You are on page 1of 8

A R T I G O

O Mtodo Eduteraputico aplicado Educao para a Sade de Crianas em Contexto Escolar


Edutherapeutic Method applied to childrens health education in school context
Manuel Alves Rodrigues * Maria Fernandz Hawarylak **

Resumo
A Organizao Mundial de Sade alerta para a importncia dos programas de sade escolar, que considera o investimento de custo-benefcio mais eficaz que um Pas pode fazer para melhorar, simultaneamente, a educao e a sade. Rodrigues (2000, 2003, 2004, 2006), desenvolveu o conceito de Eduterapia Criativa e validou o Mtodo Eduteraputico, no processo de ajuda a crianas com necessidades especficas de educao e sade. Neste estudo, procedeu-se ao desenho, implementao e monitorizao de um programa de interveno estratgica contextualizada, com recurso ao Mtodo Eduteraputico, dirigido educao para a sade das crianas do ensino bsico, em setting escolar perifrico, com diagnstico de necessidades especficas de sade. A interveno eduteraputica seguiu um desenho de investigao sequencial (avaliao inicial para identificar as necessidades especficas das crianas, recorrendo a um Questionrio de Percepo de Sade e Bem Estar para Criana (QSBE-C) e uma Ficha de Desenho/Escrita (Rodrigues, 2005), atravs dos quais se identificaram os seguintes itens problemticos: (sade oral, cansao, dores, tristeza, desinteresse pelo estudo); efectuou-se uma sequncia de trs intervenes eduteraputicas dirigidas s necessidades diagnosticadas, seguindo a metodologia dos guies eduteraputicos; Avaliao sequencial das aces, e dos resultados, realizou-se com base nos elementos de observao e do registo da interaco em classe. A investigao permitiu concluir da adequao e benefcio do Mtodo Eduteraputico, o que animou ao planeamento de um novo projecto de investigao sustentado, denominado Promoo de sade e educao para a sade de crianas em contexto escolar, actualmente inscrito na linha de investigao, Formao de profissionais de sade e educao para a sade da Unidade de Investigao em Cincias da Sade-domnio de Enfermagem.

Abstract
The World Health Organization draws the attention for the importance of the school health programs that are considered the most effective cost-benefit investment a country can make to improve both health and education. Rodrigues (2000, 2003, 2004, 2006), developed the concept of Creative Edutherapy and validated the Edutherapeutic Method, in the process of helping children with health and education specific needs. In this study, a contextualized strategical intervention program was drawn, implemented and monitorized, using the Edutherapeutic Method, directed towards the health education of primary teaching children who were diagnosed with health specific needs, in periphery school settings. The edutherapeutic intervention followed a sequential research design (initial assessment to identify children specific needs, using a Child Health and Well Being Perception Questionnaire (QSBE-C) and a Draw /Write Sheet (Rodrigues, 2005), through which the following problematic items were identified: (oral health, tiredness, pain, sadness, lack of interest in study); a sequence of three edutherapeutic interventions was conducted directed towards the diagnosed needs and following the methodology of edutherapeutic guidelines; the sequential assessment of the actions and results was made with base on the observation elements and the records of the interaction in the classroom. The research allowed to acknowledge the adequacy and benefit of the edutherapeutic method, which encouraged the planning of a new sustained research project entitled Health promotion and health education for childrens health in school context, presently part of the research line Health professionals education and health education of the Health Sciences Research Unit: Nursing Domain.

mtodo eduteraputico, educao para a sade de crianas, contexto escolar, sade e bem-estar
Palavras-chave: * Professor Coordenador c/Agregao, PhD, RN, Esenfc. Coordenador Cientfico da Unidade de Investigao em Cincias da Sade: domnio de Enfermagem (UICISA-DE), demar7@gmail.com. ** Professora na Universidade de Burgos, PhD.

edutherapeutic method, childrens health education, school context, health and well being
Keywords: Recebido para publicao em 20-12-06. Aceite para publicao em 13-07-07.

