You are on page 1of 17

ABC - SECAGEM E BENEFCIO DE CAF

1) FASES 1.1 Recebimento Dever ser localizado na lateral do terreiro, preferencialmente ao centro da lateral maior, afim de reduzir as distancias de transporte do caf, na distribuio do mesmo.

Se possvel, aproveitar desnveis existentes, para se contar com a ao da gravidade, no processo de recebimento, limpeza, lavagem e despolpa.

O caf colhido, de varrio ou derria, no dever ser misturado em nenhuma fase do processo, pois o caf de varrio, em geral, de pior qualidade. Evitar amontoar o caf recm colhido, que contm frutos cerejas, verdes e bias, nem por poucas horas, nem em sacos ou carretas, para se evitar a fermentao. Os frutos, principalmente os cerejas, fermentam rapidamente e estragam todo o caf em poucas horas.

1.2 Lavagem Aps o recebimento, precisamos limpar e classificar o produto, ou seja, fazer a separao do bia do cereja e verde. Na limpeza do caf, retiramos as folhas, gravetos, terra e pedras, sendo que a retirada destes dois ltimos, o objetivo principal da lavagem, alm da vantagem da classificao inicial, proporcionada pelo processo. A presena de terra prejudica a eficincia da secagem e as pedras danificam os equipamentos. A lavagem e separao dos lotes efetuada pela diferena de densidade entre o caf bia (mais seco) e os cereja/verde (mais midos), onde o mais seco e leve tende a ficar na superfcie da gua (originando a especificao bia) e o mais mido e pesado afunda (cereja/verde). Nesta etapa, por diferena de densidade e pela ao do fluxo corrente dgua , s vo ao fundo, as pedras e terra, ficando os cerejas/verdes abaixo da superfcie da gua em mdia 10 cm, o suficiente para ser realizada a separao e lavagem do caf. Recomenda-se utilizar gua limpa no lavador, porm pode-se adicionar gua utilizada, hipoclorito de sdio na concentrao de 2% (gua sanitria). Este procedimento impede que os frutos que vm com microorganismos do campo contaminem frutos sadios como os cerejas. Tal tratamento pode ser tambm aplicado durante a operao de limpeza das mquinas de beneficiamento e do local de armazenamento do caf. Este princpio, provem do incio do sculo, com os lavadores em alvenaria, conhecidos como maravilha, que eram longas calhas abertas, com fluxo de gua corrente, sendo a separao dos gros efetuada em caixas com divisrias, com as desvantagens do alto consumo de gua, aproximadamente 4 litros dgua/litro de caf, e espao requerido para sua instalao. Hoje, o lavador mecnico um tanque compacto (1.800 litros dgua ), mais eficiente (produo de 10.000 litros caf/h) e mais econmico, por ser um circuito fechado, consumindo aproximadamente 0,02 litros dgua/litro de caf, ou seja 1.800 litros dgua a cada lavagem e separao de 80.000 litros de caf. Esta economia poder ser maior, visto que este consumo especificado, se refere a troca de gua do lavador, que poder ser prolongada se o produto estiver mais limpo. Lembramos que o fluxo corrente, necessrio para o processo, gerado por uma moto-bomba que garante a circulao dgua na vazo necessria para a eficincia da separao efetuada na calha vibratria localizada na superfcie do tanque.

