito, necessrio antes converter o objeto em curvas. Menu Organizar/Converter em curvas. Clique sobre os pontos ao redor do objeto e arraste at obter a forma desejada. Um duplo clique na linha do objeto cria um novo ponto no local e um clique duplo sobre o mesmo remove o ponto. Voc pode utilizar a barra de propriedades e converter uma linha em curva ou uma curva em linha. Selecione o ponto desejado e clique no boto Converter linha em curva . Selecione a linha em curva e clique no boto Converter curva em linha .

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica Corel Draw


Preenchimentos especiais e Opes de contorno Alm da paleta de cores do Corel Draw, podemos tambm utilizar preenchimentos especiais de forma rpida e simples: Ferramentas de Preenchimento - Caixa de dilogo de preenchimento; - Preenchimento Gradiente; - Preenchimento padro; - Preenchimento de textura; - Preenchimento postcript; - Sem Preenchimento; - Janela de encaixe cor.

Ferramentas de Contorno - Caneta de contorno; - Cor de contorno; - Sem contorno; - Espessura mnima de contorno; - Contorno ponto; - Contorno 1 ponto; - Contorno 2 pontos; - Contorno 8 pontos; - Contorno 16 pontos; - Contorno 24 pontos; - Janela de encaixe cor.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica Corel Draw


Preenchimento Gradiente Na caixa Tipo, escolha entre as opes Linear, Radial, Cnico e Quadrado. Em Mistura de cores, escolha Duas cores ou Personalizada. Em Duas Cores, voc pode escolher as cores de incio e fim, a direo do preenchimento e o ponto mdio. Em Personalizada voc escolhe as cores e insere mais pontos de acesso:

Clique duas vezes na linha superior para inserir outros pontos de acesso Clique em OK depois de feito todas as modificaes. Preenchimento Padro Visualize as opes: - 2 cores: Voc escolhe entre diversos preenchimentos padres com apenas duas cores. Voc pode mudar as cores atravs das caixas Frente e Verso. - Totalmente colorido: Preenchimentos padres definido pelo Corel Draw; - Bitmap: Texturas definidas pelo Corel Draw. Escolha a opo desejada e confirme com OK.

Preenchimento Interativo A ferramenta Preenchimento Interativo permite aplicar cores de uma maneira diferente no objeto selecionado. Para usar esta ferramenta, primeiro faa um desenho na pgina e selecione-o. Clique sobre a ferramenta Preenchimento Interativo . Clique na lateral do desenho e arraste como mostra a figura abaixo. Para mudar as cores do Preenchimento Interativo, clique nos pequenos quadrados nas extremidades da seta e escolha uma outra cor na paleta de cores. Para mudar o preenchimento de posio, clique nos quadrados e arraste para o local desejado, dentro do objeto. Para mover a seta de lugar, mudando assim o preenchimento de lugar, clique na cabea da seta e arraste ao local desejado. Para mudar a tonalidade do preenchimento, clique na barra localizada no meio da seta e arraste para cima ou para baixo.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica Corel Draw


Preenchimento de malha interativo Quando voc preenche um objeto com um preenchimento de malha, possvel criar efeitos exclusivos. Ao aplicar um preenchimento de malha, voc poder especificar o nmero de colunas e fileiras da grade e especificar os pontos de interseo da grade. Aps criar um objeto de malha, voc poder editar a grade de preenchimento da malha adicionando e removendo ns ou intersees. Tambm oferecida a opo de remover a malha. Faa um desenho na pgina e selecione-o. Clique no boto Preenchimento de Malha Interativo no menu desdobrvel do boto Preenchimento Interativo. Veja o exemplo abaixo: Note que aparece uma grade sobre o desenho. Clique uma vez dentro da grade e em seguida escolha a cor desejada na paleta de cores. Voc pode adicionar cores diferentes para cada uma das grades Voc pode tambm inserir uma cor para cada n da grade, apenas selecionando o n e escolhendo a cor. Para modelar o preenchimento da malha, arraste um n para uma nova localizao. Para remover o preenchimento da malha, clique no boto Limpar malha Combinando objetos Quando combinamos objetos, eles se fundem em um s. Faa dois desenhos na pgina. Selecione os dois desenhos, usando umas das maneiras descritas acima. Clique no menu Organizar/Combinar. Veja o resultado abaixo: , na barra de Propriedades.

