You are on page 1of 41

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CINCIA E TECNOLOGIA SECITEC SUPERINTENDNCIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA UNIDADE DE SINOP

Curso Tcnico em Aquicultura

METODOLOGIA DE PESQUISA
Prof esp. Jocelayne Santana

METODOLOGIA DE PESQUISA Funo 3 Estudos Planejamento. Subfuno e 3 Estudos e Projetos. Competncias 3 Conhecer e aplicar normas tcnicas na elaborao de planejamentos estratgicos, relatrios e projetos de pesquisa. Habilidades CH Bases tecnolgicas Caractersticas do mtodo, pesquisa, projetos, relatrios e planejamento. Normas tcnicas da ABNT.

3 Identificar caractersticas e metodologias de 40 pesquisas tecnolgicas, fundamentos e objetivos do processo de pesquisa, estudos, relatrios e pesquisas tecnolgicas. Identificar fontes de pesquisa de tecnologia administrativas, tais como: revistas especializadas, exposies e congressos, publicaes de empresas que desenvolvam tecnologias administrativas. Organizar informaes e comparar dados dos estudos com dados reais, preparando base para anlise. Elaborar relatrios sobre os resultados obtidos no processo de pesquisa.

Avaliao - Avaliao ser feita em parte no decorrer das atividades prticas, propostas em sala, como elaborao de fichamento, prtica de citao, referncias bibliogrficas, parfrase entre outros. Tambm ser verificado como cada pessoa trabalha em equipe, participao, entrosamento, disciplina, motivao ao execut-los. - A segunda parte da avaliao ser feita atravs da produo de um projeto de pesquisa para confeco de artigo cientfico no final do curso.

NORMAS PARA APRESENTAO DE TRABALHO CIENTFICO Introduo A concepo e o estabelecimento destas normas so resultantes de um projeto para a padronizao da apresentao de trabalhos cientficos na instituio. Os critrios adotados seguem as normas previstas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas, as quais sofreram algumas adequaes especficas para a instituio, no intuito de firmar uma base cientfica distintiva e identificadora. A adoo destas normas visa, sobretudo, a facilitar o desenvolvimento pesquisa, bem como a apresentao dos resultados alcanados, os quais devem ser apresentados de forma coerente, alm de adequadas sociedade acadmica e pblico interessado. Normas O resultado de pesquisa realizada deve, em sua maioria das vezes, ser apresentado sob forma de texto. Esta apresentao deve ser cercada de um formal apropriado, ou seja, deve conter trs elementos, alguns deles dispensveis, conforme o caso: elementos pr-textuais, elementos textuais e elementos pstextuais (ver APENDICE A). Como elementos facilitadores e indispensveis para a execuo destes trabalhos (teses, dissertaes, monografias e projetos de pesquisa), sero disponibilizados os modelos e algumas orientaes de como proceder e onde encontrar esclarecimentos. 1. Formatao Os trabalhos acadmicos devem ser apresentados dentro de um padro apropriado ao nvel, isto , devem ser elaborados em conformidade com a normalizao vigente e com o veculo a ser utilizado. Para tanto, sero apresentados alguns aspectos a serem observados: 1.1 Margens: As margens superior e esquerda devem ficar a 3 cm da borda do papel, assim bem como as margens inferior e direita a 2 cm. 1.2 Fonte: Times New Roman - TNR, 12, em todo o trabalho. Exceo no ttulo do trabalho e autoria, quando a fonte deve ser TNR 14, e nas citaes com 3 (trs) linhas ou mais, quando necessrio o recuo do pargrafo, ocasio em que o tamanho da fonte TNR 10. 1.3 Pargrafo: A 1,25 cm da margem esquerda. Espao interlinear: 1,5 (um e meio), exceto nas citaes com recuo de pargrafo de 4 cm, quando deve ser em espao simples, precedido e seguido de duas linhas em espao simples. 1.4 Numerao das pginas: As pginas devero ser contadas desde a Folha de Rosto. Os elementos pr-textuais devem ser numerados com algarismos romanos, os quais devem aparecer na margem inferior e centralizados, desde a Folha de Rosto,a qual contada, porm no numerada. A partir da introduo, que o primeiro elemento textual, recebe numerao arbica, seqencial numerao romana das pginas anteriores, seguidamente, at o final do texto. Lembrando que abertura de captulo no aparece a numerao na pgina, apesar de ser contada a folha.

1.5 Citao: As citaes so passagens retiradas de documentos pesquisados e que se mostram de interesse para colaborar com as idias do autor no curso de sua exposio, as quais podem ser classificadas como: Citao direta: transcrio textual de parte de uma obra consultada. Citao indireta: a apresentao das idias de um autor consultado; um texto parafraseado de outro. Na citao indireta no se transcreve o texto, utilizando-se apenas as idias que dele constam. Citao de citao: a citao direta ou indireta de um texto a que se tem acesso por meio de terceiros, ou seja, citao de um texto ao qual no se teve acesso ao original. A citao feita pelo sobrenome do autor, ou pelo nome da instituio responsvel pelo texto, ou pelo ttulo incluindo na sentena. Se j existirem aspas na passagem a ser transcrita, estas devem ser transformadas em apstrofos. Exemplo: Texto Original (observem onde tem aspas) Esse nome estranho usado, em portugus, para designar aquele sinal, semelhante a uma vrgula, que indica a eliminao de uma letra: dgua, dalma, etc. Por isso, nunca se deve us-lo em plural de siglas e abreviaturas. Para pluralizar basta acrescentar um "s". Exemplos corretos: CDs, Ufirs, TVs. E incorretos: CDs, TVs, etc. Texto - Como ficar no meu trabalho
Esse nome estranho usado, em portugus, para designar aquele sinal, semelhante a uma vrgula, que indica a eliminao de uma letra: dgua, dalma, etc. Por isso, nunca se deve us-lo em plural de siglas e abreviaturas. Para pluralizar basta acrescentar um s. Exemplos corretos: CDs, Ufirs, TVs. E incorretos: CDs, TVs, etc.

Observe que onde tinha aspas (letra s) foi colocado apstrofos no lugar e todo o texto colocado entre aspas por tratar-se de uma citao. As citaes com trs ou mais linhas devem ser colocadas em fonte TNR 10, num pargrafo parte, iniciado a duas linhas de intervalo, em espao simples, aps o texto, e terminado a duas linhas, em espao simples, antes da seqncia do texto. Este tipo de citao deve ter a sua margem esquerda delimitada ao tamanho de 4cm. As citaes de at trs linhas devem vir no interior do texto, separadas por aspas, no seu incio e no seu final. Em ambos os casos, as citaes devem trazer o nome do autor, em caixa alta, o ano da obra, seguido de vrgula, e a pgina, precedida de p., tudo entre parnteses, ao final da citao. Se o nome do autor vier empregado antes da citao, suprimir seu uso entre parnteses e escrev-lo somente com a inicial maiscula. Nas ocasies em que existirem passagens na citao que no interessem ao texto, elas devem ser suprimidas mediante o emprego de reticncias entre parnteses, quando no interior do texto; se no incio ou no final, precedido ou seguido de dois espaos. Especial ateno deve ser dada s citaes, pois nunca devem ser utilizadas sem que a fonte seja citada e seu autor referenciado. Quando se pretende dar nfase a qualquer passagem de uma citao, deve ser grifada e seguida da expresso grifo meu ou grifo nosso, em nota de rodap, de fim ou apresentada logo aps o texto, neste caso, entre parnteses.

