You are on page 1of 47

Centro Universitrio de Braslia Uniceub Faculdades de Educao e Sade Faces Curso de Histria 6 semestre Disciplina: Monografia II Orientadora: Prof.

of. Dr. Helen Ulha Pimentel Aluna: Florimar Almeida Barros

Cotidiano da construo de Braslia: aspectos da vida dos Candangos da Cidade Livre

Braslia-DF, novembro de 2009

Cotidiano da construo de Braslia: aspectos da vida dos Candangos da Cidade Livre

Trabalho apresentado no curso de Histria, na disciplina Monografia II, como um dos requisitos para concluso do curso, sob orientao Pimentel. da Prof. Dr. Helen Ulha

Agradecimentos

Agradeo aos meus pais, Miguel Barros da Silva e Froiliza Almeida da Silva (in memriam), valendo ressaltar que meu pai foi um candango tambm. Ao meu marido, Oscar Bresciani, por ter proporcionado a realizao de um sonho antigo.

Agradeo a todos os professores e colegas de faculdade por fazerem parte do meu crescimento pessoal e acadmico. Agradeo tambm ao pessoal do Arquivo Pblico do Distrito Federal por terem me recebido com gentileza e presteza.

E finalmente, um agradecimento especial a Prof. Dr. Helen Ulha Pimentel que me acolheu como orientanda e desempenhou seu papel com muita pacincia e competncia. Meu muito obrigada!

Quem construiu a Tebas de sete portas? Nos livros esto os nomes dos reis. Arrastaram eles os blocos de pedra? Bertold Brecht

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o cotidiano dos candangos da Cidade Livre a construo da nova capital do Brasil, no perodo de 1956 a 1960, tendo como ponto de partida a anlise de entrevistas do Programa de Histria Oral do Arquivo Pblico do Distrito Federal. Para corroborar com as anlises destas entrevistas e ampliar nossa viso sobre o dia a dia vivido pelos candangos no perodo citado, fomos buscar informaes em jornais, bem como em livros e documentrios j produzidos sobre o tema.

Palavras chave: memria, candangos, cotidiano.

Sumrio:

Introduo-------------------------------------------------------------------------------------------7.

1 - Memria: o resgate das lembranas --------------------------------------------------11.

2 - Os candangos ------------------------------------------------------------------------------18.

2.1 Desbravando o cerrado ------------------------------------------------------18.

2.2 A vida dos candangos na Cidade Livre ----------------------------------21.

3 - Mulheres e Braslia--------------------------------------------------------------------------26.

3.1 A presena feminina na construo da nova capital-------------------26. 3.2 Mulheres: objetos de lazer--------------------------------------------------32.

Consideraes finais-----------------------------------------------------------------------------44.

Fontes------------------------------------------------------------------------------------------------45.

Referncias Bibliogrficas----------------------------------------------------------------------46.

Introduo

O presente trabalho procurou fazer uma anlise do cotidiano dos operrios que trabalharam na construo de Braslia (candangos) no perodo de 1956 a 1960, mais especificamente sobre o comportamento cotidiano dos candangos residentes na Cidade Livre (Ncleo Bandeirante) fazendo um breve apanhado geral sobre a transferncia da Capital Federal para o Centro-Oeste, visando facilitar o entendimento da ambientao dos referidos personagens.

O intuito foi mostrar que no perodo e local especificados, a vida dos operrios envolvidos na construo da nova capital vicejou em meio ao concreto e poeira vermelha. A proposta a de mostrar, atravs de entrevistas do Programa de

Histria Oral do Arquivo Pblico do Distrito Federal, que a vida diria dos candangos tambm um elemento constitutivo da histria de Braslia. Abandonar o aspecto popular na produo historiogrfica no que concerne a uma determinada regio, no caso Braslia, excluir de vez os que comumente no so lembrados pela histria oficial, releg-los ao patamar de sem histria. Fazer o resgate da histria desses sem histria tambm foi fator preponderante deste trabalho.

A construo de Braslia foi um feito que ficou gravado de forma indelvel na biografia de grandes nomes que participaram do feito, mas tambm na memria de um mar de gente que trabalhava no canteiro de obras da nova capital. No poderamos nos furtar a ouvir e contar o que esse povo tinha e tem a dizer. Sendo assim, a vez de ouvirmos e contarmos a histria vista de baixo, vista pelos olhos dos candangos que se revezavam vinte e quatro horas por dia para fazer da edificao da nova capital um marco histrico.

Podemos dizer que os candangos que aqui chegaram vieram com suas bagagens pobres em pertences, mas ricas em esperana de encontrar oportunidades para, de algum modo, melhorar suas vidas. Analisando os relatos dos candangos da Cidade Livre vemos que esta foi a mola mestra que impulsionou a grande maioria, mas

os aventureiros tambm estavam presentes na construo da nova capital. O mais comum era que viessem homens desacompanhados tentar a sorte no que prometia ser o Eldorado brasileiro, mas no era incomum que aqui desembarcassem famlias inteiras para buscar a realizao de seus sonhos de forma conjunta.

Apesar de boa parte dos candangos virem de lugares e de realidades que apresentavam dificuldades significativas, o que foi encontrado causou surpresa e estranheza. Mas, para muitos, no foi empecilho que pudesse faz-los desistir de seu intuito. desse povo que contribuiu para que o sonho de Dom Bosco e de Juscelino se realizassem que no podemos esquecer; no podemos continuar a corroborar com a histria tradicional que sempre relegou os operrios a um patamar inferior em suas produes historiogrficas. Quem deixou seu torro natal e acreditou em uma

promessa de futuro melhor, e ajudou na construo desse futuro, no pode ser rotulado de sem histria, gente de somenos importncia na construo da cultura e da histria de um lugar.

O interesse pelo tema surgiu pelo fato de achar necessrio se fazer um resgate da histria do povo que ajudou na construo de Braslia. muito comum encontrarmos estudos onde os destaques so dados para o prprio Juscelino Kubistchek, para os polticos da poca, para homens de grandes empreendimentos e muito pouco para quem tambm veio de muito longe para trabalhar na base da cadeia das obras da construo: os candangos. Aps quase 50 anos da inaugurao de Braslia, o dia a dia desses homens e mulheres, que ajudaram a alicerar a nova capital, colocado como algo de menor destaque. Analisar suas vidas nesse perodo pode nos dar uma viso mais ampla do ambiente que existia no incio da construo. tambm uma forma de contribuir para a histria da cidade que, desta forma, poder reconhecer a contribuio social e cultural dos seus primeiros moradores/construtores.

Com esta abordagem pretendemos mostrar e compreender as relaes e mudanas de sentido que a histria pode apresentar. O fato de no ser comum vermos a histria contada pelos operrios no significa que ela seja escassa e pobre. Pelo contrrio, a histria do cotidiano traz elementos de vasta riqueza que muito podem contribuir para a construo identitria de um determinado grupo social de um determinado lugar.

Os candangos da construo da nova capital, assim como muitos outros grupos sociais e culturais de outros tempos e de outros lugares, por muito tempo foram vistos como sem histria, como pessoas que no teriam com o que contribuir para uma empreitada grandiosa como a que foi a edificao de Braslia, com nada alm do seu trabalho e seu suor. Hoje a nossa percepo est mais elaborada, mais aguada para repararmos no que os sem histria tem a nos dizer. Seus relatos devidamente coletados, tratados e fielmente reproduzidos so fontes preciosas para uma produo historiogrfica que pretende resgatar a memria e trazer tona a histria de um grupo social/cultural que muito pode contribuir para analisarmos o passado da nossa capital.

Por acreditar que as vivncias e experincias dos homens e mulheres que viveram na Cidade Livre no perodo de 1956 a 1960 so fatores de enriquecimento cultural na histria da construo da nova capital, fizemos uma abordagem sobre suas vidas cotidianas, fazendo um estudo diferente do que seria feito se aqui fosse seguida a linha de produo historiogrfica da histria tradicional. A abordagem deste trabalho buscou dar nfase s vozes dos candangos que, atravs dos seus relatos, nos mostraram como eram suas vidas e de como era a vida, de um modo geral, no perodo citado.

fato que outras pessoas, que julgo terem tipo uma ateno especial pelo tema, j retrataram aspectos da construo de Braslia. Ou trataram dos canteiros de obras propriamente ditos, ou dos comerciantes que conseguiram se firmar na nova cidade, ou, at mesmo dos que no conseguiram tornar realidade os seus sonhos de aventureiros. O importante sabermos que a vida cotidiana na poca do erguimento da

futura capital do pas desperta interesse de pessoas curiosas por saber e por contar um pouco dessas histrias. Neste sentido, o Arquivo Pblico do Distrito Federal, com seu acervo de histria oral, onde entrevistas de vrios candangos esto disposio para pesquisadores, o grande parceiro que viabiliza a produo de trabalhos sobre o assunto e sobre o perodo da construo de Braslia.

Sendo assim, o primeiro captulo mostra a importncia e como trabalhar com memria, buscando dar embasamento s anlises das entrevistas utilizadas neste trabalho. Mostra tambm como as memrias so constitudas, coletadas e como devem ser interpretadas para serem bem utilizadas na construo de um trabalho de resgate memorial.

No segundo captulo, trabalhamos com os relatos memoriais dos operrios que vieram trabalhar nas obras da construo da nova capital. Neste capitulo buscamos ressaltar as impresses dos candangos, os problemas encontrados e suas solues. Destacamos alguns depoimentos que achamos pertinentes para o esclarecimento do cenrio da poca. Fizemos tambm, um breve relato da situao em que o pas se encontrava poca da mudana da Capital Federal do litoral para o interior do Brasil.

No terceiro, e ltimo captulo, demos destaque s histrias das mulheres, das pioneiras. O objetivo mostrar a grande participao do gnero feminino no local e perodo citados. Fizemos uma diviso intencional neste captulo para mostrar que havia uma diviso, como ainda h, entre as mulheres de famlia e as mulheres de vida fcil, sendo que estas foram introduzidas na vida dos operrios para serem uma vlvula de escape de toda presso das horas excessivas de trabalho.

