You are on page 1of 24

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

CCET: Campus de Cincias Exatas e Tecnolgicas Curso: Engenharia Mecnica

MTODO DE ELEMENTOS FINITOS APLICADOS A MEDIO DE TORQUE POR EXTENSOMETRIA.

Fernando Lange da Silva

RA: 867647-0

Ribeiro Preto-SP Setembro/ 2012

Universidade Paulista Engenharia Mecnica

ndice

1. INTRODUO.................................................................................................3

2. OBJETIVO.......................................................................................................4

3. PRINCIPIOS BASICOS E FUNDAMENTAO TEORICA.............................5

4. DESENVOLVIMENTO EXPERIMENTAL........................................................9

5. RESULTADOS E DISCUSSES....................................................................23

6. BIBLIOGRAFIA...............................................................................................24

Universidade Paulista Engenharia Mecnica

1. INTRODUO

O mtodo dos elementos finitos uma importante ferramenta computacional para executar clculos que na prtica seriam muitos difceis ou mesmo impossveis. A sua concepo no das mais recentes. Data de 1943. At a dcada de 70, seu processamento s podia ser feito nos caros mainframes e, portanto, seu uso era restrito a grandes empresas, centros de pesquisa, instalaes militares. Com a evoluo da capacidade e a reduo de custos dos computadores, as aplicaes do mtodo se expandiram e se tornaram cada vez mais precisas e sofisticadas. De incio era usado quase sempre no clculo de estruturas de engenharia e, atualmente, aplicado em reas diversas como transferncia de calor, escoamento de fluidos, eletromagnetismo e muitas outras. Para o modelamento de prottipo rpido, estimam-se em projeto, as foras que esto sendo feitas ou suportadas pela pea a ser construda, em modo vetorial e a localizao das mesmas. Esse o princpio bsico para executar simulaes adequando seu modelo virtual s condies reais de uso. Outro importante passo a descrio do material utilizado; no caso de peas de metal, por exemplo, a liga utilizada em cada material tem propriedades distintas de resistncia, assim como temperatura e condies visinhas que venham de algum modo influenciar o projeto. A importncia do prottipo rpido poder analisar e simular vrias condies prximas a real na qual o projeto ser submetido, a fim de iniciar sua fabricao com mais segurana, porem no livra de testes reais por mais que os softwares sejam capazes de realisar inmeros clculos complexos, a condio verdadeira sempre ser a real.

Universidade Paulista Engenharia Mecnica

2. OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo principal a analise do mtodo de elementos finitos calculados por computador comparado a analise da medio de momento de toro em eixo rgido. O mtodo para medio de momento de toro realisado por telemetria em tempo real, com o auxilio de sensores do tipo strain-gages que so capazes de mensurar deformao do material onde instalado, podendo assim realisar a medio precisa do torque realizado pelo eixo em determinadas condies de ensaio. A extensometria consiste nesta medio de torque atravs desses sensores, esse mtodo muito utilizado em grandes equipamentos submetidos a torque no eixo, podendo obter o real torque consumido pelo acionamento em funcionamento. Atravs da comparao do real medido com o terico calculado, podemos obter o fator de erro computacional do modelamento, alem disso, futuramente levantaremos a influencia do rasgo da chaveta ao longo da seo do eixo, sendo simuladas e realizadas condies do eixo com a chaveta, e sem a chaveta.

Universidade Paulista Engenharia Mecnica

3. PRINCIPIOS BSICOS E FUNDAMENTAO TERICA .

3.1. EXTENSOMETRIA.
A medio do torque com o equipamento em operao feita por telemetria, ondas via radio mandam informao de deformao do material para o receptor que recebe o sinal em milivolts e atravs de clculos executados por um software transforma em Newton x metro.

3.1.1. Sensor tipo Strain-Gage.

A deformao na superfcie do eixo medida pela instalao de um Strain gage e segue os princpios bsicos de uma ponte de Wheatstone. Podemos visualisar na Figura 3.1 o sensor colado ao eixo sem esforos mecnicos, e na Figura 3.2, submetido toro.

Figura 3.1 Sensor com eixo sem solicitao

Aps o torque exigido no eixo temos o seguinte movimento:

Figura 3.2 Sensor com eixo submetido a torque.