Caso se perceba uma passagem que parea estranha, ela deve ser precedida da expresso SIC, entre parnteses, que significa assim mesmo, o que indica que a mesma estava grafada da mesma forma como transcrita. Exemplos: Conforme Dencker, A coleta de dados a fase do mtodo de pesquisa que tem por objetivo obter informaes sobre a realidade. (2000, p. 137, grifo nosso). ou O problema uma questo que pode ser respondida por meio da pesquisa e sua formulao requer o conhecimento terico (modelo para interpretao) sobre a questo ou classe de fenmeno... (DENCKER, 2000, p. 63). ou
(SIC) Formular um problema consiste em dizer, de maneira explcita, clara, compreensvel e operacional, qual a dificuldade com a qual nos defrontamos e que pretendemos resolver, limitando o seu campo e apresentando suas caractersticas. Dessa forma, o objetivo da formulao do problema da pesquisa tende a torn-lo individualizado, especfico, inconfundvel (RUDIO, 1978, p. 75) 4 cm

1.6 Notas: So utilizadas para fornecer esclarecimentos necessrios que seriam demasiado cansativos se fossem apresentados no interior do texto. 1.6.1 De rodap: devem trazer os elementos mnimos necessrios identificao do autor e da obra apresentados e referir-se a passagem na pgina onde aparece. 1.6.2 De fim: devem ser apresentadas ao final do texto, permanecendo no interior do texto somente o ndice utilizado (que pode ser nmero, letra etc.). 1.6.3 De ttulo ou de nome do autor: devem ser apresentadas com o asterisco e serem apresentadas na primeira pgina (em Nota de Rodap). Ateno deve ser dada utilizao de notas, que devem seguir um mesmo padro para o trabalho em curso. 1.7 Capa: (ver APENDICE B) A capa deve conter, centralizado na folha, a 3 cm da margem superior, o timbre da instituio, seguido, nas prximas linhas, tambm centralizados, respectivamente, do nome curso. Autoria: o nome do autor deve vir grafado em caixa alta, fonte TNR 14, centralizado, na posio intermediria da primeira metade da folha. Ttulo do Trabalho: deve vir centralizado horizontal e verticalmente na folha, em caixa alta, fonte TNR 14 e em negrito. Quando houver subttulo, este deve vir grafado aps o ttulo e precedido de dois pontos, em caixa baixa. Nas duas linhas que encerram a capa devem ser registrados, respectivamente, o nome da cidade, seguido de barra, e a sigla do Estado, e abaixo da localidade o ano em que realizou o trabalho de pesquisa. 1.8 Folha de rosto: (ver APENDICE C) Autoria: o nome do autor deve vir grafado em caixa alta, fonte TNR 14, centralizado, a 3 cm da margem superior. Ttulo do Trabalho: deve vir centralizado horizontal e verticalmente na folha, em caixa alta, fonte TNR 14 e em negrito. Quando houver subttulo, este deve vir grafado aps o ttulo e precedido de dois pontos, em caixa baixa.

Informao do objetivo do trabalho colocada na posio intermediria entre o ttulo do trabalho e local/Estado, a partir de recuo de 8 cm (meio da pgina), em fonte TNR 12, formatao justificada. Logo aps esta informao, no mesmo alinhamento, deve ser acrescido do nome do orientador, precedido do ttulo. Nas duas linhas que encerram a folha de rosto, como na capa, devem ser registrados, respectivamente, o nome da cidade, seguido de trao de unio, e a sigla do Estado, e abaixo da localidade o ano em que realizou o trabalho de pesquisa. 1.9 Os captulos e seus ttulos: Os captulos devem ter seus ttulos redigidos em caixa alta, em negrito, os quais devem ser alinhados a margem direita, logo aps deve apresentar um espao entre o ttulo e o texto de 6 enter com espaamento de 1,5cm. Deve-se escrever o captulo o nmero romano, em conformidade com o caso, seguido do ttulo do captulo. As pginas de abertura de captulo so contadas, porm no numeradas. Ex.: CAPTULO I INTRODUO 1.10 Os subttulos: Os subttulos so escritos em negritos, somente a letra inicial maiscula do subttulo, exceto quando tiver nome prprio que deve ser respeitada a maiscula do nome. Alinhamento esquerda. Sua numerao arbica, obedece uma seqncia crescente, em conformidade com o captulo. Caso seja o primeiro subttulo do CAPTULO I , ser 1.1 Contextualizao, ou o primeiro subttulo do captulo II 2.1 Segurana no trabalho. 2. Elementos Pr-textuais Trata-se dos elementos que so apresentados antes do texto: capa, folha de rosto, pgina de aprovao, dedicatria, agradecimentos, biografia, sumrio, listas, resumo e abstrat/resumn (conforme o idioma). Alguns desses elementos no so obrigatrios a todos os trabalhos. 2.1 Capa: (Ver APENDICE B) Consultar o item 1.7. 2.2 Folha de rosto: (ver APENDICE C) Consultar o item 1.8. 2.3 Pgina de aprovao: (ver APENDICE D) Deve conter o nome do autor, o ttulo, os nomes dos integrantes da banca e do orientador, bem como a cidade, o estado e a data, centralizados. Deve ser acrescida da informao acerca do propsito do trabalho, colocado na posio intermediria entre o ttulo do trabalho e a informao acerca da aprovao do trabalho, formatao justificada, espaamento simples interlinear. 2.4 Dedicatria e oferecimentos: (ver APENDICE E) a posio onde o autor dedica sua obra, presta homenagem a algum. O texto deve ser curto e, preferencialmente, ser colocado na mesma folha, a dedicatria no alto, os oferecimentos, na parte de baixo. 2.5 Agradecimentos: (ver APENDICE F)

Diferentemente da dedicatria, os agradecimentos destinam-se s pessoas e/ou entidades que contriburam direta ou indiretamente para a execuo e a concluso da pesquisa. 2.6 Resumo: (ver APENDICE G) 2.7 Resumen: (ver APENDICE H) 2.8 Listas Ilustraes, quadros, tabelas e siglas: (ver APENDICE I) Trata-se de uma relao seqencial dos ttulos ou legendas das ilustraes, tabelas, quadros e siglas, devidamente numerados. Recomenda-se que cada tipo seja elaborado em lista prpria. As listas de siglas e de abreviaturas constituem-se de uma relao alfabtica, diferentemente das listas de ilustraes, quadros e tabelas, que so apresentadas conforme aparecem no texto. 2.9 Sumrio: (ver APENDICE J) Consiste numa apresentao das principais divises e subdivises do trabalho, indicando a pgina em que cada uma se inicia. 3. Elementos textuais Os elementos textuais so a introduo, o desenvolvimento (referencial terico, metodologia ou material e mtodos) e a concluso, ainda que no apaream com estes nomes. 3.1 Introduo: (CAPTULO I) (ver APENDICE I) o primeiro elemento textual. o local onde apresentada a idia principal, o encadeamento do texto e o que se pretende. O autor deve ter em mente que o captulo I - a introduo - deve fornecer uma viso geral do trabalho realizado, deve mencionar os objetivos (gerais e especficos), perguntas ou hipteses e delimitao do tema. Orientaes: Escolher um tema nada mais do que um assunto, delimitado, sobre o qual ser definido um problema de pesquisa. aconselhvel que o tema selecionado reflita o ambiente do pesquisador, ou seja, a empatia entre o tema e o indivduo que vai desenvolv-lo ponto primordial para a qualidade da pesquisa. Toda pesquisa tem incio com algum tipo de problema, ou seja, alguma coisa que voc tenha vontade de solucionar ou contribuir para a soluo, ou apenas compreender por que acontece. A isso chamamos de PROBLEMA, que nada mais do que a questo (pergunta) que vai nortear toda a pesquisa. A escolha do problema, assim como o tema, decorre da experincia do pesquisador e do seu ambiente de trabalho, e isso, leva em contra sua ideologia e, at mesmo, suas curiosidade. Geralmente o problema composto das seguintes partes: 12Introduo: Onde o pesquisador faz a apresentao do tema. So os antecedentes do problema. No projeto, geralmente, utiliza-se no mximo duas pginas. Situaoproblema: a caracterizao do problema; aquilo que realmente interessa ao pesquisador. Deve incluir a delimitao do estudo.

