You are on page 1of 3

http://simuladobrasilconcurso.com.

br

Prova-Questes - CESPE - Gesto de Pessoas - Simulado 3 1) Julgue os itens seguintes, relativos a avaliao de desempenho. A avaliao de desempenho bem estruturada deve ter como objetivo a apreciao sistemtica do desempenho dos colaboradores no exerccio do cargo bem como a do seu potencial de desenvolvimento.

2) A opo pelo mtodo de escolha forada para a avaliao do desempenho profissional em uma organizao possibilita alta probabilidade de ocorrncia do efeito Halo.

3) Julgue os itens que se seguem, com relao a recrutamento, seleo e gesto por competncias. Para a realizao de um processo eficaz de recrutamento e seleo, deve-se proceder, primeiramente, descrio e anlise do cargo ofertado.

4) A tcnica de entrevista diretiva, utilizada para a seleo de recursos humanos, caracteriza-se pela realizao de uma srie de perguntas padronizadas.

5) Em regra, o processo de recrutamento interno mais rpido e econmico que o externo.

6) Constituem atividades tpicas de seleo de recursos humanos: localizao, atrao e identificao de potenciais candidatos para a organizao.

7) Julgue os itens a seguir, relativos ao gerenciamento de conflitos nas organizaes. Denomina-se abordagem processual a estratgia de resoluo de conflito embasada na modificao das condies antecedentes desse conflito.

8) Em situaes vitais para o bem-estar da organizao, a competio a estratgia mais adequada para o gerenciamento de conflito no caso de uma das partes saber que est com razo.

9) A estratgia de evitar o conflito a melhor maneira de garantir o 'ganha-ganha' quando uma das partes no quer negociar.

10) Aquele que utiliza a estratgia da acomodao para gerenciar conflitos satisfaz os interesses do outro em detrimento dos prprios interesses.

11) Nas organizaes, cabe rea de recursos humanos garantir o equilbrio nas relaes entre os funcionrios e a organizao, e sua ao envolve o gerenciamento de potenciais conflitos, do que exemplo a percepo negativa de funcionrios que no so recompensados de forma compatvel com o seu trabalho na organizao.

12) No que concerne gesto de recursos humanos, julgue os prximos itens. Denomina-se turnover a soma dos perodos em que os empregados de uma organizao se ausentam do trabalho, seja por falta, atraso, doenas ou quaisquer outros motivos.

13) A avaliao de desempenho circular ou 360 aplicada ao profissional avaliado em uma organizao limita os avaliadores aos superiores e, quando houver, aos subordinados.

14) A Constituio Federal de 1988 (CF) define o prazo de validade dos concursos pblicos em at dois anos e permite sua prorrogao uma vez, por igual perodo.

15) O gerente de pessoas pode utilizar-se do contedo inicial de uma tarefa como mtodo de promoo da socializao organizacional.

Gabarito

You might also like