You are on page 1of 4

Infeco por Herpesvrus humano

Vrus da famlia herpesviridae (h mais de 100 tipos da mesma famlia). So vrus envelopados (maior infectividade) . Na aula, o professor apresentou 8 herpesvirus (que so os patognicos), mas s se aprofundou em 5 principais: Subfamlia

Herpes simples tipo 1 Herpes simples tipo 2 Vrus da Varicela-Zoster Vrus Epstein-Barr Citomegalovrus

Herpesvirus humano tipo 1 (simples) Herpesvirus humano tipo 2 (simples) Herpesvirus humano tipo 3 Herpesvirus humano tipo 4 Herpesvirus humano tipo 5

Alfa-herpesvirus: citoltico (lise das clulas), dificilmente fica latente, crescimento lento, infeces latentes em clulas neurais (especialmente tipo 3). Beta-herpesvirus: citomeglicos (provocam aumento das clulas infectadas), crescimento lento, infeces latentes principalmente em glndulas secretoras e rins. Gama-herpesvirus: infectam clulas linfides e nelas produz infeces latentes.

Estrutura
Genoma com DNA de fita dupla (rapidamente reconhecido pelas clulas), capsdeo com simetria icosadrica, tegumento com protenas e enzimas virais, envelope lipoprotico com espculas de glicoprotenas.

Replicao
O envelope se funde com a membrana plasmtica e s entra o nucleocapsdeo, que vai sendo desnudado. O material gentico vai ao ncleo pra que haja transcrio e reproduo. (Reconhecimento + integrao com o ncleo). Na fase imediata (at 4h ps-infeco) que ocorre a penetrao. Na fase precoce (5-7h) h replicao do DNA viral. Na fase tardia, protenas e estruturas virais so formadas. A incubao dura at 12 dias e a doena clnica pode durar at trs semanas.

Mecanismos de latncia
Aps a infeco ltica nas clulas (mucosa ou epiderme - primoinfeco), os vrus penetram pelas terminaes nervosas, axnios e chegam aos gnglios sensoriais. O HSV-1 geralmente apresenta latncia nos gnglios do trigmeo e o HSV-2 nos gnglios sacrais, prximos coluna vertebral). A latncia ocorre devido a resposta do sistema imunolgico. Quando h queda na imunidade, o vrus sai da latncia. A segunda infeco costuma ser pior que a primeira (dor crnica), como exemplo cita-se a neuralgia do trigmeo (dor constante sempre que h queda na imunidade. No tem cura). A principal caracterstica do HSV-1 e 2 a neurovirulncia.

Patogenia e patologia (HSV-1 e HSV-2)


Ocorre a infeco nas portas de entrada (mucosas, rgos genitais, escoriaes cutneas), seguida pela replicao local (propagao disseminao hematognica ou linftica) e infeco primria (que pode ser ou no sintomtica). Geralmente a transmisso do tipo 1 via orofaringe e tipo dois via contato sexual. Exemplos de manifestaes clnicas: febre, leses vesiculares e ulcerativas, gengivoestomatite herptica, ceratoconjuntivite herptica, meningoencefalite herptica, herpes neonatal, anorexia, mal estar. H recuperao da infeco primria e o vrus fica em latncia, podendo ser reativado. Caso isso ocorra, acontece a infeco secundria.

Doena orofarngea/Gengivoestomatite herptica febre, faringite, leses vesiculares e ulcerativas, edema, gengivoestomatite, linfadenopatia submandibular, anorexia, mal estar. Manifestaes principalmente na borda dos lbios. Primeiro ocorre a dor e depois ocorre uma parada de mais ou menos 4 dias (a interrupo do tratamento no deve ocorrer aqui), para em seguida surgirem as manifestaes, que duram de 2 a 3 semanas e ocorrem muito em crianas de at 5 anos. Ceratoconjuntivite (HSV-1) leses oculares recorrentes: lceras na crnea e vesculas nas plpebras, podem levar a cegueira. Herpes genital (principalmente HSV-2) leses vesculo-ulcerativas no pnis, colo uterino, vulva, vagina e perneo. Ocorre dor, febre, disria, linfadenopatia inguinal. Infeces so graves com grande replicao viral e exreo e podem durar at 3 semanas. Mculas, ppulas, vesculas, pstulas e lceras. Pode se complicar numa meningite. Mulheres so mais suceptveis. Infeces cutneas infeco via escoriaes (a pele intacta resistente aos HSV). Grave e fatais em pessoas com distrbios cutneos como eczema e queimaduras, que permitem grande disseminao viral. Encefalites leses principalmente no lobo temporal. Pleocitose (aumento do nmero de leuccitos) no LCR. O diagnstico definitivo somente com a bipsia depois da morte. Deixa seqelas neurolgicas e tem altas taxas de mortalidade. Herpes neonatal - A infeco por HSV pode ser adquirida in utero, durante o parto normal ou aps o nascimento, o que ocorre em 1 a cada 5.000 partos por ano. Recm-nascidos tem baixa imunidade - doena grave, sintomtica e fatal; Pode ocorrer hidrocefalia ou microcefalia. Taxa de mortalidade da doena no tratada - 50%; Leses: olhos (ceratoconjuntivite), pele e boca; encefalite; e doena disseminada em mltiplos rgos. A infeco ps natal caracteriza-se por irritabilidade, convulses, dificuldade respiratria, ictercia, eczema, choque e exantemas vesiculares. Infeces em indivduos imunocomprometidos maior risco de ser grave em portadores de HIV, pacientes em tratamento antineoplsico (j que a droga inibe a proliferao de clulas de defesa), desnutridos. Na maioria dos casos a doena ocorre por reativao de infeces latentes por HSV.

