You are on page 1of 4

Plato e a Alegoria da Caverna

nasceu em Atenas em 427 a.C, era filho de Artston e Periction. Seu pai era um homem rico cuja dinastia remontava aos prim enas. Deu ao filho uma excelente educao, a quem deu o nome de Aristocles. Plato era um apelido adquirido quando j nando algum que tenha um porte atltico, com ombros largos. Plato no teve esposa nem deixou filhos. Viajou pela Magna G aprendeu os ensinamentos deixados por Pitgoras, andou pelo Egito e muitos afirmam que esteve no Oriente.

No incio se dedicou a poesia e depois filosofia. Conheceu Scrates com dezoito anos e o acompanh dez anos, at em 399 a.C., quando Scrates morreu. Em 387 a.C. fundou sua escola nos jardi Academus, dedicando-se ao ensino e composio de suas obras.

Plato

Foi sem dvida um dos maiores filsofos que humanidade j possuiu, o sbio dos sbios, durante 22 s J sabemos que Scrates , pode-se dizer, o descobridor do conceito. Sabemos ainda que o inte primeiro da filosofia socrtica a moral. Scrates deseja que a moral possa ser aprendida e poss ensinada, como se aprende e se ensina gramtica. Da a razo por que Scrates tem a convico d aquele que mau, o porque no sabe. Plato, por sua vez, abraa a idia de conceito esposad Scrates, s que amplia a idia de conceito. Para ele, essa idia no se circunscreve apenas virtude abarca tudo, todas as coisas em geral. Neste caso, deve-se reconhecer que Plato junta a contri conceitual de Scrates aos ensinamentos de Parmnides: une a idia do ser idia de con estabelecendo assim a sua teoria das Plato faz distino entre aparncia e realidade. Ora, se existe um mundo de realidade e um mun aparncia, deve-se procurar saber como se pode distinguir um do outro. Sabe-se que as aparncia diagnosticadas por nossas sensaes, ao passo que as nossas idias diagnosticam o mundo da real Por a se v que s podemos aproximar-nos da realidade atravs do pensamento.

ia do ser deduzida por Plato aparncia ilusria o que corresponde enganosa opinio sensvel; o conhecimento verdad e que se refere s essncias, s idias. a que se firma o ideal platnico e temos ento o estabelecimento da anttese entre o m enolgico, formado pelos postulados da sensibilidade, e o mundo das essncias que s pode ser alcanado por intermdio da in efinio, como tambm ensinava Scrates.

afirma que as idias so vivas e no inertes, como a muitos poderia parecer. Para ele a idia mais importante a do Bem, p ui a natureza de Deus criador soberano do Cosmo. No pode o Bem ser causa do Mal. Todavia, a existncia do Mal no po a, o inverso, que se ope ao Bem. O que importa que todas as idias se inclinam para aquela idia superior a todas elas, q do Bem. Ele quer que o Estado se ajuste idia do Bem, dai por que coloca sua filosofia, sua metafsica e sua ontologia a serv poltica do Estado. Cr que se a idia do Bem a suprem a idia, aquela que rege e manda em todas as outras idias, do m entre tudo o que existe no mundo sensvel, o que deve e tem que coincidir com a idia do Bem o Estado. Por isso, ele e dois livros admirveis, A Repblica, e As Leis, onde mais profundamente estuda a formao do Estado ideal e chega conclus Estado ideal seria aquele em que os mandantes fossem filsofos.

e pense, contudo, que a filosofia platnica seja idealista, como querem muitos. No, para Plato, as idias so realidades que ex as nicas verdadeiramente existentes, uma vez que as coisas que vemos e tocamos so como sombras efmeras. Deve-se der a filosofia de Plato como um realismo das idias.

egoria da Caverna, Plato resume a aprendizagem do homem, buscando as verdadeiras idias no mundo maravilho noscvel. E nessa alegoria que Plato estabelece a comparao entre o mundo sensvel e o mundo inteligvel. Para tanto, lan mbras que se projetam no fundo de uma caverna escura, quando pela sua entrada passam objetos iluminados pela luz do sol.