A formulao do problema (A pergunta): Todo o problema deve ser formulado na forma de pergunta. 3.2 Desenvolvimento: (ver APENDICE I)

a posio onde so apresentados todos os aspectos relacionados ao modo como o trabalho ser desenvolvido, quais os eixos da pesquisa, quais as conceituaes adotadas, suas caractersticas, tcnicas, metodologia de trabalho, material a ser usado, fontes etc. Deve ser constitudo por captulos, a fim de tornar as idias mais bem apresentadas e distribudas. Trata-se de uma estrutura dissertativa, onde so apresentados os conceitos dos principais autores estudados, os quais servem de subsdio para a elaborao dos conceitos entendidos como prprios para a consecuo dos objetivos do trabalho. 3.2.1 Referencial terico- (CAPTULO II) onde o autor apresenta o embasamento a partir do qual est desenvolvendo seu estudo. Ele pode vir subdividido em sees, em conformidade com a necessidade identificada pelo autor. O referencial terico resultante das pesquisas bibliogrficas realizadas, no qual esto abordados o tema e o problema em questo. Sua organizao deve permitir a identificao das idias nas quais o autor baseou-se para sua reflexo e argumentao. Devem ser empregadas frases diretas, preferencialmente, como forma de torn-las to claras quanto possvel. 3.2.2 Metodologia ou material e mtodos - (CAPTULO III) A escolha da metodologia depende diretamente da abrangncia do trabalho e do contedo do objeto de estudo. A metodologia pode ser uma reviso bibliogrfica ou a identificao dos dados relacionados ao objeto estudado a partir da aplicao de instrumentos como entrevistas, questionrios, observaes e outros. 3.2.3 Resultados e discusso - (CAPTULO IV) Esta fase relaciona-se ao modo como devem ser classificados e organizados os dados coletados, realizada a verificao das relaes existentes entre os resultados encontrados, suas tendncias e valores relacionados. 3.3 Concluso - (CAPTULO V) Constitui-se na retomada de todo o contedo do trabalho, de forma coordenada, alm de trazer as informaes acerca de como o autor compreendeu os valores encontrados. Pode apresentar, conforme o caso, propostas para a soluo do problema encontrado. Neste item no devem ser inseridos dados novos, que no tenham sido discutidos no curso do trabalho. 3.4 Cronograma (ver APENDICE J) o elemento de projeto que denota o envolvimento do aluno com a execuo do projeto. uma matriz TEMPO x REALIZAO DE ETAPAS. Este item ser pertinente no projeto de pesquisa, entretanto no registro da execuo do projeto no necessrio, ou seja, ao redigir seu trabalho final depois da pesquisa executada, no ser apresentado o cronograma. 4. Elementos Ps-textuais 4.1 Glossrio: (ver APENDICE L) Relao de palavras que tm significado distinto do senso comum ou que sofreram modificao pelo autor, em virtude de necessidade ou de adequao. 4.2 Referncias bibliogrficas (bibliografia ou referncias): (ver APENDICE M) Devem ser apresentadas numa rigorosa ordem alfabtica, pelo sobrenome do autor, seguido pelo pr-nome e outros, seguido de ponto. O ttulo da obra, dependendo do caso, deve vir destacado por itlico (h variaes em conformidade com a obra, livro, revista etc.). Se existir, o nmero da edio deve ser

grafado nesta posio. O nome da cidade, seguido de dois pontos e o nome da editora. Aps este, seguido de vrgula, deve ser apresentado o ano da publicao. Devem ser acrescidos outros elementos julgados pertinentes de acordo com as NBR relacionadas. As referncias devem vir separadas entre si de dois espaos verticais, serem iniciadas na margem esquerda do papel e NO serem dispostas de forma justificada. Quando se tratar de mais de uma obra do mesmo autor, deve-se adotar o seguinte: No mesmo ano, colocar uma letra minscula logo aps a data, a, b, c ..., conforme o caso, para a seqncia de obras. Em caso de anos diferentes, basta que o nome seja substitudo por sete traos horizontais. O mesmo procedimento deve ser adotado para o caso de mesma obra e para o mesmo nome de artigo, poema etc., quando est inserido em obra que j est relacionada, podendo ser substitudo da mesma forma que o nome do autor. 4.3 Anexos ou Apndices: Tabelas, gravuras, grficos, documentos ou qualquer informao complementar no produzida pelo autor so includos no anexo. Os materiais produzidos pelo autor so includos no apndice. A apresentao deste material no elemento ps-textual visa a no interromper a seqncia lgica da exposio do trabalho cientfico. O autor deve fazer meno aos anexos e apndices ao desenvolver o texto. Exemplo: O Anexo A exemplifica o princpio bsico descrito anteriormente. ou Pesquisas realizadas pelo IBGE confirmam essas taxas (ANEXO A). Como todo o texto tem por objetivo uma finalidade, este teve como motivao principal a determinao de uma forma de apresentao de trabalhos acadmicos, de modo a sistematizar os mesmos e a facilitar a sua elaborao e apresentao. Entende-se que somente a partir da compreenso dos principais elementos constitutivos do texto, da sua elaborao coordenada e da apresentao de forma coerente, a pesquisa cientfica poder se apropriar dos valores sistematizados e estar apta a apresentar novos e interessantes aspectos, que serviro de suporte para o estabelecimento de novas descobertas e para a sustentao dos conceitos cientficos j estabelecidos. A cincia, por intermdio dos variados e diferentes instrumentos disponveis ou a serem engendrados para o seu o estabelecimento, deve ser divulgada no meio acadmico, cientfico e social, de modo a compartilhar as descobertas, a promover o desenvolvimento e proporcionar o crescimento social. Nesta esteira cabe que a cada um de per si d um pouco de si em prol do desenvolvimento da cincia, de modo que deste crescimento haja a superposio do social ao individual, pois o que mais relevante socialmente a sobreposio das individualidades na conformao de um coletivo compreensivo de todas elas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 5892: norma para datar. Rio de Janeiro, 1989. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6021: apresentao de peridicos. Rio de Janeiro, 1994. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6022: apresentao de artigos em publicaes peridicas. Rio de Janeiro, 1994. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncias - elaborao. Rio de Janeiro, 2000. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6024: numerao progressiva das sees de um documento. Rio de Janeiro, 1989. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6026: legenda bibliogrfica. Rio de Janeiro, 1994. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6027: sumrio. Rio de Janeiro, 1989. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6028: resumo. Rio de Janeiro, 1987. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6029: apresentao de livros. Rio de Janeiro, 1993. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6032: abreviao de ttulos de peridicos e publicaes seriadas. Rio de Janeiro, 1989. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6034: preparao de ndice de publicaes. Rio de Janeiro, 1989. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 9577: emprego de numerao de semanas. Rio de Janeiro, 1989. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: apresentao de citaes em documentos. Rio de Janeiro, 1992. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10521: numerao internacional para livros - ISBN. Rio de Janeiro, 1988. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10522: abreviao na descrio bibliogrfica. Rio de Janeiro, 1988. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10523: entra para nomes de lngua portuguesa em registros bibliogrficos. Rio de Janeiro, 1988. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10524: preparao de folha de rosto de livro. Rio de Janeiro, 1988. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10525: numerao internacional para publicaes seriadas. Rio de Janeiro, 1988.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 12225: ttulos de lombada. Rio de Janeiro, 1991. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 12256: apresentao de originais. Rio de Janeiro, 1990. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 12899: catalogao-na-publicao de monografias. Rio de Janeiro, 1993. CARRETERO, Mario. Construir e ensinas as cincias sociais e a histria. Traduo de Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997. CRUZ, Carla; RIBEIRO, Uir. Metodologia cientfica: teoria e prtica. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil Editora, 2003. DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Mtodos e tcnicas de pesquisa em turismo. So Paulo: Futura, 1998. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1991. MOREIRA, Daniel Augusto. O mtodo fenomenolgico na pesquisa. So Paulo: Pioneira Thomson, 2002. MOTTA, Valter T.; HESSELN, Ligia Gonalves; GIALDI, Silvestre. Normas tcnicas para apresentao de trabalhos cientficos. 3. ed. rev., atual. e amp. Caxias do Sul: Educs, 2004. PATACO, Vera Lucia Paracampos; VENTURA, Magda Maria; RESENDE, rica dos Santos. Metodologia para trabalhos acadmicos e normas de apresentao grfica. Rio de Janeiro: Rio, 2004. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 21. ed. rev. e ampl. So Paulo: Cortez, 2000. TOMASI, Carolina; MEDEIROS, Ja Bosco. Comunicao Cientfica: normas tcnicas para educao cientfica. So Paulo: Atlas, 2008. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatrios de pesquisa em administrao. So Paulo: Atlas, 2000.