Para voltar ao normal, clique no menu Organizar/Separar Curva. Soldando objetos Uma funo do Corel Draw que une dois ou mais objetos. Alguns efeitos do Corel Draw funcionam apenas em objetos soldados, ao invs de agrupados. Para soldar objetos, clique no menu Organizar/Formato/Soldar. Veja o resultado abaixo:

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica Corel Draw


Criando interseo com objetos Voc usa esta opo para criar novos objetos atravs da interseo de outros objetos. Coloque um objeto sobre o outro. Selecione os dois objetos. Clique no menu Organizar/Formato/Interseo. Veja o resultado abaixo:

Aparando objetos Coloque um objeto sobre o outro. Selecione os dois objetos. Clique no menu Organizar/Formato/Aparar. Veja o resultado abaixo:

Alinhando e distribuindo objetos Para alinhar objetos, selecione-os e clique no menu Organizar/Alinhar e distribuir. Para abrir a caixa ao lado, clique no menu Organizar/Alinhar e distribuir/Alinhar e distribuir. Selecione as opes desejadas e clique em Aplicar. Clique no boto Fechar.

Outras ferramentas de desenhos Mo Livre:

Espiral:

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica Corel Draw

Polgono:

Papel Grfico:

Clique duas vezes sobre essas ferramentas para abrir as opes da caixa de Ferramentas Menu de opes para configurao de ferramentas:

Observao: Se utilizarmos as opes da barra de Propriedades, podemos mudar o formato do Polgono mesmo depois de desenhado. Ferramenta Faca Com a ferramenta Faca podemos cortar objetos: Selecione a ferramenta Faca (menu desdobrvel da ferramenta Forma). Clique na extremidade do desenho, onde deseja iniciar o corte. Arraste o mouse at a outra extremidade do desenho, onde deseja terminar o corte. Utilize a ferramenta Seleo para separar o desenho.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica Corel Draw


Ferramenta Borracha Podemos utilizar a ferramenta Borracha para apagar partes dos objetos de forma livre. Clique na ferramenta Borracha Forma). Clique e arraste sobre as partes do objeto que deseja apagar. (menu desdobrvel da ferramenta

Formas Perfeitas Clique na ferramenta Formas Bsicas . Na barra de Propriedades, clique no boto Formas Perfeitas, como mostradas abaixo: Clique sobre a forma desejada e arraste o mouse na pgina para inserir o desenho. As opes da barra de Propriedades mudam de acordo a ferramenta escolhida:

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica Corel Draw


Ferramentas de Texto O Corel Draw possui vrias opes de criao e edio, embora seja um software voltado para criao de desenhos. Quando digitamos um texto no Corel Draw, estamos formando um texto artstico, onde podemos aplicar vrios efeitos e transformar mo livre o texto digitado. Clique na ferramenta Texto . Digite o texto na pgina. Clique na ferramenta Seleo para selecionar o texto. Voc pode usar a barra de Propriedades para mudar a fonte, o tamanho, os efeitos de negrito, itlico, sublinhado, etc. Voc pode tambm utilizar a ferramenta Seleo para girar e inclinar o texto:

E com a ferramenta Forma

, voc pode espalhar as letras de um texto Artstico:

Texto Pargrafo Para criar um texto pargrafo, clique na ferramenta Texto e arraste para inserir uma caixa de texto. Aps digitar todo o texto, clique no menu Texto e ver todas as opes ativas para formatar o texto.

Selecione o texto e clique no menu Texto/Formatar texto. Na guia Caractere, voc pode mudar a fonte do texto. Na guia Pargrafo, voc pode mudar o alinhamento e assim por diante.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica Corel Draw


Ajustar texto no caminho Podemos colocar textos ao redor de objetos. Desenhe um crculo. Clique na ferramenta Texto e digite uma palavra qualquer. Selecione os dois objetos (texto e desenho). Clique no menu Texto/Ajustar texto ao caminho. Veja o resultado abaixo: Clique no ponto vermelho ao lado do texto para arrast-lo ao redor do objeto. Veja abaixo outro exemplo

Utilize a barra de Propriedades para mudar a posio do texto em relao ao objeto: Observao: Para apagar somente o objeto, clique sobre ele com a ferramenta Seleo e em seguida pressione a tecla Delete. Efeitos Interativos Para criar efeitos, simplesmente arrastando o mouse, escolha uma das opes do menu desdobrvel de Efeitos Interativos.