1 - Memria: o resgate das lembranas

Memria: substantivo feminino. Faculdade de conservar e lembrar estados de conscincia passados e tudo quanto se ache associado aos mesmos; exposio escrita ou oral de um acontecimento ou de uma srie de acontecimentos mais ou menos seqenciados; relato, narrao.1 Dentre tantos significados atribudos palavra memria estes so os que mais traduzem o objetivo deste trabalho. Fazer o resgate das lembranas vividas por personagem reais que possam contribuir na construo de um cenrio que nos proporcione o mnimo de entendimento sobre o tema, ou seja, sobre os aspectos do cotidiano dos candangos da Cidade Livre entre os anos de 1956 a 1960.
2

Helenice Rodrigues da Silva

afirma que a memria tornou-se um dos

objetos centrais de anlise dos historiadores do tempo presente. E complementa: mais do que um simples objeto da histria, a memria parece ser, dentro dessa nova perspectiva de anlise, uma de suas "matrizes.3 O pensador francs Paul Ricoeur, tambm destacando o papel da memria, defende que ela permanece, em ltima instncia, a nica guardi de algo que "efetivamente ocorreu no tempo". 4 O trabalho de pesquisa ora desenvolvido, buscando entender parcelas do cotidiano vivido pelos candangos durante a construo de Braslia, um desses que se debruam sobre o tempo presente e que sentem a carncia de documentao capaz de jogar luz sobre esse ngulo da histria da nova capital. Essa lacuna vem sendo preenchida por uma atividade desenvolvida pelo Arquivo Pblico do DF que criou fundos arquivsticos formados por sries de entrevistas realizadas com pessoas que fizeram parte dessa histria. Essas entrevistas foram realizadas seguindo um plano de montar um banco de dados sobre diversas regies do DF que tiveram importncia nessa fase. A memria ali registrada possui essas caractersticas apontadas acima pelos autores citados

HOUAISS, Antnio. VILLAR, Mauro de Salles. Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Editora Objetiva. Rio de Janeiro, 2001. 2 SILVA, Helenice Rodrigues da. "Rememorao"/comemorao: as utilizaes sociais da memria. Revista Brasileira de Histria, v.22 n.44 So Paulo 2002. On line. 3 Idem, Ibidem. 4 RICOEUR, Paul. Entre mmoire et histoire. In Projet. Paris: numro 248, p.11, 1996. Apud SILVA, Helenice Rodrigues da. Op. Cit.

Segundo Carlo Ginzburg 5, fazer uma construo historiogrfica em que as fontes principais utilizadas so as memrias, onde o que foi vivido nem sempre nos narrado de uma maneira linear e clara, normalmente cheia de elementos soltos, no uma das tarefas mais simples a se seguir, mas algo que no pode ser desconsiderado. Podemos verificar seu ponto de vista no trecho a seguir:

O fato de uma fonte no ser objetiva (mas nem mesmo um inventrio objetivo) no significa que seja inutilizvel. (...) Mesmo uma documentao exgua, dispersa e renitente pode, portanto, ser aproveitada. 6

O material com que estamos trabalhando, recolhido e organizado pelo Arquivo Pblico do DF oferece esse desafio. Encontramos ali relatos muito diversos entre si, frutos de experincias e percepes diferentes e s vezes desencontradas, revelando o interesse na valorizao de determinadas aes e personagens, esquecimentos voluntrios e involuntrios, acrscimos feitos a partir de informaes posteriores que interferiram na memria individual, dentre outras questes.

A discusso sobre a validade ou no do testemunho oral para a histria foi superada a partir do desenvolvimento de metodologias que criaram as condies para sua utilizao. Essa metodologia foi desenvolvida a partir de reflexes sobre a memria, a oralidade e a histria. preciso controlar desde a produo das entrevistas, at sua utilizao.

Para termos acesso s lembranas de algum que possa nos dar indcios do passado necessrio que recorramos oralidade dessas lembranas; o que chamamos de Histria Oral. Conforme Antnio Torres Montenegro 7, partindo do pressuposto de que todas as pessoas idosas so narradoras e/ou contadoras de
5

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idias de um moleiro perseguido pela Inquisio. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. 6 Idem, Ibidem. p. 20. 7 MONTENEGRO, Antonio Torres. Histria oral e memria: a cultura popular revisitada. 3 edio. So Paulo: Contexto, 1994. p.150.

histria que o trabalho de resgate da memria se baseia, se desenvolve e se constri. Verificamos assim que a Histria Oral permite o registro de testemunhos e o acesso a histrias dentro da Histria e, dessa forma, amplia as possibilidades de interpretao do passado.8 A Histria Oral, de acordo com Verena Alberti9, como metodologia e fonte de pesquisa para produes historiogrficas contemporneas, surgiu em meados do sculo XX, aps a inveno do gravador de fita. Sua matria prima a memria. Seguindo a mesma linha de pensamento de Alberti, podemos perceber que o resgate dessa memria feito, basicamente, atravs de entrevistas realizadas com indivduos que fizeram parte ou testemunharam algum evento do passado. Geralmente essa

memria pode ser estimulada pelo entrevistador/pesquisador para que seu entrevistado reviva e repasse suas lembranas. Portanto papel do entrevistador fazer vir tona as lembranas que para ele compem o foco de sua pesquisa, mas a fala do entrevistado deve ser absolutamente respeitada.10 O ideal que antes de se comear uma entrevista, para a obteno dos dados, que serviro como base para a construo de um trabalho em Histria Oral, seja feito um esclarecimento que deixe explcito para o entrevistado o por que, o para que e o para quem ser feito o registro se suas memrias. De certa forma, essa uma maneira de se garantir a seriedade e a lisura do trabalho. Mas vale lembrar: cabe ao pesquisador procurar conhecer ao mximo a histria em que a memria [...] foi construda.11

Pollack nos lembra que o trabalho com memria algo delicado, que necessita de uma metodologia prpria12, pois em se tratando de

... diversas pesquisas de histria oral, que utilizam entrevistas, sobretudo entrevistas de histria de vida, bvio que o que se recolhe so memrias individuais, ou, se for o caso de entrevistas em grupo,
8

ALBERTI, Verena. Fontes orais: Histrias dentro da Histria. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org). Fontes histricas. So Paulo: Contexto, 2005. 9 Idem, Ibidem. 10 MONTENEGRO, Antonio Torres. Op. Cit. p.150. 11 Idem, Ibidem. p. 150. 12 POLLAK, Michael. Memria e identidade social. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212.

memrias mais coletivas, e o problema a saber como interpretar esse material. 13

Sobre a utilizao dessas fontes orais a autora de nome e trabalhos reconhecidos, Ecla Bosi,14 em seu trabalho Memria e sociedade, tambm reflete a preocupao com a veracidade do que era relatado pelo narrador. Ela considera que essas fontes provocam problemas menores do que os lapsos e omisses produzidos pela histria oficial, pois, o reconhecimento de que a memria falha, fragmentada, lacunar e seletiva, no sendo possvel recordar e rememorar algo tal e qual ocorreu leva adoo de metodologia capaz de minimizar esses problemas. Ela nos diz que tambm a histria fundada sobre documentos oficiais expe apenas mais uma verso do acontecido e pode ser desmentida ou revisitada por outros autores que desenvolvam outros pontos de vista. Com a memria no diferente. comum que os entrevistados, nos casos da construo da memria coletiva, complementem as lembranas uns dos outros permitindo uma certa confiabilidade e amplitude. O registro de memrias feito pelo Arquivo Pblico do DF, permite esse tipo de trabalho por se beneficiar de um bom nmero de entrevistas dentro de cada um dos projetos de histria oral implementados.

Outra preocupao que surge ao utilizar a memria como fonte para a histria a validade de depoimentos individuais para a anlise de determinado fenmeno social. Pollak enftico ao afirmar que a priori, a memria parece ser um fenmeno individual, algo relativamente ntimo, prprio da pessoa
15

mas que possui

uma dimenso social. Concorda com o pensamento de Maurice Halbwachs, que nos anos 20-30 do sculo passado j afirmava que a memria tambm um fenmeno social e coletivo, construdo e submetido a flutuaes, transformaes e mudanas constantes. Mesmo com todas as flutuaes e mudanas, na maior parte das memrias existem pontos que no variam ou mudam. Para ele, quando em uma entrevista muito

13 14

Idem, Ibidem. p. 01. BOSI, Ecla. Memria e sociedade: lembranas de velhos. 3 edio, So Paulo: Companhia das Letras, 1994. 15 POLLAK, Michael. Op. Cit.

longa o entrevistado volta sempre a um mesmo ponto, a que reside o elemento invarivel da memria, o que tanto pode ser uma data ou um fato.
como se, numa histria de vida individual mas isso acontece igualmente em memrias construdas coletivamente houvesse elementos irredutveis, em que o trabalho de solidificao da memria foi to importante que impossibilitou a ocorrncia de mudanas. Em certo sentido, determinado nmero de elementos tornam-se realidade, passam a fazer parte da prpria essncia da pessoa, muito embora outros tantos acontecimentos e fatos possam se modificarem em funo dos interlocutores, ou em funo do movimento da fala.16

Com freqncia, surgem, nas memrias dos candangos, relatos de acontecimentos dos quais o entrevistado no participou diretamente. Sobre isso Pollak ressalta que so os elementos constitutivos da memria, seja ela individual ou coletiva, tanto os acontecimentos vividos pessoalmente quanto aqueles vividos por tabela. Esses ltimos so constitudos por aqueles que foram vividos pela coletividade, pelo grupo ao qual o indivduo pertencia. Mesmo que a pessoa no tenha participado desses acontecimentos, em seu imaginrio eles se consolidam, de forma que, ao final, ser difcil que o indivduo distinga se participou ou no, podendo ocorrer o fenmeno da memria quase que herdada. Ele continua refletindo que, alm dos acontecimentos, o que devemos focar, tambm, como sendo de grande importncia que a memria constituda por pessoas, personagens,
17

e so as pessoas, ou personagens, que vo

construir, com suas lembranas de acontecimentos vividos ativamente ou por tabela, as memrias para todo e qualquer estudo que pretenda ter esse material como base de pesquisa.

O tema abordado, ligado s experincias de vida dos candangos, exige ainda uma reflexo sobre os lugares de memria. Para Pollak, os lugares merecem destaque num estudo sobre memria, sendo tambm um de seus elementos constitutivos. Para ele existem lugares de memria, lugares particularmente ligados a uma lembrana
16 17

18

que fazem com que o indivduo reviva mais facilmente algum

Idem, Ibidem. p. 02. Idem, Ibidem. p.02. 18 Idem, Ibidem. p. 03.

acontecimento do passado. Com a ajuda dos lugares de memria mais fcil fazer sua organizao. Como vimos, a memria seletiva, nem tudo fica registrado, e o que fica pode no estar em uma ordem cronolgica. Sendo assim, os lugares de memria

podem contribuir para a ordenao das lembranas dos acontecimentos de forma de tudo fique um pouco mais lgico e mais compreensvel, que as ligaes entre os acontecimentos apaream e que estes comecem a se mostrar de forma mais clara ao pesquisador.

Essa anlise sobre as condies de utilizao da memria se faz necessria para a construo deste trabalho, onde a matria principal so as lembranas dos candangos sobre suas vidas no ambiente da edificao da nova capital no perodo j destacado. No intuito de recompor, ou de aproximar da realidade cotidiana das pessoas pioneiras, que se lanaram ao desafio de ir para um lugar totalmente novo, com objetivo de trabalhar nas obras da nova capital federal e, assim, buscar uma forma de melhorar suas vidas, utilizaremos os recursos da oralidade para tentar compreender melhor esse passado que nos propusemos a estudar.

A vida social e cotidiana o lugar onde cada um desenvolve seu papel como constituinte da sociedade e so os papis dos candangos que buscamos ressaltar na histria da cidade que estava sendo erguida. No trabalho de construo de memria vemos que Braslia tem certa particularidade. Como diz Brasilmar Ferreira Nunes,

Braslia foi construda para uma camada social mdia de funcionrios pblicos e traz na sua imagem esta marca indestrutvel: a de capital do pas. Mas o fato que, sem um lugar, sem histria, as coisas se passam como se tivssemos que viver nossa histria (nossos papis) sem um enredo prvio, como se tivssemos que escrev-lo no dia-a-dia de nossa existncia. A memria produtora de certo nvel da identidade, (...) se estende para ncleos familiares, de vizinhana e mesmo ncleos fonte de conflitos. 19

19

NUNES, Brasilmar Ferreira. (Prefcio) In: RIBEIRO, Sandra Bernardes. Braslia: memria, cidadania e gesto do patrimnio cultural. p.18. On Line.