II. Srie - n.5 - Dez. 2007

Contexto
Cada pessoa desempenha um papel fundamental, desde criana, na construo do seu prprio projecto de sade. No entanto, o percurso de vida saudvel de cada indivduo depende tambm dos apoios oferecidos pelos exosistemas em que se integra. Cabe por isso aos sistemas de sade desenvolverem polticas adequadas, de forma a evitar condies de assimetria que se constatam na esperana de vida nascena e se prolongam no abandono escolar e na excluso social, atravs duma viso ampla e solidria das medidas de diagnstico e interveno. Precisamente neste sentido, as polticas de sade tm vindo a sublinhar a importncia da abordagem com base em settings, a considerar a Escola como ambiente favorvel promoo e educao para a sade e a defender a necessidade de colocar as crianas em contexto escolar como alvo privilegiado da investigao em sade, uma vez que a infncia a idade ideal para slidas aquisies de estilos de vida saudvel, alicerces da sade dos adultos (OMS, 1987). A importncia desta problemtica tem favorecido, nestes ltimos anos, o aumento do nmero de projectos de investigao, cujos resultados permitem concluir que muitos aspectos de sade da criana no tm sido valorizados atempadamente na escola, e esto muitas vezes na origem do insucesso escolar, abandono e excluso. Cientes desta problemtica desenvolvemos nos ltimos 10 anos uma sequncia de investigaes que permitiram validar e consolidar o estado darte do Mtodo Eduteraputico, enquanto ferramenta tcnico-educativa, psicopedaggica e teraputica, adequada ao apoio das crianas com necessidades especficas de educao e sade. Uma primeira investigao, quasi-experimental, atravs da implementao do Programa de libertao criativa para crianas com necessidades de apoio pedaggico (PLIC) permitiu a fundamentao do conceito de eduterapia criativa e a validao do Mtodo Eduteraputico (Rodrigues, 2000). Este mtodo explorou o poder informativo, recreativo e sugestivo da combinao desenho/escrita/imagem, gerando

uma tecnologia educativa e teraputica adequada, na aproximao aos bloqueios cognitivos e emocionais das crianas. Numa segunda investigao, o Mtodo Eduteraputico foi adequado para apoio a crianas hospitalizadas que aguardavam interveno cirrgica, atravs de um estudo quasi experimental (Rodrigues, et al. 2003, 2004). Em continuidade, desenvolveram-se novas investigaes, com o objectivo de validar o Mtodo Eduteraputico na educao para a sade de crianas em contexto escolar. Com o presente estudo definimos como objectivo major o desenho, implementao e monitorizao de um programa de interveno estratgica contextualizada de educao para a sade de crianas com necessidades especficas de sade em contexto escolar, com recurso ao Mtodo Eduteraputico.

O mtodo eduteraputico como interveno estratgica contextualizada


Questes de investigao Qual o perfil de sade e bem-estar das crianas de 8/11 anos de Escolas do Ensino Bsico portuguesas e espanholas? Quais os indicadores em que as crianas revelam necessidades especficas de sade e em que contextos se encontram? Qual a estratgia eduteraputica adequada s necessidades especficas de sade das crianas portuguesas? Quais os resultados de avaliao da interveno eduteraputica?

Desenho de investigao O1....Xa......Xb......Xc...... (avaliao inicial/ sequncia de trs aces eduteraputicas/ avaliao continuada, durante um ano lectivo)

70

Procedimentos tico-legais Obteve-se a necessria autorizao de diversas instituies, para o desenvolvimento do programa: Comisso Nacional de Proteco de Dados; Direco Regional de Educao (procedeu-se preparao de um protocolo de cooperao); Direco das escolas portuguesas; Direco das escolas espanholas.

Instrumentos de avaliao diagnstica Para avaliao da sade e bem-estar percebido pela criana recorremos ao Questionrio de Percepo de Sade e Bem-estar para Crianas (QSBE-C) de Rodrigues (2005). Instrumento constitudo por 14 questes, com resposta em cinco nveis (ver fig. 3). A sequncia de estudos que tem sido efectuada com o QSBE-C, revela ser uma ferramenta de fcil aplicao e consistente, (Alpha = 0.75), e uma alternativa til a outros instrumentos j validados em Portugal, como seja, os questionrios Kindel e Chart Coops (Ferreira, 1992). De momento, permite uma anlise unidimensional, sendo previsvel numa fase posterior, proceder a um trabalho de validao, tentando compreender o significado dos factores, confrontando as evidncias cientficas com os resultados empricos das investigaes efectuadas. Para o estudo das envolventes externas de sade percepcionadas pela criana, recorreu-se ficha de desenho/escrita de Rodrigues (2005), (ver fig. 4). Como meio de registo sistemtico da sequncia de intervenes, recorremos a uma grelha estruturada da avaliao da interaco em classe.

