You are on page 1of 13

Toda Escritura divinamente inspirada proveitosa para ensinar, para redargir, para corrigir, para instruir em justia (2 Tm 3.16).

INTRODUO
Todos os cristos reconhecem a origem divina das Escrituras. No possvel separar misses da Bblia. Nesta encontramos o tema de misses: JESUS, e tudo o que diz respeito vida e a piedade (2 Pe 1.3). O estudo de hoje no uma defesa inspirao e autoridade das Escrituras, porque todos os cristos j reconhecem a origem divina da Bblia, mas mostra que a obra missionria est presente em toda a Bblia, desde o Gnesis ao Apocalipse.

I. POR QUE A BBLIA O MANUAL DE MISSES POR EXCELNCIA?


1. Porque ela evidencia os propsitos universais de Deus para a Redeno do homem. A Bblia a nica obra literria do planeta que registra a nossa origem: o que somos, de onde viemos e para onde vamos. Deus quer que todos os seres humanos conheam a verdade sobre Ele e de como Ele se revelou nas Santas Escrituras; e, tambm sobre a natureza humana. A vontade de Deus que todos os homens se arrependam e venham ao conhecimento da verdade (1 Tm 2.4). Deus sempre se preocupou com o bem-estar do homem. Essa vontade s pode ser conhecida pela revelao e isso encontramos nos orculos divinos, a Bblia Sagrada. 2. Porque ela nos apresenta o fundamento, o norte, e as estratgias missionrias. na Bblia que encontramos os registros das primeiras misses. Alm disso, mostra como plantar igrejas locais, as estratgias de evangelizao, as possveis atividades de um missionrio no campo, o papel da igreja missionria e os problemas enfrentados no campo missionrio. Essas coisas nos inspiram e orientam como fazer misses. O registro das viagens missionrias na Bblia serve tambm para mostrar o modus operandi, ou seja: como fazer. Deus nos manda fazer misses e, alm disso, ordenou fosse registrada em sua Palavra as viagens missionrias, principalmente as do apstolo Paulo, para que todos possam visualizar uma viagem missionria e todas as possveis atividades de um obreiro no campo missionrio. A Bblia o manual por excelncia de misses porque a revelao de Deus humanidade. Alm de ser a nica fonte inspirada de teologia e tica, ela nos ensina como fazer misses.

II. A VISO MISSIONRIA PRENUNCIADA NO ANTIGO TESTAMENTO


1. Exemplificada no comissionamento dos Patriarcas. A obra missionria est no corao de Deus. O patriarca Abrao foi chamado por Deus para deixar sua terra e partir para uma terra distante e desconhecida (At 7.2-4). Quando Deus apareceu a Abrao, em Har, prometeu: Em ti sero benditas todas as famlias da terra (Gn 12.3). Essa promessa foi confirmada depois a Isaque (Gn 26.4) tambm a Jac (Gn 28.14). Isso significa que o prprio Deus pregou o evangelho primeiramente a Abrao prevendo sua extenso por toda a terra (Gl 3.8). Nisso podemos ver misses tanto no exemplo, no comissionamento de Abrao, como tambm de maneira direta: as famlias da terra sendo abenoadas no patriarca Abrao. 2. Cantada nos Salmos. Os salmos tambm vislumbravam a obra missionria em toda a terra: Anunciai entre as naes a sua glria; entre os povos, as suas maravilhas (Sl 93.3). O salmo 67 essencialmente missionrio. A chegada do evangelho entre os etopes

cumprimento de uma profecia bblica cantada nos Salmos (Sl 68.31). Assim, a converso do eunuco da rainha Candace, da Etipia (At 8.27, 39), eram as primcias do Pentecostes representadas nas 17 naes que comeavam a se espalhar entre as naes: Etipia, casa de Cornlio, Antioquia da Sria e finalmente os confins da terra. 3. Conscientizada nos profetas. Estudamos na lio 3 a viso missionria nos discursos profticos, sendo Jonas enviado para Nnive. Deus apresentado nos profetas como Deus universal, de toda a terra, e no meramente um Deus tribal restrito aos filhos de Israel (Is 40.28). Encontramos tanto de maneira implcita como explcita a natureza missionria do Cristianismo em termos profticos (Is 42.4; 49.6). Veja o cumprimento dessas profecias no Novo Testamento (Mt 12.21; At 13.47).

