You are on page 1of 27

GOLPES DO BOXE

IR PARA A PGINA --> Pungilistas Famosos

O Boxe um esporte estranho, pode passar dos limites e acabar com leses fsicas. Seu crebro s pode agentar um certo nmero de golpes na cabea.Boxear no depende de quanto voc grande ou forte; depende de quanto voc tem de pacincia. Os golpes usados no boxe so permitidos apenas do quadril para cima, os golpes baixos no so permitidos e o lutador ser advertido caso aplique esses golpes e se ouver reincidncia ele poder ser eliminado. Os golpes permitidos so os aplicados na parte frontal do adversrio, como no rosto e no abdomen.

Um soco visto pela supercmara de alta velocidade.

Posio de guarda: a posio fundamental de onde deriva-se todos os golpes para vencer o adversrio; e cada vez que aplicado dever-se- levar o atleta a posio inicial. Se um pugilista for destro, o seu p dianteiro ser o esquerdo, e vice-versa; ps afastados na largura dos ombros, com o p esquerdo frente do direito e girado a 25 para dentro, e o direito girado a 40 par fora e ligeiramente elevado na ponta. O tronco dever estar ligeiramente inclinado frente (para que no momento que executar o golpe manter-se equilibrado) e girado para a direita. A cabea ligeiramente inclinada frente e com o olhar sempre fixo ao adversrio. A mo direita mantida ao lado do queixo, cotovelo para baixo ao longo de corpo. A mo esquerda mantida alguns centmetros frente do rosto, cotovelo dobrado. Isso d ao boxeador a oportunidade de bloquear a maioria dos golpes desferidos contra ele, ou esquivar-se deles, e compe uma boa base para lanar seus prprios golpes. comum ver lutadores que mantm suas luvas bem abaixo dessa postura tradicional. Isso pode ser feito por motivos estratgicos (para enganar seu oponente ou para conseguir desferir socos corporais rpidos) ou porque eles esto cansados ou com preguia.

Posio em guarda vista de diversos ngulos Fique quase de lado em relao a seu alvo, com seu p esquerdo frente, p direito atrs, pernas separadas pouco mais do que a largura dos ombros e seu peso distribudo igualmente entre as partes da frente dos ps. Mantenha seus

punhos levantados, em frente ao seu queixo, e os cotovelos perto do corpo. Isso te fora a usar seu quadril, a maior fonte de potncia de um soco bem dado.

Os ps nunca devem deixar o contato com o solo, e o deslocamento dos ps d-se atravs do deslizamento, sendo totalmente desaconselhvel os saltos na execuo dos golpes pois perder o equilbrio, a intensidade do soco diminuir e promover uma fadiga prematura. A maioria dos boxeadores se movimenta rapidamente, especialmente no incio da luta. Isso oferece ao oponente um alvo mvel que mais difcil de focar e acertar. A mo principal disparar golpes mais rpidos, e a mo de trs ser para lanar reciprocamente golpes com mais poder (mais poder conseguido com a mo de trs, pela distribuio de peso e maior impulso). Uma variante da posio de base a chamada Peek-a-Boo, desenvolvida pelo lendrio treinador Cus D'Amato. Ela utiliza as mos com os antebraos na frente do rosto e os punhos ao nvel dos olhos e nariz. Essa postura era muito usada por Mike Tyson.

Embora parea existir uma infinidade de maneiras de desferir um golpe, o arsenal de um boxeador moderno geralmente consiste em quatro golpes principais: Jab: Golpe frontal com o punho que est a frente na guarda (no destro, a mo esquerda). No to potente, mas muito eficaz e rpido. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente, para medir a distancia, ou como preparatrio para outro golpe (ou contragolpe). o Jab um soco rpido e de grande alcance que vai decidir seu destino no ringue. Vai ser o soco mais usado, e mesmo sendo um dos socos mais fracos, pode lhe ajudar a ganhar por pontos se no colocar o oponente a nocaute. Vrios jabs podem eventualmente esgotar o oponente. Use este soco para medir o estilo de seu adversrio. Se ele usar um contra-ataque, ele sabe tcnicas de lidar com um jab que voc tm que estudar antes de dar o nocaute. Erros custam caro no boxe. Pode ser disparado por qualquer um dos braos.

Para lanar um jab, arremesse seu punho esquerdo frente numa linha reta, girando seu brao para dentro at que ele chegue extenso mxima. Imediatamente recolha seu punho de volta para perto de seu queixo.

