You are on page 1of 5

Projeto Testes Intermdios 2012/2013

3. Ciclo
GEOGRAFIA Informao n. 2

Ano de escolaridade Data

9. ano 27 de fevereiro de 2013

OBJETO DE AVALIAO O teste intermdio de Geografia tem por referncia as Orientaes Curriculares para o 3. ciclo do ensino bsico da disciplina de Geografia, que se organizam em seis temas: A Terra: estudos e representaes, Meio natural, Populao e povoamento, Atividades econmicas, Contrastes de desenvolvimento e Ambiente e sociedade. O teste permite avaliar, no mbito dos seis temas organizadores, a aprendizagem passvel de avaliao numa prova escrita de durao limitada.

TEMAS De acordo com as Orientaes Curriculares referidas, os diferentes temas podem ser estudados separadamente ou de forma integrada.

A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAES Descrio da paisagem; Mapas como forma de representar a superfcie terrestre; Localizao dos diferentes elementos da superfcie terrestre.

MEIO NATURAL Clima e formaes vegetais; Relevo; Riscos e catstrofes.

Informao n. 2 Geografia 3. CEB

1/5

POPULAO E POVOAMENTO Populao; Mobilidade; reas de fixao humana.

ATIVIDADES ECONMICAS Atividades econmicas: recursos, processos de produo e sustentabilidade; Redes e meios de transporte e telecomunicao.

CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO Pases Desenvolvidos vs Pases em Desenvolvimento (IDH e Indicadores demogrficos).

O tema Ambiente e sociedade, no includo acima, poder, no entanto, ser abordado em articulao com outros temas, pois, dada a sua natureza transversal, lecionado com alguns subtemas de Meio natural, de Populao e povoamento e de Atividades econmicas.

CARACTERIZAO DO TESTE So disponibilizadas duas verses do teste (Verso 1 e Verso 2). Os alunos no respondem no enunciado. As respostas so registadas em folha prpria do estabelecimento de ensino. O teste apresenta quatro grupos de itens. Os itens / grupos de itens podem ter como suporte um ou mais documentos, como, por exemplo, textos, tabelas, grficos, mapas, fotografias e esquemas. O teste reflete uma viso integradora e articulada dos diferentes contedos programticos da disciplina. Alguns dos itens / grupos de itens podem envolver a mobilizao de aprendizagens relativas a mais do que um dos temas das Orientaes Curriculares. A sequncia dos itens pode no corresponder sequncia da apresentao dos temas nas Orientaes Curriculares da disciplina. O Grupo I constitudo por itens de seleo e o Grupo IV constitudo por itens de construo. Os outros grupos podem integrar itens de seleo e itens de construo. Os diferentes itens podem referir-se realidade portuguesa e incluir comparaes com outras realidades semelhantes ou contrastantes, nomeadamente, com pases selecionados de cada um dos dois conjuntos seguintes: Amrica do Sul, Amrica Central, frica ou sia (exceto Japo); Amrica do Norte, Europa, Austrlia e Nova Zelndia, Japo, Federao Russa.

Informao n. 2 Geografia 3. CEB

2/5

A tipologia de itens, o nmero de itens e a cotao por item apresentam-se no quadro seguinte. Quadro 1 Tipologia, nmero de itens e cotao Tipologia de itens ITENS DE SELEO Escolha mltipla ITENS DE CONSTRUO Resposta curta Resposta restrita Resposta extensa 6 a 12 4 a 16 10 a 16 4 Nmero de itens Cotao por item
(em pontos)

CRITRIOS DE CLASSIFICAO A classificao a atribuir a cada resposta resulta da aplicao dos critrios gerais e dos critrios especficos de classificao apresentados para cada item e expressa por um nmero inteiro, previsto na grelha de classificao. A ausncia de indicao inequvoca da verso (Verso 1 ou Verso 2) implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens de escolha mltipla dos Grupos I, II e III. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. No entanto, em caso de omisso ou de engano na identificao de uma resposta, esta pode ser classificada se for possvel identificar inequivocamente o item a que diz respeito. Se o aluno responder a um mesmo item mais do que uma vez, no eliminando inequivocamente a(s) resposta(s) que no deseja que seja(m) classificada(s), deve ser considerada apenas a resposta que surgir em primeiro lugar. At ao ano letivo 2013/2014, na classificao dos testes intermdios, continuaro a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo de 1945, quer no Acordo de 1990 (atualmente em vigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias num mesmo teste.