III. A VISO MISSIONRIA CONFIRMADA NO NOVO TESTAMENTO


1. Os evangelhos Jesus o maior exemplo. O Senhor Jesus est presente em cada livro da Bblia, mas somente os quatro Evangelhos revelam sua vida e ministrio e o reconhecem como o cumprimento das promessas de Deus. Estudamos na lio passada que Jesus o enviado do Pai (Jo 3.16,17), sendo o maior exemplo para os missionrios de todos os tempos. O objetivo da obra missionria tornar o nome de Jesus conhecido em todas as naes da terra. De todos os 66 livros da Bblia os evangelhos se destacam na revelao da pessoa de Jesus e de sua histria: nascimento, vida, morte, ressurreio e ascenso ao cu. 2. As epstolas. Sabemos que a histria da vida de Jesus est registrada nos quatro Evangelhos, mas a interpretao teolgica est nas epstolas. Elas tratam dos mais variados assuntos fundamentais da f crist. No que tange a missiologia, servem tambm para estabelecer disciplinas e encorajar as igrejas s misses (Rm 10.13-15; Gl 2.9). O papel de Atos decisivo em misses, por isso vamos estud-lo parte, na prxima lio. No Apocalipse encontramos o fim glorioso da jornada da Igreja (Ap 21.3,4). O Senhor Jesus o centro das Escrituras e da mensagem dos missionrios. Nenhum missionrio pode fazer coisa alguma sem o Esprito Santo, sem o Senhor Jesus e sem a Bblia.

IV. A VISO MISSIONRIA ULTIMADA NA GRANDE COMISSO


1. A Grande Comisso. Registrada nos quatro Evangelhos e repetida em Atos (Mt 28.18-20, Mc 16.15-20; Lc 24.46-49; Jo 20.20-2; At 1.8). Essas diferentes narraes se completam entre si apresentando um resumo dos elementos bsicos para misses. No Evangelho de Joo, lemos que Jesus veio pela autoridade do Pai, e na sua prpria autoridade enviou seus discpulos ao mundo, e esse poder abrange todo o universo o cu e a terra, que na ao do Esprito Santo Jesus deu aos seus discpulos o poder sobrenatural para que a obra de Deus seja realizada (Mc 16.17, 18; At 1.8). 2. Uma ordem e no uma recomendao. Fazer misses mandamento bblico. Trata-se de uma ordem bblica imperativa e no meramente um parecer ou uma recomendao. algo que no depende mais de mandamento especfico ou de receber uma viso especial da parte de Deus para iniciar a obra missionria. Essa ordem, como vimos, j est na Bblia (1 Co 9.16). Essa mensagem de salvao para ser pregada a todo o mundo (Mc 16.15), at aos confins da terra, mediante a atuao do Esprito Santo (At 1.8). Essa incumbncia foi dada Igreja. O que necessrio buscar a direo do Esprito para saber como realizar tal tarefa.

CONCLUSO
Misses est em toda a Bblia. Visto que o propsito fundamental da Palavra de Deus a redeno humana e misso se insere nesse contexto, correto afirmar que est presente

desde o Gnesis ao Apocalipse. Essa presena pode ser direta ou indireta, nas ilustraes, img, profecias. O livro de Atos se sobressai em misses, registra os grandes trabalhos missionrios. Misses, contudo, est em toda a Bblia. O livro do Senhor o manual de misses. Subsdio Doutrinrio Podemos concluir, portanto que a Grande Comisso uma prioridade na vida de cada discpulo de Jesus. O alvo alcanar o mundo inteiro com a mensagem do Evangelho, dando as informaes necessrias para que cada pecador tenha, de forma clara, condies de optar, positiva ou negativamente, pela sua prpria salvao. O agente de evangelizao mundial a igreja de Cristo, orientada, capacitada e impulsionada pelo Esprito Santo de Deus. Cristo deu a ela sua autoridade, para que possa, sem temor de fracasso, expandir o Evangelho a todos os homens de todas as raas e em qualquer lugar. Sejamos discpulos de Jesus e no apenas adeptos ou simpatizantes do Cristianismo! Estamos conscientes de que esta ser sempre uma obra inacabada, pois sempre haver o que fazer.

GLOSSRIO
Gumes: O lado afiado de instrumento de corte; perspiccia, agudeza. Implcita: Que est envolvida, mas no de modo claro; tcita, subentendida. Orculo: Palavra, sentena ou deciso inspirada, infalvel, ou que tem grande autoridade. Preceitos: Regras de proceder; normas; determinao, prescrio. Sobrenatural: Que ultrapassa o natural; que no atribudo natureza; que est acima da natureza humana; sobre-humano. Teologia: Estudo das questes referentes ao conhecimento da divindade, de seus atributos e relaes com o mundo e com os homens, e verdade religiosa.

Misses Transculturais do Sculo XXI


Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos, para ganhar ainda mais. (1 Co 9.15-23).

INTRODUO
O terceiro milnio comea com 6 bilhes de habitantes e com 1.739 grupos tnicos no planeta. Os ltimos dados estatsticos nos mostram que cerca de 33% dos moradores da terra ainda nunca ouviram falar de Jesus. O quadro mais ou menos assim: 2 bilhes de pessoas seguem o Cristianismo, incluindo os cristos nominais; 2 bilhes j ouviram falar de Jesus pelo menos uma vez e 2 bilhes nunca ouviram falar de Jesus. Que tipo de sociedade vamos encontrar no sc. XXI? Como alcanar essas etnias? sobre isso que vamos estudar hoje.