Diagnstico laboratorial
Como os sintomas so muito caractersticos, herpes labial e genital geralmente no precisam de confirmao laboratorial. Outras manifestaes no to claras, precisam. As amostras clnicas que podem ser utilizadas so: fluido vesical, fluido cerebroespinhal, esfregaos do trato genital, garganta, olhos, reto, pele/musosas, lavados do trato respiratrio, fezes, urina, etc.

- Isolamento em cultura de clulas GOLD STANDART s feito em casos graves. Material coletado precocemente, colocado num meio adequado para transporte, mantido em gelo e transferido rapidamente para o laboratrio. Diagnstico por imunofluorescncia ou PCR (reao em cadeia de polimerase), ELISA.

Epidemiologia
Homem: nico hospedeiro. Distribuio mundial, transmisso por contato com secrees infectadas. O meior reservatrio so pessoas com infeco latente. HSV-1 - provvel que seja o vrus mais constantemente encontrado em humanos a maioria da populao positiva. HSV-1: contato com saliva - primeiro contato de 6 meses a 3 anos estabelece um estado de portador por toda a vida. Soroprevalncia maior que a do 2. HSV-2 - Contato sexual, me infectada passa para o feto pelo parto, transplacentria. DST: 500.000 novos casos por ano. Abortos espontneos em mes com 20 semanas de gestao. Infecta mais mulheres que homens, raa negra, mais prevalente em divorciados que em solteiros e casados.

HHV-3 Vrus da Varicela Zoster


Causa varicela ou catapora, fica em latncia nos neurnios. Sua porta de entrada geralmente a conjuntiva ou a pele, por inalao de gotculas respitarrias ou contato com fluidos vesiculares infextados. Ocorre multiplicao do vrus no local da contaminao, depois a disseminao hematognica e linftica - fgado e bao , viremia e infeco de clulas do sistema reticuloendotelial. Ocorre ento a viremia secundria (11-13 dias) disseminando-se por todo o corpo e pele (infeco epitelial) - exantema vesculo-pustular drmico (surge primeiro na face ou no tronco). Dois dias antes do aparecimento do exantema comeam os sintomas sistmicos febre, mal-estar, cefalia e dor abdominal. Aps seu aparecimento, permanece febre, irritabilidade, letargia e anorexia. As leses cutneas so mculas que evoluem para vesculas com prurido intenso. Leses na mucosa da orofaringe, conjuntiva e vagina so comuns. O vrus tem tropismo por clulas T, clulas epiteliais cutneas e clulas da raiz do gnglio dorsal. Aps infeco primria, permanece latente. Pode haver reativao em adultos (traumas fsicos ou psquicos) ou em pacientes com imunidade comprometida. O vrus migra das vias neurais para a pele erupo/EXANTEMA vesicular: Herpes zoster (INFECO SECUNDRIA). Podem causar leso nervosa, diminuio da viso, paralisia e dor intensa. Em imunodeprimidos pode provocar pneumonia viral, hepatite, meningoencefalite, etc.

Epidemiologia e preveno
A transmisso por via respiratria ou pelo contato com vesculas cutneas. Os pacientes so contagiosos antes e durante os sintomas e as leses so fonte de vrus para indivduos no imunizados. Geralmente ocorrem surtos epidmicos no inverno e incio da primavera. Caso a gestante adquira a doena 1 a 4 semanas antes nascimento, a catapora grave ou fatal. A vacinao fundamental. Diagnstico: PCR, deteco de antgenos, cultura em fibroblastos, sorologia (imunofluorescncia).