Caixa alta, fonte TNR 20, negrito, centralizado, 8 enter da margem superior com espaamento de 1,5 cm interlinear.

APENDICES

APENDICE A - ESTRUTURA DE APRESENTAO DE TRABALHOS CIENTFICOS

Elementos Pr-textuais Capa Folha de rosto Termo de aprovao Dedicatria e oferecimento* Agradecimentos* Biografia Resumo na Lngua Portuguesa Resumo em Lngua estrangeira Lista de Tabelas Lista de Abreviaturas e siglas Lista de smbolos*

E S T R U

Elementos Textuais

T U Introduo (captulo I) R A
Elementos Ps-textuais Referncias Apndice * Anexo(s)* Desenvolvimento (captulos II, III e IV) Concluso (captulo V)

3 cm APENDICE B - CAPA

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIENCIA E TECNOLOGIA - SECITEC ESCOLA TCNICA ESTADUAL DE SINOP Curso de Educao Profissional e Tcnica de Nvel Mdio em Vendas

NOME DO ALUNO
3 cm 2 cm

TTULO: subttulo

2 cm

Sinop/MT 2009

APENDICE C FOLHA DE ROSTO

NOME DO ALUNO

TTULO: subttulo

Trabalho de Concluso de Curso, submetido a apresentao pblica, como exigncia para a obteno do ttulo de Tcnico em Segurana no Trabalho. Orientao: Prof. Esp. Gislaine Dias. Florentino Ferreira

Sinop/MT 2009

APENDICE D PGINA DE APROVAO

NOME DO ALUNO

TTULO: subttulo

Trabalho de Concluso de Curso, submetido a apresentao pblica, como exigncia para a obteno do ttulo de Tcnico em Segurana no Trabalho.

Aprovado em dia de ms de ano

________________________________ Xxxxxxxxxxxxxxxxxxx Professor Orientador

________________________________ Xxxxxxxxxxxxxxxxxxx Professor Avaliador

________________________________ Xxxxxxxxxxxxxxxxxxx Coordenador(a) pedaggico(a)

________________________________ Xxxxxxxxxxxxxxxxxxx Diretor(a) da Unidade

Sinop/MT 2009

APENDICE E - MODELO DE DEDICATRIA E OFERECIMENTOS (OPCIONAL) Ao meu pai e minha me, Por me guiarem e me servirem de exemplo de vida; A minha irm, Pela amizade e carinho; A Deus, pela vida. OFEREO

DEDICO Aos meus familiares, meus professores e amigos que compartilham comigo esta experincia to bela que a vida IV

APENDICE F - MODELO DE AGRADECIMENTOS AGRADECIMENTOS

Meus agradecimentos ao meu orientador, que incentivou a participao nesta jornada de conhecimentos, ... s instituies, tenha a agradecer, ao Instituto Histrico Brasileiro, a oportunidade de participao em atividade de capacitao de temtica relevante para

Fonte TNR 12, texto justificado, com recuo na primeira linha de 1,25 cm, dois espaos abaixo do ttulo espaamento interlinear 1,5 cm.

APENDICE G - MODELO DE RESUMO SOBRENO, Nome do autor; Ttulo. Ano. N folhas. Trabalho de Concluso do Curso Tcnico em Segurana no Trabalho de Nvel Mdio da Unidade de Educao Profissional e Tecnolgica de Sinop SECITEC. RESUMO
Fonte 12, caixa alta, negrito, dois espaos simples depois da biografia do autor do trabalho e abaixo da palavra resumo

Resumo um item que sumariza o relatrio, enfatizando objetivo, metodologia, resultados e concluses. Deve ser seguido em um seqncia de frases, no de tpicos. A linguagem deve ser bem clara, de modo que o leitor tenha adequada idia do que se trata. (VEGARA, 2000) Dever apresentar os pontos relevantes da pesquisa de maneira condensada. Alm de ressaltar de forma clara e sinttica: O objetivo desejado; A metodologia empregada; Os resultados e as concluses mais importantes; Seu valor de originalidade. A extenso recomendada, segundo a ABNT, para os resumos informativos de at 250 palavras; Segundo ABNT (NBR 6028) evitar: Uso de pargrafos; Frases longas; Citaes e descries detalhadas; Expresses do tipo: o autor trata, no texto do autor ou o artigo trata e similares; Figuras, tabelas, grficos, frmulas, equaes e diagramas.

Palavras-Chave:.

Trs palavras ou expresses, em ordem alfabtica, separadas por ponto e vrgula

O Abstrat, em ingls, ou Resumen, em espanhol, uma verso do resumo em outro idioma. Segue-se, as mesmas normas que as utilizadas no resumo, conforme explicado acima, porm na prxima folha.

VI

APENDICE H - MODELO DE RESUMEN MEYER, Maryana; MORENO, Elica. Como ocurre el proceso de comunicacin en la City Lar Estudio de caso. 2009. 43 hojas. Trabajo de Conclusin del Curso Tcnico en Secretariado de Nivel Medio de la Unidad de Educacin Profesional y Tecnolgica de Sinop SECITEC. RESUMEN

Este trabajo abordo la cuestin de las tcnicas secretariales, con nfasis en el proceso de comunicacin con el objetivo principal de conocer como ocurre el proceso de comunicacin y cules son las herramientas utilizadas en la comunicacin de la City Lar de Sinop-MT. Al fin de mostrar sus puntos fuertes para fortalecerlos e los puntos flacos para solucionarlos y, por tanto, permitir la mejora en sus relaciones de comunicacin. Hube la bsqueda de aprender lo que ocurre y cmo se utilizan las herramientas de comunicacin de la empresa objeto de estudio de este trabajo. Para eso, se trabaj con la investigacin exploratoria con un enfoque en la cuantidad, tuvo investigacin en literatura para apoyar el estudio de caso, la cual bas la investigacin de campo con cuestionarios respondidos por los clientes y los empleados de la empresa, a partir de esos hicieron grficos, los que dieron apoyo a la analice de la investigacin sobre el proceso de comunicacin. Por medio del estudio se lleg a la conclusin de que la City Lar presenta un punto positivo, la mayora de los empleados buscan la eficiencia del servicio y comparten entre ellos los mismos valores en relacin al atendimiento. Por otro punto de vista, el equipo tiene dificultades en el cumplimiento de las metas de la atencin que se establezcan. Por lo tanto, es necesario que la empresa adopte determinadas medidas correctoras, como la cualificacin de los empleados para ofrecer un servicio con cualidad y eficiencia a sus clientes, para que stos se sientan ms felices y ms orgullosos de ser clientes de la empresa. Palabras-Clave: Tcnicas Secretariales; Proceso de Comunicacin; Atendimiento.

