You are on page 1of 14

MODELO ISO/OSI

MODELO OSI

Em meados na dcada de 80, a ISO (International Organization for Standardization), juntamente com os fabricantes de solues de rede, criaram um grupo de trabalho para a criao de um conjunto de padres. Em 1984 foi criado o modelo de referncia OSI, este modelo foi criado para permitir uma comunicao padro e independente do fabricante de hardware e software.

MODELO OSI

O modelo OSI faz com que os dados devem ser formatados para a transmisso como tambm devem ser utilizados pelas aplicaes/usurios. Cada etapa pela qual o dado passa durante a transmisso agrupada por camadas, sendo que em cada camada haja regras, isto protocolos.

MODELO OSI

O modelo OSI consiste num conjunto de protocolos abertos para o fabricao de equipamentos e desenvolvimento de software, destinados a funcionar em redes de computadores. Um protocolo traduz um conjunto de regras que permitem a comunicao entre duas camadas homologas (no mesmo nvel).

MODELO OSI

Este modelo subdivide o processo global da comunicao de dados entre computadores em sete nveis ou camadas.

Cada camada tem como determinadas funes especificas:

MODELO OSI

MODELO OSI

Camada aplicao estabelece um interface entre o software de aplicao do utilizador e as camadas inferiores.

Camada apresentao contribui para a codificao e decodificao dos dados ao nvel do seu formato visual; procede a converso de formatos entre sistemas diferentes.

MODELO OSI

Camada sesso estabelece, mantm e coordena o intercmbio de dados entre o emissor e receptor durante uma sesso de comunicao. Camada transporte controla o fluxo de informao transmitida e recebida, por forma a que os pacotes das mensagens sejam entregues corretamente.

MODELO OSI

Camada rede estabelece, com base nos endereos dos pacotes das mensagens, um caminho, atravs dos ns da rede ou interligao de redes, para o percurso das mensagens at ao seu destino. Camada enlace ou camada de conexo de dados procede montagem dos pacotes de bits no formato apropriado sua transmisso na rede; controla o acesso aos meios fsicos de transmisso e o fluxo dos pacotes entre ns da rede; faz controlo de erros.

MODELO OSI

Camada fsica define as caractersticas do meio fsico de transmisso da rede, conectores, interfaces, codificao ou modulao dos sinais, etc.

MODELO OSI

A diviso o processo de comunicao entre computadores em camadas ou nveis, tem como objetivo o isolamento de cada uma dessas camadas, para assim poderem ser analisadas, desenvolvidas e implementadas (em software) independentemente uma das outras.

MODELO OSI

Numa transmisso em rede, cada mensagem gerada num PC formatada em pacotes de bits ou bytes.

Cada um desses pacotes atravessa as vrias camadas de arquitetura de rede e recebe um cabealho com informao especifica de cada uma dessas camadas.

MODELO OSI
A camada de conexo de dados, est dividida em duas sub-camadas: . Sub-camada MAC gere o acesso ao canal de comunicao, exemplos: CSMA/CD, Token-Ring, Token Bus, etc. . Sub-camada LLC com ou sem pedido de conexo; com ou sem confirmao.

You might also like