Numa cidade pensada para um pblico alvo preestabelecido, onde os operrios envolvidos em sua construo passaram, posteriormente, a fazer parte da populao pertencente a esta cidade, importante resgatar a insero desse segmento populacional na histria memorial da nova localidade. pensando no cotidiano deste grupo que faremos o resgate da memria, pois

no cotidiano, portanto, que se inscreve a cultura, como um sistema de saberes (dos saberes complexos ao senso comum), lugar onde tudo pode ser reconhecido, como desejvel ou no, para as realizaes da vida diria. A confirmao de uma viso ideolgica da realidade, o gosto artstico, a crena religiosa, os hbitos do dia-a-dia, as possibilidades das relaes familiares, com os amigos ou com estranhos, em tudo os saberes prvios do cotidiano nos orienta sobre como agir, o que evitar, aceitar, questionar. 20

Sendo assim, no podemos nos furtar a ouvir e contar o que esse povo tinha e tem a dizer. a vez de ouvirmos e contarmos a histria vista de baixo, vista pelos olhos dos candangos que se revezavam vinte e quatro horas por dia para fazer da edificao da nova capital um marco histrico.

20

JUNIOR, Deusdedith. Territrio cotidiano. PAD: estudos em filosofia, raa, gnero e direitos humanos. Braslia, UniCEUB, FACJS, Vol.1, n.1, 2006. p. 3. On Line.

2 Os candangos 2.1 Desbravando o cerrado

A histria do Brasil, como de toda a humanidade, composta por momentos de abundncia e prosperidade intercalados com momentos de crise. Nos anos de 1950 o pas comeava a fazer a transposio de uma fase difcil para uma fase de progresso. Foi neste perodo que o pas realmente comeou a abandonar suas razes agrrias para entrar de vez na modernizao. neste contexto que teremos a migrao do homem do campo para os grandes centros urbanos causando um inchao nas cidades de pessoas sem qualificao profissional. Disputar vagas com profissionais qualificados se mostrava uma opo mais alentadora que continuar nos campos sem perspectivas de uma vida melhor. Em 1956, durante o que ficou conhecido por os anos dourados, por ser uma poca de grandes avanos, onde o capital estrangeiro comeou a fazer parte do cenrio econmico nacional, surge uma notcia alvissareira: a construo de uma nova cidade, cidade esta que seria a futura capital do Brasil. A nova capital seria construda seguindo um plano nacional antigo j que o projeto de transferncia da capital, do litoral para o interior do Brasil, est presente praticamente desde o incio da colonizao, no s para resguardar o poder de uma invaso, como para levar o desenvolvimento a outras regies do pas.21 A notcia foi bem recebida por muitos, principalmente por aqueles que esperavam a to sonhada oportunidade de mudar de vida, como Clementino Cndido que relatou o seguinte em uma entrevista: Braslia significou melhorar muito minhas condies de vida. Nem s a minha, h muitos... h muitos.22 Com este relato podemos verificar que o depoente deixa explcito que a construo da nova capital foi benfica no somente para sua vida, mas para a vida de muitas outras pessoas.

21 22

Biblioteca IBGE. Disponvel em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/brasilia/brasilia.pdf> CNDIDO, Clementino. Depoimento Programa de Histria Oral do Arquivo Pblico do Distrito Federal. Apud LIMA, Rodrigo Mendes de. Violncia: o lado oculto da epopia da construo de Braslia. Monografia; Braslia, 2008. p. 9

Ao saberem sobre a grande obra que surgia muitos homens (e mulheres, como veremos no terceiro captulo) tomaram a deciso de rumar para o Planalto Central para participar da empreitada. As notcias soavam como o anunciar de um novo eldorado, onde quem quisesse trabalhar poderia mudar de vida. Mas a realidade encontrada pelos que aqui chegaram no tinha o tom amarelo do ouro, mas sim o tom vermelho do cerrado goiano. O trecho a seguir faz uma boa ilustrao deste cenrio.

No incio da construo os boatos de facilidades, oportunidades, dinheiro em abundncia na cidade percorreram todos os cantos do Brasil. Assim, vidos por mudana, milhares de joos, marias e joss, trabalhadores vindos de todas as partes principalmente do nordeste embarcavam para um sonho. Chegavam aos milhares, habitavam alojamentos lotados, sujos, insalubres, com alimentao precria. No existiam para aqueles trabalhadores condies mnimas de segurana e higiene.23

Contradizendo o iderio de eldorado, Antnio Macrio da Silva, em matria do Correio Braziliense, relembra bem como era o ambiente da poca. Ele conta que desembarcou em Braslia pela primeira vez em 9 de dezembro de 1956 e que aqui no tinha nada. Era s mato, poeira, caminho, trator e peo. 24 Muito dessa expectativa se deveu ao fato de que as notcias sobre a construo da nova capital foram propagadas de forma que o feito seria algo muito alm da obra para a transferncia da capital, mas como a construo de um local mgico onde todos os problemas encontrariam fcil soluo.25

A grande maioria que veio para a obra era formada de pessoas sem preparao profissional e que colaboraria prestando servios braais, que

dependessem mais de fora bruta que de habilidade. Porm, no filme-documentrio Conterrneos Velhos de Guerra vemos um depoente contar que era bem comum os
23

TOLEDO, Simone Rocha. Conterrneos Velhos de Guerra, uma homenagem a todos os trabalhadores. Disponvel em: <http://www.siemaco.com.br/memoria/conterraneos.pdf> (acessado em 26.10.2009) 24 SILVA, Antonio Macrio. Apud ALVES, Renato. 1959, o ano em que Braslia no parou. Correio Braziliense. Disponvel em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/10/19/cidades,i=149129/1959+O+ANO+EM+Q UE+BRASILIA+NAO+PAROU.shtml> (acessado em 27.10. 2009) 25 RODRIGUES, Georgete Medleg. Ideologia, propaganda e imaginrio social na construo de Braslia. Apud LIMA, Rodrigo Mendes de. Op. Cit. p. 09.

trabalhadores tentarem simular uma profisso para buscar uma colocao de emprego um pouco melhor. Ele relata que

o pessoal pegava mais quem era carpinteiro. Ento o pessoal chegava a no Ncleo Bandeirante, que era a Cidade Livre, comprava boas ferramenta (sic)... s vezes quem era alfaiate, quem era... trabalhava na enxada... e pegava e dizia que era carpinteiro... Mais voc carpinteiro? Deixa eu ver suas ferramenta a (sic). E o cara apresentava as ferramenta (sic) tudo nova. No meu caso, quando eu cheguei, eu falei: eu sou marceneiro. A eu apresentei minhas ferramenta velha (sic). A eles disse (sic): esse aqui marceneiro mesmo, porque as ferramenta (sic) do homem velha.26

Esse engodo que muitos empreendiam pode ser traduzido na vontade de conseguir o to alardeado dinheiro fcil de uma forma mais fcil ainda, mas forjar uma qualificao profissional para poder assumir um trabalho melhor e receber mais por isso, como vimos, nem sempre dava certo. Mas certo que para aqueles que tinham um pouco mais de qualificao profissional e se empenhavam nas longas e extenuantes jornadas de trabalho, com muitas horas extras, recebiam a compensao financeira merecida. Um desses candangos era o eletricista Raul Faustino de Oliveira, que chegou construo de Braslia em 17 de abril de 1957. Ele mesmo conta que veio para a construo da nova capital por que

diziam que aqui era bom pra trabalhar, pra ganhar dinheiro, ento eu vim. No tenho do que me queixar; me dei bem, me dei muito bem, todo mundo me tratou muito bem. Trabalhei muito, mas s vezes a gente recebia pagamento, recebia gratificao, no sei como vinha 2 mil, 3 mil, 4mil no pagamento. Eu ficava bobo.27

Num ambiente diferente do habitual, num cerrado sem fim, cheio de boas promessas, o anseio de emprego, estabilidade e segurana de muitos fazia com que os truques como o j mostrado fossem algo de somenos importncia para alcanar seus objetivos. Mas para outros tantos, como o eletricista Raul, lanarem-se em jornadas de
26

Depoimento Apud CARVALHO, Vladimir. Conterrneos Velhos de Guerra. Documentrio. Braslia, 1991. 27 OLIVEIRA, Raul Faustino. Apud FREITAS, Conceio. O Eletricista que trouxe a luz ao cerrado. Correio Braziliense, Braslia, 1 de nov. 2009. Caderno Cidades. p. 33.

trabalhos desumanas, com turnos que variavam algo em torno de quatorze a dezesseis horas de trabalhos era a nica maneira de conquistar e no se decepcionar com seu sonho; o sonho de vir para a capital da esperana e fazer a vida conforme as notcias apregoavam.

2.2 A vida dos candangos na Cidade Livre Segundo o dicionrio Houaiss da lngua portuguesa, o termo candango era utilizado pelos africanos para denominar os portugueses. Tambm era utilizado para classificar indivduos desprezveis e abjetos, indivduos destitudos de bom gosto, mas o sentido que sempre nos vem mente aquele que designa cada um dos operrios que trabalharam nas grandes construes de Braslia, geralmente oriundos do Nordeste.28 Mas, alm do nome candango, outro termo tambm ficou marcado para alguns operrios: era o piotrio. Um candango pioneiro assim esclarece o significado da palavra: o que que piotrio? o pioneiro otrio que trabalha pros outros at hoje. 29 Como os operrios que aqui chegavam tinham o sonho de ganhar muito dinheiro e fazer a vida, ter autonomia, quando no conseguiam eram rotulados por este termo um tanto quanto pejorativo.

Operrios vindos dos quatro cantos do Brasil faziam seu primeiro contato com a futura capital do pas a partir da Cidade Livre, o que hoje conhecemos por Ncleo Bandeirante. Contudo, segundo Maria Maura Figueiredo,

naquele tempo, a cidade era s barraco, favela, poeira, lama, cho batido. A vida era difcil, nesse sentido, mas tinha l suas vantagens. Tanto assim que durante o seu mandato presidencial, Juscelino Kubitschek passou grande parte desse tempo aqui no Ncleo Bandeirante.30
28 29

HOUAISS, Antnio. VILLAR, Mauro de Salles. Op. Cit. SILVA, Delcides Abadia. Depoimento - Programa de Histria Oral. Braslia, Arquivo Pblico do Distrito Federal, 1990. 30 FIGUEIREDO, Maria Maura. Apud SANTOS, Eustquio. MORAIS, Menezes. PANTOJA, Terezinha. Audcia, Perseverana e f. A Epopia do Ncleo Bandeirante. Gama-DF: Carcar Editora e Produo Cultural, 1994. p.61.