ALEGORIA DA CAVERNA Imagine alguns homens vivendo em uma moradia em forma de caverna, com uma grande abertura do lado da luz. Encontram-se ali desde a sua meninice, presos por correntes que os imobilizam totalmente e de tal modo que no podem nem mudar de lugar, nem volver a cabea e no vem mais que aquilo que lhes est

na frente. A luz lhes vem de um fogo aceso a uma certa distncia, por trs deles, em uma eminncia do terreno. Entre esse fogo e os prisioneiros h uma passagem elevada, ao longo da qual imagine-se um pequeno muro, semelhante aos balces que os ilusionistas levantam entre si e os assistentes e por cima dos quais mostram seus prodgios. Pensa agora que ao lado desse muro alguns homens levam objetos de todos os tipos. Tais objetos so levados acima da altura do muro e os homens que os transportam alguns falam, outros seguem calados. Os prisioneiros, nessa situao, jamais viram outra coisa seno as sombras, jamais ouviram outra voz seno os ecos que reboam no fundo da caverna. Falaro das sombras como se fossem objetos reais, tero os ecos como vozes verdadeiras. Esses estranhos prisioneiros so semelhantes a ns, homens. Pensa agora no que lhes acontecer se forem libertados das cadeias que os prendem e curados da ignorncia em que jazem. Se um dentre eles se levantar e volver o pescoo e caminhar, erguendo os olhos para o lado da luz, certamente tais movimentos o faro sofrer e a luz ofuscar-lhe- a viso e impedir que ele veja os objetos cuja sombra enxergava h pouco. Ficar deveras embaraado e dir que as sombras que via antes so mais verdadeiras que os objetos que so agora mostrados. E se tal prisioneiro, arrancado fora do lugar onde se encontra for conduzido para fora, para plena luz do sol, por acaso no ficaria ele irritado e os seus olhos feridos? Deslumbrado pela luz, porventura no precisaria acostumar-se para ver o espetculo da regio superior? O que a princpio mais facilmente ver sero as sombras, depois as imagens dos homens e dos demais objetos refletidos nas guas, e finalmente ser capaz de veres prprios objetos. Ento olhar para o cu. Suportar mais facilmente, noite, a viso da lua e das estrelas. S mais tarde ser capaz de contemplara luz do sol. Quando isso acontecer reconhecer que o sol governa todas as coisas visveis e tambm aquelas sombras no fundo da caverna.

prio Plato, interpretando a Alegoria da Caverna, explica que:

erna subterrnea o mundo visvel. O fogo que a ilumina a luz do sol. O prisioneiro que sobe regio superior e contempla ilhas a alma que ascende ao mundo inteligvel. E o que eu penso, mas s Deus sabe se verdade. Em todo caso, eu creio qu altos limites do mundo inteligvel est a idia do bem que dificilmente percebemos, mas que ao contempl-la, conclumos que e de tudo o que belo e bom. (A Repblica, VII, 518b-d).

r de Scrates se define o conceito, isto , o conhecimento. Plato define as idias e suas relaes dando-lhes valores, perfazen mento lgico e aritmtico. Mostra em sua alegoria que o homem poder viver no mundo das sombras (ignorncia) acreditando e o completamente diferente da realidade, podendo talvez, atingir a luz (sabedoria), para viver livre de preconceitos, conheced de.

Alegoria da Caverna, de Plato No Texto Alegoria da Caverna, Plato, em um dilogo com Glucon, compara a educao humana, ou a falta dela, com uma situao hipottica onde pessoas que tenham vivido por toda a vida dentro de uma caverna, pudessem apenas, durante todo esse tempo, ver as sombras que vinham do exterior, projetadas na parede da mesma, o que para elas, eram a nica realidade. Versava, aps, sobre o choque causado pelo primeiro contato de um destes homens com o mundo externo ao que eles viviam, em que eles seriam forados a endireitar sua postura, e olhar para os objetos e a luz, na forma como a conhecemos; falava, pois, sobre a dificuldade em aceitar uma nova proposta, e que, devido ao padro pr-estabelecido, o homem tenderia a reconhecer como reais os objetos na forma que ele j