Sequncia do Jab

Defesa dode jab

Direto: Golpe frontal com o punho que est atrs na guarda (quem destro luta com a mo canhota a frente e vice e versa, logo o direto dado com a mo que se tm mais fora). um golpe muito rpido e forte. Esse golpe til para minar a defesa do oponente ou quando os boxeadores so muito prximos, se acertar o adversrio em cheio, lona (nocaute). O poder

vem de uma rotao dos ombros a 90, enquanto que a posio do punho gira a 180, trazendo o ombro dianteiro at guarda junto ao queixo.

Para o direto de direita, comece com o seu punho direito quase tocando seu queixo, cotovelo perto das costelas. Conforme voc explodir o brao frente, reto, gire o lado direito de seu quadril frente at que a perna direita fique reta, com a parte da frente do seu p direito no cho. Lance o soco e volte postura bsica em um nico movimento.

Cruzado (Cross) ou gancho: Golpe de curta distncia, executado com um rpido movimento de brao da esquerda para a direita (ou viceversa) em uma linha reta em direo ao rosto do oponente, mas tambm pode ser dado na linha de cintura (nas laterais da cintura) e chamado de cruzado ao tronco. O boxeador gira seu peso e seu ombro direito para frente para acrescentar potncia ao golpe. To potente quanto o Direto, pode se utilizado tanto na linha da cintura, como na lateral do rosto do adversrio.

Para o gancho de esquerda, impulsione seu cotovelo para cima de maneira que seu antebrao fique paralelo ao cho e ento solte o soco, usando somente seu corpo. Gire o tronco, comeando das pernas e indo at os

ombros, colocando toda a fora no gancho.

Defesa de cruzado

Gancho (Hook): Golpe dado exclusivamente na linha de cintrua de forma quase que frontal (com um pouco de inclinao de baixo para cima, pra gerar mais potncia) e visa atingir o abdmen, estomgo e plxo do averssrio, ou seja, dado sempre na parte da frente do corpo, diferente do cruzado ao tronco que dado na parte lateral. Esse golpe pode ser desferido com qualquer uma das mos.

Uppercut: uma verso mais curta do golpe Gancho executado de baixo para cima de forma de alavanca em direo ao queixo do oponente, ou sua zona heptica; considerado muito perigoso e violento. dado entre outra opcasies quando o adverssrio esta de forma a usar o bloqueio frontal (com as luvas a frente da cabea), pois nesse caso diretos e cruzados seriam pouco suficintes (visto que parariam na defesa). O poder no uppercut vem das pernas e anca. Este pode ser um golpe de poder devastador porque, mesmo que no

encontre exactamente o queixo do adversrio, tende a ergu-lo para cima, e deste modo proporciona um desequilbrio momentneo e aumenta simultaneamente a zona de conexo dos golpes.

Defesa de upper

Swing - O golpe mais potente do boxe, porm dados somente em situaes bem oportunas, pois deixa o boxeador completamente aberto para receber o que chamamos de "contraataque de encontro", O golpe dado com a mo de trs (a mais forte) e lanado de forma descendente (fazendo uma curva de cima pra baixo) visando atingir o queixo ou qualquer outra parte do rosto do adverssrio com toda a potncia possivel. Se entrar nocaute. Ele atribudo por muitos a lutadores de pouca tcnica, o que um engano, visto que muitos lutadores tcnicos usam esse golpe. ou quando j esto muito cansados ou castigados durante uma luta (uma expcie de golpe tudo ou nada).

OBS: No boxe cubano (somente olmpico) no existe o golpe conhecido por SWING, pra eles o swing nada mais que um direito dado de forma diferente, alm do que nenhum instrutor de boxe em Cuba incentiva seus alunos a ficarem dando tal golpe, pois dizem que falta de recuso tcnico do lutador o que em Cuba inadmissvel. O SWING tambm chamado por alguns de "mata-cobra", ou seja, golpe de brigo sem tcnica, dado de qualquer jeito para acabar logo com a luta ou por desespero quando este est em uma situao desfavorvel no combate. Qualquer um sozinho, mas eles Uma combinao rpida sucesso. comum. desses golpes pode ser devastador se aplicado so mais eficazes quando aplicados em combinaes. qualquer srie de dois ou mais golpes em uma Por exemplo, a combinao jab-cruzado muito

Clinche - Situao de luta onde os dois boxeadores esto segurando-se ou apoiando-se mutuamente sem trocar socos. O clinch ocorre quando ambos os lutadores ficaram esgotados depois de uma violenta troca de golpes, ou quando um deles sentiu um golpe e, ento, em manobra defensiva, procura segurar o adversrio junto a seu corpo, procurando travar o mpeto do mesmo ou anular sua momentnea vantagem. No boxe amador, o excesso de clinchs punido com perda de pontos.