1.3 Despolpamento (Descasque do cereja) Aps a separao do bia, recomendavel separar os cafs verdes dos cerejas, para isto, utilizamos o processo de despolpamento do cereja. O processo de despolpamento apresenta algumas vantagens considerveis como a reduo da umidade ao nvel 50% e reduo de volume em 60%, consequentemente reduzindo movimentao e o seu tempo de secagem em aproximadamente 33%. Ao despolpar o cereja, separando o fruto de sua casca, naturalmente o caf verde separado, pois por sua rigidez, no sofre o processo de despolpa na gaiola (cesto de verdes) e sai lateralmente, lembrando que para um bom desempenho, o volume de "verde" no ultrapasse a 20% do volume de carga total. A separao do fruto j descascado de suas cascas, feita por um rotor mamilado, sendo o repasse feito por um peneiro rotativo, girando na horizontal, com chuveiro interno fixo, forando por jatos dgua, a separao apenas dos frutos descascados, que vazam pelas furaes do cilindro. Este processo, garante tambm a desmucilao parcial do produto, retirando somente o excesso do "mel", porm sem afetar a sua qualidade. 1.4 Terreiro O terreiro exerce um papel muito importante na qualidade final do caf. no terreiro que se fixa os aromas que garantem a bebida do caf. A escolha de sua localizao obedece alguns parmetros a serem seguidos : a) evitar reas midas, baixadas ou muito prxima a represas b) reas sombreadas c) muito prximo a edificaes altas d) reas excessivamente acidentada Quanto ao piso do terreiro, dever ser sempre pavimentado, com qualquer tipo de revestimento (nunca terra nua), no ter buracos, ter uma declividade de aproximadamente 1%, ser todo circundado com muretas de 15 cm, ter ralos na parte inferior do terreiro com 40 cm de comprimento por 25 cm de largura para grelhas metlicas com vo de espaamento mximo de 3 mm, e finalmente ter distribuidas sobre o terreiro algumas coroas ou meia-luas que so pequenas muretas de 5 cm, em forma de arco, com dimetro de 3 m, com a finalidade de servir de local para amontoar o caf em caso de chuva, evitando-se o escorrimento de gua sob a lona de proteo.

Os lotes j definidos de fruto descascado, verdes e bias, so distribudos no terreiro em reas separadas, atravs de carrinhos especiais, movimentados e basculados por um homem. Em terreiros de grande extenso, esta distribuio poder ser feita por carretas tracionadas ou tratores com dispositivos especiais para espalhar e movimentar o produto, com a desvantagem do esmagamento parcial dos gros devido o excesso de peso sobre parte das camadas. Pela manh, a partir das 9:00 h, os gros devem ser espalhados em camadas finas de aproximadamente 3 cm de altura e devem ser constantemente revolvidos com rodinhos no sentido Leste/Oeste, nas duas direes, ou seja, no sentido do trajeto do Sol, ida e volta. Quanto maior for a movimentao do caf, melhor ser sua qualidade final, considerando um mnimo de 8 operaes completas ao dia, durante no mnimo 5 dias consecutivos para os cafs cereja, despolpado ou bias, e mnimo de 7 dias para o caf verde. Ao final da tarde, a partir das 15:00 h, o caf dever ser enleirado no sentido da declividade do terreiro, quando houver, em camadas baixas de aproximadamente 15 cm. Lembramos que o caf fermentado (ardido) facilmente reconhecido e consequentemente rejeitado pelos compradores, no simplesmente por no apresentar padro de bebida, mas tambm porque o caf fermentado tem a presena de ochratoxina, um veneno produzido por microorganismos desenvolvidos no processo de fermentao do caf. Portanto, muita ateno para se evitar um produto insalubre e de m qualidade. Durante o dia, caso ocorra mudana no clima, de ensolarado para nublado com possibilidade eminente de chuva, juntar o caf em montes e cobrir com lona. Logo aps o trmino da precipitao, mesmo com o piso molhado, desfazer os montes, espalhando o caf novamente, lembrando que o poder de absoro de umidade 7 vezes menor que a dissipao da mesma. Para se calcular a rea necessria para um terreiro, considerar :

1.5 Secagem a) Pr-secagem A pr-secagem recomendada somente para grandes fluxos de colheita de caf, a fim de economizar rea de terreiro, porm nunca alcanaremos a mesma qualidade da prtica anterior, por motivos j explanado no item anterior. As cargas devero ser feitas sempre com a fornalha apagada e em cargas homognias pelos lotes j pr-selecionados. A pr-secagem feita por secadores rotativos, e sua preferencia por seu processo de trabalho, que mexe a massa de produto constantemente com ventilao forada do centro para extremidade, sem exausto, sendo o modelo mais eficiente em cargas de caf com alta umidade (sem os mnimos 5 dias de terreiro).

