You are on page 1of 3

Sntese do Processo de Industrializao Brasileira Pode-se, sinttica e genericamente, distinguir quatro fases do processo de industrializao brasileira.

A primeira fase se inicia com o descobrimento do Brasil no ano de 1500 e se estende at o ano de 1808. A segunda fase se relaciona aos anos de 1808 at 1930, com dois perodos distintos, a saber: o primeiro se refere ao ano de 1808 (chegada da famlia real ao Brasil e abertura dos portos s naes amigas) at o ano de 1850. O segundo perodo se estende dos anos de 1850 at 1930. A terceira fase de 1930 at 1956. E a quarta e ltima fase de 1956 aos dias atuais. De forma esquemtica, os perodos se distinguem, basicamente, em funo de suas principais caractersticas, seno vejamos: A primeira fase, na verdade, diz respeito no ao processo de industrializao, mas o de sua proibio (1500/1808). Portugal atravs de prticas mercantilistas e protecionistas em relao ao seu prprio mercado proibia a industrializao no Brasil, pois, em ltima instncia, interessava matriz o mercado consumidor da colnia, e no propriamente sua concorrncia. Assim, o perodo colonial brasileiro foi marcado pela proibio do fomento indstria nacional, o que evidentemente denotou um atraso enorme no processo de industrializao do pas. A parca ou quase nenhuma industrializao se estendeu at por volta do ano de 1850. A partir de revogaes de leis proibitivas industrializao e/ou da implantao de outras cuja finalidade era o seu fomento, iniciou-se o perodo conhecido como o da fase de implantao da indstria nacional brasileira, basicamente, do perodo de 1850 a 1930. De 1930 a 1956, se deu o terceiro perodo de industrializao brasileira, conceituado como o perodo da revoluo industrial brasileira, notadamente, a partir da era Vargas. Finalmente, de 1956 aos dias atuais, iniciando-se no governo JK, o perodo da internacionalizao do capital.

A rigor, o perodo primrio exportador brasileiro anterior dcada de 1930, que marca a segunda fase do processo de industrializao no Brasil, primou-se pela baixa acumulao de capital produtivo, vez que sua economia se calcava na cultura latifundiria, destinada auto-suficincia de bens de consumo aos seus trabalhadores, bem como voltada ao mercado externo, isto , a exportao dos produtos primrios. Por sua vez, o excedente da produo do perodo primrio exportador era empregado na abertura de novas terras, em funo do carter expansivo de suas fronteiras em detrimento do acmulo de capital voltado ao aumento da produtividade dos fatores produtivos sem que houvesse a necessidade de seu carter extensivo. Outra questo no menos importante era a transferncia do excedente para as metrpoles, isto , a Europa, quer seja pelos baixos preos de comercializao dos produtos primrios exportados ou pelos altos pagamentos de juros feitos ao sistema financeiro internacional dadas as prerrogativas quanto necessidade de financiamento das atividades inerentes ao perodo primrio exportador. Posto isto, evidencia-se, claramente, a baixa acumulao de capital verificada no perodo em questo e, por conseguinte, os estrangulamentos ao processo de crescimento da economia, e bem assim de sua industrializao. Pode-se, assim, concluir a relao intrnseca entre as dificuldades histricas de formao de poupana interna no Brasil em decorrncia da baixa acumulao de capital e/ou da acumulao primitiva do sistema latifundirio do perodo primrio exportador. Dentre inmeras outras razes, o crescimento da populao interna, o avano da medicina na conteno de surtos de doenas tropicais fatais, a concentrao da renda latifundiria, etc., contriburam para a formao de um excedente da mo de obra interna, ou seja, de um exrcito industrial da reserva, implicando numa baixssima remunerao da mo de obra, na baixa produtividade do trabalho, e na quase ausncia do desenvolvimento da indstria, marcantes no perodo primrio exportador. Portanto, resumidamente, as caractersticas gerais do perodo primrio exportador so: abundncia de terras, agricultura extensiva, monocultura, progresso tcnico inexistente, ndices muito baixos de remunerao da mo de obra e a no formao de um mercado interno significativo. A terceira fase da industrializao brasileira coincide com a passagem do perodo primrio-exportador para o perodo urbano-industrial, em incio da dcada de 30, se assentando no declnio da economia cafeeira, basicamente, em decorrncia da crise de 1929, por um lado, impondo ao Brasil a necessidade de comear a se industrializar, tendo

em vista a queda abrupta das exportaes do caf face sria crise financeira pela qual o mundo atravessava e, por outro lado, tambm pelas dificuldades ps-guerra quanto importao de produtos e mquinas industriais, posto as economias centrais terem sido arrasadas no perodo 1939/1945 (segunda guerra mundial). De fato, o Brasil comea a se industrializar de forma mais efetiva, sobretudo, aproveitando da infra-estrutura anterior da economia cafeeira, por exemplo, transporte ferrovirio, etc., para alavancar a indstria nacional. Inicialmente, a indstria txtil e outras ligadas aos bens de consumo interno, alimentcias, etc., puxaram o setor, aproveitando-se, inclusive, da mo de obra nacional que se avolumava em decorrncia do declnio dos ciclos econmicos anteriores. A Era Vargas, cujo primeiro mandato se deu nos anos de 1930/1945, foi primordial para o fomento da indstria brasileira, bem como no assentamento da mo de obra nacional proveniente do xodo rural e da decadncia do ciclo do caf, substituindo a mo de obra estrangeira e gerando um mercado de trabalho interno mais efetivo e propcio maior acumulao de capital. Com uma poltica governamental industrializante, na era Vargas viu-se nascer a Companhia Siderrgica Nacional CSN em 1941, a Companhia Vale do Rio Doce em 1943, a CHESF em 1945 e a Petrobrs em 1953. O governo JK, por sua vez, se incumbiu de inserir de forma mais plena e madura a economia brasileira no contexto internacional atravs do Plano de Metas que, dentre outras diretrizes, preparou as condies necessrias para receber o plo industrial automobilstico, atraindo o capital internacional e proporcionando efeito acelerador na economia brasileira, alavancando outras indstrias paralelas indstria automobilstica, por exemplo, a indstria de plsticos, vidros, borracha, etc., bem como promovendo a integrao de diversas economias regionais mediante a implantao da malha rodoviria. O perodo do governo JK (1956 a 1961) ficou conhecido como o perodo da internacionalizao do capital nacional.

You might also like