I. PANORAMA MUNDIAL
1. O fenmeno da globalizao. A globalizao um fenmeno curioso que nos d a impresso de uma padronizao das culturas mundiais. Depois da queda do Muro de Berlim, marcando o fim da Guerra Fria em 1989, a globalizao, ou mundializao, vem ganhando espao, dinamizada principalmente pelos modernos sistemas de comunicao. parte os efeitos colaterais, como o desemprego, no devemos negar que essa nova ordem mundial tem facilitado muito a vida do homem. Isso facilita tambm a evangelizao e as misses, pois o evangelho tambm uma mensagem globalizada; universal, portanto para todos os povos (Mc 16.15; Ef 2.14-19; Cl 3.11). 2. Perfil do mundo globalizado. Os aeroportos internacionais seguem um mesmo padro, para que voc se sinta em casa em qualquer pas. O sistema de shopping centers tambm est padronizado em todo o mundo. Voc no ter muita dificuldade em comprar roupa em qualquer parte do mundo, ainda que no fale sequer uma palavra em outra lngua. Tambm no morre de fome, o sistema fast food (comida rpida) est em qualquer parte do mundo. Parece que o mundo vai diminuindo medida que o tempo passa. Alm desse mundo globalizado e secularista que no quer saber de Jesus, h um outro mundo que no tem acesso globalizao, que igualmente precisa de Jesus. 3. Os pobres do terceiro milnio. O nmero deles chega a mais de 800 milhes; mais 10% da populao da terra, segundo dados recentes da ONU. Ningum pode negar que h mais recursos no mundo de hoje do que no mundo antigo. Isso deveria melhorar o mundo, mas a humanidade continua na misria moral e espiritual. Tanto ricos como pobres esto clamando pelo po do cu. S Jesus pode dar sentido vida; s Ele pode dar ao homem a alegria de viver. Os tempos e as coisas mudam, mas o sofrimento permanece atormentando os homens.

II. OS MEIOS DE COMUNICAO


1. O avano dos meios de comunicao. Atualmente o homem pode estar virtualmente presente em toda a parte do planeta; pode estar conectado em rede, tanto na Internet, como em sua prpria residncia atravs do sistema celular de telefonia. Pode acessar um terminal eletrnico para movimentar sua conta bancria de qualquer parte do mundo. Esses avanos tm revolucionado as indstrias e alterado profundamente a vida da sociedade. Isso j estava no cronograma divino e a cincia se multiplicar (Dn 12.4). Em funo desses avanos, as

igrejas tm reavaliado suas estratgias administrativas, os mtodos de evangelizao e de fazer misses. 2. Os meios de comunicao no plano de Deus. A Bblia diz que as duas testemunhas mortas em Jerusalm sero vistas ao mesmo tempo pelos moradores da terra, como se fosse uma transmisso de imagens num noticirio (Ap 11.8-10). Na segunda vinda de Jesus, todo o olho o ver, at mesmo os judeus (Ap 1.7). Ora, se nem mesmo o sol pode ser visto ao mesmo tempo no Brasil e no Japo, como Jesus pode ser visto em toda a terra ao mesmo tempo? Ainda que no existisse uma explicao, poderamos estar descansados: o poder de Deus infinito (Sl 147.4,5). O certo que a Bblia est falando dos meios de comunicao dos ltimos tempos. 3. Os meios de comunicao a servio de Deus. Deus permitiu e deu sabedoria aos homens a fim de que produzissem tais recursos para a expanso do seu Reino, assim como os recursos dos dias apostlicos foram usados por eles e para o bem-estar da humanidade, como indica a expresso paulina: Fiz-me de tudo para com todos, para, por todos os meios, chegar a salvar alguns (v.22).Os recursos modernos so a maior ferramenta (em termos materiais, claro) de que dispomos para a pregao do evangelho, pois permite que milhes de pessoas em todo o mundo ouam ao mesmo tempo o evangelho: a sua palavra corre velozmente (Sl 147.15).

III. A TRANSCULTURAO
1. O Cristianismo e as culturas. O Cristianismo no tem o objetivo de padronizar o mundo e nem destruir as culturas; sua mensagem, porm universal. No dia do triunfo de Cristo e da Igreja, cada povo ou etnia se apresentar louvando a Deus na sua prpria lngua (Ap 5.9). Por isso o apstolo Paulo disse que, sendo livre, se fez servo de todos, judeu para os judeus, sem lei para os sem lei (v.19-22) a fim de ganh-los para Jesus. No necessrio destruir a cultura dessas 7.319 etnias para lev-las f crist, porque o Cristianismo transcultural. 2. O respeito pelas outras culturas. Os missionrios devem respeitar as culturas de cada povo. Barnab sabia que a tradio judaica era mais uma forma de manter a identidade nacional, e que isso em nada implicaria na salvao dos novos crentes; portanto, no seria necessrio observar o ritual da lei de Moiss (At 15.19,20). Convm lembrar que a importao de inovaes para as nossas igrejas pode desrespeitar a nossa herana espiritual. Muitas coisas no servem para a nossa cultura, pois j temos a nossa identidade cultural, como igualmente esta pode no servir para outras etnias pela mesma razo.