A pr-secagem feita at a meia seca, aproximadamente 28% umidade, quando dever ser transferido a um secador para seca final. Nesta etapa, a temperatura do ar quente, sempre aquecido por irradiao e nunca com fogo direto (devemos evitar agregar odores oriundos da combusto), dever ser at 75 C e constante, evitando quedas ou altas bruscas de temperaturas, observando que a temperatura da massa nunca ultrapasse 40 C. b) Secagem O caf um produto que requer uma secagem lenta com perodos constantes de descanso, para que ao final, sua qualidade seja mantida e sua seca seja homognia. Para esta fase, temos 3 modelos de secadores, o ROTATIVO sendo o mesmo modelo utilizado para pr-secagem, o BA que um secador horizontal com sistema exclusivo de ventilao e exausto com

cmara de descanso, e finalmente o modelo VS, que um secador vertical (torre) com ventilao e cmara de descanso.

As cargas devero ser feitas sempre com a fornalha apagada e por lotes homognios e sempre a plena carga, para maior eficincia da secagem e consequentemente maior economia no tempo do processo e consumo de energia trmica e eltrica. Caso a carga seja feita com caf vindo diretamente do lavador, ou seja, com excesso de umidade, coloca-lo em movimento no secador, sem aquecer o ar, somente com ventilao, durante mnimo 2 horas. Durante o processo, a temperatura do ar quente, sempre aquecido por irradiao e nunca com fogo direto (devemos evitar agregar odores oriundos da combusto), para o caf cereja ou o fruto descascado, dever ser at 90 C no nicio (primeiras 8 horas) e reduzida at 60 C at o final da secagem, gradativamente, observando que a temperatura da massa nunca ultrapasse 40 C, sempre se evitando quedas ou altas bruscas de temperaturas, que causam a impermiabilizao e rompem a estrutura molecular do gro, danos irrecuperveis a qualidade do caf. Para a secagem do caf verde, que tem maior volume no incio da colheita, a temperatura de secagem dever ser at 60 C no nicio (primeiras 8 horas) e reduzida a 45 C at o final da secagem, gradativamente, sempre se evitando quedas ou altas bruscas de temperaturas, por razes j vistas anteriormente, observando que a temperatura da massa nunca ultrapasse 30 C, evitando-se obter o caf com defeito denominado verde-escuro ou o preto-verde. Este procedimento tambm recomendado caso se tenha o lote misto de cereja e verde por falta do despolpador, ou seja, um lote misto de cerejas e verdes. O caf dever ser seco at a umidade aproximada de 11 %, quando dever ser transferido para as tulhas de armazenagem.

Nas ltimas horas de secagem, a partir da umidade de 17%, comum a liberao de detritos da massa de gros, causados pela ao mecnica da movimentao do produto, que j esta mais seco externamente, procedendo assim uma limpeza do produto final, portanto o secador, em seu processo de circulao ou movimentao dos gro, retira mecanicamente estes detritos, atravs de bicas de jogo vibratrias (secador modelo BA, STANDARD ou VS) ou por um misto da ao da gravidade com peneiramento (secador Rotativo), neste caso porm, deve-se revestir a moega de descarga com lona, retirando-a, juntamente com os detritos, antes da descarga do produto, evitando a poluio da descarga do caf seco. 1.6 - Armazenagem a granel do caf pergaminho ou cco Aps a secagem do caf, o mesmo dever ser armazenado em tulhas revestidas de madeira pelo perodo mnimo de 4 dias antes de seu benefcio. Este perodo necessrio para que o caf em cco, resfrie a temperatura ambiente e homogenize a umidade dos gros de todo lote (ideal de 11% a mximo 12%), lembrando que na secagem, a cada retirada excessiva de 1% de umidade, representa perda 600 gramas de caf por saca. O revestimento da tulha, bem como seu piso, dever ser sempre de madeira, que absorve e dispersa a condensao da umidade na superfcie, que causa mofo nas camadas de gros em contato. Nunca utilize revestimento metlico, que impermivel e no absorve a umidade, ou revestimento em alvenaria, que apesar de absorver a umidade no a dispersa, alm da possvel liberao de detritos como areia ou cimento. Para calcularmos a capacidade de armazenagem, utilizamos :