HHV-4 Vrus Epstein-Barr


Gnero: Lymphocriptovirus. Ficam em latncia nos linfcitos B. Vrus oncognico. Pode causar mononucleose infecciosa, neoplasia de origem linfide (linfoma de Burkitt - carcinoma nasofarngeo) e quadros cutneos. Em pacientes HIV+/AIDS, causa leucoplasia oral pilosa. A porta de entrada orofaringe, transmisso via saliva (doena do beijo). Ocorre a infeco das clulas epiteliais da orofaringe e das glndulas salivares e em seguida a disseminao para sistema linftico - cl. B, que ocorre por viremia ou pelos linfcitos infectados - fgado e bao. Notase a produo de anticorpos IgM contra antgeno do capsdeo viral (durante poucos meses) e anticorpos IgC (durante toda a vida). Os sintomas ocorrem em 25% dos casos, e podem ser febre, faringite, mal estar. Semanas deoius, ocorre queda de clulas B e da carga viral, mas os nveis de excreo pela garganta permanecem elevados por muitos meses. H em geral mais de 50% de linfcitos, entre os quais 10% ou mais so descritos como "atpicos. Estas clulas correspondem a linfcitos T CD8+ supressores/citotxicos ativados e surgem no s na mononucleose, como tambm em outras infeces virais (rubola, caxumba, hepatite) e nas outras causas da sndrome adenomeglica, como toxoplasmose aguda, citomegalovirose, primo-infeco pelo HIV, doena de Chagas aguda e alergia a frmacos. O que chama a ateno na mononucleose o grande nmero de linfcitos atpicos.

Aps a resoluo da infeco primria, o pool circulante de clulas B de memria forma um reservatrio de clulas em latncia, evadindo o sistema imune. O ciclo ltico pode ser reativado. Os portadores continuam a secretar baixos nveis de vrus infeccioso, detectados em lavados de garganta e saliva, mesmo apresentando anticorpos especficos.

Manifestaes clnicas
Febre, fadiga, faringite, edema nos linfonodos, esplenomegalia, rash cutneo e alteraes hematolgicas. Pode causar linfoma de Burkit e carcinoma de nasofaringe.

Epidemiologia
Mais de 90% dos indivduos infectados eliminam o vrus durante toda a vida. Populaes carentes so mais atingidas na infncia pela transmisso via saliva sobre dedos ou fmites. Nas populaes economicamente diferenciadas so mais atingidas no incio da idade adulta via beijo. Manifestaes no outono, inverno e primavera. No existe tratamento nem formas de controle da doena. Infeco produz imunidade por toda vida

HHV-5 Citomegalovrus
Infecta apenas o homem. Seu genoma 50% maior que o do HSV. nico herpesvirus humano que apresenta transmisso intraplacentria natural. O leite materno tambm o transmite. Caracterizado pela presena de grandes clulas com incluses citoplasmticas e nucleares. inativao pelo calor (56 C, 30min), pH cido, ter, luz UV, choque trmico. A infeco por CMV (isolamento, deteco de presena) comum. J a doena (evidncia histolgica, sndrome caracterstica, excluso de outras etiologias, presena da infeco por CMV) menos freqente. Pode causar infeco congnita e perinatal (sendo a congnita menos comum e mais grave), infeco em adultos imunocompetentes e infeco em indivduos imunodeprimidos. INFECO CONGNITA Principal causa de anormalidades congnitas em recm-nascidos. Pode ocorrer morte do embrio ou do feto, criana pode nascer com SCDCC (Sndrome Clssica da Doena Citomeglica Congnita - Doena de Incluso Citomeglica Tpica). Essa sndrome caracterizada pelo beb prematuro, com ictercia, hepatoesplenomegalia, prpura trombocitopnica, anemia hemoltica, pneumonite, leso do SNC, retinite, atrofia tica, microcefalia, retardo mental ou motor. A criana com 2 a 4 anos vem a manifestar surdez, QI abaixo do normal, epilepsia e problemas comportamentais e motores. INFECO PERINATAL Mulheres infectadas antes da gravidez excretam citomegalovrus em secrees do colo uterino (ltimo trimestre) e no parto, infectam bebs. mais comum e inaparente. INFECO EM ADOLESCENTES E ADULTOS IMUNOCOMPETENTES Infeco assintomtica ou sndrome semelhante mononucleose (febre, mal-estar generalizado, mialgia, adeno e esplenomegalia, erupes cutneas). A contaminao se d pelo beijo, contato sexual e transfuso sangunea. Os sintomas so mais brandos. INFECO EM IMUNODEPRIMIDOS Ocorre em portadores de HIV+/AIDS, transplantados e bebs prematuros, por exemplo. A maioria dos rgos afetada e a doena grave. Manifestaes: pneumonia, hepatite, retinite, artrite, miocardite, colite e doenas no SNC (encefalite, Sndrome Guillain Barr).

Diagnstico laboratorial
Tcnicas de cultivo, imunofluorescncia, PCR, sorologia, ELISA.

Giulia Arajo Freitas

You might also like