Participantes Na fase de diagnstico foram aplicados os instrumentos de medida s crianas das turmas de 4 escolas de ensino bsico (2 portuguesas e 2 espanholas). A seleco destes 4 settings baseou-se em critrios de convenincia dos investigadores. Os resultados do diagnstico geraram alguma surpresa, uma vez que as crianas espanholas, por comparao com as crianas portuguesas, revelaram diferena na percepo de sade e bem-estar, (M=4,05; DP= 0,38) para a amostra portuguesa; e (M=3,72; DP=0,56) para a amostra espanhola. A dvida que se colocou foi a seguinte: estando as escolas espanholas em boas condies de acessibilidade, integrando crianas de famlias com boas condies econmicas e bem organizadas pedagogicamente, e ao contrrio, as escolas portuguesas pertencerem a regio perifrica, em situao de pior acessibilidade e condies socioeconmicas mais desfavorecidas, porque se verifica uma diferena significativa no perfil de sade percebido, mais favorvel s crianas portuguesas? Perante esta dvida, decidimo-nos pela reaplicao dos testes de diagnstico nas escolas espanholas, em fase posterior, e efectuar a interveno eduteraputica apenas nas turmas de crianas portuguesas, que evidenciaram indicadores de sade percebida mais problemticos. Com base no resultado de diagnstico inicial, seleccionaram-se 2 turmas de 35 crianas, do 4 ano, de um dos settings portugueses. Turma A, com 17 crianas (10 com nove anos, 6 com dez anos e 1 com onze anos); Turma B, com 18 crianas (11 com nove anos, 6 com dez anos e 1 com onze anos).

Resultados de avaliao diagnstica do grupo de crianas portuguesas alvo de interveno Os indicadores do QSBE-C mais crticos expressos pelas crianas alvo de interveno foram: sade oral, cansao, dores, tristeza, desinteresse pelo estudo (Mdia <4). Por sua vez, o resultado da anlise de contedo da informao grfica e escrita da ficha de desenho/escrita permitiu obter uma sntese significativa de aspectos que as crianas identificam como factores externos, que contribuem positiva e negativamente para a sade das pessoas. De acordo com o quadro 1, na opinio das crianas, a alimentao, a actividade fsica, a higiene, o ambiente, o lazer e repouso so factores prioritrios de sade que preciso promover. O lcool, droga e poluio so factores negativos percebidos pelas crianas como negativas para a sade, que preciso evitar.

71

QUADRO 1 Percepo de factores envolventes externos, percebidos pela criana como bons e maus para a sade:
Bom para a sade Alimentao saudvel Exerccio fsico Ambiente limpo Higiene pessoal Convvio Brincadeira Amor Namorar Cuidados mdicos Oxignio Mau para a sade Doces lcool Sedentarismo Tabaco Acidentes Poluio Lixo Armas Drogas Medicamentos Incndios Ver televiso Castigos

central: sorrir para a sade. Este tema central, justifica-se, porque integra a carga semntica dos itens problemticos identificados: (psicossomticos: dor e cansao; socioemocionais: desinteresse e tristeza; fsico: sade dos dentes). 2 passo Desenhar as sesses de interveno eduteraputica. Em coerncia com o desenho de investigao, criou-se uma sequncia de 3 intervenes eduteraputicas, a desenvolver ao longo do ano lectivo, cada sesso gerida por um guio eduteraputico. Cada guio, previamente validado em contexto com a colaborao do professor, prev um decurso temporal de 90 minutos (45m visualizao, questionao, retorno; 45m prtica em grupo, sntese/avaliao). Exemplo da metodologia de construo de um guio eduteraputico: a)Tratamento da imagem (preferencialmente imagem fixa, produzida a partir do scanner dos desenhos das crianas expressos na ficha de desenho/escrita). O tratamento de imagem baseia-

Planeamento da Interveno Eduteraputica 1 Passo Eleger um tema central Face aos resultados e seu enquadramento terico, elegeu-se, numa perspectiva de promoo de sade e educao para a sade, o eixo temtico

Figura 1 Exemplo de elaborao da ficha de desenho/escrita de uma criana.

