You are on page 1of 2

O Que Fazer, Quando Injuriados ?

Uma palavra para lderes que procuram exercer a disciplina na igreja

Problemas, perseguies e incompreenses devem ser esperados, nesta vida, pelo Cristo:

Nossas aflies nada so comparadas com a de muitos heris da f (relato bblico de Hebreus 11, Indon

... Alguns foram torturados, no aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreio; outros, por s escrnios e aoites, sim, at de algemas e prises. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, m peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados.

Jesus adverte sobre a realidade das aflies: Joo 16.33: Estas coisas vos tenho dito para que tenhais por aflies; mas tende bom nimo; eu venci o mundo.

Pedro diz que no devemos estranh-las: 1 Pedro 4.12-13: Amados, no estranheis o fogo ardente qu provar-vos, como se alguma coisa extraordinria vos estivesse acontecendo. pelo contrrio, alegrai-vos n participantes dos sofrimentos de Cristo.

Paulo mostra a Timteo a necessidade de sobriedade no meio das aflies: 2 Timteo 4.5: Tu, porm, suporta as aflies.

s vezes atravessamos turbulncias, mas elas no devem se constituir em surpresa. Devemos esperar i necessrio pacincia para o dia do Senhor. Neste estgio duas coisas so importantes: 1. Ter a convico de estar fazendo a coisa certa. Procurando a paz. 2. Manter a sobriedade, a propriedade no trato.

Temos ensinamento adicional, sobre os problemas de injria, em 1 Pedro:

1. No responder no mesmo tom, refrear a lngua ( a causa de todo o problema) 1 Pedro 3.8-11: Finalme compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, no pagando mal por mal ou injria po bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bno por herana. Pois quem felizes refreie a lngua do mal e evite que os seus lbios falem dolosamente; aparte-se do mal, prati empenhe-se por alcan-la.

2. O sofrimento de injria, quando se est certo, no deve perturbar a paz. Ameaas no devem ser temi justia comum) 1 Pedro 3.12-14: Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvido mas o rosto do Senhor est contra aqueles que praticam males. Ora, quem que vos h de maltratar, se ainda que venhais a sofrer por causa da justia, bem-aventurados sois. No vos amedronteis, portanto fiqueis alarmados.

O Livro de

Tiago rico nos ensinamentos sobre aflies e sobre o controle da palavra:

1. Aflio prova de f.

Quando compreendida assim, motivo de gozo espiritual, nos torna maduros. No temos garantia de s manda recorrer a ele. Tiago 1.2-5: Meus irmos, tende por motivo de toda alegria o passardes por vrias da vossa f, uma vez confirmada, produz perseverana. Ora, a perseverana deve ter ao completa, pa nada deficientes. Se, porm, algum de vs necessita de sabedoria, pea-a a Deus, que a todos d libera lhe- concedida.

2. muito importante a coerncia da palavra com as aes. Palavras elogiosas, mescladas com injria provm de Deus. Esse um dos pontos mais difceis - sempre racionalizamos, quando se trata do nosso pois, praticantes da palavra e no somente ouvintes, enganando-vos a vs mesmos. Porque, se algum praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural...

3. A religiosidade real demonstrada pelo refrear da lngua. O pretenso zelo que atropela o trato cristo 1.26: Se algum supe ser religioso, deixando de refrear a lngua, antes, enganando o prprio corao, a

MT 6:46-49
Concluso: Reconhecer a realidade da provao, manter a serenidade, tratar com sobriedade.

You might also like