O nome Cidade Livre veio do fato de que, durante o perodo de 1956 a 1960, ou seja, enquanto durou a construo de Braslia, os habitantes da cidade no teriam quaisquer obrigaes com o Estado, como o pagamento de impostos.31 Foi a forma que o governo encontrou para estimular a vinda de quem quisesse se estabelecer por um curto espao de tempo num lugar que estava programado para deixar de existir aps a inaugurao da nova capital. Pioneiros que tinham uma condio financeira melhor aceitaram o convite e montaram seus negcios na Cidade Livre. A clientela era boa, j que as pessoas que trabalhavam em todas as obras da futura Braslia tinham que se abastecer nos comrcios por eles montados, mesmo com as mercadorias tendo preos elevados, pois, como diz Edson Be at a caixa de fsforos era vendida pela hora da morte.32 Somente em algumas poucas ocasies que se ia cidade mais prxima, no caso Luzinia, ou at mesmo Goinia, para comprar algo que faltava no comrcio local. Luciano Pereira, candango que chegou na Cidade Livre em 1956, conta s vezes ia de jipe a Luzinia buscar os vveres bsicos, bem como a boa e velha cachaa, mas se precisasse dum po, uma alface, um tomate, tinha que ter um avio aqui pra trazer de Goinia.33 Assim, a Cidade Livre exercia todas as funes como centro polarizador de toda a comunidade trabalhadora nas obras da nova capital brasileira.34 At a pouca diverso disponvel era encontrada na Cidade Livre, que possua dois cinemas, o Cine Bandeirante, onde s passava filme de faroeste norte-americano, e o Cine Braslia, com obras de temas variados.35 Aps extenuantes jornadas de trabalho muitos operrios para l se dirigiam em busca de entretenimento. Mas certo que muitos outros iam buscar diferente tipo de diverso; ento se encaminhavam para o setor de prostituio, que tambm funcionava na Cidade Livre, a fim de aliviar o cansao do corpo
31 32

Idem, Ibidem. p.22. LUIZ, Edson Be. Expresso Braslia a histria contada pelos candangos. Braslia: LGE Editora, 2006. p.35. 33 PEREIRA, Luciano. Depoimento - Programa de Histria Oral. Braslia, Arquivo Pblico do Distrito Federal, 1990. 34 VASCONCELOS, Adirson. As cidades satlites de Braslia. Braslia: Grfica do Senado Federal, 1988. p. 101. 35 ALVES, Renato. Braslia 50 anos: Memrias da construo. Correio Braziliense. Disponvel em: <http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=6419> (acessado em 02.11.2009)

alquebrado pelo trabalho rduo e por longos dias de solido, sem companhia feminina. Alis, a solido era uma constante na vida de muitos candangos, tanto homens quanto mulheres, que apesar de estarem em meio a um mar de gente se sentiam solitrios. Carlinhos Alves Rodrigues36 foi um dos que padeceram desse mal. Vindo de Uberlndia, Minas Gerais, em janeiro de 1957, quando contava apenas 14 anos, teve que dormir embaixo de tbuas, isso no perodo de chuvas. Ele conta que chorou muito, com vontade de voltar para casa onde deixou seus irmos, mas no podia. O remdio era dominar a saudade e tentar seguir adiante, ganhar dinheiro para ajudar a famlia.

Alm do comrcio e dos cinemas era na Cidade Livre que funcionava o nico hospital da poca, o HJKO, ou seja, Hospital Juscelino Kubistchek de Oliveira, mantido pelo rgo de assistncia mdico-hospitalar do IAPI, Instituto de

Aposentadorias e Penses dos Industririos. Hoje a estrutura de madeira do que foi o primeiro hospital da futura capital abriga o Museu Vivo da Memria Candanga. Era para o HJKO que eram encaminhados os casos tratveis pelos mdicos locais. Segundo o ex-diretor do HJKO, o Dr. Edson Porto37, os casos mais srios eram encaminhados para serem tratados em Goinia. Era o caso das picadas de cobra, que tinha uma incidncia elevada. Em 1960, o jornal Tribuna da Imprensa38 escreveu que Braslia j tinha produto de exportao: cobras. Para esses casos graves, como os de picadas de cobra, a direo da Novacap, Companhia Urbanizadora da Nova Capital, deixava um avio disposio para o transporte dos pacientes.

O prprio Dr. Edson conta que, logo no incio, os casos mais comuns eram os de diarria. Ou por conta da gua sem tratamento ou por conta da proliferao das moscas, o fato que quase todos os candangos padeceram desse mal. Com o passar dos dias, e com o andar das obras, os casos que mais demandavam cuidados mdicos eram os acidentes de trabalho, sobrecarregando a setor de ortopedia. Segundo ele, passou a ser muito freqente os pacientes com a mo machucada; as marteladas no
36

RODRIGUES, Carlinhos Alves. Apud FIGUEIREDO, Maria Maura. SANTOS, Eustquio. MORAIS, Menezes. PANTOJA, Terezinha. Op. Cit. p. 56. 37 PORTO, Edson. Depoimento - Programa de Histria Oral. Braslia, Arquivo Pblico do Distrito Federal, 1989. 38 Fonte: Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, 1 abr. 1960. Pgina de Minas. p. 07.

dedo. Ele explica que isso se devia ao fato de que a quantidade de carpinteiro e auxiliares de carpinteiro era muito grande, haja vista que as construes iniciais, como os alojamentos, eram todas de madeira. Ainda vale lembrar que muitos desses

trabalhadores no tinham qualificao para o trabalho que desempenhavam, o que contribua, juntamente com a falta de segurana, para os acidentes de trabalho. Acidentes com mquinas pesadas comearam a surgir em seguida.

Ainda em relao epidemia de diarria, o Dr. Edson, em sua entrevista ao Arquivo Pblico do Distrito Federal, conta um caso que chama de histrico e que achamos por bem retratar neste trabalho. o caso de um cozinheiro italiano que resolveu por conta prpria contribuir para o controle dos desarranjos intestinais de sua clientela. De fato o caso interessante, como podemos verificar no relato a seguir.
Ocorre que ento, que o Saps, j tinha seu restaurante funcionando a, pra dar atendimento. Esse Saps, se no me falha a memria, era o qu, hein? Era Servio de Alimentao da Previdncia Social. Ento esse Saps, ele arrendou um restaurante que ele fez para um... o Vitor, italiano. O Vitor italiano. E esse Vitor tinha um restaurante ento na Cidade Livre. Como era um bom cozinheiro, foi arrendado a ele, arrendado maneira de dizer, porque ele passou a ser mais era um empregado, ganhava pra tomar conta, administrar a cozinha ento do Saps. Ora, esse cidado, um belo dia, chega perto de mim e pergunta qual o tratamento que eu fazia pra essas diarrias que estavam aparecendo a. Eu peguei e comentei com ele, qual era o tratamento, naquele bate-boca, naquela poca em que se tinha a a reuniozinha da tarde da turma. E falei pra ele ento, que ns dvamos o medicamento que era o Enterovioform. E pra pedir isso de Goinia que vinha aquilo ali e tal. Ocorre que inclusive, a curiosidade foi tal, que ele at me pediu at a dosagem, isso que me chamou ateno. Ocorre um fato ento interessante, porque o meu estoque desse medicamento, que at hoje ainda t suspensa a sua fabricao, ento podemos dizer dele que era o Enterovioform, que no tamos fazendo propaganda, e que resolvia realmente. Acaba meu estoque, e eu vou a Luzinia, procurar o medicamento. Simplesmente no encontro nenhum comprimido na cidade, e fui informado que um cidado aqui de Braslia tinha comprado todo o estoque. E por coincidncia tambm, a diarria tinha diminudo consideravelmente. Pois esse Vitor simplesmente, o estoque que comprou colocava no feijo. Agora, eu lhe pergunto, esse foi ou no foi o primeiro sanitarista que ns tivemos aqui em Braslia? Isso no piada viu? Por incrvel que parea. Mas um fato realmente interessantssimo. Agora, eu achei interessante, porque depois eu chamei o indivduo responsabilidade, ele entregou e disse: "No doutor, eu contei a dosagem, eu fiz os clculos direitinho dos

comprimido pela quantidade, de quantas pessoas ia comer." E realmente, no observamos nenhum caso de intoxicao. E que melhorou consideravelmente, isso no resta dvida, isso vale registrar.39

Como pudemos verificar a vida cotidiana dos candangos era o retrato da poca: a segurana do trabalho era quase nenhuma, a exposio aos acidentes era constante e os males da sade uma penitncia para os que vieram participar da epopia que foi a construo de Braslia. A saudade do torro natal e da famlia era outro mal a ser dominado, derrotado, pois o objetivo de melhorar de vida no deveria ser esquecido. Em seu livro, onde conta como participou da construo da nova capital, Manuel Mendes expe que muitos no sabiam ler e para muitos deles escrevemos cartas ou lemos cartas recebidas, dando notcias do compadre, das chuvas, da lavoura ou da ltima ninhada de bacurins.40

39

40

Idem, Ibidem. MENDES, Manuel. Meu testemunho de Braslia. Braslia: Horizonte, 1979. p. 100.

3 - Mulheres e Braslia

3.1 A presena feminina na construo da nova capital

Sa de Pernambuco com trs cruzeiros no bolso. Peguei pau-de-arara. A viagem durou 12 dias e 12 noites. Quando cheguei s tinha barraco, lama e incndio em 58. As pessoas andavam de galocha porque chovia muito.41

Este relato de Ester Azevedo mostra que em meio ao esprito aventureiro dos homens o mpeto de coragem tambm tomou conta de muitas mulheres, dispostas a vir fazer parte na construo de Braslia. Ela ainda conta que ao vir para a futura capital deixou seus trs filhos em Pernambuco para serem buscados no ano seguinte. Mulheres como Ester foram chamadas por Affonso Heliodoro de mulheres corajosas, desprendidas e hericas, que aqui vieram enfrentar os primeiros dias do surgimento da maior obra de Juscelino Kubitschek.42 Mas tambm certo tambm que muitas vieram porque j no tinham mais nada em sua terra, como D. Raimunda, que veio com o marido e os filhos, em 1959, empurrados pela seca que destruiu a plantao de canade-acar da famlia.43

Em um ambiente predominantemente masculino as mulheres pioneiras tambm vieram enfrentar as vicissitudes de um lugar diferente, extremamente quente e poeirento no perodo de seca e deveras enlameado na poca das chuvas. Um lugar onde, na maioria das vezes, o conforto era apenas uma lembrana de outros tempos. Mesmo quem veio ainda em perodo nupcial teve que abdicar de seus devaneios de recm-casada para aportar com os dois ps na terra vermelha da realidade. o que nos mostra Deulza Maria44, que ao chegar aqui em 1957, vinda do Rio de Janeiro, teve uma experincia um tanto quanto inusitada. Ela conta que em uma noite precisou sair
41