- Mistura Interativa; - Contorno Interativo; - Distoro Interativa; - Envelope Interativo; - Extruso Interativa; - Sombreamento Interativo; - Transparncia Interativa. Mistura Interativa Faa dois desenhos na pgina. Clique na ferramenta Mistura Interativa . Clique no primeiro objeto e arraste at o outro. O Corel Draw cria vrios objetos, dando a impresso de mistura de objetos.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica Corel Draw


Contorno Interativo Para inserir o efeito no objeto, basta desenhar, clicar e arrastar a ferramenta contorno sobre o objeto. Clique no pequeno quadrado localizado na extremidade da seta para aumentar ou diminuir efeito. Para mudar a cor, clique no quadrado e escolha a cor na paleta de cores, podendo muda a cor do preenchimento e do trao (linha) tambm.

Distoro Interativa Para modificar a forma do objeta, basta escolher a ferramenta Distoro Interativa e arrastar sobre o desenho. O Corel Draw aplica um efeito de distoro, podendo ser mudado apenas movendo a seta (como visto antes). Voc pode arrastar os quadrados e a seta de lugar, mudando assim o efeito de distoro.

Envelope Interativo Voc pode aplicar os efeitos de envelope para mudar a forma do desenho. Ao aplicar o efeito, aparecero pequenos quadrados ao redor do desenho, Clique e arraste para modificar o objeto. Veja abaixo: Clique no quadrado maior para mudar a forma do objeto e nos quadrados menores para converter a linha em curva.

Extruso Interativa Para aplicar efeitos de 3D nos objetos, clique no boto Extruso Interativa e arraste sobre o objeto. Utilize a seta para movimentar, aumentar e mudar o efeito de posio.

de Extruso Interativa aplicada em um texto.

Efeito

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica Corel Draw


Sombra Interativa Para aplicar efeito de sombra em objetos e textos. Utilize os pequenos quadrados para mudar a sombra de direo e a pequena barra no meio da seta para aumentar ou diminuir a tonalidade da sombra.

aplicada a um texto.

Sombra Interativa

Transparncia Interativa Para criar efeitos de transparncia nos objetos. Utilize os pequenos quadrados para mudar a transparncia de posio e a pequena barra localizada no meio da seta para aumentar ou diminuir a tonalidade. Transparncia Interati-

va aplicada a um texto.

Importando e Exportando arquivos Voc pode importar arquivos de outros programas para dentro do Corel Draw e tambm criar arquivos que podem ser utilizados por outros programas. Podemos desenhar um logotipo para uma empresa, por exemplo, e armazena-lo no formato grfico, onde pode ser utilizada em um editor de textos, planilha ou at mesmo na Internet. Para importar um arquivo, clique no menu Arquivo/Importar. A caixa abaixo ser aberta: Navegue pela caixa Examinar at encontrar o arquivo desejado. Clique sobre ele e depois no boto Importar. Clique em qualquer local da pgina do Corel Draw. O desenho aparece na pgina, onde pode editalo utilizando as ferramentas do Corel Draw. No menu Arquivo/Adquirir imagem/Adquirir, voc pode obter uma imagem direta do seu scanner ou cmera digital, se o mesmo e seu programa estiverem instalados em seu computador.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica Corel Draw


Aplicando Efeitos de Bitmap No menu Bitmap, podemos converter a imagem ou objeto em bitmap ou uma figura importada para que possamos aplicar efeitos interessantes. Para aplicar estes efeitos, primeiro selecione a imagem, clique no menu Bitmap/Converter em bitmap. Agora, para aplicar efeitos de bitmap, selecione a imagem. Clique no menu Bitmap e escolha um dos muitos efeitos listados. Veja o exemplo abaixo:

Menu Bitmap/Efeito 3D/Enrolar pgina.