IV. MUITAS TERRAS PARA CONQUISTAR PARA JESUS


1. Estatstica missionria. Estamos iniciando o sculo XXI com 2.500 missionrios transculturais brasileiros, de todas as denominaes, em mais de 70 pases de todos os continentes, com 13% deles na Janela 10/40. muito pouco. No mundo todo, segundo dados do livro Intercesso Mundial, h 76.120 missionrios protestantes estrangeiros num total de 138.492, includos os missionrios que atuam em seus prprios pases. Eis a estatstica desse mundo globalizado, com todos os recursos disponveis. Isso mostra o tamanho do nosso desafio. Esse nmero pode crescer muito mais; basta cada lder seguir a ordem de Jesus (At 1.8), com o apoio espiritual e financeiro dos crentes. 2. O exemplo do apstolo Paulo. O apstolo era um judeu rico e culto que sacrificou as tradies de seus antepassados, deixando tudo para a salvao do maior nmeros possvel de almas (Fp 3.5-8), pois considerava a salvao dos homens mais importante do que sua identificao cultural como judeu. Todos os meios lcitos so vlidos para conquistar os pecadores para o reino de Deus. Paulo conhecia o mundo de sua gerao e soube como conquist-lo para Jesus. Aqui ele apresenta a receita; os princpios so os mesmos.

CONCLUSO
O Reino de Deus cresce medida que os pecadores vo se convertendo ao Senhor Jesus. A Igreja a nica agncia do Reino de Deus escolhida pelo Senhor Jesus para levar a mensagem do evangelho a um mundo que perece por causa do pecado. Veja a grande importncia da evangelizao. Com isso voc est dando continuidade ao trabalho que Jesus comeou. Esse trabalho proporciona crescimento espiritual, aumenta a experincia com o Senhor Jesus, alm das bnos prometidas aos que corresponderem ao chamado do Mestre (Jo 15.16). Subsdio Doutrinrio Em primeiro lugar, podemos afirmar que Jesus Cristo respeitou a cultura. Por isso o sistema cristo s diferente da cultura em qualidade. Isto , o Evangelho de Cristo respeitou a cultura dos seus ouvintes. O Evangelho existe, sim, para mudar a qualidade da cultura do homem, seja qual for a que ele estiver inserido. Por outro lado, Jesus Cristo est acima da cultura. Quanto a isso, no h sombra de dvida.Jesus Cristo o transformador da cultura que reflete o estado decado do homem. Em Cristo, o homem redimido e a cultura pode ser renovada para glorificar a Deus e promover os propsitos dEle.Quando Jesus deu ordem para irmos anunciar seu Evangelho ao mundo, aquele ide significava sairmos de nossa casa no s fisicamente, mas tambm mental e emocionalmente, para nos identificarmos com o pblico que ir ouvir de ns a mensagem salvadora que nos deu.

GLOSSRIO
Colaterais: Que esto ao lado; paralelos. Conectado: Unir ou ligar por conexo; estabelecer conexo entre uma coisa e outra. Cronograma: Representao grfica da previso da execuo de um trabalho, na qual se indicam os prazos em que se devero executar as suas diversas fases. Estatstico: Relativo estatstica (parte da matemtica em que se investigam os processos de obteno, organizao e anlise de dados sobre uma populao ou sobre uma coleo de seres quaisquer, e os mtodos de tirar concluses e fazer ilaes ou predies com base nesses dados). Guerra Fria: Estado de tenso poltica entre os Estados Unidos e a antiga Unio Sovitica aps a Segunda Guerra Mundial. ONU: Sigla da Organizao das Naes Unidas. Paulina: Relativo ao texto das epstolas escritas pelo apstolo Paulo. Perfil: O aspecto ou a representao grfica dum objeto que visto s de um lado; descrio de uma pessoa em traos mais ou menos rpidos. Secularista: Que segue os ensinos da sociedade que vive neste sculo. Terceiro milnio: Os anos a partir de 2001 at 3000. Virtualmente: Que virtual, ou seja, existe de forma eletrnica no computador.

Jonas, o missionrio no Antigo Testamento


Os ninivitas ressurgiro no Juzo com esta gerao e a condenaro, porque se arrependeram com a pregao de Jonas. E eis que est aqui quem mais do que Jonas (Mt 12.41). Jonas prega em Nnive. O arrependimento dos ninivitas - Jonas 3.1-10 1 E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo: 2 Levanta-te, e vai grande cidade de Nnive, e prega contra ela a pregao que eu te disse. 3 E levantou-se Jonas e foi a Nnive, segundo a palavra do SENHOR; era, pois, Nnive uma grande cidade, de trs dias de caminho. 4 E comeou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nnive ser subvertida. 5 E os homens de Nnive creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior at ao menor. 6 Porque esta palavra chegou ao rei de Nnive, e levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de pano de saco, e assentou-se sobre a cinza. 7 E fez uma proclamao, que se divulgou em Nnive, por mandado do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes d pasto, nem bebam gua. 8 Mas os homens e os animais estaro cobertos de panos de saco, e clamaro fortemente a Deus, e se convertero, cada um do seu mau caminho e da violncia que h nas suas mos. 9 Quem sabe se se voltar Deus, e se arrepender, e se apartar do furor da sua ira, de sorte que no pereamos? 10 E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e no o fez.