AZEVEDO, Ester Barbosa. Apud SILVA, Daniele Souza e. Correio Braziliense. Disponvel em: <http://www2.correioweb.com.br/hotsites/bsb40anos/13042000/1304.htm> (acessado em 07.09.2009) 42 SANTOS, Affonso Heliodoro. In: BARNEY, Elvira. Mulheres pioneiras de Braslia. Braslia: Thesaurus Editora, 2001. p. 15 43 TEOBALDO, Raimunda Valrio. Apud SILVA, Daniele Souza e. Op. Cit. 44 TOSTES, Deulza Maria da Silva. In: BARNEY, Elvira. Op. Cit. p. 78-79

correndo vestida apenas com a camisola sexy e transparente da lua-de-mel para pegar gua no intuito de apagar o fogo que comeou na sala com o lampio a gs, que era a fonte de iluminao da poca. Enquanto isso, seu marido foi correndo at o vizinho buscar uma mangueira antes que o estrago fosse maior. Conta tambm que teve que criar intimidade com o ferro de passar roupas, que era a brasa, uma novidade para ela que s os conhecia de v-los em filmes, e se adaptar a uma casa sem portas e sem janelas. Mas, mesmo assim, se considera uma privilegiada por ter participado da fase inicial da cidade nova.

muito interessante quando ficamos sabendo de casos de famlias que vieram para o Eldorado brasileiro por insistncias das mulheres, no dos homens. Mulheres como Philomena Mazzola, paulista de Ribeiro Preto e de descendncia italiana, que convenceu ao seu marido a vir com toda a famlia para a nova capital. Em seu depoimento para o Programa de Histria Oral do Arquivo Pblico do Distrito Federal, em 1988, Philomena deixou registrada sua memria para que hoje pudssemos saber um pouco mais sobre essas mulheres corajosas que fizeram parte da construo da histria cotidiana da futura capital.
Olha, quem veio primeiro fui eu. Porque meu marido falou assim: "Se voc for, gostar, ns estamos l." Ele no era contrrio a mim. Porque ele achava que eu tinha mais coisa, eu tinha mais noo. No sei. Ele perguntava: ", Mena..." Que ele me chamava de Mena. " Mena, voc vai, se voc gostar, ns vamos." A eu vim, n?45

Assim, verificamos que a construo da nova capital federal era atrativa tanto para os homens quanto para as mulheres, e que mulheres como Philomena cederam ao apelo de vir para um lugar que j nascia com o rtulo de cidade promissora.

Naquela poca, se compararmos com a modernidade dos dias atuais, tudo era muito mais difcil, mas Philomena conta sua trajetria, a partir de Anpolis, como sendo uma boa aventura.
45

MAZZOLA, Philomena Leporoni. Depoimento - Programa de Histria Oral. Braslia, Arquivo Pblico do Distrito Federal, 1988. 25 p.

E eu peguei uma jardineira e vim aqui e arrumei um lote com aquele... no lembro quem era. Mas dava lotes para as pessoas. (...) Eu cheguei l, eles me deram um papelzinho, e meu lote era 42. Assim a gente andava a p, no dava nada, no tinha condies de nada, era a p para l e a p para c. Tinha uma pensozinha l no fim... Uns goianos que fizeram. Menina, quando eu cheguei no tinha lugar para dormir e eu falei para mulher: "nem que for no canto da tua cama, porque eu no vou dormir pra rua." Falei assim: "C olha bem pra minha cara, que eu no sou desse povo!" A ela arrumou l na cama do menino dela, e eu dormi. Estava to cansada que no podia nem... Cedinho eu pulei da cama e ela me deu caf, a eu fui a p l na... Eles me deram um papel e fui embora. Chego l, falei para o meu marido: "Adorei! Gostei! L vai ser muito bom, l vai ser a capital." E sempre eles... falavam nos jornais, nas revistas, e eu falei assim: "Melhor a gente ir l atrs, " Eu trouxe s, roupas, panela, porque a panela precisa, n? Quando chegou... ns passamos em Anpolis, eu e meu marido. E ns compramos material para fazer o barraco. (...) Nossos filhos eram todos grandes, casados. E a gente queria... aventura. Pensa que s moo que faz aventura? A gente... maduro, tambm fazia umas aventuras. 46

Este relato de Philomena Mazzola nos mostra a iniciativa de uma mulher que veio conhecer o lugar para depois voltar e contar para o marido como estavam o andamento das obras, as condies de vida e moradia. Uma mulher que tomou a rdea do destino e que trouxe toda sua famlia para o Planalto Central.
E assim que a gente veio. E a gente tinha uma vida muito boa. Os filhos da gente foi bem criado (sic). No igual hoje, que as crianas ficam a jogada (sic). Eu trabalhava, ele trabalhava, e a gente dava conta das crianas, direitinho. E no estou arrependida, se Deus quiser vou deixar os ossos aqui.47

Philomena ainda conta que, quando a famlia chegou Cidade Livre, em janeiro de 1957, os barracos estavam sendo construdos. Foi em um desses barracos, erguido por ela e seu marido, que foi morar com a sua famlia. As dificuldades encontradas no foram esquecidas em seu relato, como ter que se levantar bem cedo para pegar gua no crrego Vicente Pires e guardar em vasilhas para depois ser consumida por todos da famlia. As roupas eram lavadas por ela diretamente no crrego, como faziam as outras mes na poca. Embora o grande trabalho que a labuta
46 47

Idem, Ibidem. Idem, Ibidem.

domstica trazia, ela afirma: mas eu achava bom! E a gente ia no rio lavar roupa, at ento eu nunca tinha entrado em rio nenhum para lavar roupa. Lavava, porque no ia deixar suja, n?

Alis, a gua era, como ainda , um elemento muito importante para as famlias que chegavam no cerrado vermelho. Mostra dessa importncia o exemplo que Else Pereira Heine traz:
Minha famlia veio (de Salvador-BA) num caminho que meu pai havia comprado e gastamos 19 dias na estrada at aqui. (...) Quando chegamos em Braslia, no tnhamos onde morar: encostamos o paude-arara (caminho) junto do rio e o meu pai comentou: est bom aqui.Tem gua.48

Ento, portadora de um nimo invejvel, Philomena construiu sua vida na cidade que estava sendo gestada. Radicando-se na Cidade Livre abriu uma lojinha de sapatos, mas aps um ano, com o falecimento de seu marido, o comrcio teve que ser fechado. Seguindo em frente, tornou-se parteira por pura vontade de ser til, pois,

apesar de contabilizar 1.800 partos at o dia em que deixou a profisso, no recebia pelo servio que executava. como ela mesma contou em uma entrevista, em 1990, para um jornal local: de todo mundo sabe o que eu recebia? Um obrigado. Era gente pobre, sem nada.49

Assim como ela, muitas outras tiveram que desenvolver uma atividade. Algumas executavam trabalhos que ajudavam na sobrevivncia de suas famlias, como mulheres que forneciam marmitas para os operrios. Mas outras tiveram trabalhos que iriam ajudar na educao das crianas da Cidade Livre. Segundo Ernesto Silva50, este foi o caso de Anahir Pereira Costa, que ministrou as primeiras aulas da nova capital debaixo de uma rvore fundando a primeira escola particular (...) na Cidade Livre. Mas era necessria uma escola para que todos que quisessem pudessem freqentar.
48

HEINE, Else Pereira. Apud SANTOS, Eustquio. MORAIS, Menezes. PANTOJA, Terezinha.Op. Cit. p. 54 49 MAZZOLA, Philomena Leporoni. Apud SILVA, Daniele Souza e. Op. Cit. 50 SILVA, Ernesto. Histria de Braslia: um sonho, uma esperana, uma realidade. 4 edio; Braslia: Linha Grfica Editora, 1999. p. 230

Assim, a Novacap providenciou uma sala de aula, no pavilho da administrao, para os filhos de seus funcionrios e operrios. Desta forma surgiu o Grupo Escolar 1 e com ele veio a necessidade de se contratar professoras. Ainda conforme Ernesto Silva, a seleo das professoras para o Grupo Escolar 1 foi realizada inicialmente entre as esposas e filhas de funcionrios, portadoras de diploma de professor primrio, expedido por escola oficial. Algumas foram selecionadas em Goinia.51 Ele segue contando que de incio eram oito professoras, sendo difcil a escolha da diretora. A soluo encontrada foi um rodzio onde cada professora ficaria na direo da escola por quinze dias. A remunerao dos professores foi fixada levando em conta que a quantia deveria ser um salrio condigno para as mestras, principalmente pelo fato de muitas delas, solteiras, terem vindo de Goinia, afastando-se das famlias, para aqui morarem em alojamentos coletivos de madeira.52

Como vieram as professoras, profissionais da educao, tambm vieram as profissionais de outras reas. Foi assim com Cacilda Rosa Bertoni, a primeira enfermeira, que chegou Cidade Livre em dezembro de 1957 acompanhada de seu marido. Conforme Elvira Barney53, os dois vieram para a cidade nova com o sonho de fazer a vida. Cacilda, mineira de Juiz de Fora, formada na escola Ana Nery de enfermagem, Rio de Janeiro, ps-graduada nos Estados Unidos, veio para a futura capital em licena de trabalho. Aps fazer os contatos necessrios conseguiu um barraco para morar com a famlia. Com sua fixao na Cidade Livre e uma colocao como enfermeira desistiu de retornar e aqui fincou suas razes. Elvira Barney mostra que Cacilda, uma mulher que desde a vinda, na estrada para c, ouvia falar das tragdias e problemas, como os caminhes que caam nas estradas, dentro de buracos, se viu pertencendo ao lugar que hoje chamamos de Braslia. Mesmo tendo que lavar suas roupas brancas, que a profisso exigia, nas guas barrentas do crrego Vicente Pires, assim como nos mostrou Philomena Mazzola, preferiu deixar a segurana da vida e do trabalho que possua para iniciar o sonho fazer a vida no canteiro de obras na futura capital federal.
51 52

Idem, Ibidem. p. 231 Idem, Ibidem. p. 232. 53 BARNEY, Elvira. Op. Cit. p. 64-65.

Elvira diz que, para quem j havia trabalhado no Amazonas, recm-formada, onde era difcil conseguir at o que comer, Cacilda Bertoni se sentia bem na Cidade Livre. Com o passar do tempo ela e sua famlia foram se ajeitando: plantaram um lamo em frente ao barraco, que o identificava como a casa da enfermeira, muito procurada para atendimentos rpidos, e cultivavam a prpria horta. Manter a casa limpa era uma tarefa difcil, pois sempre tinha uma ventania que teimava em trazer toda a sujeira da rua para dentro de casa. Mesmo quando a ocasio era de festa, como foi na inaugurao da capital, ela no descuidava. Ao receber vinte e duas pessoas, que dormiam entre sua casa e um caminho estacionado em sua porta, passou dias a filtrar gua para que a sade de seus hspedes no fosse prejudicada.