Esquiva - A esquiva o movimento de corpo que o boxeador faz para sair da trajetria do golpe aplicado pelo adversrio.

Esquiava

Bloqueio

Knockdown - Esse termo feito de duas palavras inglsas: knock (derrubar) e down (abaixo). Pronuncia-se "nquidaum". empregado quando um soco "derruba" um dos lutadores, mas esse consegue se levantar em menos de dez segundos. necessrio que se acrescente que esse "derruba" significa "tirar da posio em p", o que pode ocorrer se tocando o cho com qualquer parte do corpo que no seja

os ps, ou mesmo ficando dependurado nas cordas do ringue ou tendo sido jogado fora dele.

Sparring - o pugilista que ajuda o outro a treinar, ajudando-o a desenvolver seu potencial de golpes. Aps ser sparring alguns deles profissionalizam-se. Fazendo sparring, especialmente com sesses mais reais, um lutador ir aprender o que funciona e o que no. Seu estilo ser desenvolvido naturalmente, baseado em seu prprio e nico atributo fsico. Tambm no sparring, aprender um dos mais importantes quesitos para se lutar: Se manter relaxado! Qualquer lutador sem experincia tem a tendncia de ficar tenso quando est em uma situao de ameaa. normal v-los paralisados de to tensos que esto que no se tornam efetivos durante a luta. Quando tensos, a fadiga vir rpida e ao mesmo tempo, um lutador tenso um lutador lento.

REGRAS DO BOXE
Ao longo dos tempos, o Boxe ingls foi lutado sob trs tipos de regras: Regras de Broughton (1743), as Regras de Londres

(introduzidas em 1838 e modificadas em 1853 e 1866) e as Regras de Queensberry (introduzidas em 1867 e que j sofreram vrias alteraes). Atualmente so disputados dois tipos de boxe: o amador e o profissional. O primeiro, que tambm chamado de boxe olmpico, tem como principal preocupao a total integridade fsica de seus lutadores. As regras variam entre o boxe amador e o boxe profissional, e mesmo entre as organizaes de boxe profissionais. Antes de uma luta importante feita uma reunio sobre regras, a partir da qual as regras particulares para a luta em questo so explicadas. No boxe profissional, vence quem consegue nocautear o adversrio. No esporte amador, no entanto, ganha o pugilista que acertar o maior nmero de golpes perfeitos no adversrio ou conseguir nocautear o oponente. Quando um boxeador nocauteia seu oponente, ele deve se retirar para um corner neutro, isto , no um dos corners onde os treinadores dos boxeadores esperam para ajud-los entre os assaltos. Se o boxeador nocauteado consegue se levantar rapidamente, o rbitro se certifica de que ele est bem e capaz de se defender, e a luta continua. s vezes, as regras determinam uma contagem obrigatria at oito. Isto , mesmo se o boxeador se levanta imediatamente, o rbitro o faz esperar at a contagem de oito para reiniciar a luta. Em alguns sistemas de regras, se um boxeador nocauteado trs vezes em uma luta, o resultado um nocaute tcnico (TKO). Isso geralmente registrado como um KO no registro do boxeador vencedor. Um TKO tambm pode ocorrer quando o rbitro, ou um mdico que fica ao lado do ringue, ou o treinador de um boxeador, ou o prprio boxeador, decide que est muito ferido para continuar a lutar. A prpria comisso tcnica de um lutador pode jogar a toalha dentro do ringue, que significa desistncia. As lutas terminam: por Nocaute (quando um de p at que o juiz conte at 10), por Nocaute Tcnico (se mesmo de p ou apoiado nas cordas for incapaz de proceguir lutando), ou se no retornar para o novo "round" por vitrio ou empate de pontos. Outra diferena que os amadores usam um protetor de borracha na cabea, dispensvel no esporte profissional. Alm disso, nas Olimpadas e em Pan-Americanos, as luvas do boxeador possuem uma

marca branca, a qual determina a parte da mo que deve ser utilizada para golpear os adversrios.