INTRODUO
O Cristianismo a primeira religio proselitista e missionria da histria, pois o evangelho no uma mensagem alternativa, nica e exclusiva. Jesus afirmou que uma questo de vida ou morte (Jo 17.3). No Antigo Testamento, misses era um projeto ainda no colocado em prtica. O profeta Jonas, como missionrio, era uma figura de Cristo. O Novo Testamento tornou explcito o que dantes estava implcito no Antigo.

I. O CONTEXTO HISTRICO DE JONAS


1. O Reino de Israel. Aps a morte de Salomo, o reino hebreu dividiu-se em dois: Israel, ou Reino do Norte, formado pelas 10 tribos encabeadas por Efraim, tendo por capital inicialmente Gibe, e, depois, no tempo de Onri, Samaria; Jud, formado por esta tribo e a de Benjamin, ou reino do Sul, cuja capital era Jerusalm, onde a dinastia de Davi continuou reinando por mais de 400 anos. 2. O profeta e sua terra. Jonas era filho de Amitai. Viveu no Reino do Norte e habitava em Gate Hefer (2 Rs 15.25) que, segundo Jernimo, era uma aldeia dos arredores de Nazar da Galilia. O profeta viveu na poca de Jeroboo II, quando o Reino de Israel achava-se sob presso dos assrios. A Assria a regio onde hoje localiza-se o norte do Iraque, e sua capital, na antigidade, era Nnive. 3. Origem dos ninivitas. Cidade fundada por Ninrode, filho de Cam, neto de No (Gn 10.11,12), a Assria conhecida como o pas de Ninrode (Mq 5.6). Os assrios so descendentes de Assur, ou Ashur, em hebraico, filho de Sem (Gn 10.22). A expresso saiu ele Assria (Gn 10.11) de difcil interpretao; no original hebraico no se sabe se Ashur, ou Assria, so uma e mesma coisa. Se o primeiro caso puder ser confirmado, significa que Ninrode juntou-se a Ashur, e ambos fundaram Nnive, alm de outras cidades da regio. Isso explicaria o fato de um pas semita ser chamado de terra de Ninrode, um camita. 4. Caractersticas dos ninivitas. Eram um povo beligerante. Os gregos caracterizavam-se pela filosofia, os fencios pela arte nutica, os hebreus pelo monotesmo tico, mas os assrios pela crueldade. So indescritveis as torturas que eles aplicavam aos seus prisioneiros. A arte blica

era a caracterstica dos assrios. Isso explica a desero de Jonas; o profeta desejava fossem os assrios destrudos em conseqncia de sua maldade (Jn 4.1,2).

II. A MENSAGEM DE JONAS


1. A incumbncia de Jonas. Depois que o grande peixe vomitou o profeta, Deus novamente o envia a Nnive, dizendo: prega contra ela a pregao que eu te disse (v.2). Qual foi a pregao que Deus entregou a Jonas? Ainda quarenta dias, e Nnive ser subvertida (v.4). No era uma mensagem de misericrdia, mas uma sentena de condenao. Era o anncio do juzo de Deus sobre a cidade. 2. O Senhor Jesus. O Senhor Jesus apresentou suas credenciais de Messias: sinais e maravilhas nunca vistos desde a fundao do mundo, ensinos extraordinrios que vm impressionando a humanidade nesses 2.000 anos de Cristianismo, trazendo-nos uma mensagem de perdo e de amor. No h razo para recusarmos o evangelho ou duvidar do Senhor Jesus. Ele tem o testemunho da lei e dos profetas (Rm 3.21). A Bblia declara: A este do testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crem recebero o perdo dos pecados pelo seu nome (At 10.43). 3. O profeta Jonas. O profeta Jonas, ao contrrio, no mostrou sinais nem maravilhas e a sua mensagem no era de perdo; sequer convidou os ninivitas ao arrependimento. Todavia, o povo arrependeu-se a ponto de o rei proclamar um jejum para toda a cidade e at para os animais. E, assim, o povo alcanou misericrdia. Por isso Jesus disse que os ninivitas estariam presentes no juzo para condenar aquela gerao incrdula que recusou o Filho de Deus: Os ninivitas ressurgiro no Juzo com esta gerao e a condenaro, porque se arrependeram com a pregao de Jonas. E eis que est aqui quem mais do que Jonas (Mt 12.41).