VII

APENDICE I LISTA DE GRFICOS

Fonte 12, caixa alta, negrito, dois espaamentos de 1,5 cm antes e depois do ttulo LISTA DE GRFICOS

Grfico 1: Ponto de vista dos funcionrios sobre a relao interpessoal..........................................25 Grfico 2: Objetivos comuns..............................................................................................................26 Grfico 3: Atendimento com eficincia.............................................................................................27 Grfico 4: Desempenho no atendimento ao cliente...........................................................................28 Grfico 5: Atendimento telefnico.....................................................................................................31 Grfico 6: Entrega no prazo...............................................................................................................35 Grfico 7: Atendimento com eficincia.............................................................................................38 Grfico 8: Atitude aps o atendimento..............................................................................................40

Espaamento entre linhas 1,5 cm, letras minsculas, somente a inicial maiscula.

VIII

APENDICE J - SUMRIO

Fonte 12, caixa alta, negrito, dois espaamentos de 1,5 cm antes e depois do ttulo SUMRIO Espaamento entre linhas 1,5 cm, fonte 12 ..........................................................III

CAPTULO

INTRODUO..................................................................................................................................III 1.1 Contextualizao..........................................................................................................................III 1.2 Problematizao...........................................................................................................................III 1.3 Hipteses.......................................................................................................................................4 1.4 Justificativa...................................................................................................................................4 1.5 Objetivos.......................................................................................................................................4 1.5.1 Objetivo Geral...........................................................................................................................4 1.5.2 Objetivos Especficos................................................................................................................4 CAPITULO II....................................................................................................................................5 FUNDAMENTAO TERICA....................................................................................................5 2.1 Atendimento ao Publico e Telefnico........................................................................................5 2.2 Comunicaes Pr-Ativas ..........................................................................................................6 2.3 Comunicaes Administrativas..................................................................................................7 2.3.1 Comunicao nas Relaes Introduo ................................................................................8 CAPITULO III...................................................................................................................................11 METODOLOGIA..............................................................................................................................11 3.1 Tipo de Pesquisa..........................................................................................................................11 3.2 Populao e Amostra...................................................................................................................11 3.3 Coleta de Dados............................................................................................................................12 CAPITULO IV...................................................................................................................................12 ANLISE DOS DADOS...................................................................................................................12 4.1 Dados da Empresa ......................................................................................................................12 4.2 Descrio da Pesquisa ................................................................................................................13 CAPITULO V ...................................................................................................................................30 CONCLUSO....................................................................................................................................30 REFERNCIAS ................................................................................................................................31 ANEXOS.............................................................................................................................................33

IX

CAPTULO I INTRODUO

A introduo a parte inicial do texto onde se expe o assunto como um todo. Inclui informaes sobre a importncia do problema, sua relao com outros estudos sobre o assunto, razes que levaram realizao do trabalho, suas limitaes e seu objetivo. Deve esclarecer se o trabalho se constitui numa confirmao de observaes de outros autores ou se contm elementos novos, realando, sempre que possvel, a fundamentao clara das hipteses e partes integrantes do corpo do trabalho. Para escrever a introduo, o estudante tem de conhecer todo o trabalho realizado. Por isso, a introduo ser a ltima parte do texto a ser escrita.

1.1 Contextualizao importante relatar sobre o assunto delimitando a regio onde ocorre a pesquisa, expondo como o problema interage com a sociedade, argumentar por que importante o assunto do trabalho e como voc tratou o assunto para alcanar o seu objetivo.

1.2 Problematizao Nesta parte deve-se deixar claro o problema que se pretende responder com a pesquisa com sua delimitao espacial e temporal. Cabe tambm esclarecer o significado dos principais termos envolvidos pelo problema, sobretudo quando podem assumir significados em decorrncia do contexto em que so estudados ou do quadro de referncia adotado (GIL, 2002)

1.3 Hipteses uma suposio que se faz na tentativa de explicar o problema; como resposta e explicao provisria, relacionam duas ou mais variveis do problema levantado; deve ser testvel e possvel responder o problema; serve de guia na pesquisa para verificar sua validade.

1.4 Justificativa A justificativa o momento em que deve ser justificada a importncia da execuo da pesquisa, demonstrando o porqu de se estar trabalhando com o devido tema em questo. Por tanto, o presente estudo justifica-se teoricamente pela oportunidade de aprofundar os conhecimentos tericos adquiridos no decorrer do curso Tcnico em Segurana no Trabalho, bem como, pela oportunidade de aplicar esses conhecimentos no dia-a-dia, na busca de melhorias no contexto geral.

1.5 Objetivos Nesta etapa voc pensar a respeito de sua inteno ao propor a pesquisa. Dever sintetizar o que pretende alcanar.

1.5.1 Objetivo Geral O geral ser a sntese do que se pretende alcanar. (ao redigir sempre inicia com verbo no infinitivo de sentido geral e amplo. Exemplo: Conhecer, explicar, expor, entre outros)

1.5.2 Objetivos Especficos Os objetivos especficos explicaro os detalhes e sero desdobrados do objetivo geral, ou seja, determinar passos para alcanar o objetivo geral. Os objetivos especficos informaro para que e o que voc est propondo a pesquisa, isto , quais os resultados que pretende alcanar ou qual a contribuies que sua pesquisa trar efetivamente.

CAPTULO II FUNDAMENTAO TERICA

Neste captulo o aluno dever mostrar que domina os conceitos bsicos essenciais para desenvolver inicialmente seu projeto de pesquisa e, depois, o TCC propriamente dito. O nvel de aprofundamento depende do grau a ser obtido com o trabalho. De um trabalho de concluso de curso, espera-se referencias bsicas da rea sejam conhecidas. Essa etapa consiste, uma das mais exaustivas da pesquisa.

2.1 Leitura e fichamento do material Nesta etapa, alm de ler o material selecionado, o aluno dever sistematizar as idias mais importantes dos autores consultados. O ideal seria que, a cada leitura realizada, fosse elaborado um fichamento daquele material, o que facilitaria enormemente a elaborao do texto final, denominado de fundamentao terica.

2.1 Cuidados ao elaborar a Fundamentao Terica Aps uma pequena introduo do captulo o pesquisador ter que pesquisar autores que falem sobre o tema escolhidos para a pesquisa, parafrasear e organizar em tpicos e subtpicos. De maneira que inicie o texto narrando sobre os autores que principiaram o assunto e discorra sobre este at os autores mais atuais. Na fundamentao terica apresenta as idias dos autores pesquisados, no as do pesquisador, nem suas opinies pessoais. Um projeto de pesquisa a fundamentao terica deve expor o que dizem os autores referenciados sobre o tema pesquisado, quais so os pontos centrais abordados pelas teorias, apontar os pontos comuns e divergentes identificados entre os autores consultados, os aspectos ainda no elucidados teoricamente, as perspectivas e desafios existentes na temtica proposta a ser pesquisada.

CAPTULO III METODOLOGIA

Neste captulo do projeto de pesquisa, o aluno dever definir: que tipo de pesquisa ser realizada, quais os procedimentos que sero adotados, como sero analisados os dados e definir qual o objetivo metodolgico da pesquisa a ser realizada. OBS.: Ao redigir o PROJETO de pesquisa o tempo verbal ser sempre no futuro. Aps a realizao da PESQUISA o tempo verbal ser no passado, uma vez que a pesquisa j foi realizada e deve contar como a realizou.

3.1 Classificao da pesquisa Aps uma pequena introduo do captulo o pesquisador dever classificar sua pesquisa, indique o tipo de pesquisa em um pargrafo, a forma de abordagem do problema em outro, os procedimentos tcnicos em outro e assim por diante. Segue conceitos de classificao de pesquisa.