As lutas tm entre quatro a doze rounds de trs minutos cada, intercalados com 1 min de descanso. As lutas profissionais possuem, no mximo 12 assaltos (ou rounds) com 3 minutos cada. Porm, em determinadas competies o nmero de assaltos pode ser menor. Nas Olimpadas, por exemplo, so 3 rounds de 3 minutos cada. As lutas amadoras tm somente trs, quatro ou cinco assaltos e duram dois minutos. As divises de juniores podem ter assaltos ainda mais curtos. Aps o nmero de "rounds" decidido pelos juizes, estipulam qual o lutador foi ou no dominado na maior parte da luta pelo adversrio. Dando vitria para aquele que mais dominou. Esta deciso pode ser: 1) majority draw: deciso unnime: todos os trs juzes indicaram o mesmo vencedor; 2) deciso da maioria: dois juzes escolheram um lutador e o terceiro juz considerou a luta empatada; 3) deciso dividida: dois juzes escolheram um lutador e o terceiro juiz escolheu o outro lutador; 4) empate pela maioria: dois juzes consideraram a luta empatada e o terceiro achou um vencedor; Para vencer uma luta de boxe, o boxeador deve golpear mais e melhor que seu adversrio nos rounds estipulados. Cada luta profissional tem um grupo de cinco jurados.

So considerados faltas: golpear abaixo do cinturo, dar cabeadas, socar o adversrio com uma mo enquanto segura o mesmo com a outra, atacar o adversrio cado ou golpe-lo na nuca.

CATEGORIAS
Amador Mosca ligeiro: at 43 kg Mosca: 51 kg Galo: 54 kg Pena: 57 kg Leve: 60 kg Superleve: 63,5 kg Meio-mdio: 67 kg Mdio-ligeiro: 71 kg Mdio: 75 kg Meio-pesado: 81 kg Pesado: 91 kg Super Pesado: Acima de 91kg Profissional Palha: at 47,730 kg Mosca jnior: 48,99 kg Mosca: 50,80 kg Supermosca: 52,16 kg Galo: 53,42 kg Supergalo: 55,34 kg Pena: 57,15 kg Superpena: 58,97 kg Leve: 61,23 kg Superleve: 63,50 kg Meio-mdio: 66,68 kg Mdio-ligeiro: 69,85 kg Mdio: 72,57 kg Supermdio: 76,36 kg Meio-pesado: 79,38 kg Cruzador: 86,18 kg Pesado: acima de 86,18 kg

EQUIPAMENTOS

LUVAS - As luvas de boxe so feitas de couro almofadado e so projetadas para proteger as mos e para reduzir os danos causados no oponente (distribui a fora de presso para que no se concentre em um nico ponto). As luvas mais comuns pesam entre 170 e 340 gramas. As pequenas so mais leves, portanto tm o objetivo de dar velocidade ao movimento e refinar a tcnica do lutador. As luvas maiores so mais pesadas, porm com bastante enchimento para amortecer o impacto do soco no seu oponente e causar menos estragos. Sob as luvas, as mos so cuidadosamente envoltas em bandagens atlticas (esse procedimento estritamente regulamentado). As principais fabricantes internacionais so Everlast, Cleto Reyes, e Grant. Existem muitas outras marcas, porm as trs citadas dominam os grandes eventos.

Desde 1976, foi permitido a cada lutador escolher a luva com que deseja lutar. importante que os treinadores conheam as caractersticas de cada marca.

A luva protege contra a fratura de ossos. A bandagem protege os ligamentos. BANDAGEM (ATADURAS) - Um tecido que se enrola na mo e nos punhos, evitando que a pele se abra junto aos ossos que dividem mo e dedos e tambm proteger o punho, para que esse no dobre na hora do soco, causando algum tipo de leso e dor, nesse sentido a bandagem trabalha como um munhequeira, aconselha-se que mesmo ao treinar com luvas se coloque a bandagem nas mos.