III. MISSES NAS RELIGIES ANTIGAS


1. Os pagos. As religies do antigo Oriente Mdio eram tribais. No h registro de que um adepto de Astarote, divindade dos sidnios; ou de Milcom, dos amonitas (1 Rs 11.5), ou ainda de qualquer outra divindade, haja levado sua mensagem para os adeptos de outros deuses, pois tais religies eram algo mais de carter cultural do que espiritual. Os pagos entendiam que a cada povo bastava o seu Deus. 2. O Judasmo. Apesar de o Judasmo no adorar a um Deus tribal, no uma religio missionria, nem proselitista. Mas o Antigo Testamento, que os judeus acatam como a Palavra de Deus, assevera que toda a terra do SENHOR (x 19.5; Sl 24.1). Por conseguinte, Deus tem o direito de reinar sobre todas as naes e de proclamar seus juzos e a sua salvao. Com exceo de Jonas, os profetas do Senhor sempre eram enviados ao seu prprio povo, e, em seus escritos, encontramos mensagens de advertncias, ameaas e tambm de bnos para as naes vizinhas. 3. Os proslitos no Novo Testamento. Eram gentios convertidos f judaica (At 2.10; 6.5; 13.43). Parece que havia empenho das autoridades judaicas do primeiro sculo no proselitismo (Mt 23.15). O proslito submetia-se a trs coisas: fazer a circunciso, oferecer um sacrifcio e submeter-se ao batismo. No batismo, o local no podia conter menos que 300 litros de gua e todo o corpo devia ser tocado pela gua. A pessoa tinha de rapar o cabelo, cortar as unhas e por-se desnuda. Ainda na gua, lia uma parte da Lei, e fazia a confisso de f, diante de trs testemunhas uma espcie de padrinhos. Em seguida, recebia as palavras de consolo e de bno. Quando saa das guas batismais, j era membro da famlia de Israel. Era o batismo deles. Hoje os rabinos fazem srias objees aos gentios que desejam se converter ao Judasmo. Eles se empenham, acima de tudo, em trazer de volta para o Judasmo seus prprios irmos: os judeus no religiosos. 4. Profecias cumpridas. H no Antigo Testamento vislumbres missionrios, de profecias que se

cumpriram no Novo Testamento. A mensagem de Gn 12.3: Em ti sero benditas todas as famlias da terra era a promessa de Deus para salvar os gentios (Gl 3.8). Isso est ainda mais claro no profeta Isaas: As ilhas aguardaro a sua doutrina (42.4). Ou: E, no seu nome, os gentios esperaro, conforme a Septuaginta, citada em Mt 12.21. Isso tambm visto em Os 1.10; 2.23, citado em Rm 9.25,26. O Cristianismo a primeira religio missionria do mundo.

IV. O CARTER UNIVERSAL DO CRISTIANISMO


1. Os gentios ontem e hoje. Os gentios, goiym em hebraico, so todas as naes que esto fora do povo de Israel. At a vinda de Jesus, a humanidade estava dividida em dois povos: gentios e judeus, e o plano de Deus era a reunificao deles, derribando a parede de separao, o que Jesus realmente fez atravs de sua morte na cruz (Ef 2.13-18). Hoje deixa de ser gentio quem se converte ao Senhor Jesus (1 Co 12.2; Ef 2.11). Somos filhos de Abrao, no sentido espiritual (Rm 4.12-12; 9.8, 30-32; Gl 3.7). 2. Jonas, uma figura de Cristo. Ambos foram enviados aos gentios, eram galileus e por trs dias e trs noites ficaram nas profundezas; Jonas, no ventre do grande peixe; Jesus no seio da terra (Mt 12.40). Tais semelhanas servem para mostrar que Jonas a figura de Cristo no Antigo Testamento. Ali estava o prenncio da salvao dos gentios. A redeno destes estava no plano de Deus antes da fundao mundo (Ap 13.8); no foi uma improvisao de ltima hora feita por Jesus. Os profetas falaram dessa salvao (1 Pe 1.10-12).

CONCLUSO
O Messias, objeto da expectativa dos profetas do Antigo Testamento, o Cristo do Novo Testamento. O trabalho missionrio, iniciado por Jonas, continuou com os apstolos, cabendonos a tarefa de expandi-lo at aos confins da terra. Hoje somos frutos de misses e devemos fazer misses; h ainda milhes que esto perecendo sem o conhecimento do evangelho. Subsdio Bibliolgico O Antigo Testamento est repleto de passagens missionrias, especialmente nos Salmos e em Isaas (caps. 41 a 66). Os salmos 2,67,96,117 destacam a universalidade do reino de Deus. Isaas 61.5-11, por exemplo, fala do propsito de Deus para com as naes. O segundo captulo de Habacuque contm trs princpios bsicos de natureza universal do programa de Deus. Ei-los: um princpio universal da justificao pela f; um conhecimento universal da glria do Senhor; e, uma adorao universal do Senhor (vv. 4, 14 e 19). Este profeta reconhecia a universalidade do plano de Deus, isto : que todos os povos ouviram acerca do poder e a glria de Jeov e tambm da sua salvao. H muitas outras referncias ao plano universal de Deus no Antigo Testamento um Deus missionrio. Esta parte da Bblia realmente serve como base de nossa teologia de misses.