conhecia, e no no padro recm apresentado. Para que fosse possvel a adaptao, necessitaria acostumar-se gradualmente com o meio. A partir disso, o homem seria levado a formar novas concluses no tocante ao padro de realidade em que ele, agora, vive. Este homem se lembraria de todo o sofrimento que passou na caverna, lembraria dos outros que l ainda estavam, ficaria feliz por ter mudado sua situao e sentiria pena dos outros; faria tudo para no voltar quela vida. Se tivesse que voltar para a caverna, teria dificuldades, pois seus olhos j teriam se adaptado claridade, e seria humilhado por seus antigos companheiros, que l ainda estariam, e lhes daria a idia de que sair dali era ruim, pois estragaria suas vistas, levando-lhes a agredir qualquer um que queira tir-los dali. Finalmente, Plato demonstra a percepo final da realidade, onde, chegando-se ao limite do conhecimento do meio, perceber-se-ia que a idia do Bem a base de todo o conhecimento e conscincia conhecidos, a despeito das iluses em que as verdades foram outrora baseadas.

Comparativo do Texto "Alegoria da Caverna", de Plato, com suas verses contadas por Marilena Chau e Maurcio de Souza. Dentre as mais diversas formas de se fazer uma explanao sobre um texto to antigo quanto este, as apresentadas por Marilena Chau e Maurcio de Souza parecem ganhar destaque, seja pela contextualizao do tema, ou pela interpretao prvia do mesmo pelos escritores. A autora Marilena Chau interpreta ponto a ponto os componentes formadores do texto original, "tirando" do leitor esta prerrogativa; num primeiro momento, seria possvel ver tal fato de forma negativa; no entanto, devemos lembrar que este texto foi escrito num momento histrico em que as descobertas ou pesquisas de cunho cientfico ou filosfico no eram bem vistas, justamente por estabelecerem um contraponto s idias at o momento concebidas. A autora cita, por exemplo, a condenao de Scrates morte pela assemblia ateniense. Cabe dizer que Scrates foi condenado morte no ano de 399a.C., acusado de desrespeitar os deuses, corromper a

juventude e violar as leis; eram estes crimes passveis de tal condenao? Talvez no, trasladados aos tempos de hoje. No entanto, quela poca o seu "desvio" de conduta lhe trouxe vrios seguidores. Vejamos: se quebras de rotinas e protocolos nos assustam ainda hoje, que diramos de 2.500 anos atrs? V-se, desta forma, que a interpretao da autora, feita antes mesmo que o leitor possa faz-lo, evita a m interpretao do texto, caso o leitor baseie-se na contemporaneidade de fatos. Nota: no estaria a autora, tambm, resguardando a sua "pequena verdade", com medo de novas concluses, no por insipincia, mas por puro instinto humano? Vale lembrar, tambm, que muitas "verdades" foram, de certa forma, criadas pelo homem a fim de gerar-se um efeito desejado numa comunidade, por exemplo. Na obra "Fdon", de Plato, ele tambm fala sobre a morte de Scrates numa priso ateniense; no entanto, os efeitos que ele descreve em nada coincidem com o que foi por outros narrado. Coincidentemente ou no, Scrates foi o primeiro mrtir da filosofia e das cincias conhecido. J Maurcio de Souza ilustra o pensamento de Plato, mostrando de uma forma mais "assimilvel" para todos uma situao onde trs homens antigos ficam a admirar a sombra das pessoas que passam pela caverna que habitam.Piteco o filsofo, ele faz com que os homens da caverna saiam para ver a luz e tudo que existe fora desta. Logo aps, faz uma stira com os dias atuais, falando sobre as pessoas que ficam presas idias pr-definidas (ilustrado como a TV), achando que esta a nica realidade existente. Buscando elucidar melhor o tema "Adaptao ao novo meio", cabe a sugesto de um filme (no cabe analisar aqui a qualidade do mesmo, e sim sobre o assunto por ele tratado) chamado "De Volta para o Presente" (Blast FromThe Past New Line Cinema, Warner Bros. EUA,1999.), onde um casal e seu filho ficam presos equivocadamente num abrigo anti-nuclear durante 35 anos, e o filho, ao sair para comprar mantimentos, encontra um mundo bem diferente daquele que seu pai havia idealizado.

You might also like