E era assim, como quem lutava com o vento dirio, que Cacilda cuidada dos problemas profissionais que iam aparecendo. Ainda conforme Elvira Barney, Cacilda foi quem encontrou a soluo para um grande problema que surgiu certa vez:

Um dia, um candango chega todo entusiasmado, catado de uma escola de enfermagem no interior, para vir trabalhar na capital. Ele salta da carona que transportava mudana, e logo atropelado por outro caminho, quebrando as duas pernas. O mdico no podia fazer nada, pois no tinha fio nem gua oxigenada, o bsico faltava, ao lado de aparelhos sofisticados. Cacilda logo cotizou um dinheirinho entre os presentes e mandou buscar linha e gua oxigenada em Goinia, com maior urgncia, pois o candango corria o risco de gangrena. Foi aquele corre-corre, e salvou-se a vida daquele paciente, graas iniciativa dessa enfermeira.54

Outra pioneira que viveu as agruras dos primeiros anos da nova cidade foi Ana Santana Pereira. Mulher de caminhoneiro, em Minas Gerais, vivia sozinha com os filhos a esperar pela volta de seu marido das longas viagens. A histria desta candanga tambm retratada por Elvira Barney.55 Sua conexo com a futura capital comea em 1957, quando seu marido consegue um emprego fixo, assim estaria em casa todas as noites, e a famlia teria novas oportunidades. Na verdade a proposta de trabalho s
54 55

Idem, Ibidem. p. 66. Idem,Ibidem. p. 38-40.

previa a vinda do marido de Ana, mas ela bateu o p e resolveu que aonde vai a tampa, vai o balaio.56 Deste modo, vieram todos. Ficaram hospedados no nico hotel da Cidade Livre por treze dias, quando conseguiram uma lona e quatro tbuas de madeira para fazerem uma barraca. Durante o primeiro ms, at sair o pagamento, foram ajudados por colegas de trabalho do marido. s vsperas de dar a luz (Ana veio grvida de Minas Gerais) conseguiram um barraco, onde diz que tudo melhorou.
57

Falar de uma parteira, de uma professora, de uma enfermeira e de uma mulher de motorista de caminho foi a maneira que encontramos de mostrar que a nova capital do pas, batizada com um nome feminino, teve a participao das mulheres em sua construo; se no erguendo paredes de prdios e viadutos, prestando outros servios indispensveis ou mesmo cuidando da famlia. Mulheres que acreditaram que aqui estaria a oportunidade de um futuro melhor ou apenas um lugar para se aventurar na vida. Trazer tona algumas dessas histrias, atravs do resgate das memrias de suas personagens, fazer jus s mulheres de fibra, que perseveraram e acreditaram em suas capacidades. A pretenso deste trabalho no retratar todas as experincias das candangas pioneiras, mas mostrar a importncia de se falar da presena feminina na construo da nova capital. 3.2- Mulheres: objetos de lazer

Os homens solteiros de Braslia esto em condies de satisfazerem as exigncias educacionais e econmicas de quaisquer pretendentes femininas. J se vive bem em Braslia. H conforto, modesto sem dvida, mas suficiente para suprir as principais necessidades de gente possuda de boa vontade. Venham, pois, senhoritas! Os candangos de Braslia so bons, so gentis, so educados e futurosos. No deixem passar a boa oportunidade, senhorias, sero bem recebidas. Garantimos.58

56 57

PEREIRA, Ana Santana. Apud BARNEY, Elvira. Op. Cit. p. 39. Idem, Ibidem. p. 40. 58 Dirio de Notcias, de 6 de fevereiro de 1958. Apud CAPUTO, Denise. A saga das candangas invisveis. Documentrio. 2007.

Este trabalho no poderia se furtar tentativa de resgatar o cotidiano de um segmento da populao constituinte da Cidade Livre poca da construo da nova capital: as prostitutas. Se o papel das mulheres na construo de Braslia pouco ressaltado, o das prostitutas quase um tabu. como se fosse algo a ser esquecido, pois seria como uma mcula no grande feito que foi a transferncia da capital federal para o meio do cerrado goiano. J sabido que todos em uma cidade so autores e atores na construo da identidade do lugar; no tratar da vida dessas mulheres seria releg-las ao patamar da marginalidade at mesmo na construo memorial de um povo. Na introduo de seu trabalho Mulher: Pedra Preciosa, Joelma Rodrigues da Silva se posiciona questionadoramente em relao a este assunto: se havia prostitutas porque ao menos como delinqentes elas no haviam sido includas nas memrias e dirios j publicados sobre o perodo?
59

Joelma segue dizendo que a existncia da

prostituio num determinado meio uma produo, uma criao que engendra a figura da prostituta como marginal necessria.60 Ento, seguindo esta afirmao, mesmo vlido questionar sobre a histria das mulheres que desempenhavam o papel de marginal necessria, afinal elas, sua maneira, tambm contriburam para a edificao da nova capital.

Tendo em vista o questionamento e a colocao sobre as prostitutas, expostos por Joelma Rodrigues, podemos inferir que quando as pessoas comeam a perceber que quando as produes historiogrficas, que ainda buscam ressaltar os feitos de grandes nomes, deixam lacunas sobre as memrias da construo de Braslia, que poderemos ter novas produes para buscar responder aos questionamentos suscitados pelos espaos vazios na histria.

Foi com este pensamento em mente que, ao fazermos a leitura dos depoimentos dos candangos, que participaram ativamente da construo da identidade da nova capital, verificamos o quanto era comum as prostitutas da Cidade Livre serem mencionadas nos relatos memoriais dos pesquisados. Essa discrepncia entre a
59

SILVA, Joelma Rodrigues. Mulher: Pedra Preciosa. Prostituio e as relaes de gnero em Braslia 1957/1961. Tese, UnB, 1995. 60 Idem, Ibidem. p. 14

historiografia oficial e as memrias dos candangos atiou nossa curiosidade sobre essas mulheres que tambm so pioneiras de Braslia. Mesmo que a vertente oficial dos acontecimentos as exclua de suas linhas narrativas e queira ocultar suas histrias, de alguma forma elas emergem para nos mostrar de fato que elas existiram e tomaram parte na grande obra do Brasil do final da dcada de 1950. Onde verificamos lacunas deixadas pela historiografia que pretendeu contar toda a epopia da construo da nova capital da Repblica, mas excluiu a parte sobre a participao das prostitutas, foi a que buscamos preench-las a partir das falas das pessoas que depuseram sobre o que vivenciaram no perodo. Sero os prprios candangos que nos ajudaro o compor esse ponto da histria de Braslia; eles, como atores e constituintes da nova cidade, desde sua construo, agora iro contribuir para o resgate da histria das prostitutas da nova capital.

Sendo assim, foi a partir da leitura dos depoimentos dos candangos, que pudemos verificar que no incio da corrida ao Eldorado brasileiro, as mulheres de vida fcil se encontravam nos arredores das obras da nova capital, mais especificamente em Luzinia, cidade goiana localizada a 79 km de Braslia. Ento, at a chegada das mulheres de vida fcil na Cidade Livre, era para l que se encaminhavam os homens a procura de diverso ao lado de uma companhia feminina. Conforme relato do engenheiro Atahualpa Schmitz, responsvel pela vinda de prostitutas para o lazer masculino, a presena de mulheres no imenso canteiro de obras com sua terra vermelha era praticamente nula, tendo em vista que, com o pretexto de que atrapalhariam o andamento da construo, no era permitido que os operrios trouxessem suas mulheres. As que aqui havia eram mes, mulheres e filhas de ocupantes de cargos mais importantes, como os engenheiros, os encarregados, os mdicos... Aos operrios restaria apenas a partilha das mulheres comuns, de vida fcil, trazidas por Atahualpa.

No princpio (1956), em novembro assim, o pessoal reclamava muito. Tinha muita gente a sozinha, ento, no tinha mulher, no tinha coisa nenhuma (...) fui a Luzinia e combinei com Juca da ponte... e tinha (...) um subempreiteiro, chamado Flausino. Eu digo: Flausino, voc sai com teu caminho a, eu pago, voc arruma trs mulheres a. Tem aqui

a Metropolitana, tem a Coenge e tem a Rabello61, ento, uma mulher (...) pra cada companhia, e traz elas a e vamos instalar elas em Luzinia. A eu arrumei l um local em Luzinia, fiz trs casinhas bem feitinhas, com instalao sanitria e tudo, aquele negcio todo. E um belo domingo ns estvamos, (...) porque a gente trabalhava 21 horas por dia direto (...). Ento num belo domingo, (...) de manh cedo, umas 7 e pouco, aparece o caminho l no campo, todo mundo trabalhando, (...) aparece um caminho com o Flausino, um sujeito dirigindo (...) e em cima do caminho vinham trs camas com trs donzelas l de... de penhoar e tudo, em cima do caminho mandando beijo pro pessoal. Atravessaram, mandando beijo pro pessoal, (...) o campo todo e eu fiquei estarrecido porque parou a obra toda, ficou todo mundo olhando. A eu gritava, eu peguei o jipe e sa atrs l (...) do Flausino e emparelhei com ele, eu digo: Flausino manda essa droga, leva tudo l pra Luzinia rpido porque seno ningum trabalha mais hoje aqui. A l foi ele pra Luzinia, instalou (...) o lupanar l em Luzinia (...) Trs mulheres s, (...) Porque elas no queriam vir, n? Elas tinham medo, longe pra burro, um negcio horrvel. Ele foi l (...) pro lado de (...) Uruau, sei l. Mas ao ns... ns fizemos l em Luzinia aquelas trs casinhas com aquelas trs mulheres... e dessas trs casinhas... hoje tem um bairro l em Luzinia, bairro movimentado e ... as noites de Luzinia so l (...) diz que nasceu naquela poca.62

Esse relato, onde um engenheiro trata da encomenda de mulheres para entreter os operrios e assim garantir o bom funcionamento do imenso canteiro de obras, nos faz pensar em um rufianismo oficial. Era como se fosse algo visto como positivo, de utilidade pblica, bem diferente dos servios prestados pelas cafetinas da poca, como veremos mais adiante.

Embora mostrando desacordo com o nmero de mulheres fornecido pelo relato do engenheiro Atahualpa Schmitz, Edson Porto, mdico da poca, esclarece em seu depoimento como eram feitos os contatos com estas mulheres e os possveis problemas de sade advindos dos encontros. Segue um trecho de seu depoimento que melhor pode nos esclarecer como se deu o incio da prostituio feminina na nova capital.