72

-se nos pressupostos cientficos de double coudage e diferenciao de planos. As imagens seleccionadas so organizadas em conjuntos estruturados, de forma a gerarem padres neuronais disposicionais que podem ser evocados para o futuro (Damsio, 1995). Significa isto que cada conjunto dinmico e multisugestivo de imagens visa a promoo de uma competncia da criana, relacionada com factores de preveno ou proteco das necessidades especficas de sade diagnosticadas. b) O conjunto dinmico de imagens seleccionadas dos desenhos das crianas representa simbolicamente os aspectos relacionados com factores de sade percebidos pela criana, a sua estruturao obedece aos seguintes critrios: Significao (no processo de visualizao das imagens previamente seleccionadas a criana estimulada a interagir com mensagens expressivas que lhe so familiares, e ideias que lhe so significativas, gerando um efeito espelho); Intencionalidade (as mensagens organizadas em padres significativos desempenham uma funo multisugestiva intencionalmente dirigida promoo de competncias); Adequao (cada imagem est ancorada em questes que devem ser adequadas ao estdio de desenvolvimento da criana); Hierarquia (as questes so colocadas de forma a seguir uma hierarquia compreensiva); Evidncia cientfica (o contedo das questes fundamenta-se em resultados cientficos).

Fig 2 Representao esquemtica da dinmica eduteraputica.

Interveno Eduteraputica Contextualizada O Mtodo Eduteraputico, a partir da janela multisugestiva da imagem (Malkiewicz et al., 1994) procura estimular a vontade da criana para colocar dvidas ou comentar ideias acerca de questes especficas relacionadas com a sua prpria percepo de sade (questionao); as questes so colocadas em magic box e lanadas na dinmica da interaco dos pares, em funo dos princpios cientficos anteriormente descritos; o profissional de sade age em contexto, responde a necessidades especficas das crianas

desse contexto, procura abrir bloqueios, aclarar aspectos importantes de sade e sobretudo capacitar a criana, para melhoria dos respectivos indicadores problemticos diagnosticados (retorno eduteraputico). O retorno eduteraputico um acto diferenciado, oportuno, capacitador, focado na resposta de ajustamento da criana e sua necessidade especfica, desenvolvido em contextos de interaco, retomando o conceito de mediao e desenvolvimento proximal de Vigotsky (1989). Na grelha de observao da interaco registam-se os casos de crianas que se refugiam no silncio (problemas de comunicao), ou manifestam dificuldades de interagir com os pares (resilincia), ou revelam outras dificuldades de natureza fsica ou psicolgica, ao longo da sequncia de intervenes eduteraputicas. Estes registos permitem tambm adequar os guies ao estilo pessoal das crianas e ao contexto escolar em que se inserem.

Resultados da monitorizao da sequncia de aces de interveno eduteraputica em contexto Os resultados no nos permitem inferir sobre quais foram os indicadores problemticos especficos em que se conseguiram ganhos em sade durante o ano lectivo, nas crianas alvo da aco eduteraputica. As aprendizagens em termos de estilos de vida e comportamentos de sade so aquisies

73

demoradas e esto associadas a outras variveis intervenientes. No entanto, a avaliao do trabalho desenvolvido aponta para resultados meritrios do ponto de vista da satisfao das crianas participantes, da avaliao positiva dos professores e dos registos escritos dos pontos fortes e fracos no final de cada aco. A curiosidade por questes de sade e especialmente pela sua prpria sade bem evidente durante as sesses. Pikunas (1979) explica essa automotivao da criana, nos imensos ganhos em compreenso e vocabulrio que j adquiriu, tornando-se por isso bastante curiosa, fazendo perguntas incessantemente quando tem algum que lhe proporcione essa oportunidade; esta curiosidade que o mtodo eduteraputico explora (Gesell, 1977). Em funo dos resultados de observao, percebemos que os cuidados de sade que as crianas precisam no so apenas de natureza fsica, mas evidenciam carncias efectivas de capital relacional, alguns sinais estranhos de burnout expressos na linguagem de dor, cansao, baixas de humor e desinteresse. Apesar do interesse crescente destas crianas pelo mundo exterior, observaramse crianas com alguma dificuldade em expressar os sentimentos, aparentemente mais tristes, as quais tendiam a proteger-se no silncio. Embora todos estes resultados devam ser entendidos no contexto do estdio de desenvolvimento, prprio das crianas de 8 a 11 anos, no devem deixar de ser considerados e tidos em conta enquanto indicadores psicossomticos de sade mental. Os cuidados de enfermagem de sade mental parecem poder vir a ter um lugar de destaque no sculo XXI, uma oportunidade para os enfermeiros de sade escolar. A ateno s crianas desfavorecidas deve ser uma prioridade e isso s possvel quando as identificamos e as compreendemos nos contextos em que se integram. Este foi o principal motivo, pelo qual seleccionmos como alvo do programa as crianas de turmas mais desfavorecidas, ancoradas num diagnstico prvio de situao. Por isso se torna to importante intervir com base em settings, a famlia e a escola so settings to prioritrios como o hospital ou os locais de trabalho.