1.6 Benefcio

a) Limpeza Com a movimentao do produto na secagem e por transportadores, bem como com a carga e descarga na armazenagem, surgem detritos oriundos do prprio produto seco que precisamos retirar com peneiras vibratrias e ventilao. b) Catador de pedras e torres comum o surgimento de pedras e torres, que so do mesmo tamanho do gro de caf e portanto chegaram at esta fase. Para eliminlos, utilizamos uma peneira vibratria inclinada com injeo de ar sob a mesma, com sentido de amplitude ascendente, o produto forma um colcho sobre a peneira, onde os mais pesados (pedras e torres) tocam o fundo, recebendo o impulso ascendente, enquanto os gros mais leves deslizam para descarga final, efetuando assim a separao.

c) Descascador Aps a limpeza, o caf segue para o descascador, transportado por um elevador de canecas e com a alimentao lateral do tambor. O descascador consiste em um tambor, fechado por vazadeiras intercambiveis, com furao varivel, conforme o lote de caf a ser processado. Essas vazadeiras so perfuradas e mamiladas, cuja forma, favorea a descarga do caf descascado juntamente com as cascas correspondentes. O caf entra lateralmente no tambor, que ao centro, tem um rotor radial de 6 ps, cuja extremidades, esto facas intercambiveis com regulagem de aproximao das vazadeiras. Essas facas giram a uma distancia mdia da vazadeira de aproximadamente 4 mm, forando o caf a sair pela furao, processo este, que causa o descasque do mesmo.

d) Separao de palha (cascas) A descarga do descascador efetuada diretamente em uma coluna de ventilao, afim de efetuar a separao das cascas. Aps a separao, o caf descascado cai sobre a bandeja sururuca enquanto que as cascas so aspiradas e expelida atravs do ventilador, a uma distancia mxima de 30 m por um duto, afim de ser depositadas em uma caixa de palha ou ao tempo.

e) Separao do no descascado (marinheiro)

No descasque do caf em cco, devido ao limite de eficincia do processo, alguns gro ficam inteiros, ou seja, continuam em cco sem descasque. Para separa-los do caf descascado e efetuar o eventual retorno ao descascador, utilizamos um processo muito eficiente, a sururuca. A sururuca uma bandeja oscilatria, com fluxo de ar ascendente que efetua a separao por densidade e forma, com regulagem da vibrao, conforme o lote, para maior eficincia na separao. O caf em cco sai pelo centro e retorna, atravs do mesmo elevador de carga do descascador , enquanto o caf descascado sai por uma bica, na lateral da sururuca, para uma coluna de ventilao.

f) Classificao por coluna de ventilao Aps a separao do caf no descascado, os marinheiros, o caf descascado, que se encontra limpo e livre de impurezas, cai em uma coluna de ventilao, com divises internas, afim de se efetuar uma classificao dos gros inteiros dos quebrados. g) Classificao por tamanho Aps o descasque completo, precisamos classificar o produto por lotes com tamanhos padronizados, para isto utilizamos mquinas que vo peneirar o caf conforme um padro j pr estabelecido no mercado mundial, cuja medida em polegadas, sempre o dividendo do divisor 64, ou seja, uma peneira 15, uma peneira com furao oblonga com largura de 15/64 (5,9531 mm). O padro sempre a medida da largura do furo, pois o seu comprimento depender da amplitude de vibrao da peneira, mantendo-se a furao paralela a vibrao e o perfil do produto a classificar :

A classificao utilizada a seguinte : 9 ; 10 ; 11 ; 12 e 13 (os chamados MOKA) e a classificao padro internacional de 12 ; 13 ; 14 ; 15 ; 16 ; 17 ; 18 e 19. h) Classificao por densidade O lote de caf j classificado por tamanho, precisa ser classificado novamente por sua densidade, ou seja, gros do mesmo tamanho porm com densidades (massa ou peso) diferentes. Para efetuarmos esta separao utilizamos uma Separadora Densimtrica, que consiste em uma mesa inclinada com deck mamilado e perfurado, com fluxo de ar controlado, afim de formar um colcho onde o gro mais denso, por seu peso, vence esta camada de ar e toca a mesa, sofrendo uma ao mecnica ascendente at a sada superior, enquanto o gro mais leve escorrega sobre o colcho at a sada inferior. Este equipamento tem vrios recursos de regulagens, que devem ser efetuadas a cada lote, afim de se obter a eficincia do processo. Podemos ajustar a inclinao da mesa, tanto no sentido longitudinal como tambm no transversal, regular a intensidade de vibrao, controlar individualmente o fluxo de ar de cada ventilador e dividir a descarga, atravs de palhetas, para obteno do melhor produto.