GLOSSRIO
Adepto: Partidrio, sectrio, sequaz, proslito. Amonitas: Descendentes de L (Gn 19.38), semticos, habitantes da regio nordeste do mar Morto. Blica: Relativa ou pertencente , ou prprio da guerra. Beligerante: Que faz guerra, ou est em guerra. Camita: Descendentes de C, filho de No. Desero: Ato ou efeito de desertar; abandonar, deixar; desistir. Nutica: Cincia e arte da navegao sobre gua. Proselitista: Atividade diligente em fazer proslitos, ou seja, indivduos que abraaram religio diferente da sua. Semita: Indivduo dos semitas, famlia etnogrfica e lingstica, originria da sia ocidental, e que compreende os hebreus, os assrios, os aramaicos, os fencios, os rabes. Sidnio: O natural ou habitante de Sidon, cidade da Fencia. Subvertida: Revolver; destruir, aniquilar; arruinar, derrubar.

Jesus, o missionrio por excelncia


Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16). Leia: Joo 3.14-21 14 E, como Moiss levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo no para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem cr nele no condenado; mas quem no cr j est condenado, porquanto no cr no nome do unignito Filho de Deus. 19 E a condenao esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram ms. 20 Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e no vem para a luz para que as suas obras no sejam reprovadas. 21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque so feitas em Deus.

INTRODUO
O Senhor Jesus Cristo divisor de guas de nossas vidas e da Histria Universal. Ele o nico cuja histria afeta a vida humana. Ningum pode ficar alheio sua vida e obra. o nosso modelo em tudo; a Bblia diz que em tudo foi perfeito; nEle que devemos nos inspirar. Ele o missionrio por excelncia.

I. O SENHOR JESUS CRISTO


1. Senhor. Fala da divindade absoluta de Jesus. A Septuaginta traduziu Adonay e Jeov pela palavra grega kyrios que Senhor, nome divino. Dizer: Csar Senhor seria reconhecer a divindade do imperador romano. Era por isso que os cristos primitivos recusavam-se a chamar a Csar de Senhor. O apstolo Paulo disse: e ningum pode dizer que Jesus o Senhor, seno pelo Esprito Santo (1 Co 12.3). Se Cristo fosse um mero Senhor, haveria necessidade de o Esprito Santo o revelar? Claro que no (At 2.36). 2. Origem do nome Jesus. O nome Jesus vem do hebraico Yehoshua ou Yeshua Josu, que significa Jeov ou Iav salvao. Josu era chamado de Oshea ben Num Osias filho de Num (Nm 13.8; Dt 32.44). Moiss mudou seu nome para Yehoshua ben Num Josu filho de Num (Nm 13.16). A Septuaginta transliterou o nome hebraico por Iesous Jesus, em todas as passagens do Antigo Testamento, exceto 1 Cr 7.27, que aparece Iousue Josu. 3. Cristo. a forma grega do nome hebraico mashiach Messias, que significa ungido (Dn 9.25, 26). O Novo Testamento diz que Messias o mesmo que Cristo (Jo 1.41; 4.25). Isso por si s reduz a cinzas todos os argumentos das seitas que propagam tais coisas. O nome Jesus Cristo quer dizer: Salvador Ungido. E a Palavra Senhor diz respeito sua deidade absoluta.

II. O ENVIADO DO PAI


1. Missionrio. O conceito de misso no contexto bblico teolgico enviar e vem da palavra grega apstolos. Esse vocbulo usado no Novo Testamento para designar os doze

apstolos: e escolheu doze deles, a quem deu o nome de apstolos (Lc 6.13). tambm usado para os enviados como embaixadores ou missionrios da Igreja (2 Co 8.23; Fp 2.25). A Igreja Ortodoxa Grega desde o princpio usava o vocbulo apstolos para designar seus missionrios. J os nossos termos lingsticos misso e missionrio vem do latim mitto, que quer dizer enviar, mandar. 2. O enviado de Deus. Jesus chamado de apstolos no Novo Testamento grego: Considerai a Jesus Cristo, apstolo e sumo sacerdote da nossa confisso (Hb 3.1). Deus enviou o seu Filho ao mundo (v.17), o Filho enviou seus discpulos ao mundo (Jo 20.21), o Pai e o Filho enviaram o Esprito Santo para dar poder Igreja em sua misso de buscar os perdidos da terra (Lc 24.49; At 1.8). A Bblia diz que Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores (1Tm 1.15). Essa, portanto, foi a misso na terra do missionrio por excelncia. 3. Jesus singular. Basta uma lida nos Evangelhos para deixar qualquer um perplexo. A perfeio e a singularidade que encontramos na vida e ministrio de Jesus so algo nunca visto na histria. No procurava status e associava-se com os pecadores: publicanos e prostitutas (Mt 11.19; 21.31,32); embora santo, perfeito e impecvel, foi submetido aos nossos sofrimentos e provaes. Rompeu barreiras geogrficas, culturais, tnicas e religiosas (Mc 7.24-27; Jo 4.9). Eis o modelo de missionrio: Jesus de todos e para todos; o nico Salvador do mundo; dever nosso levar o seu nome para as naes (Lc 24.47; At 1.8).