Universidade Paulista Engenharia Mecnica Ponte de Wheatstone:

Na figura 3.3 expresso o circuito eltrico do Strain gage, com ponte completa instalado com as quatro malhas a 45 graus em relao linha de centro do eixo (direo principal de tenso).

Figura 3.3 Ponte de Wheatstone.

A transformao de milivolts (sinal de sada do Strain gage), para Torque, se obtm pelo modelamento matemtico da Equao 3.1 conforme a Lei de Hooke:

Equao 3.1 Lei de Hooke..

Sendo:

Universidade Paulista Engenharia Mecnica

Devido a ponte de Wheatstone ser extremamente sensvel a qualquer deformao, temos aproximadamente 8% de erro na leitura devido as variveis abaixo: VFS= tenso de fundo de escala = 10V(Vo) TFS = torque de fundo de escala (Nm) G xmt= ganho do transmissor E= mdulo de Young (N/mm2) N= nmero de gages ativas (4 - Pontes completas) Sensitividade = TFS/ VFS(Nm/volt de sada)

A sensitividade se da pela diviso do Torque pela Tenso, Equao 3.2, sendo a unidade N.m/v.

TFS =

VFS. . E . 4(Dext4- Dint4) Vexc .F. N.(1+ ).16000.Gxmt . Dext


Equao 3.2 Sensitividade..

As incertezas que geram os 8% de possibilidade de erro na leitura do torque esto expressas na Figura 3.4.

Figura 3.4 Incertezas de leitura.

Universidade Paulista Engenharia Mecnica

Existem algumas abordagens a serem compreendidas em uma medio de torque realizada no equipamento, Torque de Reao e Torque Direto. Torque de Reao: Torque em funo de uma fora/torque de reao gerado em algum elemento ou estrutura ligado ao equipamento acionador Torque Direto: Torque inferido de medies diretas sobre o eixo. No desenvolvimento experimental o torque calculado pelo ANSYS e o medido no prottipo, ser o Torque Direto.

Universidade Paulista Engenharia Mecnica

4. DESENVOLVIMENTO EXPERIMENTAL

4.1. GEOMETRIA DO PROTTIPO.

A fim de facilitar simulao real de torque em um eixo, foi desenvolvido um prottipo, onde o eixo sofre toro pura por estar apoiado sobre mancais de rolamento, sendo tracionado por um brao de torque onde ser controlado o peso que ser transformado em fora no modelamento matemtico. Antes de entrar com os dados do eixo para a simulao no ANSYS 13.0, ser conhecida a geometria e esquema do prottipo Imagem 4.1.

Imagem 4.1 Prottipo giga de testes.

Universidade Paulista Engenharia Mecnica A planta baixa do prottipo ilustrada na Figura 4.2, observe que o eixo submetido a toro atravs do brao de torque, pode-se verificar tambm o local onde sero fixados os sensores strain-gages.

Figura 4.2 Planta baixa prottipo.

10

Universidade Paulista Engenharia Mecnica

Ao longo da seo do eixo, sero fixados trs sensores, simulando trs condies diferentes, sendo: Medio em seo lisa; Medio em seo com chaveta; Medio em seo com rasgo de chaveta. Para a anlise computacional de Elementos Finitos, necessrio o modelamento apenas do eixo simulando o momento de toro criado pelo brao de torque.

Figura 4.3 Esquema de toro.

Para a melhor visualizao do eixo e as posies dos sensores, pode-se verificar na Figura 4.4, onde segue os dimensionais necessrios para a simulao computacional.

11

Universidade Paulista Engenharia Mecnica

Seo com rasgo de chaveta para a medio.

Seo com chaveta para a medio.

Seo lisa para a medio.

Figura 4.4 Eixo com disposio dos sensores

12

Universidade Paulista Engenharia Mecnica

4.2. SIMULAO COMPUTACIONAL

A simulao computacional foi realizada pelo ANSYS 13.0, atravs do mtodo de analise por elementos finitos, onde foram calculadas as tenses normais, deformaes direcionais e elsticas (Von Mises).

Figura 4.5 Eixo desenhado no ANSYS 13.0.

Primeiro ser analisado o eixo do prottipo sem a chaveta central, a fim de ser comparado posteriormente numa segunda condio com a chaveta inserida.

13

Universidade Paulista Engenharia Mecnica

Abaixo temos os dados de entrada do material analisado, assim como temperatura de ensaio, foras aplicadas dentre outras informaes importantes a serem consideradas.