Existe basicamente 3 modelos :


Atadura de material mdico/hospitalar (comprada emfarmcia) Atadura de tecido comum Atadura de tecido elstico

So essenciais para envolver as mos e proteg-las. As ataduras seguram os ossos e tendes das mos enquanto ocorrem os impactos dos socos. Existem vrias formas de enrolar as bandagens, no entanto importante que ela cumpra sua funo como descrita acima, no se deve enrola-la nem muito frouxa (no protege das leses) e nem muito apertada (pode impedir a circulao do sangue, causando formigamentos). Para isso a bandagem deve ser de um material macio, bem comprida (de 2 a 4 metros) e de uma largura em torno de 4 cm ou mais. Muitas pessoas utilizam ataduras de primeiros socorros, funciona bem, mas devido ao desgaste deve ser trocada periodicamente.

As ataduras protegem o pulso de tores, protegem as articulaes dos dedos, etc.

No boxe amador, utiliza-se, em mdia, 2,5 metros de bandagem, porm no profissional h que se usar mais bandagem - at 5 metros (regulamentado) -, pois normalmente se aplica um maior volume de golpes e a necessidade de proteo tende a ser maior. Sempre comece pelo pulso e avanando para frente, nunca ao contrrio, pois a presso tem de ir ao encontro com a baixa freqncia que vem para a mo depois de aplicado o golpe. Se no

exemplo das imagens acima foram aplicadas duas voltas no pulso, na bandagem do profissional (com materiais cirrgicos) podem-se aplicar mais voltas e reforar o polegar um pouco mais. tambm recomendado fazer uma pequena almofadinha com a prpria bandagem para proteger os ossos da mo. Alm de ter cuidado de no pressionar muito. Sua mo deve ficar mais ou menos assim:

Agora e s colocar o esparadrapo (2,5 metros no mximo) e a luva. RINGUE - O ringue de boxe uma plataforma quadrada elevada (deve estar posicionado de 91 cm a 1,22 m acima do cho) com uma superfcie de lona assentada sobre aproximadamente 3 cm de acolchoado. Cordas flexveis cercam-no. Cada canto (corner) possui um poste acolchoado de 145 cm de altura, que servem para segurar as quatro cordas elsticas que delimitam a rea da disputa. presas a estacas de ao em todos os quatro cantos. Em rings oficiais, um corner pintado de azul e seu oposto de vermelho, sendo que nesses dois corners que os lutadores e suas equipes de apoio tem de permanecer antes da luta e durante os intervalos dos rounds. Os outros dois corners tem cor branca e so considerados neutros, sendo que para um deles que o boxeador tem de se dirigir quando o rbitro estiver fazendo contagem de tempo para o adversrio ou quando tiver de ser examinado pelo mdico de ring.

As dimenses exatas do ringue dependem da organizao sancionadora da luta. Os ringues em pequenas reas podem ter somente 5 metros de dimetro, enquanto o boxe olmpico permite ringues de at 6 metros de dimetro. Algumas poucas organizaes profissionais permitem ringues de at 7,5 metros de dimetro. Nas Olimpadas, a medida oficial de 6,1 m. O treino de mobilidade dentro do ringue e muito importante. O ringue, mesmo um tapete e quatro cordas em volta, fundamental numa academia. O treinador tem de ensinar ao boxeador como caminhar entre as cordas, em que lugar do ringue e mais fcil jogar determinado golpe, como lutar de costas para as cordas, etc. SACO DE PANCADAS - Este aparelho e de fundamental importncia. Tem por finalidade o treino em si, como se voc estivesse realmente lutando com uma pessoa (imagina uma pessoa no lugar do saco). Nele pode-se treinar agilidade (se o saco for mais leve) ou fora (se ele for mais pesado), e resistncia (folgo) durante o tempo em que esta desferindo estes golpes; e tambm para melhorar a tcnica, a hora de aproximar ou afastar do saco/oponente, combinaes de socos, alm de corrigir a postura (principalmente de punhos e braos) na hora de executar esses golpes.

Bater saco, primordial para se tornar boxeador, haja vista que trocar socos durante 3 minutos tarefa muito difcil. O saco de treino pesa entre quarenta e cinqenta quilos. feito de couro e recheado de serragem ou raspas de pneu, ou de retalhos de panos (melhor absoro dos golpes). As mos dos pugilistas sofrem leses quando os sacos esto demasiadamente duros e mal recheados.