Menu Bitmap/Pinceladas Artsticas/Crayon. Faa o teste usando outros efeitos. Exportando um arquivo O Corel Draw pode criar arquivos com vrias extenses, para serem usados por outros aplicativos (programas de computador). Veja abaixo alguns arquivos comuns: .Eps Grfico para impresso Postscript, possui uma grande resoluo, indicado para trabalhos de impresso profissional; .Tif Grfico com alta resoluo, tambm indicado para impresso profissional; .Jpg Grfico compactado indicado para Internet por possuir poucos bytes; .Gif Grfico compactado, pode ser usado para criar animaes, tambm muito usado em arquivos da Internet; .Bmp Bitmap do Windows, podendo ser usado como plano de fundo (papel de parede), porm, o tamanho do arquivo grande. Faa um desenho. Clique no menu Arquivo/Exportar. A caixa abaixo ser aberta: Na caixa Salvar, escolha o local onde deseja gravar seu arquivo. Na caixa Nome do arquivo, digite o nome desejado. Na caixa Salvar como tipo, escolha a extenso desejada e clique no boto Exportar. A caixa abaixo ser aberta.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica Corel Draw


Opes de cores e resoluo:

Clique em OK. A caixa abaixo ser aberta: Opes de compactao:

Clique em OK. Seu arquivo foi exportar. Criando mais efeitos O menu Efeitos traz diversos efeitos que podemos aplicar em nossos objetos. Alguns efeitos so os mesmos j estudados antes, s que estes efeitos, acionados pelo menu Efeitos abre uma caixa de opes sobre o efeito escolhido. Importe uma imagem. Clique no menu Efeitos/Ajustar/Brilho/Contraste/Intensidade. A caixa abaixo ser aberta:

Efeito indicado para figuras importadas, embora funcione com objetos desenhados direto no Corel Draw.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica Corel Draw


Efeito Mdia Artstica Desenhe um retngulo. Selecione-o. Clique no menu Efeitos/Mdia Artstica. O painel abaixo ser aberto: Efeito de Mdia Artstica aplicada no retngulo.

Escolha outras mdias e visualize no desenho

Efeito Mistura Para misturar dois objetos. Faa dois desenhos, selecione-os e clique no menu Efeito/Mistura. O painel abaixo ser aberto: Escolha o nmero de etapas desejadas. Na caixa Girar, escolha 45. Selecione a opo Loop e clique em Aplicar. Veja o efeito aplicado em dois objetos:

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica Corel Draw


Efeito Lente Permite a voc criar efeitos de lente, como transparncia, olho de peixe e outros. Selecione um objeto. Clique no menu Efeitos/Lentes. O painel abaixo ser aberto: Escolha o efeito Aumentar. Na caixa Quant. Escolha 5,1. Clique no boto Aplicar. Arraste o desenho sobre outros objetos para visualizar o efeito.

Adicionar Perspectiva Permite transformarmos objetos com a ferramenta forma, criando um efeito de perspectiva. Selecione o objeto. Clique no menu Efeitos/Adicionar Perspectiva. Veja o resultado abaixo: Ajuste o objeto como desejado, clicando nos pequenos quadrados ao redor do desenho. Clique no boto localizado acima do objeto para mudar a sua direo.

Power Clip Para encaixarmos um objeto dentro do outro. Utilize a opo Colocar em recipiente para isso. Digite o texto Corel Draw. Desenhe um crculo. Selecione o texto, clique no menu Efeitos/Power Clip/Colocar no recipiente. Clique no crculo. Veja o resultado abaixo:

Copiando Efeito Desenho um retngulo. Crie um efeito de perspectiva no desenho. Digite um texto qualquer. Clique no menu Efeito/Copiar efeito de/Perspectiva. Clique no retngulo. Veja o resultado abaixo: O efeito perspectiva do objeto foi copiado para o texto.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica Corel Draw


Corel Draw e a Web Podemos utilizar o Corel Draw para criar e publicar uma pgina na Internet. Primeiro vamos criar um fundo para a pgina. Clique no menu Layout/Fundo da pgina. Na opo Pgina, clique em Tamanho. Na caixa Papel, escolha Pgina da Web. Na opo Fundo, voc pode escolher uma cor slida para o fundo da pgina ou uma imagem bitmap. Confirme com OK.

Crie sua pgina utilizando os recursos do Corel Draw. Ao terminar sua Home Page, clique no menu Arquivo/Publicar na Web. A caixa abaixo ser aberta:

Na caixa destino, escolha a pasta onde deseja salvar sua Home Page. Abra o arquivo. Pgina criada no Corel Draw, visualizada no Internet Explorer.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica Corel Draw

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

You might also like