... antes da inaugurao do hospital, eu comecei a ter um problema muito srio que comearam a aumentar tambm, em larga escala, era a blenorragia, a famosa gonorria. Verifiquei que em Luzinia, no incio
61 62

Eram acampamentos de construtoras que participaram das obras da nova capital federal. (grifo nosso) SCHMITZ, Atahualpa. Apud. SILVA, Joelma Rodrigues. Op. Cit. p. 92-93.

tinha apenas quatro mulheres, que a gente chamava de compreensiva, pra entender todo esse problema. Isso no querendo menosprezar a funo delas, que isso sempre tem um cunho social muito importante. Ocorre que, em dois meses dessas quatro mulheres, Luzinia j contava aproximadamente com 40 que vinham de Goinia, de outras localidades mais prximas a, no sentido de aproveitar a poca do ouro, a exploso a, a Marcha para o Oeste a. Porque quando chegava o final de semana, o... Ento quando chegava nesse final de semana, ocorria o seguinte: que o doutor Bessa, que tomava conta do Servio de Pessoal da Novacap, pegava um ou dois caminhes FNM63, daquela poca, e enchia de operrios a, e mandava pra Luzinia, pra descontrair um pouco. Chegava l as suas festinhas e tudo. Ora, tudo d a entender que com essa brincadeira, essa promiscuidade existente l, proliferou consideravelmente a gonorria.64

Vale lembrar que naquela poca cada empreiteira (companhia) empregava cerca de 3.000 operrios: da calcula-se a alta rotatividade de corpos nestas casinhas num canto de Luzinia.65 Mesmo com o acrscimo de mais mulheres para o divertimento dos homens, ou por causa disto, o relato do Dr. Edson sobre a disseminao de doenas venreas tem toda razo de ser. Depois de verificado o ponto de partida, e a dimenso do problema, a soluo foi executada no que o Dr. Edson chama de passagem muito interessante.
E eu preocupado com aquilo, procurei ento o doutor Jairo66: "Doutor Jairo, t acontecendo isso, isso, assim, assim, assim e assim." Como aquilo era funo, ento, da Novacap, ele juntamente com o doutor Joo da Mota Leo, que era do Departamento Nacional de Endemias Rurais, eles foram, eu tambm fui nessa viagem, inclusive Luzinia, e fizemos um levantamento, um fichamento, vamos dizer assim, daquelas mulheres. Ns conseguimos fichar 36 mulheres. E dentro dessas 36, ns constatamos ento, com material colhido e tudo, mais de 20 contaminadas com a blenorragia. Bom, ento ns montamos um esquema pra tratar essas mulheres. Ns j sabamos disso, ns levamos ento o famoso Benzetacil. Benzetacil nessa dose a de seus 300, 600 mil unidades, significa aquele 2 milhes e 400, dose pra leo. Bom, ento que que ns fizemos? Com a finalidade profiltica, ns aplicamos uma injeo de 2 mil e 400 nessas mulheres. E avisamos ento, que na prxima semana, ns voltaramos pra aplicar a segunda dose. Isso de acordo com o tratamento institudo. Bom, mas ocorre, quando ns chegamos l na semana seguinte pra fazer a segunda dose, ns s
63

O entrevistado pronuncia "fenem". (grifo do Arquivo Pblico do DF). FNM- Fbrica Nacional de Motores. (grifo nosso). 64 PORTO, Edson. Op. Cit. 65 SILVA, Joelma Rodrigues. Op Cit. p. 98. 66 Jairo de Almeida, mdico gineco-obstetra do posto de sade da Novacap. (grifo nosso)

conseguimos a, oito mulheres, porque todas as outras tinham desaparecido, e dizendo que no iam tomar mais a injeo, porque tiveram que ficar quatro dias sem trabalhar, sabe? No, mas felizmente, com aquela dose e tudo, depois ns procuramos l a prefeitura de Luzinia, fui orientando, e conseguimos sanar esse mal. Mas isso foi uma passagem que foi muito interessante por causa do trabalho conjugado inclusive que houve, e pra demonstrar o que era Braslia ento, naquela poca.67

Dr. Edson relata ainda que os operrios que freqentavam o lupanar foram orientados pelo encarregado do servio de pessoal da Novacap para que entrassem em contato com os mdicos para lhes serem feitas prescries de medicamentos como um tratamento srio, e segue dizendo que o problema foi resolvido antes que aquilo ali realmente tornasse um problema mais grave e srio. Por mais que pensemos nas dificuldades que ainda existiam para a transmisso das informaes, praticamente todos os olhos e ouvidos se voltavam para as notcias vindas da nova capital. Eram essas informaes que, por vezes, atiavam o esprito dos que aqui ainda no haviam aportado. Com as prostitutas no foi diferente. Mulheres que ao lerem ou ouvirem sobre o imenso canteiro de obras, onde homens trabalhavam diuturnamente, viram a a oportunidade de suas vidas. E no demorou para que muitas delas acorressem Cidade Livre para tentarem, assim como os homens, fazer a vida. Noeme, que trabalhou como prostituta naquele perodo, relata como foi sua vinda para as obras da nova capital, o que no dever ter sido muito diferente das histrias de tantas outras.
Eu vim num caminho de gasolina. Foi da primeira vez que eu vim, n. (sic) A minha me morava aqui em Goianpolis, a eu vinha de dois em dois meses. Vinha de carona. Namorava o motorista na estrada... A gente era novinha, bonitinha... Naquela poca eu tinha vinte e dois anos. 68

Com o grande afluxo das profissionais do sexo conjugado com a necessidade de se deixar apartadas as mulheres de famlia das mulheres de vida fcil surge a Zona de Baixo Meretrcio, ou simplesmente, ZBM. A ZBM era separada do
67 68

PORTO, Edson. Op. Cit. ALVES, Noeme. In: CAPUTO, Denise. Op Cit.

restante da cidade, das famlias pela estrada de ferro. Era como se a linha frrea tivesse a funo de fazer a separao entre o pertencente e o marginal da Cidade Livre na histria da cidade nova. A disposio das avenidas do Ncleo Bandeirante continua a mesma.69 Ainda hoje existe a estrada de ferro, embora sem grande utilidade quanto na poca, para nos lembrar da apartao entre os que vieram para construir e as que vieram somente para divertir. Se ainda hoje existe a distino entre as mulheres honestas e as mulheres de vida livre, no perodo de 1956 a 1960 esta distino tinha um grau muito mais elevado. Enquanto as mulheres honestas eram as mes, esposas e filhas dos encarregados pelas obras e dos prprios candangos, as mulheres de vida livre eram tidas como mulher pblica, voltada para o exterior, sem vnculos e sem freios.70 Sendo assim, as mulheres honestas deveriam tomar todo o cuidado possvel para evitar confuses, isto , todo cuidado era pouco para no serem tidas por prostitutas. 71 E elas desempenhavam bem seus papis, tantos na funo de mulheres de famlia quanto no de vigilantes da ordem e dos bons costumes. A elas cabia o papel de vigiar os passos das mulheres de vida livre para que no contaminassem seu espao com seus atos e suas presenas. As prostitutas da ZBM sentiam bem essa marcao, esse controle. Tanto que uma das profissionais da rea relata que

sentia preconceito por parte das famlias. As famlias no podiam ver uma mulher na rua, elas mesmas ligavam pra polcia: a fulana t na rua. No sei onde elas conseguiam os nomes das pessoas, mas conseguiam.72

Pensando em manter essa ordem a ZBM vinha servir a esse propsito, restringindo o ambiente fsico das prostitutas a uma rea definida de atuao, pois, no imenso e vermelho canteiro de obras, de presena predominantemente masculina, a viso de uma mulher na rua despertava o assdio por parte dos operrios. Neste

69 70

Disponvel em Correioweb. Op. Cit. RAGO, Margareth. Os prazeres da noite: prostituio e cdigos da sexualidade feminina em So Paulo. 1890/1930. Paz e Terra, RJ, 1991. Apud: SILVA, Joelma Rodrigues. Op Cit. p.28. 71 Idem, Ibidem. p. 28 72 LUS, Noeme Jos. Apud: CAPUTO, Denise. Op. Cit.

sentido, o comportamento masculino fica evidenciado na fala do operrio Joo Arago Filho ao afirmar que

aqui podia passar at a mulher do presidente a, o peo chegava s vez: "Eh! Minha filha, faz que olha nem que seja com raiva, seno vou me suicidar! Era desse jeito: "Eu vou cair daqui de cima, eu vou me suicidar!" Era a maior anarquia. Ih! Era aquele pagode danado de bom.
73

No inicio do assentamento da ZBM o comportamento dos homens ainda era de troa, mas foi se modificando conforme o aumento de suas necessidades e da familiaridade com o lugar. O relato que veremos diz muito sobre essa mudana comportamental.

... o pessoal chegava l (Cidade Livre), havia uma casa de prostituio, no sei se era dona Maria, no me lembro, eu sei que sbado noite em geral, n? O pessoal ia pra l. Ento, o cara, o cara recm chegado ia at l olhava assim, dizia: meu Deus do cu! Como que algum pode ter a pretenso de transar com uma mulher horrvel, essas mulheres horrveis, isso revoltvel! Quinze dias depois o cara j tava olhando. , n? No so grandes coisas no e tal. Trs semanas depois o cara j olhava, j no dizia nada, ficava calado. Quatro ou cinco semanas depois o cara dizia: P, vamos at aquela casa onde tem aquelas mulheres boas, hein? Mais uma semana no havia nada melhor no mundo (...)74

Mesmo com todas as restries e dificuldades vividas pelas profissionais do sexo pudemos verificar que para algumas a vida que levavam era sinnimo de glamour e de elegncia bem prprios da poca. Esse ponto de vista verificvel no depoimento de uma a ex-gerente de uma das casas da ZBM, chamada Yone: aqui se chamava Veneza. Nenhuma mulher ia para o salo sem meia ou de sapato torto ou mal vestida. Tinha cortinas, luz negra, esttua pra tudo quanto era lado. Era uma maravilha.75 Ainda resgatando a lembrana de seu ambiente de trabalho, Yone coloca que entrar em uma casa da ZBM era como entrar num salo de baile e que na zona
73

FILHO, Joo Arago. Depoimento - Programa de Histria Oral. Braslia, Arquivo Pblico do Distrito Federal, 1990. 26 p. 74 TANDETA, Salomo. Apud SILVA, Joelma Rodrigues. Op. Cit. p. 104. 75 RODRIGUES, Yone Waranhara. Apud: CAPUTO, Denise. Op. Cit.

de baixo meretrcio havia muitos salo de beleza para que as mulheres andassem sempre bem arrumadas. Este depoimento retrata bem os tempos ureos da zona de baixo meretrcio. Tambm vale lembrar que todo esse ar glamouroso era percebido por pessoas de fora da ZBM. Auda, depoente no filme documentrio A saga das candangas invisveis, relata se lembrar das casas da zona de baixo meretrcio como coisa bem enfeitada, porm com um pouco de exagero para a poca das moas e das senhoras que eram do seu convvio. Outros pontos de glamour ressaltado por Auda eram o uso de charretes com cavalos brancos e saias muito rodadas76 por parte das prostitutas. Mas no dia a dia do trabalho esse glamour todo era posto de lado, pois as tbuas das casas de madeira gemiam sem parar nos fins de semana.77 Ao contrrio do nome empregado para designar as mulheres profissionais do sexo o trabalho no era fcil, pois se os operrios da construo trabalhavam dezesseis, dezoito horas por dia, as mulheres da ZBM tinham atividade to intensa quanto.
78

O ritmo era to intenso,

principalmente nos finais de semana e em datas de pagamentos, quando os candangos eram levados por caminhes e despejados na ZBM e tinham que entrar em filas para esperar sua vez, que as mulheres se viam na necessidade de fazer uma pausa para um breve descanso reparador. Noeme Lus retrata bem esse ponto em seu depoimento e ainda ressalta mais alguns aspectos sobre a situao geral da poca, onde at mulheres menores de idade trabalhavam na ZBM.