III. O VERDADEIRO HOMEM E O VERDADEIRO DEUS


1. Deus entre os homens. Se apenas o prlogo do Evangelho de Joo (1.1-14) fosse a nica passagem da Bblia que fizesse meno da deidade absoluta de Jesus, teramos mais que o suficiente para fundamentar a doutrina de sua divindade. No entanto, temos na Bblia inmeras passagens que falam de maneira explcita que Jesus Deus (Rm 9.5; Fp 2.5;Tt 2.14; Hb 1.8; 2 Pe 1.1) e ao mesmo tempo homem (1 Tm 2.5; 1 Jo 4.3). Deus assumiu a forma humana para entrar no mundo; o que a Bblia chama de mistrio da piedade (1 Tm 3.16); pois o Verbo se fez carne e habitou entre ns e vimos a sua glria, como a glria do Unignito do Pai, cheio de graa e de verdade (Jo 1.14). 2. Seu poder. Jesus revelou seu poder sobre o reino das trevas, sobre Satans e o inferno (Mc 5.7-13); sobre as enfermidades e a morte (Mt 10.8), sobre o pecado e sobre a natureza (Jo 8.46; Mt 8.26, 27). Provou ser o verdadeiro Homem e o verdadeiro Deus. Nunca pronunciou palavras tais: talvez, eu acho que..., no sei mas vou pesquisar, isso muito difcil e vou orar e perguntar ao Pai, suponho que, no! Mas sempre dizia: Na verdade, na verdade te digo (Jo 3.3); Em verdade te digo (Lc 23.43); O cu e a terra passaro, mas as minhas palavras no ho de passar (Mt 24.35). No havia a palavra impossvel no seu dicionrio. 3. O carter divino de Jesus. Voc nunca ouviu um muulmano dizer: Maom vive em mim, ou: ele habita em meu corao, ou ainda: tenho comunho com Maom. Da mesma forma os judeus com relao a Moiss, os budista com Buda, os confucionistas com Confcio. Mas com Jesus diferente. Nenhum dos chefes religiosos acima afirmou alguma vez ser o Deus verdadeiro, o Criador do cu e da terra, porm Jesus declarou s-lo e realmente o ! (Jo 8.58; 10.30-33). Ele garantiu habitar nos coraes de seus seguidores: Se algum me ama, guardar a minha palavra, e meu Pai o amar, e viremos para ele e faremos nele morada (Jo 14.23). Podemos como salvos dizer Cristo vive mim (Gl 2.20).

CONCLUSO
No existe argumento convincente para no se crer em Jesus. Ele continua vivo em glria e majestade e tem todo o poder no cu e na terra. A grandeza do nome de Jesus pode ser vista na Bblia, na histria, nas artes, no nosso dia-a-dia e, principalmente, no testemunho pessoal de seus seguidores. Mesmo sob perseguies, o seu nome atravessou os sculos e, com a

arma do amor, fundou o maior imprio da histria o nico que no ser destrudo: o Reino de Deus, prometido pelo Senhor a Davi, e cumprido plenamente em Cristo Jesus Nosso Senhor. Subsdio Exegtico Depois do cativeiro de Babilnia, o nome Yehoshua passou a ser Yeshua. No texto hebraico de Neemias 8.17, Josu chamado Yeshua Ben Num. Esse o nome hebraico para Jesus at hoje em Israel. Isso pode ser comprovado em qualquer exemplar do Novo Testamento hebraico. Jesus o nome do Messias, o nosso Salvador, registrado no Novo Testamento. bom que isso fique bem claro porque j existem seitas afirmando que o nome Jesus pago, e todos os povos devem invocar o nome Yehoshua como condio indispensvel para a salvao. Tal crena uma perverso do carter do Cristianismo. Antes de mais nada, porque parte da suposio de que o Cristianismo ensina que o hebraico uma lngua sagrada como o snscrito dos antigos hindus, e a Bblia no ensina tal coisa. Segundo, porque essa doutrina nega a verdade bblica da salvao pela f em Jesus (Gl 2.16; Ef 2.810; Tt 3.5). Subsdio Teolgico. evidente para todo leitor dos relatos dos Evangelhos que Cristo possua uma conscincia nica de Deus e de si mesmo. Ele sabia que era Filho unignito que est no seio do Pai. Ele caminhava e trabalhava totalmente ciente de ter sido enviado ao mundo, de ter entrado no domnio superior. Ele tinha vindo em uma misso muito especfica, uma misso essencial para a consumao do propsito eterno de Deus. Como um membro da eterna Divindade, Ele compartilhava os conselhos eternos que tm sua base na natureza e carter do Deus trino e uno.

Autoria: annimo ou coletnea de diversos artigos encontrados na web.

You might also like