3.1.1 Tipo de Pesquisa A literatura tradicional de metodologia de pesquisa define trs tipos de pesquisa: as pesquisas exploratrias, as descritivas e as explicativas (GIL, 1998, apud BERTUCCI, 2008, p. 48).
a) Pesquisas exploratrias: so conceituadas por Gil (1988, p45) como aquelas que (...) tm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problemas com vistas a torn-lo mais explcito ou construir hipteses. Pode-se dizer que tais pesquisas tm como objetivo principal o aprimoramento de idias ou descoberta de intuies. Seu planejamento , por tanto, bastante flexvel, de modo que possibilite a considerao dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado. (GIL, 1998, apud BERTUCCI, 2008, p. 48)

A caracterstica da flexibilidade, tanto no planejamento quanto na coleta e anlise dos dados, no suficiente para justificar a classificao de uma pesquisa como exploratria. necessrio mais que a pesquisa explore (da o termo, exploratria) um tema, de forma inovada e criativa, visando gerar

encaminhamentos, problemas de pesquisa, pontos de partida, indagaes que serviro a pesquisas futuras sobre o tema.
b) Pesquisas explicativas: tm como preocupao central identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrncia dos fenmenos. Este o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razo, o porqu das coisas (GIL, 1998, apud BERTUCCI, 2008, p. 49)

Ao estabelecer relao entre o retorno de uma carteira de aes e as variveis nas taxas de juros da economia, pode-se dizer que essa uma pesquisa explicativa, pois seu resultado permite afirmar quanto de uma varivel pode ser explicada por outra.
c) Pesquisas descritivas: tm como objetivo primordial a descrio das caractersticas de determinada populao ou fenmeno ou, ento, o estabelecimento de relaes entres variveis (GIL, 1998, apud BERTUCCI, 2008, p. 50)

Este tipo de pesquisa descreve e analisa diversos fenmenos e comportamentos organizacionais (exemplo: clima, atitude ou cultura organizacional).

3.1.1.1 A abordagem do problema Abordagem a forma como ir analisar o problema que se props a pesquisar, pode ser de duas formas: a) quantitativa: considera que tudo pode ser quantificvel, o que significa traduzir em nmeros opinies e informaes para classific-las e analis-las. Basea-se nos registros e anlise de todos os dados numricos que se referem s atitudes e comportamentos do pblico-alvo da pesquisa. Usa este tipo de pesquisa quando se quer medir opinies, reaes, sensaes, hbitos e atitudes de um universo (pblico-alvo), atravs de amostra que o represente de forma estatisticamente comprovada

b) qualitativa: descreve caractersticas e relao que o problema mantm com o mundo real, interpretando fenmenos e atribuindo significados s ocorrncias. Basea-se na observao intensa e de longo tempo num determinado ambiente natural, procura-se registrar de forma precisa e detalhada de tudo que se acontece no ambiente, conseqentemente obteremos sua interpretao e anlise dos dados obtidos descrevendo e narrando-os.

3.1.1.2 Quanto tcnica Tcnica, design ou delineamento da pesquisa trs termos que podem ser utilizados quase como sinnimos entre si mtodo da pesquisa que delineia a operacionalizao da pesquisa. A escolha da tcnica muito importante, pois cada uma delas apresenta vantagens e limitaes. Para efetivar esta escolha necessrio considerar o acesso que o pesquisador ter s informaes. Segue alguns conceitos das tcnicas mais utilizadas:

Estudo de caso: esta tcnica caracteriza como um tipo de pesquisa cujo objetivo uma unidade que se analisa profunda e detalhadamente um ambiente, de um simples sujeito ou de uma situao. Os estudos de casos no permitem a generalizao dos resultados obtidos, ou seja, o resultado especfico para a organizao pesquisada, sendo assim sua contribuio para o avano do conhecimento limitada.

Levantamento: caracterizam-se pela busca de informaes a um grupo significativo de pessoas cujo comportamento deseja conhecer. Quando se realiza um amplo levantamento temos o censo. Pode ser utilizado tanto para descrever, quanto para explicar ou explorar dado fenmeno. Diferente do estudo de caso abre mo do estudo aprofundado para realar dados mais amplos e gerais do fenmeno estudado. Ferramentas de coleta de dados do levantamento so: entrevistas, questionrios, check list para observao ou relatrio observacional. Principais vantagens: alcance de grande num erro de pessoas; reduz custos da pesquisa; assegura o anonimato dos respondentes; no expe os pesquisadores influencia das opinies e outros aspectos pessoais dos entrevistados.

Pesquisa documental: consistem em leitura, anlise e interpretao de documentos existentes acerca de um determinado fenmeno. Esses materiais tanto podem ser documentos internos ou pblicos, organizaes ou familiares, documentos de poca, fotos, gravaes, informaes histricas, econmicas, culturais, polticas ou sociais extradas de jornais, revistas e boletins.

Pesquisa bibliogrfica: consiste em buscar em livros, em peridicos, artigos cientficos, sites reconhecidos e confiveis informaes sobre o tema pesquisa. O trabalho cientfico tem um captulo destinado especificamente a reviso de literatura, denominado aqui nesta Instituio de Reviso Terica, esto constitui uma etapa indispensvel para subsidiar a anlise dos dados coletados.

3.2 Populao e amostra Neste ponto deve-se limitado o ambiente geral de trabalho e dentro deste ambiente indicada a amostra a ser trabalhada. Ex.: A populao pesquisada uma rede de empresas e a amostra apenas uma das empresas da rede. Ou: Sua populao uma Instituio pblica e sua amostra um departamento.

3.3 Coleta de dados Os dados sero coletados atravs de pesquisas primrias e secundrias, onde: Dados primrios: sero colhidos em contato direto com o objeto de estudo, atravs de formas de observaes diretas, entrevistas e aplicao de questionrios.

Dados secundrios: sero obtidos em contato indireto com o objeto de estudo, atravs de pesquisa bibliogrfica, documental, consultas em arquivos ou relatrios.

3.4 Cronograma Atividades / meses Levantamento de bibliografia Leitura e fichamento do material Elaborao do referencial terico Definio do modelo da pesquisa Planejamento da pesquisa emprica Elaborao dos instrumentos de coleta de dados Coleta de dados primrios e secundrios sobre a(s) empresa(s) Realizao das entrevistas Transcrio e realizao dos recortes Anlise dos dados coletados Redao e fechamento do trabalho final Apresentao em banca Entrega do TCC verso final (capa dura) Mai. X X X X X X X X X X X X X X X X X Jun. Jul. Ago. Set. Out. Nov. Dez

CAPTULO IV ANLISE DOS DADOS

A anlise e interpretao de dados correspondem aos resultados da pesquisa em si,. Deve conter comentrios sobre a empresa pesquisada, contendo uma anlise de forma geral sobre o contedo pesquisado, sendo esta feita a partir do questionrio, entrevistas ou observao, dentre outras formas de coleta de dados, os quais foram realizados em sua pesquisa de campo. O aluno deve mostrar seu senso crtico ao analisar os dados descritos com riqueza de detalhes. O captulo deve ter uma pequena introduo apresentando o assunto a ser trabalhado no captulo de forma sinttica (como todos os captulos). E sua estrutura:

4.1 Dados da Empresa Razo social, denominao comercial (nome fantasia), setor da economia e ramo de atividade em que a empresa atua, principais produtos ou servios, endereo, quantos funcionrios, setores ou departamentos.

4.2 Histrico (Colocar o histrico da empresa)

4.3 Anlise dos dados e formatao dos grficos Descrever como foram realizadas a visitas na empresa e o que foi feito para coleta dos dados. Aps a apresentao iniciar a descrio e anlise das perguntas e respostas da entrevista ou formatao dos grficos a partir dos questionrios. Figuras e tabelas no devem possuir ttulos (cabealhos), mas sim legendas. Para melhor visualizao dos objetos, deve ser previsto um espao simples entre texto-objeto e entre legenda-texto. As legendas devem ser posicionadas abaixo das figuras, quadros ou tabelas. Esses objetos devem ser

centralizados na pgina (ver exemplo figura 1). E suas legendas devem posicionar alinhadas com a margem esquerda do objeto, definidas como Figura, Tabela, Quadro. Para as legendas, usar fonte Times New Roman, tamanho 10. Legendas NO levam ponto final.

O tamanho da fonte 10, minscula, alinhado a esquerda logo abaixo da figura, espao simples.