1.7 Armazenagem do caf beneficiado e ensacado

A armazenagem do caf beneficiado e j ensacado deve ser feita em barraco com p-direito mnimo de 7,0 m, totalmente fechado e coberto. Seu piso deve ser de concreto com espessura mnima de 10 cm, liso e plano. Para seu dimensionamento devemos considerar sua capacidade de escoamento da produo, ou seja, o suficiente para carga prevista na semana, por questes de segurana contra roubo e conservao final do produto. A seguir, informamos alguns dados relevantes para o dimensionamento ideal desta rea : SACO DE CAF BENEFICIADO 60 Kg 100 litros 60 x 70 x 22 cm PILHA DE SACOS PARA MOVIMENTAO MECNICA 25 sacos 5,5 m PILHA DE SACOS PARA MOVIMENTAO MANUAL 20 sacos 4,4 m CORREDOR COM ESPAAMENTO MNIMO DE 1,3 m 2) PERIFRICOS Os equipamentos bsicos vistos anteriormente, precisam de outros dispositivos para sua interligao e funcionamento, alm da necessidade da movimentao e transporte do produto. Para maior clareza, especificamos a seguir, os principais perifricos, com suas particularidades : 2.1 Elevador de canecas Trata-se de um transportador vertical com a funo de elevar o produto at uma certa altura, afim de alimentar um equipamento mais alto, ou mesmo por gravidade, se efetuar a descarga mais distante em um ou mais pontos, sempre considerando o angulo de descarga em 45. A sua utilizao a mais popular nas instalaes existentes, porm temos que observar que sua velocidade de acionamento no ultrapasse 80 rpm, evitando assim danos mecnicos no caf.

2.2 Rosca Transportadora

Trata-se de um transportador helicoidal e horizontal com a funo de transferir o produto de um ponto outro, afim de alimentar um ou mais equipamentos equidistantes. A sua utilizao to popular quanto os elevadores, nas instalaes existentes, porm temos que observar que sua velocidade de acionamento, no ultrapasse a 130 rpm, afim de se evitar danos mecnicos no caf, causados pelo arraste do helicide.

2.3 Transportador Vibratrio ( Bica de Jogo ) Trata-se de uma calha vibratria horizontal com a funo de transferir o produto de um ponto outro, sem opo de descarga intermediria. A sua utilizao indicada para transporte de produto j seco, com a possibilidade de se efetuar uma limpeza durante o transporte, atravs de utilizao de peneiras no fundo do equipamento.

2.4 Fita Transportadora Trata-se de um transportador horizontal de correia plana sobre roletes em V, com a funo de transferir o produto de um ponto outro, afim de alimentar um ou mais equipamentos equidistantes. A sua utilizao indicada para transporte a longa distancias ou para alimentao em vrios pontos, atravs da utilizao de um carro mvel com descarga bi-lateral, porm temos que observar que sua velocidade linear, no ultrapasse a 3 m/seg., afim de se evitar perdas de produto.

2.5 Transportador de Correia ( Meia-Calha )

Trata-se de um transportador horizontal de correia plana que desliza sobre uma calha metlica, com a funo de transferir o produto de um ponto outro, sem a opo de descarga intermediria. A sua utilizao indicada para transporte a pequena ou mdia distancias ou para transporte areo, por sua leveza e estrutura auto-portante, porm temos que observar que sua velocidade linear, no ultrapasse a 2 m/seg., afim de se evitar perdas de produto. 2.6 Empilhadeira de Sacos Trata-se de um transportador de correia plana, com superfcie emborrachada e corrugada, que desliza sobre roletes, sendo que sua estrutura mvel sobre rodas e se eleva, ponto a ponto, para transporte ou descarga de sacos. Este equipamento muito utilizado para empilhamento de sacos, movimentao de carga em armazns ou para se efetuar carga ou descarga.