ITENS DE SELEO

Escolha mltipla A cotao total do item s atribuda s respostas que apresentem de forma inequvoca a nica opo correta. So classificadas com zero pontos as respostas em que seja assinalada: uma opo incorreta; mais do que uma opo. No h lugar a classificaes intermdias.
Informao n. 2 Geografia 3. CEB

3/5

ITENS DE CONSTRUO

Nos critrios de classificao organizados por nveis de desempenho, atribuda, a cada um desses nveis, uma nica pontuao. No caso de, ponderados todos os dados contidos nos descritores, permanecerem dvidas quanto ao nvel a atribuir, deve optar-se pelo nvel mais elevado de entre os dois tidos em considerao. Se a resposta contiver dados que revelem contradio em relao aos elementos considerados corretos, ou se apresentar dados cuja irrelevncia impossibilite a identificao objetiva dos elementos solicitados, atribuda a classificao de zero pontos. As respostas classificadas por nveis de desempenho podem no apresentar exatamente os termos e / ou as expresses constantes dos critrios especficos de classificao, desde que o seu contedo seja cientificamente vlido e adequado ao solicitado.

Resposta curta As respostas corretas so classificadas com a cotao total do item. As respostas incorretas so classificadas com zero pontos. No h lugar a classificaes intermdias.

Resposta restrita Os critrios de classificao das respostas aos itens de resposta restrita apresentam-se organizados por nveis de desempenho. A cada nvel de desempenho corresponde uma dada pontuao. classificada com zero pontos qualquer resposta que no atinja o nvel 1 de desempenho no domnio especfico da disciplina.

Resposta extensa Os critrios de classificao das respostas aos itens de resposta extensa apresentam-se organizados por nveis de desempenho. A cada nvel de desempenho corresponde uma dada pontuao. classificada com zero pontos qualquer resposta que no atinja o nvel 1 de desempenho. Nos critrios relativos a estes itens, esto previstos nveis de desempenho intercalares no descritos. Sempre que uma resposta revele um desempenho que no se integre em nenhum de dois nveis descritos consecutivos, deve ser-lhe atribuda a pontuao correspondente ao nvel intercalar que os separa. Nos itens de resposta restrita e de resposta extensa, a classificao a atribuir traduz a avaliao simultnea do desempenho no domnio especfico da disciplina e no domnio da comunicao escrita em lngua portuguesa. A avaliao do domnio da comunicao escrita em lngua portuguesa faz-se de acordo com os nveis de desempenho a seguir descritos.

Informao n. 2 Geografia 3. CEB

4/5

Quadro 2 Descritores do domnio da comunicao escrita Nveis Descritores Texto bem estruturado, sem erros de sintaxe, de pontuao e / ou de ortografia, ou com erros espordicos, cuja gravidade no implique perda de inteligibilidade e / ou de sentido. Texto com problemas de estrutura, com erros de sintaxe, de pontuao e / ou de ortografia, cuja gravidade implique perda de alguma inteligibilidade e / ou de sentido.

No caso de a resposta no atingir o nvel 1 de desempenho no domnio especfico da disciplina, no classificado o domnio da comunicao escrita em lngua portuguesa.

MATERIAL Os alunos apenas podem usar, como material de escrita, caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. Os alunos podem utilizar rgua, esquadro, transferidor e calculadora no alfanumrica, no programvel. No permitido o uso de corretor.

DURAO O teste tem a durao de 90 minutos, no podendo a sua aplicao ultrapassar este limite de tempo.

Publicado em 19.out.2012

Informao n. 2 Geografia 3. CEB

5/5

You might also like