Grfico 1: Equipamentos ergonmicos Fonte: Melo e Sarati, 2009.

Logo aps o grfico deve-se descrever com riqueza de detalhes as informaes que contm neste e fazer apontamentos crticos analticos. O grfico estilo pizza, acima exemplificado, mais utilizado quando ir mostrar resultados em porcentagem e NO H outros dados analisados. Quando H variveis de dados o grfico recomendado o de colunas, deixando a mostra valores e legenda, como segue o exemplo abaixo.

Grfico 15

100,00% 80,00% 60,00% 40,00% 20,00% 0,00%

82,61% am igavelm ente solicitar o P OC R ON

17,39%

1
Grfico 1: Equipamentos ergonmicos Fonte: Meyer, 2008

4.4 Formatao de tabelas

Nas tabelas, deve ser usada, preferencialmente, a fonte Times New Roman, tamanho 10. Os estilos utilizados no interior de Tabelas devem ser Tabela Cabealho e Tabela Corpo, os quais podem ser editados (alinhamento, espaamento, tipo de fonte) conforme as necessidades (como, o exemplo que segue) A legenda das tabelas segue os mesmos padres que o dos grficos (formatao de fonte e espaamento).

De forma geral, uma tabela composta por: Cabealho: parte superior da tabela que especifica o contedo das colunas; Coluna indicadora: especifica o contedo das linhas; Corpo: conjunto de linhas e colunas que contm informaes sobre a varivel em estudo; Casa ou clula: espao destinado a um s nmero Ttulo: localizado no topo da tabela, deve ser completa e responder as seguintes perguntas: O que? Quando? Onde? Fonte, Notas e Chamadas: elementos complementares que devem ser colocados no rodap (fonte: IBGE) O lado direito e esquerdo de uma tabela oficial deve ser aberto. Obs.: Nenhuma casela (interseco entre linha e coluna) deve ficar em branco. Logo aps a tabela deve-se descrever com riqueza de detalhes as informaes que contm nesta e fazer apontamentos crticos analticos, tecendo assim sua anlise a respeito dos dados.

4.5 Formatao de quadros Os quadros so diferentes das tabelas pelo fato de apresentarem dados textuais. Sua formatao apresenta traos horizontais e verticais em toda sua extenso, separando linhas e colunas. As legendas aparecem na parte inferior de seu nmero de algarismos arbicos, ttulo e fonte, digitados em fonte tamanho 10. Exemplo: Nome do objeto Objeto 1 Objeto 2 Quadro 1: Exemplo de quadro Fonte: Prpria Vantagem xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz Utiliza-se fonte Prpria quando a tabela, grfico, quadro ou figura..forem de autoria do pesquisador Desvantagem yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Logo aps cada quadro deve-se descrever com riqueza de detalhes as informaes que contm neste e fazer apontamentos crticos analticos, tecendo assim sua anlise a respeito dos dados.

Figura 1: Aula prtica de vazo de gua Fonte: Prpria Assim como grfico, tabelas, quadros, as figuras devem ser inserido o mais prximo do texto a que se referem.

CAPTULO IV CONCLUSES E RECOMENDAES

A concluso apresenta de forma sinttica, os resultados encontrados na anlise dos dados, salientando a extenso e os resultados de sua contribuio, bem como seus mritos. Deve baser-se em dados comprovados, e estarem fundamentados nos resultados e na discusso do texto, contendo dedues lgicas correspondentes aos objetivos do trabalho. A concluso no diz nada novo, nada que j no esteja presente no corpo do trabalho, de alguma forma. Ela retoma, recoloca, reafirma e enfatiza todos os pontos relevantes do trabalho. (BERTUCCI, 2008, p. 89) Inicie o captulo redigindo uma introduo em que o pesquisador retome a problemtica pesquisada, em seguida apresente os resultados adotando o sistema de enumerao progressiva.

5.1 Principais resultados Neste item o pesquisador deve destacar os principais resultados adquiridos com a pesquisa, relevante apresentar o resultado que responda a problemtica da pesquisa.

5.2 Anlise crtica quanto ao objetivo Neste item o pesquisador deve destacar se o objetivo geral (que consta na introduo captulo I) foi alcanado plenamente, ou no, expondo a forma que chegou a este resultado.

5..3 Limitaes Apresentar as limitaes (como falta de bibliografias especificas sobre o assunto pesquisa, falta de recursos para visitas de campo entre outras) encontradas no decorrer da pesquisa, apontando como foram superadas.

5.4 Contribuies Nesta parte o pesquisador deve deixar claro qual a(s) contribuio (es) que a pesquisa trouxe comunidade escolar e ou sociedade.

5.5 Direo da pesquisa Toda pesquisa fundamentada pelo fato de produzir novos conhecimentos, desta forma espera-se que a pesquisa abra novos horizontes. Deste modo, o pesquisador deve apontar novos caminhos para serem pesquisados a partir da pesquisa realizada. Sugesto de novos temas a serem pesquisador a partir do tema trabalhado pelo pesquisador.

REFERNCIAS

Dois espaos simples, 6pt

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Referncias bibliogrficas. Rio de Janeiro, 2002. NBR 6023. Alinhamento a esquerda, um espaos simples, 6pt, entre uma referncia e outra BERTUCCI, Janete Lara de Oliviera. Metodologia bsica para elaborao de trabalhos de concluso de cursos: nfase na elaborao de TCC de ps-graduao Lato Sensu.So Paulo: Atlas, 2008. GIL, Antonio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 5. ed. So Paulo: Atlas, 1999.

Referncia o [ . . . ] conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificao individual (ABNT, 2002, p. 2) no todo ou em parte, impressos ou registrados em diversos tipos de suporte. Consultar a ABNT especfica para elaborao de referncias: NBR 6023/2002. Incluir na lista apenas as fontes que efetivamente foram utilizadas para a elaborao do trabalho. Pode-se separar os documentos bibliogrficos de outros tipos de fonte (discos, filmes, fitas, etc.), recebendo o ttulo de FONTES CONSULTADAS. Pode-se incluir, tambm, uma BIBLIOGRAFIA RECOMEDADA onde so indicadas outras referncias para aprofundamento do assunto. As referncias devem ser listadas em ordem alfabtica nica de autor(es) e/ou ttulo(s). Em casos especficos, podem ser numeradas e arranjadas por assunto, autor ou correspondendo ao sistema numrico adotados nas citaes Substituir o nome do autor de vrias obras referenciadas sucessivamente por um trao equivalente a 6 (seis) toques e ponto (______.), nas referncias seguintes primeira. As referncias devem aparecer, sempre, alinhadas somente margem esquerda e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espao simples e separadas entre si por um enter.

FORMAS DE ENTRADA NAS REFERNCIAS SEGUNDO A NBR 6023/2002


Um autor Dois autores Trs autores Organizador, compilador Entidade coletiva - CASTRO, Cludio de Moura - CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino.
- ENRICONE, Dlcia; GRILLO, Marlene; CALVO HERNANDEZ, Ivone. - D'ANTOLA, Arlette (Org.). - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Faculdade de Educao. Programa de Ps-Graduao em Educao. - SO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. - BRASIL. Ministrio da Educao. - CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAO (RS).

Mais de trs autores - RIBEIRO, ngela Lage et al

Eventos (congressos, CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAO PR-ESCOLAR, 6., 1995, Porto conferncias, encontros...) Alegre Referncia Legislativa BRASIL. Constituio, 1988. (leis, decretos, portarias...) BRASIL. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996 Ttulo (autoria no determinada) AVALIAO da Universidade, Poder e Democracia.

DOCUMENTOS CONSIDERADOS NO TODO


Livro SOBRENOME, Prenome. Ttulo: subttulo. Nota de traduo.1 Edio.2 Local: Editora, ano de publicao.
n de pg. (opcional) (Srie) (opcional) Ex.: WEISS, Donald. Como Escrever com Facilidade. So Paulo: Crculo do Livro, 1992.