O negcio foi sofrimento. Chegava numa casa era de menor, n, (sic) pra trabalhar. No servia. Chegava num ambiente onde eu queria ficar e no podia, era de menor (sic), tava sempre correndo da polcia. Quando a polcia pintava tinha que esconder debaixo de cama, debaixo de qualquer coisa. Tinha que esconder, no podia mostrar a cara, que eu era muito novinha. (...) Quando era final de semana enchiam aqueles caminho (sic) de peo, de soldado, de tudo. Despejava a no meio da rua. Fica a, se vira, de tarde ns vem apanhar (sic). A o negcio pegava, o negcio ficava feio. Era na fila mesmo. Fedorento a suvaco,
76 77

LIMA, Auda Lcia V. de. Apud: Idem, ibidem. FREITAS,Conceio. Pioneiras do sexo. Disponvel em: <http://www.forumplp.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1397:pioneiras-dosexo&catid=70:foto&Itemid=196> 78 Idem, Ibidem.

fedorento a suor... Fazer o que? Tava ali pra isso. Tinha de pedir licena pra dona da casa quando a gente no aguentava mais. Aquelas parte da gente inchava, no tinha mais condies. Ela dava uma pomada pra gente l... Quarenta minutos; fica reservada pra l. Da queles quarenta minutos voltava de novo. Mas era de sessenta (homens)... dependendo do que guentava (sic). No tinha base, no. Era at a hora que guentasse (sic). Quando no guentava (sic) tinha que avisar.79

Era nesse ritmo frentico que a vida se passava na ZBM, onde todos estavam em busca de seus objetivos: os homens atrs de diverso, de um escape das horas, dias a fio de trabalho duro e as mulheres atrs de um sustento financeiro. Mas havia quem vivesse de explorar o sonho, a necessidade dessas mulheres. No foi somente o engenheiro e o subempreiteiro, que pensavam estar fazendo um trabalho social aliviando a solido dos operrios, que viram na prostituio uma oportunidade de, digamos, negcio. E nesse negcio, como em todos os outros, as mercadorias tinham preo. Francisco, que participou dessa parte da histria de Braslia nos traz o seguinte depoimento: tinha umas mulheres mais bonitas que era mais caro, outras mais... as mais feias era mais barata; aquelas mais nova era mais caro (sic).80 E, lgico, havia quem explorasse toda essa situao para lucrar financeiramente com esse comrcio, onde tudo era tabelado, tudo era cobrado, desde a entrada no quarto da prostituta at o preo das bebidas. O valor cobrado pelas profissionais era, necessariamente, dividido com a dona, ou dono, da casa. O consumo de bebida pelos freqentadores dos bordis deveria ser incentivado pelas prostitutas para que a casa lucrasse mais ainda. J as prostitutas pagavam por tudo que usavam, que ia desde suas roupas, que tinham que ser sempre novas, at o uso do banheiro. Nessa parceria, prostitutas e bordis, tudo era montado de forma que a casa sempre sasse no lucro e as prostitutas arcassem com os eventuais prejuzos. Segundo o Sr. Jos Perdiz81, mesmo com todos os reveses, algumas conseguiram juntar dinheiro, ficaram ricas, mas outras dilapidaram tudo o que conseguiram ganhar. No mais, ainda conforme o Sr. Jos Perdiz, a idia de muitas era sair da ZBM, fazer um tratamento de sade que as livrasse de doenas adquiridas
79 80

LUS, Noeme Jos. Apud: CAPUTO, Denise. Op. Cit. CAMPOS, Francisco Alves. Apud: Idem, Ibidem. 81 PERDIZ, Jos. Apud: Idem, Ibidem.

atravs da profisso e arranjar um casamento porque aquela no era vida, no, era muito triste e muito sofrido. Quando eu lembro daquele tempo eu digo: meu Senhor, como que eu suportei, como que deu pra vencer? diz Noeme Lus.82

Ento, o que foi estimulado e tolerado pelas autoridades, at por sua funo social como algo necessrio, deixa de ser til aps a inaugurao da nova capital. A ZBM j no poderia mais existir, era uma mcula a ser eliminada da nova cidade; a prostituio deveria ser desestimulada e at mesmo perseguida. Com isso, ordens para que a zona de prostituio fosse desmontada vieram dos dirigentes. Mulheres foram perseguidas e convidadas a deixarem a cidade. Algumas seguiram para Luzinia e outras tomaram outros rumos. A GEB83, no poupava as mulheres de vida livre; batiam demais, faziam muita covardia naquela poca segundo Noeme. 84 Foi dessa forma, com gestos de truculncia, que puseram fim ao que antes fora lugar de divertimento, de lazer. E assim, como os tratores passaram por cima de suas casas a historiografia oficial passou por cima de suas histrias. Mas, felizmente, hoje h quem admire e reconhea a importncia das prostitutas que vieram se aventurar por aqui, naquela poca, para viverem uma vida difcil, que eram pioneiras, candangas tambm. desta forma, valorizando as mulheres de vida fcil, que Auda85 conclui o seu relato, relato de quem viu as prostitutas com os olhos de uma criana daquela poca.

82 83

LUS, Noeme Jos. Apud: Idem, Ibidem. Guarda Especial de Braslia. Desempenhava o papel de polcia, mas os homens que compunham o quadro do efetivo no tinham formao militar. 84 ALVES, Noeme. Apud: CAPUTO, Denise. Op. Cit. 85 LIMA, Auda Lcia V. de. Apud: Idem, Ibidem.

Consideraes Finais

Para milhares de pessoas que viviam em situao difcil, quer seja em sua terra natal, quer seja em algum centro urbano, dispondo apenas da fora que seu corpo pudesse produzir como mercadoria de negociao, o surgimento da construo de uma nova cidade, ainda mais sendo essa cidade a futura capital do pas, era como a tbua de salvao para os males que os afligiam. Sendo pessoas simples, acreditaram que a promessa de um eldorado traria o que no haviam encontrado at ento: a possibilidade de recursos para sobreviverem levando uma vida melhor. Mesmo para quem possua algum recurso financeiro e/ou conhecimento profissional, era a oportunidade ideal para multiplicar seus rendimentos e suas possibilidades de crescimento.

Viver em um lugar diferente do que estavam acostumados no foi empecilho para essa gente que embarcou em uma aventura com o firme propsito de que esta se transformasse na oportunidade de suas vidas. Os aspectos naturais do Planalto Central foram vivenciados por todos com o mesmo empenho: dos dias chuvosos que deixavam tudo e todos enlameados aos dias desrticos, onde o calor castigava durante o dia e o frio erregeleva noite. Os problemas de sade e alimentao foram solucionados conforme a conjuntura e disponibilidade de recursos permitiam. At mesmo a falta de companhia feminina para os homens encontrou soluo na importao de mulheres para este fim.

Ao analisarmos os depoimentos que nos deram base para a construo deste trabalho, vimos que o sonho coletivo se encaixava perfeitamente aos desejos de cada um. Sendo assim, podemos concluir que o grande ideal, juntamente com o esprito aventureiro, pode explicar o como e o porque de muitas pessoas deixarem suas terras e suas famlias para enfrentarem o desafio de construir uma nova cidade. Deste ponto de vista, esses homens e mulheres so verdadeiros heris, e no deixam nada a dever aos grandes nomes sempre exaltados nas histrias oficiais.

Fontes

Documentrios: CAPUTO, Denise. A saga das candangas invisveis. Documentrio. Braslia, UNB, 2007.

CARVALHO, Vladimir. Conterrneos Velhos de Guerra. Documentrio. Braslia, 1991.

Entrevistas: FILHO, Joo Arago. Depoimento - Programa de Histria Oral. Braslia, Arquivo Pblico do Distrito Federal, 1990. MAZZOLA, Philomena Leporoni. Depoimento - Programa de Histria Oral. Braslia, Arquivo Pblico do Distrito Federal, 1988.

PEREIRA, Luciano. Depoimento - Programa de Histria Oral. Braslia, Arquivo Pblico do Distrito Federal, 1990.

PORTO, Edson. Depoimento - Programa de Histria Oral. Braslia, Arquivo Pblico do Distrito Federal, 1989. SILVA, Delcides Abadia. Depoimento - Programa de Histria Oral. Braslia, Arquivo Pblico do Distrito Federal, 1990

Jornais: Correio Braziliense. Braslia: 1 nov. 2009. Caderno Cidades.

Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro: 1 abr. 1960. Pgina de Minas.

Referncias Bibliogrficas:

ALBERTI, Verena. Fontes orais: Histrias dentro da Histria. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org). Fontes histricas. So Paulo: Contexto, 2005.

BARNEY, Elvira. Mulheres pioneiras de Braslia. Braslia: Thesaurus Editora, 2001.

BIBLIOTECA IBGE. Disponvel em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/brasilia/brasilia.pdf> 25.10.2009) (acessado em

BOSI, Ecla. Memria e sociedade: lembranas de velhos. 3 edio. So Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BRAZILIENSE, CORREIO. Disponvel em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/10/19/cidades,i=149129/195 9+O+ANO+EM+QUE+BRASILIA+NAO+PAROU.shtml> (acessado em 27.10. 2009)

_______________. Disponvel

em: (acessado

<http://www2.correioweb.com.br/hotsites/bsb40anos/13042000/1304.htm> em 07.09.2009)

FREITAS, Conceio. Pioneiras do sexo. Disponvel em: <http://www.forumplp.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1397:pion eirasdosexo&catid=70:foto&Itemid=196.> (acessado em 27.09.2009.)

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idias de um moleiro perseguido pela Inquisio. So Paulo: Companhia das Letras, 1987.

HOUAISS, Antnio. VILLAR, Mauro de Salles. Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001.

JUNIOR, Deusdedith. Territrio cotidiano. PAD: estudos em filosofia, raa, gnero e direitos humanos. Braslia, UniCEUB, FACJS, Vol.1, n.1, 2006. On Line.

LIMA, Rodrigo Mendes de. Violncia: o lado oculto da epopia da construo de Braslia. Monografia; Braslia: UniCEUB, 2008.

LUIZ, Edson Be. Expresso Braslia. A histria contada pelos candangos. Braslia: LGE Editora, 2006

MONTENEGRO, Antonio Torres. Histria oral e memria: a cultura popular revisitada. 3 edio. So Paulo: Contexto, 1994.

NUNES, Brasilmar Ferreira. (Prefcio) In: RIBEIRO, Sandra Bernardes. Braslia: memria, cidadania e gesto do patrimnio cultural. On Line.

POLLAK, Michael. Memria e identidade social. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212. On Line.

SANTOS,

Eustquio.

MORAIS,

Menezes.

PANTOJA,

Terezinha.

Audcia,

Perseverana e f. A Epopia do Ncleo Bandeirante. Gama-DF: Carcar Editora e Produo Cultural, 1994.

SILVA, Ernesto. Histria de Braslia: um sonho, uma esperana, uma realidade. 4 edio. Braslia: Linha Grfica Editora, 1999.

SILVA, Helenice Rodrigues da. "Rememorao"/comemorao: as utilizaes sociais da memria. Revista Brasileira de Histria, v.22 n.44 So Paulo 2002. On line.

SILVA, Joelma Rodrigues. Mulher: Pedra Preciosa. Prostituio e as relaes de gnero em Braslia - 1957/1961. UnB, 1995. Dissertao (Mestrado em Histria).

TOLEDO, Simone Rocha. Conterrneos Velhos de Guerra, uma homenagem a todos os trabalhadores. Disponvel em: <http://www.siemaco.com.br/memoria/conterraneos.pdf> (acessado em 26.10.2009)

VASCONCELOS, Adirson. As cidades satlites de Braslia. Grfica do Senado Federal, Braslia, 1988.

You might also like