Os resultados de registo da grelha de observao da interaco e os elementos descritos no dirio do professor, do-nos informao sobre o ambiente de grupo gerado pelas aces, com relevo para a satisfao individual e o envolvimento das crianas nessas aces. Encontraram-se vrios registos de manifestao de desejo de continuar a saber mais sobre questes de sade por parte das crianas.

Conclumos, salientando precisamente a importncia do compromisso de cooperao entre diferentes pessoas (investigadores, profissionais de sade e professores), facto positivo que registamos ao longo das investigaes que sequencialmente temos vindo a realizar, no aperfeioamento da estratgia eduteraputica, para ajuda a crianas com necessidade de apoio. Abrem-se novos campos de viso sobre esta importante problemtica o projecto de sade das crianas em contexto escolar, e delineiam-se vias de cooperao em rede com outros grupos de investigadores estrangeiros com interesses cientficos idnticos. A maior dificuldade de qualquer aco comunitria sem dvida a sua continuidade e sustentabilidade, sobretudo quando os recursos econmicos so escassos e o tempo para dedicar investigao aplicada tambm no muito. No entanto, s aces sustentadas podero ajudar a gerar nas crianas o desejo de cultivarem estilos de vida saudvel e serem elas mesmas agente de mudana nas suas prprias famlias, pares e comunidade. A motivao para a mudana no se completa seno quando a criana encontra razo suficiente para o trabalho que realiza, quando lhe aprecia o valor e percebe que os seus esforos levam realizao do ideal desejado (Balancho, 1994). A conscincia mais elevada da necessidade de, desde pequeninos, serem actores na construo de um mundo mais saudvel, pode ser promovida atravs de actividades continuadas na rea de projecto. Animados com o incentivo dos resultados, desenhmos um novo projecto, para uma temporalidade de 3 anos (2008/2010), denominado promoo de sade e educao para a sade de crianas em contexto escolar, dirigido aos settings escolares mais carenciados da regio perifrica de Coimbra.

74

Fig 3 Questionrio de Sade e bem-estar (QSBE-C).

Fig, 4 Ficha de desenho/escrita.

75

Bibliografia
BALANCHO, M.J.; COELHO, F.M (1994) Motivar os alunos: criatividade na relao pedaggica, conceitos e prticas. Lisboa: Texto Editora FERRREIRA, P. et al. (1992) Qualidade de vida das crianas e adolescentes: adaptao cultural e validao da verso portuguesa do Kindel. Coimbra: UC GESELL, A. et al. (1977) A criana dos 5 aos 10 anos. Lisboa: D. Quixote MALKIEWICZ, JUDY; STEMBER, MARILYN L. (1994) Os desenhos das crianas: uma janela diferente. In CHINN, R; WATSON, J, Art & Aesthetics in Nursing. USA: Jones e Bartlett Pub OMS (1987) Carta de Otawa. Um novo conceito: a promoo de sade. Boletin de la oficina SPA de salud. Vol 103 PIKUNAS, J. (1979) Desenvolvimento Humano: uma cincia emergente. 3 ed. S. Paulo: McGraw-Hill

PRIDMORE, P. (1996) visualizing health: exploring perceptions of children using the draw-and-write method. Promotion and Education. Quarterly. Vol III/4, p. 10-15 RODRIGUES, Manuel Alves (2000) Programa de Liberacin Creativa com Imagen para alumnos com dificultades de aprendizaje. Siglo Cero. Vol. 31 (1) n 187 (Enero Febrero), p. 18-22. RODRIGUES, Manuel Alves; NARANJO, Maria del Pino Lecuana; HAWARYLAK, Maria Fernandz (2003) Mtodo eduteraputico dirigido a crianas que vo ser submetidas a interveno cirrgica. Referncia. Artigo em destaque. N 10, Maio. RODRIGUES, Manuel Alves; ORTIZ, M. C.; SERRADAS, M (2004) Mtodo eduteraputico como estratgia de apoyo al nio hospitalizado. Revista de Educacin y Deporte. Ministrio de Educacin y Ciencia. Setiembre Deciembre, n 335, p. 229-245 VYGOSTKY, L. S. (1989) El desarrollo de los procesos psicolgicos superiores. Barcelona: Crtica.

76

You might also like