Peridico

TTULO DA PUBLICAO. Local: editor, ano do primeiro volume e do ltimo, se a publicao terminou. Periodicidade (opcional). Notas especiais (ttulos anteriores, ISSN) (opcional). Ex.: EDUCAO & REALIDADE. Porto Alegre: UFRGS/FACED, 1975.

Entrevista

ENTREVISTADO. Ttulo. Local: data. Nota da Entrevista. Ex. : CRUZ, Joaquim. A Estratgia para Vencer. Pisa: Veja, So Paulo, v. 20, n. 37, p. 5-8, 14 set. 1988. Entrevista concedida a J.A. Dias Lopes.

Dissertao e Tese

SOBRENOME, Prenome. Ttulo: subttulo. Local: Instituio, ano. n de pg. ou vol. Indicao de Dissertao ou tese, nome do curso ou programa da faculdade e universidade, local e ano da defesa. Ex.: OTT, Margot Bertolucci. Tendncias Ideolgicas no Ensino de Primeiro Grau. Porto Alegre: UFRGS, 1983. 214 p. Tese (Doutorado) Programa de Ps-Graduao em Educao, Faculdade de Educao, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1983.

Evento (congresso, conferncia, encontro) NOME DO EVENTO, n do evento, ano, local. Ttulo. Local: Editor, ano de publicao. n
de pg. (opcional) Ex.: SEMINRIO BRASILEIRO DE EDUCAO, 3., 1993, Braslia. Anais. Braslia: MEC, 1994. 300 p.

Documento houver) eletrnico

SOBRENOME, Prenome. Ttulo. Edio. Local: ano. N de pg. ou vol. (Srie) (se Disponvel em: <http://...> Acesso em: dia ms(abreviado) ano. Ex. : MELLO, Luiz Antonio. A Onda Maldita: como nasceu a Fluminense FM. Niteri: Arte & Ofcio, 1992. Disponvel em: <http://www.actech.com.br/aondamaldita/ creditos.html> Acesso em: 13 out. 1997.

Dicionrio e de. Enciclopdia

SOBRENOME, Prenome. Ttulo: subttulo. Edio. (se houver) Local: Editora, data. N pginas ou vol (opcional) Ex.: FERREIRA, Aurlio B. de Hollanda. Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. 1838 p. ou ENCICLOPDIA Mirador Internacional. So Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil, 1995. 20 v.

1 2

Traduo: quando for documento traduzido, colocar a expresso Traduo por ou Traduo de seguida do nome do tradutor, logo aps o ttulo da obra. Edio: indicar, a partir da segunda edio, logo aps o ttulo da obra, em algarismo arbico seguido de espao e da abreviatura da palavra edio. Ex.: 2. ed., 2. ed. rev.

Programa de Televiso e Rdio

TEMA. Nome do Programa. Cidade: nome da TV ou Rdio, data da apresentao do programa. Nota especificando o tipo de programa (rdio ou TV) Ex.: UM MUNDO ANIMAL. Nosso Universo. Rio de Janeiro, GNT, 4 de agosto de 2000. Programa de TV.

CD-ROM Msica de um lbum

AUTOR. Ttulo. Edio. Local de publicao: Editora, data. Tipo de mdia. Ex.: ALMANAQUE Abril: sua fonte de pesquisa. So Paulo: Abril, 1998. 1 CD-ROM AUTOR. Ttulo da msica. Local de publicao: Gravadora, data. Tipo de mdia. Ex.: SIXAS, Raul. Metamofose ambulante. In Kri-ga, Bandolo? So Paulo: Philips, 1973. CD-ROM

PARTES DE DOCUMENTOS
DESCRIO Captulos de livro: a) autoria diferente da autoria do livro no todo ELEMENTOS E EXEMPLOS
SOBRENOME, Prenome (autor do captulo). Ttulo. In: SOBRENOME, Prenome (autor da obra no todo). Ttulo. Local: Editora, ano. Pg. inicial e final. Ex. : SCHWARTZMAN, Simon. Como a Universidade Est se Pensando? In: PEREIRA, Antonio Gomes (Org.). Para Onde Vai a Universidade Brasileira? Fortaleza: UFC, 1983. P. 29-45. ou CECCIM, Ricardo Burg. Excluso e Alteridade: de uma nota de imprensa a uma nota sobre a deficincia mental. In: EDUCAO e Excluso: abordagens scioantropolgicas em educao especial. Porto Alegre: Mediao, 1997. P. 21-49.

b) autoria igual autoria da obra no todo

SOBRENOME, Prenome. Ttulo (do captulo) In: ______. Ttulo (do livro no todo) Local: Editora, ano. Cap n (se houver), pgina inicial e final. Ex. : GADOTTI, Moacir. A Paixo de Conhecer o Mundo. In: ______. Pensamento Pedaggico Brasileiro. So Paulo: Atlas, 1987. Cap. 5, p. 58-73. SOBRENOME, Prenome. Ttulo: subttulo do artigo. Ttulo do peridico, local, volume, fascculo, pgina inicial e final, ms e ano. Ex. : SAVIANI, Demerval. A Universidade e a Problemtica da Educao e Cultura. Educao Brasileira, Braslia, v. 1, n. 3, p. 35-58, maio/ago. 1979.

Artigo de revista

Artigo de jornal

SOBRENOME, Prenome. Ttulo do artigo. Ttulo do jornal, local, dia, ms e ano. Ttulo do caderno, seo ou suplemento, pgina inicial e final.

Ex. : AZEVEDO, Dermi. Sarney Convida Igrejas Crists para Dilogo sobre o Pacto. Folha de So Paulo, So Paulo, 22 out. 1985. Caderno econmico, p. 13. ou SOBRENOME, Prenome. Ttulo do artigo. Ttulo do jornal, local, pgina inicial e final, dia, ms e ano. LEAL, L. N. MP Fiscaliza com Autonomia Total. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3, 25 abr. 1999.

Fascculo de peridico a) com ttulo especfico

TTULO DO PERIDICO. Ttulo do fascculo, Suplemento ou n especial. Local: Editor, n do volume, n do fascculo, ms e ano. n de pg (opcional). Tema de fascculo: ttulo especfico Ex. : EDUCAO & REALIDADE. Currculo. Porto Alegre: UFRGS/FACED, v. 26, n. 2, jul./dez. 2001. Tema do fascculo: Pedagogia, docncia e cultura.

b) sem ttulo especfico

TTULO DO PERDICO. Local: Editor, n do Volume, n do fascculo, ms e ano. n de pg (opcional). Ex. : CINCIA HOJE. So Paulo: SBPC, v. 5, n. 27, nov./dez. 1995. SOBRENOME, Prenome (autor do trabalho). Ttulo: subttulo. In: NOME DO CONGRESSO, n. ano, local de realizao. Ttulo (da obra no todo). Local de publicao: Editora, ano. Pginas inicial e final do trabalho. Ex.: MOREIRA, A. F. B. Multiculturalismo, Currculo e Formao de Professores. In: SEMINRIO ESTADUAL DE EDUCAO BSICA, 2., 1998, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998. P. 15-30. ou SOBRENOME, Prenome (autor do trabalho). Ttulo: subttulo. Ano. Trabalho apresentado ao n do evento (se houver), nome, cidade e ano. Ex.: MALAGRINO, w. et al. Estudos Preliminares sobre o Efeito... 1985. Trabalho apresentado ao 13. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental, Macei, 1985.

Trabalho apresentado em congresso

Legislao publicada em JURISDIO. Lei n ....., data completa. Ementa. Nome da publicao, local, Dirio Oficial volume, fascculo e data da publicao. Nome do caderno, pgina inicial e final.
Ex.:

BRASIL. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Dirio Oficial [da Repblica Federativa do Brasil], Braslia, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996. Seo 1, p. 27834-27841.

You might also like