3) FLUXOGRAMA SIMPLIFICADO PARA INSTALAES

4) PROBLEMAS, CAUSAS E SOLUES DURANTE O PROCESSO

4.1 - Lavador PROBLEMA CAUSA SOLUO


Substituio por rotor original (aberto) Lubrificar com graxa Falta de presso no fluxo de gua, necessria a circulao. Desgate do rotor Aquecimento elevado do mancal de rolamento Falta de lubrificao

4.2 Despolpador PROBLEMA CAUSA SOLUO


Lubrificar com graxa

Aquecimento elevado do mancal de rolamento Falta de lubrificao

4.3 - Secador PROBLEMA CAUSA SOLUO


Lubrificar com graxa grafitada Lubrificar com graxa Fechar o registro do chamin da fornalha e retirar toda lenha em combusto. NO UTILIZAR GUA OU OUTRO PRODUTO para apagar as chamas, pois danificar a cmara de queima. Se a causa for embuchamento : a) desligar a energia b) limpar o p do elevador c) reduzir a carga e religar. Fechar registro do chamin e diminuir alimentao de combustvel Esticar gradativamente a correia at obter uma flecha de 1 cm, pressionando no centro da mesma. Trocar todo conjunto, ou seja se de 3, uma se partir, trocar todas as 3, observando que as mesmas sejam da mesma marca e lote. a) Alimentar gradativamente, sem abafar as chamas b) Abrir totalmente o registro do chamin c) Fechar totalmente o registro de ar ambiente do ventilador d) Manter sempre limpo as grelhas e cinzeiro. Aquecimento elevado do mancal de bronze Falta de lubrificao Aquecimento elevado do mancal de rolamento Falta de lubrificao Parada repentina do ventilador Falta de energia; Quebra de correias; Danos no motor

Parada do elevador

Excesso de temperatura no secador Correia em V patinando

Falta de energia; Quebra de correias; Danos no motor; Embuchamento por excesso de carga. Excesso de queima na fornalha Folga entre eixos

Quebra de correia em V

Fadiga

No atinge a temperatura

a) Falta de combustvel b) Registro do chamin fechado c) Registro aberto de ar ambiente do ventilador d) Excesso de cinzas nas grelhas ou cinzeiro e) Fuligem na tubulao

Excesso de temperatura no corpo da fornalha Cheiro de fumaa no secador Fluxo de descarga desigual Frequente quebra de molas

Falta de refrigerao e troca de calor Passagem de gases da combusto, por furos no corpo ou na tubulao. Regulagem das bandejas Excntrico desregulado

e) Limpar internamente a tubulao com escova de ao Manter sempre aberta e desimpedida todas as entradas de ar ambiente. Desativar fornalha e efetuar vistoria na tubulao e eventual troca da mesma. Efetuar a regulagem dos faces sobre as badejas, igualando o fluxo de todas as cmaras. Soltar o puchavante do excntrico deixando a caixa vibratria em repouso sobre as molas, ajustar o ponto de repouso do excntrico, marcar a furao no puchavante e fixar novamente no excntrico.

4.4 Beneficiadores PROBLEMA CAUSA SOLUO


Lubrificar com graxa Esticar gradativamente a correia at obter uma flecha de 1 cm, pressionando no centro da mesma. Trocar todo conjunto, ou seja se de 3, uma se partir, trocar todas as 3, observando que as mesmas sejam da mesma marca e lote. Aquecimento elevado do mancal de rolamento Falta de lubrificao Correia em V patinando Folga entre eixos

Quebra de correia em V

Fadiga

4.5 Transportadores PROBLEMA CAUSA SOLUO


Substituio das canecas Substituio da correia plana ou das canecas. Lubrificar com graxa Soltar o puchavante do excntrico deixando a caixa vibratria em repouso sobre as molas, ajustar o ponto de repouso do excntrico, marcar a furao no puchavante e fixar novamente no excntrico. Esticar gradativamente a correia at obter uma flecha de 1 cm, pressionando no centro da mesma. Excesso de retorno de produto Canecas danificadas Barulho de batidas das canecas Correia plana danificada ou canecas soltas Aquecimento elevado do mancal de rolamento Falta de lubrificao Frequente quebra de molas Excntrico desregulado

Correia em V patinando

Folga entre eixos

Quebra de correia em V

Fadiga

Trocar todo conjunto, ou seja se de 3, uma se partir, trocar todas as 3, observando que as mesmas sejam da mesma marca e lote.

You might also like