A cada combinao de golpes aplicada ao saco deve se seguir um movimento de esquiva. Se voc aplicou 1-2 (jab e direito), deve baixar a cabea e pendular para depois combinar de novo. Esta deve ser a regra de ouro para treinar neste aparelho, mesmo que esteja treinando fsica ou tctica. SACO DE UPPER

O uppercut um golpe que precisa ser jogado observando-se certas regras e pode ser muito efetivo na curta e na meia distncia, quase sempre depois de um movimento defensivo do tronco. Talvez seja o menos usado no boxe moderno. Antigamente nos anos 30 at a dcada de 70, o upper era usado tanto quanto o cruzado. Por isso a importncia deste aparelho que faz com que o lutador tenha uma seo de treino s deste golpe. Lembrar que entre dois lutadores de talento quem tiver mais recursos sofisticados deve ganhar a luta.

PRA (PUNCHING BALL) - um equipamento especfico para desenvolvimento de velocidade, preciso e potncia dos golpes, para treinar a coordenao motora e agilidade dos socos. A Pra tem por finalidade trabalhar cintura e defesa, como pndulo e esquiva, alm de trabalhar troca de perna e guarda e se acostumar (em termos de postura) a manter a guarda alta, ou seja os braos sempre protegendo o rosto.

Vale lembrar que a Pra - como chamada no Brasil e na Amrica Latina - no muito usada por boxeadores amadores, pois estes lutam em 3 rounds de 3 minutos, logo a pra pode ser dispensvel. Ele trabalha a resistncia de mos e braos na altura do rosto; voc tem que manter os braos altos e o punho junto ao antebrao, fazendo-a ir e voltar em um pequeno espao. Quando bem usada, voc vai notar uma grande diferena na capacidade de manter a sua guarda alta sem precisar baixar os braos pelo cansao produzido por esta postura. Tambm se usa o equipamento como sincronismo entre ps e braos, mas seu objetivo principal a resistncia. TETO-SOLO - Tem por objetivo trabalhar o reflexo e a agilidade da pessoa, e tambm a concentrao. Alm de ajudar a treinar esquivas, pode ser interessante para tirar algumas deficincias do lutador, como por exemplo jebiar de forma baixa e lenta, o que ocasinar que o mesmo leve muito contra-ataque por cima de seu golpe.

A e s trabalhar para esquivar desta direita, se possvel preparando um contra-ataque. Quando o teto-solo est bem instalado, a pra deve voltar com mais velocidade que qualquer golpe, dando a chance ao lutador de estar ante um bom teste para aperfeioar a sua esquiva. Exemplo: voc est com problemas na hora de acertar o adversrio com seu jab. O rival est te acertando por cima dele com sua mo direita. V ao teto-solo e o leve na altura que viria a mo direita do adversrio. Agora voc vai conectar seu jab na metade interna da pra, para que ela volte por fora de seu jab. LUVAS DE FOCO (Manoplas ou Aparadores) - So ideais para o treino de socos e aperfeioar golpes. O treinador quem d o comando para os socos. Na verdade ela usada para treinar combinaes tcticas com mobilidade e aplicao de fora moderada.

Essa luva serve para absorver o impacto dos socos na mo do treinador. muito comum para um tcnico de boxe a jogar contragolpes enquanto faz escolinha (manoplas) com o aluno. Isto faz o aluno lembrar que necessrio prestar ateno s defesas mesmo durante a aplicao de um ataque ou em alguns casos em contraataques. Um boxeador brevemente entender a importncia de retornar suas mos para a posio de guarda depois de soltar seus golpes, do contrrio tomar um doloroso contragolpe.

PROTETOR BUCAL - As finalidades maiores dos protetores bucais so ajudar a evitar leses cerebrais, leses das juntas do queixo, fratura da mandbula e a herniao da coluna cervical (leia o artigo: http://www.boxergs.com.br/dica10.htm ). Em segundo plano eles visam proteger os dentes e as gengivas.

CAPACETE De uso obrigatrio no boxe amador/olmpico, que basicamente evitam cortes e arranhes.

PROTETOR GENITAL (COQUILHA) - Protege a genitlia masculina evitando leses durante o treino.

Alm desses equipamentos citados, utiliza-se: Corda de pular: serve para aperfeioar os trabalhos de p e fortalecer os ombros. Um espelho que de suma importncia para se corrigir os erros de postura Halteres de pequenos pesos para dar potncia nos golpes Colches para abdominais e atualmente algumas escolas fazem uso do bambol ( isso mesmo) para "lubrificar" e condicionar os musculos da cintua que so muito exigidos em um treinamento de Boxe. Pode ser usado tambm, pneu de caminho, tanto para socar como para pular.

