You are on page 1of 2

Mudar de vez os hbitos alimentares

Este o grande segredo para perder peso e no o ganhar de novo. Algumas pequenas mudanas podem fazer toda a diferena

A mudana dos hbitos alimentares , sem sombra de dvida, a maneira mais correcta de controlar o seu peso a longo prazo. Mesmo depois de uma dieta bem sucedida preciso aprender a manter o peso. Siga as nossas dicas e truques e vai ver que os resultados vo compensar. 1) Tente reduzir na quantidade de comida ingerida. Quantas vezes no continuamos a comer depois de estarmos saciados s porque a comida est muito boa? Coma mais devagar mastigando bem os alimentos e apreciando o seu sabor. Desta forma demorar mais tempo a ingerir a comida, digere-a melhor e ficar saciado comendo muito menos.

2) Controle a ingesto de gorduras. Esta tcnica extremamente eficiente. A gordura engorda muito porque tem mais do dobro das calorias que as protenas ou os carbohidratos. Acostume-se a ler os rtulos dos alimentos quando os compra e escolha os que contm menos gramas de gordura por cada 100 gramas. Sempre que possa mude para as verses light ou diet dos seus alimentos preferidos. Por exemplo, substitua a maionese normal pela sua verso de dieta. Mude, aos poucos, do leite normal para leite meio gordo e depois para leite magro. Escolha os queijos mais magros, compre carne pouco gorda e retire os restos visveis de gordura da mesma antes de cozinhar. Evite os fritos a todo o custo e use pouco azeite ou leo como tempero. Apesar do azeite ser uma gordura saudvel engorda tanto como as outras. Consuma-o moderadamente. 3) Aumente o consumo de vegetais. Especialmente legumes e verduras.

4) Reduza o consumo de lcool. O lcool tem muitas calorias. Consuma-o com moderao. 5) Reduza tambm nos alimentos com muito acar como doces e bolos. Substitua o acar no caf e no ch por adoante sinttico. Substitua os refrigerantes pelas suas verses light. 6) Faa exerccio. A prtica regular de exerccio aumenta o seu metabolismo, queima calorias, modera o apetite e ainda o afasta do frigorfico. Alm de ajudar a perder peso, o exerccio firma os msculos e melhora a aparncia. No preciso um exerccio muito intenso. Uma hora de actividade fsica, duas vezes por semana e uma caminhada de meia hora ao fim de semana so suficientes para manter um nvel de metabolismo adequado. Escolha uma actividade desportiva que goste. O melhor exerccio no o mais extenuante, mas sim o que voc mais aprecia. Assim, ser menos provvel que desista. O que vale a persistncia. Depois, h pequenos truques que pode incluir na sua rotina diria como ir pelas escadas em vez de apanhar o elevador, ir a p ao banco que fica a 500 metros em vez de levar o carro ou no apanhar o metro para fazer uma viagem entre duas estaes consecutivas.

7) Verifique se est a comer porque tem fome ou se come por motivos emocionais. Muitas pessoas comem por motivos emocionais e no por fome. Alguns comem quando esto tristes, outros quando esto solitrios, deprimidos ou zangados. Reconhecer essas situaes o primeiro

passo para as controlar. De nada serve andar a controlar-se toda a semana para depois estragar tudo e ingerir 3000 calorias quando est zangado com o seu patro.

8) Tenha ateno s situaes de risco: jantares de amigos, frias, festas, viagens e feriados. Saiba o que fazer para evitar engordar. Tente manter a actividade fsica habitual. No precisa de fazer desses dias um sacrifcio vendo os outros comer comida saborosa enquanto voc fica infeliz a um canto, mas no precisa de sair de l empanturrado de tanto comer. Prove um pouco de cada prato, mas no coma demasiado. Preste mais ateno s pessoas do que comida.

De nada serve usar estas dicas cegamente durante um ms e depois abandon-las a todas porque uma difcil de seguir. O segredo est em adoptar uma tcnica e pratic-la at que se torne um hbito. Isso leva aproximadamente seis meses.

Faa as mudanas de modo gradual. Comece com a tcnica que melhor se adaptar aos seus interesses e necessidades. As mudanas graduais so as mais eficazes no controle do peso. No adopte uma dica que lhe exija um sacrifcio demasiado alto. Se realmente detesta desporto talvez possa substituir o exerccio por uma caminhada a p ou por um maior controle do nmero de calorias ingeridas. Se aps 2 meses ainda detesta o gosto do caf com adoante sinttico no insista, ponha mesmo acar e corte nas sobremesas.

Compre uma boa balana, de preferncia electrnica, fixe um peso realista mais 1 Kg que o seu peso actual e nunca o ultrapasse. No dia em que tiver 100 gramas a mais perca-as rapidamente. No deixe que elas se transformem em 500 gramas e depois em 1 quilo e depois em 5.

You might also like