4.2.1. Simulao Eixo sem chaveta

Geometria da pea:

14

Universidade Paulista Engenharia Mecnica Coordenadas do sistema:

Malha:

15

Universidade Paulista Engenharia Mecnica

Foras aplicadas ao eixo:

Pode-se observar que o peso aplicado ao brao de torque foi de 100Kg a uma distancia de 0,5m resultando em 500N de momento toror. Grfico do momento em Newton pelo tempo em segundos, no caso de analise esttica, foi considerado um segundo.

16

Universidade Paulista Engenharia Mecnica Aps os dados de entrada, veremos os relatrios dos clculos executados pelo softer sendo, Deformao direcional; Deformao elstica (Von mises); Tenso normal.

DEFORMAO DIRECIONAL:

Obtemos um valor Maximo concentrado na regio da chaveta de 0,00012195 metros.

17

Universidade Paulista Engenharia Mecnica

DEFORMAO ELASTICA (VON MISES):

Como a fora torcional em que o eixo foi submetido pequena em relao a sua resistncia, interpretamos que a elasticidade durante o ensaio foi mnima.

18

Universidade Paulista Engenharia Mecnica

TENSO NORMAL:

Podemos observar que o eixo esta sob toro pura apoiado por rolamentos, devido a esta condio, vemos que no existiram tenses normais no eixo X.

19

Universidade Paulista Engenharia Mecnica

4.2.1. Simulao Eixo com chaveta

Devido as geometrias da pea, a malha gerada, as foras aplicadas e as coordenadas do desenho serem as mesmas da primeira condio, veremos apenas os resultados calculados para a condio de toro pura com chaveta central.

DEFORMAO DIRECIONAL:

Para a simulao acima, a deformao direcional mxima teve sua mesma concentrao na regio da chaveta, porem com o valor de 0,00012204m em relao a 0,00012195 do primeiro caso, temos ento nosso primeiro parmetro de comparao, dividindo o primeiro caso pelo segundo, temos um fator de correo de 0,992.

20

Universidade Paulista Engenharia Mecnica

DEFORMAO ELASTICA (VON MISES):

Apesar da pequena solicitao em relao as dimenses do eixo, podemos notar a chaveta teve influencia na seo onde ela se situa, onde dividimos o resultado do primeiro caso de 0,00032737 pelo caso acima de 0,00033715, temos o fator de correo de 0,970.

21

Universidade Paulista Engenharia Mecnica

TENSO NORMAL:

No perceptvel a diferena entre as tenses normais pois a simulao est submetida a condio de toro pura, sendo anuladas as foras normais no eixo X.

22

Universidade Paulista Engenharia Mecnica

5. RESULTADOS E DISCUSSES

Conforme era esperado, pudemos notar a influencia que uma chaveta faz sobre o eixo em condies de toro, com os clculos obtidos atravs da simulao computacional feita pelo ANSYS 13.0, conseguimos levantar os fatores de correo para analises realizadas em campo. Para a deformao direcional, conseguimos levantar o fator de 0,992; Para a deformao elstica, o fator foi de 0,970; Para a tenso normal, conferimos que no sofreu influencia.

Esses resultados devero ser analisados e comparados com a medio de torque por extensometria real, podendo levantar o fator de correo das analises computacionais em relao s reais submetidas s mesmas condies. O levantamento desses fatores so extremamente importantes para a engenharia, pois podemos refinar os erros e aproximar sempre o modelamento computacional ao real. Para a extensometria a influencia da chaveta em eixo submetido a torque era desconhecida causando duvidas em medies realizadas em campo em equipamentos importantes para seu processo, quando existe a duvida, o fator de segurana sempre alargado, gerando altos custos de superdimensionamento de equipamentos. A medio do torque em tempo real de funcionamento do equipamento nos leva a certeza se o acionamento foi corretamente dimensionado, fabricado e instalado.

23

Universidade Paulista Engenharia Mecnica

6. BIBLIOGRAFIA

Alves Filho, Avelino ELEMENTOS FINITOS A BASE DA TECNOLOGIA CAE 5a ed. - Editora Erica, 2007.

ANSYS 13.0

E Russell Johnston Jr. Ferdinand Pierre Beer Resistencia dos Materiais Ed. Makron

http//www.lmc.ep.usp.br Propriedades Mecanicas dos Aos Estruturais

24

You might also like