KNOCK OUT
Ou knockout, nocaut e K.O. - o termo significa "fora de combate", aportuguesado para "nocaute" - no campo mdico denomina-se concusso cerebral, ocorre quando um dos lutadores fica incapacitado de continuar lutando, seja por estar visivelmente

atordoado, ferido (como um corte, golpe muito forte na cabea ou fgado) ou mesmo inconsciente; ento aberta a contagem de 10 segundos pelo rbitro da luta, no conseguindo levantar-se a luta encerrada. Caso o lutador esteja nocauteado, mas ainda esteja em p, o juiz pode interromper a luta dando a vitria ao adversrio. uma das formas de se obter a vitria em muitos esportes de contato pleno, como boxe, kickboxing, e muay thai.

Quando um boxeador nocauteado, muito freqentemente ele no perde o equilbrio simplesmente. Provavelmente ele foi atingido na cabea de maneira to forte e por tantas vezes durante a luta que ele est, no mnimo, atordoado e desorientado, e possivelmente perdeu completamente a conscincia. Mesmo um incidente desse pode causar danos permanentes, mas boxeadores profissionais podem lutar dezenas de vezes em suas carreiras. De fato, o boxe considerado to perigoso que vrias organizaes mdicas no mundo todo pedem para que ele seja banido. Existem inmeros casos nos quais um boxeador morreu no ringue ou logo depois de uma luta como resultado de ferimentos adquiridos no ringue. Desde dezembro de 2006, mais de 1.300 boxeadores morreram como resultado de ferimentos de lutas [fonte: Journal of Combative Sport (site em ingls)]. Mais difcil de quantificar so os lutadores cujas vidas foram alteradas quando seus crebros se

deterioram aps sua aposentadoria. Existem evidncias mdicas suficientes para apoiar a teoria de que o boxe causa danos cerebrais em longo prazo. Outros esportes praticados nos Estados Unidos, como luta livre ou romana, hquei e patinao no gelo, ginstica em aparelhos, basquete e futebol (soccer) so os que mais freqentemente apresentam risco de concusso. Um nocaute tcnico (tambm denominado T.K.O. ou K.O. tcnico) declarado por um rbitro quando este decide que o lutador no pode continuar em combate, pois se encontra em condies inferiores as do oponente, quando este no est cado.

O QUE CONCUSSO? A concusso cerebral uma leso rara, porm documentada em uma parcela de indivduos que praticam, principalmente, esportes com agresso direta e contnua caixa craniana. Embora a existncia de inmeras maneiras de definir o que seja uma concusso, cujo conceito ainda controverso, a definio mais aceita atualmente a formulada pela Associao Americana de Neurologia em 1997: Concusso uma alterao trauma-induzida no estado mental que pode ou no envolver perda da conscincia. (Kelly e Rosenberg, 1997). A concusso acompanha-se de amnsia retrgrada e pstraumtica, isto , o paciente no se recorda do trauma, dos momentos que o antecederam, nem de eventos imediatamente posteriores. P. ex., a vtima de um acidente automobilstico no se lembra do acidente, nem de ter sado de casa, ou de ser levado ao hospital. necessrio chamar a ateno que nas classificaes mais recentes, como na CID-10/OMS e na DSM-IV, ainda constam que para haver uma concusso necessrio a existncia de perda de conscincia. Essas diretrizes, hoje ultrapassadas, precisam ser atualizadas de maneira que o diagnstico correto de uma concusso seja realizado. (CID-10, 1993; DSM-IV, 1995).

Hoje a tendncia considerar a concusso como resultante de um grau leve de leso axonal difusa. Foras rotacionais bruscas causariam estiramento de axnios e sinapses, suficiente para causar um black out fisiolgico, mas no leses anatmicas permanentes. O mecanismo da amnsia retrgrada continua mal compreendido. possvel produzir perda reversvel da conscincia atravs de rotao brusca da cabea, o que apia a hiptese de que a leso axonal leve seja o mecanismo responsvel pela concusso.

CONSEQNCIAS DAS CONCUSSES Embora a maior parte das concusses resulte sem conseqncias ou seqelas, em torno de 15 % delas - nmero expressivo considerando o grande nmero de TCE (transtornos crnio-enceflico) leves - podem promover significativas alteraes capazes de perdurar por dias, semanas, meses ou para o resto da vida.

You might also like